NOVO ESCÂNDALO NO SAUÍPE ?

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Está na mídia a indignação pelo uso de cerca de quatorze milhões de reais para a construção do palco onde vai se realizar o sorteio da Copa do Mundo no complexo hoteleiro do Sauípe.


A ira da imprensa não é porque o Sauípe é um emprendimento deficitário da Previ e não pode jogar recursos fora pela janela.

E´ porque acham que a Previ é um fundo de pensão estatal e possui recursos públicos.  Um equívoco.

De qualquer maneira parece que, na surdina, se construiu o palco, que deve ficar pronto no mes que vem, em agosto, custando essa babilônia de recursos.

Cadê a transparência da Previ ?  Como não ficamos, nós os participantes, sabendo disso ?  Foi preciso sair publicada a notícia em jornal.

Nenhuma publicidade - se é que vai ter - justifica esse gasto no Sauípe, que é uma bomba mal administrada pela diretoria da Previ e pelos gestores que lá ela coloca.

E´ preciso apurar os fatos e responsabilizar aqueles que tomaram essa decisão, caso se constate improbidade ou irresponsabilidade na utilização dos recursos do nosso fundo de pensão.

Porque é sabido que o Sauípe não dispõe desses recursos, eis que deficitário.  De onde vieram ?  Só pode ter sido repasse da Previ.  A fundo perdido ?

Com a palavra o Presidente Dan Conrado da Previ.  Será que ele não tratou desse assunto na reunião com os conselheiros fiscais divulgada no site da Previ na semana passada ? E os conselheiros fiscais da Previ e do Sauípe vão ficar omissos nessa questão ?

E´ uma tristeza ver a Previ no noticiário da imprensa, mais uma vez, sob o rótulo de escândalo, por desvio ou mau uso de seus recursos. De qualquer maneira, por outro lado, é saudável verificar que estão começando a vazar na mídia informações sobre anomalias que acontecem em nosso fundo de pensão, que antes estava blindado.

Sorteio da Copa no Sauípe ?  Que história de mau gosto !  Mas isso é café pequeno, pois se fala que em agosto a Previ vai participar da concorrência do trem bala. Estão brincando com fogo.

35 comentários:

Anônimo disse...

Essa é a hora de ligar para alguma emissora de TV, e expor a questão.
Poderiam dizer: "Querem saber de um grande escândalo"? Daí alguém habilitado do nosso meio fazer a entrevista ou denúncia.
Que tal?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Quer apostar que não acontecerá nada? Quando um ladrão rouba uma casa e o dono não procura a polícia nada acontece. Assim é com a Previ. Os que se dizem seus donos não conseguem reunir uma meia-dúzia de gatos pingados para protestar no Mourisco. Agora mudaram para Brasília. E assim vai sem nada de concreto. Outros tomam cafezinho com políticos achando que revolucionarão o mundo. É preocupante pensar quando o Dr. pendurar as chuteiras. Não haverão mais peladaços, enfrentamentos corajosos aos diretores de Cassi e Previ, com o peso de quem ocupou por mérito vários cargos importantes. Fosse eu no seu lugar, com sua condição financeira já tinha perdido a paciência. Felizmente os heróis são diferentes

A RURAL PERDEU OS FREIOS E ESTÁ DESCENDO A LADEIRA

Anônimo disse...

Medeiros, a situação de Sauipe não deve estar muito boa. Mês passado fizeram uma promoção no Peixe Urbano (compra coletiva) de 3 diárias por R$ 567,00 em JULHO. E lá que deveria ser um dos maiores resorts do Brasil. Mas quem exige q seja superavitário? O importe é fazer os gostos da corte de Brasília. Cadê o Conselho Fiscal da Previ eleito por nos? Será q se lembram q foram eleitos por nos?
Celio Vilela

Anônimo disse...

Em 2008 a Previ pagava a alguns privilegiados valores acima do "teto".Continuou pagando.
Tempos atrás comprou Sauipe.
A Res. 26 foi aceita sem ações contrarias.
Muitos diretores e conselheiros à época ainda estão por aí "na ativa" dando pitacos ou em associações que esbravejam contra desmandos.
Interessante! De uma forma ou de outra muitos também participavam da direção do Fundo.
Os conselheiros aprovavam? Os eleitos aprovavam?
Os últimos investimentos (que são questionados) foram aprovados?
Se foram, está tudo certo.

