MEDROSO E INDELICADO

domingo, 19 de março de 2023

O que posso dizer do novo presidente da Previ , cuja indicação tem sido tão criticada na mídia e na câmara de deputados?


Sua inexperiência tem sido ressaltada e sua origem sindical também. Em evento recente do BB ele falou e se disse capacitado para dirigir a Previ pois tinha participado de negociações salariais de grande porte e a Previ tomava decisões sempre de colegiado, nunca individual. É que ia continuar perseguindo a meta principal da Previ que era de pagar os benefícios em dia.

Francamente, não gostei de sua fala. Quem é capacitado não se promove. Os outros que façam seu elogio.

Além disso não se dignou a vir ao aniversário de 35 anos da Afabb RS. Ele foi convidado oficialmente pela associação e nem sequer respondeu. Foi provocado aqui pelo blog e igualmente nem sequer respondeu.

Medo de ser avaliado ?  Medo de se mostrar despreparado ?   Realmente não sei.

De qualquer maneira sua atitude fez com que a gente acrescentasse à sua inexperiência o fato concreto de sua indelicadeza e a desconfiança de que tenha medo de debater conosco os problemas de gestão da Previ.

Fukunaga perdeu uma ótima oportunidade de se afirmar perante os aposentados e pensionistas, bem como de participar de um evento memorável, onde tivemos a presença de um colega de 102 anos de idade e mais de cinquenta anos de aposentado.
Lamentável.

45 comentários:

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

A INDELICADEZA e a ARROGÂNCIA precedem A QUEDA!

Anônimo disse...

Quando vi a matéria deste blog "convite e desafio ao novo Presidente" imaginei que ele não teria condições de enfrentar um grupo de pessoas super preparadas sobre questões da Previ e que se fosse ficaria totalmente perdido e mostraria que não tem a menor condição para o exercício do cargo. Ele vai ser uma figura decorativa pendurado nos assessores inclusive para elaboração dos discursos que fará. Lamentável o que esse governo fez com a Previ a não ser que seja por interesse próprio.

Anônimo disse...

Começando pela mãe natureza, quer em alcatéias, varas, manadas e outros grupamentos animais, NUNCA é dado a liderança do grupo à um filhote. Na história da humanidade, os grandes reinos e exércitos de sucesso sempre foram chefiados por reis e generais experientes. No mundo moderno não deixa de ser diferente. Grandes nações ou empresas, via de regra possuem a sua frente homens ou mulheres com larga experiência no mister. O inverso nos comprova fracassos e derrocadas imensas. Nossa PREVI, a gigante das Previdências privadas na América Latina, politicamente está no último rol. Oremos.

Anônimo disse...


Desculpem-me mas embora a nobre iniciativa da AfaBB-rs com seu convite e a perspicácia do Dr. Medeiros já era pedra cantada que o Ilustre Presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (nome completo fica pomposo) e mais recente nomeado com vaga para representar a Previ na VALE não iria arriscar botar os pés em um ambiente hostil. Eu, um a mais no mundo dos bacharéis em Direito tenho certeza que teria mais facilidades do que um sindicalista com especialização em Ciência Política.
Amigos agora o Presidente se superou. Muita coisa na Previ vai derreter como o gelo no asfalto a 40°.

Francisco disse...

Gostei demais da assertiva contida no artigo do Dr. Medeiros.

Falou e disse!!!

Anônimo disse...

A Previ não atualizou o ES hoje dia 20.

Anônimo disse...

Dr
Ano passado 2022 a Previ aumentou limite ES em maio.
Pode repetir a dose e aumentar para 270000.
Urgente
Abracos

Anônimo disse...

As coisas estão acontecendo muito rapido, muito mais do que o normal porque já tem a experiencia dos anos de 2002 a 2016, então já sabem como fazer tudo rapidinho e quem vai sofrer na pele somos nós se não exercermos uma vigilancia total sobre as aplicações da PREVI.
Necessário ficarmos atentos a qualquer tentativa de aplicação temerosa dos nossos recursos que estão depositados na PREVI e na qual ela tem a responsabilidade civil e moral de obedecer a LEI.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros. Dia 17.03.23 o STJ, decidio Transitado e julgado o processo IR PREVI, o que vai acontecer de futuro, ainda tem o quem decidir ainda

Anônimo disse...

Caro anônimo de 20/3 16:05

Agora, como já deve constar da sentença proferida pelo STJ, o processo retorna à vara de origem, onde o advogado dos autores ingressa com a execução, onde são realizados os cálculos e efetuada a liquidação, com o pagamento do que é devido a cada autor.

