FRENTE FRIA CHEGANDO

sábado, 24 de agosto de 2024

Obrigado pelo apoio a minha candidatura na eleição para a Anabb.  Sei que é difícil pois já existe um esquema de perpetuar os atuais dirigentes.  Mas é preciso tentar para ficar de consciência tranquila. Navegar é preciso. Estamos em risco absoluto. Temos que chegar lá e lutar pelos nossos direitos e interesses. Minha experiência e meus conhecimentos jurídicos podem ser úteis. Não posso me omitir mesmo com minhas limitações pela idade.


Uma frente fria está no horizonte e traz nuvens negras. O governo quer meter a mão de novo nos recursos dos fundos de pensão  estatais para usar no PAC.  Não basta a péssima experiência anterior que afundou o Postalis, a Petros e a Funcef, cujos participantes pagam mensalmente pesadas contribuições para equalizar os prejuízos.

O próprio presidente e ministro da fazenda se reuniram esta semana com os presidentes dos fundos para combinar as operações nos projetos de infra estrutura do governo.  Perigo à vista. A Previc está conivente e algumas entidades do funcionalismo também. 

Na reunião de Camboriú o diretor Wagner da Previ foi muito evasivo.  Tendo sido anteriormente provocado, perdeu muito tempo esclarecendo que os casamentos e união estável entre aposentados idosos e mulheres jovens não preocupam financeiramente o fundo pois são menos de mil casos e representam um percentual de apenas 0,1 por cento do total de benefícios.  Também acho que não preocupam e que  devemos tratar de outras matérias mais relevantes.

Outra coisa que traz ameaças ao nosso bolso é a Cassi. Prejuízos mensais vão comer nosso capital acumulado e a previsão é de que em abril do próximo ano, logo ali, o stoque terá zerado e será cobrada uma contribuição extra.

Houve um alívio nesta semana com o ingresso de cerca de 400 milhões decorrentes de contribuições relativas aos ganhos de ações trabalhistas, finalmente reconhecidos pelo BB depois de muita pressão de todas as entidades, inclusive a Afabb RS.  Com isso acho que o sufoco passará para o final do ano de 2025. Mas acho, somente acho.  Precisa maior transparência na Cassi.

Bem, por hoje é só.  Vamos enfrentar o mau tempo. Aqui em Porto Alegre a frente trouxe frio e risco de neve na serra. Neste momento está cinco graus. Arre.

CENÁRIO FINANCEIRO MELHORA COM IBOVESPA EM ALTA

domingo, 18 de agosto de 2024

Ocorreu um fenômeno.  O Ibovespa estava em baixa, com 124.000 pontos.  Pessimismo no mercado com alta da inflação no Brasil e ameaça de recessão mundial.


Além disso as guerras da Rússia com a Ucrânia e de Israel com a Palestina e o Irã recrudesceram, com bombardeios cruentos na Faixa de Gaza e morte de líder muçulmano. 

De repente, há cerca de apenas duas semanas, o mercado começou a reagir, com o ingresso de capital estrangeiro, estimulado pela alta do dólar. E a bolsa voltou a subir e na sexta dia 16 de agosto bateu o recorde com 134.000 pontos.  Subiu 10.000 pontos em duas semanas.

Somente a Vale continua amargando desvalorização em suas ações baixando do patamar de 60,00 para 56,00.  Isso afeta um pouco a Previ, que possui ainda uma forte posição.

O plano 1 está equilibrado, apesar do déficit de dez bi no ano 2024 o superávit acumulado tem cerca de três bi.  

A Cassi é que preocupa com prejuízos mensais contínuos, que vão corroendo o capital.  Breve teremos que solucionar esse problema.

Fiz um pedido a Cassi de cobrir a despesa com a vacina contra herpes zoster, são duas doses com intervalo de sessenta dias, cada dose custa 780,00.  A Cassi me respondeu pedindo queimei médico justifique o pedido da vacina. Qual o motivo da requisição?  Ora, precisa justificar ? Sou idoso, tenho imunidade reduzida, a herpes castiga os idosos com fortes dores e incômodos.  Meu Deus, precisa mesmo justificar ou então é onda para restringir. Não gostei. Parece brincadeira. Mais caro fica para a Cassi se eu contrair herpes.

No próximo post conto sobre o Encontro sulbrasileiro das Afabbs.  Tem fofocas. Até.

ELEIÇÕES PARA A ANABB

domingo, 4 de agosto de 2024

Seguidamente aqui no blog surgem reclamações contra a Anabb principalmente a respeito da demora na liquidação da acao do imposto de renda ou por omissão na tomada de providências contra a gestão da Previ é da Cassi.


Diversos colegas se manifestam por pedir  demissão da Anabb como forma de protesto. E outros alegam que essa não é uma atitude correta, que deviam era lutar pelos seus direitos e interesses nas eleições, elegendo candidatos afinados com o que entendem justo e necessário.

Pois as eleições da Anabb estão chegando. Breve deve sair o edital. Elas acontecerão de setembro a novembro.

Tenho recebido pedidos para me candidatar ao conselho deliberativo de novo. Há vários anos atrás já fui conselheiro, numa época boa para a Anabb., onde ela cresceu e desenvolveu  várias iniciativas oportunas.

Tenho dito que gostaria de dependurar as chuteiras, que já estou idoso, que o melhor seria dar lugar para mais jovens.  Mas os colegas não aceitam minhas desculpas e alegam que ainda sou útil, que mantenho vivo esse blog, que tenho experiência e vivência na área e que possuo saúde nvejavel.

Um grupo poderoso de entidades me convidou para concorrer e em princípio resolvi aceitar.  Vou fazer parte de uma nominata de colegas que desejam a Anabb mais ágil, mais próxima dos associados e mais guerreira em defesa de nossos interesses junto ao BB, Previ e Cassi.

Gostaria de saber o que pensam a respeito e se posso contar com o apoio de vocês.

Obrigado