MAS QUE “CHAT” CHATO

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tentei participar do chat com os diretores da PREVI. Minhas perguntas – nenhuma – não foram respondidas.  Foram devidamente anotadas para posterior encaminhamento de respostas. Não precisa mais. Queria os esclarecimentos agora para orientar meu voto. Quem sabe mudava do NÃO para o SIM. Amanhã cedo, quinta feira, dia 9, vou votar e por algum tempo não quero mais ouvir e nem falar em superavit. Já encheu. Tudo por culpa dos diretores da PREVI que armaram uma baita confusão numa coisa que poderia ser simples e objetiva, que já poderia estar resolvida satisfatoriamente e inclusive com os primeiros valores já creditados em nossa conta. Poderia ser uma festa de final de ano e está virando um pesadelo para muitos que não conseguem compreender o que aconteceu.

Deveria ser um acordo limitado tão somente  a este superavit, no valor de 15 bilhões, com uma parte para o BB e outra parte para nós. Valores bem definidos, 20% calculados sobre o benefício total, e não apenas sobre o complemento PREVI. Um 14° a título de abono pago imediatamente. Piso mínimo de R$ 500,00. Etc. Etc. Ressalvado que as entidades ao fazer o acordo não estavam reconhecendo para o futuro a resolução 26, cujas liminares estão suspensas, mas que está sub judice. Manifestação imediata do conselho deliberativo da PREVI a respeito, que já deveria ter acontecido.

Infelizmente, todos sabemos, não foi isso que aconteceu. Mas não vou voltar a repetir os erros e os equívocos do acordo. Outros já o fizeram com muita propriedade. Nada mais é preciso acrescentar.

O que chamo a atenção é para a mesquinhez do acordo. A diferença de palmo entre o da VALIA e o da PREVI. Agora há pouco no chat foi informado claramente que os vinte por cento não recaem sobre o 13°. Mas o que custava fazer os vinte por cento incidir sobre o 13°, gente. Por que a castração, por que a garfada ?  E´ tudo uma questão de critério de cálculo, não de justificativa para o cálculo. Não pode ser incluida a verba do INSS porque não gera superavit e a PREVI é mera repassadora. Ninguém afirma o contrário. Apenas as partes podem decidir soberanamente que o benefício temporário de vinte por cento será CALCULADO em cima desses valores. Quanta mesquinharia. Só posso entender essa atitude como sendo uma maldade, que vai recair sobre os colegas mais necessitados.

Outro aspecto é a explicação confusa e incoerente sobre quando irá acontecer o crédito das importâncias a que faremos jús. Após o plebiscito, aprovados os cinco ítens do memorando que serão colocados em votação, recém o superavit será apreciado e aprovado pela diretoria e conselho deliberativo da PREVI, depois pelo Banco do Brasil, novamente, depois pelos MInistérios da Fazenda e do Planejamento, para só então ser encaminhado para aprovação da PREVIC, e só depois é que serão liberados os valores para os pobres assistidos de nosso fundo de pensão. E ainda têm o desplante de afirmar que, se todos esses trâmites forem cumpridos, ainda poderá acontecer o pagamento dos benefícios temporários antes do dia 30 de dezembro. Meu Deus onde estás ?

Olhem, sou otimista, incorrigível, mas a votação vai encerrar em 15 de dezembro, tem o Natal no meio, acho quase impossível isso acontecer. Mas espero que os colegas aposentados e pensionistas não se esqueçam dessa afirmativa maldosa e cobrem se não acontecer. Cobrem bem dos diretores da PREVI, pois eles terão, sim, um Natal bem gordo, pois são muito, muito bem remunerados. Perguntem quanto eles ganham e que vantagens incorporam ou estão querendo incorporar em seus honorários. Vão cair do cavalo…

Depois da minha reclamação da interferência indevida do assessor da Previ e do erro contido no blog dos eleitos a respeito do apoio da AFABB – RS ao SIM, o blog saiu do ar. Ainda bem. Outra AFABB, a do Distrito Federal, também optou por não apoiar o SIM, nas condições em que foi feito o acordo.

