REAJUSTE PÍFIO E IRREAL DOS BENEFÍCIOS

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Nosso reajuste como todos já sabem, foi de apenas 3,70 %, seguindo o nosso índice adotado em 2003. O INPC.


Para a Capec a Previ utilizou um índice maior, acima de 4 por cento.

Sei bem que a inflação foi fantasiada. Os valores de alguns produtos que utilizo no dia a dia chegaram a subir mais do dobro.  E falo de coisas básicas. Então aqui na praia a suba foi maior ainda. Antes, no ano passado, a refeição de um restaurante médio custava 59,00 por pessoa. Este ano passou para 99,00.  Um almoço comercial custou para mim e Ana 303:00. Não vou mais ali.

No empréstimo simples a diretoria da Previ não mexe.  Os juros caíram a mando do Bacen. Será que isso vai refletir no ES ? Pode sim mexer no prazo. Não tenho condições de ajuizar a ação por causa da polêmica sobre o cálculo que , por não ser claro o método pregado pela Prevo, pode levar a uma dscssao entre peritos durante anos. E peritagem custa muito caro. Se fosse mais moço entrava. Mas o Marcos Cordeiro, d o PR, ajuizou e vou acompanhar e torcer para que ganhe.

Já estamos na segunda quinzena de janeiro, o tempo corre. Tem saído várias resoluções e normas legas de nosso interesse relativamente aos fundos de pensão, uma delas sobre a retirada de patrocínio.

Estou na praia descansando. Este blog iniciou em 2010. Muito tempo de estrada. Continuo,  atendendo a pedidos. Vamos em frente. Sempre. O comentário do mestre Aristophanes no post anterior merece ser lido. Faça isso. 

62 comentários:

jair mario bork disse...

É isso aí, Medeiros. Continue mantendo o blog. Mesmo que você não disponha de muito tempo para se dedicar ao blog, mas pelo menos publique os comentários dos colegas, que acho muito interessante.
Esse blog é o único canal que conheço que permite a troca de opiniões entre nós aposentados.
Bola pra frente, mestre Medeiros. Não tá morto quem peleia.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros
É tempo de blog. Não é pouca coisa. Parabéns. Previ dando correção esdrúxula mas na Lei. Fico indignado quando dizem que somos os donos. Devem rir quando escutam isso. Hoje quem não tem uma atividade ou fomenta uma renda extra Previ está literalmente na rua da amargura. Empréstimo Simples é ilusão e endividamento. Depois a conta chega. Como chegou para mim. Ontem vi uma notícia do Sindicato da CEF de SP parece que lá quem trabalhou até 1991 tem direito a cesta alimentação. Tudo é contra nós.

Tereza Fleury disse...

é preciso união dos aposentados para exigirmos alguma coisa.
a meu ver, de nada adianta continuarmos lamentando em blogs e grupos sem nenhuma açao efetiva.

Anônimo disse...

Que tal dividiremos responsabilidade?
Não nos esqueçamos que foram os associados que autorizaram a substituição do índice anterior pelo índice atual de reajustes.

Anônimo disse...

Alem de pífio!!! a folha até agora nada????

Felipe Osório da Silveira disse...

Dia 16 e nada do espelho no site da previ

Anônimo disse...

Reajuste da Previ: 3,71%, inflação (oficial!) do governo: 4,62%, conclusão: estamos anualmente perdendo para a inflação e empobrecendo.

Anônimo disse...

O espelho foi liberado . Eu recebo pela previ e pelo o INSS , O INSS do mês de janeiro diminuiu de valor eu não entendi porque , alguém pode mim explicar ?

gerundiobrasil disse...

Colegas da batalha, fiz hoje uma sugestão para alterar o prazo de 120 m para 150 meses.
Talvez não tenha esperança de ser ouvido, mais se todos tentasse encher a Previ de pedidos, ainda mais no ano da eleição, quiçá poderíamos ter alguma atenção.
Hoje com o pífio aumento salarial, a situação minha e de outros que não conseguiram uma renda razoável no BB é muito delicada. A gente não sabe se compra comida, paga agua e luz ou o remédio, sem contar o danado do aluguel.
Eu aprendi com o meu colega Carlos Alberto de Quixeramobim sempre se colocar no lugar do outro, antes de julgar ou condenar alguém, por essa razão aprendi que estender as mãos é a melhor atitude do ser humano. Falar mal não leva a nada.

