A ANABB VAI MUDAR ?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Falam que, com o resultado das últimas eleições, a ANABB vai mudar. Eu, porém, estou descrente. Tão descrente que pretendo pedir demissão do quadro social ao qual faço parte há muitos anos, desde a fundação praticamente.

Mas por que ?

Poderia afirmar que fiquei satisfeito com as eleições por dois motivos. O primeiro porque o Claudio Lahorgue, presidente da AFABB-RS, a quem apoiei de maneira especial, foi eleito para o conselho deliberativo, com expressiva votação, na frente de muito estrelado.  O segundo porque houve quebra na hegemonia absoluta que o time da ANABB possuía na instituição, que, na minha opinião, estava travando a entidade e afastando a mesma dos interesses dos associados. Agora foram eleitos representantes de outros segmentos, tornando necessária uma composição de forças.

Entretanto, o resultado final não me agradou, segundo a análise conjetural que realizei. Nunca aceitei a afirmativa de que o time da ANABB havia perdido de 12 x 9.  Para mim foi o contrário, o time da ANABB (9) mais os dissidentes (3) contra nove da oposição.

Entre os principais aspectos considero que o BB  foi o grande vitorioso do pleito.  Emplacou um ex-vice presidente  como conselheiro deliberativo, Luiz Oswaldo, pertencente ao PT e ao movimento sindical, perfeitamente entrosado com o atual Governo, que representa para alguns um verdadeiro insulto para os aposentados e pensionistas na medida em que declarou, quando diretor de recursos humanos do BB, que somente o funcionalismo da ativa tinha direito à CASSI.

Na nova diretoria, dois componentes, entre os quais o presidente, são identificados com o BB, além da FENABB. O Sergio Riede foi superintendente da CASSI indicado pelo BB no ano passado e é afinado com o PT, partido do Governo. O Fuji foi presidente da FENABB por vários anos, que é a estipulante do seguro ouro vida, recebendo benesses do BB e da Cia. Aliança para a organização dos eventos esportivos. Ambos estão agora aposentados mas, segundo minhas fontes, vestem a camiseta do BB por razões umbilicais.

Na diretoria vai ficar assim:  dois para o BB e dois para o time da ANABB.  Amaral, representando a força sindical, ex Garef, quando foi chefe de Denise, esposa do Valmir, ex diretor da Previ,  vai ser o desempatador, porque, de acordo com seu personalidade, decide sempre individualmente e não se curva aos eventuais interesses da chapa que o elegeu. Além disso, assim como Cecilia, é candidato natural ao cargo de diretor de seguridade da Previ, cuja eleição acontecerá em maio do próximo ano.

No conselho deliberativo, o time da ANABB ficou com nove representantes puros.  Os dissidentes eventuais, com tres. Mais cedo ou mais tarde vão voltar a se unir. Duvidam ?  Aguardem, ainda mais que esse grupo de tres dissidentes não foi aquinhoado com nenhum cargo na diretoria, conforme almejavam e dois ficaram magoados, retirando-se da reunião.  Se isso acontecer a turma antiga da ANABB fica com maioria no conselho deliberativo.  E ainda restam alguns membros que poderão vir a ser atraidos através de alianças e parcerias, no que Valmir Camilo é mestre.

Na minha opinião, se levarmos em conta o número de 26 conselheiros, 5 na diretoria e 21 no conselho, o time da ANABB, com os dissidentes eventuais (3), fez 14 conselheiros (2 na diretoria e 12 no conselho), afora adesões que certamente acontecerão ao longo do mandato. E´a minha modesta opinião, mas sempre fui bom em matemática e previsões.  Não se avexem em me contestar, nem em afirmar que estou por fora e desatualizado. Não vale a pena, pois não vou polemizar nem rebater.

Acho que a governabilidade da ANABB vai sofrer bastante em virtude dessa situação heterogênea e complicada, com a existência de sub-grupos oponentes, inclusive da AAFBB., que é uma entidade nacional concorrente e cuja intromissão nos assuntos administrativos da ANABB está sendo recebida com reserva.

