JOAQUIM LEVY, NOVO MINISTRO DA FAZENDA ?

domingo, 23 de novembro de 2014

O mundo dá voltas, a vida nos surpreende, a arquitetura superior está acima da nossa compreensão. Joaquim Levy surge como o nome para o Ministério da Fazenda, depois que Trabuco, presidente do Bradesco, descartou o convite da Dilma.  Joaquim Levy atualmente também trabalha no grupo Bradesco.


O nome deveria ter sido anunciado na sexta feira pela presidenta. A Bolsa reagiu bem, subiu cinco por cento, a maior suba dos últimos cinco anos na semana, 8,5 por cento. O milagre esperado pelo mercado estaria acontecendo. Prenúncio até de um bom final de ano, apesar dos problemas da economia. Bom para nós da Previ, certamente.
                                                Conselho Fiscal da Vale em 2005
Mas o anúncio foi postergado para quarta feira. Coisas da Dilma, é assim que ela trabalha, dizem os entendidos. É preciso costurar antes de decidir. O mercado. não gostou do adiamento. Vamos ver o que acontece.

Conheço pessoalmente o Joaquim Levy. Fui colega dele no conselho fiscal da Vale, quando ele representava lá o Governo Federal, acionista minoritário. Vejam a foto. Nessa época o Levy era o todo poderoso Secretario do Tesouro Nacional, apelidado de tio Patinhas pelo zelo em cortar gastos públicos.

Tive uma convivência fraterna com o Joaquim Levy no Conselho da Vale. Ele sempre sentava ao meu lado, se ocupava dos telefones celulares o tempo todo, ligados no mercado e no Tesouro, notebook aberto na sua frente, e me encarregava de avisa lo de qualquer coisa qu eu julgasse relevante nos trabalhos apresentados na reunião para ele intervir, o que fazia sempre com raro descortínio e competência. O que o Medeiros aprovar, eu aprovo. Estou conectado,  em sintonia fina com ele, costumava brincar, sempre bem humorado.
Depois que saiu do Conselho para assumir diretoria do Banco Mundial costumava se corresponder comigo por e-mail, mandando material que julgava interessante para meu conhecimento e apreciação.

Acho que o Joaquim Levy tem personalidade marcante e nele a Dilma não consegue mandar. Talvez nesse ponto esteja o eventual impasse do anúncio.

Se confirmada a nomeação vou procura lo para falar sobre a nossa Previ e sobre o BB. Sei que com ele terei mais sucesso do que com a audiência com a presidenta Dilma, que decidi suspender em virtude dos acontecimentos, pois nada adiantaria com essas indefinições.

Conforme a imprensa tem noticiado a briga pela sucessão do Bendine na presidência do Banco do Brasil é grande, com vários candidatos disputando o cargo. Robson Rocha, Alexandre Abreu, Paulo Cafarelli, Aldo Mendes, são todos fortes candidatos e cada um deles tem seus apoios. Lembro que o Levy era muito ligado ao Bernard Appy, economista que não é do quadro do BB, mas foi presidente do conselho de administração do banco e era o secretário substituto do Ministério da Fazenda. Foi quem substituiu o Levy no Conselho da Vale. Corre por fora.

Quem viver verá. Vamos que vamos. A vida dá voltas. Joaquim Levy Ministro da Fazenda da Dilma mandona. Que coisa !

32 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Meus parabéns. O doutor tem história e tem relações importantes para nós. Isso é precioso. Privar da amizade é ter a admiração e a confiança do Joaquim Levy não é para qualquer mortal.

Seu prestígio sairá fortalecido se de fato ele for escolhido.

Aguardemos quarta feira. Pode ter entrado areia.

Anônimo disse...

O Medeiros junto com o Joaquim Levy, um bálsamo para nós. Viva .

Medeiros disse...

A Cecília deu uma boa e elegante resposta em seu blog para o manifesto dos outros eleitos, os do Governo, os da situação. É preciso ter independência e respeito aos associados. E transparência é essencial para uma boa governança.

