SERGIO ROSA E O SUPERAVIT - mudança de postura

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nunca tive tanto assunto para comentar e opinar.  Existem as sombras e as assombrações de maio.  Persistem os boatos envolvendo a misteriosa saida de Valmir Camilo do cargo de conselheiro deliberativo da ANABB. Falam que existe denúncia sendo apurada. Os emails que recebo a respeito se sucedem.  Querem saber o que está se passando. Quem informa ?

Tem cheiro de coisa podre no ar.  Tem gente que fala de escândalos. A presidenta diz que é coisa da oposição, que querem desestabilizar seu governo logo de início. Abra os olhos presidenta, abra os olhos antes que seja tarde. Olha a Ministra da Cultura que teve que devolver diárias. Apartamento de seis milhões e escritório de quase um milhão adquiridos pelo Palocci com produto de consultorias de impostos não é normal. Abra os olhos.

Nesse cenário conturbado os dirigentes do BB não estão nem aí e querem aumento de benefícios e de vantagens indiretas.  Massacram o funcionalismo, judiam dos aposentados e pensionistas, e querem se locupletar ainda mais a nossa custa. Incrível !

Muitos colegas chamam a atenção para a mudança na postura de muitos sindicalistas, que fora do poder reivindicavam uma coisa e dentro outra.

Olhem o que aconteceu com o Sergio Rosa, o todo poderoso ex-presidente da PREVI, transitoriamente em desgraça, desterrado para a BrasilPrev, onde tenta, desesperadamente, retornar a uma posição mais compatível com o seu status anterior. Queria ser o presidente da VALE, mas não levou. Almeja, na realidade, ser presidente do Banco do Brasil e fazer do Joilson o presidente da Previ, ou o novo diretor de seguridade, ano que vem, substituindo o Sasseron, e já estão trabalhando nesse sentido, detonando possíveis concorrentes e alicerçando alianças.

Pois  conforme matéria do Estado de São Paulo, reproduzida no clipping da ANABB de 25.02.2003, guardada nos meus arquivos implacáveis, se lê o seguinte: "Rosa, diretor da Previ na gestão anterior, eleito em 2000 pelos funcionários do banco, foi um dos principais adversários da aprovação de decisões de governo, como a incorporação ao balanço do BB de superavit obtidos pelo fundo".

Conforme Sergio Rosa, continua a notícia, "os recursos que estão aqui não são para gerar lucro, excedente, supérfluo, mas para garantir aposentadorias dignas".

Vejam só. Sergio Rosa falou isso no dia de sua posse como presidente, em fevereiro de 2003. Criticou o BB da época de FHC. Conforme o jornal "a cerimonia durou pouco mais de meia hora e, ao final, foi servida apenas água mineral aos convidados, como comprovação da política de austeridade da nova gestão".

E´ verdade.  Eu estava lá na condição de conselheiro fiscal titular da PREVI, com mandato até 2006.

Mas passaram-se sete anos desde a posse de Rosa e o que aconteceu ?  Em sua despedida deixou como herança para a PREVI um vultoso superavit de quarenta bilhões, do qual muito se orgulhava em seus editoriais na revista e nas apresentações dos resultados anuais. E as festividades na PREVI passaram a ter outra roupagem, não mais se restringindo a somente agua mineral.

Os honorários, as vantagens e os benefícios também sofreram mudanças expressivas. Foi lançado o beneficio especial de renda certa, que favoreceu alguns com mais de um milhão de reais. Não mais se publicou o valor do benefício mais alto. A transparencia ,sempre defendida por Sergio Rosa como parte da governança corporativa do fundo, foi para o espaço.

E o pior aconteceu. O patrocinador Banco do Brasil lançou em seu balancete do quarto trimestre de 2008 efeito positivo de R$ 5,32 bilhões, em decorrencia da resolução 26, que permitiu devolução do superavit aos patrocinadores.

Em seu balancete ao quarto trimestre de 2009 o banco voltou a contabilizar  superavit relativo ao plano 1 da Previ, desta vez declarando impacto positivo de 1,6 bilhão.

Sergio Rosa aceitou pacificamente esses lançamentos, contra os quais se insurgia outrora, antes de ser presidente da PREVI.  Não contestou e nada fez para reverter.