O CHAT para mim foi chato e curto. Uma hora para debater um superavit dessas dimensões é praticamente um desaforo. Mas como bem disse um colega num comentário do blog, essa é a nossa PREVI.  O próximo passo é procurar mudá-la.

Depois do chat, ainda com mais convicção,

VOTO NÃO

DELENDA CARTHAGO

19 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Se fosse em situação normal, claro que todo esse trâmite levaria pelo menos 90 dias. Mas entendo que tudo já está até assinado, ou pronto para assinar, so dependendo de uma "dedada" no ENTER para realizar os créditos, que a esta altura já estão devidamente calculados.

ELIS disse...

Além de chato o Chat nada, ou quase nada crescentou ou esclareceu. Das 5 perguntas que ousei encaminhar NENHUMA foi respondida.
Não sei como passou a afirmação de um Participante: "... parecem perguntas combinadas".
Essa é a PREVI e Seus Cabeças.
Boa noite a Todos.

Anônimo disse...

Vejam o comunicado que a ADBB - Associação dos Demitidos do Banco do Brasil acaba de enviar aos associados:


COMUNICADO ADBB Nº 8

Srs. Associados,

1 - Tendo em vista a possibilidade do acordo entre a PREVI, funcionários da ativa e assistidos, com o patrocínio do Governo Brasileiro,na distribuição do Superávit do Plano 1;

2 - Por considerarmos que tal valor engloba verbas que nos pertencem por não termos recebido a integralidade das contribuições quando de nossas demissões abusivas;

Comunicamos que no dia 07/12/2010 entramos com pedido de MEDIDA CAUTELAR junto à CIDH, para a suspensão do acordo até o julgamento final de nossa Denúncia.

Ficamos no aguardo de uma posição da Comissão quanto ao nosso pedido.



José Heitor B. Paiva
Presidente

Anônimo disse...

TERÇA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2010

AAPPREVI - Declaração do voto NÃO!
Caros Colegas.

O NÃO é a opção escolhida pela Diretoria da AAPPREVI para declarar sua opção de voto na consulta que se inicia.

A enquete da AAPPREVI apresenta esmagadora preferência pelo voto NÃO. Faltando 10 horas para o encerramento, eis os números apurados:

NÃO = 645 votos (75%)
SIM = 212 votos (24%)

Como sempre acontece em vésperas de eleição nos órgãos afetos ao conjunto dos associados, a AAPPREVI direcionou consulta aos seus dirigentes de modo a colher a opinião de cada um antes de conhecerem as demais opiniões.

Aglutinados os indicativos individuais, o voto NÃO é o recomendado pela Associação, respeitadas opiniões em contrário guardadas por alguns associados.

Por oportuno, reafirmamos que a negação ao acordo deve-se ao fato de que o documento não condiz com a posição que recomendamos ser defendida por nossos representantes. Uma vez assinado por estes em obediência à redação imposta pelo patrocinador, levaram a efeito um autêntico ato de traição ao desvirtuar a orientação recebida. Tanto é que fizeram uso Indevido dos poderes investidos que, a despeito de se destinarem à preservação do patrimônio da PREVI, foram desviados para contribuir com a destruição paulatina das reservas garantidoras dos nossos benefícios de aposentadoria e pensões, com a transferência de particularíssimos poderes para espúrio aproveitamento por parte do patrocinador.

Enganada na boa fé, a AAPPREVI empenhou-se em desenvolver um trabalho incansável indicando o nome da Presidente Isa Musa de Noronha como a pessoa indicada a nos representar, à frente da FAABB, na defesa dos interesses dos participantes do PB1. Lamentavelmente não logramos êxito na apresentação de propostas para distribuição do superávit e, o que é pior, nossa indicada aderiu à condenável postura de favorecer o patrocinador, deixando órfãs as Associações de Aposentados e Pensionistas que nela confiaram.

