FRENTE FRIA CHEGANDO

sábado, 24 de agosto de 2024

Obrigado pelo apoio a minha candidatura na eleição para a Anabb.  Sei que é difícil pois já existe um esquema de perpetuar os atuais dirigentes.  Mas é preciso tentar para ficar de consciência tranquila. Navegar é preciso. Estamos em risco absoluto. Temos que chegar lá e lutar pelos nossos direitos e interesses. Minha experiência e meus conhecimentos jurídicos podem ser úteis. Não posso me omitir mesmo com minhas limitações pela idade.


Uma frente fria está no horizonte e traz nuvens negras. O governo quer meter a mão de novo nos recursos dos fundos de pensão  estatais para usar no PAC.  Não basta a péssima experiência anterior que afundou o Postalis, a Petros e a Funcef, cujos participantes pagam mensalmente pesadas contribuições para equalizar os prejuízos.

O próprio presidente e ministro da fazenda se reuniram esta semana com os presidentes dos fundos para combinar as operações nos projetos de infra estrutura do governo.  Perigo à vista. A Previc está conivente e algumas entidades do funcionalismo também. 

Na reunião de Camboriú o diretor Wagner da Previ foi muito evasivo.  Tendo sido anteriormente provocado, perdeu muito tempo esclarecendo que os casamentos e união estável entre aposentados idosos e mulheres jovens não preocupam financeiramente o fundo pois são menos de mil casos e representam um percentual de apenas 0,1 por cento do total de benefícios.  Também acho que não preocupam e que  devemos tratar de outras matérias mais relevantes.

Outra coisa que traz ameaças ao nosso bolso é a Cassi. Prejuízos mensais vão comer nosso capital acumulado e a previsão é de que em abril do próximo ano, logo ali, o stoque terá zerado e será cobrada uma contribuição extra.

Houve um alívio nesta semana com o ingresso de cerca de 400 milhões decorrentes de contribuições relativas aos ganhos de ações trabalhistas, finalmente reconhecidos pelo BB depois de muita pressão de todas as entidades, inclusive a Afabb RS.  Com isso acho que o sufoco passará para o final do ano de 2025. Mas acho, somente acho.  Precisa maior transparência na Cassi.

Bem, por hoje é só.  Vamos enfrentar o mau tempo. Aqui em Porto Alegre a frente trouxe frio e risco de neve na serra. Neste momento está cinco graus. Arre.

41 comentários:

Anônimo disse...

Se o governo vai usar recursos da PREVI para financiar o PAC, isso quer dizer que as esperanças que temos ainda de um dia melhorarem nossos benefícios com a devolução do BET, suspensão das contribuições Previ, e do pagamento do ES certamente já foram pro beleléu. É aquela velha história, prá melhorar a vida financeira dos aposentados, a PREVI sempre dá um NÃO sistemático alegando Normas ou inexistência de dinheiro. Mas quando é para ajudar o governo a custear programas sociais, aí a PREVI tem dinheiro de sobra. FRANCAMENTE!
Isso é incompetência ou maldade mesmo da diretoria?!

Anônimo disse...

Veja, 24/08/24

Tribunal alerta para “histórico duvidoso” do fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil
Ministro Walton Alencar Rodrigues, do TCU, diz ter recebido informações de que gastos da Previ podem estar sob suspeição.

Anônimo disse...

Conte com meu apoio Dr. Medeiros, lutar e navegar é preciso.

Anônimo disse...

Os Royalties dos 31.000.000 de Algoritmos de 30/10/2022 não têm limites.
USA e BRA estão à deriva.

Anônimo disse...

Essa noticia saiu aonde ?

Anônimo disse...

fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil
Ministro Walton Alencar Rodrigues, do TCU, diz ter recebido informações de que gastos da Previ podem estar sob suspeição
Por Laryssa Borges
2...

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/tribunal-alerta-para-historico-duvidoso-do-fundo-de-pensao-dos-funcionarios-do-banco-do-brasil

Anônimo disse...


