PROTESTOS JUDICIAIS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Até gostaria de falar sobre os protestos públicos que ocorreram pelo mundo inteiro neste sábado, inclusive em Porto Alegre, promovido pela OAB RS, contra a corrupção e a ganancia dos bancos, porque desde o ano passado tenho pregado que essas manifestações de rua são a única maneira de sensibilizar os gestores do BB, Previ e Cassi para os interesses dos participantes.  Posso até dizer que fui  um visionário nesse tipo de protesto, pois a primeira vez que suscitei a idéia foi em novembro do ano passado e em fevereiro terminei realizando o peladaço. Infelizmente os nossos colegas aposentados e pensionistas do BB não reagiram e se mobilizaram. Sequer botaram o nariz de palhaço, quanto mais pegar numa vassoura.  Acreditaram que sem se envolver e ir para as ruas  receberiamr atenção dos dirigentes e melhorias no ES. Ledo engano .  So´recebemos ameaças de que poderemos perder o BET se a crise mundial continuar. E ainda  vão votar nos algozes nas eleições da Anabb. Por causa dessa mínima reação do nosso pessoal, colegas, como o combativo veterano Holbein Menezes, ameaçam se retirar da linha de frente. Uma pena. Mas que desanima, desanima. Dá mesmo vontade de desistir, Holbein. Acho que eu também estou batendo em retirada. Com honra, Esperneando. Mas vou que vou. Pois assim não dá para continuar.

Sobre os protestos judiciais que movi no Juizo Cível de Porto Alegre, a situação é a seguinte.Cerca de seiscentos aposentados e pensionistas outorgaram procuração, dos quais cerca de cem não associados da AFABB, a maioria de fora do Estado.  Considerei, como já disse, um número muito baixo, pouco expressivo, que pode significar um aval para a decisão de dividir com o BB o nosso superávit.  Vejam que somos mais de oito mil aposentados e pensionistas no Rio Grande do Sul.  Nem dez por cento se habilitaram.  Por isso os dirigentes da Previ e do BB não ligam para nossas reclamações.  Em 1997 os protestos judiciais foram de quase dez mil.

Ingressei com seis processos com cem autores cada  Dois já se encerraram. Dois estão em fase final. Dois necessitaram ajustes e estão se encaminhando para o encerramento.  Agora que a greve dos Correios terminou irei começar a expedir os documentos com cópia do protesto de ressalva de direitos para o endereço de cada um dos autores.

Após essa fase começarão as ações concretas a respeito do superávit, pedindo o pagamento da metade entregue indevidamente ao BB, já que, segundo meu entendimento, pertencia integralmente aos participantes, bem como as ações referentes ao BET incidente sobre as parcelas P-220 e 210. A AFABB - RS se comprometeu a coordenar  essas ações pelo seu Departamento Jurídico. Os estudos estão adiantados, mas é preciso guardar ainda um pouco de prudência, tendo em vista que o Judiciário vem se inclinando ultimamente a favor dos órgãos governamentais, especialmente nas instâncias superiores. As ações terão que ser individuais em vista de que existem muitos associados que discordam da medida e não querem afrontar o patrocinador BB e temos que respeitar sua opinião.

Vários escritórios já começaram a ajuizar ações relativas ao superávit, a grande maioria na área trabalhista, por considerar que existe uma relação contratual.  E´ a tese de que a nossa aposentadoria complementar era um salário indireto. Estou acompanhando de perto essas ações, que já tem audiencias marcadas, para verificar qual a reação dos magistrados, do BB e da Previ com relação às diversas teses adotadas.

Considero que a ameaça sobre suspensão do BET que começa a ser veiculada em alguns blogs, de maneira subliminar, caso a bolsa se mantenha abaixo dos 57.000 , é uma reação inapropriada dos dirigentes da Previ contra as ações judiciais.  Eles achavam, em minha modesta opinião, que o ajuizamento da ADIN por parte da ANAPAR e da Contraf/Cut iria satisfazer aos descontentes e acalmar os ânimos dos mais exaltados. Enganaram-se. Existem diversos colegas inconformados, bem como algumas poucas associações e sindicatos que não se curvaram.