Entendemos que a Presidente Isa Musa de Noronha deveria ter feito uso da firmeza de caráter em que nos fez acreditar, e não poderia, em hipótese alguma, ter assinado o abominável compromisso em nosso nome, pois não foi para isso que a levamos à mesa de negociações.

Em razão desses fatos, enfatizamos nosso propósito de recomendar o voto NÃO, ao tempo em que damos andamento aos preparativos para ingresso na justiça de uma Ação repudiando, negando e contestando a autoridade de que se investiu a senhora Isa Musa de Noronha para agir em proveito das suas convicções pessoais, abandonando o verdadeiro sentido da imposição à representatividade que lhe foi outorgada. Tanto ela quanto os demais assinantes da carta-doação serão levados às barras do Tribunal se não prevalecer o voto NÃO. E o acordo será contestado, pois não reconhecemos autoridade representativa nos que o firmaram na forma inscrita, em nome dos aposentados e pensionistas da PREVI.

A solução é votar NÃO!

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Medeiros, vamos pegar essa grana e depois entrar na justiça, numa luta desigual.

Anônimo disse...

Sr. Medeiros,

Esta afirmação de que ... "a PREVI é mera repassadora do INSS não procede, pelo menos no meu caso, uma vez que o INSS corrigiu as aposentadorias este ano em quase 10% e a PREVI repassou-me menos de 5%.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Removi aqui mesmo um comentário de minha autoria por ter um baita "MICO" em termos de concordância. Já o postei novamente com o acerto julgado cabível. Valeu?

Anônimo disse...

Colegas,
gostaram da resposta supimpa no chat de ontem, à pergunta :
-Se a LC 109 manda distribuir compulsóriamente a reserva especial após 3 anos, porque consultar os participantes?:

R)-"A Previ "valoriza"(sic) a opinião dos participantes...(rsrsrs) quá quác...

(Tudo que esta diretoria quer é protelar para além de 6 meses (setembro/2011, quiçá!)tais pagamentos e conseguir "doar" sempre METADE do nosso superavit ao BB... só isso, gente )

VOTAMOS NÃO! é óbvio que o BB não pode ficar com METADE do que é nosso.

Rubem Tiné disse...

Como o acordo-negociata, teve a participação, até, do Dignissímo Ministro do Planejamento e de diretores do BB, do chefão da PREVIC, e também é de interesse imediato do banco, por conta do balanço, acredito que tudo será aprovado em tempo recorde e caso o SIM, ganhe, e só ele ganhe, no dia 30 receberemos um adiantamento, para posterior acerto na folha de janeiro/2011, das 12 parcelas do reajuste. Por isto, e por necessidades, voto no SIM!

ÔXENTE TCHÊ - Delanda Carthago em tupi-guarani.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, concordo com o colega: Pegamos a grana e entramos na justiça!

MEDEIROS disse...

Rubem Tiné,

Oxalá, oxalá ! Espero que voce não se decepcione. Oxalá. Hoje aqui se festeja São Jorge. Saravá, meu pai !

wilson luiz disse...

PORQUE VOTO SIM

-voto SIM porque sou um dos 28.800 assistidos que não receberam um centavo sequer das distribuições de anos anteriores; pelo menos, desta vez, todos serão contemplados;

-voto SIM porque ninguém pode assegurar que a distribuição do superávit estará garantida mesmo que o não seja vencedor.O Banco do Brasil é imprevisível, basta ver o que aprontou nos últimos 3 anos. Ele pode alegar que negociou com as entidades representativas, que fecharam um acordo, que foi exigida a aprovação dos associados e que, já que os mesmos recusaram a proposta, eles não querem a distribuição de sua parte agora, mas que ele, Banco, utilizará sua metade de acordo com a Resolução 26; a partir daí, o patrocionador pode se fingir de morto por mais 3 anos, esperando novos superávits;