DR
A SUSPENSÃO DAS PARCELAS DO ES PARA TODOS OS PARTICIPANTES Ê MEDIDA DE EQUIDADE E SOLIDARIEDADE PRINCIPALMENTE PARA OS PARTICIPANTES DO ESTADo
DE SAO PAULO VITIMAS DE INCÊNDIOS
COM 45 CIDADES EM ESTADO DE
EMERGÊNCIA

O DE SAO PAULO ATINGIDOS POR INCÊNDIOS
COM 45 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA MUITOS PARTICIPANTES FORAM AFETADOS
ESTRADAS BLOQUEADAS ETC
ABRAÇOS

Anônimo disse...

E ainda tem colega fazendo aquela letrinha que todos conhecem..(...).

João. disse...

Espero que alguma entidade representativa dos aposentados dos fundos de pensões das estatais, ou mesmo, o MP ou a Defensoria Publica, ajuíze em tempo hábil, uma Ação Civil Pública, com pedido LIMINAR, para barrar mais essa aberração desse Governo. O fato já nos deu grandes prejuízos em seus governos anteriores, além de outros fundos de pensão estar amargando sérios prejuízos com descontos mensais nas aposentadorias de seus participantes.

Miro disse...

https://www.vgnoticias.com.br/vgnjur/stj-mantem-decisao-que-anulou-aposentadoria-de-r-20-mil-do-presidente-do-previvag/120204

Renato Sant Ana disse...

Notícia plantada. Cuidado ao acreditar em tudo que aparece.

Anônimo disse...

O colega, acima, tem toda razão, a diretoria da previ sempre responde com um NÃO PODE carimbado quando pedimos para suspender as parcelas do ES, das contribuições PREVI, ou para devolverem o BET que nos foi cortado. Por que ela não recorre a essa mesma resposta ou justificativa quando o governo decide meter a mão nos cofres do fundo? É por incompetência, covardia ou por sacanagem mesmo contra os aposentados endividados?!!!

Francisco disse...

Aqui nos comentários do próprio blog constaria alusão à medida protetiva de direitos acionada pela AFABB-BA.

Anônimo disse...

Pois é!
De 2008 a 2013 recebemos
+20% do BET suspenso 12 meses antes do Contratado.
-05% de Contribuição ETERNA para cobrir déficit …
Faca a conta do prejuízo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Dr. Medeiros.
Com sua costumeira permissão, encareço mandar publicar.

AAPPREVI ajuíza Ação Civil Pública – PASEP

A Assessoria Jurídica da AAPPREVI, percebendo a enxurrada de ajuizamento de ações individuais de revisão do PASEP nas 27 unidades da federação e, por isso, a ocorrência de decisões conflitantes, resolveu ajuizar uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA em face do Banco do Brasil. Trata-se de uma ACP que, mediante a qual, pretende buscar o pagamento de indenização aos participantes do PASEP, pelos seus danos materiais sofridos.
Essa Ação Civil Pública está tramitando numa das varas cíveis de Brasília.
Até que ocorra a manifestação do magistrado da Ação Civil Pública sobre a continuidade, ou não, dos processos individuais (novos e em tramitação), o Jurídico da AAPPREVI segue com o ajuizamento do pleito de cada associado.

Curitiba – PR, 26 de agosto de 2024

MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE
Presidente

ANTONIO AMÉRICO RAVACCI
Vice-Presidente Financeiro

ΛΛB - Advocacia Almeida Brito
JOSÉ TADEU DE ALMEIDA BRITO
Assessor Jurídico da AAPPREVI
Advogado – OAB-PR 32.492, OAB-DF 45.904 e OAB-RJ 185.032

Miro disse...

https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/lula-fundos-de-pensao-estatais-pac/

Miro disse...

Precisamos de atitudes proativas de nossas entidades representativas junto aos gestores do Fundo para esclarecimentos sobre os rumores de investimentos em debêntures/PAC.

Anônimo disse...

Melhor seria se você fosse correr atrás de tudo que desaparece…
BET BB 7,5bi, 12 parcelas do BET.

Anônimo disse...

