NO LIMBO DE NOVO

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Felizmente voltamos ao limbo na Previ.

Isso significa que o índice do Ibovespa voltou a se aproximar dos 57.000, que é o que garante a continuidade do pagamento do BET, pois permite o equilíbrio das contas necessário para tal na Previ.

Bastou duas sessões para o índice da bolsa pular de 53.000 para 57.000 e para isso foi suficiente a declaração do presidente do banco central europeu de que iria solucionar eventuais dificuldades financeiras do sistema.

Vamos ver o que nos diz a respeito o novo diretor da Previ, Marcel de Barros, na reunião de Camboriú, que acontecerá nesta sexta feira.

A AFABB-RS vai comparecer com uma boa delegação. Irá o presidente Lahorgue, o assessor da diretoria José Rodrigues Pereira, o secretário do Conselho Deliberativo Sandyr Schuster e eu. Queremos nos atualizar para poder atuar com mais segurança na defesa dos interesses dos associados e a reunião promete novidades, com a presença de dois diretores da Previ e de duas diretoras da CASSI, além, naturalmente, de colegas esclarecidos das associações participantes.

Só tenho recebido pedidos para o ES.  Existem mais algumas demandas que gostariam de saber ?

Apresentem suas sugestões.

56 comentários:

Carlos Norberto Kasper disse...

Dr. Medeiros,

Caso tenhas oportunidade, retome a questão BET dos aposentados que recebem valores pela verba P-220.´
É difícil entender porque não é pago. O Sasseron questionado sobre o assunto, aqui em P.Alegree na apresentação dos números de 2011 e na apresentação inicial ocorrida em Brasília, transmitida via internet, limita-se a responder: ¨querem saber minha opinião, ele é devido¨. Devido por quem Previ ou BB ? Porque um ou outro não o pagam ?
Carlos Norberto Kasper
Arroio do Meio-RS-

Anônimo disse...

Dr.Medeiros"em atendimento a sua solicitação", lá vai:
Para a Cassi - por favor, solicite dados sobre as CliniCassi.Atendem a teoria otimista ou o resultado prático não é o esperado? Com transparência!
Para a Previ - pode-se separar a administração dos dois planos, o PB1 e o PreviFuturo? 2-o custo da Capec(faixas etárias) precisa ser tão "salgado" ? 3-Linea Amarilla investimento no Peru "comprado" da VPR/OAS(construtora) como vai? Vai bem? Já se investiu quanto?
Por ora é só e agradeço a atenção do Dr.Parabéns pelo blog!

Julita disse...

Dr Medeiros, boa tarde!
Aproveitando a sua boa vontade gostaria que perguntasse, sobre as nossa pensões, de 60 % que prometeram aumentar o indice!
Muito Obrigada, Julita
Pensionista

Cláudio R Almeida disse...

Dr.

Se tem recebido só pedidos para o ES, a mim me parece que é o ES que precisa ser resolvido. Todo o foco, no momento, deve ficar sobre o ES.
Se desfocarmos não conseguiremos.
Estão querendo que façamos um curso de administração financeira antes de reverem o ES. Pode? Querem nos dar o diploma de burro. Pior, esta tendência pode crescer. A culpa passa a ser da vítima. Típica visão oportunista para negar nosso pedido. Fale com o homem, se conseguir, só do ES e já estaremos muito gratos. Quero lembrar ao Marcos que também a Anabb, a Faabb e Afabb, estão sumidas. Abraços.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, procura saber pelo aumento do índice das pensionistas. E pelo nosso realinhamento, que ficou naquele Memorando de |Intenções. O que fizeram dele? E nosso aumento anual que não cobre a verdadeira inflação. E queremos sim nosso ES-180/180 é aplicação garantida e com rentabilidade.Fale com esse novo Diretor.

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros,
A minha queixa nada tem há ver com ES, estou livre disso, por enquanto, mas o que incomoda mesmo é que não se estudou uma virgula de nosso acordo de 2010, onde estão as revisões de nossos complementos, e a tal parcela previ como jogou para baixo o rendimento de quem se aposentou depois de dez/97.
Quando a Previ plano1 vai ter novamente uma só categoria de aposentados, não uma quantidade enorme de guetos, pré 67, pré 97, pós 97, e por ai vai criando injustiças.
E a Carim é outro atentado ao bolso, renovar o contrato um perigo, dinheiro para liquidar não temos, insistem em não alterar a forma de correção do saldo devedor, nos enchem de descontos mas 3anos depois estaremos na mesma situação, impagável.
Sorte no seu encontro em Camboriu.

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros,
A minha queixa nada tem há ver com ES, estou livre disso, por enquanto, mas o que incomoda mesmo é que não se estudou uma virgula de nosso acordo de 2010, onde estão as revisões de nossos complementos, e a tal parcela previ como jogou para baixo o rendimento de quem se aposentou depois de dez/97.
Quando a Previ plano1 vai ter novamente uma só categoria de aposentados, não uma quantidade enorme de guetos, pré 67, pré 97, pós 97, e por ai vai criando injustiças.
E a Carim é outro atentado ao bolso, renovar o contrato um perigo, dinheiro para liquidar não temos, insistem em não alterar a forma de correção do saldo devedor, nos enchem de descontos mas 3anos depois estaremos na mesma situação, impagável.
Sorte no seu encontro em Camboriu.

