BOLA DE CRISTAL , ES E CONFIDENCIALIDADE

sábado, 17 de outubro de 2015

Sobre as novidades anunciadas no site da Previ a respeito do Empréstimo Simples, vou deixar primeiro esfriar a matéria para depois tecer a minha análise a respeito, sem quaisquer ranços ou prevenções.  É um assunto que interessa a muitos participantes. Já li e ouvi algumas críticas e desilusões. Vou examinar com calma e profundidade antes de opinar. Todos sabem que , como presidente da Afabb Rs , sou defensor da fórmula definitiva 180 X 180, sem os atuais ônus para os mais idosos, que não considero apropriados. Mas vamos examinar se houve avanços e melhorias nas medidas que foram aprovadas na diretoria e divulgadas.  Há quem afirme ter havido retrocesso. Outros aplaudiram a suspensão, que era uma das reivindicações.

Alguns colegas não acreditam quando se alega que existem regras de confidencialidade rígidas na PREVI que tolhem a divulgação de informações e de fatos. Acham que é desculpa ou exagero. Chegam até a levantar a pecha de covardia para os eleitos.  A Previ tem um monumental Código de Ética, recentemente aperfeiçoado e ampliado. Qualquer suspiro pode ser enquadrado como suspeita de transgressão a imagem da Previ. Não se toleram críticas. Eu estou respondendo pedido de informações à auditoria interna por informes divulgados no blog a respeito do adiantamento do reajuste de benefícios de janeiro. Alegam infração a dispositivos éticos e regulamentares. Sei que procedi corretamente e com a melhor das intenções, tanto olhando o lado da Previ como dos participantes. Eu sou do bem e não abro mão disso. Acabei de fazer a minha defesa.

 Sinceramente não me importo de ser denunciado nem de responder inquérito. Faz parte do cargo. O que me chateia é que muitos colegas não compreendem os riscos e os incômodos que a gente enfrenta para defender os interesses deles, às vezes até à custa da tranquilidade ou da saúde. Mas me confortam os que reconhecem e me estimulam. E é só por causa desses que eu continuo. Como aquele colega que foi mostrar o seu voto em mim para a ANABB, antes de selar e colocar no Correio, agradecido porque eu tinha salvo a vida dele num momento de desespero. Baita emoção! Não há o que pague isso !

Querem saber o que diz a minha bola de cristal sobre as eleições da Anabb. Já está na fase final, passou da metade do período de votação.

Acho que não tenho condições de ser eleito. Não faço parte de nenhuma das quatro chapas , vou chamar assim , majoritárias , que disputam os cargos. Uma da situação, com ampla publicidade, outra do grupo da oposição, com boa publicidade, outra da CUT, com publicidade crescente, e outra do MSU, com publicidade mais na internet. Existem chapas alternativas , mas, a meu ver, todas com publicidade baixa, inalcançável a nível nacional, que é onde me situei por vontade própria, já que declinei o convite de dois grupos.  De qualquer modo, acho que há pouco interesse pelas eleições por parte dos aposentados e pensionistas associados da Anabb. Por enquanto só cinco por cento votaram.

Também existem muitas confusões, intrigas, mal entendidos, invasão na internet, informações distorcidas e maliciosas, mudanças de apoio.  Por isso ando mais desiludido com o lado de cá do que com o lado de lá que faz o jogo conhecido dele. E talvez por isso mesmo não venha a sentir saudade do  blog se ele tiver que terminar.

Respondendo a várias indagações confirmo os mesmos candidatos que apoiei desde o início, 19 de setembro,  no blog: Lahorgue, Celson, Isa Musa, Leopoldina, Paim, Macilene, Chirivino, Amir, Manoel Gomes. para o conselho deliberativo, e Ilma para o Conselho Fiscal. Acrescentei a Ilma e o Manoel Carlos Gomes.

Considero que, pelo que acompanhei até aqui, a eleição já está definida. Desta vez vai ter grupo com maioria firme no CD. Entretanto, pode ter reação e surpresa no final. Já estão ocorrendo telefonemas e apropriação indevida  de endereços. Um esforço final para mudar o quadro.  Alem disso, alguns assuntos na ANABB e no BB começam a causar polêmica e interesse nos eleitores que ainda não se dispuseram a votar. Deixei com o Lahorgue e o Pereira como acho que vai ser a composição final. Vamos ver se acerto . Se minha bola de cristal ainda funciona. Quem viver, verá.