Anônimo disse...

Dr Medeiros o senhor tem certeza de que o Sr. Marcos Cordeiro entrou com ação sobre o Emprestimo Simples, fui no site da AAPREVI e não vi nenhuma ação sobre o Emprestimo Simples ?

Anônimo disse...

“Nós”?
Não teria sido o Algoritmo?

Anônimo disse...

Disse tudo, 16/01/2024,12,30.Muro de lamentações fica em outra área.

Anônimo disse...

Minha esposa fez um procedimento de retirada das amígdalas e o médico que fez a cirurgia não era credenciado da Cassi.Com antecedência, pedi a garantia para reaver o valor pago ao médico
Depois que a operação foi concluída,pedi reembolso no valor de 3 mil reais e só depois de 30 dias corridos e que a Cassi se pronunciou, alegando que eu tinha que mandar descritivo médico para que o ressarcimento fosse efetuado.Para meu espanto recebi comunicação por e-,mail que meu ressarcimento não era passível de devolução e que o valor solicitado foi pago diretamente à UNIMED.Em contato com o médico que fez a cirurgia, ele alegou que foi repassado para ele somente 600 reais e que estava tentando devolver esse valor para a CASSI, pois foi pago a ele indevidamente e que já tinha recebido 3 mil reais a parte já que não era credenciado.Muita sacanagem da Cassi, pediu para mim vários documentos para me ressarcir e no final das contas manda tudo para a Unimed.Se esse problema não for solucionado, vou entrar na justiça para reaver o que tenho direito

Tereza Fleury disse...

AÇÃO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES

INFLUÊNCIA DA AAPPREVI NO EMPRÉSTIMO SIMPLES – PREVI

Em agosto de 2022, a AAPPREVI, sob a orientação da sua Assessoria Jurídica, notificou à PREVI para que promovesse alterações nos parâmetros do Empréstimo Simples, de maneira que fossem eliminadas as violações à legislação sobre empréstimos pessoais.

Como a PREVI não se manifestou oficialmente, em outubro de 2022, a AAPPREVI ajuizou a Ação Coletiva Declaratória para que o Judiciário reconhecesse que a PREVI comete irregularidades e ilegalidades por meio do oferecimento, da contratação e da cobrança do Empréstimo Simples.

Embora a ação ainda esteja em tramitação, é possível perceber que a pressão da AAPPREVI já surtiu efeito perante a PREVI para estudar algumas mudanças nos parâmetros do Empréstimo Simples. Em maio de 2023, a PREVI alterou o teto do ES de 250 mil reais para 260 mil reais. E, agora, alterou o teto de 260 mil reais para 270 mil reais.

Além da influência da AAPPREVI conforme o relato acima, sabe-se que, após o ajuizamento da referida ação, a PREVI decidiu estudar a possibilidade de se aplicar encargos financeiros fixos para não ultrapassar o limite legal de 12% a.a. E espera-se que em breve ocorram mais mudanças significativas nos parâmetros do ES.

A AAPPREVI está atuando ativamente no atendimento dos anseios dos seus associados (participantes e pensionistas da PREVI).

Curitiba – PR, 09 janeiro de 2024

MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE

Presidente

ANTONIO AMÉRICO RAVACCI

Vice-Presidente Financeiro

ΛΛB - Advocacia Almeida Brito

JOSÉ TADEU DE ALMEIDA BRITO

Assessor Jurídico da AAPPREVI
OAB-PR 32.492, OAB-DF 45.904 e OAB-RJ 185.032

rafa disse...

Influência da AAPPREVI no Empréstimo Simples
10/01/2024

Em agosto de 2022, a AAPPREVI, sob a orientação da sua Assessoria Jurídica, notificou à PREVI para que promovesse alterações nos parâmetros do Empréstimo Simples, de maneira que fossem eliminadas as violações à legislação sobre empréstimos pessoais.

Como a PREVI não se manifestou oficialmente, em outubro de 2022, a AAPPREVI ajuizou a Ação Coletiva Declaratória para que o Judiciário reconhecesse que a PREVI comete irregularidades e ilegalidades por meio do oferecimento, da contratação e da cobrança do Empréstimo Simples.

