PREVI E CASSI IMUNES OU ISENTAS DE TRIBUTOS ?

segunda-feira, 15 de julho de 2024

A reforma tributária em análise no Congresso trouxe ao debate a tributação dos fundos de pensão e da Cassi, com pesada carga em cima do imposto de renda, o que significaria redução nos benefícios de aposentadoria e pensão.


Houve intensa mobilização contra essa verdadeira bitributacao e parece que essa ameaça foi retirada. Cabe ainda saber se haverá isenção ou imunidade, porque o que verdadeiramente nos interessa é a imunidade.

A Previ divulgou seu resultado de maio, houve déficit e o déficit acumulado do ano passou para mais de dez bilhões de reais. Estamos chegando na margem de risco e seria interessante ouvir o diretor de investimentos.

Existem algumas dúvidas a respeito do Pasep, principalmente sobre os valores que estão em jogo, alguns acham que se trata de valores mínimos e outros cogitam de receber em torno de vinte mil reais.  O BB devia prestar maiores informações a respeito.

Estou de volta da minha viagem ao exterior. Três semanas para conhecer minha linda bisneta em Barcelona. Tudo muito caro por lá pois o dólar e. Euro dispararam.

Foi marcada reunião em Camboriú para as Afabb do sul, para ouvir diretores da Previ é Cassi, para o dia 16 de agosto. Entretanto aqui de Porto Alegre temos problema de locomoção pois o aeroporto salgado filho ainda está nterditado.

Quem quiser suspender as prestações do empréstimo simples tem que se manifestar no auto atendimento da Previ até 30 de julho.

O cenário político e financeiro está muito confuso, espero por dias melhores. Quiçás.

45 comentários:

Anônimo disse...

"Quem quiser suspender as prestações do empréstimo simples tem que se manifestar no auto atendimento da Previ até 30 de julho".
Doutor Medeiros, é só o pessoal do RGS que pode pedir a suspensão do ES?

Obrigado.

Anônimo disse...

Nossos políticos só sabem inventar novas despesas. A conta sempre cai nas costas de quem realmente trabalha.

PENSIONISTA/RECIFE disse...

Boa Tarde! gostaria de saber se funcionario falecido do b.brasil que foi admitido no ano de 1965, o espolio tem direito a revisão do PASEP?

Miro disse...

Falta o Senado ratificar a isenção! A propósito:
https://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/41524-tcu-veda-a-estatais-fazer-aportes-extraordinarios-unilaterais.html

Anônimo disse...

Doutor Medeiros
Satisfação que esteja de volta ao seu ninho. Provavelmente haverá algum representante da Afabb-rs no encontro. Tá na hora do pessoal da Cassi por as cartas na mesa. Ou vão deixar para o Natal. Alguém deve a Cassi e não paga, como está essa situação? E a Previ? Previsão de déficit até quando? Espero que esse pessoal venha para falar a verdade.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros essa isenção do ES é só para o RGS!!!??? OBRIGADO.

Anônimo disse...

ES PB1
Contracheque já sensibilizou saldo.
Abriu margem
Renove de menor saldo devedor
Gravação até 16/07 14:00
crédito dia 18/07 (D+2)


Anônimo disse...

SEJHORES DIRETORES DA PREVI,
EMPRESTIMO SIMPLES - POR QUE SOMENTE O PESSOAL DO RIO GRANDE DO SUL TEM DIREITO DE SUSPENDER PARCELAS DO ES?

Anônimo disse...

Dr
A PREVI AJUDOU EM TEMPO OS PARTICIPANTES DO RS
ESTÁ DE PARABENS
OS PARTICIPANTES DO RESTO DO BRASIL TAMBÉM AGUARDAM PODER SUSPENDER PARCELAS CADA UM COM SUA TRAGÉDIA PESSOAL
AUMENTO DO LIMITE OU SUSPENSAO PARCELAS
ABRAÇOS

Anônimo disse...

PIS-PASEP

Todos que tiveram vinculo
Antes de 1988 teem direito.

Pecam os extratos no BB e
OU na CEF.