A tempestade foi terrível aqui em Porto Alegre. Chuva intensa, granizo, ventos, raios e trovoadas. Retrato do Brasil atual, infelizmente. Muita destruição e muita confusão. Parabéns aos professores pelo seu dia. São verdadeiros apóstolos através da educação. Aos mestres,, meu carinho e gratidão.







37 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dr.Medeiros,

O que posso fazer para ajudá-lo a manter ativo seu blog que,a meu ver,é muito importante para os velhinhos previanos que,presumo,como eu,diariamente lê e participa do mesmo.Infelizmente vivemos o reflexo da situação do governo que aí está e a lei da mordaça existe,sim e tem trazido incompreensão por parte dos leitores mais afoitos e que mais ajudaria se se furtassem de dar opiniões que só azedam mais ainda o limão que nos é dado para chupar.Não desista,pois sua presença virtual é muito importante.
De qualquer forma,torço pelo seu bem estar e de seus familiares.
João Trindade

sss disse...

Dr. Medeiros, aposentados mais exaltados, o fazem mais pelo puro desespero pelas dificuldades financeiras às quais estão submetidos. É claro que cada um tem a obrigação de se vigiar para não sair disparando farpas, por julgarem de direito mediante seu problema, mas esses com certeza pensam nas bobagens feitas e ditas ao pousarem a cabeça no travesseiro.
Sinceramente, Dr. Medeiros, o que mais preocupa é sua saúde. Somos demasiadamente gratos pelas suas iniciativas em relação aos aposentados e principalmente os desabastados. Mas sobretudo, acredite, queremos vê-lo bem na fita sobre todos aspectos, a saúde à frente, claro.
Saúde, Dr. Medeiros, ao senhor e aos seus. E vamos que vamos.

Manoel SSSales.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:



Sou sócio da ANABB e da AFABB-RS. O Sr. não acha que uns 2.000 votos da AFABB-RS (pois sei que todos VOTARÃO MACIÇAMENTE NO SR.) mais outros 3.000 (NO MÍNIMO), MUNDO AFORA, totalizando 5.000 votos, NÃO DARÁ PARA ELEGÊ-LO?

Padilha disse...

ATENÇÃO COLEGAS APOSENTADOS E PENSIONISTAS- até o momento somente votaram 5% do total de votantes na ANABB, o prazo de votação está correndo, FALTAM VOTAR 88.000, colegas, e por favor votem se, preferirem, na Internet, pois é fácil e vamos mudar o quadro de eleitos, e de preferencia, se possível, a candidatos que defendam os APOSENTADOS E PENSIONISTAS, O B R I G A D O, se puderem refletir sobre isso, a HORA É AGORA, reflitam... colega do Paraná,

tarcisio augusto bulhoes martins disse...

Dr. Medeiros, NÃO PELEIA QUEM ESTÁ MORTO.............. É ISSO MESMO??????? Paz, saúde ao SENHOR e seus familiares. E VAMOS QUE VAMOS............ Tarcísio.

JOSE ALVES-5230.954-1 disse...

Eu acho que a ANABB deveria se posicionar mais em favor dos aposentados nas negociações junto a PREVI E O BB. Existem muitos colegas com restrições cadastrais no BB por terem renegociado dívidas naquela Instituição, acho que deveriamos ter um tratamento diferenciado.

Rosalina de Souza disse...

Deleto Amigo Medeiros, vamos em frente, certamente vai ter votos suficientes para ir ao Conselho da Anabb. Acredite o que mais aflige sem sombra de dúvida é as pessoas nao lutar por seus direitos, fizemos um abaixo assinado pela Anaplab para a previ rever esse absurdo de és renegociação e até agora menos de 700 assinaram a petição, e a mesma coisa nas eleições nunca vão buscar seus direitos e é por isso que a previ e seus dirigentes vira as costas para nossas reivindicações, realmente da vontade de chutar o balde e deixar que cada um se vire nos 30, vamos votar pessoal vamos fazer alguma coisa de útil antes que seja tarde de mais, sem o blog do Medeiros será menos um canal de comunicação, e de troca de ideias.

Rosalina de Souza disse...

Medeiros o Marcel disse no seu blog que nao houve resistência na questão do ES renegociação foi por unanimidade a votação, retiro das suas costas o peso das medidas. e o geito dos independentes de governar. e nós que continuemos a lutar por melhorias no empréstimo simples.