Anônimo disse...

amigos:
- enquanto houver aposentado com medo de votar/reclamar/procurar nossos direitos, pensando que poderá perder sua aposentadoria (DUVIDAM ???), só em curitiba (quando eu morava lá) conheço 3 (três), imaginem em todo o Brasil;
- enquanto tiver aposentado com " preguiça" de tirar a bunda da poltrona para ir num terminal do Banco, para votar conscientemente nas eleições da PREVI/CASSI;
- enquanto nós aposentados não usarmos nosso direito de reinvidicar, fazer panelaço/pedalaço, seja qual nome dermos para nossos movimentos, estaremos sujeitos a " pretensas" lideranças, buscando somente seus interesses próprios, e ponto e basta !!!!
Ademir Martins
Balneário Camboriú(SC)

Anônimo disse...

A verdade Medeiros é q Sauipe teve parceria com redes internacionais e "cairam fora". Por q será q caíram fora? Ingerência política e superavit não são parceiros. Os estrangeiros não são bobos, mas nós, simples aposentados da Previ, o q podemos fazer? Podemos gritar nos blog, mas, por acaso, alguém nos ouve?
Com relação a estes milhões gastos para sorteio da Copa, a Previ não pode assumir. Mas ninguém, exceto Sauipe, deve estar pagando nada. O q fazem é enquadrar como publicidade (Uma nota técnica deve ter sido "aprovada" JUSTIFICANDO A DESPESA - alguém da diretoria de Sauipe seria doido de não aprovar? Como dizem, manda quem pode, obedece quem tem juízo). Agora, quem assume o prejuízo no fechamento do exercício é a Previ (este deve ser um dos motivos da saída dos estrangeiros). De grão em grão, lá se vai o patrimônio da Previ. O pior é q vejo a maioria de nós muito parada, pacata, resignada mesmo... praticamente não ligando com nada, esperando a morte chegar. Hoje podem estar indo os anéis, mas amanhã vão querer os dedos. É a minha percepção, espero estar enganado.
Celio Vilela

Everton disse...

Cuidade ao denunciar esse é o nosso BB atual o funcionário não pode denunciar atos ilícitos.
... Justiça do Trabalho reverte justa causa de bancário que denunciou fraude no Banco do Brasil.

Anônimo disse...

Como dizia Coripheu de Azevedo Marques: "O homem bem informado tem maiores possibilidades na vida". Até hoje leio jornais e revistas.

O comentário abaixo tem caráter exclusivamente informativo, se assim o Dr. Medeiros permitir. Obrigado.

A solidão na crise

05 de julho de 2013 | 2h 07
Notícia
Email Print A+ A- Assine a Newsletter DORA KRAMER - O Estado de S.Paulo.

Um político que não milita no Executivo nem faz parte da roda de conselheiros, mas é muito próximo de Dilma Rousseff, teve dois sugestivos diálogos na semana passada. Um com ela, no Palácio do Planalto, outro com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

A intenção dele era ajudá-la a encontrar uma saída, mas tudo o que conseguiu foi concluir que a presidente tem consciência de que está numa encruzilhada da qual não sabe como sair e que se sente abandonada pelo PT e pelos partidos da base aliada.

"Ninguém me defende, fugiram todos", disse ela ao interlocutor. A maior parte do tempo, no entanto, ouviu calada.

O amigo lhe disse: "Você nunca quis 39 ministérios, não pediu para o Brasil sediar a Copa, de verdade não queria a parceria com o PMDB. Isso tudo é herança do Lula".

Silêncio. "Essa não é você", ponderou o amigo, aconselhando-a a reagir segundo as próprias convicções. Da Copa não é possível voltar atrás, "mas você pode reduzir o número de ministérios e deixar de lado a aliança com o PMDB", insistiu.

Silêncio. Rompido apenas para externar o desagrado por pagar a conta sozinha: "Estou apanhando de todos os lados e nem tudo é responsabilidade minha". Não falou mal de Lula, não criticou esse ou aquele aliado, não deu sinal de que tenha a mais pálida ideia do que fazer.

O interlocutor da presidente saiu dali e foi procurar o presidente do Senado para lembrar-lhe alguns fatos e cobrar lealdade. "O governo foi forçado a apoiar sua volta à presidência, não faltou ao Sarney quando ele quase foi afastado na crise dos atos secretos (em 2009), por que agora essa atitude agressiva sua e do PMDB?"

