A VOLTA DO PIZZOLATO

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Querem minha opinião sobre o retorno do Pizzolato.


Não sei bem que lado abordar. 

Conheci o Pizzolato no Garef do BB.  Sucedeu ao Amaral. Depois convivi com o PIZZOLATO como diretor da ANABB.  Aí ele se elegeu diretor de seguridade da Previ, de onde foi destituído pelo interventor. Ficou no desvio e foi trabalhar como assessor do Delubio na tesouraria da campanha do Lula para presidente. Com a eleição e posse do Lula em 2002 foi nomeado diretor de marketing do BB e presidente do CD da Previ. Em 2005 se.envolveu  no mensalão do Marcos Valério. . Acusou Gushiken como responsável e sua defesa se baseava de que não tinha autonomia para desviar setenta milhões da Visanet. A governança corporativa do BB não permitia tal desatino. Existia um comitê para essas decisões. Condenado pelo Lewandoski, se indignou, adulterou documento, fugiu e agora foi extraditado de volta. Está na Papuda e dizem que em meados do ano que vem será solto condicionalmente, com o que não acredito.

O PIZZOLATO brigou comigo quando era diretor de seguridade da Previ, durante um evento, em 1999.  com associações de aposentados, na antiga sede da Previ, próxima ao Catete, porque queria proteger o presidente Tarquinio de alguns questionamentos que eu faria numa intervenção já marcada para o dia seguinte. Eu fora escolhido pelos participantes do evento como intérprete das reivindicações e das reclamações. Pizzolato não queria reclamações e quis impor a lei da mordaça. Não adiantou. Falei tudo e fui aplaudido calorosamente. Ele se irritou e ofendeu um colega do ES chamando o de velho caduco. Teve a sua resposta. E nunca mais promoveu nenhum encontro com as associações de aposentados. Isa Musa estava presente e pode testemunhar.

O que PIZZOLATO não esperava - ah esse mundo dá voltas - é que eu fosse eleito em 2002 para titular do conselho fiscal da Previ. Aliás ninguém esperava. Entrei na chapa da composição de gaiato, graças ao apoio inesperado dos mineiros e nordestinos.

Ele, presidente do CD da Previ, continuava sem falar comigo. Me dava as costas. O Piani presenciou isso num hotel de São Paulo, onde o PIZZOLATO chegou acompanhado de Delubio e Valério. Risível. Até que eu assumi a presidência do CF.  Aí era mais complicado. Nas cerimônias compareciam o Sergio Rosa, representando a diretoria, o PIZZOLATO, como presidente do CD, e eu como presidente do CF.  Ele falava só com o Sergio.

A característica que o PIZZOLATO deixou como presidente do CD foi de uma pessoa arrogante e que não admitia discussão sobre os assuntos da pauta. As reuniões do CD duravam cerca de hora e meia. Tudo já vinha decidido. Diálogo não existia. Aí eu comecei a cutucar no CF no caso da Brasil Telecon do banqueiro Daniel Dantas, lembram ? Aquele do Opportunity. Um vespeiro.

E no BB começaram a cutucar o PIZZOLATO. Deu encrenca uma festa para angariar fundos para o PT com compra de ingressos para o show. Num conhecido livro consta que quem denunciou o PIZZOLATO para a imprensa foi o Salinas, auditor chefe do BB na época. Depois surgiu o caso do envelope com dinheiro que um mensageiro da Previ buscou num banco e entregou em casa para o Pizzolato. Tinha quatrocentos mil. Pizzolato havia comprado recentemente uma cobertura em Copacabana.

O mundo do PIZZOLATO começou a desmoronar. Mesmo assim ele tinha projetos de grandeza. Um dia falou comigo num evento. Fiquei surpreso, tantos anos de silêncio. Me confidenciou que estava disposto a deixar a diretoria do BB e vir para a Previ como diretor presidente. Me contou que o Sergio estava se queimando com o caso do Opportunity. Disse para ele que achava improvável que isso acontecesse.