Anônimo disse...

VOTEM NO MEDEIROS CAMBADA!!! VAMOS VIRAR O JOGO! SENÃO VAMOS PERDER UM FORTE CANAL DE PROTESTO. VAMOS VARRER OS QUE NOS CAUSAM MUITOS MALES. QUEM É COM MEDEIROS ARRIBA A MÃO!!?? ARRIBOU? AGORA ENFIA O DEDO NO TELEFONE, NO COMPUTADOR e VAMOS ELEGER O HOMEM e OS SEUS INDICADOS. ROLINHA (FOGO APAGOU) MOLE... NEM NO CÉU ENTRA!!! VAMOS AMIGOS!!! MEDEIRÃO 2015.

Padilha disse...

Dr. Medeiros, é uma pena que muitos colegas aposentados e pensionistas não reconheçam o valor e a influência da força que o senhor nos apresenta, é sempre assim, muitos se acham auto suficientes, e na hora da besteira feita, ai vem as LAMENTAÇÕES E CHORO. Ainda é tempo de escolhermos para os quadro
da Anabb pessoas do quilate seu, da Isa Musa (e outros) (voces não precisam deste elogio), estou falando de coração, pelo pouco tempo que os conheço, atraves de tudo que voces ofeceram para nossa causa, dos aposentados e pensionistas. MaS, quem sou eu para dar conselhos, somente sugiro que REFLITAM, antes de votaresm e POR FAVOR, v o t e m. tudo de bom, colega Padilha de Cambé-PR.

Anônimo disse...

Medeiros,
Não desanime não amigo. Você nunca foi assim... Que está ocorrendo? A luta não é só sua, é nossa. Vamos acreditar sempre, apesar das chuvas, das trovoadas e dos alagamentos. Tenha fé pois estas combatendo um bom combate. Deus peleia com os homens de boa vontade.
Celio

Anônimo disse...

Medeiros Velho de Guerra...

Não desanime, pois quem ri por último, ri melhor. Não votei ainda, mas certamente votarei em você e nos candidatos por você indicados. Aqui no Crato-CE, estou fazendo campanha visando a sua eleição, bem como dos candidatos indicados por você. Chapas existentes são somente para constar, pois os votos não dependem de chapas e os votos são dados pelos perfis dos candidatos. Muito embora nordestino, aprecio muito a garra do pessoal gaúcho. Estou confiante na sua vitória, bem como nas vitórias dos colegas por você indicados, a fim de que possamos fazer uma mudança na direção da ANABB, pois somente assim poderemos ter uma associação forte e que defenda os nossos direitos.
Usando seu "chavão": Vamos que vamos à VITÓRIA...
Filomeno José Linard Costa - Crato (CE)

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
O colega nao devia medir o seu prsstigio com base em votação de aposentados e pensionistas. Este nosso universo reflete bem o nosso Brasil. O povo fica passivo, apático, esperando para ver o que aconteceu ou acontecerá. É o povo mais PASSIVO da face da terra.Ficam esperando que um ou dois personagens resolvam o que bem entenderem à margem dos 204 milhoes de brasileiros...Dá desgosto...Há milhares que não têm intimidade com a internet; há milhares que, por alguma incapacidade fisica/mental nao manifestam a sua vontade e há outros milhares, que por terem bons beneficios, não se preocupam com nada...Este é o nosso universo.

Amir Santos disse...

Caro Dr. Medeiros,

Concordo plenamente com sua fala a respeito do poderio das chapas "majoritárias", porém, não concordo com sua previsão de que não será eleito, estou certo de que o blog continuará firme e que o guerreiro vai continuar lutando.

Mais uma vez sou muito grato pela referência ao meu nome na sua ilustre lista de candidatos, estamos numa campanha discreta, sem recursos, sem parcerias duvidosas, mas confiante numa reflexão por parte dos associados mais antenados. Tudo de bom! Um forte abraço.

Amir Santos

Anônimo disse...

O pessoal que vota pelo correio demora a receber a célula e demora para a ANABB receber de volta, acho que no final vai aumentar muito.

Mariano Branquinho disse...