Enquanto isso
A ANABB - Associação do BB informa que não patrocinarah a Revisão PASEP

Anônimo disse...

Caríssimo Medeiros, boa noite! E essa agora da Previ participar nas obras do PAC. Sabemos que há superfaturamento em todos os contratos. Há risco de nosso fundo ir pro " beleléu"?

Anônimo disse...

Rumores…?
É eufemismo.
Onde não tem ponto final
Tem Perda Total.

Anônimo disse...

DOUTOR MEDEIROS, OS NORDESTINOS SEMPRE FORAM CASTIGADOS PELAS SECAS, ENTRETANTO A PREVI NUNCA DEU BOLA PRÁ ISSO.
-POR QUE SÓ OS PROBLEMAS DOS GAÚCHOS SENSIBILIZARAM OS DIRETORES?
-POR QUE SUSPENDERAM AS PRESTAÇÕES DO ES SÓ PRÁ ELES? POR QUÊ?
O CHEFE MOR, LÁ EM BRASILIA, ESTÁ SABENDO QUE ELES ESTÃO DISCRIMINANDO OS NORDESTINOS?

João. disse...

Tá difícil de aceitar. Já distribuíram grande quantia para o BB e depois cortaram o nosso direito de receber o acordado e nos mandaram contribuir novamente, o que certamente vem onerando em muito nossas aposentarias, isso na hora em que mais precisamos de dinheiro para tratar da saúde. Agora vem mais essa do governo atual querer novamente nos incluir indevidamente no plano de aceleração do crescimento do País, como se tivessemos alguma coisa com isso. Adeus Bet, suspensão das contribuições, revisão de ES e demais distribuições de Superavit's. Esse mesmo governo já nos deu grande prejuízo e também nos demais Fundos.

Anônimo disse...

Não me levem a mal.
Mas um pouco de humor coube até nas Trincheiras do STJF.
Permita D.D., Ilustríssimo e Inoxidável Mestre.

O Fundo do Poço nunca esteve tão próximo.
É cômico o fato de associar a PAC do Esgoto Duro com “Aceleração do Crescimento”.
Ainda mais que, ao Norte do AM uma Civilização em extinção sequer tem comida, papel higiênico. Com certeza lá, Esgoto é um item de ultima necessidade.

Que M… superfaturar obras que serão enterradas é mole.
Ainda mais que não terá como saber o serviço foi bem feito.

Anônimo disse...

Perguntar não ofende
Poderia a AAPREVI
Ter feito a ACP a pedido do Banco do Brasil para represar o andamento das Acoes Individuais de Revisão do PASEP e assim obter Decisões PROTELATÓRIAS?

Estimo em
2.000.000 de Autores qualificados, com cálculos de 50k a 100k somando R$
10.000.000.000,00
a
20.000.000.000,00

gerundiobrasil disse...

Colegas a realidade nua e crua é que estamos sempre na borda do muro, um lado tem espinhos do outro pregos ponteagudos, vivemos numa escada tremulhante. Vejo que a solidariedade é bonita no papel, mas nossas instituições não tem mais o lado humano no trato com pessoas. Haja visto que faalam tanto da discriminação na Previ, porem para uns um peso para o resto a lei. Porque não dar um tratamento igualitário os que mais precisam?

Anônimo disse...

DR
EQUIDADE E SOLIDARIEDADE É O QUE SE ESPERA DA PREVI

SUSPENSAO PARCELAS DO ES E AUMENTO DO TETO AGORA EM SETEMBRO PARA TODOS OS PARTICIPANTES


ABRAÇOS

Anônimo disse...

Equidade e solidariedade vão me dar na hora de entrar no rateio. Isso sim.

Anônimo disse...

Nem devia comentar porque é caso perdido, A PREVI NUNCA VAI SUSPENDER AS PRESTAÇÕES DO EMPRESTIMO SIMPLES A NÃO SER QUE LULA MANDE.

Anônimo disse...

Infelizmente isso não vai poder acontecer, a Previ pouco ta se incomodando com isso.

