2024 ANO CRUCIAL PARA A PREVI E CASSI

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Estou na luta pela defesa da Previ é Cassi desde que me aposentei em 1987 com trinta anos de serviço no BB. Portanto já vão nessa lida cerca de 37 anos. 


Houveram anos difíceis como o do 1997 quando a Previ foi reformulada. Fecharam o plano 1 de benefício definido e criaram o previ futuro de contribuição definida. Na época ingressei com um protesto judicial que tinha dez mil autores de um total de 40 mil aposentados, o qual impediu a migração pretendida pelo BB do nosso plano para o previ futuro, a xemplo do que ocorria na CEF.

Houve depois a intervenção na Previ em 2001, que estava com um déficit de dez bilhões. Foi quando concorri em 2002 nas eleições da Previ e fui eleito conselheiro fiscal, tendo exercido à presidência do conselho. Conseguimos reverter o prejuízo e quando saí em 2006 a Previ ostentava um superávit de trinta bi.

Em 2014 nova crise e a Previ voltava a ter déficit. Concorri nas eleições e fui eleito suplente do CD. Quando renunciei em 2018 a Previ estava de novo superavitária.

Agora em 2024 a Previ tem eleições de novo, assim como a Cassi.  A Previ vai encerrar o exercício de 2023 com superávit e a Cassi com prejuízo previsto de 500 milhõs.

O que me preocupa neste ano de 2024 é o cenário político e econômico que o país está vivendo. Há necessidade de equilíbrio fiscal e o governo quer fazer obras de infra estrutura, tendo afirmado que parte expressiva dos recursos virão dos fundos de pensão. Paralelamente a Previc flexibilizou normas operacionais e editou resoluções polêmicas. Agora há pouco saiu uma de retirada do patrocínio que deixa os participantes muito vulneráveis.

Para resistir a esse movimento torna se necessário que os dirigentes escolhidos sejam corajosos e resistentes a pressões. Precisamos de gente que resista a tempestades e pressões. Nosso futuro está em jogo. Tudo o que conquistamos pode desabar. Por isso chamo 2024 de ano crucial.

43 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse post. Acompanhei sempre sua atuação em nossa defesa. Pena que pela idade resolveu se retirar da luta. Mas mesmo retirado ainda nos alerta. Obrigado doutor Medeiros.

Anônimo disse...

Valeu pelo aviso mestre Medeiros

Anônimo disse...

Caro Doutor,

Veja que vamos ter de amargar situações difíceis, pelos menos até 2026, pois não creio que algo possa melhorar, somente olhando para os gastos governamentais e o fechamento de empresas, bem como as demissões que estão ocorrendo em todo o país.

Triste.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros
Concordo com o comentário acima. O Sr. tem uma magnífica trajetória, com grandes conquistas. Seus avisos e recomendações mostram o que pode vir pela frente. Que sigamos essa luz.

Anônimo disse...

Algum colega poderia me informar qual será o nosso reajuste?

Miro disse...

Salvo melhor entendimento, o INPC (indexador
do nosso benefício) acumulado até nov/23 é 3,85,%. Falta sair o índice de Dezembro/23, para definir o nosso reajuste. Creio que o acumulado feche abaixo de 4%, infelizmente!

Anônimo disse...

Obrigada

Anônimo disse...

4.72%

Anônimo disse...

INPC acumulado de janeiro a novembro e 2023 é de 3,14%

Felipe Osório da Silveira disse...

Inpc provavelmente será de 3,30%, janeiro a janeiro.

Felipe Osório da Silveira disse...

Tem que ser anual, janeiro/dezembro vai fechar próximo de 3,30%

gerundiobrasil disse...

Colegas, a bordoada é grande, aumentos de remédios, possibilidade de alta dos alimentos puxada pelas condições climáticas que fogem ao controle das pessoas, afinal cuidar do meio ambiente é coisa de pessoas desocupadas, na ganancia do lucro uma boa parte dos produtores destruíram o equilíbrio ambiental natural. Ainda tem o custo do Lira no congresso e outras marolas politicas partidárias. Devemos ter Fé e esperança para que as guerras não cheguem ao nosso Brasil, pois ainda que turbulentos os tempos atuais, temos uma relativa paz. Acima de tudo, precisamos de união como colegas, esquecendo os ranços políticos que a nada leva, pois na divisão todos perdem. Vamos ter escolha de conselheiros, quem estiver apto concorra, não fujam da luta. Sempre no Banco perdemos por omitir, não participar, achar que não posso fazer a diferença. Podemos todos somos capazes. Obrigado Medeiros pelas colocações pontais.