De qualquer maneira, mesmo que não queiram ajuizar no momento nenhuma ação, por receio de sucumbência ou de derrota, aqueles que fizeram o protesto judicial ressalvaram seus direitos e se garantiram contra a prescrição, além de demonstrar sua insatisfação com a ganancia do BB, que se apropriou da metade do superávit, não porque precisava para sanar desequilíbrio, mas unicamente para aumentar seus lucros e distribui-los para seus acionistas, dirigentes e funcionários da ativa. Em vez de aproveitar um momento histórico de um superávit extraordinário para corrigir diversas distorçoes do seu fundo de pensão, realinhar benefícios e encerrar questões judiciais, como a da cesta alimentação e renda certa, o BB preferiu investir no abocanhamento da metade do superávit, adonando-se indevidamente de nada mais nada menos do que sete bilhões e meio de reais. Uma fábula !  Que sumiu diante de nossos olhos !

DELENDA CARTHAGO - O SUPERÁVIT É NOSSO

24 comentários:

catoleense disse...

que tipo de ação é essa, gostaria de obter informações no meu email hewancom@hotmail.com.

Anônimo disse...

17/0utubro/2011

10.00.00 h
Nem sinal de fumaça branca.
Credo em cruz.
Somos 24 usuários online.

Anônimo disse...

Caro doutor MEDEIROS

O prezado doutor cumpriu com sua missão e trabalha em nosso favor, não se dobra frente aos poderosos. Não pode nos abandonar. Não desanime. Mas lhe dou toda a razão de estar descontente. Toda a razão mesmo. Assim como o Holbein e outros que resistem. E´muita ingratidão dos colegas. E´muito comodismo e puxa saquismo.Parabéns pela sua luta, pena que não é reconhecida.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho incansável em prol da nossa causa. Sua atuação é digna dos maiores elogios. Sempre atualizada e competente. Minha sincera admiração.

Adelaide - Alegrete-RS

HELENO PINTO NOBRE disse...

EU POSSO EXTERNAR A MINHA OPINIÃO. AQUI TENHO E ME SINTO EM LIBERADE PARA FALAR.

PREZADO; MEDEIROS; AINDA TENS BOA VONTADE DE LUTAR POR NÓS; DIGO AQUELES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS PELOS DESGOVERNOS QUE TEM DESGOVERNADO ESTE PAIS.

TENHO NOTADO VÁRIAS PESSOAS; COLEGAS APOSENTADOS; SENTANDO O CACETE EM TI. E EU ACHO EXTREMAMENTE INJUSTO. MAS CADA UM AGE POR SUA CABEÇA.; E PIOR AINDA SE DENOMINAM DE "ANONIMOS"; NÃO TEM CORAGEM
DE SE IDENTIFICAREM; O QUE ACHO ALGO EXTREMAMENTE INJUSTO.!

EU SEMPRE SEREI GRATO E TE RESPEITAREI POR TUDO O QUE ESTÁS AINDA TE DANDO AO PRAZER; PODE SER DITO ASSIM ; DE TERES BOA VONTADE DE LUTAR POR QUEM REALMENTE PRECISA E JAMAIS; REPITO; JAMAIS DEMONSTRAREI QUALQUER INGRATIDÃO PELO TEU ESFORÇO; DÊ O RESULTADO QUE DER.

EU NA TUA POSIÇÃO ; COM A ESTRUTURA DE VIDA QUE TENS ; JAMAIS IRIA ME EXPOR A ENTRAR NESTA CONFUSÃO. MESMO PORQUE EXISTE MUITA GENTE INGRATA E MAU EDUCADA; PODE SE VER PELA MANEIRA COMO FALAM CONTRA TI.

AINDA EXISTEM ALGUNS COMO EU QUE TE RESPEITAM E DIGO; QUALQUER DECISÃO SEJA FAVORÁVEL A NÓS OU NÃO; NÃO É CULPA TUA. E AINDA TIVESTE A BOA VONTADE DE TENTAR NOS AJUDAR.

