EMPRÉSTIMO SIMPLES E OUTRAS DEMANDAS JURIDICAS

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Em continuidade aos meus esforços para esclarecer os encargos exorbitantes do empréstimo simples participei, como enviado pela Anabbprev, de encontro jurídico em Sao Paulo, no qual um dos palestrante foi o consultor juridico da Previ, comigo na foto abaixo, e um dos paineis foi sobre a decisão judicial que proibiu a capitalização de juros mensais para os fundos de pensão. Como podem verificar eu não largo o osso depois que agarro a causa..




Tambem encontrei no congresso com o Ministro João Otavio Noronha, do STJ, ex consultor juridico do BB. que proferiu a palestra magna.




Os estudos continuam e a convicção de que os cãlculos atuais do ES estão excessivos e abusivos cada vez mais se firmam, de maneira que , se a Previ não fizer uma mudança e ensejar melhorias teremos que ajuizar a ação competente de revisão.

Agosto está avançando e por enquanto nada brotou da horta nem saiu coelho da toca. Então quando setembro chegar teremos que tomar as medidas judiciais que se impõem e, nesse sentido já tenho milhares de interessados no porocesso.

Vamos que vamos.

57 comentários:

Tereza Fleury disse...

Dr Medeiros, eu estou dentro desse processo! Por favor, assim que gor aberto, indique-nos o caminho oara participarmos!

Anônimo disse...

Nos ja tivemos outras situacoes de inflacao alta, juros altos e geralmente quando dava acarencia de 6 meses mesmo com suspensao de parcelas poderiamos renovar. Quando da mudança do formato do ES no sistema a coisa desandou.veja ja paguei 19 parcelas no valor aproximado de de 40 mil reais e ainda nao consigo renovar. Alguma coisa está errado.

Anônimo disse...



Dr. Medeiros,

Quando vi que depois de pagar 28 parcelas do "Empréstimo Simples", meu saldo devedor continuava o mesmo, ou melhor, a cada mês ficava maior, decidi contratar o empréstimo do BB para quitar o ES.
Caso o senhor ajuíze ação de revisão eu poderei fazer parte deste processo?


Francisco disse...

Boa tarde colegas.

Eis mais uma vez o nosso admirável Dr. Medeiros propugnando para saciar nossa fome de Justiça.

Ele, velho guerreiro, sábio e justo, não se acomoda e pelo que entendi "dá um boi para não entrar na briga e uma boiada para dela não sair".

Felizes somos por termos esse colega sábio, generoso e não acomodado de nosso lado, sempre procurando fazer o bem.

Paulo César Fernandes disse...

De Parabéns pela atuação, mestre!. Não se se está acontecendo com outros colegas, as minhas margens de consignação vieram zeradas no contra cheque de agosto. No mais, só desesperança no que concerne a algum gesto de ajuda por parte da Previ.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Dr. Medeiros,


Eu sou um dos interessados nesse processo.

No aguardo


Eduardo

Anônimo disse...

Boa tarde ,Dr.Medeiros eu também entro junto com vocês na justiça caso a previ não faça nada, acho eu que eles não vão fazer estão errado e não querem admitir ,são juros abusivo sim ,pedi um amigo para analisar e ele me disse que são juros em cima de juros ,tá terminando agosto e até agora nada todo mundo que pegou o ES Estão no maior sufoco,contas atrasadas ,comendo só o básico do básico ,deixando de comprar os remedios.a impressão que dá é que eles querem que os mais idosos morram é menos para pagar benefício ,por que tanta demora para se tomar medidas para socorrer a quem tanto estar precisando, não justifica que falta de competência deles gestores estão parecendo um bando de amadores estar na hora te todo mundo começar a pressionar a previ ligando 24 horas cobrando ,eu estou fazendo isso ,suspender as parcelas não resolve só piora ,ficar esperando tudo pelo Dr.Medeiros não é justo afinal ele não sabe fazer milagres ,vamos nos unir para ajudar o Dr.Medeiros como disse pressionando a previ ,vejam vcs que o mestre Dr Medeiros sai do conforto do seu lar para nós ajudar vamos a luta ,unidos venceremos.com FÉ EM DEUS

Anônimo disse...

