DEBATE SOBRE CASSI NA AFABB RS

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A CASSI está na ordem do dia.  A ANS quase interviu na CASSI porque ela estava com desequilíbrio financeiro.  O BB antecipou, como adiantamento, 360 milhões da verba referente ao décimo terceiro.

No momento a crise foi superada. Em termos, pois existem queixas de  que a CASSI está deixando de honrar alguns compromissos e tem hospitais inconformados cancelando convênios.

Por outro lado a consultoria ACCENTURE apresentou relatório apontando falhas de gestão e apontando sugestões.  Esse relatório está restrito a um número reduzido. Deveria ser melhor e mais amplamente divulgado para que se saiba onde ficam os gargalos por onde se esvaem os recursos da CASSI.

Se discute se a maior culpa pela má situação da CASSI é dos eleitos ou dos indicados pelo BB.


O BB não esconde que quer se livrar do peso dos aposentados. Ofereceu cinco bilhões para se desobrigar e com isto melhorar seu lucro, pois tem que fazer provisão no balanço. Essa proposta era desvantajosa para nós pois a verba agora figurante no balanço do BB é de nove bilhões. O BB sempre quer ter vantagem. É realmente guloso.

Para debater esses assuntos que podem nos afetar profundamente AFABB RS marcou para o dia 12 de março um debate em seu auditório, as 14,00 horas, com transmissão pela internet para todo o país, entre representantes das quatro chapas que concorrem nas eleições para a  CASSI.


                  As eficientes funcionárias da AFABB RS

Não vai ser um debate chato e burocrático. Vai ser um debate quente. Sobre temas vitais. Queremos ouvir não só ideias e programas mas como os candidatos vão agir lá dentro, enfrentando pressões e a lei da mordaça. 

Quem quiser assistir no auditório, onde terá chance de participar, deve se inscrever desde já na secretaria da Afabb Rs ou por telefone  pois os lugares são limitados. 

Todos as chapas já confirmaram sua presença.  Essa iniciativa louvável da diretoria da AFABB RS faz parte das comemorações dos trinta anos de existência da entidade. Eu estarei presente. Depois do debate, vou escolher em que chapa vou votar.

Vamos que vamos.

41 comentários:

Anônimo disse...

Realmente uma boa iniciativa a ser tomada, ouvir as propostas e decidir quem merece apoio. Parabéns a AFABB RS.

Anônimo disse...

Caro dr Medeiros

Sabe o que mais lhe admiro ? Essa qualidade de ir avante, de não ficar se lamentando, chorando mágoas e alimentando ressentimentos. Você é um otimista nato. Um líder. O blog já aborda outros assuntos. Agora é a CASSI. Parabéns.

Anônimo disse...

É istoai. Vamos questionar os candidatos.

Anônimo disse...

Bravo Dr. Medeiros,

A "inteligência" inimiga prestou um serviço de propulsão a nossa defesa esplendorosa

Agradecemos

Anônimo disse...

É isso aí. Agenda positiva. Faz o seu papel e toca em frente. Assim caminham os heróis. Bela iniciativa. Outras virão com certeza. Voltou o campeão

Anônimo disse...

Mas e o Carvalho ?

Anônimo disse...

O Carvalho já se manifestou em resposta para o Raimundo. Está na rede. O mundo não para. Cada um faz o que acha que tem que fazer. É preciso respeitar. O dr Medeiros é gente fina.

Anônimo disse...

No post anterior que baita resposta ele deu para um infiltrado. Na bochecha. No nariz.

Andre

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...

Acordaram o leão agora aguentem.

Medeiros disse...

Prezados

Tenho sido muito convidado para o evento do CINFAABB na Bahia em março. Querem que eu vá para conversar comigo, ouvirem de viva voz meus relatos e minh as ideias. Insiste nisso o grupo meia dúzia que é de lá. Infelizmente não posso ir porque minha sogra estará fazendo 95 anos no dia 20 de março. Ela está muito debilitada e nao posso faltar ao seu niver. Outras oportunidades irão surgir. Obrigado. Eu até gostaria de participar de algumas modalidades. Já fui campeão de tênis. Quero desafiar o Pamplona no tênis de mesa. Enfim...

Anônimo disse...

Vamos que vamos, Medeiros. Gostei de sua disposição.

Anônimo disse...

Na cidade em que resido, interior do RS, nenhum médico atende pela Cassi. Acho que a Cassi vai acabar em breve, porque minha Carteira de Associado venceu, não recebi uma nova automaticamente, solicitei uma segunda via... e nada de receber.

Anônimo disse...

Colega de 15:36

Aconteceu comigo e após muita insistencia acabei recebendo com bom atraso.
Mas, enquanto não vinha, utilizei uma cópia impressa do novo cartão que voce poderá obter no próprio site da CASSI.
No pressuposto que seja do Plano de Associados:
- site da CASSI
- entre na área de Associados, com login e senha
- localize no menu à esquerda o item "consulta ao cartão"
- mesmo se tiver dependente, o seu aparecerá em primeiro lugar
- clique em imprimir.
Boa sorte.

