A BOLSA OU A VIDA ?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A bolsa de valores é a nossa vida.  Nós, os aposentados e pensionistas do BB, dependemos da bolsa para viver.  Afinal, 70% dos recursos da PREVI estão aplicados em renda variável.

Em cálculo primário, tomando como base ativos da PREVI de 150 bilhões, teríamos cerca de 100 bilhões aplicados em ações, no princípio do ano, por ocasião do fechamento do exercício de 2010.

Como a bolsa perdeu este ano 12% até agora isso significa que nossas aplicações baixaram 12 bilhões e em vez de 100 temos agora 88 bilhões em renda variável.

Também significa que o superávit existente em reserva especial de cerca de 4 bilhões já foi para o brejo, se evaporou.

Os dados contábeis da Previ não são fornecidos como antes e fica difícil hoje um acompanhamento para termos uma análise mais exata, mas o retrato é mais ou menos esse.

O que vai ser de nós se a bolsa continuar em queda ?  E o nosso superávit ?  São perguntas que me fazem com frequencia.

Primeiro é preciso dizer que o portifólio da Previ está equivocado. Em vez de 70% deveria ter em renda variável no máximo 50%.  Escolheu um modelo de alto risco para o nosso plano. Alguns até acham que houve imprevidencia ou imprudencia.  Se tal, os gestores terão que responder.Quando conselheiro fiscal registrei minha preocupação com essa circunstância e aconselhei que não fosse ultrapassado 50%.

Segundo, já era esperada essa queda da bolsa neste ano e no próximo, em virtude de diversos fatores, entre os quais uma bolha de crédito e uma bolha imob iliária.  Além disso algumas economias de paises europeus estão em crise, além dos EEUU. Também por causa do chamado efeito W.

Em janeiro a bolsa estava a 70.000 pontos, hoje está abaixo de 60.000.  Os otimistas previam que a bolsa ia para 85.000.  Os pessimistas que vai até 55.000. 

De minha parte achei que 70.000 era um índice bom para vender.  Vendi tudo.  Quando o índice chegou a 72.000 gozaram comigo. Cadê a minha bola de cristal ?  Para comprar me fixei em 50.000. Talvez em 52000.

A Previ tem que administrar a sua carteira. O que tem assustado é que em vez de vender e aumentar sua posição em renda fixa, a PREVI tem, ao contrário, aumentado sua posição acionária para atender exigencias governamentais ou do BB. Um contrasenso.

DELENDA CARTHAGO - OLHO NA BOLSA, OLHA O LADRÃO !

27 comentários:

HELENO PINTO NOBRE disse...

É BOM SABER DESTAS INFORMAÇÕES; E EM VEZ DE ELES COLOCAREM UM MONTE DE BABOSEIRAS NO SITE DA PREVI; QUE EXPLICASSEM O QUE ESTÁS EXPLICANDO PARA NÓS QUE NÃO SABEMOS QUASE NADA DO QUE OCORRE LÁ DENTRO.

SABEMOS QUE O TAL COSTA DO SAUÍPE JÁ DEU UM TREMENDO PREJUÍZO PARA A PREVI; MAS MESMO ASSIM ELES CONTINUAM MANTENDO ESTA PORCARIA E TOME PREJUÍZO. HÁ POUCO TEMPO LI EM OUTRO BLOG QUE HAVERIA UMA POSSIBILIDADE DE CADA UM DE NÓS AINDA DESPENDER MAIS UM TANTO DE RECURSOS PARA QUE ELE FOSSE RECUPERADO COM NOSSOS RECURSOS; E LEMBRO QUE NA ÉPOCA QUE FOI DIVULGADO ESTE PLANO MIRABOLANTE; EU QUE NÃO ENTENDO NADA ME POSSICIONEI CONTRA. E NÃO VI FALAREM MAIS NADA.
É COMO DIZEM A ADMINISTRAÇÃO DA PREVI É UMA VERDADEIRA CAIXA PRETA.
SERÁ QUE NÃO EXISTE UM CONSELHO PARA ADMINISTRAR ESTE MONSTRENGO ? QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS ? SERÁ QUE ISTO VAI QUE NEM UMA NAU SEM RUMO ? DAQUI UNS DIAS VAI DAR DE CARA NOS ARRECIFES; E NÓS VAMOS AFUNDAR JUNTOS.