HELENO PINTO NOBRE disse...

BOA TARDE ; E TENHO UMA SUGESTÃO QUE CHEGUEI A CONCLUSÃO E GOSTARIA QUE FOSSE MENCIONADO PARA ELES QUE AO MENOS EU TENHO A CERTEZA E QUE DEVERÍAMOS SEPARAR O NOSSO PLANO 1 DO PREVI FUTURO. E NÃO ACHO QUE SERIA DIFÍCIL.

JUSTIFICO O MEU PENSAMENTO ; QUANDO EXISTE QUALQUER VOTAÇÃO PARA ELEIÇÕES NA PREVI; COMO OS DA ATIVA; TEM OUTROS INTERESSES NUNCA VOTARAM EM NOSSO FAVOR; QUE TEMOS INTERESSES DIFERENTES. ALGUÉM NÃO LEMBRO QUEM; JÁ MENCIONOU ESTA FATO OU PELO MENOS LEVANTOU ESTA POSSIBILIDADE; MAS PELO QUE VEJO; ESTÁ TOTALMENTE ESQUECIDA ESTA POSSIBILIDADE .

NÓS OS JÁ APOSENTADOS ESTAREMOS SEMPRE COM NOSSOS INTERESSES EM OPOSTO AO INTERESSE DOS QUE AINDA ESTÃO NA ATIVA; E ELES SEMPRE VOTAM POIS TEM ACESSO AO SISTEMA AO IREM DAR ENTRADA A CADA DIA DE TRABALHO; ENQUANTO OS ACOMODADOS NÃO QUEREM VOTAR; E ESTÃO COMO SE DIZ COM O BURRO NA SOMBRA; POIS NÃO FICARAM OITO ANOS SEM AUMENTO DE SALÁRIO COMO AS PESSOAS COMO EU QUE DE 1994 Á 2004; GANHEI : 10% DE AUMENTO ENQUANTO OS APOSENTADOS DA PREVI GANHARAM 100% EM 10 ANOS. FORA O INSS AINDA .!

ACHO QUE SOMENTE EU ESTOU ENFRENTANDO ESTE PROBLEMA; POIS NÃO VEJO NINGUÉM SE QUEIXAR. ESTÃO TODOS FELIZES E VENTUROSOS COMO DIZ UM PERSONAGEM DA ESCOLINHA DO PROFESSOR "GUGLU" .! SE NÃO FOR PEDIR DEMAIS GOSTARIA QUE ESTA QUESTÃO FOSSE LEVANTADA.

HPN; MATRIC. 3984740-3 ; JAMAIS ANÔNIMO; E SEM A ESPERANÇA DE QUE UM DIA ALGO POSSA MUDAR EM FAVOR DE QUEM COMO EU FOI PREJUDICADO; COMO O MALDITO GOVERNO FHC .!

ENTREI EM 1977; IRIA ME APOSENTAR EM 1999 ;. MAS TIVE QUE ESPERAR ATÉ 2.004 POIS EM DEZ/1998; O MALDITO ALTEROU A LEI FALTANDO 06 MESES PARA MIM; POIS HAVIA COMEÇADO A TRABALHAR EM 05/1969 . PERDI UM MONTE COM ESTA BRINCADEIRA E AINDA GANHEI O MALDITO FATOR PREVIDENCIÁRIO DE PRESENTE. NÃO TENHO VERGONHA E RECEBO: 2.177;82 DO INSS ( BRUTO) E VERBA P.300 : 2.747;72 DA PREVI. QUANDO EM 03/2004RECEBIA BRUTO DO BB . 2.400;00 REAIS. SAI COM 1.390,01; JÁ FAZEM 08 ANOS E COM OS AUMENTOS MARAVILHOSOS QUE ESTAMOS GANHANDO PODES IMAGINAR A MINHA SITUAÇÃO.!
NÃO IMAGINAVA QUE APÓS TRABALHAR QUASE 27 ANOS NO BB; ESTARIA DO JEITO QUE ESTOU .! AGRADECERIA SE AO MENOS PUDESSES LEVANTAR ESTA POLÊMICA .! E SEREI GRATO SE ME TROUXERES ALGUMA ESPERANÇA DE QUE AO MENOS ALGUMA COISA POSSA SER MUDADA .!
EMBORA NÃO ACREDITE NESTA GENTE QUE AHI ESTÁ .! SÃO PARA MIM UM BANDO DE MARGINAIS .!

30/07/2012 ; HORA : 14:35

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A revisão do plano cfe. acordo assinado em 2010

Grato

Anônimo disse...

Caro colega Dr. Medeiros,

Na possibilidade de que a economia reaja, até final do ano,fazendo com que a Bovespa suba a 60mil pontos e a Previ consequentemente venha a obter Superavit, teriamos assim uma nova distribuição de superavit em 2013 , além de mantermos o atual até 2014 como previsto no acordo ?
Grato Um abraço
Francieli

Bernardo - Lajeado-RS disse...

