NADA DE NOVO NA PREVI

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Assisti a toda a vídeo conferência com os três diretores eleitos da Previ. Durou quatro horas. Começou as três da tarde e terminou às sete.Perdi meu tempo precioso.


As associações se esforçaram para sensibilizar os diretores eleitos a olharem para os associados que são os donos da Previ e deixar de olhar apenas para a entidade. Apelaram por melhorias nos benefícios e nos empréstimos simples e imobiliário. Procuraram argumentar com a situação aflitiva que vivem alguns associados, endividados e com necessidades agravadas pela pandemia.

Os dirigentes eleitos responderam que estão limitados por marcos e por leis, por normas e por instruções, pelo estatuto e pelos regulamentos, que não podem infringir de jeito nenhum.

Chamaram atenção que os associados em vez de clamarem por melhorias deveriam estar atentos e resistindo contra as ameaças que atualmente rondam os fundos de pensão, tanto no governo como no congresso, onde existem projetos que prejudicam gravemente o sistema.

Nada de positivo resultou da reunião. Nenhuma proposta avançou nem sequer ficou de ser estudada.

Ressaltaram que o objetivo do fundo é realmente pagar os benefícios em dia e que a Previ vem fazendo isso, sem exigir contribuição extra de seus associados, ao contrário de outros fundos.

Sinto muito, mas era isso que tinha que relatar neste momento delicado da vida nacional, onde a bolsa caiu quatro por cento, penalizando os investimentos de renda variável da Previ em alguns bilhões e reduzindo o superávit  bastante.

Eta mundo véio sem porteira, como dizia o velho Lindóia no Tempo e o Vento.

33 comentários:

Anônimo disse...

Colegas,

Porque pagamos esses diretores se não podem fazer nada?

Anônimo disse...

Pelo que venho entendendo ultimamente o Presidente da República anda histérico, clamando contra as atitudes do STF e TSE. Ele se esquece de que foi eleito através da urna eletronica que agora contesta, em um movimento antipetismo e não por causa de seu programa que até agora deu em nada. Se não fosse a facada em Juiz de Fora ele não seria eleito. E eu, mais uma vez, votei errado, pois meu voto foi para esse "imbecil" e "idiota" (palavras ditas por ele com relação ao Ministro Barroso, Presidente do TSE).
Sabe que a Camara Federal já rejeitou a impressão dos votos, mas continua insuflando seus apoiadores contra o TSE. Por que não reclama contra o Lira?
Respondo: porque o Lira tem mais de 120 pedidos de "impeachment" na gaveta...
Jair, que de Messias não tem nada, tem medo de perder a boquinha para o Lula.
E a política suja continua amargurando os brasileiros de bem; daí procuram desviar o foco metendo a mão na PREVI e outras do genero.
Desculpem o desabafo.

sss disse...

Todas as "normas" citadas pelos diretores se resumem na seguinte frase feita pelo bb: "nada de qualquer adjutório, e nem promessa aos associados". Simples assim.

Anônimo disse...

Dr

Eles podem suspender parcelas.

Eles só têm alçada sobre o ES.

Outubro, novembro e dezembro.

Os benefícios serão reajustados em cerca de 10%.

Abraços.

Anônimo disse...

Bom Dia prezado colega, defensor e porta voz de nós os fracos e oprimidos. Lhe pergunto: Quem implanta os marcos? Edita as instruções e as normas? E quem cria as Leis? Bem, essa última nós sabemos que são aqueles que elegemos. Porém uma Lei não é petrea. Pode ser mudada e o resto também. O poder vem do povo e o povo da PREVI somos nós que a sustentamos. É uma questão de logica: Se não existissemos a mesma também não existiria. Contudo, como em nosso Brasil varonil somos a maioria esmagadora, no entanto uma minoria composta pela chamada elite dominante é quem manda, faz e desfaz. E como já dizia um humorista: E nós aqui "ó". Oremos.

Anônimo disse...

