ENCONTRO DE GOVERNANÇA DA PREVI NO RIO

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Gostei deste Encontro de Governança realizado no auditório da Bolsa de Valores no centro histórico do Rio. Numa escala de 1 a 5 dou nota 4. Boa nota.


Achei uma boa idéia o tema se concentrar numa única matéria. Comunicação. Um dia não basta para esgotar o tema, quanto mais se fossem abordados outros assuntos, como era feito anteriormente.


Não vou detalhar o Encontro porque a Previ disponibilizou o acompanhamento pela internet e vai publicar certamente uma materia a respeito.

Vou apenas fazer alguns destaques. Um deles é sobre a participação do novo presidente da Vale, Fabio Schvartsman. Não o conhecia. Tive uma ótima impressão. Objetivo em suas respostas e bastante convincente. Um dos pontos altos do Encontro. Falou que em matéria de governança estamos no primário na prática , ao mesmo tempo que travamos debates altamente sofisticados. Temos que descer do pedestal e praticar aquilo que pregamos.


Apreciei imensamente a palestra e as colocações da vice presidente executiva jurídica da Embraer, Fabiana Klajner Lischziner. Esbanjou beleza, simpatia e conhecimentos sobre a matéria, que envolve o combate aos desvios e a corrupção. Todos sabem que cerca de dez executivos da Embraer se envolveram em propinas nos EEUU. Informou que pesquisa demonstrou que numa empresa existem 2% de desonestos, 10% de honestos incorruptíveis. Os outros 88% estão numa faixa indefinida, podem ser influenciados , mas em princípio são bem intencionados boa gente. Falou que o canal de denúncias tem funcionado e a educação cultural e continua é importante para trabalhar a cabeça daquele público de 88%. 


O conjunto de jazz que participou do evento foi muito interessante, demonstrando como uma orquestra pode comprovar teorias de governança sob pena de ocorrer desacerto na hora do espetáculo. Interagiu bem com os participantes do encontro. Gostei.


Sobre comunicação houveram algumas colocações interessantes pelos especialistas que abordaram o tema. Dizem que a comunicação tradicional caiu de moda. Não atinge mais os objetivos. A nova comunicação é estratégica. Tem que ter planejamento e ter interlocução com o público. Não pode ser distante. Os veículos de comunicação necessitam ser modernos e dinâmicos. O celular hoje é o mais usado. Está nas mãos de todo mundo. As redes sociais tem que ser analisadas com cuidado. Existem robôs sendo utilizadas nas redes, especialmente na área política e financeira, para dar impressão de volume, especialmente em pesquisas de opinião.

No final do encontro foi observado que conselheiro ou funcionário vinculado a empresas não podem ter manifestação em facebook ou blog que contrarie os interesses da entidade, Ele não tem mais identidade própria, voo próprio. Tem um dever com a empresa. Não pode arranhar a imagem da empresa de nenhum modo.

Então, é isso aí.  Se houver necessidade, volto ao assunto.


31 comentários:

Anônimo disse...

Alguma novidade nas conversas de bastidores sobre ES? Desculpe-me Mas, esse assunto gera ansiedade nos necessitados.

Édulo disse...

Grande Medeiros, é um prazer ver que continua sua participação incansável. Deus lhe dê muita saúde para longos anos mais de labuta. Abraços

Anônimo disse...

Se for para ter manifestações que não contrariem os interesses da entidade, no caso específico a Previ, é melhor que todos os blogueiros vinculados à empresa encerrem os seus blogs.

Medeiros disse...

Por que ? A Previ não é a razão do blog. É uma das razões. O BB e a Cassi também importam. Os direitos previdenciários e adquiridos. Os direitos dos idosos. Não se pode ser tão restrito assim. Lamentável pensar assim. É o que eu penso. Desculpe.

Medeiros disse...

Semana que vem irei de novo ao Rio. Tenho reunião do CD na sexta feira dia 25'

Anônimo disse...

Gostaria de saber do senhor, componente da Previ e detentor de uma experiência incalculável, que dissesse, pontual e objetivamente, o recurso positivo desse congresso relativamente em benefício dos reais proprietários dos recursos internalizados na Previ.
Subjetividade, esperanças, promessas, expressões tais como " setembro é um mês de bosa notícias " e por ahi vai, é uma forma de comunicação de excelência e qualidade ? O senhor tem muito mais dar para nós associados.
Os meus respeitos antecedem e em nada conflita com minhas colocações acima, no entanto, não posso opinar exclusivamente dentro do posicionamento individual aqui publicado, tipo, ou concorde comigo ou não se manifeste!Reflita Dr. Medeiros, o senhor é muito importante em nossas vidas e em nossos destinos.

