PREVI FECHA O ANO COM SUPERÁVIT E CASSI COM PREJUIZO

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Os números de setembro da Previ recentemente publicados acusavam um superávit acumulado de cerca de três bilhões. Como o mês de novembro foi ótimo para a bolsa certamente dezembro vai encerrar com superávit bom para a Previ. 


Esse superávit e por causa do bom resultado dos títulos públicos e dos nvestimentos em renda variável. Com isto está definitivamente afastada a possibilidade de qualquer equacion e chamada extra de contribuição.

Já na Cassi cada mês que passa aumenta o prejuízo e nos deixa muito preocupado com as soluções que estão sendo esboçadas. O prejuízo em setembro subiu para quase 500 milhões. O BB até agora não se decidiu a pagar cerca de um bilhão que está retido resultante das ações trabalhistas. Diz que as negociações estão adiantadas e nada de positivo. O Ministério Público foi acionado.

Estou entrando em férias de fim de ano. Vou para a praia no dia 15 e só volto em março. Descanso para quem tem 85 anos. O blog fica adormecido nesse período mas qualquer coisa eu volto a publicar. Lembrando que no ano que vem em abril temos eleições para Cassi e Previ.

Este ano de 2023 foi um ano de sobrevivência. Tive COVID e problemas graves de pressão alta. Sobrevivi e estou aqui desejando a todas e todos um feliz natal e um ano novo pleno de felicidades.

38 comentários:

Anônimo disse...

É verdade que o Sr. tem 85 anos bem vividos, merece esse descanso junto aos seus familiares com certeza. A Cassi uma necessidade para todos nós. Governar plano de saúde nesse País não é brincadeira. Sou de opinião que existem muitos ralos que não são fechados. Muitos desperdícios administrativos e patrimoniais. Falta transparência e gestão profissional mesmo. Não adianta sair por aí só fazendo cortes. Senão todos os anos é isso aí. Prejuízo em cima de Prejuízo. Cobrar com ênfase do Banco do Brasil que é campeão de fazer acordo e não querer cumprir. Como faz a administração de modo geral. No fim a conta vem pesada mesmo é para nós que precisamos. Quero desejar a todos e todas que prestigiam o blog um Feliz Natal e um 2024 melhor , que seja um ano de muita saúde e paz em nossas vidas. Abraço.

Anônimo disse...

Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, extensivo aos familiares! Muito obrigado!

Anônimo disse...

Boas férias , mas aquela ação sobre o Emprestimo Simples é para esquecer, não vai adiante, o senhor desistiu da ação ???

Anônimo disse...

com relação à PREVI conseguiremos passar o primeiro ano deste governo a salvo, mas ainda faltam 3 anos e isto me preocupa - "olho gordo" (precisamos dar 1 banho de sal no Ed Morisco), agora com relação à CASSI devemos ter cuidado pois tem muitos colegas sendo mal atendido e muitas cidades sem quase nenhum ou até nenhum atendimento e isto deve nos preocupar já que estamos idosos e necessitando cada vez mais de atenção e cuidados.
- Sinceramente não sei o que pode ser feito, mas alguma coisa deve ser feita e com urgência e deve ser divulgado aos associados e buscarmos uma solução que seja pelo menos razoável para todos.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Os números de setembro da Previ recentemente publicados acusavam um superávit acumulado de cerca de três bilhões. Como o mês de novembro foi ótimo para a bolsa certamente dezembro vai encerrar com superávit bom para a Previ.

- Grande equívoco. Como o grande investidor norte-americano, Warren Buffett, diz: preço é o que você paga; valor é o que você obtém!

Trader anônimo

Anônimo disse...

Fechar as Clinicassi em cidades grandes que só geram despesas, e credenciar médicos no interior, é uma alternativa para conter despesas na Cassi. Só acho, pq sinto na pele!

gerundiobrasil disse...

Colegas, venho mais uma vez conclamar a todos que divulguem em seus círculos sobre a importância de participarem e acompanharem o Conselho de Usuários da Cassi. Esse local é uma fortaleza para defender a nossa Instituição com acesso a verdadeira realidade das Clinicas Cassi e demais serviços do nosso plano de Saúde. Precisamos acordar para evitar que terceiros tomem todas as ações para a gente.
Hoje muitos reclamam da Previ e da Cassi, mas poucos se vestem para participar efetivamente das ações que exigem a participação da gente.
Criticas sempre existirão, mas precisamos participar.
Um Feliz Natal e Prospero Ano Novo para toda família brasileira.

Anônimo disse...