Dr

INPC agosto 0,88%

Inpc 2021 até agosto 5,88%.

Abraços

WILSON LUIZ disse...


A GUERRA DA COVID ESTÁ LONGE DO FIM

Os Estados Unidos, tempos atrás, comemorou a volta do velho normal, as mortes diárias haviam caído de 4.000 para cerca de 500, e novas infecções despencaram para 30.000, após pico de 257.000 casos. Foi um ‘libera geral’, praticamente tudo voltou ao que era antes da pandemia.

Nesta guerra, não dá para comemorar nada, o vírus dispõe de armas secretas, como a variante delta. Quando ela desembarcou nos Estados Unidos e fez um pacto de morte com os negacionistas, os números voltaram a níveis alarmantes, com as mortes diárias oscilando de 1.000 a 2.000(95% não vacinados), e novos casos entre 100.000 e 200.000.

Escutei entrevista com médico do estado do Alabama, que atende em hospital com a UTI lotada e pacientes em macas pelos corredores. Contou histórias que, em tempos normais, seriam tragicômicas, mas, na atual situação, são apenas trágicas, já que se referiam a pacientes que vieram a óbito. Em um caso, o paciente havia dito que não se vacinara porque o pastor de sua igreja afirmou que havia falado com o Senhor, e que a proteção dos fiéis estava garantida, não precisava vacina; outro disse que não se imunizou porque não queria parecer ‘fraco’ frente a seus amigos; outro morreu de intoxicação por ivermectina, que era para ser injetada em cavalos, e ele tomou via oral. Dias atrás, li que havia morrido de Covid um ‘influencer’ que era feroz crítico do uso de máscaras.

Não é hora de irresponsabilidades, como o prefeito do Rio, que só fala em ‘eventos-teste’, como carnaval fora de época, réveillon, e acaba de liberar 3 jogos do Flamengo com público.

INCRÍVEL! HÁ VIDA INTELIGENTE NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Decidiu o MS aplicar, como reforço, uma terceira dose de vacina contra a Covid, a partir de 15 de setembro, para vacinados com a segunda dose há mais de seis meses e que tenham 70 anos ou mais, preferencialmente com a Pfizer e, na falta, a Janssen ou a AstraZeneca, não menciona a coronavac.

Aos colegas que tomaram a primeira vacina que apareceu, no meu caso a coronavac, pelos estudos que andei lendo, NÃO DEVEMOS, EM HIPÓTESE ALGUMA, TOMAR A TERCEIRA DOSE DA MESMA MARCA; pretendo caçar a Pfizer. Não deve ser difícil conseguí-la, já que, em um raro acerto de estratégia, o ministério contratou a compra de 200 milhões de doses, a serem entregues até o final do ano

Anônimo disse...


Alterar os normativos é preciso. Então vamos pelo menos tentar alterar esses normativos. Nós sempre vamos encontrar barreiras para isso. Por que? Porque vamos ter que observar a legislação que dita as normas gerais. Não vai ser fácil mas porque não tentar. Temos um caminho. Não vai ser fácil mas temos que tentar...

Anônimo disse...

A mesma ladainha de sempre, não fazem nada e nem prometem nada e quando fazem tumultuam os aplicativos que funcionam com erros, erros basicos e primarios, essa empresa que a PREVI utiliza para alterar os aplicativos está aquem do necessario e pior que a PREVI ja recebeu diversas mensagens e não resolve. INCOMPETENCIA OU DESCASO ?

Anônimo disse...

"Ressaltaram que o objetivo do fundo é realmente pagar os benefícios em dia e que a Previ vem fazendo isso, sem exigir contribuição extra de seus associados, ao contrário de outros fundos."

Pessoal se não é uma contribuição extra que os velhinhos aposentados pagam, o que é mesmo a CONTRIBUIÇÃO PESSOAL PREVI? A que ela se destina? Quando vamos, nós aposentados, deixar de contribuir? Quando vamos nos beneficiar dela? Quando estivermos morando com São Pedro?

