APÓS CONVERSAR COM O LAHORGUE

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Conforme havia dito na última postagem, o Claudio Lahorgue, presidente da AFABB - RS, acabara de chegar na associação e eu me dirigi ao seu gabinete para conversar pessoalmente com ele sobre a reunião do superavit, da qual participara em Brasilia.

E´ preciso que compreendam que não sou o porta voz do Lahorgue sobre a reunião. Ele certamente, como fez da outra vez, deve fazer uma nota pessoal no site da AFABB - RS dando sua versão, se puder, pois semana que vem estará indo a JOINVILLE - SC para participar de encontro regional das AABBs.

Vou relatar as conclusões que extraí da conversa mantida com ele. Acho que o Lahorgue veio otimista a respeito de um desenlace das negociações, pois tem a impressão que o BB pode ceder em algumas das reivindicações feitas na reunião, superando-se os principais impasses. Nesse sentido, algumas melhorias poderão acontecer na proposta do BB, uma delas talvez com relação aos 30/30 anos, que, a princípio, parecia estar o BB intransigente contra.

O Lahorgue voltou a defender a retroatividade. Foi observado que se a base da distribuição for a data de 31.12.2009, do último balanço, seria uma tese defensável, mas se fôr uma data atual ficaria difícil.  Neste último caso a PREVI levantaria um balanço especial.  Mas esse tópico da retroatividade ficou pendente de discussão, por enquanto.

Sobre o 14° não foi falado. Mas em um primeiro encontro oficial, acho - ACHO - isso normal porque poderá ficar como um ítem de reserva.  De parte do BB lógico que não botaria o 14° em discussão imediata. Primeiro o BB está sondando qual o nível de resistência.

Sobre as PENSIONISTAS, claro que elas estão incluidas nos 20% de reajuste mensal dos benefícios. Os 20% são sobre o benefício. Eu entendo que é INSS mais PREVI. Existe uma confusão que tem que ser clareada a respeito do pessoal que recebe complemento e do que recebe suplemento. O benefício especial de renda certa no momento também não foi contemplado. Nos comentários da postagem anterior falei alguma coisa a respeito das incorporações.

A questão do piso é polêmica, tem a favor e contra. Eu, por exemplo, sou a favor. Acho que se não vier - acho - dessa forma, acontecerá uma compensação para os menores benefícios de outra forma.  Os problemas jurídicos de isonomia poem ser contornados, se houver vontade política para tanto.

E por hoje é só.  Estou cansado, não foi um dia fácil para mim, muito trabalho.Prefiro analisar com calma e disposição as notas distribuidas. Isa Musa largou há pouco uma nota menos otimista, apesar de reconhecer que houve avanço. Procurem ler. Tive muito trabalho forense, sou advogado militante, com centenas de ações.Semana que vem, como anunciei, estarei fora, pois vou participar do Congresso dos Fundos de Pensão.

Além disso, sexta feira à noite é sagrada porque dedicada aos meus netos.

Estou aqui fazendo esses comentários e dando essas informações porque vocês realmente merecem, se tornaram credor de qualquer sacrifício pessoal de minha parte, de qualquer privação, porque cumpriram a meta das duas mil visitas, no momento são 2.154 visualizações, um marco excepcional., uma força para o blog, que será agora mais respeitado ainda pelos poderosos dirigentes da Previ e do BB. Além disso os comentários no blog foram todos válidos, sem ironias, nem pressões.  Meus parabéns e meus sinceros agradecimentos.

Por causa disso vamos continuar a luta e obter novas conquistas.  Partimos de quase zero e já estamos com uma proposta nos moldes da VALIA.  Vamos em frente, acredito que a negociação vai avançar ainda mais e será encerrada em breve, talvez quem sabe na semana que se inicia no dia 22 e termina no dia 26 deste mes de novembro, quando deverá haver reunião do conselho deliberativo da PREVI. Oxalá !

DELENDA CARTHAGO ! SUPERAVIT JÁ

9 comentários:

Anônimo disse...

PREZADO DR MEDEIROS,

E O DINHEIRO DOS PEDEVISTAS?

“É que, neste momento, estou muito preocupado com os nossos colegas que não tiveram a chance de se aposentar e foram empurrados para fora do Banco, sem direito a uma boa parte das reservas matemáticas da Previ. A maioria dos pedevistas está passando dificuldades e assistindo de longe o debate sobre o espetacular superávit da nossa Caixa de Previdência, com a certeza de que uma parte dele lhe pertence”. Valmir Camilo.

Prezados Colegas,

O Valmir Camilo reconheceu publicamente o direito quanto à reserva matemática dos funcionários demitidos do Banco do Brasil nos PDVs de 1995/1997. Muita gente foi lesada e a Previ ficou com todo o dinheiro fingindo que ainda não sabe de nada. O Valmir Camilo foi o único que saiu em defesa dos colegas injustiçados.

Parabéns Valmir, que Deus te abençoe!

Júlio Barros
PDV-1995

http://www.youtube.com/watch?v=xTIutYzmujE

Anônimo disse...

SEnhor Medeiros...

Boa noite. O que seria a relação 30/30 que o senhor menciona?
Obrigado

antonio carlos ferreira macedo disse...