 Também desconfio de que os rumos da ANABB continuarão dissociados das aspirações de muitos de seus associados, como eu, que desejava esse tempo todo  uma atuação decisiva da ANABB no caso do renda certa. Depois de realizar uma enquete nacional e vários estudos para extrair uma fórmula que atendesse a média dos aposentados, a ANABB se paralizou e não incluiu a matéria nas discussões sobre o superávit, infelizmente. E agora as ações judiciais começam a ser repelidas pelo STJ, a exemplo da cesta alimentação, com enorme prejuízo para um universo de 50.000 aposentados.

Cumpri o meu dever de concorrer às eleições para procurar participar das mudanças que considerava necessárias e que eram exigidas por uma parcela do funcionalismo. Não fui eleito. Houve omissão e acomodação do movimento que havia dito que me apoiaria.. Desejo toda a sorte de felicidades e de êxito aos que conseguiram a aprovação das urnas. Parabéns. De minha parte, com a consciencia tranquila, acompanharei do lado de fora essa nova jornada. Estou encaminhando meu pedido de demissão do quadro social da ANABB e da AAFBB.

12 comentários:

Bernardo - Lajeado-RS disse...

VOU REPETIR ATÉ A EXAUSTÃO:
SAIAM DESTA ARAPUCA.
A ANABB DEFENDE O bb.

Anônimo disse...

Você é uma pessoa sensata e de bom caráter.
Fêz o que devia fazer.
Procure lutar de outras formas, não pare.
Precisamos de você.

ass: esposa de funcionário aposentado.

HELENO PINTO NOBRE disse...

SINCERAMENTE QUERO LHE PARABENIZAR POR ESTA ATITUDE TOMADA. ANABB JÁ ERA; ACREDITA QUEM QUISER. SOMENTE SERVIU NESTES ANOS TODOS PARA ENCHER A BURRA DE SEUS DIRIGENTES.

E QUEM QUISER CONTINUAR DANDO; MELHOR DIZENDO BOTANTO DINHEIRO FORA QUE CONTINUE. É UM DIREITO DE CADA UM.

É A MINHA SIMPLES OPINIÃO. EU NEM SABIA DE TODAS ESTAS FALCATRUAS E JÁ TINHA ME RETIRADO ANTES DE SABER O QUE SEI HOJE. ALIÁS ATÉ TINHA O SR. VALMIR CAMILO EM ALTA CONTA; ACHANDO QUE ELE DEVERIA ATÉ GERIR A PREVI EM CERTA ÉPOCA; SEM SABER NO QUE ELE ESTAVA ENVOLVIDO; E ACHANDO QUE ELE ERA UMA PESSOA IDEALISTA COMO TODOS ESTES MARGINAIS DO PT DE HOJE.

PARABÉNS COLEGA MEDEIROS POR TUA DECISÃO. ACHARÁS ONDE BOTAR ESTE DINHEIRO QUE PAGAVAS; TANTO PELA ANABB QUANTO PELA TAL DE AFABB-RS.!

AQUI HPN ; MATRICULA 3984740-3INJURIADO E REALMENTE ENTRISTECIDO COM TUDO O QUE A PREVI ESTÁ FAZENDO CONOSCO. SÓ TEM BANDIDOS NESTES PAÍS. E IMPUNES O QUE É PIOR .! OS BANDIDOS QUE ESTÃO NAS CADEIAS SÃO MELHORES ;MUITO MELHORES DO QUE OS BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO QUE ATUAM EM BRASILIA- A ILHA DA FANTASIA. O JUSCELINO QUE EU ACHO QUE NÃO ERA SANTO DEVE ESTAR SE REVOLVENDO NA TUMBA. SE ELE PUDESSE ATÉ DIRIA : PARA QUE EU INVENTEI DE CRIAR BRASILIA. PARA ISTO ?

Pensionista disse...