Dr. Medeiros não desanime vamos a vitoria com o Sr. mais 4 indicados por você e o nosso MSU, aqui em João Pessoa, continuo pedindo votos. Sds. Mariano Branquinho

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

Ilustre Doutor Medeiros, "irmão mais velho", lembrei-me de um comentário meu, de 30.06.2014, editado, ligeiramente, agora, como segue:

"Esse Papa não precisa falar mais nada."

Assim expressou-se o comentarista, Padre Roque Schneider, jesuíta, gaúcho de Cerro Largo, quando São João Paulo II, então Papa, subiu, lentamente, para o avião, na despedida da sua última viagem a Portugal. Ele disse isso, pois o Papa já quase não mais falava, consumido pelo Parkinson. Mas, de fato, não precisava, mesmo, falar mais nada: a sua presença já era luminosa, um discurso vivo, sobre a sabedoria divina.
Lembrei-me disso, após ler esta postagem sua, Doutor Medeiros.
Com toda a sinceridade, faço, então, um ligeiro paralelo, desse fato histórico acima, com a sua pessoa.
Pelo que acompanho, a sua história de vida o credencia a um arquivo moral, digno de imitação, como cidadão, profissional, esposo, pai, avô, amigo...
Não significa que eu o prefira, para veneração, apenas. Não!
Sem dúvida, sei que o senhor dará o melhor de si, no cumprimento do seu digno e elevado mandato na Previ, para lá conduzido por votação histórica, em favor de todos, mas, sobretudo, de muitos “irmãos mais novos” seus e das pensionistas, dispensando o merecido descanso maior do último quarto da vida.
Da minha parte, pois, não precisa explicar-se: já basta a sua beneficente luz, para orientar, aconselhar a “juventude” que o cerca.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

“Se você encontrar um homem sábio, madrugue, para visitá-lo e que o seu pé gaste a soleira da porta dele.”
Eclesiástico 6,18-37.

Anônimo disse...

Buenas.

Será que alguém já fez algum tipo de cálculo, abordando as duas prerrogativas da lambuja que a PREVI nos deu, quanto a renegociação e/ou suspensão das prestações?
Sugiro como base para o cálculo, o teto do valor, 12 prestações pagas, e prazo de 120 meses.
Apenas para se ter uma ideia do tamanho da judiaria.
Antecipo agradecimentos.
Rovere

Anônimo disse...

Dr. Medeiros por favor ajude na nossa luta , o sr é muito querido por todos nós, não nos abandone. peça para as pessoas assinarem o termo de expansão do prazo do empréstimo simples.pois só com o alongamento do prazo todos vão se beneficiar. Pois fica a critério de cada um . alongar o prazo, suspender as prestações ou adiantar o 13. O prazo máximo de 120 meses. não é bom para ninguém lute por nós. Tenho certeza que se o sr. pedir todos vão assinar. ainda é tempo de corrigir essa injustiça. obrigada sei que o sr não vai ficar fora disso.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Dr, Medeiros Tomo a liberdade de postar o endereço do meu Blog.

http://rosalinadeouza.blogspot.com.br/

Neste espaço os colegas vão poder postar seus comentários sem o manto do código de ética da previ imposto aos 4 blogueiros da extinta chapa 3 Previ Livre, Forte, e de todos.

Mais uma vez te Agradeço.

Atenciosamente:

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
O jogo só acaba quando o juiz apita, veja o que aconteceu com o gremio hoje, levou um golaço de virada aos 50' do segundo tempo.
Divulgue no blog um folder de sua campanha para que possamos enviar aos nossos contatos da internet, vamos à luta que ainda dá tempo pra virar esse jogo a seu favor!
Abs
Mauricio Furtado

Unknown disse...

Rosalina, acessei seu blog e não consegui postar meu comentário.

Anônimo disse...

Se a é ajudar então ajudem a todos nem que seja pela última vez, mas façam a coisa certa e mais justa possível!

poque só DEUS é perfeito.

Anônimo disse...

Esse lote de FD.....acham que nos já estamos acometidos do mal do Alemãozinho e do Parkinson. Vou=te.

José Humberto disse...

Medeiros, bom dia!
Continuo confiando em você na defesa dos nossos interesses, aposentados do BB.
Abraço
José Humberto

Anônimo disse...

Senhor Medeiros:

pode até ser um comentário meio sem propósito, mas vou fazê-lo, pois a ocasião é propícia:
nós concordamos que seja ensinado aos nossos filhos que os mais aptos sempre vencem, que os frágeis são eliminados etc (vide aulas e livros de biologia, que endeusam o darwinismo, que são ministradas e usados nos nossos colégios). Pois, então, esta geração chegou ao poder e vai se manter nele, custe o que custar e ÀS NOSSAS CUSTAS E COSTAS (desculpe o trocadilho).