Embora a ação ainda esteja em tramitação, é possível perceber que a pressão da AAPPREVI já surtiu efeito perante a PREVI para estudar algumas mudanças nos parâmetros do Empréstimo Simples. Em maio de 2023, a PREVI alterou o teto do ES de 250 mil reais para 260 mil reais. E, agora, alterou o teto de 260 mil reais para 270 mil reais.

Além da influência da AAPPREVI conforme o relato acima, sabe-se que, após o ajuizamento da referida ação, a PREVI decidiu estudar a possibilidade de se aplicar encargos financeiros fixos para não ultrapassar o limite legal de 12% a.a. E espera-se que em breve ocorram mais mudanças significativas nos parâmetros do ES.

A AAPPREVI está atuando ativamente no atendimento dos anseios dos seus associados (participantes e pensionistas da PREVI).

Notícia disponível no site da AAPPREVI

rafa disse...

ES MODALIDADE PRÉ-FIXADA/PRESTAÇÕES FIXAS
O nobre dr Medeiros podia encabeçar uma cruzada para destravar a liberação de ES PREFIXADO.
Qual a dificuldade para a PREVI????
Essa é uma demanda passível de implementação, principalmente agora sem a presença maldita do tal Posto Ipiranga, que odiava o BB, adorava ( bem sabemos agora o porquê ) a CEF e sonhava em administrar o patrimônio da BBDTVM E PREVI.
Pelo menos isso, Previ.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros e colegas,
Faço parte da ação IR 1/3 Previ e até agora não consegui entender exatamente qual é o ganho a ser obtido com essa ação.
Quem souber e puder por favor me oriente.

Anônimo disse...

IR Previ é Repetição de Indébito, cobrança indevida (ou IR não restituído via DIRPF no período de 1989/1995)

Anônimo disse...

"Dr. Medeiros e colegas,
Faço parte da ação IR 1/3 Previ e até agora não consegui entender exatamente qual é o ganho a ser obtido com essa ação.
Quem souber e puder por favor me oriente.
20 de janeiro de 2024 às 12:27"

RESPONDO:
Em outubro/2023 liguei na ANABB e informaram que em 2022/2023 havia 20.000 Beneficiários da AÇÃO IR PREVI, na fila de Liquidação de Sentença (cobrança).
- iniciaram cobrando primeiro os IDOSOS com mais de 80 anos.

No Jornal Ação 267 NOV-DEZ 2023, informaram:
892 autores já receberam até 2023.
- destes, 594 receberam $12,8 milhões, entre 01.11 a 04.12.2023.
- valor médio de 21.500,00 cada.
- A SACANAGEM É SABER QUE MEU IRRF em Conta Judicial já deve ultrapassar 120.000,00 = ovos de ouro incubados no TRF1...

VAI DEMORAR:
- 594 x 12 meses = 7.200 contemplados por ano.
- 3 anos para finalizar a INCUBAÇÃO.

Anônimo disse...

Prezado anonimo de 20/01 - 12:27

A ação coletiva IR Previ foi proposta pela ANABB em 2010 para desobrigar os associados a recolherem o Imposto de Renda sobre a complementação de aposentadoria paga pela Previ, até o limite do valor do IR já recolhido, no período entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1995, buscando restituir aos aposentados os valores pagos em duplicidade.

Fonte: ANABB

Anônimo disse...

No canal de Geovani Santos, no YouTube,diz que pode ser declarado inconstitucional pelo STF ainda em 2024, visto quem ganha o salário mínimo teve 8 por cento de aumento e quem ganha acima, apenas 3,71.Parece que de acordo com a constituição isso fere a dignidade humana, e não é permitido.Acessem o canal deste senhor e vejam na íntegra o que ele falou.

Jose Carlos Martins disse...

Prezado Anônimo das 12:27, faça como eu, ligue para (Anabb) 08007279669, opção falar direto com a atendente e tire suas dúvidas.

Anônimo disse...

Dr.
Saí notícia que os fundos de pensão sofreram prejuízo de $956 milhões no caso da Americanas, seja por compra de títulos da dívida, seja na compra de ações. Mas se fala que caso o plano de recuperação seja cumprido poderá amenizar o prejuízo dos credores, embora com desagio de 70%. Será que a Previ entrou nessa? A pergunta é cabível pois a Previ se gaba de ter equipes onde praticamente se filtra tudo. Deixa o trader anônimo saber disso. É pirâmide gente!