Anônimo disse...

O que achou da resposta da Cecilia ?

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Da Cecilia

Por que preferem continuar
com o discurso do que foi feito
nos governos anteriores esquecendo
do que NAO foi feito no governo
atual.

ELES NAO SAO INDEPENDENTES


Abrs.

Pr.guima disse...

-Já não teria chegado a hora dos verdadeiros donos da Previ (associados) fazerem um grande levante (via consulta ao corpo social) e tomarmos realmente conta da Previ? O voto de minerva tem que ser dos associados e não do patrocinador na votação de questões polêmicas. Mudanças nos estatutos devem serem implementadas, se necessário. Será que estou falando bobagem? Estou convicto desta posição.

Ari Zanella disse...

Dileto Padrinho Medeiros,

Publiquei na quinta-feira, em meu blog alternativo sobre política, às 9h52min
que Joaquim Levy tinha sido escolhido para o Ministério da Fazenda.

www.gostodenossapolitica.blogspot.com.br

Porém, com este adiamento estranho para quarta-feira, sinto cheiro de arrependimento da "Mandona".

Mas, se ainda acontecer, muito me alegra esta sua estreita relação com o eventual substituto de Mantega.

Anônimo disse...

Mederão Cabra Bem Relacionado,

Agora vi vantagem no ministério da fazenda. Com a nomeação do nosso amigo Quincas você terá trânsito livre para continuar nos deixando bem informados.

Êta Cabra que conhece todo mundo

Anônimo disse...

Acho que deveria postar depois de quarta feira, pois se descobrirem que era seu amigo, é perigoso voltarem atrás.

Elenita disse...

Sr Medeiros,
O Ser viu esta publicação? Me parece boa, o que o senhor acha??

http://www.valor.com.br/financas/3785018/conselho-nacional-de-previdencia-complementar-altera-meta-atuarial

Anônimo disse...

Cuidado com as palavras deste apologista de que as ações estão baratas, de que o céu é o limite...

Na realidade:
1. O atual capitalismo bursátil é uma espécie do gênero conspiração;
2. O verdadeiro fundamento da Bolsa atual é a exploração dos trabalhadores (leia-se: exploração dos aposentados e pensionistas);
3. A Bolsa brasileira está em tendência irreversível de baixa...

Assim, as três teses acima mencionadas se interpenetram se complementam.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Caso seja confirmada a pasta do Ministério da Fazenda a Joaquim Levy, não custa perguntar ao mesmo se acha normal o BB indicar diretores para trabalhar para ele, contra nós, às nossas custas.

Anônimo disse...

O Dr Medeiros ainda não abriu as comportas que represam as conversas/informações do Blog nosso de cada dia. VAMOS LÁ COMPANHEIRO

Anônimo disse...

Dr.Medeiros , não sou nenhuma técnica em assuntos da nossa Previ mais gostaria que o sr ou outro participante desse grupo pudesse me esclarecer : o BET foi sumariamente suspenso antes do prazo se porventura existir superavit o valor que foi suspenso seria devolvido ? ; me parece que teve um superavit anterior ao BET que não teve ainda a sua destinação qual a posição atual desse superavit ; torço para que o Sr e os demais colegas que lutam por dias melhores para nós participantes consigam até o final desse ano algum alivio , qq conquista será melhor do que nenhuma , abçs.

José Ferrari disse...

Dr.Medeiros, segundo o site UOL, o PT que melar a indicação do Levy. Será que consegue? Fiquei feliz com a sua postagem e agora vem essa notícia.

Anônimo disse...



Seg, 24/11/2014 às 08:11
Sem reajuste na tabela, IR Pessoa Física subirá em 2015

Bianca Pinto Lima estadão

WILSON LUIZ disse...


CREDO EM CRUZ, DEUS NOS ACUDA...