SOMENTE uma impostação dos dados da Microfichas até 1998 confirmarão
Depois de 1999 o extrato é digital.
Podem ser
+500.000 servidores do PASEP
+50.000.000 do PIS

Anônimo disse...

Senhores Comentaristas

O Dr Medeiros nem bem chegou de viagem e já essa saraivada como se ele tivesse que resolver nossos problemas com a Previ. Tenham dó amigos.
Façam como eu faço. Entro no Fale com a Previ e no dia seguinte recebo a resposta.
Sabiam que a Receita Federal também está ajudando quem está em dificuldades no RGS. Ou melhor, a PGFN. Está dando descontos, tirando juros e correção.
Sabem por que falo isso? Não acho correto colocar um cidadão de 85 anos como bucha de canhão, se indispor com diretores e gerentes da Previ contra algo que eles já decidiram e pronto. Acho que foi uma medida muito justa. O dia que tiver enchente um mês na Bahia, no Amazonas, em São Paulo etc. (tomara que nunca precisem) aí peçam isonomia a Previ.
Agora ele tem que se indispor sozinho até acontecer o que aconteceu com o sr. Ari e Dona Rosalina que tiveram que abandonar seus blogs por aborrecimentos.
É isso aí. Cabe questionar quem se sente prejudicado a Previ. Fui duro e dez mas é isso aí. O que o dr Medeiros tem que se envolver em causa perdida para levar choque. E para finalizar continuo achando que vi pela primeira vez a Previ tomar uma atitude correta com qualquer Estado da União, que até hoje uns ajudaram aos outros.

Anônimo disse...

Alguem sabe o motivo do Prof. Ari tem abandonado o blog dele ?

Anônimo disse...

Alguém sabe o motivo de o Doutor Medeiros não ter ainda abandonado seu blog?

Anônimo disse...

A Previ te respondeu em 24 h?

Pergunte por que não cumprem a TAC Prevjc que manda o BB devolver os 7,5 bi e ajustar o Teto de BD1 de 80k para 30/40/50k ???

Ari Zanella disse...

Boa noite queridos amigos especialmente ao doutor Medeiros,

Com efeito, na pandemia e no pós passei por uma profunda depressão e agora envolto em problemas de saúde como o crescimento exagerado da próstata que me levará à solução cirúrgica. Igualmente tenho cálculo biliar (vesícula) também à espera de cirurgia. Em novembro 2023 sofri uma queda dentro de coletivo urbano quebrando o osso fêmur (cirurgia de implante de haste de titânio de 36 cm). Graças a Deus estou andando bem novamente. Não tenho mais ânimo para peleias como exige um blog. Ademais a censura hoje está muito feroz e o bom senso pede cautela. No entanto, sempre acompanho o blog do bravo Dr. Medeiros a quem só tenho a agradecer por tudo o que realiza por nós.
Hoje minha vida está voltada para a salvação em Jesus Cristo. Afinal, Ele me oferece de graça e eu aceito com alegria. A todos me ofereço como amigo e se puder ajudar, dentro das possibilidades, me coloco à disposição.
Muito obrigado a todos. Muita saúde e força para prosseguir em nossa caminhada!

Anônimo disse...

Grande Ari!
Tantos fardos para carregar em 3 anos.
É o que acomete a quase totalidade dos Bancários Sexagenários em diante.
Não bastava a EXTREMA PRESSÃO sobre os Funcis do BB desde o “Novo Rosto” em 1990…
Aposentados, as aflições não diminuíram.
Sobre Censura, Ele nos dizia a 1990 anos:
Conhecereis a Verdade e Ela vos libertará.
Hoje a Verdade nos é negada pelos que tomaram o poder pela via inversa.
Censura e Injustiça são armas dos Impuros.

Anônimo disse...