Parte dessa história está contada na revista Investidor Institucional de fevereiro de 2010, que especulava sobre o destino de Sergio Rosa. Na capa se lê: " Superavit como herança. A três meses de deixar a presidência do maior fundo de pensão do país, Sergio Rosa administra um superavit próximo a R$ 40 bilhões que é disputado pela patrocinadora e participantes."

Ora, que é disputado ! A revista devia escrever que é dos participantes, superavit que pertence aos participantes.

Portanto, quem te viu e quem te vê Sergio Rosa.

Só existe uma maneira de obter a fidelidade a princípios e regras.  Manter uma eterna vigilância sobre os gestores dos fundos de pensão.  Mobilização permanente.

Agora é a hora de fazer valer o nosso poder e a nossa força.  A HORA DE MOSTRAR QUE SABEMOS E QUE PODEMOS.

DELENDA CARTHAGO - CONTRA A MUDANÇA DE POSTURAS E DE HUMORES, CONTRA A FALTA DE PUDOR, CONTRA O ESCÁRNIO AOS QUE PERCEBEM BAIXOS BENEFÍCIOS DA PREVI, PROTESTE.  FAÇA A ADESÃO AO PROTESTO JUDICIAL. E´ HORA DE SER CORAJOSO E ATUANTE.

26 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
O senhor que é tão bem relacionado , não poderia aí no Rio Grande contatar a imprensa? jornal zero hora? acho que todos devem tentar fazer o mesmo em seus estados. Não há de ser um artigo aqui ou ali que vá fazer essa corja parar. Temos que invadir os meios de comunicação.
Concordo com o anônimo que o salarião talvez ainda não tenha se concretizado, e a consulta é oara alertar, mas que eles tem esta intenção, ah, isso tem.
Vamos pará-los já.

HELENO PINTO NOBRE disse...

É LASTIMÁVEL O SENHOR SERGIO ROSA; QUE COM CERTEZA FAZ PARTE DA GUANGUE MAFIOSA. TALVEZ QUEIRA VOLTAR PARA SUGAR O QUE JÁ MAMOU DURANTE ANOS. QUEREM ACABAR COM O LEITE, E MATAR A VACA; COM CERTEZA; SÃO NA REALIDADE PREDADORES SEM MORAL; BOTANDO A MÃO NA POUPANÇA DOS VELHINHOS.

SERÁ QUE O PESSOAL QUE ESTÁ NA ATIVA ESTÁ TOMANDO CONHECIMENTO DE TODA ESTA ARTIMANHA URDIDA POR ESTES VÂNDALOS.? E PERGUNTO QUEM PODERÁ SEGURÁ-LOS. ?

ELES SÃO TÃO PODEROSOS ASSIM A TAL PONTO DE FAZEREM O QUE ESTÃO FAZENDO E NINGUÉM CONSEGUE
INTERPOR-SE A VONTADE E SANHA DESTES CANALHAS ?

ALÉM DE NOS UNIRMOS; O QUE EU ACHO MUITO DIFÍCIL; A VELHARADA QUE GANHA BEM NÃO TÁ NEM AHI; ATÉ QUE A AGUÁ DA ENCHENTE CHEGUE NO PESCOÇO DELES .!

QUEM PODERÁ NOS PRESERVAR; PERGUNTO EU ?

PORQUE OS CANALHAS VIERAM PARA ACABAR COM AQUILO DO QUAL SEMPRE ODIARAM ( OS FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS DO BB); AO QUAL ELES SEMPRE TIVERAM ÓDIO E AMBIÇÃO DE ACABAR. !

E O MALDIDO PT AGORA VAI TENTAR COM CERTEZA FAZER; POIS ESTÃO MANDANDO E MOSTRANDO PARA QUE VIERAM A ASSUMIR O PODER.

O PODER QUE ALCANÇARAM SERÁ ARRAZADOR. ESTOU TEMENDO POR NOSSA SORTE.

E NÃO ADIANTA APENAS ENVIAR EMAILS; PORQUE ELES DEVEM ESTAR LENDO E DANDO RISADA DE NOSSO SOFRIMENTO.
HPN; MATRIC. 3984740-3; SOFRENDO E REVOLTADO SEM PODER FAZER NADA; ALÉM DE BERRAR.
E AGORA ?

Carlos Norberto Kasper disse...

