TERRORISMO DA PREVI

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conforme já foi amplamente divulgado, a reunião da FAABB em Xerém gerou duas moções de repúdio.  Uma diz respeito ao teto de benefícios e a outra à matéria estampada na última revista PREVI sobre ações judiciais.

Essas moções podem ser lidas na íntegra no site da FAABB e da AFABB - RS. Vale a pena se dar a esse trabalho.

Vou aqui comentar apenas a questão relativa às ações judiciais.

A matéria da última revista PREVI é inoportuna, de mau gosto e inapropriada.

Ninguém pode ser ameaçado ou atemorizado por procurar os seus direitos e buscar o Judiciário.  A Constituição assegura essa possibilidade e a democracia de um país livre estimula a busca da Justiça como um dever de cidadania.

A máxima conhecida universalmente é de que o Direito não protege aos que dormem, aos omissos, aos que não buscam o Judiciário.

Todos nós sabemos que existem ações judiciais temerárias e algumas incabíveis, como também sabemos que existem escritórios e profissionais pouco responsáveis.  Mas isso existe em todos os setores.  Faz parte do processo.  Temos discernimento suficiente para separar o joio do trigo. Alertar para os riscos é viável.

O que não se deve fazer é tentar criar um clima intolerável de medo e de insegurança,  um clima de pavor e de culpa.  Isso é uma tática reprovável do passado.

Falar que ajuizar uma ação judicial contra a Previ é um tiro no pé, que a vitória na Justiça representa um prejuízo para todos, porque o dinheiro para repor a injustiça vem do plano, todos é que pagam, inclusive o próprio autor, que vai desequilibrar o plano, que vai quebrar o fundo, não é saudável, não é justo, não é apropriado.  A reparação da injustiça é um dever de qualquer fundo de pensão e os erros praticados pelos gestores deveriam ser punidos exemplarmente pela PREVIC.

Como velho profissional do Direito, advogado há mais de cinquenta anos, eu me revolto contra esse terrorismo barato e condenável.  A moção de repúdio teve apoio unânime das associações presentes na reunião da FAABB.  Vou parar por aqui, mas, se for necessário, volto ao assunto, que tem muito pano para manga.


Faço essas ponderações considerando que ontem, 11 de agosto, foi o dia do ADVOGADO, uma profissão nobre e que muitas alegrias me deu em toda a minha vida, já que fui da carreira jurídica do BB.  Saúdo a todos os colegas advogados pela data e concito a que continuemos na luta pelo Direito e pela Justiça a favor das pensionistas e dos aposentados do Banco do Brasil.

38 comentários:

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Nossas congratulações pelo dia dos advogados. Você merece, tem inúmeras causas ganhas a nosso favor. Sempre foi um profissional sério e honesto. A postagem está acertada. Terrorismo só porque estão desesperados com a quantidade de erros que uma gestão gerou por que não está voltada ao participante mas ao BB.

Franklin MG

Anônimo disse...

O meu repúdio também pela reportagem da revista PREVI. Fiquei indignado. Onde já se viu.

Anônimo disse...

A atitude da Previ não pode ser interpretada como uma ameaça?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros o comentário abaixo não se refere a sua pessoa já que não conheço pessoal ou profissionalmente.
SISTEMA JUDICIÁRIO BRASILEIRO - INCLUO OS ADVOGADOS - é simplesmente um horror, como diziam para mim quando criança, é um caso de policia.
E eu falo isso por experiencia própria, que não é pouca, já que acompanhei varias ações judiciais do BB e eu mesmo já tive várias ações (causa-me constrangimento dizer que sou brasileiro e dou razão aos investidores estrangeiros que não querem aportar seus recursos no Brasil pela falta de segurança juridica. Como o sr. diz vamos parar por aqui porque este assunto tem muito pano para manga.

Everton disse...

porque que a previ não divulga que o valor que o BB abocanhou dá para pagar todas essas ações judiciais e ainda sobra muito dinheiro.

Anônimo disse...

A bolsa está novamente em alta e já está quase nos 52.000. BET garantido. O doutor falou que a bolsa ia reagir no segundo semestre. Sabe tudo. Parabens pelo seu dia.

Anônimo disse...

Essa diretoria da Previ é nota zero. Não faz nada certo. Olha a questão do teto. Cumpriu a determinação da Previc ? E depois não querem que a gente entre com ações judiciais. Façam as coisas direito. Cumpram as promessas de campanha.

Anônimo disse...

Cade o meu comentario?

Anônimo disse...

