QUE VERGONHA ! ROMBO NA CASSI ?

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Nos domingos circula na TV em horário mega nobre uma propaganda partidária que fala na venda de empresas estatais e até da Casa da Moeda. Que vergonha ! - exclama o apresentador nessa altura.


A última notícia sobre a privatização do Banco do Brasil dá conta de que o Banco seria vendido para fundos de pensão estrangeiros que investem ou querem investir no país. Que vergonha ! O BB fechou mais setenta agências no Nordeste, deixando clientes desesperados. Sinal de privatização iminente ?  Que vergonha !

Existe uma clara diferença entre privatização, para desafogar a máquina pública, e desnacionalização, entrega do que é nosso, nossas riquezas, para os estrangeiros, como ocorre, por exemplo, com a Petrobras, que mantém refinarias ociosas e deixa a Schell importar óleo.  Mas que vergonha !

Estamos, sim, numa encruzilhada.  Numa arapuca bem complicada de escapar. E temos que estar atentos para o que está acontecendo aqui e no mundo.

As conferências de saúde da Cassi no Rio e em São Paulo tiveram bom comparecimento e trouxeram importantes revelações, aliás constatações daquilo que já se esperava. Mesmo com o acréscimo mensal de quarenta milhões, as receitas da Cassi não cobrem os custos médicos e hospitalares.

Aguarda se para este mês as conclusões e sugestões da consultoria contratada para emitir parecer sobre a CASSI.

Na situação em que se encontra a Cassi está exposta perante a ANS.  Eu não acredito em intervenção, coisa que alguns alarmistas ou terroristas falam nas redes, porque a Cassi tem um plano de contingência e recuperação .

Eu considero a Cassi vital.  Eu não utilizo a Cassi para pequenas despesas médicas e farmacêuticas. É a minha forma de aumentar a minha contribuição. Mas desde o ano passado estou usando a Cassi, para mim e minha esposa, em cirurgias e procedimentos exigidos pela idade avançada e comecei a gastar o capital que acumulei lá durante cinquenta e mais anos. Sem a Cassi eu ficaria muito mal, assim como vários colegas aposentados e pensionistas submetidos a exames e tratamentos muito caros.

Os que assistiram às conferências, a do Rio bem relatada no blog do Adaí, referem que a situação difícil é perfeitamente descrita, mas as soluções para resolver os problemas ficam no ar.

Estou preocupado, como disse, e estou elaborando um protesto judicial para me defender caso se enverede por novos rumos para a Cassi que colida com nossos direitos e conquistas. Quero dormir sossegado.

32 comentários:

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Fala-se em rombo de quase duzentos milhões ? É verdade ?

Anônimo disse...

Rombo mesmo depois da injeção de quarenta mi ? Então houve cálculo errado.

Anônimo disse...

Cuidem da Cassi. precisamos dela.

Oscar

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros;
Este seu grito de preocupação soma-se, com oportunidade, ao excelente trabalho que o atento ADAI ROSEMBAK fez, ao relatar e comentar, recente reunião no Rio, com exposições realistas sobre o estado da CASSI.
Como está lá registrado, somos uma comunidade de mais de 700.000 pessoas que precisa da assistência médica que a CASSI custeia, claramente fundada em relações jurídico-trabalhistas celebradas entre empregador e empregados(ativos e aposentados).
Reconheço, como você o faz, que desde a assinatura de meu contrato de trabalho com o Banco do Brasil/CASSI, em 8/1/1952, há 65 anos, muita coisa mudou, na nossa comunidade, no Brasil e no Mundo. Temos que rever circunstâncias, mas sem desrespeitar contratos e compromissos pétreos.
A Medicina, pedra angular de uma entidade como a CASSI, é hoje mais complexa e mais cara, pela introdução de novas técnicas e abordagens administrativas. Não menos importante tem sido a mudança do perfil etário, notadamente na nossa longeva comunidade, beneficiada pelo próprio tripé BB-Previ-CASSI. Todavia, isso não é motivo para nos transformarem em “pós-laborais”, e quererem nos “matar”. Da mesma forma que você recorda – e milhares de colegas, também – eu, com família pouco carente de cuidados médicos, contribuí, durante dezenas de anos, sem pedir grandes benefícios. Agora, o casal restante, precisa da solidariedade da CASSI, se não morre. Literalmente.
Com esse comentário, quero associar-me, tempestivamente, ao MOMENTO CRÍTICO POR QUE PASSAMOS, NO ÁMBITO DO BLOCO BB-CASSI-ASSOCIADOS, pedindo sensatez, equilíbrio e realismo, no equacionamento e solução do problema, sem utopias e sem abordagens demagógicas. Abraço. Aristophanes.


Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Seria mega burrice vender uma empresa que dá lucros, a maior receita que o governo recebe pelos dividendos pontuais. Concordo que o governo deve se desfazer de certas estatais improdutivas, arcaicas, cabide de emprego de apaninguados políticos, cronicamente deficitárias, mas o Banco do Brasil nunca foi nada disso, pelo contrário, sempre foi lucrativo, eficiente, modelo de gestão, se está fechando agências, pode ir atrás que eram no mínimo agências apadrinhadas, proximidade concorrente com similares, enfim, no mundo capitalista só fica quem caminha com as próprias pernas.

Anônimo disse...

Caro Doutor,

Depois de escutar os noticiários do dia, me perguntei: Onde não há VERGONHA/DESPAUTÉRIO nas entidades, instituições, NOS MAIS VARIADOS SERVIÇOS, em nosso Brasil?
Cansado e com vontade de uma REVOLUÇÃO prá já!

Anônimo disse...

Quando entrar com teu protesto judicial me avisa que eu também quero entrar.

Adherbal

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Vai custar caro o protesto ?

Medeiros disse...

Não. O protesto é barato. Ainda não sei quanto. Mas fica em torno de trezentos reais por pessoa.

Anônimo disse...

O que pretende o protesto?

Medeiros disse...

Ressalvar nossos direitos na Cassi. Não querem mexer no nosso queijo. Querem nos tirar o queijo .

Anônimo disse...

Não podemos ficar sem a CASSI. Precisamos dela. SOmos idosos e doentes.

Jair Mário Bork disse...

Esse protesto judicial que o colega Medeiros está elaborando é pessoal, ou será um grupo de pessoas? Se for um grupo, como fazemos para participar?

Anônimo disse...

Quem vai querer comprar estatais improdutivas , cabides de empregos e
arcaicas ?
Acho que ninguem.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Caro Mestre: será que com o APORTE do 13o SALÁRIO, a CASSI não deu uma ALIVIADA na SITUAÇÃO FINANCEIRA? Dada a SITUAÇÃO GERAL, a PREVI bem que poderia criar um ES - CASSI. para momentos de COMPROVADA ENFERMIDADE, combinada com PREMENTE falta de dinheiro.

Medeiros disse...

Jair,

Estou fazendo o protesto paramilitares. Não é uma ação coletiva. É individual, mas aceito adesões. Aqui na AFABB Rs, como anteriormente, já tenho dezenas de colegas que vão aderir.

Rosa disse...

Pessoas de outros estados podem aderir a essa ação. Como fazer? Tem que ser associado da AFABB RS?

WILSON LUIZ disse...

EMPRESAS ESTATAIS

Caros anônimos 20.11., 21:21 hs. E 21.11., 16:23 hs.

As empresas estatais, no Brasil, não têm salvação, são praticamente todas aparelhadas por apadrinhados do governo de plantão, seja ele de qual partido for.

A privatização delas é um alto negócio para as finanças públicas, as que não tiverem interessados deveriam ser fechadas. A privatização da Vale é exemplar. Quando era pública, para qualquer investimento o governo tinha de aportar recursos vultosos, e a distribuição de dividendos era irrisória. Hoje, o governo não gasta nada com ela e recebe bilhões de impostos e royalties.

WILSON LUIZ disse...

INVEPAR

Vamos cruzar os dedos, apareceu um interessado em adquirir a participação da PREVI na Invepar. Trata-se de um multi-bilionário fundo árabe, que anda investindo pesado no ramo zoológico, adquirindo “micos”; já investiu mais de 1 bilhão de dólares nas empresas XXX de Eike Batista.

