A PERENIDADE DE NOSSOS BENEFÍCIOS NA PREVI E CASSI

domingo, 23 de junho de 2024

Alguns tem comentado sobre o final de nosso plano um na Previ, que está fechado desde 1997, o qual terminará quando o último participante morrer.  Se calcula que isso pode ocorrer por volta de 2050. E aí a cogitação é de que os ativos que sobrarem irão para o BB.


Eu com 86 anos certamente não ficarei até o fim.  No máximo talvez chegue a 2030, quando estarei com 92 anos. Torço para que nossos benefícios na Previ e Cassi se sustentem até lá.  Tenho esperanças que sim. Já passei por vários sustos. Um deles foi o prejuízo imenso do BB, em 1996, de 7,5 bilhões, quando assumiu o Ximenes, de triste memória , outro foi na intervenção na Previ, e mais outro foi quando nosso fundo de pensão tinha um déficit de dez bilhões em 2002, quando assumi o conselho fiscal e aconteceu o mensalão e o episódio desagradável do Pizzollato. 

Entrei no BB em 1957 com a garantia de que o banco assumiria o pagamento de minha aposentadoria. Dez anos depois, em 1967, fui obrigado a optar pela Previ, e passei a depender do nosso fundo de pensão.  Por sua vez o antigo serviço médico do BB que operava na agência centro de Poa, onde eu trabalhava no cadastro, antes de passar para o serviço jurídico, foiextinto e surgiu a Cassi com os credenciamentos e assistência farmacêutica.. 

Fiquei preocupado com o andar da carruagem. Meu sonho sempre foi a perenidade dos benefícios. E instado por alguns colegas fui defender meus e nossos interesses juridicamente e na área administrativa. Idealizei o peladaço na frente da Previ é a novembrada mais tarde para mostrar perante a mídia que não estávamos inertes, mas atentos e dispostos a defender nossas conquistas.

E agora aqui nos encontramos numa fase difícil de novo. Merece atenção máxima.

A perenidade é um privilégio. Muitos ficaram pelo caminho. O Aerus, por exemplo, poderoso fundo de pensão do pessoal da Varig. Uma tragédia.

Na vida pessoal também persigo a perenidade da família. Finalmente fui abençoado com o nascimento da minha primeira bisneta, a Marietta, dando início a quarta geração. Ela nos perpetua. Ela é o meu futuro. E para conhece la viajei com a Ana até aqui em Barcelona, onde seus pais vivem, e estou desfrutando do convívio com ela, que tem feito valer o esforço duma viagem fatigante em vista da inundação do aeroporto de Porto Alegre. A Marietta com certeza sou eu renascido. Ela é muito parecida comigo. Gratidão a Deus.


19 comentários:

Anônimo disse...

Colega Medeiros, eu acho que sou um dos que vão ficar até o término do plano 1, casei a anos com uma funci que acabou falecendo, tenho 33 anos e recebo pensão, sou filho de funcionário também, minha mãe é pensionista e sempre estamos ligados em seu blog e sempre desejamos muita saúde e lucidez ao senhor e esperamos que va muitos anos ainda nos defendendo. Não sei qual vai ser o final do plano mas meu finado pai que ingressou em 1959 me passou tudo e eu acompanhava ele, tenho muita coisa aqui guardada, relíquias que quando for tempo vou compartilhar. Agradeço

Anônimo disse...

Caro dr Medeiros

A perenidade e a nossa tranquilidade. Precisamos de pessoas como você para nos defender. O doutor por seus méritos foi premiado com uma bisneta. Parabéns

Ruben

Tereza Fleury disse...

Parabéns pela bisneta! Bem vinda! Vida longa à Marietta!

Anônimo disse...

Parabéns pela bisneta Ilmo Dr Medeiros. Uma notícia maravilhosa para atenuar outra preocupante que saiu no Valor Econômico (só li a manchete)
MINISTÉRIO DA FAZENDA QUER ATACAR A RAIZ DO PROBLEMA DOS FUNDOS DE PENSÃO.

Miro disse...

https://www.anberr.org.br/2.0/_noticia-base.php?id=134.
Está matéria versa sobre marcação a mercado para passivo dos Fundos de Pensão, bem como há estudo para aumentar o limite de investimentos dos Fundos e ainda citam o portifólio "debêntures em infraestrutura". Pronto,fechou a sutil manobra. Será que estou com paranóia, ou um melhor entendimento poderá nos esclarecer?

Anônimo disse...

Incluir no portfólio da PREVI o item "debentures em infraestrutura", dependendo do volume de recursos a aplicar, pode ser o golpe final em nosso fundo de pensão.

Anônimo disse...

Espero imensamente que o Dr. Medeiros esteja errado onde afirma que certamente não ficará até o fim e no maximo talvez chegue a 2030, quando estará com 92 anos, não chegar até a 2050 concordo com sua afirmação, mas pela sua disposição fisica que sabemos e vivenciamos com certeza passará dos 100 anos.
E esperamos sermos convidados a comemoração desta data que poucos conseguem.
Vida longa ao Dr. Medeiros.

