COSTUMES ANTIGOS RECORDADOS NO ANIVERSÁRIO DO CEL. MAURO

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Costumes antigos...Ah !  Que saudade !  Respeitar a palavra empenhada, o fio do bigode, venerar os mais velhos !
Acompanhando , às vezes estupefato essa novela da Previ, sinto saudades dos velhos tempos de outrora.
Ontem na festa do APOSENTADO da Abrapp não ocorreram protestos, ninguém colocou nariz de palhaço, para alívio dos dirigentes da Previ. Respeito essa decisão dos cariocas. Mas que eles levaram um susto, levaram. Choveu notas rasgando o pacto da mordaça. Essas notas em parte acalmaram os aposentados, apesar de pouco esclarecedoras, porque deram a certeza de que sai o crédito.
Contaram-me que na festa o blog foi o assunto mais comentado. Comentários desairosos dos conselheiros da Previ. De otimista, passei a terrorista social e outras coisas. Falem mal, mas falem.  O blog agradece. Vai de vento em popa de novo. Quase cem seguidores,
 Um conselheiro teria dito que o crédito sai até o dia 31 deste mes. Será ? Faz tempo que não consulto minha bola de cristal.  Não gostei da descrença. Então é sem bola. De onde menos se espera é daí que não sai nada mesmo, dizia o sábio marquês.Vamos ver.

                                                                         -o-o-o-

Mudando de assunto, felizmente, vou falar de um costume que não existe mais. Antigamente só era permitido andar de mão com uma moça se houvesse um namoro autorizado pelos pais. Sem namoro oficial, pegar na mão da moça em público era escândalo, especialmente lá na fronteira.  Os tempos mudaram e hoje a moda é "ficar", conforme todos sabem.

Foi uma festa bonita os 85 anos bem vividos do cel. Mauro Costa Rodrigues, carioca de nascimento e gaucho de adoção e coração.
Dia dos Reis Magos, seis de janeiro, na SABA, praia de Atlantida, no Rio Grande do Sul.

Casado com Terezinha Rodrigues de Freitas há mais de cinquenta anos, tres filhas, netos, agregados, parentes e amigos.

Terezinha é minha prima, filha de um irmão da minha vó. E´uma das jóias da família, pela beleza física e espiritual.Muito parecida com minha mãe Geni já falecida.
Presentes na festa do dia 6 familiares vindos do Rio e de Brasilia, davam um colorido especial, juntamente com os amigos gauchos e da turma da praia.
O Cel. Mauro teve presença marcante na educação. Secretário Geral do Ministério da Educação, Secretário de Educação do Governo do Rio Grande do Sul, idealizador do projeto Randon, na Amazonia, manteve projeto de educação na Africa, em Angola.
Mas para mim sua principal e mais difícil conquista aconteceu em Uruguaiana, minha terra natal, onde serviu  como tenente no início de sua exitosa carreira militar.
Foi lá em Uruguaiana que bebeu a famosa água do rio Uruguai e que conheceu os encantos da Terezinha.
Tempos de outrora, costumes antigos, diferentes de agora.
Minha avó materna, apelidada carinhosamente de Bibica, passava as tardes na sacada da casa, defronte à praça Barão do Rio Branco, cuidando tudo o que acontecia na rua e na praça.
Um dia flagrou a Terezinha e o Mauro passeando romanticamente de mãos dadas.
Imediatamente mandou um recado para o tio Beto, seu irmão e pai da Terezinha, narrando o escândalo. Afinal Mauro era um forasteiro assediando uma nativa e afrontando os bons costumes.
Tio Beto agiu rápido (AGIU, gente ) e Mauro, confrontado, apressou-se a explicar que suas intenções eram sérias e que estava apaixonado.
Pois, então, namorem em casa, disse tio Beto. Nada de demonstrações para os outros. Reservem as manifestações de carinho para voces. Lá na família era assim.
Pouco tempo levou para que Mauro pedisse a mão  de Terezinha e levasse todo o resto para toda a vida.
Certamente não se arrependeu, pois Terezinha é um doce delicado e aromático que fica mais saboroso com o passar do tempo. E mais linda também conforme a foto comprova.
Agora é rumar para os noventa anos do Mauro, com saúde, paz e felicidade.
Que a próxima festa seja tão alegre, bonita e agradável como foi esta dos oitenta e cinco anos.
PARABÉNS DO BLOG E DO PRIMO. VOCES MERECEM.