Se a oferta for boa, para vender a Invepar a PREVI poderia dar como brinde a Costa do Sauípe, que só dá prejuízo.

Anônimo disse...

Não seria uma boa oportunidade para a PREVI? Alô BBDTVM, digo, gestores da PREVI!!!!!!!!!
http://veja.abril.com.br/economia/ipo-da-br-distribuidora-pode-render-ate-r-75-bi-a-petrobras/

Anônimo disse...

INVEPAR ? É aquela do ÁGIO ?

Medeiros disse...

Pessoas de outros Estados poderão aderir ao protesto.

Anônimo disse...

Prezado Doutor,


Será por intermédio da AFABB-RS que devemos aderir.
Sou associado.

sss disse...

Então você é a favor da privatização do BB?

Anônimo disse...

Ilustre Doutor,

Seu vínculo comportamental com a seita lhe impede de comentar a ação que o Petros entrou contra os dirigentes? Não leve a mal minha indiscreta agulhada na cartilha imposta aos vinculados com o reich. Não lhe é direcionada. Seu vídeo da Novembrada é meu filme predileto, mas tenho que gravá-lo antes que o talibã censure.
Sempre lembrando que perguntar não ofende

Paulo Segundo disse...

Dr Medeiros, a privatização do Banco do Brasil são favas contadas, as fintechs estão acabando com os bancos, veja o caso do Nubank, um cartão sem anuidade, com juros bem mais baixos, e com a facilidade de se resolver tudo pelo app, sem necessidade de uma agência física, ou mesmo de um telefonema, vc conversa tudo pelo chat do próprio app e é imediatamente atendido.Outra coisa, cada vez é menor a necessidade de caixas convencionais, mais as pessoas pagam suas contas pelo celular ou computador, os empréstimos online com taxas baixas como a LENDICO e JUSTonline que oscilam entre 2% am e 4% am, não consignados e sem garantia, são comuns...Eu mesmo fiz um de 10.000 reais pela Jus com taxa de 2,8% a.m de 24x

anonimo disse...

Doutor Medeiros bom dia , o Sr já entrou com o protesto ?

Anônimo disse...

Prezado Doutor Medeiros,

Apesar dos pesares - CASSI em déficit -, solicito sua gentileza - através de seu relacionamento -, acelerar o processo de credenciamento de uma Clínica Especializada em Olhos, aqui na minha cidade (MURIAÉ - MG ). Trata-se de H.E.O.. Precisamos com urgência. Clínica com especialistas de primeira linha, tecnologia e equipamentos de ponta. Todos médicos com especialidade, não só no Brasil como até no exterior. Já está na mesa para ser deferido convênio.
Obrigado.

Medeiros disse...

Não terminei de minutar o protesto ainda. Aguardo a conclusão do trabalho da consultoria e a decisão do BB. Vouajuizar em merco.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros como esta o processo eleitoral, o sr já tem chapa para recomendar? Dessa vez esperamos que seja como titular no Delib

Anônimo disse...

Sr. Medeiros,
Na qualidade de conselheiro deliberativo eleito, peço informar se a venda da Costa do Sauípe pode ser considerada como boa, e qual teria sido, na sua avaliação, o saldo dessa operação de alienação de um patrimônio do "PB-1".

"COSTA DO SAUIPE" vendida ! disse...

A Cia Termas do Rio Quente, de Goiás adquiriu TODAS as ações ON e PN da "Sauipe SA" na sexta 24/11/2017 ao preço unitário de R$ 3,80 por ação, totalizando R$ 140,5 milhões.

Eram 12,3 milhões de ações ON e 24,6 milhões de ações PNA (100% do Capital).

Inaugurado no ano 2000. O Plano 1 havia investido 340 milhões nas obras sobre um terreno da Odebrecht, de 176 hectares.

A PREVI mantém ação judicial desde 2008 contra a Odebrecht para indenização de R$ 242 milhões por problemas estruturais na construção do projeto datado de 1993.

Fonte:"A TARDE".uol.com.br