O QUE ESTÁ ROLANDO SOBRE O SUPERAVIT

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Segundo o meu lema de dar informação a tempo presente, vou noticiar o que vem rolando sobre o superavit.

NA PREVI

Não saiu até agora a decisão do conselho deliberativo.

Fofocas vindo das entranhas do nosso fundo de pensão – bem diferente de quando me refiro a minhas fontes – dão conta de que está havendo um impasse, que, afinal, não deve provocar maiores complicações. E´que o conselho deliberativo, regularmente, costuma decidir os assuntos da pauta em cima de pareceres das áreas técnicas. No caso do memorando assinado pelos eleitos, pelas entidades e pelo BB, encaminhado às pressas ao conselho, não havia nada – nadica de nada – dos tais pareceres.  Cadê o parecer ?  Não tem. Foi aí que surgiu a necessidade de encaminhar os documentos para análise das áeas técnicas, especialmente o setor jurídico, o atuarial e o contábil. O setor previdenciário, do Sasseron, já vinha acompanhando o andar da carruagem há mais tempo, mas os números estão sendo conferidos. Reina uma certa confusão na área técnica, especialmente na atuarial, pois a responsabilidade é muito grande, tendo em vista o que aconteceu com a renda certa e porque um certo blog vem chamando o acordo de aleijão, vejam só.

NA AFABB – RS

Ontem o presidente Lahorgue afirmou em reunião ocorrida na CASSI, onde compareceram cerca de cinquenta pessoas, entre as quais quarenta aposentados, que a AFABB – RS , como entidade, ainda não tem posicionamento a respeito da votação, se vai indicar o SIM ou o NÃO, de maneira que o que saiu publicado no blog dos eleitos não é verdadeiro. Amanhã, sexta feira, está marcada uma reunião do conselho deliberativo da AFABB – RS, sob a presidencia do dr. Krieger de Mello, quando só então será tomada uma decisão a respeito. Eu sou conselheiro e participarei dessa importante reunião.

PAIXÕES E OFENSAS

Compreendo as justas revoltas e os ânimos exaltados, mas não assino embaixo de ofensas a quem quer que seja por conta da votação do superavit. Tenho cortado inúmeras aqui no blog e às vezes algumas me escapam não sei como. Mas não concordo com esse espírito ofensivo. Acho que cada um pode e deve ter sua opinião respeitada. As associações também. Adversários de idéias não são inimigos mortais. Eu sou, além de otimista incorrigível e um eterno sonhador, um apaixonado pelas causas que abraço.  Ataco, mas procuro não insultar, especialmente os colegas e as associações co-irmãos. Vamos voltar nossas baterias para os dirigentes relapsos do BB e da Previ, que não são todos. Amo ambas as instituições, detesto o que alguns diretores querem fazer com elas. Por favor, vamos moderar gente.

 

DEBATE COM SASSERON

Está acontecendo a partir de agora, 20,00 horas. Acesse o site debate@spbancarios.com.br ou o site da contrafcut.

 

CARTILHAS

A ANABB lançou uma cartilha explicando os principais dispositivos do memorando e a CONTRAF CUT  também. Estão nos respectivos sites.

 

Por hoje é só.

24 comentários:

Anônimo disse...

ACHO QUE O BB RECORRE IMEDIATAMENTE À PREVIC PARA QUE ELA DESTINE 50% PARA CADA LADO, SE O "NÃO" VENCER NESTA VOTAÇÃO. ACHO QUE PARA ELE TANTO FAZ O "SIM" OU O "NÃO". O BANCO, DE BOBINHO NÃO TEM NADA...
ALGUÉM ME CONVENCE DO CONTRÁRIO?
SERGIO CIDADE

Rubem Tiné disse...

Tudo será resolvido em tempo recorde. Quando os poderosos querem, o negócio anda. Não vai mudar uma vírgula, é os 20% ou nada. SIM ou NÃO. Se o sim ganhar, acho que ganha fácil, fácil, pela circustâncias, até o dia 30 de dezembro deveremos receber as 12 parcelas, através de adiantamento, para acerto na fopag de janeiro/2011. Feliz Natal!