Anônimo disse...




Lula aposta em aumento de crédito e queda de juros para fazer economia crescer mais em 2024"
"Por Valdo Cruz
Comentarista de política e economia da GloboNews.



A Previ estaria ajudando o governo melhorando o ES

Anônimo disse...

É a Carreta Furacao das
FinTechs, BMG, Crefisa, Bancos, forçando a MC 35%, Cartão Inss a 5% +5% derretendo a Aposentaforia.
Na PREVI:
Até 2013
BD1 +20% BET = ótimo
Após 2014
-BD1 -4,78% C800
-IRRF crescente
-CASSI disparando.
-MC 30% > 35%

Para aumentar o Consumo e
E
E consumir a Renda dos
Previanos
Afundados no
ES, CDC INSS
BB, Cooperforte

Cadê nosso dinheiro?
- FGTS
- Inss vida toda
- IR Previ - 10 anos de incubação no TRF1 !!!


TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

PREVI FECHA O ANO COM SUPERÁVIT E CASSI COM PREJUIZO

[...]


Esse superávit e por causa do bom resultado dos títulos públicos e dos nvestimentos em renda variável. Com isto está definitivamente afastada a possibilidade de qualquer equacion e chamada extra de contribuição.

- Dr. Medeiros, colegas de blog,

3.1. (A10). Parece-nos oportuno e conveniente aprofundarmos nosso conhecimento sobre o conceito de "mais-valia". Neste sentido, encontramos na literatura técnica o seguinte fragmento de texto:

(5) [...] A desaceleração do mercado de ações deve, portanto, ser interpretada como uma forma de chamar à ordem a lei
do valor, que está abrindo caminho, sem se preocupar com os modos econômicos.O que esta lei diz? Duas coisas bastante simples: que não há valor exceto aquele criado pelo trabalho, e que nenhum valor pode ser distribuído além do que foi criado. Esta lei não exclui as fases de boom bursátil, porque introduz uma distinção básica entre os fluxos de rendimentos e as mais-valias correspondentes à valorização dos ativos. A riqueza virtual pode evoluir de forma perfeitamente extravagante, desde que não pretenda converter-se em poder de compra e dar origem a reivindicações de rendimentos incompatíveis com a criação de valor real. A capitalização bursátil de uma empresa, ou seja, o valor total de suas ações, pode flutuar conforme as compras e vendas no mercado, mas permanece como tal uma quantidade perfeitamente virtual. (45)



No fragmento de texto, acima mencionado colocamos em destaque as seguintes palavras:



[...] Esta lei não exclui as fases de boom bursátil, porque introduz uma distinção básica entre os fluxos de rendimentos e as mais-valias correspondentes à valorização dos ativos. (45)

Neste sentido, em 15.12.2023, colamos no blog do Dr. Medeiros, o seguinte:

[...]

- Warren Buffett enfatiza frequentemente a importância de investir com uma perspectiva de longo prazo e com foco no valor fundamental. Quando ele fez a afirmação: "A razão mais estúpida do mundo para comprar uma ação é porque ela está subindo" ele estava destacando um erro comum que muitos investidores inexperientes cometem: perseguir movimentos de preços de curto prazo sem considerar os fundamentos subjacentes da empresa.

Trader anônimo

P.S. : Neste sentido, demonstramos que o moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira.

Antônio Calerá disse...

Calerá 0.869.760 - O IBGE divulga quinta 10 o INPC DE DEZ, fechando o ano de 2023: JAN-DEZ, contagem inclusiva. Para Alcançar 4% o INPC de dez. teria que dar 0,8338% e 0,6883% para chegar a 3,85%. Acho que nem ao último chegará.

Anônimo disse...