AGORA TE PERGUNTO; O QUE ESTES QUE TE CRITICAM FIZERAM PARA AJUDAR ? AO MENOS TU TENTASTE. E OUTRO DETALHE; QUEM ADERIU NÃO BOTARAM NENHUMA FACA NO PEITO DELES PARA ADERIREM; FOI DE LIVRE E EXPONTÂNEA VONTADE DE CADA UM. ACHO QUE TODOS NÓS JÁ SOMOS BEM CRESCIDINHOS PARA DECIDIR O QUE FAZER DE NOSSAS VIDAS E NINGUÉM FOI OBRIGADO A ADERIR AO PROTESTO.
EU AINDA FARIA TUDO DE NOVO; POSSO ATÉ ESTAR ERRADO; MAS BRIGO PELA MINHA CABEÇA E ACHEI NA ÉPOCA QUE ESTE SERIA UM BOM CAMINHO . PIOR É PROMETER COMPARECER NOS EVENTOS E NÃO COMPARECER.

EU RECONHEÇO QUE NÃO TERIA CORAGEM DE SAIR DAQUI DO FIM DO MUNDO; PELOTAS-RS; E IR NO RIO DE JANEIRO-CIDADE QUE TENHO VERDADEIRO PAVOR. EU NEM TENHO CORAGEM DE IR A PORTO ALEGRE;POR CAUSA DA SELVAGERIA QUE SÃO ESTAS CIDADES GRANDES; QUANTO MAIS IR AO RIO DE JANEIRO; INFELIZMENTE AQUILO LÁ QUE SE TORNOU PIOR QUE UMA SELVA NATURAL; HOJE OS BANDIDOS TOMARAM CONTA; E ATÉ EM BRASILIA QUE É O CENTRO DO PODER SE TORNOU UMA "SELVA DE CONCRETO"; EM QUE A MARGINALIDADE COMANDA ESTE PAÍS. VERGONHA MUNDIAL.

ELES LÁ FORA NÃO SABEM O QUE OCORRE AQUI.

E TE DIGO A GRANDE MAIORIA DE EX-FUNCIONÁRIOS ESTÃO MUITO BEM APOSENTADOS; TENHO CERTEZA QUE SABES MUITO BEM DISTO. TU IMAGINAS OU ACHAS QUE ELES IRIAM (BEM APOSENTADOS ); QUEM SABE MORANDO EM SEUS SÍTIOS NO RIO DE JANEIRO; DEIXAR A SUA MORDOMIA PARA FAZER PROTESTO EM PROL DA "RALÉ" QUE NEM CONHECEM NEM SABE DE ONDE SAIU ?

NA REALIDADE SERIA UMA UTOPIA MOVIMENTAR COM ESTES "MARAJÁS".
É O MEU DESABAFO ; AQUI HELENO PINTO NOBRE;MATRICULA 3984740-3.

ESTOU CONTIGO EMBORA ELES ESTEJAM ATÉ MAGOADOS CONTIGO E NA REALIDADE SÃO UMA CAMBADA DE INGRATOS.
ATÉ ACHO QUE NEM DEVERIAS TENTAR FAZER ALGUMA COISA TENTANDO TE CANDIDATAR COM ESTA TAL DE ANABB; POIS PARA MIM ELE JÁ PERDEU O VALOR E TOMARA QUE SEJAS ELEITO ;PORQUE EU NEM SÓCIO DESTA M.... ( ENTENDESTE ) EU NÃO SOU MAIS E FARIA UMA CAMPANHA PARA DESFILIAÇÃO GERAL. MAS O POVO É MUITO BEM INFORMADO E NEM SABE QUE O "SR.VALMIR CAMILO" ESTÁ MILIONÁRIO GRAÇAS A TAL DA ANABB ; BOLADA POR ESTE ESPERTALHÃO PARA ENRIQUECER . EU NÃO DOU MAIS UM CENTAVO PARA ESTES CANALHAS E NÃO É DE AGORA NÃO.

EU SEM SABER JÁ TINHA VISTO ESTE FILME PODRE ; NÃO ME ARREPENDO NEM ME ARREPENDERIA DE TER SAÍDO MUITO TEMPO ANTES DE SABER DE TODA ESTA SUJEIRA .!