O resto da história todo mundo sabe. Pizzolato foi denunciado, se aposentou, foi processado e condenado a 12 anos de prisão. Dizem que seu erro maior foi ter acusado Gushiken, o único inocentado do mensalão, por falta de provas, dois meses antes de morrer.

Interessante destacar que com a saída do Pizzolato de presidente do CD, substituído por Aldo Mendes, atualmente diretor do Bacen, o clima é o diálogo melhoraram na Previ.  Iniciou uma nova fase, que eu tanto reclamava. O Pinheiro está lá e é testemunha. Tudo ficou mais fácil. Um dia realizamos uma reunião conjunta do CF e CD, presidida por mim, com mais de trinta pessoas na sala, para tratar do caso Opportunity. A gente se conversava, diretoria, CD e CF e resolvia os assuntos sem hostilidade. Bons tempos, de superávit crescente e de harmonia, de 2005 a maio de 2006, quando terminou meu mandato.

Pronto, aqui está o meu depoimento para a história sobre o Pizzolato. Sei que vão mostrar esse post para ele. Não importa.  Dizem que ele agora é religioso. Na viagem de volta veio lendo a Bíblia. Sempre é tempo de mudar para melhor. Está lá no Eclesiastes e nos Provérbios. O bom caminho inicia com o perdão e com a humildade. Não lhe desejo o mal. Qualquer ressentimento já perdoei. Desejo que ele se reconcilie com Deus.

25 comentários:

Anônimo disse...

Se esse ai, Pizzolato, der com a lingua nos dentes e disser a metade do que sabe, o poder desmorona

Anônimo disse...

Sensacional. Grande história. Adorei.

Anônimo disse...

Impressionante. O que é a vida. Ora está no topo ora está no inferno.

Pr.guima disse...

-Acho que não era a bíblia que ele estava lendo, e sim a cartilha atualizada do pt. Logo, logo estará assumindo algum cargo junto ao governo. O que os petralhas mais gostam é de "cumpanheiros" sob suspeita no "gobierno". Será no mínimo tesoureiro da campanha do lula...

Anônimo disse...

ELE VOLTOU
O PIZZÔ VOLTOU NOVAMENTE
SAIU DO BRASIL TÃO CONTENTE. POR QUE RAZÃO QUER VOLTAR?
ACONTECE QUE A VISANET QUE FLORIU SEU CAMINHO
DE CASCALHO, APÊ E CARRINHO, SENDO A VIDA DO MEU DINHEIRÃO

Anônimo disse...

O Pizzolato voltou diferente. Velho e gordo. Não é o mesmo da gravatinha borboleta. A Itália não fez bem para ele. Ou foi a consciência ?

Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Só pelo fato do Pizzolato ter brigado com o Dr Medeiros já o credencia para ser eleito para a Anabb.

Anônimo disse...

Valeu a lição de vida Dr Medeiros. Vou dar para os meus netos lerem para que eles aprendam que a vida dá voltas. Obrigado, Vasco

Anônimo disse...

O que será que o BB vai fazer com os imóveis que o Pizzolato comprou na Minha apanha ? Será que vai cobrar a dívida da Visanet ? Não prescreveu ?

Anônimo disse...

Prezados Aposentados,

Todos aqueles que MENTIRAM, APROPRIARAM-SE DE BENS DE OUTREM terão sua condenação, mais dia menos dia.
PRINCIPALMENTE AQUELES QUE SE VANGLORIAM DE SUA ESPERTEZA.

O MAIOR MAL DA HUMANIDADE É A MENTIRA!
Da mentira se alimentam os proxenetas-financeiros.

É triste mas existem muitos em nosso meio.

Ficam presos alguns meses e depois a lei os favorece e vão curtir suas condenadas apropriações em belas casas e apartamentos , inclusive no exterior.

E PARA NÓS ATÉ UM EMPRÉSTIMO SIMPLES SE TORNA UM GRANDE SACRIFÍCIO.

Bem, menos mal, a nossa pena é contar centavos...

Luis-BH disse...

Parabéns pela narrativa, Dr. Medeiros.