-voto SIM porque tenho medo de uma nova negociação. Lembro o que aconteceu em 2006 e 2007, onde fomos traídos pelos safados que se diziam "nossos representantes" que, primeiro, cederam ao Banco, suspendendo as contribuições, e depois deixaram de lado a mais justa das propostas, o aumento das pensões, se dedicando a aprovar benesses para os "amigos do rei", como o renda certa e o aumento do teto para 90%;

-voto SIM mesmo sabendo que não é o acordo ideal, mas que, apesar de tudo, desta vez contemplou a todos, deu algum alento aos que menos recebem e, queiram ou não, foi mais transparente que 2006 e 2007;

-voto SIM porque acredito que não estamos abrindo mão de nada, pois direitos previdenciários não podem ser transacionados, podendo se recorrer à Justiça a qualquer momento. Isto ocorre até com uma simples rescisão trabalhista; mesmo que seja assinado tudo que o empregador exija, as cláusulas ilegais são passíveis de contestação judicial;

-voto SIM, finalmente, porque tanto o PB1 como nós, os aposentados, estamos em extinção, todos na faixa etária de 50 a 104 anos; quantos, no jogo da vida, já não estariam com a placa de acréscimos levantada pelo Juiz Supremo?

Anônimo disse...

Colega, aqui comemoramos Imaculada Conceição! Olhe por nós!!!

Anônimo disse...

Somente uma pequena observaçäo a respeito de caso o SIM vencer:

Como um colega falou num outro blog,
valores creditados ainda em dezembro?

ora, com esta Previ atual, voces realmente acreditam em Papai Noel?
O deles ta garantido ha muito tempo, enquanto nós, o poväo de velhinhos, que esperem 2011 chegar...
Näo tem Peru na mesa, vai de franguinho mesmo...

Alcantara

Anônimo disse...

HELENO PINTO NOBRE; MATRIC. 3.984.740-3; A TODOS OS QUE SE POSICIONARAM COM O "NÃO" E A TODOS OS QUE TALVEZ ESTEJAM LENDO ESTAS INFORMAÇÕES QUE LEIAM; ANTES DE VOTAR NO SIM O QUE DIZ O COMUNICADO UNAP-BB COMUNICADO no.12 DE 03.DE DEZEWMBRO 2.010; ACABEI DE RECEBÊ-LO; 17:49 HORAS; 08.12.2010.

IREI EXPLICAR; EM 03.12.2010 REMETI UMA CORRESPONDÊNCIA; OU EMAIL; PEDINDO QUE OS COLEGAS DA UNAP=BB EXAMINASSEM UM DOCUMENTO EMITIDO PELA PREVI; QUE JUSTIFICAVA O . COMO JÁ APRENDI A NÃO MAIS CONFIAR TANTO NO BANCO COMO NA PREVI; SOLICITEI QUE RESPONDESSEM TODOS OS QUESITOS E HOJE RECEBI A RESPOSTA DOS MEUS INQUERIMENTOS. ESTOU PLENAMENTE ALEGRE E RECOMENDO NOVAMENTE A LEITURA ( POR FAVOR LEIAM QUE É ALGO DE NOSSO INTERESSE). ACESSEM A UNAP-BB E LEIAM O COMUNICADO nr. 12. ACHO QUE É MUITO MAIS ESCLARECEDOR QUE QUALQUER INFORMAÇÃO ADVINDO DOS CANALHAS E FALSÁRIOS; BB/PREVI QUE QUEREM NOS LUDIBRIAR. AGRADEÇO A ATENÇÃO DE TODOS
E NÃO ESQUEÇAM; VENHA O QUE VIER A APARTIR DE AMANHÃ ( 09.12.2010 ( ) PELO MENOS AQUELES QUE NOS POSSICIONAMOS A FAVOR DO NÂO; É NÃO ; É NÃO. É NÃO. COM MUITA GARRA E HONRA; NÃO ANÔNIMO; HELENO PINTO NOBRE; MATRÍCULA 3.984.740-3. SEM VERGONHA DE SER FELIZ; SABEM PORQUE; OS QUE VÃO VOTAR NO SIM SABEMOS PORQUE MOTIVO O FARÃO. MAS NÓS SEGUNDO O ENTENDIMENTO DE ALGUNS A "RALÉ"; E QUE NÃO ESTAMOS COM OS BOLSOS CHEIOS. NÃO DAREMOS A "ELES"; ALGUM SIM; SOMENTE O SIM DO NOSSO DESPREZO; AO VOTARMOS UM NÃO NÃO PROVISÓRIO MAS BEM DEFINITIVO. DEVEREMOS MOSTRAR PARA ELES QUE AINDA TEMOS CÉREBRO E VERGONHA NA CARA PARA LUTARMOS PELO QUE É DE NOSSO DIREITO; CERTO. VAMOS A
LUTA PELO NÃO E NÃO TEM CONVERSA. ATÉ MAIS. A BOLA ESTÁ PICANDO E NÃO VALE DAR BALÃO POR CIMA DA TRAVE. ATE MAIS. SEMPRE ALERTA.