Medeiros, suas notícias sempre nos enchem de esperança. Certamente, quero participar de uma eventual ação judicial. Um grande abraço, Jeanne.

lourival josé do carmo rezende disse...

DrMedeiros, minha margem consignável veio zerada agora em agosto.Sempre depois de 6 meses conseguia renovar.Agora não posso mais.Dos 120 meses, já estou estou com 104 ,por causa da idade
Estou com o sr.na ação contra a Previ.Eles sabem que estão errados e não querem admitir.Deve ser medo de ter que devolver o que cobraram a mais.Minha situação ficou insuportável.Já não tenho dinheiro nem para comprar remédios de uso contínuo.O básico já está quase a zero.E olha que vai para 30 anos que aposentei.Se estou nesta situação difícil
imagino os colegas que ganham miséria.A Previ é insensível aos apelos dos necessitados .Se estou atolado no ES, é para cobrir a defasagem no salário, pois a correção pelo Inpc só agrava cada vez mais
Que saudades do IGPDI

Tereza Fleury disse...

concordo. temos que pressionar de alguma.forma.

Anônimo disse...

Os dias passando e a PREVI no silencio, mas o Dr Medeiros está agindo e breve teremos uma solucao, aguardo com ansiedade essa solução que nos fará sair dessa armadilha financeira criada pela PREVI.
Cada vez mais decepcionado com essa Diretoria da PREVI.

Unknown disse...

Boa noite,

Aqui em casa também entraremos na justiça contra os juros exorbitante da previ.

um abraço

Anônimo disse...

A justiça tem que ser provocada, já que a PREVI não reconhe os direitos dos associados a justiça terá que ser provocada para forçar a PREVI a agir da forma correta nos calculos e a forma é entrar na justiça para ela se pronunciar.

Anônimo disse...

Dr
O SITE da Previ está parado em Destaques (noticias) talvez vem alguma novidade.

ABRACOS

Anônimo disse...


Doutor Medeiros

Não sei o que está ocorrendo. Meus comentários puf
Um nesta postagem e um na anterior. No anterior até entendo o ponto de corte. Citei a Anabb, falando que ela deveria estar do lado dos assistidos. Mas foi isso. Sem ofensas.
Já o desta postagem não entendo onde foi parar. Será?

Paulo Beno disse...

Parabens, Dr. Medeiros ! Sempre atuante e presente nos grandes momentos da PREVI !
Estamos esperançosos e confiantes nas melhorias dos Empréstimos e Financiamentos do nosso Plano 1. Caso seja na Justiça, estaremos juntos.

Miro disse...

ANABB
APOSENTADORIAS MILIONÁRIAS: ANABB TRATA SOBRE O TEMA NO MINISTÉRIO DA ECONOMIA
Matéria de 17.08.22
Estou velho e com a capacidade cognitiva prejudicada, mas, pela matéria acima, parece que nada mudou para os sem sem teto, inobstante a TAC, PREVIC, etc. Tudo como dantes na terra do....

Anônimo disse...


Colegas,

Calma pessoal. Esse problema do ES vai ser resolvido. A Previ deve estar fazendo consultas, pesquisas, questionamentos e talvez recebendo orientações a respeito de como será processado para que se cumpra essa determinação da justiça observando os entendimentos legais. Como será feito, qual o tempo abrangente? Apenas espero que a Previ faça a coisa certa.

Anônimo disse...

A Lei 14.431 de 03.08.2022 aumentou o limite da margem consignável das entidades de previdência complementar .

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros e demais colegas!
Pela parte que me toca sou muito grata ao empenho e dedicação do Dr Medeiros. Atuante, destemido e interessado em ajudar a todos. Muito obrigada Dr Medeiros!
No entanto, tudo que se refere ao judiciário em nosso país, enfrenta a morosidade característica. Se precisamos de uma solução para ontem, continuaremos esperando, não da Previ, mas do judiciário, lento e desinteressado. Talvez pressionar a Previ e outros orgãos controladores da mesma nos traga uma solução mais rápida.
Se não temos MC e se as parcelas foram reajustadas - o que nos impede a renovação - talvez a solução mais rápida seja a suspensão das parcelas, o que, de qualquer forma, seria somente a partir de setembro.