QUE BRINCADEIRA DE MAU GOSTO; COMO FICA TUDO ISTO ? VAMOS MORRER NA PRAIA TENDO QUE VIVER DAQUILO QUE O INSS NOS PAGA ? VAI SER TERRÍVEL ESTA SITUAÇÃO. ACHO QUE MUITA GENTE VAI MORRER DO CORAÇÃO.! QUE TRISTE PERSPECTIVA. E NÃO TEM SIDO POR FALTA DE AVISO QUE AS COISAS VEM SE DETERIORANDO. ADEUS SUPERÁVITs.

ESTOU ANTEVENDO UMA GRANDE NUVEM MUITO ESCURA NO HORIZONTE E TOMARA QUE ISTO NÃO SE CUMPRA. EU NÃO SUPORTARIA TER QUE VOLTAR A CAMELEAR; NEM TENHO MAIS VONTADE DE TRABALHAR POIS TRABALHEI 35 ANOS DESDE OS 18 ANOS E NEM TEM MERCADO. HOJE ATÉ PARA QUEM É JOVEM NÃO ESTÁ FÁCIL IMAGINA PARA OS VELHOS QUE NEM EU VOLTAR A TRABALHAR ?

HPN ; MATRIC. 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO. QUE COISA HORROROSA .! NÃO GOSTARIA QUE ISTO VIESSE A ACONTECER EM MINHA VIDA. E NEM IMAGINAVA QUE TAL PERSPECTIVA SE CONCRETIZASSE DO JEITO QUE VAI A COISA .
ANDEI VENDO NO NOTICIÁRIO QUE ATÉ O PRESIDENTE DOS USA ( BARACK ) TALVEZ TENHA QUE DAR CALOTE NOS APOSENTADOS NOS USA. QUE LOUCURA. ELES BOTAM MUITO DINHEIRO NAS GUERRAS; IMAGINA PARA MANTER AQUELE APARATO TODO; SUSTENTAR AQUELE EXÉRCITO COM TODA A ESTRUTURA DE GUERRA. QUANTA INUTILIDADE. ACHO QUE ESTAMOS A CAMINHO DO BURACO NEGRO. QUE PERSPECTIVA HORROROSA.

luiz fernando disse...

MEDEIROS, posso estar enganado ,mas algumas ações de empresas de grande porte que a PREVI detem, nãofazem parte do indice IBOVESPA, e sim noutro segmento de ações(investimento que jamais faria na minha vida, pois este, vive de boatos,especulações). Se alguem mais por dentro do assunto puder nos ajudar, a galera agradece.

Anônimo disse...

Bolsa caindo e caindo feio!EUA sem dinheiro e com alto endividamento, economias como Portugal, Espanha, grécia e Itália ou abandonam o euro, ou quebram de vez, pois não aguentam o rigor fiscal de países como Alemanha e França.E para o "cara" que disse que a crise era uma marolinha olha ela aí outra vez!

Paulo Segundo

Roberto Varella disse...

A PREVI tem perdido excelentes oportunidades de desinvestimentos. Agora mesmo a Iberdrola quer comprar a parte da PREVI na Neoenergia e estão disposto a pagar o preço, inclusive o prêmio pelo controle.
Temos no site da PREVI o rendimento do PB1 até maio/11 e é positivo em 2,78%, mesmo com as ações estando em -1,94%. Em 31/05/11 o IBOV estava em 64.620, caido bastante em relação a 31/12/10 que fechou em 69.305. Isto tudo pra dizer que a coisa não esta tão feia.
A PREVI não pode perder as oportunidades de desinvestimento.

Medeiros disse...

ELAINE MICHEL RESSUSCITA E RESPONDE PARA AMARAL. Elaine finalmente respondeu para Fernando Amaral e explicou o que aconteceu com ela na ANABB. A correspondência já está na rede divulgada pelo Amaral. Aguarda-se agora manifestação da diretoria da ANABB a respeito. Os fatos são graves e terão desdobramentos. De ambos os lados. E as eleições se aproximando ... Valmir Camilo se demitiu também da presidencia da ANABBPREV.

Anônimo disse...