Medeiros disse...

O colega pode fazer manifestação própria. Eu público desde que seja educada e não agrida. Gosto e aprecio a divergência. Mas tenho a minha linha de conduta do blog.

Anônimo disse...

Não tem mais identidade própria?


Samambaia de plástico


Era só o que me faltava!!! Tirar a identidade do cabra?


De certa forma será positivo utilizar o CGC da respectiva para levantar um papagaio

Medeiros disse...

Sem exageros. Significa que a identidade da pessoa se confunde com a da empresa onde trabalha.

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros.
Ando meio afastado, por outros afazeres e avaliações, nos preparativos para uma complexa cirurgia de reparação de um aneurisma/dissecção na Aorta Torácica. Aguardo a CASSI.
Ontem à noite vi seu blog. Acho que o tema da Comunicação me influenciou, a ponto de ter tido um pesadelo, lendo uma NOTA, que “via”, no site da Previ. Reproduzo abaixo. É verdade, ou sonho?!
(abre aspas)A PREVI conceitua a comunicação clara, fiel e tempestiva como pedra angular da boa governança, o que significa transparência e honestidade, no trato com seus participantes e assistidos. Daí, nessa linha conceitual, se impõe, inarredável, o dever de cientificá-los de que RECONHECE:
1. que tem imposto a seus participantes e assistidos, ao longo dos últimos anos, expressiva diminuição de renda, por força da sustação do pagamento, previamente acordado, de 12 parcelas do BET; pelo retorno da contribuição pessoal, em favor da própria Previ, e por aplicação de correções salariais com base em índice oficial (INPC), que, deprimido, não acompanha a inflação real.
2. que outros fatores, diretos e indiretos – como o aumento da contribuição para a CASSI, o ajustamento da Margem Consignável, a ação, naturalmente defensiva, de variados agentes financeiros e comerciais, em meio ao quadro geral de depressão da economia – juntam-se àqueles acima apontados, para agravamento das perdas de renda, o que tem gerado inquestionável empobrecimento dos aposentados, dependentes passivos e indefesos dessas fontes de formação de suas rendas, como são os milhares de participantes da própria PREVI.
3. que, no plano nacional, é notória a preocupação das autoridades, buscando adotar medidas compensatórias de reativação da economia e do consumo, mediante a baixa de juros, aumento da oferta de crédito, controle da inflação, liberação de benefícios (FGTS/PIS/PASEP) e providencias correlatas, que já apresentam nítidos sinais positivos.

Tendo como pano de fundo esse ambiente de adversidades e compensações corretivas, a PREVI reitera seu entendimento de que o Empréstimo Simples (ES) que pratica é um produto de inquestionável utilidade. É investimento de retorno certo e lucrativo, do ponto de vista atuarial, bem como representa inestimável ajuda para os seus tomadores, na reparação de eventuais lacunas financeiras, em seus orçamentos.
No entendimento da PREVI essa utilidade permanece hígida, íntegra e atual, mesmo quando se recorda que há 1(um) ano, permanecem sem quaisquer alterações, os limites de concessão, prazos e condições do ES, e se reconhece que algumas modificações penalizaram sensivelmente os tomadores mais idosos.
Nessas condições e circunstâncias, a PREVI, rompe o sigilo protocolar, nesta semana de ansiedade e expectativas, para COMUNICAR aos interessados em qualquer notícia sobre o produto ES-Plano 1, ainda que para mera orientação de suas programações financeiras, que NADA HÁ A COMUNICAR SOBRE O ASSUNTO, NEM SOBRE RAZÕES INSTITUCIONAIS LIMITANTES DE RECURSOS PARA A FINALIDADE. NOTÍCIAS SERÃO OPORTUNAMENTE COMUNICADAS, QUANDO HOUVER NOTÍCIAS(fecha aspas).
Bom fim-de-semana, neste começo de Primavera. Aristophanes

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, Dr. Aristophanes,

Comunicação, mais comunicação, que para mim são vagas, ora ameaçadoras, ora decepcionantes, ora evasivas, ora incompreensíveis em jargão incerto e ambíguo.
Expresso minha opinião sem querer ofender a qualquer, pois sou de boa paz, muito embora quando não nos alinhamos com o pensar do outro, somos atingidos por dardos envenenados de soberba e desprezo.
Em meu ver estamos vivendo em um mundo de miserável hipocrisia, SALVO OPINIÃO DIVERGENTE.
Saúde para todos os homens com discernimento do que significa VIVER!
Aos que não discernem muito mais saúde e convivência.

Anônimo disse...

