DAR A CADA UM O QUE É SEU

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Hoje as 14-30 participarei da reunião virtual, on line, da diretoria da AFABB RS, da qual sou consultor jurídico, quando irei pedir que nossa associação reivindique junto a Previ melhorias no ÉS.


Vou também pedir ao presidente Cláudio Lahorgue que interceda junto a FEABB , da qual é vice presidente, para que faça o mesmo.

É a minha contribuição para a solução ou equacionamento da matéria. Já tomei outras providências, falando com diretores da Previ, porém de outras áreas, que me prometeram agir.

Apesar da descrença de infiltrados, como tenho mostrado na publicação de alguns comentários, eu faço sempre o que posso pelos menos afortunados.

Isso acontece numa semana muito atribulada é muito especial para mim, que preciso registrar para os que são meus amigos verdadeiros.

Minha neta Luíza se formou em Direito no sábado. A formatura infelizmente foi virtual, on line, apenas com a presença dos formandos. Uma pena pois eu iria entregar o diploma para ela na condição de advogado.

A minha neta foi o primeiro lugar no vestibular da PUC e recebeu a láurea acadêmica pelas notas excelentes que tirou durante todo o curso. Ela era estagiária de um escritório famoso que se apressou a efetiva-la. Mas ela já vem recebendo propostas de São Paulo e de Brasilia e até do exterior.

Sim, sábado foi um dia de grande emoção para mim. Sessenta anos depois de minha formatura, minha neta me dá essa grande alegria, que nem a pandemia pode ofuscar.

Dei para ela o mesmo conselho que meu avô, desembargador, me deu.

Exercer o Direito dando a cada um o que é seu.

Foi o que fiz e continuo fazendo em toda a minha vida profissional.

48 comentários:

Anônimo disse...

Dr Medeiros, antes de tudo, parabéns
Que o Deus Todo Poderoso abençoe sua neta como abençoa os meus filhos, sublime razão da minha vida
A fé é a certeza daquilo que não se vê
Acredito e temo ao Deus Altíssimo com todo o fervor da minha alma, a despeito das minha frágil humanidade
Fico feliz em saber do seu empenho por tantos aposentados aflitos
Ser temente aDeus e a seu juízo perfeito em palavras e ações
Estamos no mês dos aposentados
A Previ tem evidenciado o seu compromisso com a qualidade de vida de seus assistidos
É o momento propício para sensibilizar os diretores da Previ, em especial o Diretor de Seguridade, para os apelos de uma parte expressiva dos aposentados
Que aguardam melhorias no ÉS , no Limite e MC
É o momento ideal para provocar essa reflexão na Diretoria da Previ
A Funcef , fundo de pensão da CEF, acaba de fazer melhoria expressiva no seu ÉS, aumento o Teto do És deles em quase 10 mil reais
A Previ não pode fechar os olhos pra essa realidade
Há muita dor
Muita gente que hoje acolhe filhos desempregados
É preciso estudar melhorias
De início , ÉS , o mais urgente
Em seguida, quem sabe, suspensão de contribuição
Os resultados da Previ tem sido muito bons
ÉS é operação sem risco, risco zero
A Previ empresta muito aquém do que pode
Faça isso, Dr
Insista e principalmente, acompanhe
Com seu prestígio
Deus o recompensará
É isso que levamos da vida
O que fazemos pelo próximo
Fique com Deus
Aguardaremos notícias esperançosos

Anônimo disse...

Espero que a Previ dê a atenção devida a sua reivindicação referente ao ES e agradeço sua iniciativa.Como colegas já comentaram a Previ tem alterado o limite anualmente seguindo aproximadamente o aumento dos benefícios.É incoerente que justamente neste momento de pandemia tenha concedido um aumento menor.

Jeanne disse...

Parabéns Medeiros pela formatura de sua neta. Imagino sua felicidade!!! Sucesso para ela!!!

Eduardo disse...