Com todo o respeito aos endividados, existem outros assuntos de maior relevância para todo o universo dos participantes da Previ, que nem é um banco muito menos uma cooperativa de crédito. Nosso fundo de pensão está ameaçado pela ganância do patrocinador (que parece estar preparando um novo golpe) e pelo governo de plantão. Acho mais sensato discutirmos a questão da retirada do patrocínio, na elevadíssima exposição ao risco das reservas e de um esforso na derrubada da resolução n° 26 do CGPC.

Anônimo disse...

Prezado dr. Medeiros,

Gostaria que o doutor deixasse esclarecida sem sombra de qualquer dúvida qual a situação dos aposentados admitidos antes de 67.
De quem é a responsabilidade, da Previ, do Banco, ou dos dois?
Alguma providência necessária para assegurar esse direito?
Esse direito se estenderia também às futuras pensionistas?

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Ainda sobre o emprestimo simples.É que existe uma lógica da qual não se pode fugir.Por exemplo, eles dizem que os associados já estao bastante endividados.Tudo bem.Então, na pior das hipoteses, promovam o ALONGAMENTO das dividas , o que vai beneficiar a todos, pois servirá como um aumento indireto.Diminui-se a parcela mensal , aliviando o bolso dos devedores e diminuem as preocupaçoes da PREVI. Essa é uma medida saneadora e não adottá-la não teria um a explicação racional, a não ser a exibição de um sadismo inqualificável. O outro assunto, naturalmente, é sobre a retirada de patrocinio, se é que o BB terá peito para tentar essa ação, pois sem a PREVI o BB não é nada.Tenho dito.

Anônimo disse...

TEM SIM... ES ES ES ES ES

TA TODO MUNDO LISO

Anônimo disse...

Colega Edgardo,

Nunca fui contra o debate, nunca fui contra ações positivas e consequentes.
Esses blogs que tratam do assunto prestaram um serviço inestimável, no princípio, isso é preciso reconhecer.
Depois, alguns deles passaram a se preocupar apenas com ataques a pessoas e a instituições, sem nenhuma coerência e sem apresentar qualquer alternativa que fosse válida.
Reclamações e críticas vazias não conduzem a nada. Se outras associações nada fazem, que as nossas tomem a iniciativa.
Podemos, em termos, até reclamar dos candidatos em quem não votamos.
Mas não devemos nos esquecer de que muitos de nós - muitos - aprovamos a entrega da metade do superávit ao Patrocinador.
Meus respeitos pelo seu trabalho, pela sua luta.

Ferrão

Luiz Niquerito disse...

Prezado Medeiros. Gostaria que fosse pleiteada, na reunião de Camboriu, maior transparência na Seleção de Conselheiros da PREVI. A aplicação de provas objetivas de conhecimentos específicos para a função (auditoria, contabilidade, matémática financeira etc.),de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, a meu ver, seria o melhor caminho)

Anônimo disse...

O senhor está gozando com a nossa cara com essa pergunta: "se temos outras demandas" Claro que temos outras demandas! A urgência do ES Sr, Medeiros, é para termos forças para pedirmos outras coisas, como ex? A permanência do BET. Não seria necessário para esses dirigentes que pedíssemos nada, se olhassem para
nós com respeito e carinho. Imagina o senhor, que eu já com 67 anos, cheia de dores, mal podendo ficar de pé ainda tenho que fazer meus bolos para fora para complementar o meu indigno salário como viúva. Trabalho dás 6 h da manhã até o sol ser for;
isso quando tenho muitas encomendas.

Quando chega a noitinha, estou tão cansada... e mesmo assim
eu não durmo direito porque me falta os remédios para os meus males.

E as contas? Como faço com uma filha que é deficiente mental?
O que faço? Moro sozinha eu e ela, e ela não consegue me ajudar. Ela é um bebe com 38 anos. Ela precisa de fraldas, de remédios, da fisioterapia, de cirurgia, de óculos e muitas outras coisas. É por demais complicado, e muito fácil falar quando não se vive o problema, ou se tem um bom salário, como deve ser o seu caso.

Chega, não quero falar mais nada. E ver se publica, se não vou para outro lugar.

Falei e tá dito.

Catarina de Menezes.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Medeiros,

Concordo com um anônimo acima:
O Empréstimo Simples não precisa ser aumentado no limite de 180 mil.
Mas sim o PRAZO para 180 meses..
Limite a grande maioria acho que tem(eu, por exemplo tenho 39 mil, que não posso utilizar, pois não tenho margem)...

Referente à separação da Administração do PB1 do P.Futuro:

Concordo com o Heleno...
Eu já havia dito isso nesse ou em outro Blog.
O pessoal da Ativa do BB sempre irão votar conforme recomendação do Sindicado que, por sua vez, recebe recomendações da Contraf/Cut, aliados ao governo, BB, etc.

Outro que mata é o tal de VOTO MINERVA...


ABs.

Janone

Anônimo disse...

Pelo
amor de
Deus Medeiros,
nosso reajuste pensionista.

E claro o ES.

Anônimo disse...