Caro Antonio Calera,
Quinta-feira é dia 11 e não 10, como informastes acima.
Nosso aumento será no máximo de 3,5%.

Anônimo disse...

Lembrando que quanto menor o INPC menor será a correão monetaria do EMPRESTIMOS SIMPLES, o ideal na verdade seria que a inflação fosse ZERO.
Mas logico que não será zero porém não passara de 0,40% e durante esse ano de 2024 acho que vai ser menor ainda, se não houver manipulação e realmente for baixo o INPC isso será bom para todos, inclusive para os tomadores de EMPRESTIMOS SIMPLES.

Anônimo disse...

Doutor, Nosso defensor

"ALÉM DOS BENEFICIOS"

NÓS, VELHOS CONTRIBUINTES, ESTAMOS MORRENDO SEM DINHEIRO PARA PAGAR AS CONTAS!
A frase além dos beneficios deveria ser empregada para:

PAGAR O BET
PAGAR O BET
PAGAR O BET
PAGAR O BET,
QUE TEMOS POR DIREITO receber, POIS O BANCO se arvorou INTEGRALMENTE DA PARTE QUE "SUPOSTAMENTE" LHE CABERIA.
PAGUEM O BET
PAGUEM O BET
PAGUEM O BET
PAGUEM O BET
Deem um alivio para os mais idosos que sofrem com a redução do prazo do ES, discriminatório por exdruxula attitude.
POR FAVOR PAGUEM O BET, COM URGENCIA!!!!!!

Anônimo disse...

Preciso de ajuda....ref garantia de anestesia o que é necessário? Vou fazer uma cirurgia pagando a anestesia e fui informada que tenho que pedir autorização antes para ter 100% de devolução. Não atendem nos telefones. Obrigada.

Cláudio Nunes Lahorgue disse...

Medeiros
Boas lembranças. Espero e desejo que continues na luta.
Este anos voltamos a ter eleições na PREVI e CASSI. E os aposentados vão continuar não votando? Atrevo-mr a considerar que a solução de nossos problemas é fortalecer as Associações de Aposentados para poder contata-los e incentiva-los a votar. Somos 100.000 aposentados e pensionista e somente cerca de 15.800 são associados as Associações vinculadas a FAABB. Penso que se este número for significativamente maior poderemos fazer frente aos desafios que teremos. No caso da nossa AFABB-RS continuamos à disposição de todos, pré e pós
98.
Forte Abraço
Cláudio Nunes Lahorgue

Anônimo disse...

Vem aí o nosso pífio reajuste, em torno de 3,4%, porque não dá igual aos que ganham.1 salário mínimo. Cadê os sindicatos e associações para nos defender?

Francisco disse...

Prezado colega de 8/1 - 00:34

Considerando a quantidade de endividados inclusive no ES, quero crer que seu raciocínio esteja correto, pois para quem se encontra em boa posição financeira, não serão os 3% ou 4% de reajuste que trarão uma melhoria de grande monta em seus benefícios.

Mas, olhando para a situação muitas vezes de extrema penúria que se enontram nossos colegas e, porque não dizer, nossos irmãos, para isto é que devemos voltar nossos olhos. A meu ver eles devem ter toda a preferencia para conseguirem solucionar seus problemas financeiros.

Alo Diretoria da PREVI, vamos dar uma mão para resolver de vez esse problema do ES?

Nos agradecemos antecipadamente pela solução que alivie o sofrimento de inúmeros assistidos.

Francisco.

Anônimo disse...

Como o reajuste deve ficar abaixo de 4% seria interessante que a Previ deixasse de cobrar de uma vez por todas a Contribuição Pessoal verba C800!

Medeiros disse...

Prezado Lahorgue,

As eleições atuais não são mais como antigamente. As de hoje são comandadas pela internet, por algoritmos e por fake news. Acabei de ler um livro que aconselho, os Engenheiros do caos, que trata desse assunto. Além disso existem outros componentes de âmbito e,opcional e eleitoral. A Cassi com prejuízo e problemas de atendimento no interior suscita oportunidades para a oposição. A Previ com superávit enquanto outros fundos estão com déficit favorece a situação. A Anabb que possui a maior quantidade de associados está alinhada com os se ndicatos pela continuidade de gestão. Difícil o pleito. Só um milagre através de uma revelação que abale os alicerces. Isso eu chamo de bomba.