E como se acessa o Amaral, Medeiros?

Anônimo disse...

PÔ MEDERÔ !!!!!!

POE TUDO AI PRA GENTE LER.

VOCE SABE DAS LIMITAÇÕES.

QUE TORTURA !

Anônimo disse...

Alguem daí sabe como acessar este amaral?
tem milhares na rede.

Anônimo disse...

Vai continuar defendendo a ANABB ?

Anônimo disse...

Que caterva esta da Anabb!
E não é apenas o Sr. Camilo que devemos levar à justiça. Meu Deus o que é este Bento ? Estas senhoras que sabem da agressão a uma companheira e saltam ao lugar dela. Que fome !
De onde veio esta ralé?
Por que é ralè o que les são.
Assaltando companheiros!.
Estou enojado.

Anônimo disse...

E o Fernando aMARAL EX DIRETOR DE SEGURIDADE DA previ.

Anônimo disse...

Acabo de ler o relato da Elaine.
Que vergonha, senhores Camillo, William Bento, e sras. Graça Machado e outras....
Gangue, voces são uma gangue, que deve ser levada à justiça.
VERGONHA, tenham vergonha........
Sr. William Bento, o que é que o Sr. pretendia? saiu Camillo agora continua voce achacando as seguradoras.
VERGONHA, tenham vergonha...
Mas agora vazou.
VAZOU, cambada! Vazou!

lula disse...

Caro Luis Fernando,

acontece que as açoes que não estão na bolsa, são corrigidas pelo seu valor de mercado, caso da vale, neoenergia, etc... e muitas das empresas que o governo estah metendo as mãos e os pes, estão caindo pelas tabelas, caso da petobras, cujo valor de mercado jah eh inferior ao valor patrimonial, isso tambem causa prejuizo. Nosso maior patrimonio, em verdade, sao os ativos da VALE, que estao caindo muito devido aa interferencia do governo; quando o presidente da VALE (HOMEM DO GOVERNO) nomear para as principais diretorias alguns "cumpanheiros" do sindicato, vc vai ver que estaremos fritos. A Vale está contabilizada em 31.12.2010 por 37 bilhoes(aprox.) dai advindo o tal superavit e a previ deveria ir se desfazendo desse ativo e com o dinheiro nosm pagar o tal BET. O perigo éque o dinheiro está saido da renda fixa e das açoes boas do mercado.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Acabo de ler a integra da carta da Elaine Michel.
Estou bege.
Que súcia se apossou da Anabb. E se apossou é a palavra certa já que este Camillo foi sempre e desde sempre o chefão. Agora está tudo aí jogado.
CADEIA, é o mínimo que merecem.
Nunca sonhei ter nascido lá pelos orientes. Mas adoraria ver estes caras justiçados.
Deus me perdoe, mas este senhor Camillo eu não morro sem ver preso.
Abraços.

Anônimo disse...

ESCÂNDALO!!!

http://blogdosbancarios.wordpress.com/2011/07/14/esclarecimentos-da-elaine-sobre-a-sua-destitiuicao-da-anabb/

Anônimo disse...

Colegas,

NOSSO DINHEIRO NA MÃO DE CAMELOS, SASSISRON, TEM ATÉ AGRESSOR DE MULHERES


http://blogdosbancarios.wordpress.com/2011/07/14/esclarecimentos-da-elaine-sobre-a-sua-destitiuicao-da-anabb/

Medeiros disse...

Pessoal,

Não ando com tempo para moderar. Mas por favor não façam comentários com insultos nem palavrões. Isso não sai, o programa não deixa.

Anônimo disse...

Colegas das 17:29, 18:13 e das 18:30, acessem o site www.blogdosbancarios.wordpress.com e no lado esquerdo clicar em Esclarecimentos da Elaine sobra a sua Destituição da Anabb.
abraços

Anônimo disse...

Eu li a carta da Elaine e é uma vergonha total para a ANABB.Eles tem que esclarecer os fatos sob pena de desfiliamento em massa,Eu mesmo já estou saindo, não é uma entidade séria.

Anônimo disse...

