OCORRÊNCIAS E EVENTOS IMPORTANTES

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Algumas ocorrências e vários eventos importantes estão acontecendo em nosso meio. Bons e maus.
Ontem foi sepultamento do colega e amigo Francisco Barbosa Queiroz, ex-gerente adjunto da agencia centro do BB em Porto Alegre e ex-diretor do Banco Meridional, depois que se aposentou. 
Em compensação, o Vice-presidente administrativo da AFABB/RS, José Rodrigues Pereira, foi bem sucedido em um procedimento cirúrgico para a colocação de um "stend" no coração. Já está em casa se recuperando. Semana que vem retorna seus afazeres na AFABB RS. Agradeço ao Marcelo,  gerente regional da Cassi, por ter agilizado a autorização.
Segunda-feira, dia 11 de abril, acontecerá em Brasilia reunião do conselho deliberativo da ANABB, que debaterá temas relevantes e atuais para a entidade.
Na quarta-feira, dia 13 de abril, haverá comemoração dos 28 anos de existência da AFABB/RS em Porto Alegre, na sede social, com inicio às 15 horas. Para evitar controvérsias e criticas, todos os associados foram convidados. Ninguém poderá reclamar. Não é uma festividade apenas para alguns. Só não vai quem não quer.
No dia 14, quinta-feira, é a vez da apresentação dos números da PREVI, referente ao exercício de 2015, que será realizada no auditório da SUPER-RS, no bairro Higienópolis, nesta capital. Virá o Presidente Gueitiro e o Diretor Décio Botecchia.
São eventos que exigem a nossa presença e a nossa atenção, pois dizem respeito com a nossa vida de aposentados e de pensionistas.
Chamo atenção, naturalmente, para a necessidade de comparecimento na apresentação da PREVI, pelo alto significado da mesma, principalmente em virtude do elevado déficit ocorrido esse ano em nosso fundo de pensão, no valor de 16 bilhões de reais, que, somado ao derretimento das reservas acumuladas de 12 bilhões, somam o montante de 28 bilhões.
Falando de déficit, convém meditar sobre a notícia publicada no Valor Econômico no dia 31 de março de 2016, que diz o seguinte: 
"FUNCIONÁRIOS PAGAM ROMBO DO POSTALIS  
O rombo bilionário do Postalis, fundo de pensão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vai ser coberto por contribuições mensais de mais de cem mil trabalhadores da ativa e aposentados. O conselho de administração da estatal aprovou na terça-feira uma contribuição extra de 17,92% dos benefícios por um período de 23 anos - até 2039. O aval do conselho era a última etapa antes da cobrança. Os salários de maio, pagos no dia 30, já virão com o desconto.
A decisão encerra um drama que se arrasta desde o ano passado, mas ainda pode ser revertida por meio de contestações na Justiça. O plano BD do fundo de pensão - modalidade que beneficiava empregados que entraram antes de 2005 - acumulava déficit de R$ 5,6 bilhões até dezembro de 2014. A cobrança. criada no ano passado, já havia sido adiada por 12 meses.".
Quando eu falei que isso ia realmente acontecer com o Postalis, baseado no que havia acontecido no AERUS, acharam que estava sendo catastrófico. Não, não estava vendo uma tempestade fajuta, mas pressentia nuvens negras e turbulentas no horizonte. Infelizmente aconteceu. Pensem nisso e que isto sirva de motivação para que os aposentados e pensionistas se façam presentes na palestra dos diretores da PREVI e nas eleições que vão acontecer em breve para o nosso fundo de pensão. 

21 comentários:

Goulart disse...


Colegas APOSENTADOS E PENSIONISTAS, do Rio Grande do Sul, conforme solicitou o colega Dr. Medeiros, compareçam a apresentação da Previ pelo Sr. Gueitiro Genço e outro colega detentor de posto elevado na Previ, é um ASSUNTO DE REAL INTERESSE, se puder, perguntem e peçam explicação..., obrigado aos que comparecerem.

Paulo Beno disse...

O Senado Federal aprovou Projeto de Lei de autoria do Sen.Paulo Bauer e Aécio Neves, com relatoria de Ana Amelia e Waldir Raupp, que FAVORECEM OS FUNDOS DE PENSÕES, livrando-os dos nefastos indicados políticos-partidários, descomprometidos e irresponsáveis, que geraram um deficit de 40 bilhões nos Fundos. A votação favorável foi unânime (66 votos) presidida pelo Sen.Renan Calheiros, inclusive com voto favorável do Pimentel (PT do Ceará).

Agora os Dirigentes e Conselheiros escolhidos e votados SERÃO responsáveis POR SEUS ATOS E AÇÕES perante o Fundo de Pensão, devendo dar TRANSPARÊNCIA e respondendo por danos, devendo atuar com competência.

Parabéns ao Senado Federal.
Fora incompetentes, indicados políticos-partidários e irresponsáveis!!

Anônimo disse...

Vão discutir na ANABB a situação da ação IRPF 1/3 PREVI, ou não é importante? Convém lembrar que outras associações que nada cobram de seus associados já conseguiram lhe colocar o dinheiro no bolso. E a ANABB, que fez até agora?