A Previ tem margem orçamentária robusta para ampliar o Teto do ÉS
A operação é rentável para a Previ
Risco zero
É só uma decisão política
Que passa por interlocutores
Tenho certeza que o Dr Medeiros dará o máximo de si para ajudar
Como sempre fez
Acredito da cuidadosa sensibilidade dos srs diretores da Previ qto a essa justa demanda, que é coletiva
Esse comentário apenas complementa o que fizemos há poucos minutos, mais precisamente às 11: 53
O agir , sob a proteção do Altíssimo, e tendo como pressuposto o bem do outro, sempre nos conduzirá a falar, com sublime sabedoria e generosa humildade
Dr Medeiros
Que Deus o abençoe
Parabéns pelas conquistas de sua netinha
Paulo Cavalcante

Anônimo disse...

Na minha opinião a Previ teria que criar uma linha de renegociação, com juros fixos, que englobe todas as linhas de crédito, a exemplo do finamob,o prazo máximo de 48 meses, cuja prestação não comprometa 20 por cento da renda. O valor que exceda o comprometimento da parcela será objeto de nova renegociação após a liquidação da primeira renegociação, os interessados na renegociação não poderiam contratar novos empréstimos até a liquidação total da renegociação.
O grande problema do ES é o valor excessivo da parcela e prazo muito elástico, novos empréstimo deveriam ser de no máximo 48 meses, de preferência com encargos pré fixados.

Anônimo disse...

A Funcef procedeu corretamente pois aumentou o limite dos empréstimos aplicando o mesmo percentual de 5,45 que aumentou os benefícios.Esse tipo de atitude é importante para manter a satisfação dos aposentados mesmo que o valor não tenha sido o desejado.Parabéns a eles.

Blog do Ed disse...

Parabéns pelas conquistas estudantis e notáveis conquistas pessoais na área do trabalho.
Edgardo Amorim Rego

Jair Mário Bork disse...

Recebo diariamente cerca de 20 mensagens de E-mail da "rede-sos-II-cassi-previ" dos quais muito pouco se aproveita, mas estou ficando com minha caixa no limite máximo de armazenamento. Alguém poderia me orientar como devo proceder para parar de receber esses E-mails? Já tentei, mas não consegui.

Anônimo disse...

Acho que ao invés de empréstimo, que nunca se paga deveriam reivindicar era para reduzir ou suspender nossa contribuição de 4,8% e redução da parcela PREVI que beneficiaria a todos, porque quem não tem empréstimos o que ganhariam? Seria injusto!

Anônimo disse...

DR. MEDEIROS,

Não devemos esperar nada da previ,alterar os parametros do ES

NADA RESOLVERÁ. Eu mesmo estou com ação judicial contra a PREVI/CARIM, já ganhei na primeira instancia,na segunda instancia e no STJ por unanimidade,processo transitado em julgado e a previ continua proclastinando com isso a previ me marginalizou, naõ tenho direito a nada. Agora precisamos judicializar, a suspensão imediata da contribuição para aqueles que já pagaram mais de 360 prestações e tenham direito a devolução para aqueles que pagaram mais de 360 prestações.MEUS colegas o diálogo com a previ, só existe
um é através da JUSTIÇA. QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO NOS ABENÇÕE.

Anônimo disse...

Penso assim tambem, nao tenho emprestimo, pra mim nao resolveria nada mecher em emprestimo.

Anônimo disse...

Infelizmente, tenho que falar de ES novamente. Vejam meu caso: já paguei 7 prestações de uma modalidade mas não consegui renovar em Janeiro pq estou devendo mais que o teto do ES Previ.Nunca achei que teria margem sobrando e não teria limite pq simplesmente a prestação mensal não é suficiente para cobrir os encargos. Nem renegociar consigo. Se a Previ não quer ou não tem dinheiro para emprestar para seus associados, ela poderia ao menos alongar o prazo e diminuir os juros para dar um refresco para os que precisam. Quem não precisar, melhor ainda. Se a Funcef conseguiu, mesmo com os sucessivos déficits, a Previ também consegue. Se quiser, é claro.

Anônimo disse...



