METAS PARA O ANO NOVO - VIDA

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Hoje a ZH publica um artigo de Clovis Malta intitulado "o aprendizado da paz".

Em determinado momento, o articulista diz o seguinte:  " A paz com a qual poderíamos nos comprometer hoje, no papel e no plano virtual, copiando para os outros dias do novo ano, é a buscada pelo diálogo, pelo respeito à diferença, pela aceitação da divergência, pela promoção da igualdade, pelo exercício da tolerância. E´ ver mais e se perceber no olhar do outro, é ter compaixão pelos que sofrem - mesmo de quem nos perturba ou incomoda - é ouvir, é tentar encontrar sempre uma brecha pela qual estabelecemos contato e podemos somar forças, num projeto de construção permanente. Mas é sobretudo educação - educação voltada para a paz".

Faço minhas essas palavras, complementando minha postagem de ontem sobre o compromisso com a paz.

Outra meta importante para o ano novo é com a VIDA.  E´  o nosso bem mais precioso e é pensando na vida que devemos cuidar de nossa saúde corporal e espiritual.  Um dos instrumentos a nosso alcance é a nossa combalida CASSI, que devemos procurar fortalecer.

O funcionalismo do BB tem um compromisso inarredável com a VIDA.  Ela está na  base de nossos princípios pois é em cima da expectativa de vida que construimos os alicerces do nosso fundo de pensão. Queremos uma PREVI sólida para garantia de nossos últimos anos de vida.

Assim sendo, para proteger e valorizar a vida, seria bom que assumíssemos alguns compromissos,objetivos e atuais como , por exemplo, com o trânsito, que está ceifando vidas e gerando invalidez em muita gente, que  está provocando um verdadeiro caos nas ruas e nas estradas entupidas de veículos, mal conduzidos, em alta velocidade, com motoristas muitas vezes embriagados.

O trânsito nos feriadões virou uma tragédia, famílias inteiras são vítimas desse antigo conforto que virou um pesadelo.

Lembro especialmente das motocicletas, dos motoqueiros entregadores de produtos, que zunem pelas ruas e provocam colisões.

Minha esposa foi vítima de um deles, entregador de tres garrafões de água, que colidiu com ela de frente, e, além de destruir a dianteira do automóvel, deu um salto mortal e , graças a Deus, só machucou o pé. Um verdadeiro milagre.  Mas na mesma hora, na praia onde estávamos, sete ocorrências houveram, uma delas trágica, todas com motos, correndo a alta velocidade para cumprir tarefas. Foi mais um dos sutos e dos avisos que a vida nos oferece e que, como dizia o Bãobão, FAZ PARTE DA VIDA.

Vamos todos colaborar para a melhoria do trânsito, cada um tem um papel nessa missão.

Quanto à vida, vamos celebra-la em 2011, da melhor maneira possível, procurando valorizar todos os momentos de alegria e de felicidade.  Vamos curtir uma música, um trinado dos pássaros, uma bela paisagem, um momento de amor e de paz.

Pagodinho canta "deixa a vida nos levar" e Chico Buarque afirma que cada um deve fazer a sua VIDA, deve conquistar seu espaço, deve defender seus direitos. E Maria Rita canta que vida é um grito de dor, é um sonho de amor, é uma manhã de verão, vida é um beijo e um carinho.

E´ isso aí e muito mais. Vamos agradecer a Deus pela vida que nos tem proporcionado e vamos pedir que nos ajude a melhorar e a novas conquistas, além das que conseguimos no ano passado, que finalmente estão chegando até nós, depois de percalços indesejados e dispensáveis.

Vamos acreditar na canção que a VIDA nos vai propiciar em 2011.

13 comentários:

Blog do vovô disse...

