ANO DIFÍCIL ESSE 2015 ! PRESTANDO CONTAS

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ano difícil esse 2015 ! Não vai deixar saudade.  Inflação, corrupção, déficit, perdas financeiras, derrotas na Justiça, inadimplência generalizada, problemas na CASSI e na PREVI, CPI dos Fundos de Pensão, bolsa em baixa, dólar em alta, uma coleção de infortúnios, a que se somam colegas e companheiros que se foram ou adoeceram. 


Procurei fazer a minha parte, como sempre, lutando na defesa de meus princípios e dos direitos e interesses dos aposentados e pensionistas do Banco do Brasil, nas diversas frentes onde atuo, ora como presidente da AFABB RS, ora como suplente de conselheiro deliberativo na PREVI, ora como editor do blog do Medeiros.  Procurei igualmente exercer a minha cidadania como brasileiro que ama seu país e como advogado que ainda labuta na profissão, exceto contra a Previ.

Organizei no princípio do ano uma reunião pioneira em Porto Alegre para tratar dos problemas da CASSI.  Foi a primeira, logo depois veio a da ANABB. A foto registra esse evento , que foi sucesso.

                                 
A Previ também inspirava cuidados especiais, pois algumas alterações em sua administração estavam em curso, com a saida de Dan Conrado da presidência. O conselheiro deliberativo Alexandre Abreu, na foto presidindo a reunião, estava cogitado para ser o novo presidente do Banco do Brasil, e o resultado do exercício de 2014 , ainda que superavitário, demonstrava que uma parte substancial da reserva havia sido consumida, deixando o nosso fundo de pensão exposto. Procurei participar , embora suplente, ativamente das reuniões de janeiro e fevereiro, sem contudo fazer valer as minhas idéias e sugestões.
 

As notícias sobre a corrupção na Petrobrás e os desvios no fundo de pensão Postalis sacudiram o país, entre outros escândalos, fazendo a população ir para as ruas mostrar sua indignação e sua inconformidade. Eu, com certeza, estava lá, fazendo a minha parte.

 
Continuo na próxima semana. E´ bastante por hoje. Vou viajar amanhã para Santa Catarina. Tenho compromisso inadiável lá. Volto na segunda feira, após passar por Xangri Lá a fim de colocar o portão na minha casa de veraneio, que os ladrões surrupiaram. Hoje à noite a confraterniação da diretoria da AFABB RS com as funcionárias por razão do Natal foi alegre e descontraída. Bom final de semana para todas e para todos. Paz e amor.







17 comentários:

joao trindade disse...

Como dizem aí no Sul, índio velho...
O Dr.Medeiros é o incansável índio velho, lutador, altruísta, incansável e companheiro dos que aprenderam a admirá-lo em suas falas e escritas, sempre com coesão e equilíbrio, tentando evitar confrontos inúteis e desgastantes.
Tudo isso, como sempre, tendo seus críticos, aqueles que tiveram um berço e uma vivência difícil e, agora, um final de vida compatível com isso, pois é a inevitável Lei da Causa e Efeito.
Com tudo isso e, apesar disso, nosso dileto índio velho de guerra aí está, já no final de mais uma página da vida (2015) nos dá o prazer de tê-lo vivo e ao nosso lado, ainda que virtualmente.
Obrigado por tudo, grande amigo.

Forte abraço,

Nildete disse...

Medeiros, parabéns pelo seu blog! os temas descritos sempre são interessantes. Felicidades e nota dez para você.

Anônimo disse...

Continue Dr. Medeiros as suas postagens são importantes para nós.

caos e ordem disse...

Oi Medeirão, entro aqui diariamente, raramente comento. Hoje faço questão de escrever que continuarei a acompanhar seu blog. Domingo fui às ruas novamente, acompanhado de minha mulher e uma das filhas, movimento de protesto e pelo impeachment. Estava em São Paulo e gastei 50 reais de táxi pra chegar na Av. Paulista e participar. A decepção é grande quando vou conferir com meus amigos e nenhum deles participa desses movimentos. Do fundo do meu coração desejo que suas festas sejam ótimas e que suas vitórias continuem em 2016. abração. Sou José Citeli, de Limeira.