Anônimo disse...

Que Deus tire os corações de pedra dos diretores da Previ e lhes dê corações de carne.🙏

Anônimo disse...

26Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.
Ezequiel 36:26

Anônimo disse...

Muita gente ainda não entendeu que não é questão da margem consignavel é a questao do saldo devedor explodir e não diminuir da forma como os juros são cobrados.
Mas tenho fé em DEUS QUE ISSO VAI SER RESOLVIDO.

Anônimo disse...

Pensando aqui que a justiça tarde mas chega, o nome do EMPRESTIMOS SIMPLES já carrega nele mesmo a palavra SIMPLES, o que estamos pleiteando é JUROS SIMPLES ao inves dos JUROS COMPOSTOS.
Quando foi criado deveria ser assim mesmo, com o passar dos anos algum genio ambicioso criou/transformou o que era SIMPLES EM COMPOSTO e criou essa Rio da AMARGURA.

Cadé disse...

Agradeço a Deus por tudo, inclusive pela saúde e vida longa do dr. Medeiros. Percebi que há dois dias, salvo engano, o site de noticias da PREVI está inoperante (ou seja, não consegui ver as noticias divulgadas pela diretoria). Eu acredito em Deus, e vou continuar rezando para que a diretoria da PREVI nos conceda algo de bom. Considerando os últimos ipca, caso a diretoria, queira nos ajudar o cenário é adequado. Não resolve, mas a suspensão das parcelas, prazo igual para todos e o retorno das renovações após os 6 meses. Seria uma medida que amenizaria a situação de muitos, enquanto as medidas efetivas de ajustamento dos impasses se realizam. Acredito no bom senso e na ajuda de Deus. Fiquemos todos com Deus.
CAdé

ganem disse...

Mestre Dr.Medeiros, estou dentro, só na justiça teremos sucesso

Anônimo disse...

Dr. Medeiros - Obrigado por sempre continuar na luta incansável por melhorias no ES, ainda mais nesse momento crítico de INPC alto paralelo com a não correção da tabela do IRPF.
Enquanto temos fé a luta continua.
Abr
Carlos

Betania disse...

Gente ate quando a previ vai ficar em silêncio com o ES!! Tem aposentados e pensionistas passando necessidade porque o Dinheiro só da pra pagar as dívidas, e fica sem dinheiro para am alimentos que estar carissimo . Tem gente vivendo de cesta básica.
E não podemos tirar o auxilio do governo .

Miro disse...

Fonte: MONEYTIME

Piso de enfermagem aumentará planos de saúde em 12% e atendimento domiciliar prejudicado
Óbvio! Os políticos ficam bonitos na foto, e nós pagamos a conta.

Anônimo disse...

Gente,
Ignorando decisão da Justiça, os diretores da Previ continuam fazendo cobranças ilegais sobre os empréstimos consignados dos aposentados. O saldo devedor do ES dos coitados não pára de crescer. Todo mês ele aumenta assustadoramente. Isso é crime! É caso de polícia! Até quando?