Anônimo disse...

Exmo. Dr. Medeiros,

Desculpe a pergunta de um "capiau" do interior que só estudou um poquin e conseguiu ser aprovado no concurso do banco: Nessas apresentações ninguém nunca peitou essa gente não?
O Senado acaba de aprovar um projeto de nomeação de diretores dos fundos de pensão das estatais e transparência na gestão. Isso significa dizer que o que estava sendo praticado dava margem a coisa errada. Pois muito bem, e todo o blá blá blá das apresentações passadas que agora se comprova não passava de lorota? Ou o projeto só visa molhar a chupeta para justificar os déficits bilionários?
Imagino que fique um joguinho de cumpadis e os cabra só vão ludibriando as milhares de pessoas que moram longe, sem condições financeiras de participar de nada a não ser eleições (que ainda vota errado pq tudo continua igual)

Anônimo disse...

Colegas,


Trabalhei com o Pereira, excelente colega.
Desejo a mais pronta recuperação do amigo Pereira.
Entrementes que houve um facilitador para a realização do procedimento do colega Pereira - merecido -.
Peço que quando chegar a minha vez o Sr. Marcelo também agilize tal evento para que eu não morra de véspera!
Abraço grande Pereira!

joao trindade disse...

É bem isso, Dr. Medeiros,

Só não age, nem reage quem já morreu.
Luta é vida. Vai desde o nascimento até a morte.
Divergências vemos dentro de nossa própria família.
Há coisas que podem ser mudadas, outras não.
Respeito é o princípio da convivência; afinal, não podemos mudar os outros mas somente a nós mesmos.
Opiniões têm que ser pessoais, pois se algo não correr como acreditávamos não podemos criticar os outros, senão a nós mesmos.
Apenas entramos em abril e aqui na minha cidade já perdemos vários amigos que se foram para outro plano.
A vida é curta e, principalmente para nós, é um sopro.
Pensem nisso.
Saúde e paz !

Anônimo disse...

A nossa parte, enquanto aposentados & pensionistas do “PB-1”, realmente tem que ser feita da forma como foi citado. Mas também todos aqueles que se candidatam para participar das eleições Previ & Cassi têm que ter a consciência de que somente a união das oposições será capaz de impedir esse constante avanço na poupança dos trabalhadores das EFPC, principalmente naquelas patrocinadas por empresas estatais.

Jair Mário Bork disse...

Não sei mais quem é bom e quem é ruim para compor a diretoria da CASSI, mas confio na indicação do Dr. Medeiros, por isso votarei na Chapa 1.

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Dr. Medeiros,
A revista da ANABB recém-distribuida vem defendendo para a PREVI aquela mesma lorota do governo federal, de que os déficits se devem a conjuntura externa desfavorável. Quer dizer, em princípio, a diretoria da PREVI fez tudo certinho nesses anos deficitários. Porém, enquanto o nosso fundo de pensão apresentava déficits astronômicos, dezenas de outros fundos apresentavam superávits. Como se explica isso? Nesse caso, não seria necessário uma análise mais criteriosa das decisões da diretoria nesses anos, ou melhor, será que não foram mantidas aplicações em renda variável em determinadas empresas como, por exemplo, Petrobrás e Vale, apenas para manter os cargos indicados pelo BB ou pelo governo, com sérios prejuízos para os participantes? Afinal, em última análise, nós, participantes, e nossas famílias não somos a razão da existência da PREVI? Aí, pergunto, não seria o caso de alguma associação entrar na justiça para abrir a caixa preta do nosso fundo de pensão para se certificar da correção das decisões? Se alguma coisa foi feita com objetivos políticos, estranhos aos nossos interesses, não poderia ser enquadrado como caso de improbidade administrativa?

Anônimo disse...

Caro Sr. Medeiros,

Perdi meu amigo de bate papo quando em compras no supermercado, o estimado Queiroz.
Ultima vez que nos encontramos ele falava que estava muito chateado e sentindo-se fraco.
Que triste notícia.
Rezo por ti amigo Chiquinho ( Francisco Barbosa Queiroz ).
Condolências à família do Queiroz.
Saudações de um amigo de trabalho.

Anônimo disse...

Coleguinhas do estatuto do idoso,

TRANSPARÊENCIA?

hahahahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Buenas.

Esta aí para quem quiser ler.
Vamos aguardar as próximas emendas e a aprovação final, com sanção da criatura aquela, se ainda estiver no poder.
http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?t=191033&tp=1

Rovere

Anônimo disse...

O Marco Aurelio declara que enquanto a PREVI apresenta deficit, dezenas de outros planos apresentam superavits. Quais são essas dezenas de outros planos? Certamente não são os maiores, como CELLUS, PETRUS e outros grandes, todos deficitários. Vamos e venhamos,com a BOVESPA despencando 15% em 2015, só mesmo o plano que não aplica em ações pode se dar bem, e olhe lá. Mas aí são planos extra-moderados, com resultados pífios, que não sobreviverão por muito tempo. Será que já esqueceram dos excelentes resultados apresentados pela PREVI num passado muito recente, que propiciou não só isenção de contribuição como distribuição de lucros via BET? E pelo andar da carruagem, com a BOVESPA bombando, certamente esse ano será superavitário e dissipará
essas nuvens negras que pairam nos céus. Quem viver, verá.