FORTE ABRAÇO E PENA QUE NÃO ME ACORDEI ANTES DE TUDO ISTO.TERIA MAIS MAS FUI CORTADO.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,
Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, tenho grande admiração pela sua permanente luta em prol dos assistidos da PREVI, como eu. Sinto imensamente por estar passando pela sua cabeça, abandonar-nos, mas, também reconheço o grande desgosto que deve sentir ao ver tamanha falta de ação, coragem e determinação para essa luta que é somente nossa, de mais ninguém, e somos tantos absolutamete capazes de produzir grandes movimentos e manifestações em busca dos nossos direitos!!! Espero que amanhã, após uma boa noite de sono, possa nos trazer novas idéias e estímulos para continuarmos, juntos, nessa batalha. Um forte abraço!

caos e ordem disse...

Olá Medeirão, fiz um comentário em seu outro post e não tive resposta, então insisto. Quando será a eleição da ANABB, e qual é a sua chapa?
Um colega sugeriu um tipo de remessa que fica em apenas 1 centavo por carta, cem mil custariam apenas mil reais, estou pronto a coloaborar para um fundo destinado a essa despesas no correio.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,acredito que muitos
colegas como eu, sejam desinfor-
mados.Não é possivel que um
assunto tão relevante seja
tratado com tanto descaso.
Volto a escrever, existe o site
dos Colegas-bb com quantidade
expressiva de funcis. Ali TODOS
os cerebros em PREVI e CASSI
escreviam a balde. Hoje não
se escreve mais nada.Conheci
este blog por uma amiga de minha
cidade. Dr.Medeiros que ação é
esta que devo entrar? A mesma que
o Sr;Tollendal entrou sozinho,
como li postado, ja nem sei mais onde... srsr. Perdoe-me Dr.
mas não podemos desistir,sei que
não é barato. Tudo a um preço
a ser pago, e precisamos de
uma bussula, um orientador.
Ajude-nos, não podemos ficar a
deriva.Precisamos de organização.
União.E acima de tudo seguir sem
resenha ou lamurias suas
orientações. Muitos podem ser
ótimos, mas nada fazem. Eu não sou
nada aqui, mas quero e me disponho
a ajudar de todas as formas.
Espero que todos reconheçam o seu
trabalho com excelencia em ao
menos nos acalentar de forma
digna e esperançosa no Vamos que
Vamos. As adversidades vão sempre
existir, mas com perseverança e
fé sempre venceremos.
Deus o abençõe, Dr.Medeiros.
Meu carinho
Marisa Moreira-RJ

Anônimo disse...

E o relinhamento do ES. morreeeuuuu?

Medeiros disse...

Acabei de eceber a informação do Fôro que mais dois protestos judiciais estão prontos. Portanto, são quatro prontos e dois em fase final.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Gostei do comentário do Heleno, verdadeira explosão, mas espontâneo, autêntico e digno. Ainda por cima ele não se esconde nunca no anonimato. E no fundo ele tem toda razão no que escreve com simplicidade. Faço minhas as palavras de Heleno.

Ariovaldo Frteitas - Tres Corações-MG

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,

O senhor está sempre fazendo, não está sempre só escrevendo. E´ homem de ação e grande advogado. Deu uma aula sobre superávit e sobre os protestos judiciais. Não entendeu quem não quis.

Parabéns. Pena que anda ressentido com tanta maldade. Com toda a razão. Mas vamos que vamos.

Conto contigo. Sou pensionista, mas não decepcionada.


Alicia de Salvador, BA.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Parabéns pelo trabalho dos protestos e de todo seu esforço para tentar tirar essa turma do imobilismo. Quanto as eleições, divulguei ao máximo a Chapa que consta o seu nome. Se com tanta sujeira na ANABB, os colegas ainda votarem nas chapas oficiais do Valmir e dissidentes do Valmir, então não sei mesmo que deveremos fazer, para dar uma sacudida e mostrar o que nos espera num futuro bem próximo.
Mas por favor, não desanime e não nos abandone!
Precisamos demais do senhor!

HELENO PINTO NOBRE disse...

APENAS RETORNO PARA AGRADECER AS GENTIS PALAVRAS DO PREZADO COLEGA; ACREDITO QUE APOSENTADO COMO EU; DE NOME ARIOVALDO FREITAS - TRICORDIANO ; PELO QUE DIZ HAVER ( NASCIDO ) CREIO EU; ATÉ NEM SEI SE ELE NASCEU OU VEIO A MORAR NA BENDIDA CIDADE DE TRES CORAÇÕES-MG.