Frio como um peixe, Calheiros respondeu: "Porque ela tentou jogar a crise no colo do Congresso". Segundo consta, nada mais disse nem lhe foi perguntado.

A conversa aconteceu dias depois de o presidente do Senado ter requisitado avião da FAB para ir ao casamento da filha do líder do governo Eduardo Braga, em Trancoso (BA), enquanto o País gritava de Norte a Sul que está farto dos espertos.

Chá e antipatia. O tempo fechou na reunião ministerial de segunda-feira quando o ministro Moreira Franco (PMDB) falou em inflação em termos, digamos mais realistas que o cenário cor-de-rosa pintado pelo colega Guido Mantega.

A certa altura, a presidente Dilma Rousseff o chamou de "burro".

No dia seguinte, na reunião da executiva do partido, nenhum dos ministros do partido - só Edison Lobão não foi, alegando doença - disse uma palavra em defesa da presidente que no encontro só não foi chamada de bonitinha.

Pode até ter sido arroubo momentâneo, mas na versão original da nota oficial sobre o resultado da reunião constava a disposição de entregarem os cargos. O texto dizia algo como "que a presidente faça o que quiser com os ministérios". A turma do deixa disso ponderou que os termos poderiam soar pessoalmente ofensivos e que não era hora de radicalizar em público.

Sobre eleição e reedição da aliança com o PT, o clima, que já não era bom antes da queda de Dilma nas pesquisas, ficou muito pior, mas o momento é de indefinição.

O PMDB não vê como a presidente possa voltar ao patamar anterior, não crê na candidatura de Lula, acha que quem vai se beneficiar eleitoralmente é quem, no campo da oposição, souber capitalizar a insatisfação, mas não vê um nome no horizonte.

Telhado de vidro. O PMDB e o Congresso estão sem autoridade para revides depois que se descobriu que os presidentes da Câmara e do Senado - ambos do partido e eleitos pela maioria dos pares - fizeram uso particular de bem público em desfaçatez ímpar, dado o momento.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, uma dúvida singela:

Tantos prejuízos em Sauípe e nenhuma de nossas associações entrou com uma ação responsabilizando os (mau) gestores que dilapidaram nosso patrimônio?!
Faltam advogados ou falta coragem?

Abraço e continue o bom trabalho!

Medeiros disse...

Acho que não é tarefa fácil a responsabilização. Existe todo um ritual e uma série de regras a cumprir. O Brasil é o país da impunidade e quase sempre o denunciante termina levando a pior. Agora parece que está começando a mudar e temos que aproveitar a onda.

Anônimo disse...

...com o poder judiciario q temos,nada se resolve.preocupante e muito:essa bolsa de valores vai continuar assim,despencando???????????????

Anônimo disse...

QUEREM BOTAR A BOCA NA PREVI?
Entrem no site www.Terra.com.br e comentem a matéria "Jornal: fundo do BB gasta 14 mi em palco de sorteio da copa. Vários colegas já comentaram

Anônimo disse...

\Dr. Medeiros,

Na sua opinião onde até onde irá a bolsa da valores? Chegará aos 30.000?

Medeiros disse...

Colegas,

Sobre a bolsa eu já falei. Na minha opinião pode ir até 42.000, depois volta. O segundo semestre que recém iniciou vai ser favorável. Queriam derrubar a bolsa para derrubar o EIKE e outros negócios. Faz parte do jogo. Calma.

Anônimo disse...

Os indicadores da economia brasileira não são bons. Apenas as reservas(que estão altas) seguram um pouco as coisas.
Também acho que a tendência da bolsa é estancar a queda pelos 43 ou 42 mil pontos. Mas, a subida posterior pode ser muito lenta, a meu ver. Porque se o crescimento econômico é cada vez mais revisado para baixo, se a economia chinesa crescerá talvez menos de 6%(afetando as commoditties), e se a enorme liquidez fornecida pelo FED pode estar com os dias contados(liquidez tão criticada pela Dr. Dilma) não será muito grande o retorno dos estrangeiros.
Acho que será um ano ruim para as bolsa, como queda de cerca de 20% no final do ano. O que daria hoje 49 mil pontos, aproximadamente.

fernando disse...