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES disse...

Caro Dr. Medeiros,
Aproveite bem a semana, curtindo sua casa de veraneio (deve ser muita linda, publique umas fotos).
Hoje noticiou-se que um ex-diretor da fundo de pensão dos correios está sendo procurado pela Interpol, me parece que já está com mandado de prisão. Devagar estamos vendo o Ministério Público agindo em defesa de nosso patrimônio.
infelizmente aqui no Brasil, a maioria do povo fica inerte esperando que alguém venha solucionar seus problemas,caso dos nossos colegas aposentados. Quando dos primeiros depoimentos do Pedro Barusco e Nestor Cerveró de que praticamente todos os negócios envolvendo a SETE BRASIL foram precedidos de pagamento de propina, procurei me inteirar de quanto era o capital da PREVI aplicado naquela empresa, bem como qual foi a diretoria responsável pelas aplicações e com essas informações, através do site da MPF do Paraná encaminhei pedido de investigação sobre possíveis irregularidades nas aplicações da PREVI. Divulguei essas mensagens em vários locais pedindo para que os colegas tomassem a mesma iniciativa, afinal um só pedido não tem muito valor, mas se ocorressem mais, quem sabe o interesse da Procuradoria fosse outro, mas de qualquer modo o pedido foi registrado.
De qualquer modo vimos hoje que a Policia Federal continua investigando o Postalia.
Abraços, Bom final de semana.
Antonio Americano
Goiania (GO)
P.S. Acabo de desligar do quadro de associados da AFAGO, Goiânia (GO)

Anônimo disse...

Buenas.

Mas tchê, o japonês da Federal saiu em busca dos safados do Postalis.
As barbas devem estar de molho em outro local...kkkkkkkkkkkkkk

Rovere

Anônimo disse...

Buenas.

Pelo que eu percebi nas noticias de hoje, deram uma prensa na Previc,
e com isto, os ratos começaram a abandonar o navio, em pânico...kkkkkkkk

Rovere

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O déficit previsto para 2015 impactará nos benefícios em 2016?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,


Nada de positivo. De real e concreto somente decepções em todas as áreas e sentidos.

Anônimo disse...

Seu amigo Joaquim Levy sai ou fica?

Anônimo disse...

Fizestes bem em parar. Tudo na vida tem começo, meio e FIM.

Elenita Brandão disse...

Dr. Medeiros,
Criamos um grupo no facebook que em 3 dias conseguiu 5000 participantes (aposentados, pensionistas e da ativa). O grupo se propõe a tentar nos unir para nos defender. Do grupo inicial não existe pessoas ligadas a associações. Uma delas é a Dra Tania Kadima que já trabalhou no Ceasp e Cassi. Fomos o grupo que conseguiu se mobilizar e ir na Reunião dos Usuários da Cassi na AABB da Lagoa. Não estávamos inscritos para participar da reunião mas conseguimos no grito. Acho que eles não gostaram da nossa presença. Na hora escolhemos a Tania e outro médico aposentado para se candidatar a Representante dos Usuários (não tem remuneração)e conseguimos elegê-los. Conseguimos colocar alguém dentro da Cassi. A Tania e um outro aposentado da Bahia querem descobrir o que tem errado na Cassi para que seja deficitária,antes que seja tarde. O senhor já se cadastrou no facebook? O nome do grupo é "JUNTOS:CASSI E PREVI são nossas". Estamos tentando concentrar o maior número de participantes possíveis, para que não deixem nos prejudicar. Existe uma proposta de criação do Fundo Previ, que somos contra. Existe uma possibilidade do Banco nos abandonar. Estamos tentando nos mobilizar pois estamos muito dispersados no Brasil inteiro. Temos que nos unir antes que seja tarde. Convido a todos a participar desse grupo. Eu sei que o senhor não tem facebook mas peça algum jovem lhe explicar como é. Lá existe diálogo entre as pessoas, cada um com sua experiência profissional, fazemos troca de idéias. Peço que o senhor entre lá assim como qualquer aposentado, pensionista e da ativa. Precisamos nos unir e ficar preparados pro futuro. Gosto muito do senhor e queria que tivesse conseguido entrar na ANABB. Entre lá no grupo do Facebook e nos ajude. Precisamos nos unir para poder nos defender. Agradeço a sua atenção. Elenita Brandão

Anônimo disse...



