RECARREGANDO AS ENERGIAS EM MACHU PICCHU

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tinha duas opções para a semana passada. São Paulo ou Peru.  CINFAABB ou MACHU PICCHU.  Os valores do pacote eram praticamente iguais. Pensei no trânsito caótico de São Paulo. Stress garantido. Desisti de ir disputar medalhas de tênis no CINFAABB.  Já tenho cinco.  Fui para LIMA e CUSCO passar meu aniversário de casamento e natalício. Quase sempre viajo nessas datas, 24 e 26 de maio.

Recomendo a viagem. Principalmente para quem é de São Paulo e do Rio Grande do Sul, que possuem vôo direto para Lima.  O de Porto Alegre leva só 4,30 horas, direto.
Um passeio Bonito, Bom e Barato. BBB. Valeu a pena. Sete dias , com viagem aérea, trem Vistadome para Machu Picchu, hoteis bons, traslados, tres refeições, café da manhã e passeios, vale, por pessoa, R$ 260,00 por mes, em 10 vezes. Cerca de US 1.400,00, no total. Vou pagar com o superavit. Lá quase não tem despesas. As poucas refeições não incluidas são baratíssimas. Fui por uma agência de viagem. Recomendável. Mas também pode ser feito individualmente, o que barateia ainda mais.

A altitude de Cusco era um desafio para mim. Hipertenso. Controlo a pressão com quatro medicamentos há cerca de trinta anos. Não reembolsados pela CASSI porque me recuso a experimentar os genéricos, já que estou me dando bem com os de marca que utilizo e acho que não tenho idade nem tempo para fazer experiencias. E a Cassi é intolerante e não facilita as coisas quando não quer...

Assustavam-me com relatos de tonturas, mal estar, dor de cabeça pulsante, falta de ar, o mal da altitude não deixaria ninguém imune. Aí eu desistia. Vou passar mal lá por que ? 

Desta vez peguei coragem e fui.  Botei na cabeça a seguinte idéia. Não vou me aclimatar como aconselham. Se chegar lá e me sentir mal, pego o primeiro avião e volto.

Na chegada em Lima tive a sorte de compartilhar a van com uma senhora do Chile, muito simpática, que levava a passeio a filha e a neta.  Disse-me para não ter receio da altitude. Levava uns comprimidos que eram tiro e queda. Um por dia e não havia perigo de sucumbir com a altitude. Quando chegou no hotel dela, abriu sua mala, gentilmente, e me deu uma cartela inteira. Tenho o suficiente, disse-me. Tome e garanto que vai passar bem.

O nome do remédio: acetazolamida (250 mg ).

Imaginei comigo.  Isso  caiu dos céus. Foi uma dádiva e vou confiar.  Tomei um de imediato. Mais o indispensável chá de coca. E passei muito bem, obrigado, o tempo todo.

Claro que em alguns momentos falta fôlego. Mas também pudera subir 256 degraus de pedra, irregulares, sem corrimão, para escalar uma montanha e chegar num templo, até aqui em Porto Alegre sentiria falta de ar e cansaço. Ainda mais agora com 73 anos nas costas. Mas não tive dor de cabeça nem tonturas, o que mais me apavorava. Nem palpitação.

Aproveitei intensamente a viagem. Descansei, relaxei, me diverti e, principalmente, recarreguei as energias.  Estou pronto para retomar as tarefas que me aguardam e não são poucas.

Amanhã contarei detalhes da viagem e depois voltaremos a debater os nossos assuntos do BB e da Previ.

Trata-se de uma experiência inolvidável. Por isso Machu Picchu é, atualmente, um dos pontos mais visitados do planeta.

DELENDA CARTHAGO - RECARREGUEI AS ENERGIAS - AGORA ESTOU PRONTO PARA NOVO ENFRENTAMENTO - JUNTO COM OS MAIS DE QUINHENTOS BRAVOS QUE ME ACOMPANHAM NO PROTESTO - ALEA JACTA EST -

8 comentários:

CARLOS CANALLES disse...

Caro colega Medeiros:
fizeste muito bem em escolher a viagem a Machu Picchu. Recarregar as baterias é sempre bom, já que na nossa idade não é possivel mais substituí-las.
Agora, SE A SORTE ESTÁ LANÇADA,
resta-nos torcer para que a mesma
nos seja favorável.
Abração do gaúcho nunca anônimo
Carlos Canalles - 1.790.140-5

Anônimo disse...

Eu realmente gosto dessa sua maneira de encarer a vida. Parabens.
Assim como gosto de estar entre os quinhentos.
Na tua ausencia o Eliakim Araujo abriu um canal para nós em " Direto da redação". Dê uma olhada.
E vamos em frente.

Paulo Beno disse...

Olá Dr.Medeiros,

Parabéns pela comemoração às datas 24 e 26 de maio !
Belíssima viagem. O Local é místico e cult. Valeu pelas fotos !
Abraços !

(Vais à Xerem, dia 3 ?)

Rubem Tiné disse...

Parabéns Medeiros, viajar sem dúvidas é uma das coisas melhor da vida, principalmente com a nossa idade. Temos que aproveitar, mesmo apertado, tirando um empréstimo simples, sempre procuro viajar uma vez por ano. Ano passado fui a tua querida terra, fui de Recife a Porto Alegre de avião e daí de ônibus para Chuí, Montevideo, Buenos Aires e na volta Santana do Livramento.

carlosdomini disse...

Felizes são aqueles que ainda podem viajar a Machu Picchu pois não posso nem ir ao Beiru aqui em Salvador/Ba. Brincadeira a parte ,feliz aniversários.

Marco Antonio Orlando disse...

Prezado Medeiros,
EXCELENTE MATÉRIA EM DEFESA DA PREVI

Vamos incentivar o acesso ao site/blog do Eliakim Araujo e postar nossos comentários e municiar o jornalista de informações preciosas que possam nos ajudar em defesa da PREVI que todos queremos.
Acessem: www.diretodaredacao.com/notícia/quem-defende-a-previ

Anônimo disse...

Clécio:
Oba , Santana do Livramento/Rivera, dia 24/06 estarei lá.
Mas.. cheguei atrasado na informação,já colegas anteriores anunciaram, mas vale relembrar, nossas questões estão indo para a mídia pesada. Parabéns à Isa Musa, batalhadora, protagonista de reivindicações de nossos direitos, frente ao site do Eliakim.
Vale à pena ler , e dar depoimentos(comentários) , www.diretodaredacao.com , "Quem defende a Previ? .
Boas Férias, Medeiros.
Clécio - Auto-patrocinado - Joinville

paris disse...

Zé e Ana: Que bela viagem!!! E que bom poderem desfrutar de tudo isso com saúde e afeto. Parabéns pelos aniversário, o do Zé e o de casamento. Que posam sempre festejar todas as datas da mesma fora, viajando e curtindo a vida.
Adorei pois a tua descrição é excelente e as fotos muito lindas. Recebam meu grande abraço.