COMUNICAÇÃO ZERO

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O presidente Flores prometeu melhorar a comunicação da Previ com os participantes, em março do corrente ano, de público, por ocasião da apresentação dos resultados do exercício de 2010, no Rio de Janeiro. Só piorou de lá para cá.  Seu desempenho na área de relações públicas é péssimo.  Certamente não o credencia para presidente do BB, mas apenas para diretor de áreas técnicas e olhe lá. Tem sido uma decepção na PREVI para os participantes. Devia ler os blogs para se informar melhor e depois não alegar que desconhecia o descontentamento dos participantes com o informativo e a comunicação da PREVI, como o fez na aludida reunião de março.

Todo mundo se queixa da área de atendimento da PREVI e das pérolas recebidas como resposta das indagações feitas por escrito.

As reclamações, em meu entendimento, devem ser feitas para a PREVIC e para o Conselho Fiscal da PREVI, os quais devem tomar as providências cabíveis.

Perguntam-me se essa comunicação inadequada da Previ  é uma violação das normas éticas. Acho que é, mas sobretudo é uma transgressão de regras legais, de dispositivos regulamentares e de instruções normativas da antiga SPC.

Os infratores estão sujeitos a sanções disciplinares.  Poderão ser enquadrados e responsabilizados pelo descumprimento de prazos de resposta e pela omissão ou impropriedade das respostas.

Nessa questão do empréstimo simples as respostas evasivas e a demora numa solução tem deixado alguns aposentados e pensionistas verdadeiramente desesperados, ainda mais que houve uma promessa escrita de que haveria um reajuste.

O final do ano já está chegando e nada de uma solução para uma novela que iniciou em julho.  O ES adquiriu importância na medida em que o alinhamento dos benefícios foi descartado na primeira reunião da comissão respectiva, por causa de divergência conceitual entre o Sasseron e o Neri, do BB. O ES de mera alternativa se transformou em solução necessária para um expressivo contingente de colegas. Só os privilegiados e abonados não precisam do ES.

Está na hora , mais do que na hora, de uma satisfação e de uma solução sobre o ES.  Realmente não acredito que o Sasseron venha na próxima semana a Porto Alegre, marcando reuniões com o pessoal da ativa na GEPES, com o grupo de associados da AABB-POA e com os aposentados e pensionistas da AFABB - RS sem ter obtido previamente na diretoria da PREVI uma solução satisfatória para o ES. Seria o cúmulo !  Mas porque aguardar até lá ?

De qualquer maneira, em matéria de comunicação ZERO PARA A PREVI.

DELENDA CARTHAGO - ZERO PARA A PREVI EM COMUNICAÇÃO

43 comentários:

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Sob o título “Acompanhe o Desempenho do seu Plano” a Previ divulga no site os rendimentos dos planos por ela administrados. Separei os percentuais do “PB-1” relativos às operações com participantes, com destaque especial para os produtos ES-Previ e ES-Carim. Os rendimentos acumulados no ano, até set/2011, são de, respectivamente, 9,31% e 9,33%. Em agosto esses mesmos percentuais foram de 8,86% e 8,68%. O INPC acumulado no ano, também até set/2011, é de 4,6087 % (*). Em agosto era de 4,1401%. Como se observa as operações com participantes são sim bem interessantes para a saúde financeira da Previ. A renda variável, este ano o “patinho feio” do nosso portfólio, até set/11 teve desempenho negativo de - 8,32%. Em agosto esse percentual era de - 6,50%. Aí está um bom argumento para o Sr. Diretor de Seguridade cuidar do realinhamento mais do que rápido do ES-Previ, a fim de compensar em parte as perdas até então existentes com os investimentos em renda variável. Vale registrar o bom desempenho havido novamente em set/11 com o setor imobiliário, que apresentou rentabilidade positiva de 26,04%. Em agosto esse percentual foi de 18,89%. No ano, o rendimento total referente às aplicações existentes, mês base setembro, é de 2,51%.
(*)http://www.portalbrasil.net/inpc.htm

Anônimo disse...

P R E V I

Nota zero(com louvor) em comunica-
ção ..............................