Ôxente tchê. (Delenda carthago, em tupi-guarani).

Jorge Nery disse...

Medeiros,

no debate do Sindicato de São Paulo, Paulo Assunção falou que caso não ocorra a distribuição do superávit até 31.12.10, a PREVIC poderá decretar a intervenção na PREVI e agir com base na Resolução
(50% para cada um).

Pois que seja! De uma coisa eu tenho absoluta certeza: a PREVIC não vai concordar e NÃO PODE incluir nessa distribuição o PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada) criado sorrateiramente pelo BB e que será PAGO com o dinheiro da PREVI (nos 50% a nós destinados.)

Jorge Nery
Salvador (BA)

ernandez2008 disse...

Li o encarte da ANABB e as coisas não são assim tão fácil.
Lá diz:
O valor a ser creditado é descontado IR/Cassi e outros.
O pior é que estamos no final do ano, vem por ai a declaração e estamos todos enrascados mais uma vez com o leão.

Ao ler o tal encarte da Anabb ela me traz um sentimento de que o maior torcedor para fechamento o acordo é ela. Percebe-se que eles estão macomunados com a coisa. É muito interesse no acordo da forma posta.
Acho que tem farinha nesse angu.
Portanto meu voto é aberto NNNNNAAAAOOO. E tenho dito. Estou precisando de dinheiro, não migalhas. Que se danem todos os negociadores, que por sinal a ideia dos 20% foi do Sasseron, poderia ser 50%, por isso, defendo a idéia que fomos traidos por quem transmitia a imagem que estaria de nosso lado. Que pena para todos nós.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Parece que este pessoal que está negociando o Superávit desaprendeu a matemática. Veja esses números do balanço da PREVI, de 31/12/2009:Balancete de dezembro / 2009, postado no Blog da ex-diretora da Previ, Celia Garcez:

Seguem abaixo os números do Balancete do mês de dezembro/2009 com as informações mais relevantes para os associados.

O Plano 1 fechou com ativo total de R$ 140,7 bi e provisões matemáticas de R$ 72,9 bi. O superávit acumulado totalizou R$ 44,2 bi com reserva de contingência (25% das provisões), posicionadas em 31/12/2009, de R$ 18,2 bi e de R$ 25,9 bi em Reserva Especial para Revisão do Plano. O exigível contingencial foi de R$ 1,2 bi.
Comentário meu:
O Banco do Brasil teria contabilizado, em torno de 15 bilhões. Se a ilegal e imoral Resolução 26 da CGPC, lhe concedeu 50% de 25,9 bi, então seriam 12,95 bi.
Neste "Acordo", fala-se em 7,5 bi para os participantes e 7,5 o Banco irá contabilizar. Que eu saiba, 50% de 25,9 bi daria 12,95 bi, faltando 5,45 bi para nós.E como repassar mais dinheiro ao BB se já contabilizou acima dos 12,95?

Meu voto é NÃO!!!

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Transcrevo abaixo para conhecimento informação oficial que retirei do site da Previ constante da matéria cujo título é “Perguntas e Respostas sobre a destinação do superávit”. Vale registrar que essa parte relativa aos benefícios especiais era objeto de uma das dúvidas que eu tinha sobre os termos do acordo. Aos poucos, fruto das justas pressões existentes, a Previ vai tornando as informações mais claras e objetivas.
“Outro ponto do Memorando diz que os Benefícios Especiais de Remuneração e de Proporcionalidade – referentes ao acordo do superávit de 2007 – serão incorporados ao complemento de aposentadoria de forma permanente. Esse novo Benefício Temporário de 20% já considera a incorporação dos benefícios anteriores?
Sim. O Benefício Temporário de 20% incidirá sobre o novo valor do complemento, ou seja, já considerando a incorporação dos Benefícios Especiais de Remuneração e de Proporcionalidade que agora serão pagos em caráter permanente aos que já vinham recebendo. Incide, portanto, sobre uma base maior.
O que significa, na prática, a incorporação dos Benefícios Especiais de Remuneração e de Proporcionalidade?
Significa mais segurança para os participantes que têm direito a esses dois benefícios, conforme o acordo de destinação do superávit de 2007. Agora, eles deixam de ser temporários e passam a ser vitalícios, incorporados ao complemento da PREVI.
Então o pagamento desses dois benefícios poderia ser suspenso a qualquer momento?
Sim. Porque dependia da existência de saldo nos respectivos fundos constituídos para esse fim.
E agora, que se tornarão vitalícios, haverá recursos suficientes para garantir o pagamento por toda a vida?
Sim. Porque os recursos que antes estavam separados em fundos agora vão se somar aos recursos totais do Plano 1. Inclusive serão amparados pela Reserva de Contingência, o que traz mais segurança de pagamento para os participantes que têm direito àqueles benefícios”.