Apareceu na operação lava-jato uma ramificação chamada “clube do amém”, que se dedicaria a negociatas com os fundos de pensão. Vários representantes dos fundos já estão se mobilizando para criar um sistema de fiscalização paralelo, espero que nossos eleitos não fiquem de fora; no Congresso Nacional o Senador Agripino Maia também exigiu o esclarecimento desta bandalheira.

Por quê será que a presidenta adiou a indicação dos componentes da área econômica de seu governo?
Seria para mandar um recado para Joaquim Levy, tipo “eu te nomeio, mas quem manda sou eu”? Espero que, se convidado, Levy ainda aceite, é a única opção para por alguma ordem no caos financeiro.
Ele deve estar pensando, lá com seus botões, “por quê largar um cargo tranquilo, em que recebo R$ 370.000,00 por mês(segundo a CUT), para descascar, com cortador de unhas, uma jamanta de abacaxis?”. Espero que seu espírito público prevaleça.

Valim disse...

Medeiros,

Como seria salutar estas reviravoltas da vida. Teríamos muito a ganhar.

Da sua parte sei que faria e desdobrar-se-ia ao máximo em aproveitar tal situação política a nosso favor.

A vida é assim, tudo muda da noite para o dia. Vamos aguardar e torço por todos nós.

Avise-o que para colocar a Economia do Brasil nos trilhos ele terá seu ombro amigo para chorar. De qualquer maneira caso se concretize parabéns por você e por nós, e lhe recomende muita paciência para os nossos pedidos, se puderem ser atendidos através de sua pessoa.

Valim.

Anônimo disse...

previ "repudia" matéria de O Globo sobre "clube do amem".

ANTONIA disse...

Diante do comentário das 08:52, a PREVI está gindo como se fizesse parte do PT. Tudo que postam criticando aquele partido ela vem logo em sua defesa.

Anônimo disse...

A Previ tanto se defende alegando governança no fundo que está gerando suspeitas no público. Como falar em governança se a transparência da Previ deixa a desejar, bem como a comunicação. Onde estava a Governança quando aplicaram e perderam dinheiro com o EIKE ?

Anônimo disse...

O Globo publicou que a Previ faz parte do clube do Amém. Adorei.

Adelaide RS

Anônimo disse...

1. O atual capitalismo bursátil é uma espécie do gênero conspiração;
2. O verdadeiro fundamento da Bolsa atual é a exploração dos trabalhadores (leia-se: exploração dos aposentados e pensionistas);
3. A Bolsa brasileira está em tendência irreversível de baixa...

Assim, as três teses acima mencionadas se interpenetram se complementam.

Abaixo segue algumas pílulas do trabalho acima mencionado:

https://drive.google.com/file/d/0B9XGyMFsJ0D8bGhpNzNZeXo0Z0lUWmxqekQxc3JIZDd5VnpB/view?usp=sharing

Ajude-nos a recompor nosso fundo de pesquisa:
CEF - Caixa Econômica Federal
Agência - 1532
Tipo da operação - 013
Numero da conta - 14167.1

Anônimo disse...

E a manifestação de ontem na Previ saiu ou não saiu ? Esses que incitam tais movimentos não oferecem nenhum suporte. Por isso não ganharam as eleições. Só o Dr. Medeiros consegue fazer acontecer pois tem liderança incontestavel e experiência.

Anônimo disse...

PREVI nomeada VACA de PRESÉPIO, amem ,amém , amém, amém...

Anônimo disse...

Doutor Medeiros e a dona Dilma não corrigir a tabela do Imposto de Renda?

Anônimo disse...

Colegas,

A PREVI, que tanto se indignou com o manifesto dos nossos eleitos e de outros dirigentes, precisa ler o que se noticia sobre os fundos de pensão.

O blog http://tribunadainternet.com.br publica um artigo de Carlos Newton, que vale a pena ler.

Tentei incluir todo o artigo neste comentário, mas a limitação de caracteres impediu.

Então sugiro que acessem o endereço acima e leiam a publicação “SINDICALISTAS DO PT DILAPIDAM OS FUNDOS DE PENSÃO HÁ 12 ANOS”.