Anônimo disse...

Bom dia, colega Medeiros, parabéns pela bisneta. Folgo a dizer aos colegas que o maior tenor que passo é pela fragilidade de nossos reajustes, que em consoancia com o famigerado INSS tende a nos matar pela falta de condição de manter a sobrevivencia devido a escalada dos remedios e da inflação médica. Que pautemos pela saúde do corpo e da alma, o restante vai passando, pois os bens materiais apesar de palpáveis não tranforma em saúde real. Tenho acompanhado meu sogro, beirando os 91 anos, com dois AVCs está como uma criança, não tem como usar o carro, o barco e o motor de popa, quem dera verificar os bovinos e o sitio. Ou seja sem uma saúde perfeita nada temos. Zelem pela saúde, amados colegas, o resto tudo passa.

Anônimo disse...

Estimados Senhores Aposentados,

? Não estaria na hora de os que elegeram o atual governo se manifestarem sobre a possibilidade de aplicações temerárias, quando se comenta sobre ingerência perdulária, sob suspeita?
Perguntar não ofende!

Anônimo disse...

Em que dia poderei renovar o ES Previ para que não seja cobrada a parcela em 20/07?

Anônimo disse...

O plano PREVI 1 está previsto para acabar em 2050, ou seja, deverá pagar benefícios de aposentadoria até aquela data. Como o BB/Previ vem sendo comandado por um governo que não passa a menor segurança, principalmente aos que já estão aposentados, uma pergunta se impõe: Quem garante que não haverá suspensão de pagamento antes do citado prazo? É possível acontecer? O que aconteceu com o BET?

OREMOS, POIS!

Anônimo disse...

https://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/41425-previc-responde-por-nota-a-proposta-de-marcar-passivo-a-mercado.html

Anônimo disse...

Quem quiser que a prestacao não seja cobrado em 20.07 façam a renovacao no dia 27.06.2024.
Aonde está escrito que o PLANO PREVI 1 acabará em 2050 ???

Anônimo disse...

Caros colegas e Dr. Medeiros,

Na sua previsão temporal (2030) o sábio Medeiros antevê uma situação prevista na Agenda Mundial da década 20 = 30 relatado no Forum Econômico Mundial cujo CEO é Klaus Schwabe de 86 anos. Pelo andar da carruagem, com indícios forte de uma terceira G. mundial, a volta de Cristo que pelos meus cálculos ocorrerá em 2031, o Apocalipse terá chegado ao seu final com a chegada do Reino Milenar de Jesus Cristo. É o que vai acontecer...

Anônimo disse...

Como fazer essa pergunta a 30.000.000 de Algoritmos Chineses?

Anônimo disse...

DOUTOR MEDEIROS, Com o argumento de que o pagamento do BET foi suspenso antes do prazo previsto no acordo, o colega, acima, questionou a garantia de que a Previ pagará beneficio aos já aposentados do Plano 1 até 2050. Aproveito para perguntar também o seguinte: Quando é que a Previ vai desobrigar esses mesmos aposentados de pagarem a Contribuição Pessoal Previ? Só quando morrerem?!! Será essa a resposta que tem prá dar?!!

Obrigado por publicar

Anônimo disse...

Muito estranho isso do Plano 1 acabar em 2050. Pessoa com 37 anos hoje e que se tornará uma pensionista de assistido só vai viver até completar 63 anos por essa conta. Depois disso só contará o inss?

Anônimo disse...

Duração do plano 1

Fechou em 1997.

Não entrou mais nenhum funcionário..., no plano 1
O último a entrar, mais novo, deveria ter 20 anos, pouco mais ou pouco menos.
até 2057 TERIA 60 anos, portanto o cidadão estará com 80 anos..
tabua de mortalidade previ e governo seria de 72 anos?

QUANTOS ESTARÃO VIVOS ATÉ LÁ, DECADA DE 2050...???
QUAL SERÁ O MONTANTE NECESSÁRIO PARA PAGAR APOSENTADORIAS NA DECADA DE 2050, AOS REMANECENTES?
MIL, MILHOES OU BILHOES?

TALVEZ HAJA QUEM FAÇA UMA CONTA MAIS COMPLEXA E DIGA QUE TEM QUE DURAR ATÉ AS DECADAS DE 2080 OU 2090.

Resposta pelos atuários de plantão...





Nei G,B,Vaucher disse...

Boa noite Dr.Medeiros.Parabens pela chegada de sua bisneta. Lendo os comentários de colegas, , se nota a preocupação dos mesmos, com o porvir da PREVI daqui algumas décadas. Penso diferente minha preoupação é atual, pois se esse governo conseguir abrir as portas e passar a usufruir dos recursos de nosso Fundo, logo, logo seremos um novo Postalis. Pensem nisso enquano eu lhes digo: DEUS NOS SALVE.,pois nao teremos a quem recorrer.