Platão, que foi discípulo de Sócrates, criou o Mito da Caverna para expressar a questão do conhecimento. Dentro de uma caverna viviam várias pessoas acorrentadas. Tinham como luminosidade o reflexo do sol na parede ao fundo, na qual eram refletidas as sombras de tudo que passava na entrada. Como nunca viram outra coisa, essas pessoas imaginavam que as sombras vistas eram a realidade. Que aconteceria, se um deles conseguisse sair da caverna? Primeiro, veria as coisas refletidas na parede como elas são realmente, descobrindo que, durante toda sua vida, havia visto apenas sombras de imagens. Depois, voltaria à caverna e contaria aos outros o que viu, tentando libertá-los. A maioria, porém, não acreditaria nele. Outros, quem sabe, poderiam ouvi-lo e também sairiam da caverna procurando conhecer a realidade.
trecho da obra de autoria de Cassionei Niches Petry

Anônimo disse...

O Doutor é notícia... O outro blog tem gente a defendê-lo e gente a atacá-lo.. Uma piada...

Anônimo disse...

Caro colega Medeiros, muita bom este seu ultimo texto, porem gostaria de adicionar tambem que a nossa Previ em 2011, possa nos tratar com o respeito que merecemos, valorizando realmente seus participantes, que deram suas vudas em prol do Banco do Brasil e agora säo tratados de maneira quase "indiferente". Que näo precisemos depender de fontes de terceiros para saber das informaçoes que buscamos, queremos mais transparencia, isto nao é pedir demais, mas sim um direito nosso.
Quanto ao credito do nosso superavit, realmente estao no limite para o pagamento, pois é sabido que estes orgaos governamentais sao todos vizinhos de "portas", näo existe motivo para atrasar esta aprovaçao por dias, isto vai mesmo pegar muito mal para os diretores da Previ, claro que o colega ja deva ter dito amigavelmente isto para eles.
Que rodem a folha e passem a regua e toda a magoa de muitos sera coisa do passado, näo queiram por razoes pessoaos ou de terceiros levarem adiante esta situaçäo, pois esta causando mal estar por toda parte.

Forte abraço Alcantara

Anônimo disse...

Prezado Dr.Medeiros, somente para dizer que näo consigo compreender o porque da demora em agilizar nosso credito para começarmos o Ano de bem com a vida e sem este stress, ja quem este acordo ja estava com toda a burocracia bem adiantada e em Brasilia sabemos que estes Orgaos sao vizinhos de Portas e Predios.
Nao sei mesmo porque tanta enrolaçao.
Se o senhor souber, tai uma coisa que tenho curiosidade em saber.
Para mim penso que ja estao extrapolando o limite...
Que rodem a folha suplementar e vamos seguir em frente...

Abraço Natanael

Anônimo disse...

Carissimo Medeiros, sinceramente diante deste teu tao belo texto de Ano Novo eu nem ia postar aqui neste espaço mais indagaçoes relacionadas com o tal credito do superavit, mas estou começando a decepcionar-me tambem com os dirigentes da Previ.
Agora esta noticiado que o Simulador de aposentadoria mostra benefícios incorporados, mas afinal Medeiros, perdäo se näo estou totalmente a par das informaçoes, somente quero entender do porque a Previ dá noticias que no minimo podemos interpretar que poderiam rodar a folha suplementar e que os calculos para isto ja estao prontos.
Acho que muitos já estäo como dizia meu avo, trocando as orelhas.
Tem algum motivo que impeça esta demora, se o acordo foi todo pre-aprovado, porque esta lentidao?

Meu abraço fraterno Hugo Peterson

MEDEIROS disse...

Eu entendo apenas o seguinte, por enquanto, na novela do pagamento do crédito do superavit: haviam caminhos burocráticos a seguir, fáceis de superar, e opiniões diversas entre os diretores da Previ e do BB a respeito da época do crédito. Os mais sensíveis às reivindicações dos necessitados, arrumaram uma folha referente a um adiantamento dos valores, já que não tem mais volta. Isso aconteceria ainda em dezembro. Folha pronta, data designada, milagre consumado, infelizmente deu para trás. Predominou a opinião dos que queriam o pagamento neste ano. Falta ainda a aprovação do Ministério da Fazenda e da PREVIC para se cumprir a burocracia. Realmente, a falta de uma informação segura é indesculpável e denota a filosofia pouco comunicativa do presidente Flores e demais dirigentes. Lá na PREVI está tudo pronto para rodar.Quasnto ao resto tm uma música de Jair Rodrigues "deixa que falem, eu não tou fazendo nada".