Anônimo disse...

Meus amigos,
Eleições na Previ resolvem a vida dos aposentados endividados no ES? Não! Nunca resolveu! Pois, com essa promessa, oposição e situação já governaram a PREVI seguidas vezes e nunca ajudaram os atuais velhinhos um milímetro sequer a diminuírem suas dívidas com o fundo. Aliás, só tem agravado! Por exemplo, quem estava no comando da Previ quando o BET foi retirado, situação ou oposição? Quem estava no comando quando as contribuições Previ foram instituídas, situação ou oposição? Quem estava no comando quando suspenderam a distribuição do superavit, situação ou oposição? Ambas, situação e oposição já governaram a Previ mas nenhuma nunca cumpriu a promessa que fez de ajudar os aposentados.
Por isso, pergunto diferente:
-PARA QUE SERVEM ELEIÇÕES NA PREVI? DEVERIAM SER EXTINTAS?
-Respondo: Para nada servem! E deveriam acabar sim! Pois só desperdiçam dinheiro do fundo (dinheiro dos aposentados) com a eleição e/ou reeleição de gente covarde e picaretas!
Grande abraço a todos.

JOSÉ BENEDITO ONTEIRO disse...

Nós os aposentados, que poderia ter uma aposentadoria digna, estamos sujeitos as vontades de nossos diretores. Ao invés de apoiar os funcionários que contribuiram durante a atividade laboral e ainda continuam contribuindo para a PREVI, o que não deveria acontecer. Na Cassi ainda a coisa está pior. Nas pequenas cidades, principalmente na cidade onde moro, em Itapetininga(SP), não temos médicos credenciados, não temos hospital, enfim a Cassi aqui em Itapetininga não existe. Vou contar uma passagem que tive, tive um problema de saude. Estava com muita falta de ar e muito cansaso. Como aqui não existe a Cassi, tive que ser atendido pelo SUS na Santa Casa local. Parachegar até o médico levou cerca de 5 horas. Médico bem novo e pouco experiente. Fui atendido, mandou fazer chapa do pulmão, tudo isso na Santa Casa, de graça pelo SUS. Como não tive acesso ao resultado do raio X, ele me receitou um antibiótico. Tomei durante 5 dias. Como não tive melhora retornei ao Hospital e fui atendido por uma profissional um pouco mais velho. Disse que a medicação nã estava correta, e me receitou um outro antibiótico mais forte, o que estou tomando até hoje.Estou contando esta história para ver se a Cassi toa alguma provicencia, orque da meneira que está não pode continuar. O que mais me impressionou foi quando um amigo clientte do Banco do Brasil me perguntou o que eu estava fazendo no Hospital, e eu respondi que estava esperando atendimento médico. Daí ele me perguntou do plano de saude do Banco do Brasil, eu nada respondi. Veja que ponto nós chegamos. Um funcionário do Banco do Brasil sendo atendido pelo SUS porque o plano de saude aqui não funciona. Pagamos os mesmos valores do pessoal que moram em cidades grandes e não temos os mesmos direitos em atendimento médico. E o nosso glorioso BB não sabe que seu nome está sendo manchado. Bem, vou parando por aqui porque o assunto é muito extenso.

Anônimo disse...

Esperar que a PREVI resolva o problema dos EMPRESTIMOS SIMPLES é ilusão, a rigor a situacao começou quando o governo petista la no primeiro mandato dele começou a dilatar o prazo dos emprestimos consignados, hoje esta em 120 meses, isso não tem mais solução, não consigo enxergar uma saida.
Os brasileiros que tem emprestimos consignado descontado na fonte viraram prisioneiros desse sistema, porque antes esse prazo era somente para financiamento imobiliario.
Em resumo ninguem recebe mais o salario que recebia antes, quem fez o consignado simplesmente diminuiu o salario liquido para o valor que recebem depois dos descontos.
A UNICA SOLUÇÃO SERIA A LEI DOS 30%, FORA ISSO O RESTO É ILUSÃO.
Quem caiu nessa armadilha dos emprestimos vai ser dificil se livrar principalmente que no caso dos emprestimos consignados depois de pago determinada quantidade de parcelas eles ficam enviando mensagens etc para renovaão.
Não adianta implorar, se iludir com isso e aquilo. Tudo vai continuar na mesma e dai pra pior.
Mas o governo petista tem interesse nas eleições e vai tentar baixar/controlar o INPC na marra, então isso é bom para os tomadores do EMPRESTIMO SIMPLES.
Quanto menor o INPC melhor para os DEVEDORES DOS EMPRESTIMOS SIMPLES.