Obrigado

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Estou de saco cheio com a PREVI. Não aguento mais as postagens de Educação Financeira. Se hoje estou em situação de penúria,é devido ao baixo salário que recebo. Quando aposentei recebia a atualização pelo IGPDI e aí alterarm tudo dizendo que a PREVI iria quebrar se mantivesse esse índice.Este fundo de pensão está cada vez mais rico com o dinheiro dos assistidos e nem ajuda os pobres coitados. Esses Diretores já ganham bem, fora o bonus anual. Eles por acaso necessistam de Educação Financeira?Se eu ganhasse essa grana toda que eles recebem, nem empréstimo simples eu teria. Todo o empréstimo que fiz na PREVI foi para cobrir a defasagem no meu salário. Uns 7 meses atrás quando os aposentados já passavam por sufoco por falta de grana, eu consegui fazer um empréstimo de l7.000,00, mas não foi para coisas supérfluas não, mas sim para incorporar o ES ao meu salário que fui gastando mês a mês até atingir o total que recebi. Hoje estou em situação difícil, ainda mais que de 120 meses já estou com l02, com isso as prestações só aumentam. Ponho-me no lugar dos colegas que antes de eu pegar esse empréstimo, já passavam por sufoco para adquirir o ES, o que não foi possível por falta de margem. Hoje já estou na mesma situação.Se está difícil para mim, imagino para os colegas que não conseguiram nada 8 meses atrás. A PREVI aumentou o ES mais 20 mil, e não consegui fazer por falta de margem também. Tomo medicamentos de uso contínuo gastando uma faixa de 700 reais mês e não tenho mais condições de comprar os mesmos. Parece que tenho que esperar a morte chegar e é isso que a PREVI quer para economizar mais para sobrar ao final do Plano 1, tudo para o BB. Aposto que o BB é conivente com esta situação.Ao mer ver, tinha que privatizar o BB, pois pior do que já está não vai ficar.Esses Diretores tinham que ser demitidos do cargo pois são insensíveis, não tem amor ao próximo, não sabem o que os aposentados estão passando. Sempre que tem eleição vence a chapa do BB, porque os aposentados estão acomodados e deixam que os funcis. da ativa decidam tudo.Eu votei no Bolsonaro e já me arrependi.Foi na gestão dele que as coisas pioraram para mim.O Lula pode ser ladrão, mas pelo menos ajuda a classe pobre. Já estou com 79 anos, fiquei sem votar por 3 eleições consecutivas, mas desta vez faço questão de votar contra o Bolsonaro, pois se ele ficar mais 4 anos, estaremos perdidos.Estou com o senhor caso entre com ação contra a PREVI. Eu acho que eles estão errados e não querem reconhecer o erro. Que Deus nos ajude.

Anônimo disse...

Meus irmãos, e caro Dr Medeiros ' Que Deus o abençoe
Alguma notícia sobre o novo empréstimo da Previ noticiado pelo diretor de seguridade??

Anônimo disse...

Em tempo: mas, para que desse tempo de repercutir na folha de setembro , essa medida precisaria ser implementada até o final do mês em curso
É possível, creio
Apelo, Em nome de Deus' para que a Previ faça algo no tocante ao ES

ALDORIPES FERREIRA disse...

Mais um dia, UM SILENCIO TENEBROSO, as pessoas não são maquinas, precisamos de algo concreto para sonhar. Trabalhamos com afinco, a maior parte do tempo enfrentando adiversidades nesse rincão do Brasil. Agora no fim da trilha, quando esperamos respeito e dignidade a nossa diretoria finge que não vé a agonia dos pobres. Parece um paradoxo se colocar um vidêo para ensinar finanças às crianças, quando precisamos de notícias sobre o emprestimo simples que tem afligido boa parte dos aposentado e pensionista. Felismente prevalece no Brasil a máxima, quem precisa que se vire, tão diferente do que o pessoal do BB dos anos 60/70 onde a fraternidade e a igualdade levava-nos a estender as mãos para os que mais precisavam. Nada que falamos vai mudar, mas não dá para ficar calado frente a dificuldades de muitos.

Anônimo disse...

Bolsa e vale subindo, inflação em queda, vamos Previ agora é o momento de melhorias no empréstimo simples.

Anônimo disse...

Querido Dr Medeiros , dê-nos alguma boa nova
Uma msg sua sempre aumenta as esperanças em torno da Previ
Sobre o novo ES com margem Consig de 35 ou 40 por cento ou pelo menos a suspensão das prestações dia proximos 3 meses
Estamos chegando no final do ano
A Previ poderia amenizar essa aflição de seus assistidos
Ela já adotou essa medida antes

Anônimo disse...

DR
GOROU?

ABRACOS

Anônimo disse...

Dr Medeiros, Por favor
Dê o ar de sua graça
Mesmo que não tenha novidades

Anônimo disse...