Do Pizzolato lembro da gravata borboleta, da arrogância e do desprezo com os funcionários veteranos. Num evento de posse de novos funcionários, auditório lotado, disse em alto e bom som: "É bom mesmo que o banco volte a contratar novos funcionários, porque os mais antigos costumam ser mal-humorados".

Em relação à condenação dele, a meu ver bastante merecida, estranho que os tribunais encarem de forma contraditória esse argumento de "decisão colegiada", "comitê" etc. Um colega foi destituído do cargo de gerente, por causa de operações de crédito que se transformaram em prejuízo. Apelou para a Justiça Trabalhista: ganhou liminarmente e no mérito, porque provou que as operações não foram aprovadas apenas por ele, mas, sim, por decisão do comitê.

Grande abraço

Anônimo disse...

Pelo relato, na PREVI não mudou muita coisa.
Precisamos mudar muita coisa, a começar pela "influencia " do patrocinador e do governo.

Anônimo disse...

O Pizzolato já era. Vai ser convocado para depor na CPI dos fundos de pensão. Ele vai ser processado por adulteração de documento. Não vai sair da prisão em 2016. Tem muita que falar. Para nós do BB é uma nódoa em nossa história difícil de apagar. Vão querer saber da Brasil Telecon.

Anônimo disse...

Pizzolato tem rixa com o Lewandoski. Foi ferrado por ele. O único. Porque ?

Anônimo disse...

Você já deu seu depoimento, Dr Medeiros. Agora vamos virar a página e passar para assuntos mais urgentes. A eleição da Anabb não pegou fogo nem com a carta do Valmir Camilo. Desinteresse geral ?

Anônimo disse...

Valeu Medeiros. Essa história tem que ficar registrada para servir de exemplo. Também vou mostrar para meus filhos e netos.

José vasconcelos

Anônimo disse...

Gostei da parte que você fala da mudança de humor que houve na Previ depois da saída do Pizzolato. Ele era arrogante, dono da verdade, cortava o diálogo. E impunha a lei da mordaça. Vinha para as reuniões com tudo decidido e não admitia questionamentos. O Aldo era diferente.

Anônimo disse...

Conheci o Pizzolato em Cianorte(PR) em uma reunião com gerentes da região. Votei nele quando foi candidato a Governador pelo Estado do Paraná. Era na época uma pessoa amigável, bom falante e defendia coisas melhores para todos nós. Uma decepção muito grande. O poder realmente corrompe as pessoas fracas. Mas, como o Sr. mencionou no seu depoimento, o mundo dá muitas voltas. Que Deus possa iluminá-lo para arrepender-se dos males que praticou. E, para repará-los, deveria contar tudo o que sabe através da delação premiada, para que a justiça consiga pegar os verdadeiros chefes da quadrilha.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Na época muito se falou do uso do cartão de crédito corporativo pelo Pizzolato atépara entrar em sites nocivos e também do que ele ganhava nos conselhos da Embraer. A história dele é triste. Não vale a pena lembrar. Vamos colocar uma pedra em cima.

Anônimo disse...

Caro Medeiros

Parabéns pelo post. Corajoso e real, como sempre

Mario

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:



O que será que o PESSOAL PREFERE: ter como TETO (R$ 50.000,00 + PAPUDA), ou SALÁRIO LÍQUIDO DE R$ 998,00, CHEIO DE COMPROMISSOS, mas com DIREITO a CHURRASQUINHO DE GATO (R$ 3,00, está inflacionado), HOT-DOG a R$ 2,50, CREPE, REFRI, CHOPINHO, CAFEZINHO (todos eles na faixa de R$ 5,00), PRAIA (totalmente grátis), etc., etc.,.

Anônimo disse...

O Pizzo se quiser pode incendiar a CPI contando o que sabe do caso do Daniel Dantas e da Brasil Tel com coma Telemar. Quem sabe pode até atingir o grand chefe.

Anônimo disse...

Colegas, desculpem tocar em outro assunto, que, entretanto, é de interesse de todos nó aqui : qual será aproximadamente o índice que corrigirá os nossos proventos ? Chegará a 10% ? Um abraço para todos ...

Nanci Yasuhara. disse...

Colocar pedra nenhuma, te de devolver o que roubou.