Caro Medeiros,

Tens reiteradamente escrito, ao final de seus textos, de que é ora de ser corajoso e aderir ao protesto judicial. Pergunto: é necessário ter coragem para participar do protesto ? Porque ?
A propósito, já recebeste minha adesão. Não tenho notícias.

Carlos Norberto Kasper - Arroio do Meio-RS-

Anônimo disse...

Colegas, alguém sabe se a PREVIC respondeu ao Procurador da Repúlica a interpelação a respeito da Resolução 26 ? O prazo estipulado era 15-05-2011.
Luis Eustáquio - Araxá

magyfilho disse...

Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.

Gente, não vamos permitir que isso aconteça. Nosso tempo é curto. Vamos aderir ao protesto do Dr. Medeiros enquanto outras medidas estão sendo tomadas.

Anônimo disse...

E por que cargas d’água o bravo doutor Medeiros foi lembrar logo de Sergio Rosa? Aquele sindicalista de meia tigela que sempre fingiu ser oposição, mas apoiou a intervenção na Previ, mandou e desmandou na PREVI quando o Lula foi eleito e botou a pentelhada toda no Governo? Uns traíras desses quando cai, perde prestígio, a gente deve é ajudar a jogar mais pás de cal pra ver se derrete logo. Sérgio Rosa, Berzoini, Gushiken, Toninho Nogueirol, Arlido Magno, Alexandre Gabiru, Erik Pearson, etc., são cartas fora do baralho mas que venderam nossa Previ para o PT, usaram a Previ para eleger Lula, Dilma, etc. E todos eles são ex-sindicalistas que ficaram a vida inteira sem trabalhar no banco, a disposição dos Sindicatos, berrando Fora Collor e Fora FHC. Quando Lula foi eleito ganharam cargos no Governo, na Previ, na Cassi e passaram a trair os trabalhadores.

luiz andres disse...

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/05/12/quem-convidou-daniel-dantas-para-voltar-ao-planalto/

ai tem mais uma ponta do iceberg. Parece que o demo ta de volta.

Charles Donald Zink disse...

Sr. Medeiros
Parabéns pelo post.
Como se observa do post, a memória escrita é uma componente histórica indelével.
Some-se a essas observações, a consulta formulada pelo conselheiro William Bento à PREVIC, disponibilizada hoje no site da ANABB.
As respostas oficiais para todas essas colocações poderão ser surpreendentes. Talvez até criativas e inovadoras.
O tempo dirá. Espero sinceramente que, então, não seja tarde demais.

A_OLIVAES@HOTMAIL.COM disse...

Quarta-feira, 18/05/2011 - 17h02m
ANABB faz consulta à Previc sobre teto de contribuição na PREVI

Pedro Borges disse...

É Dr. Medeiros, há algo de podre no reino. Nos meus quase 70 anos nunca percebi tantas falhas em nossa classe política, nem existem mais líderes e os que se apresentam só nos dão decepção. Pobre país eternamente do futuro. Acreditei um dia que um governo de trabalhadores seria benéfico para a classe, mas só vejo interesses pessoais,ideologia e patriotismo zero. Que fazer? Na justiça não acredito, o legislativo é uma saco de gatos. Só DEUS pode sanar tantas injustiças. Vamos rezar, votar não resolve.

Anônimo disse...

parabens pela materia Medeiros
quanto ao protesto judicial, ja tem previsão quando começará a dar entrada no judiciário?

Anônimo disse...

Dr medeiros,
Como saber se voces receberam a minha procuração com o correio no estado em que está? eu não confio. Haveria uma maneira da Elizabeth da Afaab-rs, nos mandar um e.mail acusando recebimento?
Claudia

Anônimo disse...

sr.medeiros

Confesso que ADMIRO seu jeito de ser positivo e de SUA/nossa luta.
Porém, o sr. poderia ser mais transparente explicando a DESTINAÇÃO dos honorários do propalado Protesto Judicial, ahi incluíndo, se houver, sua parte que acho DEVIDAMENTE JUSTA.
Claro que em valores aproximados...se impossível...diga..
SIMPLES ASSIM...
CONFIO EM VOCÊ.

Juarez Barbosa disse...

Prezado Dr. Medeiros

Peço, se possível, publicar em seu Blog carta enviada a Sra. Isa Musa de Noronha.