Anônimo disse...

Vamos votar SIM. Depois vamos a justiça em busca dos outros 50%. Aí já teremos recursos para custearmos as ações.

Anônimo disse...

Inestimado Colega dos Aposentados e Pensionitas do PB-1 Doutor Medeiros.

O Senhor teve a chance de falar com o Doutor Ricardo Pena Pinheiro,aventou-se até mesmo a possibilidade de construir um acordo em cima das verbas previ+inss que depois foi desfeito pela area da seguridade.

Pois bem gostaria de saber os termos que se segue:

a) É possível que não saindo este acordo,a previ sofra uma intervenção?

b) Se não é necessário a votação do corpo social para resolver esta questão do superávit,porque partiu dos negociadores esta consulta.

c) Vejo que as coisas neste País não são levadas a sério,como só hoje a AFABB-RS vai decidir o voto pelo "SIM" ou "Não" já que fez parte da mesa,e o que discutiram se o Senhor mesmo afirma que nem estudo técnico que viabilizase tal acordo? em muitas oportunidades vi o senhor dizer que os negociadores deveria estar apoiados por Advogados,e que a FEDERAÇÃO era acessorada por bons advogados.

Tudo se perdeu Doutor Medeiros.

Anônimo disse...

Faltando menos de um mês para terminar o ano de 2010, qual explicação para resolver tudo no último minuto?.

Estamos lidando com criminosos que atropelam, leis , estatudos e tudo mais que for contrário as suas manifestações.

Desde que o Senhor abraçou a causa dos Aposentados e Pensionistas do PB-1, o Blog foi alvo de ataques.

Virus, empregado de Diretor, e outros mais, será que esta vindo uma ditadura por ai Colega Medeiros.

Não vamos ter nunca nossos direitos respeitados.

O NAAAAAOOOO tem que ganhar, para mostar a esses dirigentes que estamos vivos, e não merecemos ser presentados por quem não tem COMPROMISSO com todos nós.

Anônimo disse...

MEDEIROS

PARA QUEM DIZIA QUE O BLOG TERIA SÓ UNS GATOS PINGADOS O SEGUINDO, DEVE ESTAR APATICO.

MAIS DE 5 MIL ACESSOS, E 52 SEGUIDORES EM TÃO CURTO ESPAÇO DE TEMPO PROVA QUE A FAMÍLIA AINDA ESTA VIVA, E AOS POUCOS COMEÇA A MUDAR OS RUMOS.

BRAVO MEDEIROS.

AQUI QUANDO A INFORMAÇÃO NAO VEM, VAI BUSCALA!!!. E SE NÃO ARRANCA COM JEITINHO É CLARO.


PARABÉNS.

VIVA O "NÃO"

ricardo o.c. de albuquerque disse...

Medeiros,
V. que é advogado, por favor responda-me: No caso do voto SIM, embora a PREVI, em teoria, não podusse identificar um voto , isto serviria de prova em questionamentos judiciais? Por favor responda rapidamente. não faça como a ANABB que está de posse de 3 perguntas minhas a quase 48hs. e não responde. Será que estão em dificuldade para responder? Ricardo

MEDEIROS disse...