Sr Medeiros, a VALE se apropriou de alguns bilhoes da VALIA tambem baseando-se naquela resolução ou é somente o banco do brasil que faz isso?????

Anônimo disse...

Bravo senhor Medeiros, é com muito prazer que tenho também plena confiança que até dia 26/11 tudo dará certo.Em primeiro lugar Graças à Deus e ao senhor, pela sua dedicação, extremo rigor e determinação de fazer este blog como porta-voz dos aposentados e pensionistas do plano 1.O senhor vem desfilando grande maestria e coragem em se colocar à disposição para dirimir dúvidas e também para os embates, muitas vezes contra o senhor.Mas eu peço a D-us que abençoe o senhor dando sabedoria e abençoando este canal, que veio para ficar com certeza!

Um forte abraço, tenho certeza que o carinho de todos nós que admiramos e muito o senhor chegará e lhe recompensará com momentos de lazer e felicidade ao lado de seus netos e entes queridos!

Respeitosamente,

Paulo Segundo Viçosa-MG*para quem o superavit é muito importante!

Pedro Borges disse...

Toda caminhada começa com o primeiro passo, parece que isto foi feito. Algumas dúvidas ficam, todavia, e precisam de esclarecimento. Por exemplo, os 50%do BB como serão pagos? No mesmo prazo dos novos benefícios? As propostas do BB alcançam a soma dos 50% contabilizados em seus balanços? Quanto à consulta a ser feita aos componentes do Plano 1 certamente será aprovada por larga maioria, pois dinheiro na mão nunca se recusa e esperar pela justiça neste país é por demais cansativo e inútil muitas vezes.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Durma nesta sexta feira com os sinceros agradecimentos dos seus colegas leitores pelo seu esforço. Espero que todos reconheçam o q é ficar escrevendo com este senso de responsabilidade para transmitir noticia em tempo real, depois de um dia de trabalho árduo e com uma família em casa para dar atenção.
Obrigada mesmo. Que Deus abençoe o Sr e sua família.
Dorinha - Fortaleza

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Novamente os que nada receberam do superávit anterior, nada receberam agora, é um absurdo!
Não aceitarem a implantação do 360/360, é outra aberração, como é possível o pessoal da ativa ter o direito de se aposentar integral sem contribuir para a Previ desde 2006 e quem contribuiu com mais de 360 parcelas já aposentado continuar a receber proporcional, é inaceitável não acatarem essa proposta.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Sobre a proposta apresentada na última reunião, o Sr. escreveu que o piso de 500 reais a ser utilizado no cálculo do abono de 20% teria sido descartado por "problemas jurídicos".
Veio-me à lembrança comentário postado por colega aposentado, em outro blog, tempos atrás. Preocupado com o que a ANABB poderia aprontar, como renda certa 2, teto 100% e outras coisas que beneficiariam apenas os maiores benefícios, escreveu ele que, como precaução, havia consultado escritório de advocacia de sua confiança, e havia recebido parecer que afirmava que, se a distribuição do superavit não fosse feita mediante a utilização de índice linear, sobre o benefício, sem piso ou teto, a PREVI estaria sujeita a sofrer uma avalanche de ações judiciais. O parecer era baseado na Resolução 26, que determina que a distribuição seja feita de acordo com a proporção contributiva, isto é, quem contribuiu mais recebe mais.
O Sr. acha que este parecer está correto???

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Se segundo a res.26, fica determinado que a distribuição do superávit é de acordo com o que cada um contribuiu(entendo que seja, CONTRIBUIU PARA A PREVI,porque o superávit é da PREVI), como fica o caso de quem contribuiu com mais de 360 contribuições, chegando até a 40 e 45 anos de contribuição para a Previ, somando-se tempo de BB + tempo de contribuição já aposentado e só recebe proporcional, aí os benefícios da distribuição do superávit só incidem sobre à fração que este aposentados recebe, afinal é sobre as contribuições que cada um verteu para a Previ ou não?

O que o DR. pensa sobre o BB não aceitar a proposta dos 360/360?
Afinal, não foi para a Previ que o aposentado pagou suas suadas contribuições,se é o Conselho Deliberativo da Previ que acolhe ou não as propostas com o BB, o DR. vê alguma possibilidade de acatarem: tempo no Banco = tempo de contribuição, considerando-se todos que compõem o quadro de assistidos dentro do PLANO 1 da PREVI,onde temos:

- pré/67, que não contribuiram por certo período, e recebem seus benefícios com valor integral.

-pedevistas que continuaram a pagar as contribuições para o BB e hoje recebem valor integral de aposentadoria.

-pessoal da ativa, que tem o direito de se aposentarem com valor integral, quando obtiverem tempo no inss, mesmo sem estarem contribuindo para a Previ desde 2006.

Dr Medeiros essa proposta de 30/30 avos beneficiaria os 28.800 colegas que nada receberam até agora e mesmo com os 20% que contemplariam à todos para estes é sobre uma fração.

Existem muitas injustiças a serem sanadas, mais esta, está dentro dos três itens, que nossos representantes nas negociações dizem querer melhorar para se fechar o acordo.

Gostaria de saber sua opinião a respeito, e caso essa proposta seja indeferida, cabe ação na justiça com grandes possibilidades de vitória, pela comparação à casos semelhamntes dentro do mesmo plano(PB1)?