ALGUMAS NOTÍCIAS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Quase desapercebida na imprensa a inauguração da arena do Sauípe no dia 24 de agosto.  Naturalmente não fui convidado para o evento.  A notícia que circulou lá é que o sorteio da Copa do Mundo, em dezembro, não acontecerá no auditório recém inaugurado, mas sim numa tenda de lona montada especialmente para o acontecimento.  Quanto desperdício !

O superintendente da PREVIC, Jose Rabello, passou maus bocados na audiência no Senado quando foi interpelado de maneira inteligente e objetiva pela senadora Ana Amélia. Fugiu das perguntas alegando sigilo nas informações. Foi questionado sobre a Previ e a Petros.

Uma vergonha a questão do teto de benefícios. A PREVI pediu prorrogação do prazo para implantar o teto por mais noventa dias sem justificar o porquê.  Assim não é possível.

A bolsa melhorou em agosto quase dez por cento. Passou de 42.000 para 52.000 com relativa facilidade. Não aproveitou quem não quis. Uma retração agora para realização de lucros é natural. Eu vendi nos 52.000.  Mas as condições são boas para uma retomada. A China está de vento em popa, a Europa ameaça sair da crise e os EEUU valorizaram o dólar e a bolsa está em alta recórde.  O Ministro Mantega mantém seu otimismo na subordinação da inflação e no crescimento do nosso PIB.

Nos dias 9 a 11 de setembro vai ocorrer o Congresso da Abrapp em Florianópolis, quando os fundos de pensão vão debater a atual conjuntura. Como em todos os anos anteriores, eu participarei do Congresso.  Este ano a ABRAPP está preocupada com a sustentabilidade e com o equacionamento do deficit que vem atormentando o sistema.

Nós preocupados com superávit e eles com déficit.

Tem também o seminário da ANABB nos dias 3 e 4 de setembro, em Brasilia, sobre a CASSI, mas eu não vou porque não fui convidado nem a a AFABB - RS. Li no site da ANABB que os sindicatos foram convidados para o evento, mas não vi nenhuma referência às associações de aposentados.

Vários boatos sacodem o nosso mundinho com relação a eleições e a composição de chapas.  Muita água vai rolar embaixo da ponte e revelações serão objeto de debates acirrados em várias frentes.

E aqui no Rio Grande do Sul o inverno nos castiga, com frio, neve e chuva.

Enfim, é a vida, é a vida.


38 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei curioso dr. Medeiros. Que revelações serão essas ? Que debates serão esses ? Cala-te bôca. Fale, dr. Medeiros.

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Queriam notícias do que se passa em nosso meio e o senhor nos encheu de notícias. Isso aí.

Anônimo disse...

Além disso, dr. Medeiros, o senhor participa dos eventos. Não fica sentado. Só não vai quando não é convidado. Não admira que a ANABB não lhe convide. Ela não quer pessoas brilhantes para debater. Aí eles não aparecem.

Anônimo disse...

Esse seminário da ANABB é suspeito, está de conluio com o BB. E´ um preparativo para uma paulada . Vocês vão ver. Está tudo de arrreglo.

Anônimo disse...

E o Sauípe ? Uma piada. Fazem um auditório e o sorteio vai ser numa tenda. heheheheh

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

Em novembro de 2012, quando o teto do ES foi elevado para R$ 120.000,00,a mensagem da Previ que o instituiu afirmava que em novembro de 2013 o teto, de R$ 120.000,00,seria corrigido pelo INPC.

Indaguei à Previ sobre essa correção e recebi a informação de que não existe essa previsão.

Se não existe previsão de revisão do ES entendo que devemos e podemos solicitá-la e a partir de qualquer momento.

O ES é a única forma de conseguirmos uns trocos a mais, em que pesem problemas de margem,
idade , etc.

Como sempre, pouco melhor que nada.

Não acredito que farão revisão do ES sem pressão de nossa parte.

Abraços

DIVULGANDO EVENTOS, disse...