Anônimo disse...

Sou nordestino estou passando por sérias dificuldades. Estou na mão de agiota e outras dívidas. Por qual motivo a Previ não suspende o Pato das parcelas do empréstimo.prefere jogar Dinheiro fora com o tal do PAC.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, O que o senhor acha da declaração de Elon Musk de que o Brasil não é seguro para investidores estrangeiros? Será que tal declaração poderia afetar danosamente a nossa economia?

Anônimo disse...

Concordo e sugiro que a PREVI possa tomar medidas e permitir 2 opções complementares, a critério do Assistido, escolher entre SUSPENSÃO ou RENOVAÇÃO do ES.
Inclusive 2 vezes ao ano em meses equidistantes aos CRÉDITOS do 13. em ABRIL e NOVEMBRO nos quais ô alívio financeiro é automático.
Elevação de Limite em
FEVEREIRO e AGOSTO ou
Suspensão de 2 parcelas trariam vantagens até para reorganizar pendências no CDC Funci BB e Cooperforte.
Convém o Mestte sugerir isso.
Postagens no site Previ encontram apenas respostas automáticas.

Anônimo disse...

Tem sido política recorrente da Previ, a alteração dos parâmetros do Empréstimo Simples 2 vezes no ano, ou seja, a cada semestre, o que tem acontecido, de fato, em maio e novembro de cada ano. Há, inclusive, vídeo institucional da Previ assegurando tais medidas, vídeo em que aparece o diretor de Seguridade da Previ. Novembro se aproxima, a despeito de todo sofrimento de muitos, Novembro se aproxima . Esperemos , acima de tudo, em Deus e depois nos diretores de boa vontade para que cumpram tal desidratado, o que, a bem da verdade , tem acontecido, para alívio de muitos assistidos e familiares , elevando o Teto do Empréstimo Simples , em pelo menos , mais 20.000,00

gerundiobrasil disse...

Colegas, infelizmente estamos numa situação crítica, aumentou os remedios, energia eletrica e os alimentos devido a condições climáticas devem ser elevado os preços, pois tem ainda a avidez dos empresários do setor, onde elevar os preços é somente um clique. Afinal estamos num beco sem saída, aumento de limite, sem margem não vai nos salvar. Só Deus pra nos proteger.

Anônimo disse...

Colegas, o problema não é a elevação do teto do ES, pelo menos prá mim não. O caso é o valor do troco que a PREVI agora disponibiliza, não chega nem a hum mil reais, R$ 1.000,00, bem menor, portanto do valor de 5 ou 6 mil reais que costumeiramente (há décadas) recebia a cada 6 meses de renovação. Já perguntei ao FALE CONOSCO. Disseram que minha margem só libera esse valor. Então insisto a perguntar: Por que diminuiu tanto? `E por que não avisaram?
Esses diretores da PREVI estão de brincadeira mesmo!!

Anônimo disse...

Grande texto!
Está parecendo um saudoso histórico das Partidas Extra-caixa de 1990, para acerto de Balancete da mais daudosa CREAI:
“Importe ref. transferência entre as contas acima para acerto do saldo credor da conta de Despesas cuja irregularidade não importa a quem possa importar”


Anônimo disse...

Desde ontem estou tentando renovar um empréstimo e não consigo, aparece a mensagem que está temporariamente indisponível.

Miro disse...

https://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/41786-lupi-encaminha-a-fazenda-proposta-para-substituir-4-994-e-4-963.html

Anônimo disse...

DR
AS QUEIMADAS GENERALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO CAUSARAM E
CONTINUAM CAUSANDO PREJUIZOS PARA A POPULAÇÃO NA SAUDE NA PERDA DE BENS NO AUMENTO DE PREÇOS .
A SUSPENSÃO DE PARCELAS E AUMENTO TETO DO ES SERÃO DE GRANDE AJUDA
ABRAÇOS

Anônimo disse...

Suspensao parcelas tudo bem, tem que aumentar a qde de parcelas nao o teto. Nao adianta aumentar o teto se nao tivermos MC.