O BLOG continua bombando. Chegamos a cinco mil e 52 seguidores. Uma maravilha e uma lição para os que não acreditam na força dos velhinhos aposentados e pensionistas. Insaciável, agora vamos rumo aos dez mil acessos. Impossível ? Essa palavra não existe no meu dicionário, principalmente em se tratando do pessoal do BB.

Sim, a principal pergunta é o que aconteceria se o NÃO vencesse. O Paulo Assunção disse ontem em São Paulo que a PREVIC interviria na Previ se a distribuiss]ao não ocorrer até 31 de dezembro e aí promoveria ela a distribuição cinquenta por cento para cada um.
Estou aguardando as notícias de hoje. Segunda feira darei minha opinião e abrirei meu voto.

MEDEIROS disse...

Ricardo, não entendi direito sua pergunta. Mas se ganhar o voto sim é lógico que esse resultado servirá para a PREVI ou o Banco utilizar a seu favor em ações judiciais. Assim tem sido com o renda certa. A Previ alega que um plebiscito aprovou o benefício especial por mais de 90% dos votantes e os juízes adotam o argumento em suas decisões.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Quanto a esse Beneficio de Renda Certa, como pôde a Previ misturar Tempo de Trabalho com Tempo de Contribuição? Previamente à instituição desse Beneficio dizia-se "devolução das parcelas individuais e patronais excedentes à 360ª vertidas até o momento da aposentadoria". Aqueles valores milionários, talvez foram parar nos bolsos de quem pouco contribuiu para o Fundo.
Tiveram a chance de corrigir esse "Frankeinstein" com a aprovação da proposta 360/360 agora, mas ignoraram. Aí, Tempo de contribuição seria igual a tempo de contribuição. Nada mais justo. Haveria um total realinhamento do Plano. Quem se aposentou proporcionalmente e continuou contribuindo teria os beneficios revisados. Quem ultrapassou, teriam esses mesmos devolvidos.
Quiçá em 2011 levem em consideração a proposta.

Anônimo disse...

Graças a Deus estou com minha vida em dia. Tenho na poupança mais de 6meses de salário (para alguma eventualidade, né?) e minhas dívidas são de longo prazo a juros moderados, dinheiro usado em investimentos que me trouxeram bons resultados. Meu cheque especial está coberto e meus cartões de crédito não tem parcelas sendo roladas, uma vez que liquido sempre o total da fatura no vencimento. Minha conta despesas salários é superavitária. Em razão de tudo isto, vou votar SIM. Votarei pensando nos milhares de colegas que não estão na minha situação e este dinheirinho por ocasião do final do ano lhes trará uma enorme felicidade e, quem sabe, virá resolver alguma situação mais premente. Ademais as parcelas futuras durante os próximos anos sempre representarão algum desafogo em situações de apuro.
Achar que vamos levar a melhor dizendo não é mera ilusão, pois a força está toda do outro lado. Temos é que negociar a partir de janeiro.
Nâo pensem que isto é uma postagem anônima da Direção do Banco para influenciar votos. Apenas não me identificarei para evitar a fila de amigos que se fariam presentes para "pedir algum emprestado".
Um abraço

Anônimo disse...

Se o "SIM" for vencedor, não vai nem adiantar contestar na justiça a distribuição do superávit porque vão argumentar que o acordo supriu a inconstitucionalidade da Resolução 26,
Mas, se o "NÃO" prevalecer, o banco ficará desprotegido e poderá ter que devolver os 50% caso seja declarada a inconstitucionalidade da Resolução.

Anônimo disse...

ao anonimo das 10:35, isso é no mínimo , uma afronta aos milhares de colegas que estão no vermelho, e cada um com sua cruz para carregar.Deve ser um pre-97, ganhando seus 20.000 por mes,nos tempos das vacas gordas.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:35....

Você por acaso não participa da diretoria da Previ, Anabb, Cut ou coisa assim? Esse pessoal ganha bem mesmo. Pode pagar tudo em dia.

Anônimo disse...

