CASSI NO AZUL

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Em primeira mão, mais uma vez, o blog do Medeiros anuncia que a CASSI está no azul.  O prejuízo que causou preocupação no exercício passado - rombo na CASSI - foi superado neste primeiro semestre de 2013 que deverá fechar no azul celeste, superavitário.

Essa informação foi divulgada ontem no auditório da AFABB RS pelo conselheiro deliberativo da CASSI, nosso associado, Tremarin, entre uma tosse e outra (não parava de tossir), e deve ser apreciada na reunião do conselho a ser realizada em Brasília nos dias 22 e 23 deste mes.

Sem dúvida é uma boa notícia.  O prejuízo do ano passado consumiu algumas reservas da CASSI e causou inquietação a respeito do futuro de nossa Caixa de Assistência.  Foram fechadas algumas torneiras, na explicação do Tremarin, e a situação foi regularizada.

O Conselho de Usuários da Cassi no Rio Grande do Sul, coordenado com competência pelo nosso associado Maeda, vice presidente do Conselho Deliberativo da Afabb RS, realizou importante reunião ontem em nosso auditório para debater a sustentabilidade da CASSI.

Convidou para palestrante a ex gerente regional da CASSI, em noso Estado, Vilma Gonçalves Dias, atualmente em São Paulo, onde exerce posição destacada na instituição, para falar a respeito do tema, o que ela fez com discernimento e erudição, fundamentada numa coleção de expressivos slides.

Traçou um cenário da saúde no país e inseriu nele os planos de saúde, em especial o de auto gestão, como é o caso da CASSI, demonstrando os principais problemas que acometem o setor e as possíveis soluções para a sustentabilidade e perenidade da instituição.

O que mais gostei da pálestra da Vilma foi o enfoque que ela adotou.  Vilma  Dias não se posicionou contra os usuários do plano, atribuindo a eles os prejuízos financeiros e as mazelas existentes.

Com elegância, Vilma admitiu os erros de todo o sistema, da CASSI inclusive, distribuidos entre os hospitais, os médicos, os prestadores de serviços, o avanço tecnológico, o envelhecimento da população, a falta de uma cultura adequada, o Governo, o BB,  enfim, tanta coisa.

Essa história de querer ocultar uma gestão deficitária e problemática atrás de uma porta onde só os usuários são acusados de querer, a todo custo, tirar vantagens indevidas do plano, com pedidos absurdos de próteses, exames e cirurgias inadequadas, ações judiciais incabíveis,  o que sabemos não é a maioria, mas uma minoria perfeitamente identificável, causa um grande mal estar e , com certeza, não ajuda nada na solução do quadro aflitivo. Quem não se conformar com uma decisão negativa da CASSI não tem outro caminho senão se socorrer do Judiciário e buscar uma liminar.

Por isso mesmo, pela postura cordial, acessível e equilibrada, a palestra da Vilma causou uma impressão muito agradável em todos aqueles que tiveram a bela oportunidade, propiciada pelo Conselho de Usuários, de desfrutá-la. Parabéns.

Nessa mesma linha de azul  e céu de brigadeiro, apesar do frio e da chuva que nos acomete aqui no Sul neste final de semana, temos a festejar a subida ontem da bolsa de valores, que teve a maior alta do ano, 3,2%, e hoje mais 1,9%, e nos dá alento para pensar em manutenção do BET no próximo ano.

E neste mes, mesmo que pouco, será pago o 13º sobre a parcela do INSS .  Além disso, ontem dia 8 de agosto, meu neto Miguel, nas fotos ao lado quando comemorou oito anos, fez aniversário, comemorando dez anos. Grande estudante, grande tenista, grande jogador de futebol, grande artista, canta e toca violão maravilhosamente, grande filho, irmão, sobrinho e neto. Torcedor do Inter. Parabéns.


Notícias boas e esperançosas são necessárias para que a gente possa festejar dignamente o dia dos pais no domingo que se aproxima.  Meu pai já é falecido há tempos, era também do Banco do Brasil, advogado em Uruguaiana, Dirceu Cachapuz de Medeiros, e dele, bem como de seus ensinamentos, nunca me esqueço.

Parabéns a todos os pais em seu dia.  Que tenham um domingo feliz e auspicioso !!!

40 comentários:

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES disse...