Obrigado

glaucia sena disse...

Boa tarde colegas a nossa situação vai ficando cada vez mais caótica,estamos chegando no final do ano e nem uma possibilidade de se ter algum tipo de ajuda ou melhor dizendo esmola que é o que eles nos dá ,quando dá por que dá com uma mão e tira com a outra nosso Presidente vai para frente do povo discursar discurso esse que só estar dificultando as coisas para o Brasil ,o cenário econômico desmoronando,bolsa caíndo,dólar subindo ,crise hídrica,e aumento dos alimento tudo por conta da fala do chefe da nação que gera toda estar instabilidade no mercado .estamos perdidos feito um barco sem lemo afetiva no meio do mar ,o que vamos fazer a quem pedi socorro .a Previ que é nossa mais não é ,um presidente lunático .um ministro da economia que estar mais perdido do que cego na multidão.resumindo estamos ferrados só Deus na nossa vida.glaucia Sena carneiro

Anônimo disse...

Parabéns Anônimo das 09:46,se conseguirmos convencer um grande número de colegas a enfrentar esses poderosos da previ,poderemos galgar pessoas importantes para fazer frente a esse absurdo que hora acontece.Dr.Medeiros por exemplo.Mas só Ele !sempre ele!Só Deus na causa.

Anônimo disse...

Em adendo a meu comentário de 9 de setembro de 2021 01:02

Hoje, às 16:25, o Presidente da República emitiu nota que parece ter sido ao menos rascunhada pelo ex-presidente Michel Temer (jurista especialista em Direito Constitucional), no intuito de apaziguar os animos por ele (Bolsonaro) acirrados.
Fico feliz com a iniciativa, pois sem harmonia entre os poderes constituídos seria cada vez mais difícil a vida dos brasileiros.
Que a paz retorne ao nosso país e as dúvidas sejam resolvidas pelo meio constitucional, qual seja o Poder Judiciário.
Agradeço ao Dr. Medeiros a benevolencia na publicação dos comentários.

Anônimo disse...

Prezado Dr Medeiros e leitores
No meu entendimento os diretores "eleitos" vieram dar uma satisfação em seu nome e dos nomeados por que não aos reclamos de associados/pensionistas sufocados pelo endividamento induzido pela própria Previ. O que mais me chamou a atenção foi o fato de dizerem "em vez de ficarem reclamando devem é cuidar de medidas que circulam em detrimento dos Fundos." Sinceramente essa foi pior do que relatar a missão da Previ.Quem se endividou com o beneplácito da Previ, Cooperforte e afins está literalmente jogado a própria sorte. Talvez daqui a cinco anos novos diretores venham a fazer nova vídeo com as mesmas respostas. No fundo no fundo o que eles quiseram dizer foi: não temos nada a propor sobre ES e nada mudará.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros só temos que te agradecer por te gastares conosco especialmente a "meia dúzia" de endividados/estrangulados. Respeitamos a autoridade mas não justifica/convence essa negativa da Diretoria. É sabido que as operações com participantes gera muita, muita receita. Resta rezar por eles. Que tenhas força e coragem para continuares com o teu blog que faz lembrar o teu "38" que empunhastes no passado em favor da justiça e da verdade. Operações com participantes para mim é página virada.

Anônimo disse...

Aqui retorno para um complemento da mais alta conta. O agradecimento ao eterno dr. MEDEIROS e Associações que se enganjaram junto aos diretores eleitos da Previ em ouví-los. Lamentavelmente parece que as respostas foram na direção de sepultar qualquer tipo de auxílio a essa parcela de necessitados. Creio que o famoso empréstimo simples está esgotado aos participantes do Plano Associados só lhes restando algum troco de tempo em tempo. Do modo como foram as respostas duvido que a Diretoria se mostre favorável a suspender novamente as parcelas. Feliz de quem não precisa se humilhar a isso.

Anônimo disse...