Dr Medeiros. Saude
ASSUNTO NOVO >>> No mundo juridico , nao significa nada para nos do BB o ganho recente na justica para o pessoal da AEROS ?
Para o leigo, como eu, EH LUZ NO TUNEL. AH SE EH...Tem certo ""parentesco'' com superavit do BB . OU NAO? Abrs. Mario

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Sei que o ES é uma questão de alívio financeiro para diversos colegas, porém, uma solução que vai resultar em mais endividamento.
O que eu particularmente gostaria que fosse discutido é a questão dos aposentados pós 97. A extinção da PARCELA PREVI, a distribuição justa dos superávits, e o cumprimento das promessas feitas.
Boa sorte e obrigada
Elaine Duarte

Anônimo disse...

Dr. Medeiros ......................

Além do E.S . MUITO melhorado e da
incorporação do BET aos nossos pro-
ventos, gostaria de comentar uma
notícia veiculada na Folha de São
Paulo - edição nacional - data de
28/07/2012 - B4 -Mercado.

DISPUTA COM TELES MOSTRA PODER
MINISTRO SOBRE AGÊNCIA ----------

Trata-se da proibição de novas ven-
das de linha de celular, um confronto com as gigantes TIM/OI/
CLARO.

A reportagem exalta o enorme poder
de PAULO BERNARDO, Ministro das
Comunicações, nosso colega do BB.

Pois então, o preclaro ministro é
um dos signatários (pela trincheira
inimiga), do malfadado TERMO de
COMPROMISSO, datado de 24/11/2010.

Na ocasião o poderoso ministro
PAULO BERNARDO respondia pelo Mi-
nistério do Planejamento, Orçamento
e Gestão .

Pois então (II), decorridos 21 meses do ato espúrio, nada mais
aconteceu, em nosso favor.

Voltando ao início de meu desaba -
lizado comentário e fazendo um
parâmetro entre o (enorme) poder
de Paulo Bernardo e sua (assombro-
sa) falta de responsabilidade.

Será que não existe, prezado Dr.
Medeiros, um modo de esfregar esse
fajuto Termo de Compromisso na
cara de todos que o assinaram (int).

Sempre tive a plena convicção que
acordos foram assinados (por tanta
gente importante) para serem cum -
pridos .

Assim Dr. Medeiros gostaria de sa-
ber sua douta opinião entre o po-
der explícito e descumprimento do
nosso colega Paulão Bernardão .

E se há possibilidade do esfrega -
mento, pelos nossos líderes, nas
fuças pertinentes, como acima ci-
tado.

Gostaria muito, mas muito mesmo,
que o senhor publicasse este meu
desabafo, além, óbvio, de seu em-
penho de ver realizado meu inten-
to esfregacional.(acabei de criar
este termo agurinha mesmo)

Sigismundo Borges disse...

Prezado Dr.Medeiros: a "nossa" CASSI -pelo seu comportamento- parece empresa privada, cujo objetivo principal é o lucro. Dificultam cada vez mais a realização de exames, com a falta de convênios e com o aumento de burocracia. Acho que deve ser revista, também, a atual política do fornecimento de remédios de uso contínuo para patologias cronicas. A obrigatoriedade do uso de medicamentos genéricos e os preços cobrados pelos mesmos, acho errada e inadequada.
Portanto, opino que a CASSI reveja e mude sua atual política de atendimentos aos associados.

Sigismundo Borges

Rubem Tiné disse...

Pergunte sobre o imposto de renda sobre o BET. Será que a receita federal já teve tempo para responder a consulta feita pela Previ?

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros

O problema levantado pelo colega
Heleno Pinto Nobre tem todo o cabimente! Como podem os participantes do Plano Previ Futuro - que são mais de 100.000
membros - decidirem o que é melhor
para os colegas do PB1 - cerca de
85.000 - se o Plano Previ Futuro
possue apenas 3 bilhões em ativos
e o PB1 tem 149 bilhões? Eles sempre terão maioria para decidir um assunto que não lhes compete.
Isto precisa ser alterado!
Se você vai a Camboriú, fica sabendo que o novo diretor Maarcel Barros afirmou na Reunião
havida no dia 25/07, na AABB-Rio,
que o Banco nunca retirou um real
sequer da PREVI...

Anônimo disse...

Caríssimo e Nobre Doutor Medeiros!!!

Gostaria de dizer que se pelo menos a PREVI mesmo não podendo aumentar o VALOR ES mas tornando-se o BET BENEFÌCIO DEFINITIVO até o final do ano teremos margem para negociarmos com os credores.

Só para tornar mais claro vejam o meu exemplo:
O TETO ES 110.000,00 (atual)

Margem consignavel para 79.000,00
(hoje)

um BET = 269,00, tornando-se BENEFICIO DEFINITIVO incorporado a verba 300 aumento de margem consignável para os 110.000,00 possibilitando sair do vermelho. Isso se até lá não for aumentado o LIMITE.

Mesmo que mais endividado o ES ainda é o melhor caminho.

Ácho ainda, é o que nós poderemos vislumbrar a curto prazo como ajuda para sairmos do endividamento.