Ontem (26/8/2013) A PREVI convidou a todos para seu "14º Encontro PREVI de Governança Corporativa 2013", que se encerra hoje (27/8/2013). 400 pessoas participarão (ou já participaram?)
Fonte: Site PREVI

Dias 29 e 30 de agosto de 2013:
Congresso de Direito Previdenciário. Tema:"90 Anos de Previdência no Brasil".
Local: Hotel Parque da Costeira (lindo!) em Natal (RN) -Linda Capital!
Uma dezena de convidados Especiais, encerramento com palestra do Min.Joaquim Barbosa
Fonte:Anfip e site da Anapar.

INVISTA EM SEU CONHECIMENTO!!!
participe.

Medeiros disse...

Sobre o encontro de conselheiros da Previ vou falar numa próxima postagem. Não é aberto ao público, a não ser pela internet.

Anônimo disse...

No Nordeste o calor de 38 graus fico com inveja saber quer esta nevando no sul. vcs são agracia dado por Deus. Nâo reclame porque vcs não sabe o que e 45 grous no Nordeste do Brasil.

Anônimo

Anônimo disse...

O Plano 1 é riquíssimo. É bilionário. Causa cobiça e inveja a todos (governo, empreiteiras, petroleiros, banqueiros, etc.) Apenas o assitidos do Plano 1 é que estão cada vez mais pobres, exceto os diretores da Previ.

Anônimo disse...

Vamos falar do que interessaaaaa....e o vermelhinho? q nun é campeao desde ...1979....o sr. era novo, Dr.Medeiros, ano q vem serão 35 anos...dá pra aposentar sem título..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Interninho é patético que nem o galinho...

mas, afinal, dr. Medeiros, uma última pergunta...QUEM É VITINHO?
10 MILHÕES DE EUROS É POUCO? Até que o foguinho tava com um bom time...mas lá eles vendem até a mae...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

GREMIO TRI-CAMPEÃO...KKKKKKKKKKKKK

Q....sonzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
MOOOOORRRiiii

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Saberia adiantar que assuntos serão tratados no encontro de lambe-botas, didgo, de conselheiros da Previ?

Muito obrigado.

Medeiros disse...

Vou falar amanhã sobre os conselheiros das empresas participadas da Previ. Aguardem.

Hoje é o dia do bancário. Vocês todos estão de parabéns. Antes a atividade era mais relevante. Éramos considerados como propulsores do progresso. Hoje com as máquinas, os cartões, o estilo Bradesco, nossa categoria está em baixa cotação.

Anônimo disse...

Mederão Cabra Macho,

Vem morar no Piauí aqui em Teresina. Na sombra faz 45 ° brincando.

Esse ministro Noronha do STJ é parente da Dona Isa? Ele que julgou a cesta alimentação?
Arri-égua!

Anônimo disse...

Ilustre Dr. MEDEIROS:


A propósito do Teto de Benefícios, só quero ver o que é que a Revista da PREVI vai estampar em suas futuras publicações, quando o Sr. MARCEL, Diretores da PREVI e outros mais bem aquinhoados, ingressarem no Judiciário, alegando à IRREDUITIBILIDADE DOS SALÁRIOS (Constituição Federal, artigo 7°). Que "conselhos/orientações" nos dará. Por acaso o ilustre Doutor duvida que eles ficarão inertes ante tal situação? Acho que queimarão "todas às pontes atrás de si", mas não renunciarão facilmente aos seus "absurdos" privilégios?

JOSÉ AFONSO SOBRINHO - Natal - (RN), 28/agosto/2013

Anônimo disse...

Sobre Sauípe, alguem $ugeriu e$$a obra do auditório. Estão investindo,numa coisa, que comprovadamente não vai dar retorno.Senão engano, antes alguns grupos estrangeiros alugavam Sauípe e se mandaram. Viram que a coisa dá.Vamos vender de uma vez, chega de sangria.

fernando disse...