Doutor medeiros, permita-me:
Gente, vamos parar de botar culpa no governo federal pelo descaso da Previ conta nós, aposentados. Pois é a a própria Previ que vem sacaneando. Desde o governo do FHC até o atual, Bolsonaro, que ela vem fazendo pouco caso dos nossos problemas. Entra diretoria e sai diretoria e a cantilena é a mesma, "a Previ paga em dia os beneficio e por isso deve ser elogiada. Francamente! Isso não é favor, é obrigação. Portanto, meus colegas, não vamos calar. ES 180 x 180 Já! Dispensa das contribuições Pessoal Previ Já! Volta do BET já!

Obrigado.

Anônimo disse...

Com todo o respeito a opinião do colega esternada no dia 9 de setembro de 2021 18:42, a qual concordo a exceção de "sufocados pelo endividamento induzido pela própria Previ". A Previ não induz alguém a fazer empréstimos, faz quem quer. Também deve ser levado em conta que quem emprestou, recebeu dinheiro, e se bem utilizado deve ter trazido benefícios para o tomador. Desculpe minha colocação.

Anônimo disse...

quando cortaram o nosso BET( que foi um ano) a PREVI devolveu também o que tinha recebido antecipadamente? Se recebeu, teria que devolver. Isto aconteceu? Porque só os participantes é que levam ferro?

Anônimo disse...

Concordo com anon 16.04 quando disse que os associados fizeram empréstimos por sua livre vontade.Mas a Previ também abriu a torneira de forma excessiva por sua livre vontade e porque visava lucro. Portanto, o endividamento crítico dos associados tem como culpados as duas partes: associados e Previ.

Anônimo disse...


Colega Wilson como vai funcionar este esquema de dose de reforço? Como você também tomei 2 doses da coronavac.
Se responder, agradeço desde já.

sss disse...

Anônimo das 16:04, tu deves está ganhando muito bem para dar esta opinião, pois se estivesse na mesma situação da maioria, tenho certeza que teria opinião igual a dos demais. Vai vendo. Muito ajuda quem não atrapalha.

sss disse...

Discordo plenamente de você, anônimo das 15:49. A previ faz o que o banco manda que, por sua vez é mandado pelo governo.

Anônimo disse...

Ao anonimo: 12 de setembro de 2021 02:38 :
O colega falou o óbvio, isto é, a Previ obedece ordens do BB e o BB, por sua vez obedece ordens do governo federal. Todos sabemos disso. Mas peraí, para que serve então uma diretoria na Previ que não tem autonomia, alçada sequer para suspender temporariamente a cobrança do ES, por exemplo? Para que serve uma diretoria que, para aumentar o prazo e o limite do ES, por exemplo, 180 x 180, tem que pedir autorização ao presidente do BB e este ao Governo Federal? Se de fato é assim, está na hora de unificar as duas diretorias, deixando a cargo exclusivo do BB gerir a Previ. Aliás, se isso for feito, os cofres federais farão grande economia. Chega de pagar salarios milionários para servidores nada fazerem no cargo que ocupam.
Abraço

Anônimo disse...

Prezado SSS de 12/09 das 02.32, infelizmente não estou "ganhando muito bem", e não tenho nada contra os tomadores da ES, pois eu mesmo já emprestei. Só que na minha visão, a Previ não induz (obriga) alguém a pegar o ES, só o faz quem precisa ou quer. E assim como você coloca tua opinião, tenho também todo o direito de esternar a minha. E sobre tua colocação de que "muito ajuda quem não atrapalha", você não é dono do blog para querer sensurar aquilo que acha que não está de acordo com tua opinião.

Anônimo disse...


Por que não devolvem o BET? Foi daí que veio o desequilíbrio financeiro dos associados da PREVI.
Pq todo ano a PREVI vinha dando lucro.
Outra maldade foi separar PREVI/PREVI FUTURO.
Pq não há mais contribuições dos funcionários da ativa.
Restando aos aposentados as migalhas. Vcs já viram aposentado
Fazer greve?