Acho que transferir as clinicassi para as aabbs, a exemplo de Fortaleza seria uma alternativa para redução de custo. O banco também poderia fazer nas aabbs alojamento para o pessoal de cidades menores serem acolhidos sem despesas de acomodação.

Anônimo disse...

Senhores(as) associados da Cassi

Vejam e analisem bem esses dois comentários acima, que eu concordo integralmente.
Primeiro, essas CliniCassi são só um paliativo criado. Criado para diminuir a real oferta do Plano. Você não precisa de belo lugar, ar condicionado, aluguel caríssimo. Você precisa de médicos credenciados. Isso sim. Esses lugares são o supra-sumo da burocracia médica do Banco do Brasil. Por isso temos que participar nesses Conselhos, nos interessar pelo que pagamos caro e é nosso. Senão realmente terceiros vão assumir. Fale em mexer nas CliniCassi.
Nenhuma voz quer ouvir falar disso na Sede. Por qual motivo? Por que será? Esse é o modelo pelo qual pagamos caro para se sustentar? Falar sozinho é falar para as paredes. Ter o seu histórico de consulta e de exames dentro de um computador é o que queremos como saúde? Se é isso então vamos seguir em frente com a Cassi cada vez mais tendo problemas e prejuízos financeiros. Gestão, competência e atenção ao seu quadro deve ser o norte da boa Administração é o que faz falta.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

A ideia de transferir as CLINICASSI para AABB’s, é uma ótima ideia, só que algumas, creio que a maioria atualmente, não ficam mais nos Centros das cidades, mas sim em distantes balneários. De qualquer forma, é de boas ideias, como essa, que precisamos para chegarmos “até a “LUZ NO FUNDO DO TÚNEL”.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Os números de setembro da Previ recentemente publicados acusavam um superávit acumulado de cerca de três bilhões. Como o mês de novembro foi ótimo para a bolsa certamente dezembro vai encerrar com superávit bom para a Previ. 

- Warren Buffett enfatiza frequentemente a importância de investir com uma perspectiva de longo prazo e com foco no valor fundamental. Quando ele fez a afirmação: "A razão mais estúpida do mundo para comprar uma ação é porque ela está subindo" ele estava destacando um erro comum que muitos investidores inexperientes cometem: perseguir movimentos de preços de curto prazo sem considerar os fundamentos subjacentes da empresa.

Trader anônimo

P.S. : Neste sentido, demonstramos que o moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira.

JOSÉ ENEDITO MONTEIRO disse...

Eu vivo insistindo para que a CASSI forneça condução para as cidades maiores onde existe médicos, hospital, laboratórios etc...Aqui em Itapetininga/sp estãmos completamente SEM CASSI. Não tem médico credenciados, hospitais, enfim não temos nenhum atendimento pela CASSI. E o pior é que pagammos os mesmos valores que têm atendimento completo da CASSI. A sugestão do colega para fazer uma clinica CASSI, atendida na AABB, que está abandonada nesta cidade. É uma boa. Enfim a CASSI não tem interesse nenhum em dar atendiment aqui em Itapetininga/sp.

Anônimo disse...

Gostaria de compartilhar uma experiencia que eu fiz para aumentar a margem para o emprestimo consignado. E que não custa tentar para ver se dá certo com vocês tambem...Eu entrei no site da PREVI , na parte "meus empréstimos" fui no que eu tenho um saldo devedor maior. Daí apertei em amortização. Escolhi o primeiro dia possivel que o sistema mostra..escolhi debito em conta..digitei a quantia de R$ 10,00 , daí aparecem 2 alternativas . Diminuir o tempo do emprestimo ou diminuir a prestação mensal, escolhi diminuir a prestação.. A prestação nova que apareceu era 37,00 menor que a anterior..Depois de 2 dias do debito a nova margem já apareceu no sistema...É possível fazer só a simulação para ver se dar certo , pois o valor da nova prestação aparece antes de ter que finalizar a operação.. espero que tambem funcione para voces ..

Anônimo disse...