José Carlos A. Ferrari disse...

Gostaria de perguntar a vocês, que vão votar Não a qualquer preço o seria de vocês sem o Banco do Brasil. Tal pergunta é feita por mim para lembrar um pouco de mim mesmo. Com 10 anos de idade fui engraxate para ajudar minha família que era paupérrima. Com 13 anos tive meu primeiro contrato de trabalho em minha carteira de trabalho de menor, como Office-boy.
Bem, com dezoito anos e já bilheteiro de cinema, em 1970 e cursando técnico em contabilidade, fui aprovado em concurso nacional para o Banco do Brasil.
Com 10 anos de BB fui gerente de agência e exerci tal cargo durante 17 anos até a minha aposentadoria em 1999 depois de ter passado por 8 agências em 5 estados.
Sempre contribuindo para a Previ e o Banco participando, primeiro com o dobro de minhas contribuições e depois com o mesmo valor.
Hoje estou aposentado e se não vivo uma vida tranqüila de aposentado, foi única e exclusivamente por minha culpa que não soube poupar. (Isso é outro assunto), mas o Banco me meu dignidade, respeito e por ele tenho uma profunda admiração. Que outra empresa investiria em alguém que mal tinha sapatos para calçar e que anos depois administraria uma de suas filiais?
Sempre me pergunto: Será que a Previ conseguiu esse enorme patrimônio somente com o dinheiro de nossas contribuições ou foi por ter investido tais valores muito melhor que nós próprios faríamos? Quem aplicou tudo isso e fez esse patrimônio se tornar o que é foram os eleitos por nós ou os indicados pelo BB?
Temos realmente o direito de contestar tudo o que fizeram pela Previ simplesmente porque não participamos de sua administração?
Será que a maioria que hoje é estilingue algum dia foi vidraça?
Respeito a opinião de todos que não concordam com as propostas, mas também, por favor, respeitem a minha.
Será que se lá estivéssemos faríamos melhor?
Um abraço e desculpe o desabafo.

José Carlos A. Ferrari
matr. 5.346.550-4

ernandez2008 disse...

Para Jose Carlos,

É por existirem pessoas com pensamentos iguais aos seus é que ela faz de nós gato e sapato. Eu tinha um contrato de trabalho com o banco. A Previ existia e eramos obrigados a contribui-la para tal fim. Paguei 30 anos. Portanto quero o que é meu a qualquer custo.

Por fim, venho a pensar é que voce está como dizem por aí "LISO E FEDENDO A PEIXE" pra vir aqui com uma convrsa dessas.

Tudo que é motivo que encontro entro com Ação Judicial contra o Banco ou a Previ. Quero o que é meu.

LEMBREM-SE QUE O BANCO E A PREVI NÃO TEM CORAÇÃO. ELES TÊM É "COFRE"

Se pudesse votaria 1000 vezes Não.

Anônimo disse...

No blog do Marcos consta idêntica mensagem e desdobramentos.