Anônimo disse...

Magalu, Americana, OAS, 7BR, todas fizeram L …
Vem aí o PAC do Esgoto 60 bilhões
20 bilhões da Previ
Já tem o Fukukaka esperando.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Dr. Medeiros, colegas de blog,


Anônimo 21 de janeiro de 2024 às 22:18

Dr.
Saí notícia que os fundos de pensão sofreram prejuízo de $956 milhões no caso da Americanas, seja por compra de títulos da dívida, seja na compra de ações. Mas se fala que caso o plano de recuperação seja cumprido poderá amenizar o prejuízo dos credores, embora com desagio de 70%. Será que a Previ entrou nessa? A pergunta é cabível pois a Previ se gaba de ter equipes onde praticamente se filtra tudo. Deixa o trader anônimo saber disso. É pirâmide gente.


- Permite-nos fundamentar a observação do anônimo acima o seguinte fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

[...] Mas, os ativos financeiros representam uma parcela da mais-valia que é produzida. Enquanto esse direito não for exercido, ele permanecerá virtual. Mas logo que alguém o exerce, ele descobre que esse está sujeito à lei do valor, o que significa que não se pode distribuir mais riqueza real do que a produzida. A DISCREPÂNCIA ENTRE A INFLAÇÃO EXUBERANTE DA ESFERA FINANCEIRA E O CRESCIMENTO MAIS MODERADO DA ECONOMIA REAL É O CERNE DO PROBLEMA. (44)

(continua)

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

(Continuação)

Tentar entender os fundamentos que justifiquem as palavras em maiúsculo do fragmento de texto, acima mencionado, leva-nos formular uma pergunta importante: por que "[...] A discrepância entre a inflação exuberante da esfera financeira e o crescimento mais moderado da economia real é o cerne do problema?"

- Encontramos a resposta para a pergunta, acima mencionada, na leitura dos seguintes fragmentos de texto encontrados na literatura técnica:

[...] Um capital constituído de títulos é uma grande ficção; na medida em que é composto de créditos, ou seja, de promessas sobre a atividade produtiva futura, que são então negociados em um mercado muito especifico, o qual fixa o preço de acordo com mecanismos e convenções muito especiais. (21)

[...] A autonomia de que a finança goza neste plano (entretanto de forma necessariamente passageira), baseia-se nos mecanismos internos de precificação dos preços dos títulos próprios aos mercados financeiros. Estes mecanismos, que são endógenos à liquidez, têm como efeito aumentar o valor nominal dos ativos ou créditos em virtude da vontade única do mercado, sem qualquer ligação com o verdadeiro estado dos indicadores "fundamentais". (29)

(continua)

Anônimo disse...

Eu recebi um crédito de R$ 31.000,00 da ação IR 1/3 Previ da Anabb e liguei para a Anabb para saber quais são os próximos passos. Informaram que quando o Juiz der o processo por encerrado o saldo existente na conta judicial será repassado para a Receita Federal e os valores de IR que atualmente são depositados na conta judicial mensalmente voltarão a ser repassados a Receita Federal.

jair mario bork disse...

Anônimo das 20:24 do dia 20.
A devolução do IR 1\3 Previ não tem nada a ver com o valor do IR retido judicialmente.
Quem já obteve a devolução, inclusive eu, tem recebido em torno de 20.ooo,oo bruto e meu advogado ficou com 20%.

ADEMIR M MARTINS disse...

Caro Dr Medeiros, desculpe utilizar seu blog para fazer uma reclamação devida à PREVI e que venho constantemente REITERANDO;
""Srs., novamente está acontecendo o travamento do site dessa PREVI por conta da colocação da "propaganda das eleições 2024", não tenho o conhecimento técnico mas na minha "vivência"de quase 75 anos de vida, sei que basta coilocar como 1 ítem a mais na página e não neste DESTAQUE que sempre tem problemas.
Enfim não quero me alongar pois devem ter "técnicos" muito bem pagos, aliás, que tem QUE SOLUCIONAR ISTO.
2-Apenas para reiterar colo abaixo E-Mail recebido dessa PREVI e esclareço que não é a 1a. vez que relato este fato.""
""Ademir,
Estamos buscando uma solução para que, ao incluir um elemento ao lado da marca, não acarrete problemas de acesso.
Gerência de Atendimento
Previ

Miro disse...