Anônimo disse...

Pois é, colega Medeiros, pior que a lentidäo do credito, é a falta de uma informaçao diferenciada sobre o assunto.
Ainda noticiam que os beneficios ja foram incorporados e os da ativa podem fazer a simulaçao, ora, vamos entao noticiar realmente as boas noticias para todos ou é preferivel ate o silencio.
Quanto a aprovacao destes 2 orgaos que faltam, sao vizinhos de porta, estes sim, sao mais acessiveis deles agilizar é so uma forcinha e pronto.
Näo vejo, assim como colega, toda esta magoa e frustaçao no ar com bons olhos, é lamentavel este clima em pleno Ano Novo, "Oxala" que a coisa se resolva quanto antes melhor, de preferencia que esta triste pagina possa ser virada ainda nesta semana.
Que os colegas da Previ agilizem um pouco mais para tudo voltar a normalidade.(entendam como quiserem)

Alcantara

Anônimo disse...

Olha não quero ser pessimista, mas acredito que esse valor não irá sair. Para sair algo vai ter que haver muita luta ainda. Bom eu acredito que se estivessem afim de pagar esse valor já teriam pago, essa enrolação esta clara do que se trata. Já tomaram calote de alguém ? oque o caloteiro faz não é igual a previ está fazendo, amanhã eu pago, tenho que receber de não sei quem dai eu pegando o dinheiro te dou... é isso , quando a previc aprovar te te pago.É assim ,estamos no dia 4 de janeiro ,todos de férias curtindo, depois vem carnaval. E se ninguém fizer nada , nada desse dinheiro pingar.

Anônimo disse...

Meu nobre colega Medeiros, acompanho seu blog ha um bom tempo, mas sempre sem expressar minha opiniäo.
Diante dos fatos, relacionados com o credito inicial deste superavit atrasado, posso estar enganado, mas parece-me que ate o colega näo deseja muito aprofundar-se no assunto credito, pois a Previ num todo tornou-se quase uma "caixa preta", a primeira vista também parece haver uma divisäo de opiniöes entre eles mesmos.
Sempre achei que seria pouco provavel o credito em dezembro, mas tinha o meu palpite para no maximo rodarem a folha suplementar nos primeiros dias de janeiro, infelizmente já näo tenho certeza disto, embora ainda confie no meu palpite.
Näo vou dizer o significado da seguinte frase, que é como vejo o assunto neste momento:
"A Previ esta começando a andar sob OVOS"

Qual a sua ideia colega Medeiros, sai o credito antes da fopag deste mes?

Paz e bem, Cesar Augusto Silva
Florianopolis SC

Anônimo disse...

SR. Dr. Medeiros

Tenho lido no seu blog suas opiniões, comentários dos colegas a respeito da destinação do superavits da PREVI. Quero, baseado em sua experência como advogado um esclarecimento: o patrimônio da PREVI é dos associados, que no caso são seus acionistas. Numa sociedade a voz soberana é da Assembleia, no caso da PREVI, os votos dos beneficiários aposentados e na ativa no BB. O Conselho Deliberativo referenda essa vontade e ponto final. Porque no caso da PREVI. apenas para prejudicar os já penados tem esse embroglio do DEST. MINIFAZ, PREVIC, Órgão que jamais deram um centavo e que tem importância capital quando se trata de beneficiar os legitimos donos. Se Diretoria Executiva. Conselho Deliberativo são simples decorações onerativas, qual a razão de suas existências?

Anônimo disse...