E pensar que o obsoleto Código de
Ética da nossa PREVI alardeia, no
relacionamento com participantes, a
transparência // informação de maneira cortês, exata e tempestiva.

Pior - reclamar com quem (int).
Com o bispo
Com a PREVIC
Com a FIFA
Com a presidenta
Com o PT e PC do B.
Com o deputado Tiririca.

Anônimo disse...

Um comunicador de massa bastante popular, ainda muito conhecido e já falecido, dizia: “Quem não se comunica se trumbica”.

Anônimo disse...

Bravo, Bravissimo, Medeiros, suas palavras denotam a situaçao caotica näo so em relaçao a demora sobre a questao da revisao do ES, mas da total falta de uma satisfaçao sobre este e outros assuntos pendentes.
Sobre o ES, o mais preocupante é a falta de informaçoes, e ja com varias reunioes feitas, nada ainda foi divulgado, é lamentavel tal postura Medeiros.
Tenho esperança que ate amanha, saia algo sobre o ES no site, seria mesmo, puro descaso da Previ se nada for divulgado.
Parabens mais uma vez por suas palavras.

Gilberto Cunha

Anônimo disse...

Cadê o tal Willian Bento que prometeu apresentar melhoras no ES? Minha caixa dos correios está lotada de propaganda eleitoral, inclusive dele.

Anônimo disse...

Bolsa voando baixo!Aos 59.000 pontos agora e subindo.Porque não liberam logo o empréstimo simples???
Paulo Segundo

Anônimo disse...

Concordo a PREVI MERECE NOTA ZERO EM COMUNICAÇÃO! Vamos colocar essa frase na internet - twitter, orkut, facebook, blogs, etc.
"PREVI NOTA ZERO EM COMUNICAÇÃO".

Anônimo disse...

É isso aí, Dr. Medeiros!
É assim que se faz. Se todos procedessem como o senhor, isto é, manifesse indiginação com a indiferença da Previ para com os associados, seguramente já teríamos nossos pedidos atendidos, principalmente o ES melhorado.

Parabéns!

Laerte da Silva disse...

Combativo colega Medeiros,

Você fala dos problemas que temos na área de comunicação da Previ. Tudo bem, eles trabalham muito mal mesmo, mas devem ganhar bem para fazer um serviço que poderia ser melhor. Falta-lhes, acima de tudo, um certo poder de cobrança, para fazer exatamente isso, COBRAR DOS SETORES RESPONSÁVEIS A RESPOSTA ADEQUADA PARA CADA QUESTIONAMENTO. Nesse ponto, em que pese o fato de a ANABB não estar lá essas coisas, devido aos problemas por que passou e talvez ainda passe, o seu setor de comunicação/atendimento é sempre muito bom. A Previ poderia, por exemplo, mandar seus servidores e chefias, fazer um estágio por lá. Quem sabe, aprenderiam a lidar melhor com as pessoas, principalmente se essas pessoas forem idosos como nós. Mas não é só o setor de comunicação, propriamente dito, que não funciona. A diretoria também faz o mesmo. É omissa totalmente, negligenciando todos os e-mails e telefonemas que lhes dirigimos. A impressão que dá é a de que todos eles estão posicionados numa espécie de altar mourisco, todo decorado, de onde dão ordens aos seus subordinados. E, dentre essas ordens, aquela de costume, tipo placa de quarto de hotel: NÃO PERTURBE! e QUE SE DANEM OS APOSENTADOS, aliás, OS ASSISTIDOS... Que vexame! Depois de velho, depois de ter batalhado a vida inteira, fico sempre com a impressão de que me internaram ou vão me internar em um asilo, só de ouvir essa maldita palavra "ASSISTIDO". Oremos, caro Medeiros, oremos! Os deuses começam a levantar voo, rumo à maravilhosa cidade de Porto Alegre, a capital mais colorada do Brasil! E que eles tragam ao menos uma notícia boa, a da liberação do Empréstimo Simples, na modalidade 150/150, meta difícil de ser atingida...

Laerte da Silva

Medeiros disse...