Pronto, me sinto satisfeito na resposta do Prof Ari Zanella, passou por muitos problemas como ele mesmo conta e apesar das mazelas continua agradecido a Deus todo poderoso.
Sempre fui seguidor do blog e senti a sua ausencia e o silencio estava me incomodando, mas entendo os motivos que o levaram a fechar o blog, estarei rezando ao Deus todo poderoso pelo restabelecimento de sua saude.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 19:34 de 17.07
Vou lhe responder. O questionamento que fiz a Previ foi sobre assunto particular ref. ao meu empréstimo simples. Eu estou lhe dizendo que a resposta foi imediata. Agora, sobre mandar o Banco devolver os 7.5 bi, ajuste TAC 80K do BD1 para 34/40/50 são outros assuntos. Assuntos que não acredito e não vou perder tempo, tal quando vão me devolver o bet. Essas são perguntas que ficarão sem resposta. Mas tente. Quem sabe.

Anônimo disse...


A suspensação do ES e so para o RS por 3 meses

Anônimo disse...

Por qual motivo mesmo a suspensão das parcelas do ES é só para o pessoal do RGS? Seria porque todos os colegas aposentados gaúchos tiveram perdas financeiras apenas por causa das enchentes ? E os outros colegas do Nordesteordeste que estão em dificuldades finananceiras por outros motivos, nao tem direto não? Por que a discriminação?

Aristophanes disse...

Prezados Colegas!
Vi, com muita alegria, as notícias do colega e amigo Prof. Ari Zanella, dadas por ele mesmo, ali em cima. Fui um assíduo frequentador, por anos, do seu movimentado e corajoso blog, e recebí com tirsteza e preocupação o seu recolhimento, por razões poderosas. Respeitei o seu silêncio. Pelo Medeiros, no encontro de Maragogi, indaquei sobre o continuado silêncio e soube de suas sofridas razões. Sua resistência é fantástica, mas o vejo altivo, crente e esperançoso. O envelhecimento inexorável, mas suave, tem nos obrigado, também, à moderação e ao progressivo silêncio. Não esmoreçam, os que podem, ainda, combater, para defender o que nos é devido, por Lei, Solidariedade e Justiça. Abraço, Prof. Ari!

Anônimo disse...

Concordo com o anon 13.33. A Previ não poderia ter concedido a suspensão das parcelas do ES para todos que residem no RS porque nem todos foram atingidos pelas enchentes. Medida feita sem critério sem a menor vontade de fazer o certo. Ajudaram quem não precisava e como disse o colega não ajudam aqueles que realmente precisam.

Anônimo disse...

A PREVI ESTÁ AVISANDO QUE O PRAZO PARA PEDIR SUSPENSÃO DE PARCELAS DO ES É ATÉ O DIA 30. ISSO DÁ IMPRESSÃO DE QUE POUCOS FORAM OS APOSENTADOS GAUCHOS QUE PEDIRAM. ALÕ DIRETORES!, POR QUE NÃO AJUDA QUEM VERDADEIRAMENTE PRECISA? OS NORDESTINOS ESTÃO AGUARDANDO, HÁ TEMPOS!!!

Anônimo disse...

Prezado colega de 18/7 - 13:33

Como diria o douto Jânio Quadros, "a mim me parece" que a suspensão das parcelas do ES para os mutuários do RS visa única e exclusivamente permitir que possam adquirir o mínimo para sustento da casa.
E digo mais: independente do valor mensal suspenso, seria grande falta de solidariedade impedir que, com recursos governamentais, possam os atingidos voltar ao status anterior.
Enfim é coerente com o que dizíamos na antiga CREAI (Carteira de Crédito Agrícola e Industrial): o espírito do crédito de custeio de lavoura para pequenos produtores visa, principalmente, que possam colocar o alimento na mesa, ate que ocorra a próxima colheita e respectiva comercialização.

Anônimo disse...

Não posso garantir
Mas quem renovou ES com troco agora dia 17… ficaria sem possibilidade de Suspensão.

Era esse o Padrão Nacional do PB1.
Talvez no RS possam ter renovado o ES e, até 30-07, possam gravar a Suspensão.

Seria o Ideal p o RS.
Moro no PR mas to ligado.