Prezada Senhora Isa Musa de Noronha
MD Presidente da FAABB

Reunião FAABB com Associadas em Xerém

Tenho a convicção de que todos os ativistas de nosso Movimento já perceberam a gravidade dos últimos acontecimentos chegados ao nosso conhecimento. Portanto, urge de nossa parte efetivas e alvoroçadas providências, por parte de nossos representantes leais e legais.

Nesta reunião que a FAABB promoverá em Xerém, registro minha opinião que a Sra. deveria não só convidar, mas também pressionar de alguma forma, os Diretores e Conselheiros da PREVI eleitos por nós a participarem deste evento.

Como justificativa a esta participação, penso eu que é necessário que tais eleitos comecem a trabalhar efetivamente em prol daqueles que realmente representam, no que se refere a nos subsidiar com informações valiosas obtidas de dentro da administração da PREVI, quais sejam sobre o pagamento de aposentadorias e pensões, estudos atuariais detalhados existentes, movimentação do Patrocinador contrária a nossos interesses, etc... .

Igualmente interessante seria o convite a AAPBB, que possui em seus quadros excelentes companheiros de luta, que muito poderiam contribuir com seus conhecimentos e sugestões de rumos a serem tomados por nosso Movimento.

Dentre os temas propostos para debate, sugiro os seguintes:

1. Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN;

2. Tramitação do PDC 9/2011 pelas Comissões da Câmara dos Deputados – seria interessante conseguir do Deputado Eduardo Sciarra que ele solicitasse durante os trabalhos das Comissões analisadoras de seu PDC, a convocação de “Audiências Públicas”, com o intuito de levarmos à participação direta nestas Comissões, de ícones de nosso Movimento tal qual o perspicaz Sr. Ruy Britto, nos mesmos moldes que aconteceram durante à análise do caso AERUS em recente Comissão do Senado Federal. Isto é possível, pelo que é facilmente depreendido no enunciado abaixo destacado;

“Audiência Pública - Cada Comissão, na Câmara ou Senado, pode realizar reunião de audiência pública com entidade da sociedade civil para instruir matéria legislativa em trâmite, bem como para tratar de assuntos de interesse público relevante, atinentes à sua área de atuação, mediante proposta de qualquer membro ou a pedido de entidade interessada.”

3. Busca de efetivo acompanhamento do pedido de informações à PREVIC solicitado pelo Ministério Público Federal – Seção RJ, através do Dr. Gustavo Magno Goskes Briggs de Albuquerque (providência que seria de responsabilidade da AAPBB, que promoveu a representação junto a este MPF e, portanto, parte interessada em seu andamento);

4. Acionamento das Corregedorias dos Tribunais por onde andam “engavetados” nossos processos, aguardando as decisões dos Juízes, com ofícios que reclamem e demonstrem claramente nossa indignação com tal demora do proferimento das sentenças;

5. Estratégias de negociação com o Patrocinador/Governo, em face de suas atuais posturas.

Estes são os meus pensamentos e sugestões de momento, e que levo à sua reflexão, salvo seu melhor juízo.

Cordiais Saudações e minha torcida para que tal evento seja um sucesso.

Juarez Barbosa

ernandez2008 disse...

Medeiros,

O ninho de ratos é preocupante. O que não compreendo é que noticias tão importantes, apenas circulam em nosso meio, isto é nos "blogs".

Porque não mostrar ao mundo tudo isso que acontece. Encontrar alguma maneira para que tantos descalabros cheguem ao grande público através dos veiculos de comunicação em massa. É chegada a hora. Não acho mais possível esperar. Precisamos encontrar uma saida para isso. Bem que falei anteriormente. Passado a febre do "superavit", a grande maioria iria calar. A mobilização se tornaria enfadonha para muitos de nós se dando por satisfeitos com os míseros 20% mensais e deixar a coisa rolar por ai.

Vamos reerguer a bandeira da mobilização. Precisamos despertar novamente o poder que temos. Encontremos ânimos para a volta triunfal da mobilização para que não permitamos que esses algozes devoram uma vez mais aquilo que foi construído com duras penas ao longo de anos tenebrosos que enfrentamos no decorrer de nossa passagem pela tão sofrida vida bancária, no enfrentamento de diversas dificuldades que muitos como eu enfrentaram Brasil afora, buscando a sobrevivência no pressuposto de engrandecimento de nosso tão combalido BRASIL.