14 comentários:

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Nesses últimos dias fomos surpreendidos com notícias não muito boas relativas ao nosso “dindin” ainda em poder da Previ. Também de se notar negativamente aquela de ontem, 24.01, sobre a homenagem aos aposentados promovida pela Abrapp. Coisas de provocarem náuseas. Entretanto hoje pela manhã fiquei imensamente satisfeito. Ultimamente as decepções têm sido uma constante em nossas vidas. É por isso que gosto de dividir as alegrias com os meus amigos. A NAÇÃO pode assistir, pela televisão, a partida final da Taça São Paulo de Futebol Júnior, vencida pelo meu MENGÃO no dia em que se comemora o aniversário de São Paulo (SP). Flamengo 2 X Bahia 1. Parabéns a todos pelo bicampeonato (90 e 11), com destaque especial para o goleiro César, zagueiro Frauches, meio-campistas Luiz Felipe Muralha e Guilherme Negueba, além dos atacantes Lucas e Rafinha. Valeu Mengão.
E.T. – A emoção de mais um título é sempre muito gostosa e contagiante. Assim peço desculpas por ter fugido momentaneamente do foco do blog.

Anônimo disse...

Que credito nada em 31 de janeiro, colega Medeiros, ELES la da Previ continuam com seus dircursos de agilidade, ja estao todos desmascarados e desmoralizados, o negocio deles é somente receber o salario de maraja que ganham, o resto é só enrolaçao, duvido que antes de 20 do fecereiro venha alguma coisa, sao uns sacanas mesmo e fim de conversa.
Começo a ter vergonha de ser um aposentado do Banco do Brasil.

Marcos Freitas

Jóse Roberto Eiras Henriques disse...

Medeiros,
As frases abaixo constam do livro: Ideais Traídos de Sylvio Frota, narrando a mais grave crise dos governos militares. Façamos uma analogia com o que está acontecendo conosco nesse imbróglio da distribuição do superávit da Previ :
- “Não há fortaleza que resista a um burro carregado de dinheiro, assertiva histórica do rei Felipe ll, da Macedonia”, pg. 217;
- “Em tudo há um limite: a paciência que não se esgota transforma-se em subserviência e a confiança infinita converte-se em relaxamento.” pg.239;
- “Uma causa que é justa e digna não se oculta no anonimato nem se escuda na proteção oficial. Mas os homens são o que são e não o que desejamos que sejam”. pg. 263;
-“O político, educado para transgredir, no caminho do poder contemporiza, preferindo,ceder em parte a perderem todo”.pg. 269;
-“A eficiência não está vinculada à abastança, pelo contrário, prende-se mais à sobriedade. Não há que temer a simplicidade, porque não é sinônimo de indigência. A magnificência é saborosa mas debilita as resistências morais.”pg. 276;
-“Veleidades políticas e discussões bizantinas não podem e não devem conter o passo da justiça”. pg. 298;
-“As Leis são como teias de aranha; só seguram as mosquinhas. Os moscardos e os besouros atravessam-nas facilmente”. Pg. 299;
-“Não dúvidas de que a política, com suas artimanhas e manobras, muitas vezes de objetivos inconfessáveis, é arte para os iluminados”. Pg.318;
-“Os homens públicos que praticam ações político-administrativas condenáveis e têm consciência disto, temendo a repulsa da comunidade, procuram, no limite do possível, ocultá-las. Mas, se sua divulgação é inevitável, tentam justificá-las com alardeadoras manifestações de bons propósitos e de defesa de interesses imediatos da coletividade. É uma maneira ardilosa de agir, típica da conduta dos irresponsáveis, que bem define o administrador de falsa austeridade”. Pg.344;
-“O que desacredita, avilta e desonra, o que finalmente esboroa a probidade do homem, é o enriquecimento pelos caminhos tortuosos e escabrosos da corrupção em suas diferentes modalidades, que são muitas”. Pg.438;
-“O difícil para os homens de bem é admitir que, no circulo de seu relacionamento profissional ou de amizade, os outros não o sejam. Mas os homens não mudam, apenas revelam, nos dias penosos, o seu genuíno feitio moral”. Pg.459;
-“A lealdade, do meu ponto de vista, é virtude integral, porquanto não pode haver lealdade parcial. Ou há lealdade ou não há lealdade, esta é uma afirmação irrefutável”. Pg.521;
-“A Lei, sendo um instrumento de defesa da coletividade contra o individuo, se aplicada judiciosamente, é salutar; do contrário, revela-se discriminatória e injusta, suscita reações e desacredita o governo”. pg.592.
São José do Rio Preto - SP

Anônimo disse...