A suspensão das contribuições para a Previ (pessoal e patronal) só podem ser suspensas a partir do momento em que a Previ apresente superavit que seja suficiente para cobrir as contribuições que foram suspensas. Se não for assim, ou seja, havendo a suspensão das contribuições SEM A DEVIDA COBERTURA, a meu sentir, chegará um momento em que as reservas individuais para pagamentos dos benefícios de aposentadoria deixaram de existir, então, os benefícios não poderão mais serem pagos. É o que penso...............

Anônimo disse...

O fato de alguns colegas não terem emprestimo não inviabiliza o pedido para os que tem emprestimos, é a mesma coisa de alguem doente não ter remedio para sua doença porque outros não tem a doença.
Cada qual no seu quadrado, cada problema tem que ter uma solução, ótimo que tenha colegas que não tem problemas financeiros mas querer impedir aqueles que precisam de uma solução considero um pouquinho de egoismo.
Sejamos solidarios com quem precisa.

Anônimo disse...

Concordo totalmente com anon 12:33. Quem não tem ES deve ficar feliz e não ser contra a qualquer tipo de melhoria para quem tem. A Previ criou o ES como "benefício" que se tornou um pesadelo e que depois que se entra é muito difícil de sair.

Anônimo disse...

Longe de mim ser egoísta! Acho que seria justiça igualitária para todos e reduzindo a parcela PREVI e as contribuições não seriam um alento em nossos contracheques?

Anônimo disse...

Colega Jair Mário Bork em 25 de janeiro de 2021 16:57

Orientação do Google:
"Abra um e-mail do remetente de quem você não quer receber mensagens. Ao lado do nome do remetente, clique em Cancelar inscrição ou Alterar preferências. Se você não encontrar essas opções, siga as etapas acima para bloquear o remetente ou marcar a mensagem como spam."

Digo eu: verifique se no final da mensagem existe um link para cancelamento da inscrição. Esse link é bastante comum nas mais diversas mensagens.



Anônimo disse...

Vamos mudar o disco , só se fala em ES aqui

Jair Mário Bork disse...

Obrigado, anônimo das 15:18.
Segui teus conselhos e logrei êxito. Não estou mais recebendo tais e-mails.

Anônimo disse...

Anônimo 16.44

A Diretoria executiva da Previ só tem alçada sobre o ES.

Fora o ES 'e chover no molhado.

Abracos

Anônimo disse...

Mas as melhorias deve ser para todos. Muitos não tem o ES fazendo das tripas coração, cortando aqui, ali, acolá para não contraí-lo.

Medeiros disse...

Agradeço a Jeanne, ao mestre Eduardo e ao Eduardo os cumprimentos pelo triunfo da neta.

Esse debate e as observações de quem não tem o ÉS no meu ponto de vista são injustas, discriminatórias e preconceituosas, só levando para a nossa desunião. Realmente a diretoria da Previ só tem alçada sobre o ÉS e olhe lá.

Para mexer na contribuição, reduzir ou extinguir, precisam três anos consecutivos de superávit folgado.

Vamos colocar os pés no chão e deixar o egoísmo de lado.

Por favor. Por causa dessas ideiasnao temos obtidos as melhorias que outros fundos tem concedido.

Medeiros disse...

Retifico mestre Edgardo em vez de Eduardo

Anônimo disse...

Mais uma vez parabenizo as posiçõesdo Dr.Medeiros (comentário 10.57).Quem não tem ES não tem porque reclamar de melhorias até porque é o que a Previ pode fazer por nós.Diferente é a situação de quem tem ES porque estão sufocados e por isso ficam implorando por ajuda da Previ.

Eduardo disse...

Caro Dr Medeiros , além de registrar nossos sinceros agradecimentos pelo seu valioso empenho pessoal num verdadeiro ato de solidariedade e sensibilidade para com os colegas menos afortunados, peço -lhe , por gentileza,e se possível de como teria sido a reunião virtual naAFABB RS e sobre o seu contato com varias diretores da Previ wue , Cfe nos disse, depois de seu contato , “ prometeram agir “
Podemos , nesse sentido,esperançar alguma melhoria no ÉS( como sumindo de Limite e melhoria na mc) considerando , inclusive, que a Diretoria Executiva tem alçada para promover essas alterações? Agradeceria se nos dissesse algo. Faria a Previ , o que a Funcef já fez para socorrer seus assistidos ?