Muito bom a bolsa a 59.000. Comprei a 48,000 vendi a 55.000. Agora comprei a 50.000 e mandei vender hoje a 59.000. Está fácil demais ganhar na bolsa. Bom para nós pois ultrapassou os 57.000 apesar dos céticos. Laerte, agora soube de algo que me deixou também cético com relação à vinda à Porto Alegre do Sasseron. E´que ele vem acompanhado de uma deusa. Outro dia vou explicar.

Anônimo disse...

E agora e o realinhamento do plano 1 como fica?Com a bolsa tendendo a ir acima dos 60.000 pontos em breve e quem sabe no mês de novembro aos 65.000 pontos como fica?Que desculpa eles darão?E o acordo que venceu a quase 120 dias?

Anônimo disse...

Li aqui no blog que o Conselho Deliberativo, instância máxima decisória em termos de Previ, se reúne toda última sexta-feira do mês. Será que amanhã, 28.10, finalmente surgirá a tão aguardada fumaça branca lá pelas bandas do Mourisco indicando “habemus” novo ES?

Anônimo disse...

Colegas,
Existe a possibilidade de haver superavit nesse ano?

carlosdomini disse...

Medeiros,
Quem deve ter se enchido as panças deve ter sido ELA, COM ESTA SUBIDA DA BOLSA BEIRANDO OS 60MIL PONTOS E VAI MAIS.SÓ GANHA QUEM VENDE NA ALTA E ELES NADA TEM DE BOBOS

Anônimo disse...

Destaque do site da Previ de agora a tarde.

(ACREDITE SE QUISER!)

"Ordem ao mérito aeronáutico
Executivo da Embraer recebe distinção honoríficas de destaque concedidas pela Força Aérea Brasileira."

Enquanto isto, meu caro Medeiros, noticias sobre revisao do ES foram para o ESPAÇO...

So vendo mesmo para crer estas perolas no site da Previ.

Eduardo Medina

João Rossi Neto disse...

----- Original Message -----
From: João Rossi Neto
To: previc.gab@previdencia.gov.br
Sent: Thursday, October 27, 2011 5:52 PM
Subject: FALTA DE TRANSPARÊNCIA, INFORMAÇÕES NA PREVI. ( CAIXA PRETA).


Exmo. Sr. Dr. José Maria Rabelo.

DD. Superintendente da PREVIC.



Senhor Superintendente,



EMPRÉSTIMO SIMPLES DA PREVI - A nossa Caixa de Previdência operacionaliza com os recursos dos próprios associados, uma linha de crédito denominada “Empréstimo Simples”. Hoje o teto deste empréstimo é de R$100.000,00 e prazo de 96 meses para pagamento, mediante desconto mensal em folha de pagamento, ou seja, trata-se de um EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, sendo embutida nos encargos financeiros cobrados uma tarifa para pagamento de seguro, mecanismo este que garante a liquidação do contrato em caso de falecimento do devedor.

Portanto, o risco é desprezível, ficando próximo a “zero”. Para se fazer jus ao empréstimo, o tomador precisa ter uma margem consignável (30% disponível) que consta do espelho da sua fopag, através da qual será fixado o valor do crédito pleiteado e, por conseguinte, da prestação mensal. Assim sendo, uma operação examinada num estudo caso a caso, somente é deferida pela PREVI caso sejam satisfeitas as exigências operacionais.

Anualmente, especificamente em setembro, a Caixa faz revisões no teto e no prazo da referida linha de crédito. No corrente ano, como isso não foi feito, encaminhamos enxurradas de pedidos ao Fundo de Pensão para que elevasse o teto para R$ 150 mil e o prazo para 150 meses, mas até agora, associados e entidades representativas, ninguém conseguiu obter uma resposta sobre o assunto. Reina um silêncio sepulcral.

De acordo com o Código de Ética e Código de Governança Corporativa e artigo 24 da Lei Complementar 109/2001, o Fundo de Pensão tem a obrigação de repassar aos participantes e assistidos informações transparentes, tempestivas e objetivas sobre os pedidos formulados, por escrito, relativos aos questionamentos dos seus interesses. Às vezes dão algumas respostas, todavia, insatisfatórias e padronizadas, do tipo que a enviada a um sirva para todos, sem considerar os argumentos.