Eu li a carta da Elaine e é uma vergonha total para a ANABB.Eles tem que esclarecer os fatos sob pena de desfiliamento em massa,Eu mesmo já estou saindo, não é uma entidade séria.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,
Caso esse blog venha a expor, como deveria ser seu objetivo, as críticas relativas às "chamadas" Associações de Funcis que estão descaradamente, através de seus dirigentes, roubando aquilo que é nosso, vide exemplo Anabb, certamente verás um crescente aumento em seus seguidores. Não dá mais para ficar tapando o sol com a peneira. Hj foi Anabb, daqui a pouco vão ser outras.
Para com esse protecionismo pois já começa a perturbar sua credibilidade. O que está errado, seja onde e com quem for, precisa ser exposto e denunciado.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros

Depois das graves revelações da Sra Elaine Michel, não podemos deixar a Anabb continuar como está,temos que no mímino começar uma manifestação de repúdio a tudo que vem acontecendo, pois somos diretamente afetados pelos comportamentos distorcidos dos representates desta nefasta associação ligada ao BB, a qual estamos vinculados por termos ações em curso.Como nos livrar dessa podridão sem prejuízos?

Anônimo disse...

Caro Dr.Medeiros.

Milhares de colegas aposentados pelo BB contribuiram pelo teto do INSS. Esses mesmos colegas recebem hoje valores muito inferiores ao que teriam direito. Com essa tal REVISÃO anunciada pelo governo, permita-me fazer-lhe duas perguntas.

l) - Vamos ser atingidos por essa revisão, sem a necessidade ação judicial?

2) - Em caso positivo a diferença virá para nossos bolsos ou vai engordar o patrimônio da PREVI?

Paz e saúde.

Anônimo disse...

Preclaro Causídico,

O que a diretoria da Previ está fazendo, especificamente a diretoria de Investimento e Participações ( não sei se é esta a nomenclatura; pode ser até em colegiado) já beira à irresponsabilidade com altas doses de insanidade administrativas.
Com as altas taxas de juros vigentes o patrimônio da Previ deveria estar em sua maior fatia financiando a dívida pública, com segurança e sem percalços.
Como Vossa Excelência bem disse o Conselho Fiscal já devia ter colocado a boca no trombone.

Participantes no Plano 1 disse...

A Previ divulgou os participantes até junho de 2011: No Plano 1,em relação ao 1º trimestre de 2011, constatamos que nas 3 faixas etárias de 35 até 49 anos houve diminuição em -826, pois ali somam 19.777 participantes (sendo 836 aposentados);

Nas 3 faixas etárias de 50 até 64 anos houve aumento em +257, onde se aglomeram 57.290 (metade do PB1!)participantes, sendo 76,61% aposentados;

Já nas faixas etárias com mais de 65 anos de idade, houve aumento em +229, com 23.529 participantes, sendo que 90* não exerceram o direito de requererem suas aposentadorias, são ativos * (com asteriscos: Não se aposentaram, nem estão no BB).

As pensionistas aumentaram em +84 e agora são 19.128. Porém a Previ não divulga suas faixas etárias.

Totalizamos, então: 119.724 participantes no Plano 1 da PREVI, (-256 neste 2º trimestre).

Diogo disse...

Até que enfim, alguém comentou isso. Deixar R$ 100 BI em ações é loucura. Acompanho o mercado há 30 anos, embora ainda esteja na ativa. E nós sabemos dos enormes problemas dos EUA, que viviam de bolhas e agora, com esta luta entre a ideologia dos republicanos em "cortar gastos sem reduzir impostos", pode provocar um adiamento da solução, uma solução proviróia autorizando o aumento. E na Europa, os arrochos a serem implementados na Italia, Espanha, e outros, ainda mais acelerados pelas agencias de risco, dão um panorama sombrio para as economias do mundo desenvolvido. A Bovespa cai também por causa do pico nos preços das commoditties, a meu ver. A Previ corre riscos de ter seu patrimonio reduzido por anos, se continuar montado em ações, como sempre esteve. Enfim, apareceu algém lúcido, como o blogueiro. Parabens.

Anônimo disse...

Cada vez dou mais valor a essa Dona Isa. Essa mulher é uma guerreira em meio a lobos. sua defesa da sra Elaine da ANABB mostra bem o quanto ela é digna e justa. O pior é que ela é alvo de toda sorte de inveja e intriga pelos blogs.