Trader anônimo disse...

Vamos mudar o disco , só se fala em ES aqui
26 de janeiro de 2021 16:44 (blog do Dr. Medeiros)

- De acordo. Neste sentido, o seguinte fragmento de texto:

"Em apertada síntese, numa escala crescente de benefícios para os associados do fundo PREVI permitimo-nos fazer a seguinte elucubração:

(1) aumento do percentual do ES na reserva técnica; em outros termos, o ES está subutilizado, conforme o Dr. Aristophanes sustenta;
(2) alienação de todas as ações do fundo PREVI, mormente das ações de "grande liquidez", eg., PETROBRAS e VALE.
(3) Dissolução do fundo PREVI e consequente repartição entre os associados dos valores obtidos.

Em síntese, tanto o hodierno capitalismo bursátil quanto à forma de poupança concentrada coletiva, conhecida como fundo de pensão, são conspirações..."

Assim, no comentário acima sustentamos que tanto o hodierno capitalismo bursátil quanto o fundo de pensão são conspirações. Especificamente, o hodierno capitalismo bursátil brasileiro é apenas uma pirâmide financeira planejada. Ademais, os títulos de "grande liquidez" listados na Bolsa brasileira, eg. PETROBRAS e VALE, são simples meios de transferência de riquezas, conforme iremos demonstrar no item III.6.

.

Consequentemente, acreditamos que quanto mais tempo demorar para a implementação das elucubrações acima mencionadas, mais riquezas serão transferidas dos associados do fundo PREVI para determinados agentes. Por isto, a nossa sugestão de PRESSA

16/01/2020 13:42 (blog do Professor Ari)

Neste sentido, em alta recente dos títulos de Vale, sustentamos:

No jargão popular: os aposentados e pensionistas do fundo de pensão estão segurando a escada para alguns executivos do fundo de pensão subir...

Em outros termos, os aposentados e pensionistas estão transferindo riquezas para alguns poucos executivos do fundo de pensão...

Isto não significa que o valor fundamental dos títulos de Vale diminuiu...Significa tão somente que o preço de mercado se aproximou do valor fundamental....

Anônimo disse...

Então, "seu trader anônimo", contribuímos mais de 50 anos e agora nosso fundo de pensão com patrimônio de 200 bilhões nada vale?
Os fundos de pensão norte-americanos também vão muito bem...obrigado.
Oras, vá para outras plagas com esse negócio de hodierno capitalismo bursátil e nos deixe em paz.
Se não ajuda, pelo menos ve se não atrapalha.

Anônimo disse...

No site da Funcef consta um modelo de contrato de empréstimo com encargos pós fixados. O interessante é que nesse contrato não limita o prazo do empréstimo a idade do tomador do crédito, a idade é o fator que determina o fgc. E os juros são definidos de acordo com o prazo do empréstimo. Na cláusula de encargos determina que a apuração é pelo SAC, prestação diminui com o tempo. Outro ponto interessante é que os novos créditos somente podem ser cobrados via débitos em conta corrente, talvez a solução do empréstimo simples seja uma ação revisional, pois o saldo devedor nunca diminui.

Anônimo disse...

Anonimo das 13:48 é um desinformado, quem disse que os fundos americanos vão muito bem ? Voce contribuiu mais de 50 anos com a sua parte , contente-se a ela . Fundo de pensão não é casa de caridade. O patrimônio é de todos

Anônimo disse...

Concordo! Acho que ele tem que garantir são nossos benefícios em dia sem necessidade de equalização do plano.

MAUS disse...

"Anônimo disse...
Anonimo das 13:48 é um desinformado, quem disse que os fundos americanos vão muito bem ? Voce contribuiu mais de 50 anos com a sua parte , contente-se a ela . Fundo de pensão não é casa de caridade. O patrimônio é de todos

28 de janeiro de 2021 16:54"

???

Que perfil de PARTICIPANTE justifica esse comentário?

Anônimo elogiando a PREVI... se for um puxa-saco, identifique-se para reivindicar algum bônus.

Seria um infiltrado?

Vários comentários já sugeriram que há infiltrados.