Dr Medeiros, Parabéns! Tomou atitude certissima! Estarei enviando minha carta também. Não fizeram nada pelos aposentados e pensionistas . Natal triste! Todos deveriamos pedir demissão da ANABB
Abraços

Ariovaldo Ramos disse...

Prezado Sr. Medeiros,

Sou leitor assíduo de seu blog, e mesmo às vezes discordando de seu ponto de vista, gosto de meditar em suas palavras para formar minha opinião.

Confesso que na leitura da mensagem de hoje, me decepcionei um pouco com sua argumentação, afinal, enquanto você podia concorrer ao Conselho Deliberativo da ANABB, ficou filiado e agora que perdeu pede desfiliaçāo?

Em minha ótica ainda parto do princípio, é melhor estar lutando dentro da associaçāo como oposiçāo em minoria, do que estar em casa sentado como franco atirador.

Cordiais saudaçōes,
Ariovaldo Ramos

Ps. Já que a moderação está ativada, encaminho copia desta msg ao email da nossa lista de grupos BB do yahoo.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, assim como tomaste esta decisão, grande parte do quadro de associados deveriam fazer o mesmo!!

desfiliação da ANABB e AAFBB

ja estou com meus requerimentos prontos e amanha mesmo colocados no correio com AR.

saudações

antonio barreto
alagoinhas-ba

Anônimo disse...

Colegas,

Nós, aposentados da PREVI, viramos saco de pancadas dos adversários poderosos, liderados pelo Governo que, de uma só vez controla e manipula os Poderes Legislativo e Judiciário. Somos todos reféns do Poder Executivo que por deter a chave do cofre, aluga os partidos políticos mediante a distribuição de Ministérios, cargos de Primeiro Escalão em órgãos que controlam verbas bilionárias, liberação de dinheiro para emendas de parlamentares, enfim, as negociatas correm soltas para garantir à aprovação de matérias que interessam ao Presidente de plantão. É uma compra vergonhosa de apoio.
Se não fosse a chamada “base aliada” os partidos nanicos nunca teriam Ministros no poder. Em face disso, nomeiam-se pessoas desqualificadas e sem caráter para cargos de alta responsabilidade. Em tempo recorde, esses maus cidadãos locupletam-se com as suas maracutaias, engrossando as fileiras dos corruptos existentes neste País.
O trabalho sério feito pela Polícia Federal acaba sempre arquivado. Esta detecta os desvios, aponta as evidências, mas os supostos culpados não são indiciados, porque interrompem as investigações mercê das costumeiras demissões negociadas. Entregam o cargo e saem livres como pássaros sem devolver os recursos públicos subtraídos, ficando impunes e ricos para sempre, terminando todos os casos em final feliz, passando o sentimento de revolta para a sociedade brasileira e para o mundo de que, no Brasil, o crime compensa.
Enquanto nós, ex-funcionários do BB e vinculados a PREVI, comemos o pão que o diabo amassou. Menosprezam os nossos direitos, dispensam-nos um atendimento péssimo, sonegando informações requeridas por escrito, formam quadrilhas para roubar os recursos reservados para as aposentadorias e os órgãos fiscalizadores e o Poder Judiciário não apuram as nossas denúncias, visto que vestem descaradamente a camisa do Governo, repelindo com sentenças duvidosas as postulações que encaminhamos, sejam nas primeiras instâncias ou nas Altas Cortes.
Salta aos olhos e causa espécie quando recebemos uma escorregadia resposta, como a do Sr. José Maria Rabelo, feita em caráter pessoal com o claro propósito de resguardar-se de eventual admoestação dos superiores hierárquicos.
Mesmo assim, em que pese à cavilosa deferência, nota-se que colheu o ensejo com o intuito de rebater as críticas a PREVI, de defender a aplicação da Resolução 26/2008 e também de fazer coro com o indeferimento, pelo Judiciário, das ações sobre a Cesta Alimentação. De fato não poderia posicionar-se diferente, já que participou, no processo, a favor da PREVI na qualidade de “amicus curiae”, desempenhando um papel que não faz parte do seu rol de atividades. Estou no pressuposto de que o Sr. Rabelo só pode estar senil e desinformado ao asseverar que o Poder Judiciário é independente.
Como cães carentes, recebemos infantilmente a vasilinada resposta como um afago e a migalha ofuscou a nossa vista, levando-nos ao êxtase, equivalente a mensagem de um Rei colocando o seu império a nossa disposição. Precisamos ter a clara noção de que a PREVIC não faz mais que a sua obrigação regulamentar de reportar-se sobre as reclamações que lhe forem endereçadas e tomar as providências pertinentes e não encararmos isto como uma concessão, uma regalia.
Em hipótese alguma devemos ouvir o canto da sereia e nos iludir, porquanto, na realidade, uma simples resposta não configura abertura de Portos do Bem e o prenúncio de que agora teremos os canais de negociações lubrificados é falso, porque a PREVIC e o CGPC, pai da Resolução 26/2008, ambos são órgãos umbilicalmente ligados ao Governo e nada farão para nos beneficiar, principalmente se isto contrariar ordens emanadas do Planalto.
Infelizmente, vejo como tempo perdido tentar buscar soluções para os nossos problemas no âmbito da PREVIC, isto se ela agendar alguma reunião, coisa que duvido. Por outro lado, é mais seguro entrar na toca de um leão faminto a cruzar os umbrais da PREVIC.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros, saudações cordiais!
No final deste mês, aqui onde eu moro, haverá um mutirão, a fim de resolver o atraso em alguns exames de saúde, mais complexos.
Antes das boas vindas a 2012, os necessitados desses exames, portanto, serão atendidos.
Certamente, inúmeros outros mutirões ocorrem, país afora.
Penso que a realização de um mutirão se origina, pelo menos, na boa vontade de alguém ou de algum grupo.
Bom seria se algum mutirão fosse realizado, AINDA EM EM 2011, dentro das potências BB e/ou PREVI, no sentido de salvar/diminuir a situação financeira tão grave, confessada por muitos da nossa comunidade, ao longo do ano.
2011 ainda tem mais duas semanas.
Há tempo!
Antes do embarque, para merecidas férias, esse mutirão seria um gesto de grandeza de quem pode decidir e diminuiria, senão apagaria, as amargas e traumatizantes lembranças de 2011.
Há tempo!
Haverá boa vontade, consciência, solidariedade?
Caro Dr. Medeiros, um ótimo fim de semana, grato por tudo e um PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

