A CORAGEM DE UM IDOSO

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Dia 1 de Outubro se comemora, vejam só, o dia do idoso. O slogan :"envelhecer é viver bem".

A propósito do tema, Excelente o escrito de Marcos Cordeiro intitulado "Os medos de um aposentado".  Li e reli.  A pena brilhante do Mestre das letras estava realmente inspirada. Como deve ter acontecido com todos que tiveram a oportunidade de ler, o seu conteúdo suscitou a minha reflexão. Só que na minha visão a vida é feita de coragem e não de medos.  Guimarães Rosa já escrevia que o que a vida requer da gente é coragem.

Fiquei até um tanto chocado quando o Janot afirmou que agiu como agiu ao fazer as denúncias contra os poderosos não por coragem, mas por medo. Acho que o que move a gente a enfrentar os medos é a coragem.

Realmente nos dias de hoje temos que ser muito corajosos. A vida ficou difícil para nós aposentados, especialmente para os mais idosos. É preciso coragem para  assistir aos noticiários, sair às ruas, para ir no Banco, para estacionar no shopping, para desfrutar de um cineminha. É preciso coragem para utilizar o celular, atender um telefonema, fazer uma compra, utilizar Cartão de crédito. É preciso coragem para fazer caminhadas, reunir a família, realizar uma festa. Sair à noite?  Muita coragem.



E o idoso, lembrado na comemoração do próximo dia primeiro,  necessita de coragem redobrada. Porque , afora todos os demais medos, enfrenta um inimigo impiedoso que é o tempo que se esvai rapidamente, escancarando a sua frente o que Marcos Cordeiro chamou de medo mor, a morte.

Antigamente existia a chamada crise dos quarenta anos. Significava que metade de nossa vida já tinha passado. Restava a segunda metade. A gente se desesperava. Agora o que se comenta é a crise dos oitenta anos. Significa que a maior parte de nossa vida já se foi. O que nos resta ?  Um ano ? Cinco anos ? Dez anos ? Por acaso quinze anos ?  Vamos enfrentar esse período com saúde e boa qualidade de vida ?  Com diabetes ?  Com glaucoma ?  Com surdez ?  Com câncer ? Com problemas de próstata ? Com distúrbios na coluna cervical ou lombar ? Vamos ter lucidez ou  Alzheimer ? Vamos ter renda suficiente para viver com dignidade esses dias em que não teremos mais condições de trabalhar ? vamos poder contar com a Cassi e a Previ ? Vamos viver bem, como sugere o slogan acima ?

Para atravessar esse portal dos oitenta anos certamente é preciso muita coragem tais os desafios que essa fase da mal chamada melhor idade se nos apresenta. Nessa faixa de idade, dos oitenta aos noventa anos, existem aposentados na Previ cerca de seis mil colegas.  Eu vou ingressar nesse portal, se Deus quiser, em maio do ano que vem, 2018.

Tenho para mim que somente nossos sonhos podem nos ajudar a vencer nossos medos nessa fase da vida. Sim, temos que continuar sonhando em sermos úteis e realizar conquistas, em mostrar que ainda temos valor e merecemos respeito. Só os sonhos podem nos animar a ir adiante.

É assim que eu penso. Como disse Fernando Pessoa, "o homem é do tamanho de seus sonhos". É assim que reúno forças e coragem para enfrentar os meus  muitos medos da idade que avança inexorável.

Então, fazer o que ? Vamos  que vamos!




13 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Brilhante texto. Inspirador. Estou nessa faixa de idade. Parabéns.

Adroaldo

Anônimo disse...

Lindo post. Andava desanimada. Me reanimei. Vamos que vamos.

There

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Quem não tem medo também não tem coragem. O medo nos leva a ter coragem nunca antes imaginada. Nos faz reagir. O que nos leva ao medo é enfrentar aquilo que não depende de nós. Eu disse enfrentar e não sucumbir. Enfrentamos a soma de todos os medos. Enfrentar condições financeiras adversas, os problemas de saúde, a falta de segurança, a corrupção que nos deixa inseguro quanto ao nosso futuro e ao ao futuro das nossas instituições. E a impunidade? Quantos fizeram fortunas de forma não ortodoxa? Quem não seguiu esse caminho tem medo. Sim tem medo de perder a CASSI a PREVI e isso assusta a quem tem tem todo seu recursos comprometidos.
Mesmo com medo o nosso colega Marco continua lutando por nós e não esmoreceu. Esta fazendo muitos mais do que muitos que só fazem barulho sem resultados práticos. Que Deus proteja nosso colega e lhe dê oportunidade de continuar lutando. É um guerreiro.
Antônio E. S. Hungria

Anônimo disse...

Quais são os seus sonhos Dr ?

Medeiros disse...

É isso mesmo Antonio Hungria.

Medeiros disse...

Embora lutando no momento com maré adversa, cirurgia de glaucoma próxima, tenho muitos sonhos. Farei um post. Como sempre, sou otimista.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Ultimamente o que mais assusta é a comunicação. Digo, a falta dela

Belo post. Aposto que selecionarão um idoso daqueles cheio da grana para homenageá-lo dizendo ser a real personificação dos aposentados do bando do brasil

joao trindade disse...

Precisa acrescentar algo?
Parabén, Dr. Medeiros, pelo lindo texto, retrato transparente da realidade factual, da qual não há como fugir.
O senhor falou em cirurgia de glaucoma.
Tenho êsse problema e um medo danado da tal cirurgia. Não é arriscado perder a visão, tendo em vista que, grosso modo, é o esvaziamento parcial do líquido que, em grande parte, nutre o ôlho? (consulta oftalmológica para um nobre jurisconsulto).
Grande abraço.

Medeiros disse...

João Trindade,

Forte abraço.

Eu também morro de medo da tal cirurgia que pode, como qualquer cirurgia, dar zebra. Mas o meu problema é que a pressão do olho com glaucoma subiu de 18 para 25 e os colírios não estão mais segurando a instabilidade. Me falaram que a cirurgia é simples e depois não precisa usar mais tantos colírios, que tem efeitos secundários.

joao trindade disse...

Obrigado pela ¨consulta oftalmológica¨ Dr. Medeiros.
Meu caso é exatamente igual ao seu (pressão pulou de 16 para 25...).
Já houve mudança trimestral de todo tipo de colírio (o último foi o Duo
Travatan) e nada baixa a não ser os desagradáveis efeitos secundários.Penso que vou seguir sua trilha e que Deus nos ajude.

Renato Sant Ana disse...

Li verei o tal artigo e achei mUito pessimista. Ter medo é humano e saudável. Mas ter medo de tudo, como diz o texto, não é normal. Existem mundos e vida fora do BB. É um mundo colorido, cheio de surpresas, momentos bons e maus. O BB não é e nunca foi uma catedral, a ser reverenciada. É apenas uma empresa, decadente como outras empresas já decadentes e que acabaram morrendo. Deus me proteja de atrelar um milímetro de minha vida às besteiras Inventadas pelos dirigentes carreiristas do BB. Um conselho ao colega: saia, vá tomar um sorvete, solte uma pipa, dance na principal avenida perto de você, dê um sorriso de garoto pra menina linda que cruza seu caminho, tome um guaraná gelado no barzinho da esquina, coma um punhado de jabuticabas, que agora é época. E esqueça essa gigantesca besteira chamada Banco do Brasil.

Renato Sant Ana disse...

Corrigindo este infernal e descontrolado corretor:
"Li e reli o tal artigo e achei muito.."
Grato.

Renato Sant Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.