… CAPEC.
É Plano Apocalíptico.
SE posso cancelar livremente, por
que não implementar Saque Parcial com Deságio em função de:
Tempo de Contribuição
Capital aportado
Idade, para REPACTUAÇÃO do ES:
- prazo
- valor abatido
- diminuição da Parcela

Utilizando o valor do saque

A Previ nunca perderia.

Anônimo disse...

Querido Professor Zanella,
Como os demais colegas fiquei muito feliz com sua participação aqui no blog, apesar das agruras que a idade nos impõe.
Sua atuação em prol de todos nós está marcada na história independente da vontade de quem quer que seja. O sistema é bruto, implacável, desumano, vingativo, mas um dia todos que fizeram parte dele prestarão contas a quem o dinheiro e o poder terreno nada significam. Deus preza muito pelos órfãos e as viúvas.
Desejo muito sucesso nas cirurgias confiado que Jesus está contigo, caro Professor. Sua saúde será restabelecida .
Que a Paz do Salvador Jesus esteja contigo

Anônimo disse...

Anonimo de 19/7 - 20:27

O prezado esta se baseando em eventual indenizaçao futura, pois a CAPEC so dispõe de reservas para, de um exercício, fazer frente a despesas previstas no exercício seguinte.

Permita voltar a repetir:

- Regime Financeiro de Repartição Simples - regime que fixa taxa de custeio dos benefícios contratados de modo a que produzam receitas equivalentes às despesas do exercício.

Então é bem diferente do sistema americano de seguros, no qual, em vida, o segurado pode sacar determinado percentual a ser descontado quando de seu falecimento. Mas no caso a seguradora mantém, para cada segurado, no curso do contrato, aplicações individualizadas que rendem na base de juros compostos.

Abraços.

Anônimo disse...

Ação 1/3 IR Anabb
Recebi um valor que segundo a Anabb refere-se a devolução do IR cobrado sobre as contribuições. O IR (1/3) continua sendo depositado na conta judicial e a Anabb não presta maiores esclarecimentos. Alguém sabe informar qual é o próximo passo dessa ação?

Anônimo disse...

A SRF tem que sacar a parte dela… os Depósitos de 1/3 continuam pingando.
O Dono do TRF1 e o BB/CEF não tem pressa de pagar a RFB.

O meu $…? (63)
Você deve ter 67…?

Ari Zanella disse...

Dr. Medeiros e amigos,

Apenas hoje li a comovente manifestação do nosso eterno diretor Aristophanes (18 de julho de 2024 às 19:43). Fiquei deveras emocionado! Agradecimentos ainda ao prezado Anônimo (20 de julho de 2024 às 13:43). Que Deus lhes pague amigos! Já estou me preparando para a cirurgia de próstata com o dr. Mark Fernando Neumaier no Hospital Marcelino Champagnat na capital paranaense. Renovo a todos os mais sinceros votos de agradecimento.

Anônimo disse...

Professor Ari Zanella, peço ao Senhor que lhe conceda uma excelente cirurgia

Anônimo disse...


Colegas,
Para quê, afinal, os diretores da Previ acabaram com a carência de 6 meses do ES? Teria sido uma maneira disfarçada de mais uma vez nos prejudicar, cortando-nos o ES definitivamente? Após o período de carência costumava renovar, há décadas, e sempre recebia um bom troco (3 a 5 mil reais). Hoje, se renovar só recebo 170 reais. Isso mesmo, menos, muito menos do valor de uma Cesta básica, que é de 770,00 reais.
O que está acontecendo na Previ?

Obrigado, doutor Medeiros.

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...

O que está acontecendo com a PREVI? A Previ está fazendotudo para sobrar mais para o bb guloso quando encerrar o plano? Primeiro impuzeram o pagamento da mensalidade, depois veio o corte do Bet (mas o bb reebu a parte dele), depois fizeram uma matemática tão difici interpretar com o Esmpréstimo Simplles, que de simples nãotem nada. Foram tantas as modificações, apenas beneficiando o bb guloso, que está dificil de enumeralas. Será incompetencia de nossos diretores, ou é falta de boa vontade em resolver os prolemas do maior fundo de pensão da america do sul, sempre prejudicando os funcionários. Que DEUS tenha piedade dos funcionários aposentados do BB e dessa diretoria que não faz nada para melhorar a situação deles.