Dr Medeiros obrigado pelas suas postagens no Blog as quais

aprecio muito. Para o Sr e sua família desejo um Feliz Natal

e um Ano Novo repleto de felicidades e realizações.

RUI VASCO GONÇALVES

Valim disse...

Dr. Medeiros.

Boa tarde.

Medeiros, como diziam na minha infância cão que ladra não morde.
Vou moderar meus comentários, tenho que trazer a paz. Paz não de boiada.
Jornal Nacional patrocinado pela SADIA, Domingão do Faustão patrocinado pela PERDIGÃO.
BRASILFOOD - PREVI.
Para esta publicidade possui dinheiro, mas com o dólar do jeito que está nas alturas, não existe dinheiro para propaganda da Costa do Sauípe, para trazermos dinheiro com TURISMO. Chame o síndico? Tim Maia.
Estranho, muito estranho...ou nada de estranho, só palavras.
A DIRETORIA CONSENTIU?, ninguém vai deixar de comprar SADIA ou PERDIGÃO é uma coisa só!!!. Não me venham falar da SEARA que nem sei se também é da PREVI. Não vou pesquisar.

Anônimo disse...

DR. Medeiros sem as suas postagens(PREVI/CASSI) estamos no escuro.
VAMOS REPENSAR. VICIAMOS EM SEU BLOG.
FELIZ NATAL, BASTANTE SAÚDE E VAMOS QUE VAMOS
GRANDE ABRAÇO

Anônimo disse...

Dr Medeiros, nao se amedronte.

Anônimo disse...

IBOVESPA A 43 MIL PONTOS...11 MIL PONTOS EM DOLARES..MENOS DO QUE EM 2008...O PT DO MEDEIROS ARRASA A ECONOMIA. BARBOSA NÃO PASSA CONFIANÇA. FALA EM REFORMA DA PREVIDÊ3NCIA TENTANDO ENGANAR O MERCADO, EIS QUE A CUT TRANSFIGURARÁ TANTO O PROJETO QUE É CAPAZ DE TER APOSENTADOS DA MESMA IDADE DAS PESSOAS DE SUA GERAÇÃO, QUE SAIAM DO TRABALHO ANTES DOS 50 ANOS...IMPRESSIONANTE A FOLGA DE OUTRORA, OS DIREITOS DE OUTRORA.
OS TEMPOS SÃO OUTROS. ENQUANTO AS PESSOAS SE ACOSTUMARAM AO CONFORTO, EIS QUE CADA VEZ MENOS DIREITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS SE TERÁ. AINDA BEM. O MUNDO, A PARTIR DO INÍCIO DOS SÉCULO XX PERDEU A NOÇÃO DO ESFORÇO BRUTAL PARA SE GANHAR DINHEIRO...E OS IDOSOS VIVERAM COM GORDAS APOSENTADORIAS..NA MEIA IDADE. A PREVI NÃO AGUENTARÁ MAIS DO QUE 10 ANOS. SEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA JÁ(QUE FIRA DIREITOS ADQUIRIDOS) O POPULISMO DESTRUIRÁ TAMBÉM A PÚBLICA.
GERAÇÃO DE ESQUERDA ENSANDECIDA...QUANDO DEIXARÁ OUTRAS GERAÇÕES TOMAREM O LEME..PARA DIZER..QUEM GASTA DEMAIS SE ARREBENTAR E NÃO CABE A NINGUÉM SALVAR IRRESPONSÁVEIS.