Parece-me que o Papa Francisco leu essa famigerada revista Previ e deu um pito neles.Orientou-nos o Santo Padre para que lutemos à procura de nossos direitos.O papa não gosta de covardes.Falar nisso,Previ,onde se encontram 3 carretas carregadas de notas de R$100,00,aproximadamente 75 toneladas de cédulas desse valor?A polícia não localiza esse dinheiro?edmílson em januária mg.São 7,5bi.

Anônimo disse...

Se a Previ condena o grande número de ações judiciais contra ela é porque fizeram muitas injustiças contra os aposentados e pensionistas, a começar pelo tal RENDA CERTA.

Medeiros disse...

Não posso colocar comentário onde se escreva ofensa como, por exemplo, cambada de safados.

Sobre entidades também não posto ofensas.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
A Previ fala que separou $ 1 bilhao por conta das açoes...E onde estava ela, que sem questionar nada, entregou $ 7,5 bi ao BB? Se ela tivesse pedido o parecer de seu corpo juridico, teria sido informada que tal resolução era (e é) ILEGAL.Entao por que pegou $ 7,5 bi que nos pertenciam e os jogou nos cofres do BB...?
Em 2008 a ANABB encomendou estudo a um escritorio de advocacia e a conclusao do estudo dizia que a resolução era ilegal e que o caminho era o da justiça, como sinalizava o Valmir Camilo...Entretanto, a ANABB não entrou com nenhuma ação na justiça.O por que eu não sei...

fernando disse...

Dr, Medeiros, lembro, que antes de 1997, vários colegas se aposentavam e entravam com a ação contra o INSS, para o fim exclusivo de repassar à PREVI, todos preocupados com o futuro. Agora vem a PREVI, nos "assustar". Dr. MEDEIROS, parabéns pelo dia do advogado.

Anônimo disse...

E ai grande Bruxo? Rumo aos 60? Eu acredito em suas previsões.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Li em algum lugar que quando os magistrados entram de férias, aquele adicional de 30% que lhe é pago( e é pago também, a nós mortais), é isento de imposto de renda.
Se verdade, porque só eles?

JSMOURA - JOÃO PESSOA(PB)

Anônimo disse...

Sobre os aumentos do INSS que a Previ reteve para ela, foram milhares de colegas beneficiados. No meu caso o INSS reajustou mais de 400 reais mês e pagou um atrasado de mais de 15 mil, devidamente retido pela Previ.

Anônimo disse...

Sem este "susto" da Previ, em sua revista, milhares de aposentados não ingressam com ação judicial contra a Previ, com temor de que ela, em represália, deixe de pagar os benefícios.

Anônimo disse...

Caro Fernando (17:16),

Eu sou um dos aposentados pré-97 que favoreceu a Previ com a revisão da minha aposentadoria do INSS, em 2005. Ela fatura desde aquela época e inclusive abocanhou todos os atrasados. A Previ conseguiu receber e continuará recebendo mes a mes uma fortuna com milhares de aposentados que conseguiram essa revisão. Mas esses detalhes a diretoria faz questão de não lembrar.

Anônimo disse...

Moções? Só fazem rir o pessoal da Previ. É só isso que Associações fazem? Pois podem fechar as portas!

Anônimo disse...

Reunião FAABB AGOSTO 2013 - Apresentações

http://www.youtube.com/watch?v=MgofI-Y6Fgc

Destaque para a apresentação do Dr.Medeiros, a partir de 48m:32s.

Discussão PREVI - Teto de Benefícios - Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=MgLRusEnm5I&feature=c4-overview&list=UU3xOKOqJTCEw-9fFWjY3irQ

Discussão PREVI - Teto de Benefícios - Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=r0OOt7uSPoA&feature=c4-overview&list=UU3xOKOqJTCEw-9fFWjY3irQ

Discussão PREVI - Teto de Benefícios - Parte 3

http://www.youtube.com/watch?v=kqaHXlz1TxQ&feature=c4-overview&list=UU3xOKOqJTCEw-9fFWjY3irQ

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, este palhaço das 20:46, deve ser o mesmo que postou no blog do Carvalho, e do Ari, êle vai juntar a grana do Bet e vai levar com êle no caixão,

Camilo disse...

Nao acredito que o pessoal da PREVI vai rir nao (anonimo das 20 29). Pode ter certeza que estao preocupados com essas movimentações.

Medeiros disse...