Amigo Medeiros, é de imaginar que ILHA DA FANTASIA , VAI SE TORNAR a nossa(?)Sauípe; com certeza ,nos dias do sorteio estará lotada. Alguem vai pagar diárias.Quem? A FIFA, GOVERNO, BB ou PREVI.

rosaalegre0@gmail.com disse...

Dr. Medeiros,

Por que não fazemos uma abaixo assinado contra essa história do trem bala deixano claro que nós os verdadeiros donos da PREVI não estamos interessados em participar disso, ANTES que tudo comece, para deixar bem clara a nossa discordância? Até hoje temos reclamado depois do leite derramado. por que não ficar na frente do fogão de olho na vasilha para que ela não entorne?
É apenas uma sugestão. O senhor é bom nisso. Talvez possamos colher assinaturas do Brasil inteiro.

Abraços

Claudia do Rio

Anônimo disse...

.Dr Medeiros, pode colocar seu email?Gostaria e lhe enviar uma msg.Eh uma "dica" p nosso movimento......

Anônimo disse...

http://oglobo.globo.com/economia/stf-nega-recurso-para-aposentados-do-aerus-8933657

Medeiros disse...

Olhem a força do meu blog. A PREVI postou no Informativo semanal dela, há pouco, esclarecimento a respeito da arena para o sorteio da copa, dando a entender que é um investimento para melhorar a atratividade do complexo hoteleiro. Não me convenceu. Todas as notícias da imprensa dão conta que o auditório foi construido para o sorteio da copa e depois vai ficar por aí como o estádio Garrincha de Brasilia, mais um elefante branco em Sauípe, às nossas custas. Olhem é muita cara de pau. Mas o blog continua monitorado. E´ bom saber.

Anônimo disse...

O fundo de pensão dos funcionários dos Correios investiu pesado demais nas ações das empresas do Eike Batista. Tem cerca de 130.000 associados, com patrimônio de menos de R$ 7 bilhões. Levou uma enorme pancada, embora possa haver alguma recuperação de algumas empresas do Grupo, mas a OGX, por exemplo, deve ser sucateada, a meu ver. Soube que a PREVI não entrou pesado nas ações X. Ainda bem.

E o fundo Aerus não teve sucesso no Supremo, por enquanto. Seria uma tutela antecipada indeferida pelo Ministro Joaquim Barbosa, para que a União arcasse com os pagamentos, que só vão perdurar mais alguns meses.

Postei os dois parágrafos acima para que se perceba que mesmo a PREVI, com todo o seu gigantismo, não está imune a situações como esta, em que associados literalmente ficarão a ver navios. Toda atenção é pouca. E acho que muitos associados, aposentados mais jovens, estão cientes disso.

Anônimo disse...

pela foto me pareceu um tanto "megalomaniaco" esse investimento arena!Chiquerrimo!

Anônimo disse...

Impressiona ver a postura da PREVI, total falta de transparência dos negócios que faz. Só tomamos conhecimento dessa dinheirama jogada no Sauipe pela imprensa.

Por que a PREVI não divulgou tudo isso antes no site?

Só pode ser porque tem coisa errada nisso.

Os diretores eleitos não dão uma palavra sequer. O sr. Marcel, quando questionado, ainda fica irritado.

Por que a irritação, sr. Marcel? A competência para exercer qualquer cargo como o seu, exige também sabedoria para lidar com perguntas que incomodam. Nossas perguntas te incomodam, te estressam? Então, tá danada a coisa, estamos sem representante mesmo na PREVI.

Aliás, não sei como pode nos representar quando, ao mesmo tempo, recebe a indicação do banco para participar de numa empresa como a Vale. Vai haver conflitos de interesses na certa.

Enfim, tudo errado, tudo errado.
Lydio

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Quero receber a diferença entre o salario que recebo, R$ 1.500, e o salario médio de 6 a 7 mil que diz
a Previ pagar a todos os seus aposentados.
Devo processar a previ por prestar informações mentirosas?

Jair Bork disse...

Caro ingênuo anônimo das 06:34, o salário médio de 6 a 7 mil não é informação mentirosa, não. Embora você receba apenas 1.500,00 (realmente, é muito pouco), mas há dezenas ou centenas de privilegiados (ex-diretores, etc) que recebem até 80.000,00, o que eleva substancialmente a média. Você não tem acompanhado a luta nossa pela fixação de um teto para a aposentadoria? Por enquanto, esse teto apenas é válido para os funcionários de carreira, mas para aqueles que entram pela porta dos fundos, não há teto.