MAS, se o Odierno Capitalismo Bursátil não computa ÍNDICE DE SATISFAÇÃO dos Participantes, por que a PREVI se importaria com os Blogs?

Resta pensar que o REMORSO de alguns Diretores move essa vigilância inútil.
- ou se divertem com aferir os resultados das maldades.
- tal qual os infundados inquéritos dos Supremos.

Que pobreza de espírito.

Anônimo disse...

A Previ sempre divulga que está no top 5 do Bacen no tocante a previsão da inflação por exemplo, que tal utilizar essa expertise para alterar o empréstimo simples para prefixado. Caso a alteração implique em aumento da parcela, aumentem o prazo, assim não haveria prejuízo para a Previ e o mutuário não se assustaria com o saldo devedor e caso liquide antecipadamente teria desconto no saldo devedor.

MAUS disse...

Bom dia Colegas.

Sobre a postagem das 18:30, confesso que foi extremamente franca e talvez não fosse publicada, com razão D.D. Mestre Medeiros.

Imagino quantas postagens precisam ser represadas, aqui, no blog do Ari e nos demais listados na aba deste blog.

E, quando opino contrariamente às questões do ES, como aumento de prazo, o faço porque entendo que o PRAZO e FQM impedem, por questão legal e regulamentar, o aumento da MC 30%.

Vou listar pontos PRÓ e CONTRA esses pedidos de alteração no ES, então vejamos:

- há 3 anos, a Justiça mandou enquadrar as parcelas do ES ao limite legal de 30%.

- PREVI e COOPERFORTE foram compelidas a isso.

- não tem como a PREVI superar essa limitação, sem observar os critérios que exponho adiante.

- em tese, o PRAZO REDUZIDO + FQM ELEVADO pela idade, a partir de 65... são um mal necessário (em consonância a um comentário anterior, sobre a Previ não ser casa de caridade, no que concordo).

- elevar MUITO o prazo, reduzirá a amortização mensal E acumulará MAIS saldo devedor que atualmente.

MAS...

Tem algumas alterações JUSTAS e viáveis como:

- rever os débitos na FOPAG que impactam e NÃO DEVERIAM ou NÃO PRECISAM ser considerados para apurar a MC 30% (e outrora não impactavam a MC 40% finimob.).

- por exemplo*: CASSI, CAPEC, eventualmente outras, têm natureza de CONTRIBUIÇÃO e não de DESPESA, não devendo impactar a MC 30%.

- PRAZO do ES diminuído pela idade (120>...36... 24 meses, são assim há 5 anos ou mais), deveriam ser revistos em razão do AUMENTO** da expectativa de vida que nesse período se elevou de 73-74... para 76 anos.
Assim sendo, comportaria + 12 meses para as faixas menos favorecidas, mudando de 36 para 48 meses, seguindo até os 120 meses.

- prazo maior que 120 ou 144 meses, implicará em PARCELAS MENORES que os ENCARGOS DO MÊS, descontrolando o saldo devedor. Prazos de 48 ou 60 meses têm impacto menor no saldo devedor.

ENFIM, elevar o TETO do ES para 180, 185 ou 190.000,00; e o prazo em + 12 meses por faixa etária, pode beneficiar a muitos, que aproveitem o TROCO para reajustar seu Orçamento.

AFINAL, o ES tem o menor encargo do mercado.

(*)
Se revista E aumentada a MC 30%, cumpre-se a Lei, permite-se renovação do ES.
O impacto da parcela maior do ES na FOPAG é mínimo.

(**)
O prazo 24... 36 meses é excessivamente punitivo, acrescer + 06... 12... meses tem justificativa na elevação da expectativa de vida.

Para os mais jovens, ajustar para + a MC 30% é o ponto forte.
- ajustando a MC 30% pode ser desnecessário elevar o prazo.

Para os menos jovens, +MC... E/OU +06 a +12 meses de prazo, seria justo.


SMJ, penso ter exposto a questão sem afrontar nossas pretensões ou o posicionamento da Previ.

A PREVI sabe e pode formular soluções.

Anônimo disse...