Por todo o exposto, solicitamos que essa PREVIC, de acordo com a Lei 12.154, de 23/12/2009, na qualidade de órgão fiscalizador das atividades das EFPCs, tome as providências cabíveis, no sentido de seja dada uma solução para o problema, pois temos pendências financeiras inadiáveis para resolver e precisamos de uma posição da Caixa, seja para sim ou para não, mas que se manifeste com urgência na forma legal, clara e direta. Aguardo um retorno desse ilustre Superintendente.

Atenciosamente.

João Rossi Neto –Matrícula no BB/PREVI- 4.986.560-9.

Anônimo disse...

DR. MEDEIROS,

Infelizmente, os que assumem o poder, ficam somente nas promessas. Saibamos votar nas próximas eleições da PREVI,
A IGNORÂNCIA É SUPREMA, DUVIDO QUE CONSIGAMOS MUDAR O QUADRO. ELES SABEM DISSO.
SEI O QUE QUERO, MAS SOZINHO NÃO MUDO O QUADRO.
MINEIRO DO INTERIOR.

Anônimo disse...

O que eu achei muito ruim mesmo foi o fato de que a Previ não deu nenhuma satisfação em relação ao que foi acordado de que até o dia 30-06-11 haveria um realinhamento, melhoria de benefícios. Não recebemos nenhum e-mail com a justificativa e não houve nenhuma satisfação divulgada no site. O problema também, foi que milhares de aposentados ficaram na maior expectativa achando que, sem dúvida, como foi combinado, haveria melhorias que seriam definidas até o dia 30-06.

Anônimo disse...

É, Medeiros, amanha sexta feira, dia 28/10, ultima chance da Previ anunciar o ES e no fim de semana fazer a famosa manutençao do sistema com o novo valor de limite e prazo, fora isso, eu nao tenho a menor ideia de mais nada, e concordo tanto com as suas consideraçoes, quanto a o que o cloega Rossi tambem escreveu.
Fica aquela sensaçao de Eleiçoes da ANABB X Revisao do ES, o que uma coisa tem haver com a outra, nós talvez decubramos em breve.

Forte abraço Manoel Pacheco

Anônimo disse...

DR.MEDEIROS

Me esclareça uma dúvida:

Se o Conselho Deliberativo é quem bate o martelo na questão do ES.

E conforme um colega informa que final do mês eles deliberam os assuntos da Diretoria Executiva se até esta data não tiver aprovado os novos valores,corremos o risco de termos esses valores disponilizados apenas em Dezembro de 2011,porque a próxima reunião após outubro é apenas no fim do mês de novembro.

O que senhor pode declarar sobre isso?

Com meus respeitos.

Eliane Siqueira M de Lazari

Anônimo disse...

CARO MEDEIROS....

CORRETO: "ZERO PARA A PREVI EM COMUNICAÇÃO".

ALÔ PREVIC: O silêncio pode ser uma forma de corrupção.

EM TEMPO: Votei hoje em vossa merce. Boa Sorte.
/lui.

Anônimo disse...

CARAMBA!!!

DEPOIS DE MUITO TEMPO CONSEGUI DECIFRAR A SIGLA DA PREVI, VEJA ABAIXO:

P éssimo
R elacionamento
E mpresta
V elhinhos
I ndefesos

Anônimo disse...

Pois é, colega Medeiros, na minha modesta opiniao, hoje sexta feira, praticamente fim de outubro, se a Previ nao anunciar nada a respeito do ES, penso que a unica palavra para traduzir a gestäo destes dirigentes em resolverem nossas necessidades, chama-se total falta de vontade, indiferença e certa dose de maldade.
Infelizmente o colega Rossi tem toda a razao naquilo que escreveu, do jeito que a coisa esta, somente denunciando a Previc, ja que ELES DA PREVI se acham DONOS ABSOLUTOS de tudo, näo dando nenhum esclarecimento e nem satisfaçoes de nada que envolva nossos interesses.

Julio Campos Silveira

Anônimo disse...

Sexta-feira // 28/10/2011

06 01 00 h.

Ainda não habemus fumus branca

Somos 03 usuários online .

Haja Lexotan .

Anônimo disse...