Anônimo disse...

Colega Medeiros,

Não foi só o Sérgio Rosa que mudou de postura ao chegar ao Poder. Temos outros tristes exemplos, como o SASSERON, o VALMIR, etc....e principalmente o PT.

HELIO CASTELO DE SOUZA disse...

CARO DR. MEDEIROS.ESTOU ABRINDO UM PARENTESE NO TEMA APRESENTADO, PARA
COMUNICAR QUE TRANSFERI PARA SUA CONTA A IMPORTÂNCIA DE R$ 150,00 PARA
SALVALGUARDAR OS DIREITOS SOB O VALOR QUE O BANCO DO BRASIL ESTÁ SISTEMATICAMENTE USURPANDO DAS RESERVAS DA PREVI(NOSSA).JÁ HAVIA ENCAMINHADO, VIA CORREIO A PROCURAÇÃO(15/05)PARA A
AFABB(PORTO ALEGRE-RS). NÃO PRECISA PUBLICAR O COMENTÁRIO, SÓ GOSTARIA QUE ACUSASEM O RECEBIMENTO(PROCURAÇÃO).
CONTATO,MEU EMAIL:heliocastelo@oi.com.br
TELEFONES:47 3264.11.01 E 9979.4929
DESCULPE USAR ESTE ESPAÇO TÃO IMPORTANTE, PARA RESOLVER SITUAÇÕES PARTICULARES. UM GRANDE ABRAÇO.

Luis-BH disse...

Dr Medeiros,

Dê notícias!

Anônimo disse...

QUE POBREZA !!
TÁ CAINDO A MÁSCARA DAS ASSOCIAÇÕES!!
DESFILIAÇÃO JÁ E URGENTE.

Roberto-SC

Anônimo disse...

CHACAL...
Transcrito de um grande jornal aqui
de MINAS.
A Justiça INGLESA condenou na sexta
feira ex-ministro do Meio Ambiente
do país a 16 meses de prisão.Ele te
ria pedido a devolução de hipotecas
que já tinham sido pagas. Ao todo,
o ex-ministro recebeu R$79.000,00
irregularmente. Segundo o juiz,hou-
ve QUEBRA DE CONFIANÇA com aqueles
que foram eleitos para GOVERNAR.
BEM FEITO PARA ELE. QUEM MANDA ELE NÂO VIVER NO BRASIL.
Em tempo: Qualquer semelhança com o
caso PALOCCI, aliás o último de mui
tos que se sucedem, é mera coinci-
ência.

Anônimo disse...

Colega Medeiros, posso enviar o cheque com data de 20.06.2011. Responda-me urgente, para que ainda possa enviar a procura~ção, hoje, 23.05.2011.

Elizabeth disse...

Prezada Senhora Cláudia (comentário das 16h10 do dia 20),
Não identifiquei seu sobrenome, mas se for Oliveira, recebemos sua documentação.
Qualquer dúvida, estou à disposição pelo e-mail afaoab@terra.com.br.
Atenciosamente,
Elizabeth

Elizabeth disse...

Prezado Senhor Anônimo das 7h19min,
É possível mandar cheque para 20 de junho.
Atenciosamente,
Elizabeth

Paulo Beno Goellner disse...

Ola Elizabeth,
remetemos ontem e-mail com os comprovantes dos pagamentos efetuados (R$100,01 + R$ 100,02) em 25 de abril e nosso saldo R$ 100,03 ontem, 23 de maio), totalizando R$ 300,00 ref. nossos 2 protestos judiciais.

(os centavos 01,02 e 03 serviram para indicar as respectivas 3 parcelas).
Obrigado
Paulo Beno e Leda Regina Goellner
Carazinho (RS)

MEDEIROS disse...

Estou viajando. Segunda feira darei notìcias e voltarei ao batente.

Anônimo disse...

CHACAL...

Já aderi ao seu protesto. Mas dirtiei de todo coração: como bom
MINEIRO vou começar minha revolu
ção. Serei canditado a Vereador e
será o primeiro passo de uma gran
de caminhada. Vou me eleger. fica
com DEUS.
Um abraço a todos.
MURILO CHACAL HALLAK
São Joao del Rei-MG