Jair Bolsonaro anuncia a abertura de 75 agências da Caixa em todo o País nós próximos três meses. Mais de 50 serão abertas no Nordeste focadas no agronegócio. E o Banco do Brasil anunciou fechar 112 e 361 postos. Qual a conclusão disso? Uma Instituição com prestígio e a outra totalmente descartável.

Anônimo disse...

DR

ES

Pular parcelas (2 pelo menos, fevereiro e marco) resolve tudo (por ora) fora isso e chover no molhado.

Abraços.

Anônimo disse...

https://sindipetrosp.org.br/apos-privatizacao-divida-da-br-distribuidora-aumenta-96/
Demitiram funcionários, aumentaram a remuneração dos diretores, distribuíram lucros, e, agora, no prejuízo, que, provavelmente, será socializado.

Medeiros disse...

A Afabb rs encaminhou ontem ofício a Previ pedind aumento do limite para 200 mil e extensão do prazo. Vou reproduzir o ofício na próxima postagem. A suspensão por dois meses pode ser negociada caso a caso. Existem várias sugestões boas e outras não. Podemos melhorar e criar alternativas. Cada um pode fazer a sua parte escrevendo para a Previ e pressionando. Em frente. Vamos que vamos. Ou não vamos ?

Jeanne disse...

Obrigada Medeiros pelo seu empenho e olhar diferenciado sobre uma questão que nem é sua, diretamente!!! Além de ser uma excelente pessoa, é um profissional exemplar. Obrigada novamente!!! Abraços, Jeanne.

Anônimo disse...

A CEF e o BNDES é nosso, o BB a gente tem que vender essa p...! Reunião de abril/2020.

Eduardo disse...

Caro Dr Medeiros, aqui Eduardo
Mais , uma vez , muito obrigado
Estamos sob a proteção do Altíssimo
Seu empenho pessoal fará a diferença
Mas, importa registrar que, cfe disse , é importante que todos usem os canais institucionais da Previ para endossar do Ofício da Afabb rs
Qto maior o nr de eventos , seja de cunho individual ou institucional, melhor
O tempo de resposta e as alterações esperadas dependerão de que façamos a nossa parte
Mesmo os afortunados , que sejam sensíveis à situação de tantos colegas assistidos que necessitam de um fôlego , principalmente nesses tempos de pandemia
Acredito que a Diretoria Executiva agirá com modificações seguras e promissoras no ÉS, único tema sobre o qual ele tem alçada para deliberar

Anônimo disse...

No Mercado, consideram uma provocação da CEF ao BB a abertura de novas agências e o anúncio do aumento de cinco vezes (de 8 para 40 bilhões de reais) nas aplicações para a
agricultura, principal atividade do BB.

Anônimo disse...

Será que o Guedes tentou concurso para o Banco do Brasil e não passou? INVEJA!!!!!!!

Anônimo disse...

Agradeço ao dr Medeiros. Ninguém faz nada e ele faz.

Anônimo disse...

Aqui em São Paulo ninguém se importa.

Anônimo disse...

Colegas,

Considero uma atitude perversa no caso da punição dos mais idosos em prazos e FQM.
Violento e injusto!

Rogério Carvalho disse...

Obrigado Dr. Medeiros pelo empenho em ajudar nas reinvidicações dos que precisam do ES. Em relação ao comentário do coléga Maus, informo salvo melhor juízo que as verbas da Capec e Cassi não impactam a MC, sómente a verba da contribuição da Previ. Boa noite!

Marco Antonio Orlando disse...

Não passado as parcelas foram suspensas em abril e maio, quando as reservas do fundo tinham caído mais de 40%. Então não se confirma tal argumento. A PREVI pode sim, suspender as parcelas agora por 2 ou 3 meses. É só uma questão de boa vontade com os assistidos.

Marco Antonio Orlando disse...

Desculpe, ter confundido suspensão dos empréstimos com suspensão das contribuições, nesse quesito você está correto. Mas a PREVI pode sim, suspender o débito dos empréstimos por alguns meses que daria um grande alívio aos endividados. A FUNCEF ajo passado fez isso para o Emprestmo simples e também para o imobiliário.