No Site ou APP da PREVI, não consigo mais acessar o demonstrativo das empresas participadas PREVI. SE alguém souber, por favor, indique o caminho.

Anônimo disse...

Algum querido colega poderia dispor um pouquinho do seu precioso tempo e me explicar como são calculados os valores das verbas:
C800
C820
CP72
CP75
CI75
Agradeço desde já tamanha disposição e bondade.

Anônimo disse...

O que é que tem a ver essa noticia abaixo:
"Embora a ação ainda esteja em tramitação, é possível perceber que a pressão da AAPPREVI já surtiu efeito perante a PREVI para estudar algumas mudanças nos parâmetros do Empréstimo Simples. Em maio de 2023, a PREVI alterou o teto do ES de 250 mil reais para 260 mil reais. E, agora, alterou o teto de 260 mil reais para 270 mil reais."
Informo que todo ano a PREVI aumenta o valor dos Emprestimos Simples, então não concordo que essa alteração do teto seja em decorrencia da ação em tramitação.
O que gostaria de saber, eu e milhares de devedores dos Emprestimos Simples é se vamos ter direito a receber o que foi cobrado indevidamente ?

Tereza Fleury disse...

utilize o app

Anônimo disse...

Interessante … “um elemento” seria um “algoritmo” direcionando seu voto?

Anônimo disse...

SPJ, divida o valor de cada verba pelo VALOR BRUTO do BD1 e terás o %

Miro disse...

Sr. Trader, pode discorrer sobre as debêntures, abordando os riscos, garantias, etc.desses títulos que, provavelmente, irão integrar o portfólio de investimentos dos Fundos de Pensão das Estatais, eis que serão emitidos pelas empresas para financiar as obras contratadas no âmbito do PAC.

Anônimo disse...

O QUE É UMA PIRÃMIDE FINANCEIRA

Uma pirâmide financeira é um esquema baseado no recrutamento de participantes com a promessa de retornos elevados e relativamente fáceis. Para que esses rendimentos sejam pagos, as pessoas que ingressam dependem da entrada de novos membros, que vão aportando dinheiro e chamando novos integrantes para o grupo.

Tradução: a base da pirâmide* ficará a "ver navios".

*últimos que entrarem com seu rico dinheirinho...

Para mim, excetuados os tubarões da Bolsa, quem compra e vende títulos legais NÃO participa de uma pirâmide financeira.

Tenho dito (já ganhei e perdi na Bolsa, mas dela não me afasto...)

Anônimo disse...

Perigo à vista! Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

CALERÁ disse...

Calerá - 869.760,
Gostaria de saber por quê não foi debitado os 2% do dependente no espelho de JAN-2024.

Gente, 3.7% é brincadeira de mau gosto, né? Isso deve ter dado em um mês, no máximo dois
para cá. Dizer que a inflação de 2023 prá quem ganhe 5 ou 10 SM foi isso aí é piada. Es-

ses caras tão medindo a inflaçao em outro planeta. Desculpem meu desabafo.

Dr. Medeiros, obrigado pela oportunidade.

Anônimo disse...

Alguém já tentou renovar o ES neste mês de janeiro? Quando se seleciona o valor do novo empréstimo, se o valor for inferior ao teto, o app reduz automaticamente o prazo, mantendo sempre o valor da prestação superior a R$ 3.600,00, impagável para a maioria dos associados.Já mandei reclamação à Previ, até agora sem resposta.

Anônimo disse...

DR MEDEIROS
Sem dúvida uma notícia relevante é a ideia do Presidente em resgatar companheiros para empresas como a Vale. Ontem as 23:00 um cidadão deu entrevista a CNN deixando claro as ideias de esquerda para o mundo. Nós, funcionários aposentados, classe média não fazemos parte desse mundo, mas em breve estaremos jogados nele. Quem sobreviver verá. Quem gasta com gasolina, paga IPTU, paga IPVA, por ventura tem dois imóveis , dois carros , se alimenta ainda bem, compra azeite de ótima procedência, com esses índices maquiados de correção aonde vamos parar. Fácil de prever.