Anônimo disse...

TRANSCRITO DE COMENTÁRIO DO BLOG DA CECÍLIA:

O Resort "Costa do Sauipe"(Mata de São João-BA) é formado por 5 hotéis (1.417 quartos) e 5 pousadas (147 quartos).Pertence 100% ao Plano 1 da PREVI.

COSTA DE SAUIPE - Do Balanço 2012 no seu site:
PREJUÍZO EM 2011 -R$ 11,381 milhões
PREJUÍZO EM 2012 -R$ 18,682 milhões

Em 2013 o "Plano 1" aportará ao Sauípe:
Para Capital de Giro +R$ 9,1 milhões;
Para Invest.Imobiliários+R$ 18,5 milhões e,
Para construir "Arena Sauípe" +R$ 13,7 milhões
TOTAL NÃO AUDITADO: +-R$ 41,3 milhões...

PASSIVO À DESCOBERTO (Patrimônio Líquido NEGATIVO!)
Em 2010 era de -R$ 8,460 milhões
Em 2011 era de -R$ 7,802 milhões
Em 2012 era de -R$14,121 milhões !
Em 2013 será de -R$ ?????milhões

A remuneração aos Diretores da Sauípe S.A. era de até R$ 3,900 milhões e para 2013 ficará em até R$ 3,700 milhões....
(vejam os nomes e currículo no site www.costadosaiupe.com.br)

Pensionista disse...

Eu quero receber da Previ meus 100% de pensionista a qual tenho direito por lei Estava no acordo qdo meu esposo entrou no BB , pois ele era pré 67 Cade a minha diferença , PREVI? Estão usando para que?

Anônimo disse...

Com todo o respeito pelo colega, a promoção no Peixe Urbano, que eu li, porque compro algumas, e eu ja estive no Costa do Sauipe, é que as diarias eram para serem usadas na Pousadas que existem lá que são bonitas, mas são mais simples, nada ao nivel dos hoteis que existem lá e só tava incluido café da manha.E tem que se observar que existe baixa temporada, alta temporada, em baixa temporada promoções são sempre um atrativo para lotar um hotel.

Anônimo disse...

Enquanto a PREVI gasta muito dinheiro em empreendimentos deficitários, existe pensionista passando fome e sem dinheiro até para os remédios. Falo por conhecimento de causa.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,
A sugestao da colega Claudia, do Rio é muito boa.Temos que fazer um abaixo-assinado, para deixar registrado que nós, os aposentados e pensionistas, VERDADEIROS DONOS DA PREVI, somos contrarios a essa maluquice do trem-bala.Temos de concitar a ANABB para que nos dê apoio.

Everton disse...

Caro Medeiros,
Cadê aqueles que nós colocamos lá na Previ?

Everton disse...

Prezado Medeiros ou aqueles que conheçam a fundo sobre a Previ. Uma pergunta de alguém que apenas está engatinhando nessa emaranhada de informação.
A minha filha, como advogada, conseguiu através da Justiça trabalhista alterar, através da sumula 286, a opção pela aposentadoria pelo estatuto na data da admissão. Alguns casos deu mais de 30%, além de reduzir o valor da porcentagem da contribuição. Antes de 1997 tinhamos o direito de aprovar as contas da Previ, etc. Não seria o caso daqueles que se aposentaram antes de 97 entrar judicialmente para que continuem com o direito de aprovar ou não as contas?

Anônimo disse...

Se o STF nega o recurso para os bravos pilotos e comissariados do fundo AERUS, onde exerciam uma atividade de grande complexidade técnica, tendo milhares de vidas sob suas responsabilidades, imaginem o que sobra para nós, aposentados do BB.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Não dou advogado, mas acho que se chama ação inibitória a que entraríamos contra esta farra do trem bala.Claro que o senhor sabe mais do que nós. Mas porque não entramos comma ção contra o trem bala? O que nos impede? A algum tempo atras entramos como senhor numa outra ção para impedir que se fizesse alguma coisa contra nós. Eu sei porque participei. meu filho me orientou. Então como é que fiva agora?

Anônimo disse...

Everton, como faço para entrar em contato com sua filha advogada?