Caros colegas
O final do ano está aí e o Dr. Medeiros já anunciou um período de recesso.
Em março qdo ele voltar e se me permitir é claro vou contar a vcs a desgraceira que esse atual EMPRESTIMO SIMPLES da Previ vai levar a todos nós, como já mostrado aqui por figuras notórias.
Pois bem, essa atual Diretoria, criou a seu bel prazer, a capacidade individual de endividamento, sem notificar a massa consumidora do produto. Afora as reduções de prazo que alcançam os mais idosos.
A par de minhas interpelacoes, via Fale com a Previ, suas respostas como sempre laconicas e sem um ser humano que se responsabilize pela resposta. Assina a Gerência de Atendimento. E basta e caia fora.
Uma das consequências dessa política de restrição do tal empréstimo é vc não saldar seus compromissos. Como por exemplo ter problemas com a Receita Federal.
Graças a quem? Todos sabemos onde está a responsabilidade. E quantos de nós estamos em situação similar ou parecida enquanto eles contabilizam seus milhões.
O Fisco hoje está ágil em lhe mandar pro Cartório de Protestos e enviar sua dívida ao Judiciário. Em março se o Doutor nos permitir, e vivo eu estiver, volto a esse magnifico assunto. Feliz Natal e Próspero Ano Novo aqueles de bom coração.

Anônimo disse...

Excelente dica vou ver se funciona pra mim

Anônimo disse...

Qual a idade que começa a ter o prazo do ES reduzido para36 meses? E se serão somente os novos ES.

Anônimo disse...

A partir dos 84 anos de vida, tanto nos novos como nas renovações.

Anônimo disse...

Você tem tudo no site da Previ, sem precisar de senha, nem fazer login

Everton disse...

A Cassi encerrou convenio com hospital aqui em Franca e o pior, como a maioria dos médicos pertencem a Unimed, proprietária do hospital eles não poderão atender mais a Cassi, sob pena de descrendeciamento da Unimed. Olha que ponto chegamos aqui em Franca. O congresso poderia criar uma lei que permitisse a gente migrar para outros planos, saindo da Cassi. Já desliguei os meus dependentes da Cassi Família e os transferi para a Unimed Nacional, com 1/3 do valor que eu pagava para a Cassi.

Anônimo disse...

O app Previ, que andaram reformulando, para variar para pior, não tem como marcar o ES que está sendo renovado para liquidação concomitante com a contratação do novo. Trata-se de "bug" do aplicativo ou mudou a sistemática, exigindo liquidação prévia do anterior?

Anônimo disse...

Fiz o mesmo. Médico não quer mais atender pela cassi.

Anônimo disse...


Aqui na minha cidade não tem um médico credenciado com a Cassi, só um laboratório e a Santa Casa de Misericórdia.Quando preciso de uma consulta ou ultrasson tenho que pagar. E situações mais complexas tenho que ir pra Ribeirão Preto que fica a 100 Km. Até pelo SUS já fui em Postos de Saúde aqui.
E as cidades grandes cheias de Clinicassi, pra não ter movimento nenhum. Sei pq já fui uma vez em uma em Ribeirão, não tinha cliente nenhum e cheia de funcionários à toa, pois é uma cidade cheia de médicos e hospitais que atendem pela Cassi. Pronto, falei!!!

Anônimo disse...

Parece-me que houve pequenas alterações de visualização na sequência de telas para contratação do ES.
Mas as regras de carência, limite disponível e MC30/35% continuam as mesmas.

Ligue 0800-729-0505

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...

Concordo plenamente com o anonimo de 29.12 -22:33. Aqui em Itapetininga-sp acontece a mesma coisa. Não tem médico, não tem hospital. Só tem um laboratório de analises clínicas. A cidade mais próxima é Sorocaba que fica a 70 kms. Eu não dirijo. Não tenho parente disponível para me levar até Sorocaba. Já propus para a CASSI financiar condução, através da HUBER, que é a mais em conta. A cassi nada respondeu. Um funcionário disse que não consta do estatuto. É só mudar o estatuto. Até a constituição pode ser alterad/modificada. Porque não um simples estatuto não pode ser acresentada cláusula com esse dispositivo. Eu estou atualmente usando o SUS. Mas tem que ter paciencia. A demora é muito grande. Para fazer um exame do coração o SUS demorou um ano. Estou no programa Hiperdia. Pego remédio de graça, não todos porque só dão remedio de baixo custo. Estou levando a via como Deus quer. Sempre dependendo do SUS. E eu pago um valor altissimo para mim e minha esposa. O problema é muito grave aqui em Itapetininga/sp. A cassi não faz nada para termos atendimento. Nas grandes cidades tem as clinica-Cassi. Puco gente frequenta. Manda as clinica-Cassi para plequenas cidades as grandes já tem médicos suficientte. Vou parar por aqui porque a história é muito longa...

Anônimo disse...

Colega de 29/12 - 11:46

Renovação pressupõe que o devedor não tem caixa para pagar a dívida, então so resta sua outra opção: "bug" no aplicativo e/ou sistema.