CIDADE ABENÇOADA ; POIS FOI ONDE NASCEU O CIDADÃO "EDSON ARANTES DO NASCIMENTO"; O MONUMENTAL E MUNDIAL CIDADÃO CONHECIDO E RECONHECIDO MUNDO AFORA PELA ALCUNHA DE "PELÉ".

NÃO TEM NO MUNDO QUEM NÃO CONHEÇA O "PELÉ".

VALEU PREZADO COLEGA ARIOVALDO POR SUAS GENTIS PALAVRAS. SOU AUTÊNTICO E SINCERO E FALO O QUE SINTO; MUITOS TALVEZ NÃO GOSTEM DO MEU JEITO; MAS NASCI AQUI NO SUL DO BRASIL; RIO GRANDE-RS E NÓS TEMOS ESTE JEITO DE NOS EXPRESSAR-MOS POR AQUI.

SAÚDE PARA TI E PODES BOTAR A BOCA NO TROMBONE TAMBÉM. POIS SE EU ESTOU INDIGNADO; TAMBÉM PODES DEMONSTRAR A TUA INDIGNAÇÃO; AQUI NESTE ESPAÇO.

SAÚDE MANO VELHO; TENTAMOS REALMENTE BERRAR POIS EXISTE MUITO CANALHA NESTE PAIS QUE ESTÃO SOMENTE NAS SOMBRAS METENDO A MÃO.
HPN; DE NOVO ; MATRICULA 3984740-3; E AGRADECENDO TUAS GENTIS PALAVRAS.

magyfilho disse...

Dr. Medeiros, expirou o prazo dado pela PREVIC, 11/10/2011, para a questão da regularização das altas aposentadorias, e ai, fica o dito pelo não dito? Afinal, esse prazo serviu para que? Ninguém fala mais sobre ele, ou esse prazo nunca existiu? Peço, encarecidamente, que faça um comentário sobre esse caso para que entendamos melhor as coisas da lei.

Medeiros disse...

Obrigado ao Heleno pela sua manifestação de apoio, que muito me sensibilizou.

Sobre o ES e a PREVIC nada sei para informar.

Não tenho ligado para minhas fontes e elas, acostumadas a serem acionadas por mim, não tem ligado para mim.

Estou retraido e acompanhando os acontecimentos, um tanto perplexo e até incrédulo.

A maldade continua solta.

Um depoimento sincero e espontaneo como fez o Heleno acima merece uma reflexão profunda.

Boa noite a todos.

João Rossi Neto disse...

AÇÃO JÁ. OMISSÃO NUNCA.

Tomando-se por base o ano de 2010, os participantes do Plano de Benefícios 1 da PREVI estão assim distribuídos:
Ativos.....................32.449
Aposentados.............. 64.361
Ativos externos....... 916
Aposentados externos.... 3.478
Pensionistas............ 18.964
Total Geral.............. 120.168

Em face do descaso dos Administradores do Fundo de Pensão que sequer respondem os nossos questionamentos, feitos por escrito, e, de igual forma, não dão a mínima para os ofícios das nossas entidades representativas relativamente aos assuntos de nosso interesse, ficamos todos, impotentes e sem forças de reação na esfera pacífica, já que não existem medidas amigáveis, mensagens ásperas ou corteses capazes de mover a EFPC-PREVI ou o patrocinador para, pelo menos, dignar-se a manifestar sobre as nossas propostas, seja pelo deferimento ou indeferimento.
Tudo é decidido na Caixa de Previdência por ordem do patrocinador que aciona os seus Conselheiros. Um cargo para o Conselho Deliberativo da PREVI é bem mais vantajoso do que uma promoção a Diretor do banco, porque além do salário mensal de R$42.000,00 ser superior, o risco de Conselheiro é infinitamente menor, de modo que o funcionário agraciado com esse prêmio lotérico, em hipótese alguma desobedecerá ao seu benfeitor-BB. Destarte, fica definitivamente descartada a possibilidade de eventual melhoria nos nossos benefícios por parte desses três Conselheiros “chapas-branca”, por insignificante que ela seja.
Por outro lado, não podemos contar com os três Conselheiros eleitos por total falta de autonomia. Nem chega a ser corpo mole ou incapacidade administrativa, mas simplesmente por ser uma luta inglória e uma guerra perdida, onde os nossos prepostos estão armados de estilingues contra uma artilharia moderna e de grosso calibre. Mesmo que os nossos representantes fossem: O Pai, Filho e Espírito Santo o resultado seria a derrota.
Aventa-se, agora, um novo abaixo-assinado, a ser enviado ao Presidente Flores que traz no seu bojo nada menos que uns dez itens visando melhorias nas aposentadorias. Mesmo que conseguíssemos colher cerca de 12.000 assinaturas, correspondente a 10% do universo de 120.000 pessoas, seguramente não lograríamos êxito, tendo como destino o arquivo morto ou o próprio lixo.
Uma grossa fatia dos assistidos é avessa a internet e ao uso de computadores. Não sabe e não acompanha as decisões tomadas no âmbito da PREVI e sequer gosta de votar. Boa parte vive satisfeita com os seus proventos, preferindo a garantia dos pagamentos das aposentadorias vitalícias a novos reajustes. Não precisa e não toma empréstimo simples, sendo um produto sem serventia para os seus propósitos. Em suma, com estes não podemos contar e tampouco com o pessoal da ativa.
continua na parte II.