Colega Medeiros

Liguei na PREVI e a atendente Senhora PAULA,informa que a previ não fez e nem fará o credito até que a ultima instância se pronuncie,disse também que a matéria está no MINISTÉRIO DA FAZENDA,e neste ministério ainda não houve parecer.para ao final a previc dar a última palavras.
Liguei as 16:34 intão perguntei a nossa nobre atendente,como pode a PREVI sem ao certo saber se a PREVIC irá aprovar as medidas acordadas já implementou parte das propostas na folha de pagamento de Dezembro de 2010?
Ela simplesmente disse que esses benefícios não consumiram recursos do superavit e que por esta razão é que foram feitos acertos já na folha de Dezembro de 2010.

Perguntada sobre a possibilidade de creditarem na folha de janeiro a informação também foi negativa,disse que não há amparo legal para esta informação pois o orgão regulador não se pronunciou.

Medeiros pelos seus serviços prestados como ADVOGADO e também pelo fato de conhecer a legislação e de fazer parte de uma grande associação de aposentados e pensionistas já não esta na hora de alguém ou alguma entidade pressionar para que paguem esses 20% é lastimavel ver tantos colegas em má situação e sabendo que ele tem dinheiro a receber.

Um amigo me confidenciou que o gerente da conta dele fez uma pressão danada no mês de Dezembro para ele quitar os DÉBITOS QUE TINHA NO BANCO E QUE OS SEUS PROVENTOS NÃO FORAM CAPAZES DE QUITAR,foi muita humilhação Colega Medeiros,ele saber que tinha + de 10 mil reais para receber da previ e por causa de 680,00 o banco ficar pressionando esse pagamento.
Esta cada vez mais difícil o relacionamento dos aposentados e pensionistas que ganham proventos mais baixos com o banco do brasil,sem contar que eles estão cortando todas as linhas de crédito dos mesmo deixando eles sem saber como vão quitar as demais divídas como agua,luz,telefone e comer.

Tem que ser feito alguma coisa Doutor Medeiros e urgente !!!.

Anônimo disse...