DE MINHA PARTE ESTÁ PERDOADO; PARABÉNS; NÃO PUDE ASSISTIR; DEVE TER SIDO UM JOGO EMOCIONANTE. EU ME LEMBRO QUE UMA VEZ EU VI O FLAMENGO JOGAR AQUI EM PELOTAS-RS CONTRA O "XAVANTE"; O BRASIL DE PELOTAS; CAMPEONATO BRASILEIRO. SE NÃO ME ENGANO VEIO FILLOL; LEANDRO; ACHO QUE MOZER; ADILIO; ACHO QUE O ZICO; OS COBRAS TODOS. E O MAIS INTERESSANTE O FLAMENGO PERDEU DE 02 A ZERO. O ESTÁDIO ESTAVA LOTADO ; GOLS; UM EU ME LEMBRO DE JUNIOR BRASILIA E SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA TINHA UM CENTRO-AVANTE AQUI DO XAVANTE QUE SE CHAMAVA BIRA E FEZ O 2o. GOL. FOI UMA FESTA;. IMAGINA GANHAR DO GLORIOSO MENGÃO AQUI NA CIDADE DE PELOTAS-RS.
SÃO BOAS LEMBRANÇAS QUE A GENTE NEM ESQUECE; E ATÉ NEM LEMBRO SE O TREINADOR NÃO ERA O FELIPÃO HOJE FAMOSO. OU ELE OU UM QUE FOI ZAGUEIRO FAMOSO; CUJO APELIDO ERA MICO. ESQUECI O NOME DELE; MAS ACHO QUE ERA O FELIPÃO. É BOM RELEMBRARMOS COISAS BOAS. JÁ ESTÁ COMEÇANDO BEM O MENGÃO ESTE ANO. PARABÉNS HÁ TODOS OS FLAMENGUISTAS. ACHO ATÉ QUE O FLAMENGO NEM TINHA GANHO; OU FOI UMA ÚNICA VEZ; AQUI HELENO PINTO NOBRE; MATRIC. 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO. VOLTANDO UM POUQUINHO PARA O BLOG. QUE MARAVILHA DE RELATO SOBRE O NAMORO DE ANTIGAMENTE. REALMENTE ERA MUITO MAIS SAUDÁVEL. UM FORTE ABRAÇÃO.

antonio americano disse...

Prezado Medeiros,
Esta mensagem tem caráter pessoal, não necessita de publicação.
Gostaria, se possível, receber o seu email, para que eu pudesse lhe encaminhar cópias de email que enviei à CAPEC/PREVI, bem como as respectivas respostas, bem como de correspondencia que enviei à PREVIC e a resposta recebida. Tudo versando sobre o reajuste diferenciado de nossas contribuições devidas à CAPEC,para os associados com mais de 56 anos.

Aguardo resposta

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES
Goiânia (GO)
antonioabborges@yahoo.com.br

Plínio Pinheiro disse...

Senhor doutor Medeiros. Imagine o senhor que, morando no Rio, fui à homenagem aos aposentados atendendo ao chamado para que fizéssemos um protesto. Saiba que não havia lá ninguém disposto a protestar coisa nenhuma. Só vi gente cercando o pessoal da Previ com o chapéu na mão perguntando que dia sai o crédito. Agora, no outro blog, cheio de gente raivosa e sem educação, estão até debochando porque eu lá fui para fazer coro com quem iria protestar. Não achei ninguém, fiquei na minha, afinal sou só um velho e iria passar por louco, já que todos lá estavam no beija mão. Nunca mais escreverei a sites. Imagine o senhor que as pessoas se escondem sob anonimato para me chamar de puxa saco. Sou de um tempo em que homem se apresentava de cara, sem medo, pronto para matar ou morrer. Tem hora que acho que merecemos mesmo todas as sacanagens que a Previ faz conosco. Somos uma turba, rancorosa e desunida e alguns que trabalharam no banco e hoje escrevem sob a escuridão do anonimato são covardes e pusilânimes.