Anônimo disse...

Tomo como minha a opinião do anônimo das 15:27. Só toma empréstimo quem quer, ninguém é obrigado. Cansei de observar nesse blog os pedidos para que seja aumentado o limite do ES, a PREVI aumenta e daí reclamam do endividamento? Ora, ora, vamos se coerentes.

WILSON LUIZ disse...


NA DÚVIDA, SIGAMOS A CIÊNCIA

Caro anônimo 11 setembro 11:50 hs., o covid apareceu há pouco tempo, ainda não há verdades definitivas sobre este vírus. Teremos, ainda por um bom tempo, de seguir estudos, às vezes conflitantes, dando preferência a pareceres que sejam maioria, de pesquisadores e instituições que tenham maior credibilidade.

O ministério da saúde endossou estudos que indicam que, a partir de 70 anos, a imunidade desses idosos começa a cair, mesmo tendo eles tomado as duas doses de vacina. Decidiu, então, iniciar a partir de 15 de setembro a aplicação de uma dose de reforço a esta faixa etária, para aqueles que tomaram a segunda dose há mais de seis meses.

A maioria dos estudos indica que a terceira dose deve ser de outro laboratório, diferente das duas doses anteriormente tomadas, preferencialmente a Pfizer; já a coronavac parece não ser indicada, por ter eficiência menor com os idosos.

Gostaria de saber a razão de o estado de São Paulo estar aplicando a terceira dose da coronavac, mesmo em idosos que tomaram as duas doses normais da mesma vacina; espero que não seja jogada política do sr. governador.

Ivan disse...

A reforma Tributária passou pela Câmara dos Deputados e está sendo analisada pelo Senado.
Caso seja aprovada do jeito que está extinguira os juros sobre capital próprio e taxará os dividendos em 15%. Isso deverá provocar menor repasse de lucros e dividendos pelas empresas e com isso dificultar o pagamento de aposentadorias e pensões.
Então não me parece sensato ficar discutindo sobre empréstimos quando no momento há problemas maiores que pairam sobre a nossa Previ.

Anônimo disse...

Exatamente, estica prazo, aumenta limite, deixa de cobrar 3 meses aí dá nisso.
Complicado

Anônimo disse...

Prezado anonimo de 10 de setembro de 2021 15:49

Sobre a continuidade de contribuição dos aposentos à PREVI existe uma explicação. Após constituída a Caixa de Previdencia, em determinado momento teria sido percebido que a mensalidade do pessoal da ativa ficaria em patamar muito elevado, onerando em demasia os associados. Então foi resolvido adotar se o Princípio da Solidariedade, ou seja, para que o orçamento de todos suportasse a contribuição mensal, então os aposentados continuariam contribuindo.
Certo que isto ocorreu faz bastante tempo atrás e talvez, em um novo cálculo atuarial, seja possível à PREVI dispensar a contribuição dos assistidos.
Não podemos esquecer que para cada valor que contribuímos o ex-empregador também o faz.

Anônimo disse...

Dr

Renegociar não é pedir para não pagar.

Em Direito é legítima a renegociação
quando algumas condições mudam sem culpa das partes.

O aumento do INPC inviabiliza renovar o
ES apos 6 parcelas pagas.

Em janeiro de 2022 os benefícios serão
corrigidos após um ano.

O saldo devedor do ES é corrigido todo mês.

NAO PODE DAR CERTO

É preciso renegociar.

Só matematica, sem filosofia.

O resto é blá, blá,, blá.

O tomador do ES não tem culpa da inflação,nem a PREVI.

Abracos


Anônimo disse...

Aposentados,

IR 1/3 Previ – 263 autores – R$ 7.381.138,22 segundo informações ANABB e os outros?
IR 1/3 Previ (Extra) – 1 autor – R$ 22.851,68 e os outros?

Tem algo que precisa ser esclarecido.