BEM PELO QUE ESTOU VENDO; ESTÁ TODO MUNDO NERVOSO E IRRITADO COM ESTA ENROLAÇÃO. SOLICITEI ATRAVÉS DE EMAIL A PREVI QUE AO MENOS DESSEM UMA DATA; NEM QUE FOSSE ( FIZ UM EXAGERO ) 20.12.2011. CALMA NÃO SE ASSUSTEM; APENAS SUGERI. PEDI UMA RESPOSTA OBJETIVA; SEM EVASIVAS. O QUE ESTOU VENDO É QUE ESTÁ EXISTINDO AGRESSÕES ENTRE NÓS; O QUE NÃO É SAUDÁVEL PORQUE NÃO IRÁ A MEU VER RESOLVER O PROBLEMA. OS NOSSOS INIMIGOS SÃO OUTROS; NÃO ADIANTA FICARMOS NOS XINGANDO. NENHUM DE NÓS SABE O QUE ESTÁ REALMENTE SE PASSANDO. NÃO FIQUEMOS TENTANDO DESCOBRIR SEM, TER CONHECIMENTO DE CAUSA. QUEM SABE COMO TEMOS ACESSO A PREVI; FAZER COMO EU QUAL A DATA; ( ESTOU ESPERANDO ); ATÉ NEM ACHO QUE ELES POSSAM ME DAR UMA RESPOSTA DIRETA; SÃO TODOS UNS ENROLÕES; COMO JÁ SABEMOS.
UM DETALHE QUE ACHEI IMPORTANTE; TENHO VISTO QUE A MAIORIA XINGA MAS NÃO SE IDENTIFICA. NÃO ACHO CORRETO. PESSOAL VAMOS NOS IDENTIFICAR; QUAL O PROBLEMA; MUITOS DE NÓS NEM SE CONHECEM; MORAM EM LUGARES TOTALMENTE DIFERENTES. POR QUE O MOTIVO DE TER MEDO DE SE IDENFICAREM ? POR FAVOR COLEGAS VAMOS NOS IDENTIFICAR; NINGUEM VIRÁ EM NOSSAS CASAS NOS AGREDIR. TAMBÉM, LI QUE TALVEZ NÃO FOSSE EDITADA PELO RESPONSÁVEL PELO BLOG ( FOI UMA SUGESTÃO QUE LI ).; NÃO MINHA. ACHO QUE TODOS TEM O DIREITO DE EXPRESSAR SUAS IDÉIAS; MAS ACHO QUE AGRESSÕES PORQUE TU DISSE ISTO E NÃO ACONTECEU. ACHO QUE NÃO É POR AHI FICARMOS BRIGANDO OU XINGANDO ENTRE NÓS NÃO REALMENTE IRÁ RESOLVER O PROBLEMA; ELES TAMBÉM, DA MESMA MANEIRA QUE LEMOS; DEVEM LER E DAR RISADA; OLHA SÓ COMO ESTES VELHOS ESTÃO BRIGANDO PELA MERRECA QUE IRÃO RECEBER. POR FAVOR COLEGAS NÃO DEMOS MARGENS PARA QUE ELES POSSAM SE REGOZIJAR AS NOSSAS COSTAS; E NÃO TENHAMOS MEDO DE NOS IDENTIFICAR. FOI O QUE ME OCORREU FALAR; DUM JEITO OU DE OUTRO; ISTO NÃO FARÁ COM QUE RECEBAMOS MAIS CEDO OU MAIS TARDE. DESEJO MUITA SAÚDE PARA TODOS ; QUE NÃO DESISTAMOS DE DAR AS NOSSAS OPINIÕES; TENHAMOS VOTADO SIM OU NÃO. EU PREFIRO O NÃO E NÃO ME ARREPENDO.
DESDE O INICIO QUE DESCOBRI ESTES SITES; ESTOU FELIZ DE PODER ENCONTRAR COLEGAS QUE HÁ MUITO TEMPO NÃO FALAVA COM ELES; COMO O COLEGA
GILBERTO CARLOS STEFFEN QUE TRABALHAMOS; JUNTO COM SUA QUERIDA ESPÔSA ( TAMBÉM NOSSA COLEGA )- TETE) APELIDO DELA- CARINHOSO. FIZ BOAS AMIZADES COMO O COLEGA MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE. TODOS NÓS LUTAMOS POR UM IDEAL QUE NOS UNIU QUE FOI O BB. E ELE HOJE É GERIDO POR PESSOAS QUE PROVAVELMENTE NO TEMPO EM QUE ENTREI NELE NÃO PENSAVAM ASSIM;. A DESUMANIDADE É CADA VEZ MAIOR. AGRADEÇO O PRIVILÉGIO DE PODER ESTAR EM CONTACTO COM TODOS VOCÊS E UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS. ESTA É SIMPLESMNTE A MINHA VISÃO D AS COISAS. AQUI JAMAIS ANÔNIMO; HELENO PINTO NOBRE; MATRÍCULA 3.984.740-3 ; DESDE O DIA 06.06.1977; QUANDO FUI ADMITIDO EM TENENTE PORTELA-RS. UMA PEQUENA CIDADE NO INTERIOR OESTE DO RIO GRANDE DO SUL ; ONDE MOREI POR 04 ANOS; E ONDE NASCERAM DOIS DE MEUS FILHOS; A CAROLINA; JÁ COM 33 ANOS ( MÃE DO MEU NETO- JOÃO PEDRO O TERRIVEL ) E O DIOGO PINTO NOBRE . UM DOS MEUS 3 FILHOS ( HOMEM ) COM 32 ANOS. FORTE ABRAÇO ABRAÇO PARA TODOS. E AGUARDANDO GRANDES NOVIDADES.

Anônimo disse...

CARO MEDEIROS,
ACHO QUE ESSE SUPERAVIT SOH SAI DEPOIS DO CARNAVAL....
CASIMIRO - JOINVILLE(SC)