MEDEIROS disse...

meu email jbmmedeiros@terra.com.br

Anônimo disse...

Prezado colega Plinio, eu infelizmente teria tambem ficado na minha, pois, com toda certeza, caso resolvesse colocar nariz de palhaço sozinho, com certeza seria mesmo um palhaço e quem sabe ate nao seria expulso do recinto.
Nao posso lhe criticar e, tambem teria feito a mesma pergunta ao Conselheiro da Previ.
Quem sabe diante do ato do dia do aposentado ele nao tenha sido tambem apenas otimista.

Flavio Botelho

Anônimo disse...

Manifestação em dependências do BB - dia 31/01 - 14h

Alguns colegas estão programando manifestações em frente às diversas dependências do BB, contra a apropriação, pelo Banco dos 50% dos supostos superávits. Vejam mais detalhes nas discussões do grupo

REDE-SOS@yahoo.grupos.com.br

Anônimo disse...

WANTUIL DIAS deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Representantes":

Eu funcionário aposentado do BB
sempre soube que propaganda falsa é CRIME, hoje aos meus 80 anos vejo que em eu sempre confiei nos traiu, e fico mais triste ainda que vejo que não está sendo punido!
Fizeram propaganda que ia-mos receber em 60x o superávit da Previ que iam creditar em nossa conta 12 prest. em Dezembro de 2010 e até hoje nada e o pior não estão fazendo nada!
Meu Deus o que será isto [não existe mais lei em nosso Brasil?]
Espero que os nossos superiores façam alguma coisa por nós!
WANTUIL

Fonte: AAPPREVI

Rubem Tiné disse...

Minha solidariedade ao Senhor Plínio Pinheiro, que agiu com decência e correção, não devendo se envergonhar do seu ato. Eu, no seu lugar, agiria da mesma forma, Parabéns.

Anônimo disse...

Ao nobre Dr Medeiros. Nós que nos acostumamos já a procurar em vosso blog notícias sérias, confiáveis e atuais, precisamos de uma certa regularidade. Peço-lhe que procure atualizar seu blog pelo menos duas vezes ao dia, quem sabe? Ao meio dia e às 18 horas. É frustrante aqui e chegar e nada encontrar de novo. Diferente de outros blogs e sites de colegas do BB, aqui não se lê baixarias, agressões fortuítas e exibição de vaidades pessoais. Mesmo que não existam fatos novos, coloque talvez uma mensagem: "Aviso aos Navegantes - Nada se avista ao Longe"

Anônimo disse...

Caro colega Medeiros, so para dizer ao amigo, que hoje fui ate a agencia para fazer um cdc renovacao, ja que no extrato aparece limite para tal transacao e infelizmente necessito deste valor para cobrir 3 cheques que dei para 30/01.
O meu gerente disse que apesar de ter credito disponivel para renovacao, nao tenho margem na parcela, enfim, fim da limha para mim meu colega, segunda dia 31, pela primeira vez na vida, vou ter cheques sem fundo por conta de acreditar no credito do superavit em janeiro.
Perdao por usar teu nobre blog como muro de lamentaçao.

Forte abraço Danilo Berger

Anônimo disse...

É, meu caro Jose Medeiros, tem muita gente do banco dizendo mesmo que o credito do superavit so depois do Carnaval, isto vai alem de especulaçao e eu confesso ao colega que tambem começo a preocupar-me, porque em fevereiro é a minha vez de levar chumbo, ja que tambem fiz contas baseado neste encantado credito inicial.
Ja voltou a estaca zero, pode dar outra zebra qualquer e voltar a mesa da Previ novamente, pois com estes gestores que erram "linhas" ou distorcem o sentido de uma palavra, tudo é possivel.
Este processo esta ficando um tanto enrolado e complicado.
Ja tem colegas encaçapados ate o pescoço por conta deste atraso, receio eu ser a bola da vez em fevereiro.

Abra;co Mauro Ottone