Coringa,

Recebi a mensagem. A avaliação está correta. Perdigueiros na rua.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Poderia decifrar o código da mensagem (13.08, às 09:23hs) pra nós ou é assunto de sigilo absoluto entre o Senhor, Batman, Robin & Coringa?

Anônimo disse...

Eu também tenho direito a revisão do meu benefício do INSS mas não entro com ação por que além de não ter nenhuma vantagem ainda terei que arcar com os honorários do advogado e a Previ fica com tudo.Além disso não paga o meu benefício devidamente conforme a Justiça tem reconhecido e ainda não querem que os prejudicados entrem com ação para não prejudicar a Previ.Então, pelo raciocínio deles, também não devo prejudicar o INSS cobrando o que é devido.

Anônimo disse...

Todo mundo de antena ligada no tamanho da tungada no nosso bolso. Manchete do portal UOL de hoje, 13.08.13. “O Banco do Brasil (BBAS3), maior instituição financeira da América Latina, teve o maior lucro líquido da história dos bancos no país, com ganhos de R$ 10,03 bilhões no primeiro semestre. Com isso, o BB desbanca o Itaú Unibanco (ITUB4) entre os maiores lucros de bancos privados no país”. Devem ter metido a mão, digo as duas mãos, no “PB-1” da Previ.

Anônimo disse...

Tenho várias ações tramitando contra o BB e a PREVI, e tantas mais terei quando achar que um direito meu foi vilipendiado, independentemente da cara feia ou das ameaças de quem quer que seja.

Anônimo disse...

Ouvi por aí que o processo dos P-220 caminhou, depois de contestações da Previ e BB. O que você sabe e pode dizer?

Anônimo disse...

De onde saiu esse lucro?

A contabilidade por parte do governo foi modificada para melhorar o desempenho das estatais.

Vide a Petrobras.

É bem possível que o governo faça a distribuição de dividendos do resultado do primeiro semestre.

Com isso o Ministério da Fazenda, maior acionista, vai embolsar bilhões para cobrir os rombos desse governo.

Esperar para ver.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
quanto ao lucro estratoférico do banco, isso é compeensível: na década de 40 ( século passado ) a lei determinou que bancários não poderiam trabalhar além de seis horas;

essa lei foi descumprida até 2013, por mais ou menos 60 ( sessenta ) anos;

ocorre que havia provisão para pagamento de processos de horas extras. Esta provisão, uma vez revertida se transorma em lucro;

Ora, vamos raciocinar, a provisão é legal, o que não é legal é descumprir uma lei por 6 ( seis ) décadas ...

temos ainda a reversão inventada, ilegal, abusiva, imoral que é a resolução 26; alguém já comentou que se não for tornada nula de imediato, será ( e está sendo ) o MAIOR ESTELIONATO, nunca dantes havido na história deste país e cometido contra pessoas que pouparam para uma aposentadoria condigna ou perto disso.

abraço;

Anônimo disse...

Dr Medeiros e o nosso superavit?

Anônimo disse...

DR.MEDEIROS, o pessoal da ativa receberá um gordo PLR, ótimo para eles, agora para os aposentados nunca vem nada, até o BET fica num terrorismo danado se continua ou se acaba de vez.

O BB com um lucro recorde, não poderia devolver nossos 7,5 bilhões da Previ para dar uma melhorada nos nossos vencimentos? Vamos morrer sem nunca recerbermos nada!

Anônimo disse...

Melhor que dê lucro.

Anônimo disse...

Quem sabe alguma noticia sobre a ação P-220, nos informe.abs.

Medeiros disse...

A ação P 220 está andando, agora em fase de réplica.

Sobre o lucro do BB, acho que a participação nos lucros faz com que exista uma ansiedade muito grande em dar lucro, para ganhar mais.

Pode existir malabarismo e artificialismo nas contas, no caso a operação de venda das ações da BB seguridade.

Mas precisa uma análise mais aprofundada. Nos últimos anos nós aposentados fomos prejudicados nos reajustes apenas pela inflação.

fernando disse...

SINUCA DE BICO - Dr, Medeiros, olhando a instrução da ANABB, DA PREVI E RECEITA FEDERAL, fico cada vez mais perdido, mais apavorado. Se abrir mão da ação judicial, a ANABB VAI QUERER O DELA. Se fizermos contrário ao que a Receita ditou,ou seja , somente os ultimos 05 anos, estaremos diretamente na malha. O que fazer.

Medeiros disse...

Esse assunto ainda precisa ser mais e melhor explicado pela ANABB, que deve fazer uma matéria especial em seu informativo.

Unknown disse...

bbbbbb