Anônimo disse...

Entao vamos pressionar a ANABB Para agilizar pra ela fazer a parte dela.

Antônio José Souza disse...

Agora a Receita Federal vai começar a impugnar o Cumprimento de Sentença. Já impugnou os primeiros casos .Muito triste

Anônimo disse...

VAMOS SER MAIS OTIMISTA GENTE E TER FÉ EM DEUS!!

Francisco disse...

Colega Antôno (20/03 19:00)

Infelizmente já era de se esperar, pois parece que os normativos dos serviços públicos exigem que os órgãos devem recorrer sempre que possível.
É uma maneira de retardar o pagamento do que é devido aos credores.

Antônio José Souza disse...

Não é pessimismo não. A Anabb iniciou ( processo 1002961.08.2023.4
01.3400) o cumprimento de sentença para os colegas que moram em Brasília...Dia 15 deste mês a Fazenda Nacional já impugnou.. Vejam no Trf1

Anônimo disse...

Se o Fukunaga majorasse o limite do ES e aumentasse o prazo , seria o Cara! Não teria nenhum empecilho para assumir a presidência e ainda iam elogiá -lo. Defenderiam sua sensibilidade com os aposentados e mesmo jovem teria uma visão nova de gestão. Para pensar!

Ant disse...

Prezados,

Com referência ao comentário das 21:01, realmente em alguns casos a União entrou com embargo de declaração em outro, não - o prazo já expirou.

Por exigência judicial, o processo está sendo dividido em lotes de 10 exequentes.

A Anabb poderia prestar outros esclarecimentos a respeito.

Anônimo disse...

Alô! Sr. Fukunaga! Aumente o prazo do ES. Faça a diferença! Aposentados e pensionistas precisam do senhor. Obrigado

Anônimo disse...

Prezados colegas,

Infelizmente o atual "presidente" brasileiro só nomeia elementos que cumprem a risca tudo que ele ordena sem pestanejar e para tanto não precisam ser técnicos e nem competentes, mas, cada um, ser obediente e servil. O que será da Previ?

Anônimo disse...

Superior Tribunal de Justiça
AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 2.217.874 - DF (2022/0303371-6)
RELATORA : MINISTRA PRESIDENTE DO STJ
AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL
AGRAVADO : ASSOCIACAO NACIONAL DOS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL
ADVOGADO : MAURÍCIO CORRÊA SETTE TORRES - DF012659
ADVOGADOS : LARA CORRÊA SABINO BRESCIANI - DF024162
HELDER ROSA FLORENCIO - DF017125
ADVOGADOS : ANA CAROLINA RIBEIRO DE OLIVEIRA - DF027413
ADACIR DOS REIS - DF001819
IZABELLA LUIZA ALVES SARAIVA - DF039755 Nesse sentido, esta Corte Superior de Justiça já se manifestou na linha de que, “não atacado o fundamento do aresto recorrido, evidente deficiência nas razões do apelo nobre, o que inviabiliza a sua análise por este Sodalício, ante o óbice do Enunciado n. 284 da Súmula do Supremo Tribunal Federal”. (AgRg no AREsp n. 1.200.796/PE, relator Ministro Jorge Mussi, Quinta Turma, DJe de 24/8/2018.)
Confiram-se ainda os seguintes julgados: AgInt no REsp n. 1.811.491/SP, relatora Ministra Regina Helena Costa, Primeira Turma, DJe de 19/11/2019; AgInt no AREsp n. 1.637.445/SP, relator Ministro Moura Ribeiro, Terceira Turma, DJe de 13/8/2020; AgInt no Documento: 172276612 - Despacho / Decisão - Site certificado - DJe: 09/12/2022 Página 3de 4
Superior Tribunal de Justiça
AREsp n. 1.647.046/PR, relator Ministro Marco Buzzi, Quarta Turma, DJe de 27/8/2020; e AgRg nos EDcl no REsp n. 1.477.669/SC, relator Ministro Antonio Saldanha Palheiro, Sexta Turma, DJe de 2/5/2018.
Ante o exposto, com base no art. 21-E, V, do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, conheço do agravo para não conhecer do recurso especial.
Publique-se. Intimem-se.
Brasília (DF), 1º de dezembro de 2022.
MINISTRA MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA
Presidente

Jb disse...

Vai sair um acordão de 17.03.23 ref. Conclusao processo IR PREVI. esse é de 01.12.22

Miro disse...

https://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/39703-previc-revoga-o-provisionamento-preditivo-para-risco-de-credito.html

Paulo Beno disse...

