CONTROLES INTERNOS

domingo, 26 de novembro de 2017

Quinta feira, 23, participei no Rio de seminário patrocinado conjuntamente pela PETROS e PREVI sobre controles internos em fundos de pensão.


Fiquei chocado quando o atual presidente da PETROS falou que lá não existiam controles internos para as operações, nem sequer auditoria interna.  Toda a fiscalização ficava a cargo de um. sobrecarregado conselho fiscal, cujas  recomendações não eram obedecidas nem sequer levadas em consideração. Isso era injustificável no segundo maior fundo de pensão do país. O caminho para as falcatruas estava fácil. Incrível.

O presidente anunciou na mídia que a atual diretoria vai processar e responsabilizar os ex dirigentes pelos prejuízos causados a PETROS por gestão temerária, o que achei uma providência super acertada.  Tomara dê resultado para que o exemplo frutifique.

Não sei até hoje se o Banco do Brasil, como foi anunciado, processou o Pizzolato pelo prejuízo de setenta milhões.  Alguém tem notícia ?  

Controles internos são necessários para inibir irregularidades e desvios. Mas só controles rígidos não bastam. É preciso introduzir o elemento surpresa para evitar fraudes.

Tive uma intervenção no seminário onde contei um caso interessante ocorrido em Uruguaiana. Para policiar um armazém durante a noite, onde eram guardados sacos de arroz, foi contratado um segurança, que deveria assinar o ponto de hora em hora, num relógio fixado na parede.

Um dia o responsável pelo armazém foi avisado que o segurança foi visto a noite entrando na casa da namorada. Foi verificar o ponto e estava normal.  De hora em hora o ponto foi batido. A casa da namorada era longe. Não dava tempo de sair e voltar em uma hora. O segurança negou. Seu amigo se enganou. Era outra pessoa.

Mas o gerente deu uma incerta de noite no armazém e comprovou que lá não estava o segurança. Constatou também que o relógio ponto não estava na parede. E descobriu tudo. O segurança desaparafusava o relógio da parede e levava ele debaixo do braço para a casa da namorada.

Esse exemplo demonstra a necessidade de surpreender, bem como de que é necessário investigar as hipóteses mais improváveis, no caso a retirada do relógio da parede, o que parecia inviável.

PETROS sem controles internos só poderia resultar no que deu. Os participantes estão sendo onerados com o pagamento mensal de um estrondoso déficit. Que vergonha !

6 comentários:

Anônimo disse...

Que vergonha a Petros.

Anônimo disse...

O doutor tem história. Sabe das coisas.

Anônimo disse...

A RESPOSTA

O registro feito demonstra uma incompetência faraônica ou a pretensão de ser mais realista que o rei.
Senão vejamos: Quando corpo técnico de alto gabarito percebeu que estava emprestando sem a cobertura devida? Ontem? 2015?
Essa medida é corretiva? De quanto foi o prejuízo experimentado? Desde quando?
Em tese, "diante de um cenário desafiador" não seria de bom alvitre diminuir as despesas administrativas?
CONCLUSÃO: O gigante tentou disfarçar, mas acusou o golpe. HEI PSIU !!!! PRESTEM BEM ATENÇÃO - além disso nos mostrou seu calcanhar de Aquiles. O caminho são os abaixo assinados reunindo o maior número de pessoas. Alguém lembra de uma resposta com tantas laudas?
A nossa falta de condições financeiras para uma mobilização na porta do palácio, pode ser substituída pela mobilização virtual via blog do primeiro conselheiro a renunciar, como nunca antes visto na história desse país.
Valorizaram demais. Sinal que ...

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, a situação do FQM é alarmante . Tem somente 150 milhões no fundo para garantirá carteira toda de 5 bi , e dentro tem uma carteira de 317 milhões referente a empréstimos com pessoas de mais de 80 anos . Deve. riamos exigir que a Previ esclareça isso. Deu no blog do Zanella

Responder

Anônimo disse...

Pelo que sei o Pizzolatto foi solto, está em prisão domiciliar, não devolveu nada ao BB e tem três imóveis na Europa.

Anônimo disse...

País da impunidade. Será que a ação da Petros vai ter efeito ?