Miro disse...

Procede:
A CASSI fará a apuração dos montantes das respectivas contribuições pessoais, concluirá o desenvolvimento da plataforma digital que permitirá aos participantes identificarem seus respectivos débitos e escolherem a melhor forma de pagamento.

gerundiobrasil disse...

Bom dia,
Colegas se puderem me ajudar, sei que é difícil a batalha. Nem todos precisam. Mas se você puder ajudar enviem mensagem no FALE CONOSCO da PREVI pedindo alteração do Prazo do ES para 150 meses. Uma batalha so pode ser ganha se existir persistência. Vou pedir a alteração e sugerir que possamos renovar empréstimos em ser para adequar o prazo se houver êxito.
Um voz clama no deserto. O senhor é maior que todos.

Miro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A Previ jamais aumentara o prazo para 150 meses por conta da correção monetaria, só poderia acontecer se a prestacao pudesse ser corrigida mensalmente igual ao financiamento imobiliario, tudo na PREVI ficou o pior do mercado, antigamente o financiamento imobiliario era o melhor do mercado hoje é o pior com essa correção mensal.
Enfim a PREVI deveria explicar.

Anônimo disse...

Bom dia!

Em janeiro de 2024 os encargos do Emprestimo Simples tiveram boa redução para R$ 284,51.....Como a minha 110ª parcela se manteve em R$ 920,81, tenho a nitida impressão que em 58 meses LIQUIDO meu emprestimo de 80 mil e nunca mais entro com esse rato roendo meu beneficio.....

Anônimo disse...

Dr Medeiros e colegas
A Previ jamais vai admitir, até por cautela, mas ela sabe que é co-autora nesse endividamento que milhares de colegas estão metidos. E a coisa ficou mais feia ainda quando um Tribunal declara que EFPP não é Banco.E hoje esses empréstimos da Previ se tornaram a corda no pescoço dos assistidos. E a Previ se vê de mãos atadas, então passa a dificultar as renovações e o sr. Diretor a divulgar como usar educação financeira, coisa que na idade de muitos, já é tarde demais. Pelo percentual desses empréstimos no seu Patrimônio fabuloso que será deixado como espólio para o Banco, foi muito triste ganhar nas costas do funcionalismo que lutou uma vida pelo Patrocinador. A história dos melhores empréstimos de mercado, tanto um como outro, na prática não se mostraram muito verdadeiros. O resultado tá aí. A Previ cada vez mais bilionária e os "donos" cada vez mais decepcionados com a realidade.

Anônimo disse...

A Corrosão do Benefício Previ PB1 deve-se a verba C820 de 4,78% desde 2014, Cassi duplicando de valor, reajustes pelo INPC mascarado inferior à Inflação Real.
TUDO seroa diferente se o Ilegal BET-BB fosse REVERTIDO, cumprindo a TAC-PREVIC:
- devolução do BET 7,5 bi
- hoje seria 15… 21 bilhões?


Anônimo disse...

DR.MEDEIROS POR FAVOR SERÁ VERDADE QUE VAMOS RECEBER O QUE FOI COBRADO IDEVIDAMENTE NOS EMPRESTIMOS DA PREVI "ES."JUROS COMPOSTOS POR EXEMPLO?

Anônimo disse...

Sim Doutor,

Mas tem os bonus/gratificações por gestão que na parte administrativa parece, SUSPEITO não são TÃO transparentes AOS OLHOS DOS "contribuintes".
Dá pra explicar porque não pagam o BET?, não Dispensam as contribuições "obrigatórias".
Aos poucos, ou quiça bastante, estamos morrendo sem fazer jus aos Bilionários recursos do Plano 1.
Quantos somos?
Que triste a nossa SINA!
Calamidade inevitável?
Nosso destino é passar os últimos anos de vida mendigando, por um BET , por uma simples ajuda financeira?
Passados os 80 anos vejo com umensa Tristeza a discriminação com os mais idosos, e Vá pro beleleu os ESTATUTO DO IDOSO! Quer dizer JÁ FOI!
DESCULPEM O DESABAFO, MAS A ESTA ALTURA DA VIDA DÓI MUITO!


Anônimo disse...