João Rossi Neto disse...

parte II final.

De outra parte, se 12.000 assinaturas em um abaixo-assinado têm pouco peso, um movimento de 2.000 pessoas nas ruas, em órgãos estratégicos é suficiente para fazer um grande estrago, motivo pelo qual sugeri que a FAABB tomasse frente para deflagrar este tipo de ofensiva. Um trabalho na imprensa, pago, também surtiria o efeito desejado, pois alertaria a sociedade brasileira para os descalabros e as autoridades constituídas forçosamente tomariam conhecimento das irregularidades e das injustiças perpetradas pelo patrocinador BB contra os aposentados, em cabal desrespeito a Lei Complementar 109/2001 e Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).
Ocorre que, o meu texto, a Revolta dos Aposentados, passou ao largo no blog e as minhas sugestões foram entendidas pela colega Isa Musa como crítica a Federação. Em parte realmente eram. Mas com a boa vontade de sempre, incontinenti, manifestou-se sobre a matéria, todavia, como justificativa, encaminhou longo arrazoado relatando muita coisa positiva feita pela FAABB no passado, mas não abordou o que poderemos fazer no presente e no futuro para mudarmos as regras do jogo.
Isto posto, por julgar que não devemos olhar pelo retrovisor e ter o foco no presente e no futuro, com ações imediatas, volto a repetir as mesmas propostas de ataque ao patrocinador e a PREVI, uma vez que ficou exaustivamente comprovado que de nada adianta ficarmos enviando correspondências, e-mails e coisas do gênero para os Administradores da nossa Caixa, porquanto nunca irão sair do silêncio sepulcral.

João Rossi Neto.

Anônimo disse...

ES - Mais um dia de silêncio...
Cruel. Pura maldade, nada mais.

Camilo Jundiai disse...

Camilo - Jundiai


Enquanto esperamos pelo ES, que é do nosso dinheiro, mais um escandalo no governo do PT - Caso Orlando Dias. E criticavam o Fernando Henrique, e vamo que vamo

Rogério Luiz Carvalho disse...

Prezado dr. Medeiros, não de muita importância para quem gratuitamente quer lhe desestabilizar e o blog junto. Os grandes quando acuados costumam agirem por tabelas, para
atingirem o alvo. O trabalho dos protestos judiciais foi excelente, inclusive não participei por não ter tido condições naquele momento. Em
relação a Anabb, solicitei demissão ja há mais de quatro anos, se não a sua pessoa, pelo que o Sr. é e faz mereceria o meu voto. Siga na luta, bastante Paz e saúde. Rogério Luiz Carvalho. Pelotas.RS.

Anônimo disse...

Medeiros,

Os 7 bilhões e meio sumiram??? Eu não sabia. Eu me lembro muito bem de que alguém da Previ disse que esse dinheiro ficaria em uma conta específica da Previ e que o dinheiro não sairia da conta.

Anônimo disse...

Medeiros, referente URL: sou pensionista e localizei o nome do meu esposo na lista de funcionários do BB com direito à recebimento. Como proceder?
Grata por tudo.

Anônimo disse...

Desculpa-me; eu escrevi URL mas é URP.