Num longo prazo seria um aumento de salario pelo INSS, algo que eu diria está impossivel.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, que tal a gente reabrir a discussão sobre o realinhamento dos salários? Foi feito um acordo em 2010. Ninguemé responsávl por ele> É um acordo órfão? O ES vai ser sempre a história de sempre. 180 hoje, 250 amanhã. Eu diria, a mesma ladainha de sempre. Mas o realinhamento foi assinado. Vamos ver isso. Eu às vezes me pergunto se as pessoas que postam aqui foram mesmo do BB ou se são agentes provocadores como esta Catarina. Sempre aparecem quando se fala do ES. Acho que para desmerecer as outras pessoas necessitadas. O que precisamos na verdade é que o nosso salário seja realianhado. Digo, nossos proventos.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Tenho a mesma opinião do Cláudio R. Almeida e também do anônimo das 16:18 hs,do dia 30 de julho. O problema maior hoje em nosso meio é de fato o endividamento geral. A luz no fim do túnel é o ES sim, se, por motivos que não conhecemos eles impossibilitam o aumento de limites, então procedam a extensão do prazo do empréstimo. Pagar vamos ter que pagar, de um jeito ou de outro, com a extensão para, digamos, 180 meses, certamente daria uma folga no contra-cheque e possibilidade de um valor extra para liquidação de pendências externas.
Agora, quanto a querer ensinar-nos sobre "educação financeira", vão plantar batatas, porque dificuldades todo mundo passa, alguns já se livraram do infortúnio das dívidas, outros estão caminhando para isso, ninguém entra no mundo da inadimplência por que quer, mas por algum motivo foram forçados a entrar.
Boa sorte na reunião de Camboriú, Dr Medeiros.
Josué Jorge Junior
Castro PR

Medeiros disse...

Caros colegas,

Obrigado pelas inúmeras sugestões que permitem uma visão de conjunto sobre nossas necessidades, ansiedades e aspirações.

Certamente o pessoal da PREVI está lendo e anotando tudo.

Mário, por favor seja mais explícito sobre o ganho do AERUS para que possa analisar melhor sua observação de que essa decisão pode ser proveitosa para nós.

Uma excelente notícia. Paulo Assunção não irá à reunião, deixando mais espaço e tempo para o Marcel. òtimo.

Anônimo disse...

O aumento do valor e prazo do ES vai aliviar um pouco o sufoco geral. É prioridade para muitos. Somos pagadores fiéis. Não há riscos para a Previ. É uma alegria que merecemos. Queremos honrar nossos compromissos. "A felicidade tem que ser permitida toda vez que for procedente"

Fraterno abraço!

Anônimo disse...

Minha sugestão é de concentrar nossa luta no realinhamento do PB1, até porque foi compromisso firmado na aprovação da distribuição do superavit em 2010.
Repito que discordo da grande maioria que implora mudanças no ES.
Isso apenas adia o problema e não resolve a causa. Garanto que boa parte dos que querem ES fizeram a renovação ano passado(110/96) e estão enforcados de novo.

Cláudio

guilherme disse...

Mestre Medeiros, francamente nao acredito mais em VERDADEIRAS MELHORIAS na linha do ES, porem para começo de conversa, diria começo de boa gestao desta diretoria, uma proposta de ES com mais credito e PRINCIPALMENTE aumento de prazo ia beneficiar de IMEDIATO muitos colegas, tem sim outros assuntos importantissimos, mas sabemos que certas mudanças levam tempos, rodadas de reunioes a perder de vista, enquanto isto precisamos de um analgesico rapido com efeito mesmo IMEDIATO, ja que nosso aumento foi um FIASCO como sempre anunciado, enquanto nao mudam a velha formula, temos que ter qualquer alivio ainda em 2012.
Que seja no ES, fazer o que, vamos aproveitar o momento de credito ampliado e juros baixo para pedir a Previ que acompanhe o mercado.

Grande abraço Mestre Medeiros.

Viana

Daniel disse...

Estimado colega Medeiros, pronto, ja temos a provavel resposta sobre o destino do ES em 2012, a Cecilia no blog dela respondeu o seguinte para tal indagação:

"Pelo andar da carruagem e conhecendo as pessoas que estão lá, acho pouco provável que tenhamos reajuste significativo no ES este ano.. Infelizmente" .

É Medeiros, acho que novamente neste ano a novela vai se repetir,
como disse um colega, trocam a embalagem, mas o produto é o mesmo.
Precisa de mais comentarios?

Forte abraço Daniel (colega de escritorio aqui do Viana que ainda acredita em Fadinha do Dente rs,rs,rs)

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Publicado no "facebook", grupo: BB PREVI:
Justiça dá ganho a aposentados do Aerus

Vara Federal de Brasília manda União indenizar 10 mil lesados pelo fundo de pensão de companhias aéreas

Advocacia-Geral da União deve recorrer; chega a 92% redução no valor dos planos pagos aos pensionistas

Alessandro Shinoda/Folhapress

O ex-engenheiro de voo Lourival Honorato, que recebe do Aerus 8% do que deveria, e o ex-colega Tarcisio dos Santos
CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO
NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA
A Justiça Federal de Brasília decidiu que a União tem de indenizar o pagamento de contribuições não pagas a cerca de 10 mil aposentados e pensionistas que participam do Aerus, fundo de pensão de companhias aéreas como Varig e Transbrasil.