O artigo mostra que o aparelhamento é completo, e a PREVI ainda tem a ousadia de negar evidência tão contundente.
Lydio

Valim disse...

Medeiros,

Acabo de assistir no canal Globonews a reportagem de que Joaquim Levy já se encontra em reuniões no Ministério da Fazenda se inteirando da passagem de cargo.

Torço por ele, seria muito bom mais um canal aberto através de você.

Valim.

Anônimo disse...

D.D. Eleitos da Chapa 3 - solicitação que enviei à PREVI:

Senhores Diretores Eleitos, Indicados, Membros do CD e do Conselho Fiscal da PREVI:

Assunto: desoneração da MC de 30% do Contra Cheque PREVI, ES 160/120.

Várias Instituições não consideram na MC de 30%, as contribuições a Planos de Saúde, por terem caráter de Investimento e desoneração das despesas de Saúde da Família, que evita a dependência exclusiva do SUS, sem maiores custos.
Inclusive as contribuições à CASSI, não deveriam ser consideradas DESPESAS, eis que proporcionam investimento/vantagem financeira na manutenção da saúde da família inteira, não apenas do Assistido.
Nessa análise, a verba C820, deveria ser desconsiderada na MC 30%.

Aproveitando: a cobrança da 13ª. parcela dos Planos de Saúde é ILEGAL, conforme a Súmula 126 do TST.

Vejam o Decreto da Assembléia Legislativa de SP, fato que se repete em várias UF:
- DECRETO Nº 60.435, DE 13 DE MAIO DE 2014 (Assembléia Legislativa SP)
...
“Artigo 5º - São consideradas consignações facultativas:
I - contribuição para plano de seguro em geral e plano de saúde, inclusive odontológico.”
http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2014/decreto-60435-13.05.2014.html

Então, Senhores Diretores, aguardo estudos e providências sobre o tema: MC 30%.
Sobre o Teto/Prazo do ES, sopesadas as questões da idade avançada, FGM, etc., venho registrar que cabe ES 160.000,00/120, cuja regulação será pela MC 30%, que deveria ser desonerada:
1 - De imediato, desconsiderar definitivamente a Verba C820 na MC 30%.
2 – Excepcionalmente em Dezembro/2014, desconsiderar a Verba C800, que corresponde a 4,8% do Benefício Bruto; cujo reajuste pelo INPC em Janeiro (6%) compensará com sobras a supressão provisória (em 2014) dessa Verba (C800).

Desonerar a MC 30%, elevar o Teto para R$160.000,00; ajuda MUITO os Participantes, não compromete o Investimento Rentável e Seguro da PREVI.
Não vislumbro nenhuma agressão a regulamento da Previ, situação que acaso ocorra o CD tem poder para modificar.

Dia 02/12, tem reunião do Conselho Consultivo.

Marcelino Maus
6752890

Pensionista disse...

Em Lucas 21, 1-4, Jesus narra a oferta da viúva pobre. Nessa leitura, Cristo destaca que a viúva foi a pessoa mais generosa, porque ofertou com o coração e confiou na divina providência, afinal: “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!” (Mt 5, 3).
Assista à homilia de hoje, reflita a liturgia do dia e peça ao Senhor a graça de ser generoso e de confiar na divina providência.

Anônimo disse...

Levy não irá ficar muito tempo no governo. No máximo, um ano(a base petista se revoltará). Suas boas relações com o ministro podem, entretanto, ajudar a Previ a ter uma direção competente...desvinculada dos sindicatos. Ao menos, torço para isso. Neste momento, não deixar a Previ servir aos interesses escuros e escusos do PT já seria uma vitória. Um quadro técnico, mas sensível às dificuldades do funcionalis, seria o ideal para o comando da Previ.

Anônimo disse...


Concordo c/o comentário de 28/11/14-18,48. Que J.Levy possa moralizar a Previ,mas c/sua biografia e nome a zelar,não sei se suportará a intromissão,em sua
área, da gerentona.