Caro Dr. Medeiros,
Enfim uma boa notícia, aliás mais de uma, da CASSI, do adiantamento do INSS, de sua felicidade como pai e avô. Parabéns ao neto, e cumprimentos pelo Dia dos País. Continue seu belo trabalho.
Abraços
Antonio Americano
Goiania (GO)

Anônimo disse...

Parabéns pelo azul da Cassi e pêsames para a Previ, na hipótese de se concretizar a extinção do BET ao final do exercício de 2013 já que, com certeza, todos os aposentados e as pensionistas irão fechar no vermelho.

Anônimo disse...

Doutor
O motivo da sobra na Cassi deve ser o tosse do Tremarin (risos...)Ele não utilizou os serviços médicos da Cassi para não dar prejuizos ao plano.

Anônimo disse...

De minha parte, agradeço por sua homenagem ao Dia dos Pais..!

Retribuo-o, da mesma forma!

Grande menino este, seu neto! Vai longe...Parabéns!

Abs.

Janone

Medeiros disse...

Obrigado Antonio Americano e Janone.

Anônimo disse...

Parabens dr. Medeiros.

Ganho alma nova cada vez que entro em seu blog. Vo cê olha as coisas com a perspectiva que nós, os mais velhos, precisamos. Com otimismo, com esperança, com fé. Feliz dia dos pais !

Anônimo disse...

Nem só de más notícias nós vivemos. Precisamos das boas e você, dr. Medeiros, está sempre de plantão, dando de primeira mão. Feliz dia dos pais. Você certamente merece. E´um pai para todas nós, as pensionistas. Obrigado.
Carmen.

Anônimo disse...

Conheci seu pai, dr. Cachapuz, em Uruguaiana. Um grande homem, um advogado de caráter, um professor inesquecível.

Maria do Carmo.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Obrigado por dar essas notícias. A CASSI é importante para nós. Sem dúvida que a comunicação feita com elegância e sem ser dona da verdade cai melhor em solo fértil. A sua observação é super válida. Parabéns, como sempre, e feliz dia dos pais, é seu com mérito.

Anônimo disse...

AMO esse blog. De paixão. Me faz um bem danado.

BJS.

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Quer dizer que este mes vamos ganhos um trocos a mais por conta do decimo terceiro do INSS ? Maravilha !

Jair Mário Bork disse...

Caro anônimo das 12:33. Não quero ser pessimista, mas acho que o adiantamento do 13º pelo INSS não nos afeta, pois já recebemos em abril 50% através da PREVI. Apenas se beneficiarão aqueles que recebem a parcela a cargo do INSS diretamente daquele órgão, e não pela FOPAG. Se for o teu caso, ótimo.

Anônimo disse...

Se. Medeiros,

Para mim CAssi no azul significa que ela deixou de atender demandas de seus associados. Muita gente ficou sem atendimento médico ou exame. E´ o que eu penso e por experiencia própria. A Cassi no interior é um desastre e eles não querem reconhecer isso. Só acusam os associados de pedirem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Parabens à AFABB RS e ao Conselho de Usuários da CASSI do RS por promoverem uma reunião como essa. A Vilma Dias sabe muito de saúde e foi uma excelente gerente regional.

Anônimo disse...

E´ bom comemorar o dia dos pais com boas notícias. Bolsa teve cinco por cento de alta em dois dias e chegou quase aos 50.000. Parabens dr. Medeiros. O senhor previu. Os pessimistas devem estar aborrecidos. Bem feito. Parabens pelo dia dos pais e pela matéria sobre a CASSI.

Anônimo disse...

Furo de novo, Cassi no Azul. Como o doutor sabe das coisas. O neto está ótimo, pena que o colorado não vá assim tão bem no campeonato, mas está melhor do que o Gremio, que perdeu ontem para o coxa, jogando mal, mal, mal...E o Atletico da Isa Musa finalmente empatou na volta do Ronaldinho. Viva o Flamengo !

Anônimo disse...

Como disse um colega acima, enfim..., uma boa notícia essa da CASSI.

Parabéns ao nobre Medeiros pelo neto e já adianto também pelo domingo, dia dos pais.

Boa informação a da CASSI, mas gostaria de aproveitar prá lembrar aos colegas o caso dO AERUS, o que pode servir de exemplo prá nós.

O caso deles já chegou até a presidência do Senado e, parece, que será levado diretamente à presidente.

Eles, do AERUS, com pouca gente, reduzido número de aposentados, foram prá rua e conseguiram isso.