Eles terão de ser indenizados pelas contribuições que as empresas deixaram de recolher ao fundo; pelas descontadas dos empregados e não repassadas e pelas referentes à chamada terceira fonte de arrecadação. Essa fonte garantiu o repasse de 3% das passagens domésticas vendidas entre 1982, quando nasceu o Aerus, até 1991, quando foi extinta.

A sentença foi dada pelo juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, da 14ª Vara Federal de Brasília, e atende parte dos pedidos feitos em ação civil pública movida desde 2003 pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e por outras duas entidades.

A AGU (Advocacia-Geral da União) deve recorrer.

VALOR

O valor das indenizações será calculado por peritos no momento da execução da sentença.

"Cabia à União fiscalizar as atividades das entidades fechadas e ter atuação proativa no sentido de que tais atividades se pusessem em ordem a alcançar os objetivos da entidade de previdência privada", afirma o juiz.

"A União se omitiu no seu poder e no dever de fiscalizar o fundo", afirma Graziella Baggio, diretora do sindicato.

"São anos de ilegalidades e irregularidades. Somente entre 1987 e 2003 foram quase 30 repactuações de dívidas, com aval da União, sem que pagassem o que deviam ao fundo. Foram 21 com a Varig e 8 com a Transbrasil."

As reduções nos planos dos aposentados e pensionistas chegam a 92%. Em média, cada um contribuiu com 10% do salário nominal por mês.

O sindicato vai recorrer dos pontos que foram julgados improcedentes na sentença.

"A ação pede que sejam avaliadas desde apropriações indébitas feitas por Varig e Transbrasil, ao recolherem dos participantes e não repassarem ao Aerus, até a saída de companhias do fundo sem pagar o que deviam", diz. "Cada vez que o fundo entrava em colapso, não pagavam o que deviam e recorriam à SPC (antiga Secretaria de Previdência Complementar) para renegociar as dívidas."

EXTINÇÃO

Um dos principais pontos questionados na ação civil pública é a extinção da terceira fonte de arrecadação. Deveria ocorrer por 30 anos, a partir da criação do Aerus, mas foi extinta por interferência do DAC (Departamento de Aviação Civil) em 1991.

"Apesar de ser um dos pilares do Aerus, a fonte foi extinta sem que se calculasse qual seria o impacto", diz a advogada Carolina Maia, que cuida da ação do SNA.

Em 2006, o sindicato obteve no Tribunal Regional Federal da 1ª Região uma antecipação de tutela (liminar) garantindo que a União assumisse a folha de pagamento dos benefícios do Aerus.

A União recorreu. Mas o STF entendeu que a antecipação de tutela deveria ser cumprida, caso a Justiça em primeiro grau reconhecesse a responsabilidade da União.

"Foi o que ocorreu agora. Assim a União, além de pagar as indenizações, deve assumir, imediatamente, a folha do Aerus, enquanto tramitar o processo. Quando não couber mais recurso e o processo for encerrado, deve-se apurar os valores de indenização para os participantes", diz Lauro Thaddeu Gomes, também advogado da ação.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

P/O Encontro de Camboriu. Reclamaçao sobre a CASSI, na Rede-SOS:

"Fui surpreendido na minha conta deste mês. O meu plano CAssi-família sofreu um aumento de 55,8% na mensalidade. De R$ 516,29 passou para R$ 805,42 e nao recebi qualquer comunicado. Mandei um e-mail para a Cassi pedindo esclarecimento. Vamos ver o que eles vão alegar."
Outro caso na Rede-SOS, medicamentos fornecidos p/CASSI:
Ao receber a última remessa dos meus medicamentos de uso contínuo de 02.07.2012, da PRECISA Com. Medicamentos Ltda.) tive a curiosidade de comparar preços e constatei o seguinte:
Risedronato Sódico 35mg Cx 4 comp. R$68,02 (PRECISA)

Risedronato Sódico 35mg Cx 4 comp. R$30,35 (OUTRA FARMACIA LOCAL)
?????

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Este vai p/o Marcel:

Previ: como o nosso dinheiro vai pelo ralo
Norival da Silva

No meio de nossa discussão, abordei o caso da PREVI e a INVEPAR, empresa essa que ganhou o leilão de reformar o aeroporto de Guarulhos-SP.

Já havia feito uma análise da situação financeira da INVEPAR, e somente agora pude concluir, comparando as demonstrações contábeis de 2009 e 2010, e constatando que a empresa apresentou prejuízo em 2010, bem como falta de capital de giro(Ativo Circulante menos Passivo Circulante).

Todavia, recentemente, foram divulgadas as demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2011, comparado com 2010, e verifiquei que a situação financeira piorou. A análise não foi profunda porque o tempo é exíguo. Porém destaquei, também, os seguintes fatos: o Capital de Giro (Ativo Circulante menos Passivo Circulante) continua NEGATIVO e piorou; o PREJUIZO aumentou de R$ 10.692 mil para R$ 59.603 mil.