Ficamos na expectativa, com medo do futuro, na PREVI e na Justiça...
Não deveríamos estar aflitos e sim tranquilo!!! Nossa União traz a esperança, afinal temos esse Direito.

Anônimo disse...


Ao colega Antônio José Souza de 20 de março de 2023 das 22:20 h.

Vide mensagem 22 de março de 2023 das 09:13 acima.

Anônimo disse...

Interessante é que esse blog imposta tudo que vem de críticas ao atual governo , eleito legitimamente e as críticas feitas ao despreparado anterior não são postadas. Que democracia é essa?

Medeiros disse...

O governo passado já era. Muito critiquei o Guedes,mas o governo atual está muito rui,l

Anônimo disse...

Não se pode julgar o Governo com menos de três meses e esquecer o desgoverno anterior catastrófico em todos os aspectos. Se dependesse dele talvez muitos de nós não estariam aqui participando do blog.

Jair Mário Bork disse...

No meu entender, o inimigo da nossa economia é o Presidente do Banco Central. Graças a ele, a bolsa de valores está derretendo. O Lula está certíssimo em criticar a política econômica do BC. Inflação a 5,00% a.a. e taxa Selic de 13,75% a.a. Só cego não vê que algo está errado. Até um premio nobel de economia, o Dr. Joseph Stiglitz , afirmou que a elevada taxa de juros oficial do Brasil é uma declaração de morte para a economia. Descontada a inflação, temos os juros oficiais mais altos do planeta.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

Esse novo governo está conseguindo destruir nossas esperanças logo de saída. Sempre enredado em picuinhas e querelas inúteis que o deixam sem solução para os nossos problemas e em nada contribuem para pacificar e acalmar os ânimos exaltados registrados em todo o país.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Caro Bork - a Bolsa está derretendo porque é uma pirâmide financeira, como demonstramos.

Trader anônimo

Anônimo disse...

Concordo plenamente!

Francisco disse...

Colega Jair (24 de março de 2023 às 12:55)

Não acompanho sua posição, pois o papel do Banco Central, entre outras atribuições é bem claro:

"...O principal instrumento de curto prazo para controle da inflação é a política monetária, ou seja, a política de juros do Banco Central. Esse é o instrumento mais rápido e mais utilizado. O governo é o dono do dinheiro, tendo, então, a prerrogativa de tabelar seu preço."

Vale dizer: enquanto a SELIC continuar elevada, os bancos não atenderão a demanda de mais crédito, haverá diminuição do consumo e os preços deverão cair.

Se a SELIC baixar, então haverá forte demanda de crédito e consumo, de modo que os preços inflacionados irão às alturas como aconteceu no passado, antes do Plano Real.

E, apesar de ser independente, o Banco Central não decide sozinho a taxa SELIC, mas debate a matéria, a cada 45 dias, com o COPOM (Conselho de Política Monetária).

Felizmente o Dr. Roberto Campos Neto honra a trajetória de seu avô.

Miro disse...

Até agora, os investidores da Bolsa já contabilizaram 500bi de prejuízo. Coloquemos a barba de molho!

Anônimo disse...

Prezados colegas,

É, no mínimo triste, ler que alguns colegas/militantes, se atrevam ou ousem defender um governo(3 meses) comandado por um ex-presidiário e seus 37 INCOMPETENTES MINISTROS. ( É SÓ ACOMPANHAR AS NOTICIAS, mesmo dos alinhados Globo e CNN)).
Mais triste e incompreensível é que criticam decisões em economia, desfazendo da capacidade de pessoas com Mestrado/Doutorado, sendo eles, com formação discreta. Mesmo assim deveriam ter estudado mais para poder fazer jus em terem trabalhado na instituição que alavancou este Brasil.
Deste pensamento esdruxulo em querer que inflação alta, que corrói os próprios recursos financeiros, seja de menor importância para o BACEN/Brasil.
Uma vez ouvi dizer que " O PIOR ALUCINADO É AQUELE QUE INSISTE EM NÃO PERCEBER A REALIDADE" .
Em meus 32 Anos DE BB, inclusive trabalhando no exterior, conheci figuras das duas correntes de administração. Hoje, já idoso, lembro de Nestor Jost, Angelo Calmon de Sá, Karlos Heinz Rischbieter, Oswaldo Roberto Colin, Camillo Calazans de Magalhães, Alcir Calliari e outros mais antigos.