Anônimo disse...

Que azar o meu pois justamente nesse dia e hora tenho consulta médica intransferível. Se a perder não sei quando o médico poderá atender, eis que normalmente leva de 4 a 5 meses de agendamento antecipado.
Será que alguém não poderia fazer a gentileza de filmar (ou mesmo só gravar o áudio) e disponibilizar no YouTube ou Google Drive?
Penso como o Dr. Medeiros: após o debate já poderei decidir melhor em que chapa votar.

Anônimo disse...

Saíram às chapas da Previ, o Dr apoiará qual ?

Anônimo disse...

Prezado Doutor Medeiros :
Será que esta decisão pode ser aplicada aos nossos seguros Ourovida:
Superior Tribunal de Justiça publica entendimentos sobre seguro de vida 28 de fevereiro de 2018, 19h42
O Superior Tribunal de Justiça divulgou a edição 98 de Jurisprudência em Teses, que traz o tema Do Seguro de Pessoa II. A publicação reúne duas novas teses.
Na primeira, o tribunal entende que, após o segurado completar 60 anos de idade e ter mais de dez de vínculo contratual, é abusiva a cláusula que estabelece fatores de aumento do prêmio do seguro de vida de acordo com a faixa etária, em decorrência da aplicação analógica do artigo 15, parágrafo único, da Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.
A segunda tese considera que, desde que haja prévia notificação em prazo razoável, não é abusiva a cláusula contratual que prevê a possibilidade de não renovação automática do seguro de vida em grupo por qualquer dos contratantes. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.
Revista Consultor Jurídico, 28 de fevereiro de 2018, 19h42

Medeiros disse...

Incrível, duas desistiram, sobraram quatro. A Afabb RS vai fazer também um debate entre as chapas concorrentes a Previ é só depois do debate escolheremos em quem vamos votar.

Anônimo disse...

20:37

PREVI é coisa muito séria. Temos que escolher bem.
Chapas com Riede (ANABB que não aciona a PREVI e nem o BB) e Cecília Garcez (pretende reeleição) com certeza não contarão com meu voto.
Quanto as outras duas chapas vou examinar os nomes com o maior cuidado.

Anônimo disse...

Estou pasmo com as chapas que vão concorrer a Previ. Vou pensar muito em quem votar. Cadê a propalada união.

Anônimo disse...

Dr Medeiros


Mas o que que é isso ? Pobre da Previ. Pobre de nos .

Anônimo disse...

Caros,

Uma chapa é pura reeleição, a da CECÍLIA, que não quer saber de largar o osso, outra é da Contraf Cut, a do Marcinho, elas outras duas vieram para dividir votos. Meu Deus.


Ademir SC

Anônimo disse...

Um desastre as chapas inscritas. Não seio que fazer ? Uma luz, por favor.

Terezinha

Medeiros disse...

Sobre o ouro vida, nos, aqui da AFABB RS, perdemos nossa ação porque o Tribunal aplicou o entendimento de que a seguradora pode reajustar pois o contrato é renovável anualmente. Um absurdo. A outra tese tem vingado apenas em algumas ações individuais de pequeno valor. É-o que eu sei. Após perder nossa ação depois de ganhar na primeira e segunda instância, fiquei descrente.

Anônimo disse...

Bom ter teu blog de volta Medeiros

Medeiros disse...

Também estou feliz . Blog bombando. Três mil visualizações diárias. Voltando ao que era.

Anônimo disse...

É tudo que queremos

Medeiros disse...

Agora há pouco recebi por telefone a solidariedade do mestre Ruy Brito. Está bem de saúde e trabalhando para anular os processos de renda certa. É nosso touro indomável. Obrigado Ruy

Mário Sanchez disse...

Para a Cassi tenho sugerido nos últimos 20 anos para cuidarmos de medidas pessoais de prevenção com exercícios, alimentos, pontos de ativação, uso de água e tempos de repouso. Mas é imposição de alguém que tenhamos que sustentar um sistema de burocracias, exames de laboratório, medicamentos com mmais perigos do que vantagens, médicos que só olham os custosos exames, geralmente sem conclusão nenhuma, cirurgias desnecessárias, etc.
O Blog do Carvalho simplesmente cancelou esta minha explicação de sugestão a resolver o problema.
Moderação está sendo entendida que a verdade não pode ser dita.
Para alguma informação,
msanchezs@terra.com.br

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Com todo respeito , mas AFABB RS só tem gata

Anônimo disse...

E mais um gatão de meia idade. Suspiros mil.

Tere.

Anônimo disse...

Mais um atrativo para a gente ir no debate. O caso da CASSI é muito sério. O prejuízo é de 500 milhões. O adiantamento do banco não cobre. Vamos comparecer e participar. A iniciativa da AFABB RS é louvável.