Caro Claudio Almeida, olhando no site da previ, SEÇÃO NOTÍCIAS, me reporto ao dia 22.11.2012, ao qual diz que a diretoria executiva da PREVI em 06.11.2012 regulamentou novos parametros do emprestimos simples, sendo um desses, a atualização dos tetos sempre no mes de novembro, atualizado pelo INPC acumudado dos ultimos doze meses. Com isso , devemos acreditar numa norma aprovada pela Diretoria. Caso contrário, estamos perdidos, isso é, mais perdidos ainda.

Anônimo disse...

colegas,
Se a Previ é estatal, tem que ser revelado o salário de cada funcionário e dirigentes.
SMJ

Cláudio Roberto Almeida disse...


Prezado Fernando,

Encaminhei à Previ, agora, pedido de confirmação da revisão do teto do ES em novembro de 2013 pelo INPC do período.

Concordo com você que devemos acreditar na norma aprovada pela Diretoria Executiva.

Abraços

Anônimo disse...

Ao
Cláudio Roberto Almeida

Com relação à revisão do ES-Previ, veja o link:
http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,2262166&_dad=portal&_schema=PORTAL

Já está aprovada o novo aumento do ES, baseado na variação do INPC dos últimos 12 meses. Acredito que a variação contemplará o período de 11/2012 à 10/2013.
Não se preocupe. Já está definido

Celso Bernardes
FORMIGA/MG

Anônimo disse...

Esta renovação do emprestimo da Previ não vai salvar a vida de ninguem, se engana quem acha que emprestimos com prazo de 120 meses e fazendo renovação a cada 6 meses alivia a vida, eu acho que a unica maneira de resolver é não renovar nenhum emprestimo ou partir para a justiça através de advogado pedindo limitação dos 30% previsto em lei.Aí sim se resolverá através de renegociação com juros mais baixos.Outra maneira é ilusão.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 14:06. Para que o governo possa contar com os bilhões da Previ em seus projetos , ela é considerada como sendo estatal. Então, deve tornar público os salários dos funcionários e dirigentes.

Anônimo disse...

EMPRÉSTIMO SIMPLES:

Não adianta aumentar o TETO(LIMITE) em nov/2013.

O problema da maioria de nós é o PRAZO(Margem)...!


Janone

Cláudio Roberto Almeida disse...



Prezado

Celso Bernardes,

Agradeço seu comentário sobre o ES.

Consegui visualizar a decisão da Previ de 06.01.2012.

Eu tinha memória dessa decisão, mas minha dúvida passou a existir no momento (22.08.2013) em que indaguei da Previ sobre o período do INPC e obtive a resposta de que não havia previsão de revisão do ES.

Obrigado abraços.

Anônimo disse...

Concordo com anônimo 20:38
Fiz os cálculos e a redução dos débitos em um ano seria muito maior que as renovações dos empréstimos Previ, Cooperforte

WILSON LUIZ disse...

PEPINOS & ABOBRINHAS

Brasil, sil, sil,sil... A câmara dos deputados livrou da cassação o deputado Natan Donadon, que está preso, por ordem do Supremo, por crimes gravíssimos. Agora temos um deputado-presidiário, ou melhor, um presidiário-deputado, pois no presídio da Papuda o “expediente” é tempo integral, sete dias da semana, bem diferente da câmara, onde os deputados só “trabalham” de terça a quinta.

-por falar em presídio, dois dos “injustiçados” corintianos, que estiveram presos na Bolívia, soltos há pouco, já se meteram em nova confusão, se envolvendo em conflito com a Polícia Militar e com torcedores do time adversário. Gostava muito a ir aos estádios com meus netos, hoje isto é impossível, devido a estes verdadeiros bandidos travestidos de torcedores.

luiz carlos disse...


Pois é Caro Wilson, inventaram o tal "imbróglio" com o senador boliviano e nós esquecemos do Cesare Battisti, cuja decisão se fica ou não no brasil seria dada em 22.08 pelo Ministério da Justiça. Certamente deve ficar e assumir algum posto no Ministério da Defesa. É só aqui mesmo.
Abraço.

Anônimo disse...

Pelo que li no site da ANABB ninguém é "convidado" Na pagina da ANABB tem um link lá INSCREVA-SE
Então, vai quem quer.

Anônimo disse...