Em Tempo:
BACEN,
"Com a Lei Complementar n° 179, de 24 de fevereiro de 2021, tornou-se autarquia de natureza especial sem vinculação a Ministério, com autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira. Os diretores têm investidura a termo e estabilidade durante seus mandatos. A missão do BC é garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.[10]"
Desejo que, pelo menos, nossos valores não sejam corroídos por ideologias venezuelanas.
VALE A DIVERGENCIA DE PENSAMENTOS E OPINIÕES, SEM ATIRAR PEDRAS E CASCALHOS NOS OUTROS, QUANDO SEU TELHADO NÃO ESTÁ BLINDADO PARA A CORRUPÇÃO.

Boa semana para todo mundo!

Anônimo disse...


Ilustre Sr. Dr. Medeiros

Venho ao seu blog que tem visualizações de Norte a Sul neste País para trazer de público minha contrariedade e falta de humanidade dessas pessoas dirigentes do nosso Fundo. Aliás humanidade é uma das coisas que mais fazem falta atualmente.

Pois bem. Meu assunto é o velho e falado Empréstimo Simples Previ. Me vi privado desde Março de 2021 de nova renovação pois a mando de alguém e de alguém foi, ultrapassaram as regras que estipulam no seu art. 5º a carência e o teto. Me impuseram um "teto de limite de endividamento" como maneira de somando os empréstimos simples mais a devolução da cesta alimentação dar um basta para nova renovação, e isso eles não falam, como dominó, me criando graves problemas financeiros de modo a só ficar regular com eles próprios e com o Banco do Brasil, que já programa os débitos antes mesmo da folha dia 20.

Pois bem. Agora aberto um limite para renovação invocaram o art. 7° dos financiamentos onde diz que se você tem um débito com eles (e no caso tenho a devolução mensal da Cesta Alimentação) você recebe e já paga integral o que deve.

Não me interessa polêmicas com a Previ. Longe disso. Mas manifesto a esse pessoal que pode fazer a qualquer tempo correções em seus regulamentos e artigos o desprezo e a desumanidade por quem décadas a fio contribui.

Sei que vão aparecer aqueles abastados ou os maldosos "quem mandou pedir Cesta Alimentação ou quem mandou pedir empréstimo". Sem importância a quem é pequeno. Daqui não se leva nem o terno.

Muito obrigado a Previ. Sigam zelosos pelos artigos de seus Regulamentos e cumpram a Missão. Obrigado Doutor pelo espaço.

Anônimo disse...

"As objeções e críticas à adoção das políticas econômicas sugeridas pelas descobertas de Stiglitz não provém da Economia propriamente dita, mas têm origem principalmente dentre os cientistas políticos, e fazem parte do campo da Sociologia. Assim, David L. Prychitko, ao fazer uma resenha do livro de Stigltz Whither Socialism?, declarou que embora a visão econômica de Stiglitz seja substancialmente correta, ela deixa em aberto dúvidas de importante natureza constitucional e indaga quais seriam os mecanismos capazes de conter o poder coercitivo de um Estado intervencionista e como deveriam ser as relações entre esse Estado e a sociedade civil.

Anônimo disse...

Extraído do R7 :

Escritor critica governo Lula: 'Noto que seu novo mandato está patético' (Reprodução/Instagram)
PAULO COELHO
Escritor critica governo Lula: 'Noto que seu novo mandato está patético'

Anônimo disse...

Viram o bônus por metas alcançadas da Petros, 9.3 milhões para 4 dirigentes.

Anônimo disse...

PETROS:
O problema é que a PETROS vem amargando resultados negativos, e cerca de 50 mil petroleiros da ativa e assistidos pelos planos de previdência VÃO PAGAR ATÉ O FIM DA VIDA!, contribuições adicionais de 30%, para ajudar a cobrir rombos de cerca de R$ 30 BILHÕES DE REAIS, decorrentes de má gestão, tal qual a FUNCEF, da Caixa Econômica Federal !!!
Só por isso esses 4 diretores NÃO PODEM RECEBER BÔNUS !!!afinal R$ 9,3 milhões, é claro, vão fazer falta aos donos da PETROS!

Aguarda-se manifestação da fabulosa PREVIC lulista!

Anônimo disse...

DR

ES 270.000 urgente
É o possivel

Abraços

Anônimo disse...