Anônimo disse...

Estou achando que quase ninguém vai se beneficiar com as mudanças no ES. Vejam o meu caso: o valor do meu empréstimo era de R$ 94 mil. Paguei dez prestações e o meu saldo devedor atual é de R$ 93 mil. Se for renegociado nas atuais condições, a prestação fica mais cara do que a atual. Ou seja, se não houver um aumento do prazo, bye bye renegociação.

Paulo Beno e Leda Goellner disse...

Votamos nos indicados, Dr.Medeiros !
Votamos nos gaúchos, nos blogueiros !
Não votamos nas "valmistas", muito menos nos do "grupo dos onze".

Foram bem escolhidos 21 ao Deliberativo e 3 ao Conselho Fiscal !

Estamos confiantes e multiplicando a votação.

Elenita Brandão disse...

Pronto já votei. Seu voto já está garantido. Se dependesse de mim o senhor estava eleito. Na internet, sempre que comento falo que o senhor é um bom candidato e já consegui outros votos. Agora é aguardar que tudo irá dar certo. Tô na torcida!! Não nos abandone!!

Elmo disse...

Caro Medeiros,
Votei em ti, no Carvslho, no Botelho e nos candidatos do MSU. Tenho muita fé, que iremos continuar contando contigo na próxima gestão da ANABB, assim como também o colega A.J. Carvalho e o Botelho, que Deus nos ilumine! abrcs

Anônimo disse...

Pronto Medeiros, ja votei e torço muuuiiittoooo por você!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:46

Discordo de ti, creio que todos se beneficiarão com as novas regras do ES. É obvio que haverá aumento do prazo, aliás, essa é a principal causa para renovação e consequente diminuição da prestação. Agora, se a pessoa quiser aumentar também o valor
então não tem jeito, a prestação poderá aumentar, dependendo do valor do aumento. Mas seja aumentando o valor ou o prazo, todos se beneficiarão.

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,

Melhor atuação do que a sua é impossível.
Você e os outros 3 blogueiros que compõem o Quarteto de Ouro foram uma ponte fundamental entre a cúpula da PREVI e os associados para resolver o problema cabeludo que foi a introdução de novas regras no ES.
Espero que seus demais pares na PREVI avaliem sua atuação com a devida sensibilidade.
Muitos companheiros conseguiram um alívio temporário em suas vidas com essas mudanças.
É preciso olhar para a frente.
Parabéns renovados pela sua atuação e dos outros componentes do Quarteto de Ouro.

O amigão e admirador

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Para que as mudanças divulgadas para o empréstimo simples beneficiem os associados da previ é fundamental que os prazos de pagamento sejam alongados!
E isto está previsto?

Anônimo disse...

Baita enchente no Sul, o Guaíba onde tanta gente aprendeu a nadar transbordou como quase nunca. Do tamanho da cheia foi a decepção dos associados com a manutenção dos 120 meses.
Mas, eu quero saber de Dilma. Impichada ou não, fala bobagem...kkkkkkk
Cunha Cunha Cunha...por que voce não quer entrar para a Historia, acolhendo o pedido de impeachment? acho que é porque...não, não sei de nada.

Anônimo disse...

Pelo jeito esse tal código de ética da Previ, além do anacronismo, pois cheira aos anos da ditadura militar, confronta de forma ilegal a legislação que trata do direito à informação e, no que tange à ética (vejam só que ironia - o código de ética não respeita a própria)é um primor de descalabro, pois proíbe que seus legítimos donos sejam informados de discussões administrativas de seu interesse. Fico pasmo que até hoje nenhuma de nossas associações tenha recorrido ao judiciário para anular este instrumento digno de figurar no rol das indignidades dos anos de chumbo.

Anônimo disse...

Ao anônimo 19 de outubro de 2015 20:09

Negativo, meu caro.
O prazo máximo do ES-renegociação como consta no site da PREVI é o atual de 120 meses.
E, no meu caso, o ES foi contratado já nessa condição.
Então, se não houver dilação para 150 ou 180 (melhor) meses, não haverá qualquer possibilidade de redução das prestações mensais.
E nem quero dinheiro novo.