Não tenho nenhuma vinculação com associações, sindicato ou orgão do governo. Aliás, na minha cidade existem muitos colegas que estão em situação semelhante à minha, tanto pré como pós 97. Muitos construiram suas vidas com medidas de austeridade e hoje gozam a tranquilidade de uma boa aposentadoria e uma vida equilibrada. Os que tentam explicar nossa situação com meros chavõess são os mesmos que em lugar de acender uma vela preferem maldizer a escuridão.
Enquanto as pessoas não se derem conta de que tudo na vida tem um custo, estaremos destinados a assistir este mar de reclamações. Se lhes fosse dado 100% de participação no Superavit, dentro em breve estariam na mesma situação.
A intenção não foi afrontar ninguem, mas apenas mostrar que há espaço para melhorar a situação de todos, desde que haja vontade dos indivíduos e não apenas choro e choro.

Anônimo disse...

O fato de votar SIM no acordo implica em desistir das ações contra a Res 26? Por que?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros:

Poderia me explicar uma coisa? Dizem que o BB já contabilizou 14 bilhões, inclusive tendo distribuido lucros e PLR sobre tais números lançados em seu balanço. Agora, dizem que terá uma contrapartida de R$ 7,5 bilhões, aos 7,5 bilhões que seriam distribuidos aos assistidos.
Se isto for verdade, A CONTA NÃO FECHA!
O Banco do Brasil estaria tomando posse de R$ 2l.500.000.000,00 e os ASSISTIDOS, verdadeiros donos de TUDO, de apenas R$ 7.500.000.000,00, "PARCELADOS"!
O sr. poderia explicar?
Eu voto NÃO!!! O Banco que se vire para acertar seu balanço (não estaremos dando conformidade à Resolução 26, "presente" do companheiro Pimentel - PT/CE, aliás, colega do Banco), e a PREVI não poderá recuar de nos liberar pelo menos os 20% que reconheceu disponíveis, sob pena de intervenção.

E terá que ser até 31.12.2010 !!!

Antes que me considerem um "marajá", meu complemento PREVI é pouco superior ao que recebo do INSS.

E tenho TODOS os empréstimos possíveis, desde Cooperforte (que pretendia amortizar com as 12 parcelas), passando pelo ES valor máximo, empréstimo imobiliario e CDC consignado no BB.

Só não tenho cheque-ouro..rs.

Moro em Assis, interior de SP, e, mesmo com todas as dificuldades pelas quais estou passando, ainda voto pelo NÃO!

Prefiro apertar o cinto e esperar a distribuição JUSTA, mesmo que demore.

Aguardo, ansioso, uma explicação dos números até agora divulgados.

Parabéns. Seu blog é um sucesso.

Grande abraço e fique com Deus.

anônimo ex-endividado disse...

Ao anônimo das 12 hs.
Concordo totalmente com você, já estive nas duas situações, a de endividado e agora, na mesma situação que você, sem dívidas, mas foi necessário muito sacrifício.

ernandez2008 disse...

Para mim essa historia de:
Se o SIM vencer, seria argumento de legalização da maldita 26. Negativo. Quem somos nós para atraves de um simples voto de opinião CONSTITUCIONALIZAR uma regra que contraria o ordenamento juridico brasileiro.
Não entendo assim. O voto NAO deste momento é somente para forçar uma situação perante o banco para que esse adote utra posição diferente da atual em razão de interesses outros.
Não tem essa historia se o SIM vencer estaremos perdidos. LEI É LEI.

Anônimo disse...

anônimo disse:
Caro colega Dr. Medeiros,
Li em outro blog que o senhor teria afirmado que, por ocasião de um Congresso recente, ao se encontrar com Sr. Ricardo Pena, da Previc, o mesmolhe teria dito que a base de cálculo para incidência dos 20% do beneficio temporário abrangeria as verbas PREVI + INSS. Porém, não foi o que aconteceu no Acordo. Pergunto então: se a PREVIC diz que a base é previ+Inss como aquele órgão poderá aprovar o acordo ? Fico então com a seguinte supeita: a necessidade de aprovação do acordo, pelos participantes, através do SIM, não seria justamente para fazer com que a Previc fique impedida de contestar termos do acordo ?
Agradeceria por sua manifestação sobre o assunto.
Um abraço