Anônimo disse...

A diminuição do troco nas renovações deve-se ao crescimento dos custos de FQM, INPC, Juros, todos capitalizados mensalmente.
E o INPC oficial não repõe a Inflação real.
LLLL

Tereza Fleury disse...

basta vc aguardar 6 meses pra renovar colega. Tera a mesma quantia que tinha antes.....

Anônimo disse...

Foi justamente isso que fiz, colega, aguardei 6 meses para renovar, mas só liberou 170 reais de troco. Obrigado por querer ajudar.

Anônimo disse...

O prazo do empréstimo simples muito longo e com taxa pós fixadas, cobrança do seguro no financiamento, não deflacionamento com INPC negativo e capitalização duas vezes no mesmo mês. Resultado a dívida só aumenta, e a previ sempre acerta as previsões da inflação, empréstimo pré fixados já por favor.

Anônimo disse...

DR
SUSPENSAO PARCELAS E AUMENTO DO LIMITE URGENTE
ABRAÇOS

Anônimo disse...

Colegas, a verdade é que não temos força, ficamos muitas vezes nos debatendo e não conseguimos uma ação efetiva.
Se todos pudessem incomodar a diretoria com envio de e mail diários solicitando informação e sugestão, alguém iria ter fazer algo.
Mas somos como lobo solitário no deserto, uivando para lua e sem efetividade. Se fizessemos um multirão para incomodar a diretoria, talvez tivessemos uma resposta definitiva a nosso favor. afinal quem não é cobrado, acha que tudo esta correto. Uma ação que fizeram aos colegas do RS poderia ser estendida para todos, afinal quantos de nós estão atolados em dividas e com uma penuria com o arrocho das aposentadoria. Creio que a maioria dos colegas que não recebem da Previ valores acima de 5 mil, smj, estão passando por um sufoco.

Anônimo disse...


A Previ não vai fazer absolutamente nada para aliviar os colegas aposentados. Sinto muito informar isso mas é a realidade.

Anônimo disse...

MISSÃO:
1 - pagar dia 20.
- 4,78% C800 Ad Eternum
Cumprido.
2 - pagar 12 parc Bet 2014
Inadimplente
3 - cobrar 7,5bi BET BB
Inafimplente
4 - ajustar BD1 Alem Teto no limite legal 30/40.000,00
Inadimplente.

O QUE FEZ a ANABB, CNJ, MPF inclusive quanto à DESconfenacao do INSS/CEF pelo STJF que usurparam 300/500 bi da RVT e FGTS de 50.000.000 de trabalhadores? E também de 200.000 Advogados?

Acredite, isso não é no Brasil.
Deve ser na Franca.

Anônimo disse...

App Caixa sem acesso
Reset? Xili Txd são antivírus de contra vírus.
Informou em áudio a Central.

Anônimo disse...

Ação 1/3 Previ
Iniciou 2009/2010
Transitada Julgado 2012
Normativo da SRF reconheceu e orientou Retificação DIRPF em 2013.
Depósitos Judiciais iniciados em 2014, já superam 5 x o valor da Execução…
Execução da ANABB iniciada em 2022…

ALGUÉM poderia informar quantos dos 80.000 autores já partiram?

Miro disse...

https://www.seudinheiro.com/2024/empresas/perda-de-ate-80-investidor-de-debentures-da-light-ligt3-que-nao-escolherem-como-querem-receber-ate-amanha-estao-sujeitos-a-enorme-desagio-jesc/

Anônimo disse...

Prezados, bom fim de semana
Tenho a confirmação de que a juíza que libera a execução ( pagto) das ações IR Previ resolveu dar uniformidade de procedimentos para agilizar em torno de 2.600 ações com prioridade aos aposentados e pensionistas do RS , relativo ao procedimento dos cálculos, ou seja, mandou calcular uma ação e as demais da mesma forma.
Isto vai agilizar os patos. E também para os demais praticantes da ação resistentes em todos pais.

-los