O mais importante da análise foi a preocupação de nossa Presidente que considera que a iniciativa privada não pode ficar sozinha nessa jornada.

Vou continuar acompanhando essa empresa e, pretendo terminar a análise das Demonstrações Financeiras da PREVI, se tudo der certo, até a primeira quinzena de agosto, tempo suficiente para chegar à reunião do comitê formado no dia 18, que deverá ser realizada, provavelmente, em
setembro/2012.

Atenciosamente,

Norival da Silva - CNAI 2285/08

Anônimo disse...

Dr. Medeiros e colegas.

Sobre o ES, como alguns colegas falaram acima, se fosse aumentado pelo menos o prazo, ja ajudaria muitos. Outras possibilidades para abrir margem seria
1- considerar o bet para calculo dos 30 % de margem.
2 - o desconto da cassi nao impactar a margem, a exemplo do que foi feito com a Capec.

Acredito que os colegas tenham outras sujestoes tambem.

Carlos.

Anônimo disse...

O PESSOAL DA PREVI GANHA BEM E SEI LA O QUE MAIS ELES NAO ESTAO NEM AI.

OUTRA COISA E MELHOR A PREVI EPRESTAR A SEUS ASSOCIADOS DO QUE JOGAR DINHEIRO FORA COMO VEM FAZENDO EM INVESTIMENTOS COMO A SAUIPE E CIA

Anônimo disse...

Dr Medeiros, lute sim pelo ES-180/180, é a melhor aplicação que a Previ faz.Não desista.Junte-se ao Prof. Ari, nessa luta.

fernando -rs disse...

Dr, MEDEIROS, aumento do prazo do emprestimo simples, e extinção da PARCELA PREVI, essa praga que foi criada em 97, com grandes prejuizos ,para quem se aposentou após esta data. Acho que temos que tocar em assuntos em que o conselho deliberativo possa definir, sem precisar de BB, ministério da Fazenda e outros. Daí, não sai nada.

Anônimo disse...

DrMedeiros o senhor não acha errado o Pas interferir no Es da previ?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, eu tenho uma netinha
de 5 anos de nome Larissa, que nasceu
com uma deficiência no intestino.
A cura da minha neta só será possível
através da troca da medula óssea.

Larissa, já passou por 2 cirurgias
com a retirada de uma parte do intestino.
Não resolveu nada, e ela continua sofrendo.

Eu lhe faço um apelo em nome de DEUS,
para que o senhor convença o Marcel ou
outras pessoas a nos dar o ES 180\180.
Assim, poderei levar a minha neta para
outro País para ser feita a cirurgia.

Obrigado, o senhor é a minha esperança.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Outra reinvidicação, que, se a PREVI nos ouvisse um pouquinho, já estaria implantada: DATA BASE P/REAJUSTES DOS NOSSOS BENEFÍCIOS EM JANEIRO DE CADA ANO, mesma data do reajuste do INSS.

Medeiros disse...

Continuam muito boas as sugestões e comentários com vista à reunião de Camboriú.

Sobre o Aerus, o que sei é que a União foi processada para complementar os benefícios defasados porque teria o compromisso de fiscalizar o fundo de pensão e não o fez corretamente, prejudicando os assistidos. Essa a tese.

Aconselho que leiam os comentários feitos no blog do Professor Ari Zanella sobre o seminário realizado no Rio de Janeiro no dia 24, especialmente o relato do colega dr. Edgardo.

Anônimo disse...

TJRS realizará Roda de Conversa sobre
consumo, crédito e endividamento no dia 7/8



Link:
http://www1.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=188159

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Desculpe-me a imodéstia. Sugiro que a AFABB, nesse evento de Camboriú, entregue quatro cópias desse meu trabalho, "Uma Leitura da LC 109", que está publicado no meu blog (blogdoedear.blogspot.com)ao Dr.Marcel, uma, é claro, para ele. As outras três para ele entregar ao Dr. Dan Conrado, ao Presidente do BB e ao Chefe da Assessoria Jurídica do BB.
Outra sugestão. Aqui no Rio de Janeiro, no Seminário da UNIDAS, o servidor da SPPC declarou que eles estão sempre dispostos a participar desses eventos de debate sobre assuntos da Previdência Complementar. Mas, não há convite. Por isso, sugiro que se convide um representante da SPPC,e também um da DIREÇÃO do BB e um da Assistência Jurídica do BB. Penso que esses eventos deveriam tornar-se frequentes e com a participação de todo esse MUNDO!
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO - O Brasil é signatário!

Artigo IX

Enriquecimento ilícito

Sem prejuízo de sua Constituição e dos princípios fundamentais de seu ordenamento jurídico, os
Estados Partes que ainda não o tenham feito adotarão as medidas necessárias para tipificar como
delito em sua legislação o aumento do patrimônio de um funcionário público que exceda de modo
significativo sua renda legítima durante o exercício de suas funções e que não possa justificar
razoavelmente.

Entre os Estados Partes que tenham tipificado o delito de enriquecimento ilícito, este será
considerado um ato de corrupção para os propósitos desta Convenção.