E por falar em bônus e metas alcançadas, quanto de bônus cada diretor de nossa Previ vai receber?
Ninguém aqui é contra a distribuição de bônus para os diretores. Claro que não! O que revolta a todos, na verdade, é quando nos suspendem benefícios como o BET, participação no Superavit, dentre outros. Até o ES suspenderam.
Alô senhores diretores, quando é que vão autorizar novos empréstimos ou renovações?

Anônimo disse...

Há um equívoco por parte do anônimo das 11:2.
A Previ tem cumprido rigorosamente todas as suas premissas qto Emorestimo Simples, e aí tb me incluo entre aqueles que aguardam o aumento do Teto do ES.
As alterações, baseadas em estudos periódicos fritos pela Previ visando sempre as melhores medidas em favor dos associados tem sido feitas a cada semestre, sempre nos meses de abril/maio e novembro/ dezembro. Tais estudos e
elevacoes do Teto conforta-nos na medida em que são disponibilizados em 2 momentos no ano, 2 X por semestre , compromisso já informado pelo Diretor de Seguridade da Previ em vídeo datado de 20.05.2022
Previ cumpre o que promete
Justiça seja feita
Esperemos para a rolar ou maio próximo, que , tenho certeza virá
Em tempo: além de admitir renovação qdo completadas 6 parcelas pagas.
Assim tem sido observado pela Previ
Agradeço ao Dr Medeiros por registrar essa msg

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau!

Anônimo disse...


Dr. Medeiros

Mais um dia de acompanhar seu blog. Para mim é leitura obrigatória. O que para mim pelo menos deixou de ser obrigatório é acompanhar Globo News, CNN, Jovem Pan, o tal Datena, craque Neto, e por aí vai. Prefiro outras informações.

Por exemplo, do colega de 28.03 das 11:24 para ver que não sou só eu a ter ressentimentos com a Previ, que nos deixou na mão ao não nos pagar o Bet integralmente, que agasalha os fura teto e nunca vai banir esse descalabro, que jura de pés juntos que seus cálculos do atual Empréstimo Simples está corretíssimo. Errado estão os que ao visualizarem seu extrato para Imposto de Renda ano 2022 e praticamente só devolvi JUROS a Previ e desautorizando os cálculos certeiros de um bravo. E não se faz nada. O Diretor já disse: os cálculos da Previ são os corretos. Mas não se prova nada ao público interessado. A última MISSÃO foi dar um bloqueio na renovação do Empréstimo Simples. Vamos criar uma superação. O cara tá devolvendo, não DEVERIA, pois alguns estão recebendo e pior, receberam quarenta mil em atrasados, como tá devolvendo parcelado vamos considerá-lo um devedor perdedor e juntar ao seu saldo de empréstimo simples. Pronto. Temos um bolo de endividamento acima de sua capacidade, calculada por uma fórmula maluca que só os seus técnicos tem condições de explicá-la. E por aí vai Doutor Medeiros, além dos reajustes milionários que nos tem sido concedido ano a ano, essa turma vem nos vilipendiando que alguns idosos desse Fundo estão tendo sua dignidade jogada na lata do lixo. Me refiro aqueles que passaram pelas reformas da Previdência do FHC, parcelas Previ, Plano de Salários do Banco, contribuições para manter a Cassi viva. A cada ano depois dessas "reformas" que vc se obrigava a permanecer só contribuía mais para aviltar sua aposentadoria. Isso é só um ilustrativo para os cornetas que se referem que os que se endividaram foi por completa incompetência ou gastancia abusiva. O que não é o meu caso. Enquanto alguns discutem qual a melhor cia. aérea para suas viagens, Eu estou no aguardo do Ministro que prometeu bilhetes baratinhos para viajar. Isso é o Brasil. ONTEM, HOJE e SEMPRE.

Anônimo disse...

Colegas, nos meios das redes sociais a onda é FGTS, ou seja o julgamento que pode mudar o saldo de milhões de trabalhadores e trabalhadoras formais, com carteira assinada, poderão ser beneficiados caso o Supremo Tribunal Federal (STF) mude o índice de correção monetária mensal dos saldos das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O julgamento está marcado para o dia 20 de abril deste ano. Vemos uma correria para que todos se associem a alguma organização que possua uma ação coletiva sobre o assunto. Como está empatado, os riscos são 50 por cento. Conclamo os colegas que estudem com sabedoria se vale ficar fora da oportunidade, afinal falam de uma correção em torno do saldo em 1999. Outra coisa, verifiquem se a ação da entidade tem alguma liminar que assegura 30 anos de calculo, pois hoje os direito retroagem a 5 anos, senão não estiver enganado.