Anônimo disse...

Hoje nosso problema maior é a Cassi e em breve a Previ. A Previ pode acontecer quando o último funcionário do plano 1 aposentar. Todos seremos aposentados e o plano 1 não terá injeção de novos recursos somente saída. E essa saída será de valores expressivos. Haja superavit.
Estou dizendo isso para não ficarmos apenas negociando tapa buracos sem atacar o cerne do problema a longo prazo.

Anônimo disse...

Deu confusão nas chapas para a Previ. São cinco e não quatro. Mais divisão ainda. A coisa começou mal. Eram quatro, agora sçao cinco. Ih !

Anônimo disse...

Se a CASSI contratou uma consultoria ela e o BB já sabe faz tempo a solução qual é, alguns colegas comentaram e logico que tem base, que os funcionarios novos ganham muito pouco e a contribuição é minima, então é por ai que aparece o rombo. Basta verificar o balanco ou solicitar o déficit por segmento, tipo por idade, separando os da ativa, os do aposentados e os que são da Cassi Familia. Muito simples e com esses dados tem-se uma visão de todo o sistema.

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo das 19,17 hs o qual afirmou que o BB já sabe do rombo e qual a maneira de resolver. Vamos fazer as contas, se alguem souber mais me oriente, atualmente sou aposentado e contribuo com 3% e mais uma contribuição extra de 4% que dá um total de 4% e o BB com 6% que dá um total de 10% e mesmo com essa contribuição extra o déficit continua e aumentou. 2-Com a nova resolução que foi publicada a contrbuiçaõ vai ter que ser paritaria ou seja meio a meio o que vai fazer com que aumente para 5% para o funcionario e o BB e mesmo assim não fecha a conta, o déficit continua. Logo deduzo que estamos pagando 3% mais 1% e vai ter que aumentar para 5% e isso nao vai resolver então vai ser uma coisa assim em torno de 6% do rendimento bruto só para a CASSI. O valor pago hoje em reais vai ter um aumento de uns 50% do valor que é pago hoje.

Anônimo disse...


Anonimo 2133

O Banco não contribui com percentual de 6%. O Banco contribui com o percentual de 4,5% sobre os vencimentos do associado.

Anônimo disse...

É se animam a dizer que o Medeiros está velho. Kkkkkkkkk. Velho nada. Está sempre é bem acompanhado. As gurias adoram ele. Digo, as pensionistas. Velho nada.

Anônimo disse...

Professor Ari qual o percentual que o banco contribui para a cassi, considerando a contribuição extra ?

Anônimo disse...

Caro anonimo das 05,56 hs, o que eu sei é que o funcionario contribui com 3% e o banco com 4,5% sim, e a contribuição extra para os funcionarios que é de 1% o banco não contribui com nada ?

Anônimo disse...


Caro anonimo das 1407 hs. Sobre a contribuição extra não existe percentual de contribuição a ser pago pelo banco. O que existe e conforme informação, abaixo, copiada do site da CASSI, e o ressarcimento de uma valor fixo sem vinculação com a folha de salarios ou folha de beneficios:

"" CASSI recebe ressarcimento do Banco e contribuição extraordinária dos associados

Publicado em: 17/01/2017

O Banco do Brasil realizou, na última sexta-feira, o ressarcimento à CASSI previsto no Memorando de Entendimentos firmado entre o BB e as entidades representativas do funcionalismo. Os R$ 23 milhões, relativos à competência de dezembro, foram repassados no mesmo dia em que a CASSI apresentou o demonstrativo dos gastos, em conformidade com o Convênio de Cooperação Técnica firmado entre o BB e a Caixa de Assistência.

Os valores ressarcidos foram apurados após o levantamento das despesas com programas (atenção domiciliar e assistência farmacêutica), coberturas especiais e CliniCASSI referentes a dezembro, que ocorre sempre no início do mês seguinte. Dessa forma, as despesas de dezembro foram ressarcidas em janeiro, as de janeiro serão ressarcidas em fevereiro, e assim sucessivamente, até janeiro de 2020.

A CASSI também já recebeu a contribuição mensal extraordinária de 1% dos associados. O desconto da contribuição ocorrerá sempre no dia 20 do próprio mês de competência, na folha de pagamento, considerando que o BB e a Previ pagam os salários, aposentadorias e pensões antecipadamente. A contribuição extraordinária está aprovada para ocorrer até dezembro de 2019.

Tanto o ressarcimento feito pelo Banco do Brasil como a contribuição extraordinária dos associados fazem parte de um conjunto de medidas que visam a sustentabilidade da CASSI, aprovadas pelo Corpo Social no final de novembro de 2016.""

Anônimo disse...

AO ANONIMO DAS 18,26 HS: Bem se a contribuição do Banco a Cassi foi de 23 milhoes relativos a competencia de dezembro, pergunto de quanto foi a contribuição dos associados de 1% dos funcionarios repassados a CASSI no mesmo mês ?