Deixo meu último comentário no blog, uma vez que o Dr. Medeiros nunca os publica, mais uma vez sem entender o funcionamento do novo app para renovação do ES, o botão para selecionar o mútuo para liquidação concomitante ao crédito do novo empréstimo sumiu, e sempre que é selecionado um valor inferior ao teto para o novo empréstimo, o sistema não permite manter o prazo em 120 meses, reduz compulsoriamente, de forma que a nova prestação resulta sempre num valor impagável, sempre superior a R$ 3.600,00. Reclamei na Previ, até agora não recebi resposta.

Anônimo disse...

Pode ser que você tenha passado dos 76 anos, a partir de 77 anos o prazo do empréstimo vai diminuindo, pelas regras injustas do empréstimo simples.

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO. disse...

É isso aí. A PREVI cada vez mais rica e os donos cada vez mais endividade e mais pobres. Até quando vai isso, caros colegas. Construimos um fundo de pensão para, quando aposentarmos, termos uma vida digna, sem dívidas, com bastante conforto, e nada disso está acontecendo. O banco guloso, quer saber de lucros, e para conseguir ficar com seu patrimonio mais gordo, sacrifica os funcionários que tanto fez para engrandecer o seu Patrocinador. Fazendo normas que é dificil de serem cumpridas pelos associados. Os que hoje estão lá fazendo esse tipo de maldade irão num futuro muito próximo a pagar com a mesma moeda. Entra governo, sai governo, mas a maldade continua. Não temos ningém por nós.Até as contribuições temos que pagar até morrer. Nem isso o Banco perdoa.

Anônimo disse...

Gostaria de saber como devo proceder para receber meu INSS fora da previ

Anônimo disse...

DESCULPEM O DESABAFO,

Sim senhor. O senhor tem toda razão em desabafar. Só que deve cuidar da sua saúde porque estamos literalmente ferrados.
Tempos pra trás, acho que foi o sr. Dan Conrado, ex-presidente da Previ, justificou que não era possível nos pagar o faltante, pois naquele ano ou semestre a Previ apresentou déficit e o dinheiro seria usado para cobrir a reserva de contingência, ou algo parecido, e que não esperassem mais distribuição de bet. O que se confirmou. Infelizmente meu senhor, eu lhe entendo, mas de agora pra frente serão reajustes miseráveis, a inflação nossa muito acima do oficial e precisamos de cuidados a nossa saúde.

Anônimo disse...

Aparentemente o acesso no Notebook - PC, mostra melhor os campos/opções de digitação e prosseguimento de requisições/informações.
Talvez sejam as mesmas no acesso por Celular.
Mesmo assim no PC-Notebook é mais cômoda a visualização.
Abraço

Anônimo disse...

Prezado colega de 30/01 - 12:13 hs

Felizmente faz algum tempo que consegui me livrar do malfadado ES, então não consigo simular sua situação, já que existe saldo devedor.

Podendo ser bug do app, permita sugerir:
1. desinstalar e reinstalar o aplicativo para ver se o problema persiste; se sim,
2. experimente acessar via desktop e ver se consegue realizar a operação.

Anônimo disse...

Puxa colega você tá com azar pra renovar seu empréstimo junto a Previ que tem realmente dificultado com a nossa vida.
Quanto ao dr Medeiros não acredito em boicote. Se isso fosse uma rotina outros estariam reclamando. Eu por não ter o meu celular atualizado vários comentários ano passado não publicados.E não era culpa dele. Eu é que não fazia a coisa certa. Agora escrevo peço para publicar e aguardo ele liberar. Repense o assunto que não é por aí.

Anônimo disse...

Anônimo 30.01.24, 18:52h, não é por idade, tenho 71 anos.

Bleinroth.toninho@gmail.com disse...

Boa noite,
Gostaria de alertar aos demais colegas aposentados sobre a verba 256 - Contribuição AAPB... que consta benefício do INSS. Venho pagando há muito tempo, atualmente o valor de R$ 90,23. Trata-se segundo funcionário do INSS de desconto sindical, passível de cancelamento nas agência do INSS.

Miro disse...

https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/justica-volta-a-afastar-presidente-da-previ

Anônimo disse...

Certo, prezado Toninho (2/2/2024 - 21:49).

Lembrando que aposentado não tem qualquer sindicato como representante.