Colega anônimo de 28/08, das 10:34hs,

Para conhecer melhor o Ministro Noronha, tio da Isa Musa, apesar de mais jovem do que ela, sugiro a leitura do livro "Encol-O Sequestro" de autoria do Engenheiro Pedro Paulo de Souza. Não dá para relatar aqui, pois ficaria um texto muito extenso.

Anônimo disse...

• O Brasil vem se especializando em fazer “gambiarras” ao adotar soluções paliativas e fracionadas cujos resultados almejados são mais que duvidosos. Não podemos aprovar medidas assim, com os olhos fechados, porque o resultado em médio prazo pode ficar pior que a situação penosa já existente.

Sou contra qualquer tipo de falta de respeito a pessoas .
Anônimo.

Medeiros disse...

Existem convidados também. No caso de quem exerce alguma função ou possui credenciais.

Após a observação feita no blog chegou o convite da ANABB. Infelizmente tarde demais pois já havia assumido compromisso. Não poderei participar.

Mas agradeço o convite. Antes tarde do que nunca. O Claudio Lahorgue estará lá me representando condignamente.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros:


Alguns colegas/amigos estão vendo demais. Infelizmente, preciso também desesperadamente do ES, mas a mensagem de 21/novembro/2012, não fazia nenhuma alusão à obrigatoriedade da revisão pelo INPC, conforme abaixo:

A revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples é realizada anualmente a partir de estudos técnicos e reafirmam o compromisso da PREVI na busca pelas melhores condições e benefícios adequados à realidade e necessidade do conjunto de participantes da Entidade.










Anônimo disse...

A Governança Corporativa na PREVI terá mais brilhantismo, transparência e inovação -("INOVAR" foi tema do 14º Encontro dos Conselheiros de Empresas Participadas da PREVI (PB1)-

se publicarem os CURRÍCULOS DAS 49 PESSOAS TITULARES NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS 40 EMPRESAS PARTICIPADAS.

Vamos INOVAR ? são apenas 49 nomes nos CAT (mais 30 suplentes que carecem de publicar seus currículos, enquanto suplentes);
após segue-se com 37 Fiscais e seus 37 suplentes :

TOTAL: APENAS 153 PESSOAS que vigiam 40 empresas participadas, onde o Plano 1 aplica R$ 159 BILHÕES...

CRIATIVIDADE - INOVAÇÃO e COMPETIVIDADE
Usem o site.

Anônimo disse...

SÓ COMPLEMENTANDO O COMENTÁRIO DO HOMÔNIMO DE 00:50

Onze anos depois de decretada a falência da Encol, o ex-presidente da companhia, Pedro Paulo de Souza, abre as páginas das verdadeiras razões que levaram à bancarrota um dos maiores conglomerados empresariais de capital privado do Brasil. No livro 'Encol, O Sequestro', o autor narra, em ordem cronológica, como foi montado um estratagema dentro do Banco do Brasil para inviabilizar a Encol financeiramente. O leitor terá conhecimento de como um grupo de pessoas objetivando sua própria realização financeira levou a Encol à falência e acabou por prejudicar 42 mil adquirentes de imóveis e 23 mil funcionários da companhia, além do suicídio de 40 funcionários do Banco.

Medeiros disse...

Gostaria de saber como adquirir o livro sobre a Encol. Alguem sabe ? Já procurei em livrarias e não achei.

Lázara Rabelo disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Comprei o livro Encol, qdo. do seu lançamento, diretamente da Editora. Hoje, não sei dizer se se consegue da mesma forma, lhe garanto que o Sr. vai ficar impressionado com os detalhes, nele relatados de como as coisas funcionaram dentro do BB, naquele período FHC. O site da editora é: http://www.bremeneditora.com.br/contato.php

Um abraço,

Medeiros disse...

Obrigado, vou procurar.

Fiquei sabendo de alguns detalhes da operação e meus cabelos arrepiaram.

torbes gambarra disse...

Acabei de comprar o livro pela www.estantevirtual.com.br, acho que era o ultimo, logo que receber e ler, posso lhe remeter.ok