Anônimo disse...

Esse PL aprovado no Senado não vai impedir que os paus-mandados dos políticos assumam a direção dos fundos de previdencia complementar das estatais.

Basta que os indicados não estejam vinculados a partido político (risos já próximos da loucura..)

Anônimo disse...

Prezados colegas,

Se o Pimentel votou a favor das mudanças nos Fundos de Pensões foi devido a inevitável saída do PT do Governo. Isto quer dizer: eles não querem deixar que outros partidos usem os fundos como eles usaram em proveito próprio. "Eu posso os outros não". Então vamos impedir.

Jose Roberto Eiras Henriques disse...

Medeiros,

Para reflexão do leitores do Blog, repasso mensagem recebida da AUCA:

POR QUE A AUCA NÃO VOTA NA CHAPA 3 - HUMBERTO ALMEIDA



]A AUCA não gostaria de repercutir a denúncia abaixo, que está circulando nas redes sociais, mas levando-se em conta de consideração que a Chapa 3, à míngua de propostas sérias e consistentes, resolveu adotar, como mote de sua campanha, a agressão, não nos restou outra alternativa a não ser a de desmistificar o titular da Chapa 3, e para isso estamos aqui.

De acordo com essa denúncia, Humberto Almeida, além de ser sindicalista (Sindicato dos Bancários da Bahia) há mais de uma década, é empresário de saúde.

Liberado para a atividade sindical, o candidato da Chapa 3 Humberto Almeida também estaria se dedicando ao trabalho de atender seus clientes na clínica particular que instalou em bairro nobre de Salvador.

Ele recebe salário do BB para trabalhar no Sindicato, mas usaria o tempo para exercer outra profissão e atender seus clientes, aumentando seus ganhos.

Isto é vergonhoso para quem se diz casto e se propõe a defender os interesses dos associados e da Cassi.

Veja a foto do prédio onde instalou sua clinica, a Fisio & Tao.


Ficam as perguntas: por que Humberto quer ser diretor da Cassi? Como será seu relacionamento com o mercado de saúde? Quais interesses ele vai defender?

O candidato deve algumas respostas aos funcionários a que se propõe a representar.

Os associados querem um diretor para administrar a Cassi e encontrar soluções capazes de manter nossa Caixa sustentável e não alguém com essas credenciais.







José Luiz Laura JANSEN de Mello
Coordenador Geral da Associação Nacional dos Usuários da Cassi

luiz fernando disse...

Medeiros, ótimo texto, como sempre. Sobre o que foi aprovado pelo Senado sobre os fundos de pensão, acho que tambem teria que valer para os dirigentes dos patrocinadores, que detem o voto de minerva , no nosso caso, principalmente. Mas já é um passo interessante.

WILSON LUIZ disse...

AQUILO ROXO

A profissão de jornalista é uma das que mais sofrem influência dos poderosos de plantão, há sempre receio de retaliações.

Quero aqui dar meus parabéns a José Nêumanne Pinto, um verdadeiro Jornalista. No programa Roda Viva, da Bandeirantes, ele teve a coragem de confrontar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, e suas ideias matusalêmicas, como achar que empresário ladrão não deveria ser preso, mas responder processo em liberdade. Ele também é contrário à prisão imediata de condenado em segunda instância, é fã incondicional do famigerado “transitado em julgado”.

Acessem o link abaixo e vejam a melhor parte do programa.


https://www.youtube.com/watch?v=wupxLly5CL0

Everton disse...

Caro medeiros, favor esclarecer para nós esse projeto aprovado no senado.
...Pelas novas regras, os integrantes de diretorias executivas de fundos de pensão serão escolhidos em processo seletivo público conduzido por empresas especializadas. Outra novidade é a inclusão, nos conselhos deliberativo e fiscal, de conselheiros independentes, em proporção paritária com representantes dos assistidos e patrocinadores. Esses conselheiros independentes também serão recrutados em processo seletivo público por empresa especializada.
Significa que teremos pessoas que não são funcionário ou associados que não tem nada haver com o Fundo de Pensão? Mais diretores para receber bonus, plr? e o pior, vindo de fora?

Anônimo disse...

O colega Wilson Luiz (9 de abril de 2016 20:28) colocou muito bem seu comentário, ao citar o enquadramento direto, face a face, que o jornalista José Nêumanne Pinto fez do Ministro Marco Aurélio, sendo que o magistrado ficou com cara de que não acreditava no que estava ouvindo. Fora Marco Aurélio. Vá para Alagoas junto com seu primo.

joao trindade disse...

Bom dia, dr. Medeiros

Para saber quem está do lado do povo ou contra êle seria interessante publicar o site www.mapa.vemprarua.net onde figuram deputados e senadores indecisos e contrários ao impeachment da presidente Dilma