Sempre achei que esse é o caminho, porta da PREVI gritar e protestar, não vejo outra forma de ser ouvidos.

Então, colegas, vamos pensar nisso, ficar parados como estamos, a coisa vai continuar parada também. O negócio é gritar, ordeira e pacificamente, mas gritar e protestar mesmo.
Lydio.

Anônimo disse...

Caro colega Lydio,

Estou de acordo com você sobre a necessidade de protestar, mas discordo de voce vir de anônimo pregar o protesto. Temos que ir pras ruas mostrar e botar as caras. Infelizmente eu também não tenho coragem nem disposição para tal. Por enquanto só o Medeiros colocou a cara na rua, sem medo nenhum. Terça feira, dia 13, tem protestos dos aposentados. Vamos nessa ?

Rubens

Anônimo disse...

....o 13 INSS eh creditado na fopag de 20.08, ano passado foi assim.recebo separadamente previ e inss na fopag.

Anônimo disse...

Acorde, Jair Mário Bork.Tá nadando do dinheiro .

Anônimo disse...

Caro Rubens,

Meus comentários sempre entram como "Anônimo" porque não consigo fazer login nem com reza brava, já tentei diversas vezes e não consigo mesmo. Pode ser problema de configuração do meu computador. Prá resolver isso, sempre coloco meu nome lá no final do comentário.

Quanto ao protesto, venho batendo nessa tecla há meses, já até me dispus e ofereci prá ir ao Rio com antecedência de alguns dias para ajudar na organização e preparação do movimento.

Já fiz algumas sugestões nesse sentido, só não posso liderar o movimento porque não disponho da mínima estrutura prá isso. Nem local no Rio onde possa reunir com um grupo de colegas eu tenho. Sugeri até pedir uma sala emprestada a alguma associação nossa, como a AAPBB.

Mas a coisa ainda não andou, não saiu do lugar. Já disse e repito, é só marcar o dia que vou lá na hora e ainda coloco um nariz de Pinóquio bem grande prá chamar a atenção dos homens lá de cima da PREVI -- e da imprensa também, se preciso for.

Então, aqui vai de novo: COLEGAS, VAMOS PRÁ PORTA DA PREVI GRITAR E PROTESTAR, não vejo outro caminho.
Lydio

Goulart disse...

É Dr. Medeiros, tenho sentido na pele a alienação dos colegas aposentados aqui de Cambé-PR, protestar sozinho, é muito complicado. Como disse um colega anonimo acima, ou alguns estão bem de vida, vivendo em outros empregos, de renda, ótimo, souberam administrar seus bens, mas se não ligarem para os abaixo assinados em favor de nós todos aposentados e pensionistas, a coisa pode ficar como o caso do Aerus, pois então fica a sugestão, aqueles que puderem, vamos a luta, no bom sentido, Claro, cartaz na mão e pelo menos uns 30 a 50 colegas. É necessario, vamos deixar de lado o orgulho e a timidez, que estes não pagam as nossas contas.

Anônimo disse...

CASSI NO AZUL!!!! USUARIOS NO VERMELHO!!!! - Infelizmente estou com o associado acima que diz que o azul da CASSI é tirado da dor dos usuarios. A CASSI como o BB age nas questões judiciais como se ela fosse a vitima quando na verdade ela é o algoz. Estou cansado de ver gestores mentindo em juízo para obter vantagens pifias, só para falar que na sua gestão a CASSI saiu do prejuízo, quando na verdade o prejuízo dela é grande em face de que seu principal ativo (que somos nós) está sendo prejudicado.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o colega que postou as 18:22 : cada vez mais médicos (no interior) estão se descredenciando da Cassi, deixando os usuários apenas com a possibilidade de pagar as consultas.

Medeiros disse...

Acabei ontem de ler o último livro de Dahn Brown, o Inferno, onde ele escreve que Dante, autor da Divina Comédia, chamava atenção de que o pior lugar no inferno era para os neutros e os omissos. Então, colegas, vamos para as ruas. Protestar faz bem para nossas almas e garante o nosso futuro aqui na terra, preservando a Previ.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Pra ir pras ruas, só o senhor.

A ANABB agora resolveu falar na permanência do BET. Mas isso só aconteceu depois que a bolsa subiu. O senhor tem assegurado que o BET continua. Confio mais na sua previsão.

Manuel

Anônimo disse...

clao que esta no azul, pois tenho que pagar os pediatras dos meus filhos.