Anônimo disse...

É uma tristeza total. Eleições para que? Viagens pelo Brasil para mostrar resultados e se esquivando de perguntas para quê?
Deixaram que os associados fossem se afundando na lama da inadimplência para quê?
O resultado tai. Uma Instituição ultrabilionaria que vai deixar o Banco do Brasil com o maior ativo do planeta e seus "donos" na maior miséria do País.

Aristophanes disse...

Reproduzo, abaixo, com a permissão do Dr, Medeiros, uma nota que publiquei em grupo, no Facebook, a saber:

GATO ESCALDADO, DE AGUA FRIA TEM MEDO!.
Aristophanes Pereira
Em uma longa reportagem, de página inteira, datada de 8 do corrente, o jornal O GLOBO analisa e comenta a situação financeira de diversos fundos de pensão(EFPC). Destaca as perdas maiores do PETRUS, FUNCEF e POSTALIS(Lembram-se da SETE BRASIL?!), para anunciar a intenção do Governo, através do CNPC-Previc, de fixar novas normas, objetivando aliviar – com extensão dos prazos – o peso do equacionamento dos prejuízos, sob responsabilidade dos associados desses fundos.
A reportagem esclarece que “a PREVI, do Banco do Brasil(sic), é a única entre essas entidades que teve superavit nos últimos anos”. Mais adiante, acrescenta que “a PREVI, em nota, informou que seus associados nunca tiveram que pagar contribuições, e que já distribuiu 25 bilhões de superavit acumulados.”
Saindo da página de O GLOBO, vamos encontrar, no site da própria PREVI, uma eufórica saudação à citada reportagem, com destaques que buscam valorizar e realçar os feitos da nossa entidade previdenciária.
O tempo e a memória, quando associados sem precisão e zelo, podem embaralhar ocorrências e distorcer fatos. No caso, a PREVI esqueceu que seus associados, em passado recente(2010-2014), foram penalizados por perdas que requereram equacionamentos. Quando ela diz que “já distribuiu 25 bilhões de superávits acumulados”, os destinatários não foram somente os seus associados. Parte expressiva foi fortalecer reservas técnicas do próprio Fundo; R$7.500.000.000,00, de 2010, hoje valendo algo como R$16,7 bilhões, foram entregues, PRONTAMENTE, com duvidosa interpretação legal, ao Patrocinador Banco do Brasil. Somente outros R$7,5 bilhões, foram divididos em parcelas mensais(BET), a serem pagas aos associados, em 2010-2011-2012-2013 e 2014. E, no começo de 2014, a coisa piorou ainda mais, pois a PREVI, SEM MAIORES EXPLICAÇÕES, ATÉ HOJE, SUSTOU ABRUPTAMENTE, EM JANEIRO 2014, O PAGAMENTO RESTANTE DE 12 PARCELAS DE UM ANO DE BET, OU SEJA R$1.500.000.000,00, QUANTIA QUE HOJE PODE VALER R$3,35 BILHÕES!
Mas, diz o ditado que nada é tão ruim que não possa piorar! Além de dar o calotes expressivo da suspensão do BET, a Previ adicionou à sua sacola de arrecadação a retomada, há anos suspensa, do pagamento de uma contribuição mensal de 4,8% sobre o benefício(exclusive INSS) de cada associado. Isso distorce a imagem de correção e bondade que a Previ quer passar ao público externo. Não me parece CORRETO, para adjetivar suavemente, o comportamento do NOSSO FUNDO DE PENSÃO, onde o patrocinador dita o que deve ser feito!
Lembro, também, que a partir desse desastre de 2014, a PREVI passou a insistir em prevenir seus depenados associados de que a sua missão era exclusivamente pagar os benefícios do plano de aposentadoria. Nada de bondades, concessões extracurriculares e desvios de “sua missão”. E assim vinha sendo cumprida a cartilha da linha dura, até diante da crise humanitária e de saúde da pandemia Covid19.
Entretanto, sob o título de MUITO ALÉM DE PAGAR BENEFÍCIOS, somos chamados, agora, ao entendimento de uma “nova missão da PREVI” que preconiza “Garantir o pagamento de benefícios e prover soluções que proporcionem proteção aos associados e seus familiares, de forma integral, segura e sustentável.”
Beleza! Em princípio, nada contra, mas “Gato escaldado de água fria tem medo”... mormente quando se enche o balde com essa bondade anunciada, para aliviar o peso de obrigações com eventuais equacionamentos, antigos e futuros. Será a preparação para a abertura de portas para a “entrega de soluções que não se limitem ao pagamento do benefício previdenciário, mas que também proporcionem cuidado com associados e seus familiares em todas as fases de sua vida”.? Aí cabe tudo!
Jaboatão dos Guararapes(PE) 9/01/2