Trocando em miúdos e bem no popular, esse negócio de que “funcionário vinculado a empresas não podem ter manifestação em facebook ou blog que contrarie os interesses da entidade” nada mais é do que lei da mordaça. O blog da Cecília se calou desde o final do ano passado, o do Carvalho está mudo desde julho e o mestre Ary fez o que deveria ser feito, pediu demissão do cargo que exercia na Previ em nome da sua independência de opinião.

Anônimo disse...

O Sr. Aristophanes publicou uma longa manifestação, com meia duzia de parágrafos, quando poderia resumir tudo numa singela frase: "Estamos fritos e mal pagos".

Anônimo disse...

Após essa colocação, totalmente fora do contexto que hoje vivemos de pleno direito à livre manifestação de nossas opiniões, não haverá a menor necessidade de o blogueiro voltar ao assunto.

Medeiros disse...

O Mestre Aristophanes como sempre esbanjando sabedoria com um pouco de sarcasmo. Todos gostaríamos de uma comunicação melhor na Previ. Tem melhorado mas ainda não alcançou o nível satisfatório. Tenho pegado duro nesse tema, assim como o Carvalho. Tenho para mim o que o Eclesiastes ensina, há tempo para tudo. No caso específico há tempo para calar e certamente haverá tempo para falar, em melhor situação, com mais conhecimento de causa. É preciso apenas ter paciência e coragem, porque não é fácil enfrentar cenário adverso. Mas como já disse respeito às opiniões elas atitudes contrárias.

Anônimo disse...

Hoje a PREVI perdeu sua ação rescisória no STJ, contra acordão da Quarta Turma
de 2011 que julgo PROCEDENTE integrar os valores do Auxilio Cesta-Alimentação no cálculo do complemento de aposentadorias.
Fonte:"Noticias" do site do STJ.

Jair Mário Bork disse...

Localizei no site do STJ a decisão sobre a cesta-alimentação, mas não entendi quais as consequências. Será que não precisamos mais devolver o que recebemos?
Seria a melhor notícia do século.

Medeiros disse...

Esclareço que essa decisão significa apenas que não são devolvidas quantias já recebidas em ações que já tiveram trânsito em julgado. Não é uma decisão nova. Repete tendência do tribunal que firma posição a respeito julgando rescisórias. Favorece apenas os primeiros que ajuizaram a ação de cesta alimentação. Fui claro ?

Anônimo disse...

Mas que lindão que voltou Dr Medeiros. Um super gato. Amei.

Pensionista fã

Anônimo disse...

Um gato mesmo. O Rio continua lindo e o doutor Medeiros também.


Carmen

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Através desse ilustre blog, quero desejar ao Mestre ARISTOPHANES, COMPLETO SUCESSO em sua "intervenção cirúrgica", bem como, sua RÁPIDA RECUPERAÇÃO.

Medeiros disse...

É isso aí, Mestre, desejamos pleno sucesso.

Anônimo disse...

Nobre Dr. Medeiros,

Sem querer polemizar, mas arranhar a imagem da empresa abrange situações feito a 7 Brasil ou somente aquelas pessoas que se opõem a situações feito a 7 Brasil? Uns podem e outros não?
Porque fica difícil entender o que seria arranhar a imagem da empresa. No entendimento da imensa maioria arranhões foram demonstrados pela Greenfield que tomou as manchetes dos grandes veículos de imprensa nacionais e internacionais, e não blogs que tem visualização de apenas um segmento bem restrito e ínfimo se comparado com a grande mídia.

Eita Vallisney,
se não fosse tu
eu nem sei
onde fuça o tatu

* fraquinha, mas nota 6

Medeiros disse...

Esse debate sobre comunicação e transparência, bem como sobre o dever ético de cada um é muito interessante e merece ser aprofundado.

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros

Que maravilha! É uma satisfação vê lo de novo participativo. Sinal que a saúde melhorou. A foto está ótima.

Anônimo disse...

Está semana promete novidades, não é Dr Medeiros ?

Anônimo disse...

A reportagem da Zero Hora de sábado focalizou como matéria principal o rombo nos fundos de pensão e o fato da conta estar sendo paga com contribuições extras dos participantes. Cita a Funcef, a Petros, o Postalis e a Previ.

Anônimo disse...

A descrição do encontro de governança no site da Previ é pobre. Será que não aprenderam nada no Encontro sobre comunicação ?

Anônimo disse...

Dr Medeiros

O doutor vai ao Rio está semana para a reunião do CD. Traga novidades para nós sobre o ÉS. Estamos agoniados.

Anônimo disse...

Gato, gato, gato.

Meu Deus !

Desculpe... Que bom que voltou !

Te amo. O blog, digo.

Anônimo disse...

Essa reportagem da Zero Hora é preocupante. Acho que estão colocando bode na sala. O que acha dr. Medeiros ?