Anônimo disse...

FELIZ DIA DOS PAIS

Anônimo disse...

cOLEGA,
Melhor a CASSI no Azul do que no vermelho com risco de acabar. Melhor a CASSI com saúde financeira do que nós sem a CASSI.

Anônimo disse...

O dr. Medeiros tem razão, vamos passar um domingo feliz com nossos pais, nossos filhos nossos netos e bisneto. Vamos deixar os problemas para segunda feira.

Santana

Everton disse...

por conta do indice de reajuste do Cassi família que subiu mais de 14% para os meus filhos e ainda não veio a mudança de idade.

Francisco Santos disse...

A Cassi está no azul mas a minha mãe, que mora em Iguaba (RJ), tem 87 anos de idade e paga mensalmente R$ 1.500,00 à Cassi, está sem poder usufruir do plano porque não há médicos nem hospitais credenciados naquela cidade. Assim é fácil ficar no azul; recebe dos participantes e não oferece assistência médica.

Francisco Rodrigues

WILSON LUIZ disse...

Caro Jair Mário, 9 agosto 14:15 hs.
O adiantamento de 13º que recebemos em abril refere-se apenas à parcela que é paga pela PREVI. Ano passado, o adiantamento referente à parcela do INSS nos foi creditada na FOPAG de agosto.

Anônimo disse...

Ao Papais.

A nobreza da vida consiste no viver, na maneira de viver, naquilo porque devemos viver.

Assim ensinou Jesus e assim você o faz pai, ama, procura e se ocupa somente do bem.

Tem o verdadeiro sentido da vida. Em torno de você brilha Jesus.

Você fala de amor e eu me abrigo em seu coração.

E vou crescendo em graça, no conhecimento da verdade.

Essa energia que vem de você semeia o meu caminho,inspira os meus sonhos, conforta os obstáculos.

Mais do que palavras é exemplo de virtude e fé.

Hoje dia dos pais, paro para te olhar, seu rosto, seu sorriso,
seus olhos.

Quanta grandeza e esplendor.

Um dia Jesus revelou Deus ao homem. Me levou a Deus e,assim, em sua infinita bondade me ofereceu tudo, dando-me você pai.

No canto alegre das orações onde há esperança para quem nele acredita,
o coloco você meu pai… Feliz Dia dos Pais!

Tenha as bênçãos do Senhor!

A todos os Pais que frequenta o Blog da Cecília,do Dr Medeiros, do Ari Zanella,da Leopoldina Correia,do Marcos Cordeiro,todos os Pais receba meu abraço e um feliz dia ao lado dos seus filhos e familiares.

Deus os abençoe abundantemente.

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista

Jair Mário Bork disse...

Realmente, tenho de me penitenciar. Dei informação furada. Ano passado os 50% sobre o 13º do INSS foi creditado na FOPAG de agosto. Tenho uma leve desconfiança de que o tal do "Alzheimer" está me visitando.

fernando disse...

Dr, Medeiros, é inegável que a CASSI sempre nos foi útil. O que se nota, nos últimos anos, é o mau humor com que os médicos falam da Cassi, e no meu caso, me mostram em números os valores que eles recebem, irrisórios, e ainda a burocracia em autorizar fazer exames (justificativas e mais justificativas). Começaram com os medicamentos genéricos, as co-participações em exames. Exames preventivos (ex:colonoscopia) são postergados. A CASSI é importante ,mas tem que rever alguns procedimentos e regras.

Anônimo disse...

Medeiros,
Informo que a CASSI me autorizou a adquirir aparelhos auditivos e me reembolsou integralmente.
Peço-lhe dar ciência aos colegas, pois no meu caso os aparelhos foram caríssimos e eu jamais poderia adquirir com recursos próprios.

Anônimo disse...

..........gente, nao se preocupem com falta de medicos !!!!!!!!Vem aih medicos cubanos,sem revalida, p os brasileiros.

Felipe Osório da Silveira disse...

CASSI e a Unimed Missões estão com um arranca rabo aqui em Santo Ângelo desde 2005 e que resultou em vários médicos deixarem o convênio com a CASSI o que causou muitos problemas para o nosso pessoal aqui que médico ou particular ou só em Ijui dificel mesmo. Bom adiantamento do 13º é pouco mais um mil a mais do que a menos hehhe.

Anônimo disse...

tem gente que se contenta com poucokkkkkkkkkkkkkkk