Felipe Osório da Silveira disse...

Só acho que a previ deveria reajustar os benefícios como governo fez com o salário mínimo

Anônimo disse...

Economia é uma coisa bem complicada de se entender. Gasolina subiu 12%, escola 9%, carne 9%, até o sal. mínimo subiu 7%. Tudooo subiu muito. Mas nossos benefícios só 3,85%.

Anônimo disse...

“Novos valores de pecúlios e contribuições da Capec passam a valer em 1º de janeiro

Reajuste anual é fundamental para manutenção da sustentabilidade do plano

A nova tabela de pecúlios e contribuições da Capec está vigente desde 1º de janeiro de 2024. Ela pode ser consultada no site na seção Nossos Planos > Capec > Sobre o plano. Os valores dos pecúlios (benefícios) serão reajustados em 4,76%, com base na inflação de 2023 apurada até setembro e projetada para outubro, novembro e dezembro. As contribuições do Pecúlio Invalidez foram reajustadas também em 4,76% e as contribuições dos demais pecúlios entre 5,76% e 6,76%, a depender da faixa etária, em linha com o perfil de risco da população.

Mesmo em um cenário desafiador, a Capec segue firme, desempenhando o papel de proteger os associados e seus beneficiários, ao pagar benefícios tempestivamente e oferecer segurança em momentos de incerteza. O ajuste das contribuições é essencial para a manutenção da sustentabilidade da Capec.”
É sério isso???

Anônimo disse...

INPC de 2023, segundo o IBGE : 3,71%

Felipe Osório da Silveira disse...

3,70% segundo site da previ, da nem pra pagar a conta de luz

Anônimo disse...

Apublicacão do Dr. Aristophanes é digna de ser encaminhada à Presidente do Banco do Brasil e ao Presidente da PREVi, pois só assim poderíamos obter alguma resposta sobre nossas solicitações.

Francisco disse...

Pois é, prezado Felipe.

O IBGE indica 3,71%, enquanto a PREVI fica amarrada no 3,70690%.

Se acrescer o 0,29% vai acabar "quebrando".

Talvez venham a alegar que seria obediencia a regulamentos que eles mesmo fazem.

Pura mesquinharia, ou seria maldade???

Miro disse...

Para uma folha de pagamento de 15 bi/ano, a diferença é substancial!

Anônimo disse...

Se a Previ arredondasse para 3,71%, para cada 10.000,00 haveria um acrescimo de 0,10 centavos. Resolveria o problema de alguém?

Anônimo disse...

Caro Francisco, acredito que ambos.

Felipe Osório da Silveira disse...

BB oferecendo crédito com 240x e a previ nada de alterar prazo do ES

Anônimo disse...

“Isso” é o óbvio.
Publicação inócua, desnecessária e que demonstra que os Sobrinhos do Dan Marcel fingem aue trabalham.

Anônimo disse...

Dia 16 e não tem contracheque....