O Estado Parte que não tenha tipificado o enriquecimento ilícito prestará a assistência e
cooperação previstas nesta Convenção relativamente a este delito, na medida em que o permitirem
as suas leis.

http://www.cgu.gov.br/oea/convencao/arquivos/convencao.pdf

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

FAPEMS denuncia Governo na OEA pelo empobrecimento dos aposentados
Publicado em 26/07/2012

Agindo de forma arrojada, a Federação dos Aposentados e Pensionistas do Mato Grosso do Sul efetuou uma denúncia gravíssima contra o governo brasileiro, acusando-o de descaso e omissão. A denúncia foi protocolizada no dia 18 de junho na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), cuja sede encontra-se em Washington/USA.
O presidente da FAPEMS, Alcides dos Santos Ribeiro, anexou documentos verídicos que comprovam as discrepâncias existentes no Brasil, no que diz respeito à triste realidade dos aposentados e pensionistas que recebem benefício superior a um salário mínimo, e que, ano a ano, vêem sua renda reduzida pela inflação ou pelo reajuste insuficiente dado pelo Governo. Esse fato lamentável vem acentuando o desnível social no país, provocando o empobrecimento de milhares de idosos.
“Não podemos ficar calados diante destas injustiças. O mundo agora vai saber das atrocidades que maltratam os aposentados. Espero que, mesmo que demore, que a OEA e as demais autoridades nacionais intervenham em prol da nossa gente”, disse Alcides. “Se continuar achatando assim, num futuro próximo, todos os aposentados do Brasil estarão ganhando apenas um salário mínimo”, prevê Warley Martins Gonçalles, presidente da COBAP. Além da FAPEMS, a denúncia internacional foi assinada pelo In-PACTO Instituto de Proteção Ambiental e pela COBAP.
Nos documentos enviados à OEA, a advogada Dagmar de Sant´Anna lembra que, ao maltratar os aposentados, o governo brasileiro fere artigos da própria Constituição, em especial no que se diz respeito à dignidade humana e na igualdade perante a lei. O Brasil também afronta a Carta Democrática Interamericana, violando nitidamente os direitos dos aposentados, que sobrevivem hoje com migalhas. Acredita-se que, brevemente, a OEA deve solicitar respostas e atitudes concretas do governo, que dificilmente conseguirá camuflar a tortura que há décadas massacra milhões de aposentados.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros e colegas,

Eu gostaria de saber o que ocorre com a chapa 6. Ate o momento, nao vi em lugar nenhum qualquer pronunciamento dos mesmos, nem para agradecer para aqueles que os elegeram. Na campanha me parece que prometiam maior transparencia. Dr. se possivel questione-os.

Carlos.

m disse...

As demandas são muitas e importantes e poucas serão as apreciadas, com certeza e não sendo possível atender a gregos e troianos use seu bom senso, ou seja, pegue todos os pedidos e escolha um ou dois e priorize-os. Ah! ponha o BET em primeiro plano, por favor. Obrigado.

Anônimo disse...

LEVE A REIVINDICAÇÃO DAS PENSIONISTAS.............


PENSÃO 100% JÁ.....

CHEGAM DE INJUSTIÇAS E FALTA DE HUMANIDADE COM ESSA GUERREIRAS QUE DERAM O SANGUE EM PROL DAV FAMÍLIA BB


100% JÁ..BASTA DE TANTA SACANAGEM

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A prioridade é o ES melhorado em valor e prazo, sim. Portanto, queira por bondade insistir nessa questão. Ela é mais fácil de ser resolvida, pois só depende da Diretoria de SEguridade. Enquanto que as soluções para as demais questões dependem, segundo alegam, de decisões superiores como: Govervo, credores internacionais, FMI, etc e etc.

PORTANTO,
ES 180 X 180 PRÁ ONTEM !!!

Muito obrigado

Anônimo disse...

Mederão cabra macho,

Dá um jeito de mudar o reajuste do benefício da Previ para Janeiro. Você consegue pq vc é o cara

Anônimo disse...

alguem sabe quanto a PREVI EMPRESTOU PARA A OI.....SIM OI TELEFONIA CELULAR

Anônimo disse...

Carlos, você não está sabendo? Esse pessoal só se candidatou para faturar. Sem essa de aposentados mano. Esqueça, é pura perda de tempo. Gostaria muito de ver a cara dessa gente que votaram nessa
chapinha 6 do kct . Coisa do cão, só pode.

Não votaram na SEMENTE, agora toma!! Bem feito!!

Aprendam a votar seus burros. Dois anos chorando as pitangas, e vão tomar lá, até a próxima isso se aprenderem.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

É tanta coisa errada no BB, veja isto:


Bônus milionários para executivos

A imprensa tem denunciado que os salários dos executivos do alto escalão do Votorantim giravam entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, mas os bônus superavam os milhões. Kuzuhara (ex-presidente) ganhou R$ 13 milhões num só ano. Os vice-presidentes ganharam um pouco menos, R$ 11 milhões. Mesmo em 2011, quando o BV teve prejuízo, os bônus individuais iriam alcançar R$ 4 milhões. O BB proibiu a distribuição, dado o péssimo resultado do banco.

Leia mais:

http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=31106
27 de junho de 2012 09:26