Anônimo disse...

Farei o mesmo desfiliação da ANABB e AAFBB
AHHHHHHHHHHHHHHHH, se todos fizesses isso, como ficariam ?
Coragem pessoal, Desfiliação Já

Anônimo disse...

Gostaria de saber se quem tem ações promovidas pela ANABB podem se desfiliarem. E as ações que estão sob responsabilidade dos advogados da ANABB como ficam??

Anônimo disse...

Quero dar ao senhor um argumento consistente para fazê-lo continuar sendo associado da ANABB. Com certeza existem muitas coisas erradas nessa instituição, coisas que têm sido apontadas claramente. Mas pense bem Dr. Medeiros: lembre-se da nossa história de vida, lembre-se do surgimento dessa entidade, lembre-se das pessoas de fé e que acreditam - e muito - que as coisas podem mudar e que se associaram a essa entidade e ajudaram a fundá-la, aqueles que acreditaram que ela pudesse ser a grande aliada na defesa de seus interesses. É injusto para conosco, assim como é injusto para o senhor abandonar este barco agora. Temos uma história, temos várias conquistas e ainda teremos muitas. Penso que o senhor não deveria pedir demissão. Precisamos continuar essa luta, precisamos do senhor perto e fazendo parte da defesa de nossos interesses. Eu votei no senhor para a Anabb, assim como muitas pessoas, com certeza. Pense nisso. Abraços. Paulo Moralles (Cachoeira do Sul)

Anônimo disse...

Já me desfiliei faz tempo da ANABB. Não consigo entender quem permanece sócio.