Anônimo disse...

bom dia, a Previ esta ajuizando uma açao revisional da cesta alimentacao,mesmo os com transito em julgado,´por enquanto sao poucos os atingidos,deve ser um teste,se der certo ai a revisao vai ser geral,as acoes ainda estao em fase de julgamento,vamos aguardar

Anônimo disse...

Colegas que se manifestaram sobre a Cassi. É isso aí. Aposentado e pensionista do Banco do Brasil tem por todo o País. É lógico que a Cassi não tem como suprir a todos municípios mas essa solução de CliniCassi também nunca resolveu. Claro que se pode alterar um regulamento. Basta vontade de favorecer os associados. Mas pra quê? A verdade é que vivemos numa sociedade extremamente individualista e não se pensa mais em coletividade. Vejam também o que a Previ vem fazendo para bloquear cada vez mais o acesso ao ES. Eles estão pensando neles. Não no seu público. Bem, que tenhamos uns momentos de paz e desejo de muita saúde no ano que vai chegar. Feliz Ano Novo a todos.

Anônimo disse...

Alguém pode confirmar se o App da Previ mudou a imagem? Não consigo acessar coloco a matrícula e senha e não abre.

Anônimo disse...

Segundo a Previ, a equipe de TI está trabalhando para normalizar o app, existe uma instabilidade nos servidores, pediram para aguardar e acessar depois das correções. Independente disso, já existem inúmeras críticas sobre o mau funcionamento do aplicativo.

Anônimo disse...

Colegas. Fiquei muito indignado pois a Previ com seu gigantismo e força econômica financeira ficar com o site inoperante desde ontem. O pior de tudo nem uma mensagem no rodapé da pagina para informar. Tive que trocar a senha achando que era problema na mesma. Descobri que é um probleminha no sistema.
Acho que precisamos ficar alerta pois somos crentes na tecnologia, achando que não tem problemas aparente, fica o alerta, não confie nesse temo atual somente no meio digital, tenha sempre um troco em espécie na mão e umas velas em casa.
Se faltar comunicação e energia elétrica como vamos sobreviver? Não é alarme, mas sopa de galinha e cautela não faz mal a ninguém, não existe perfeição onde o homen ponhe a colher.

Anônimo disse...

Só com mágica do Mister M.
Mister F e Mister X

Estão resetando e remodelando o site.
Quem sabe o Aristophanes foi atendido.
- readequação de Jrs e Inpc

Anônimo disse...

Colega de 29/12/23 - 22:33

Não seria o caso de a CASSI pagar as despesas de deslocamento, inclusive refeições?

Anônimo disse...


Aqui em BH, um hospital que há 30 anos frequento, praticamente não atende mais a Cassi. A prioridade é da Unimed. A Cassi é classificada como "outros convênios" e exames são marcados com prazos inviáveis. Consultas marcadas on -line são sumariamente desmarcadas com 2 dias de antecedência. Um colega teve a mão fraturada e foi orientado a procurar a urgência em outro hospital, pois ali não era possível fazer os exames necessários para o atendimento. É dificílimo encontrar médicos credenciados que realmente atendem pela Cassi. Fico me perguntando se não haveria a possibilidade da Previ assumir a Cassi.

Anônimo disse...

Quem deve assumir a CASSI é o próprio BB, pois é o patrocinador, indica o presidente do plano e sempre faz propaganda de que dispõe de ótimo plano de saúde, principalmente para aqueles que vão se inscrever em concursos.

Vejo que aos poucos os da ativa e mesmo alguns aposentados estão procurando outros planos de saúde.

A propósito: no momento, considerada a razão custo/benefício, o melhor plano da CASSI é o Essencial.

Anônimo disse...

A despeito de saber da veracidade dos relatos sobre a Cassi, acho tudo isso muito estranho porque , aqui em Fortaleza, dispomos de uma estrutura de Cassi excelente.
Conheço casos de colegas que recebem apoio da Cassi com cobertura integral do uso de medicamentos de uso contínuo, de alto valor agregado.
Os melhores hospitais da 5 maior cidade do país atendem pela Cassi sem problemas e o plano associado cobre desde de simples consulta até cirurgia, se necessário, com direito a apto, com todos os grandes hospitais de referência

Anônimo disse...

Mui prezado doutor Medeiros,

Eu fecho com a sugestão do colega das 16:31 de 03.01 sobre a possibilidade da PREVI assumir a CASSI.

Anônimo disse...

Acredito que em Fortaleza a CASSI deva ser muito bem administrada.
Parabéns.

Anônimo disse...

Complementando: 3,85% é o INPC acumulado dos últimos 12 meses (dez/2022 a nov/2023).