É tenebrosa e causa calafrio essa demora da PREVI para anunciar a resolutiva das ações que vai tomar sobre as exigências do STJ.E O ES.

Anônimo disse...

MESTRE MEDEIROS .POR FAVOR FALE COM O MAQUINISTA DESSE TREM. PRA COLOCAR MAIS LENHA PRA ANDAR MAIS RÁPIDO.POIS NÃO SUPORTAMOS MAIS TANTA DEMORA NA SOLUÇÃO DA CARTA DO STJ QUE FOI ENVIADA A PREVI.

Anônimo disse...

Puxa, o que aconteceu com o blog?
Dr Medeiros sumiu
Nenhum registro
Nenhuma notícia
Que pena
Tantas pessoas que a aguardam

Anônimo disse...

Alô colega Gilberto, alguma informação precisa sobre nosso ES.? Tudo parado?

Anônimo disse...

Meus irmãos, e caro Dr Medeiros, Por que o blog está silenciado desde 19 de agosto?
Caríssimo Dr Medeiros , dê-nos alguma notícia
Desde já agradecemos

Anônimo disse...

Medo? preocupação? Ansiedade? De Que? Sentimentos como esses estão "CANCELADOS" em nome de Jesus
Qualquer que seja a provação, ela já foi vencida pelo poder do Sangue de Cristo
Só penso em bem aventurança, certeza da Vitória, saúde e prosperidade plenos porque estou protegido pelo poder do Deus Altissimo
E8o que tb desejo a todos
Nada de ansiedade, o Senhor está no barco conosco, Meus irmãos
Processem essa fé
Isso é real
Simples assim

Paulo César Fernandes disse...

Mestre, eu estava estranhando a inatividade no Blog, mas um comentário postado no Blog da Rosalina me fez desconfiar de que pressões poderiam estar sendo feitas. Que coisa não? Lamentável.

Anônimo disse...

AlÔ Senhores diretores da Previ!!!
Continuamos aflitos! Liberem alguma coisa!!! Um empréstimo qualquer em caráter emergencial, nem que seja com juros altos ou ilegais, mas liberem! Nós, aposentados prejudicados pela suspensão do ES, precisamos pagar nossas contas. Façam alguma coisa! Repito: Liberem algum crédito nem que seja com agiotagem!

Obrigado, doutor Medeiros

preocupado disse...

Boa noite Dr Medeiros, gostaria de saber o que está havendo com o blog , pois desde o último dia 19/08/2022 não existem mais notícias no seu blog maravilhoso que luta pelos interesses dos aposentados e pensionistas da PREVI.

Medeiros disse...

Desculpem , eu sumi uma semana porque estou viajando , estou em Portugal tratando do processo de cidadania que está parado. Volto em breve, Encarreguei uma pessoa de alimentar o blog,, mas ela contraiu COVID.

Anônimo disse...

Resultado da junho negativo em 3,30 por cento, apesar dos encargos do empréstimo simples.

Anônimo disse...

Emérito Doutor MEDEIROS:

Outra ausência dessas e o Senhor “me mata do coração”!

Anônimo disse...

Votar neste ou naquele,

Cada um escolhe entre duas ou três, ou mais opções e traça seu destino "em particular", mas por favor, pense um pouco antes de...
Deixa pra lá, alie-se e seja conivente...
Até outubro...

Anônimo disse...

Desejo que sua viagem seja coroada de sucesso, pois o Dr. merece isto e muito mais.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, Cadê vc ?

Anônimo disse...

Traga-nos uma boa notícia, Dr Medeiros

Anônimo disse...

Gente, a Gerência de Atendimento da Previ já confirmou em resposta a consulta de um colega aposentado sobre a implantação do ES com prestações fixas
Dr Medeiros , dê uma força pra gente

Anônimo disse...

Suspensão das parcelas do ES seria uma opção que atenderia a todos
Com a deflação, seria um alívio pra muitos dos aposentados e pensionistas
Espero que a Previ adote essa opção como fizera no ano passado
Estamos chegando no final do ano
Natal

Milton Bassani disse...

Cadê o Dr. Medeiros? Socorro!