Colega Medeiros, chegamos a ultima sexta feira do mes de outubro, diria que é hoje que sai novidades no ES, ou se nao anunciarem novamente nada, é verdadeiramente uma falta de respeito conosco, um deboche, como voce disse, vai mesmo as raias da pura maldade.
Ate aqui colega Medeiros, sempre mantive otimismo, mas se virar para novembro, nao sei de mais nada.
Clao, que o Sasseron sabe que sera duramente cobrado na sua visita a Porto Alegre, sera que ele vai mesmo?

Penso que se nada for anunciado hoje, nao houve AINDA decisao sobre o ES, quando chegaram numa decisao?
No Natal? Ano Novo?

Viana

Anônimo disse...

Quando acabarem as eleiçoes da ANABB, ai sim, vao anunciar os novos limites e prazos do ES, sabe como é pessoal, o SASSERON so por garantia e certeza que seus indicados vao levar a ANABB no bico, vai aguardar, coisa de praxe.
Talvez Medeiros, como o encontro é dia 03 e 04 em Porto Alegre, quem sabe anuncie ai mesmo.
Em breve caira a ficha!!!

Valdir Souza

Anônimo disse...

Francamente, ou sai fumaça branca hoje, fim de outubro, ou os endividados esqueçam o Peru de Natal.
Nao estou sendo negativo, mas sim muito realista Medeiros.
Tambem com todo respeito nao creio que o Sasseron vai a Porto Alegre, do jeito que a coisa esta, a vitrine dele pode levar pedradas gratuitas.

Alcantara

Anônimo disse...

A gente comenta, chora, desabafa e eles não estão nem aí. Principalmente porque somos uma parcela mínima de aposentados/pensionistas que lutam pelos direitos. A maior parte dos nossos colegas são ex-funcionários da ativa que estão em situação estável ou não estão nem aí com os problemas que nos envolve.
Isso tudo reflete na Previ, BB, Governo etc, porque eles irão se preocupar com uma minoria barulhenta, se a maioria é passiva?
Enquanto a maioria permanecer quieta/inerte, dificilmente irá acontecer alguma coisa, porque quem decide vai estar tranquilo e vai repetir o ditado ...'Quem cala, consente'....
Josué Jorge Jr.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros - veja o comentário
do colega anônimo de 17/10.
Horário de 19:31:00 h.

Houve, efetivamente, a geração de
expectativas reais quando ao rea -
linhamento do Plano 1 da Previ.

Com data (um absurdo de 6 meses)
para implementação do acordo.


Como disse o nobre colega em seu
comentário -

Nenhum comentário, nenhuma justifi-
cativa, nada, no site da PREVI.

Houve a formalização de um acordo.
Acordo foi feito para ser cumprido.

Repito, ficamos aguardando uma de-
finição por seis longos meses.
E por onde anda a transparência, a tempestividade da informação da
nossa PREVI (int).

Indago, caro Dr. Medeiros -
A quem deve ser imputado o descum-
primento desse acordo (int).

A PREVIC, será, ficou abendo (int)

Tão indignado como o colega que postou o comentário, peço ao Dr.
Medeiros que nos instrua maneira
mais correta de exigir o cumprimen-
to do acordo sob referência.

A gente já tem tem mais idade para
ser tão massacrado, ser tratado
com tanto descaso.

Está certo que nossos e-mails a
PREVI ignora - mas um acordo com
tantas assinaturas de peso ....

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES disse...

Caro Dr. Medeiros,
Desde final do ano de 2010 estou batalhando junto à PREVIC,com relação ao aumento diferenciado das contribuições para a CAPEC, imputada aos associados com mais de 56 anos.
Encaminhei DENUNCIA aquele órgão e simplesmente encaminharam minha DENUNCIA para a PREVI responder. Não satisfeito, voltei a carga pedindo à PREVIC que se manifestasse sobre a minha DENUNCIA. Novamente estou recebendo informação da PREVIC,que se baseou apenas nos dados da PREVI, sem levar em conta meus direitos, para concluir que a PREVI agiu corretamente. Vou recorrer, mas a PREVIC é apenas um órgão criado para servir de cabide empregos, a meu ver, sem pessoal qualificado.
Atenciosamente
ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES
GOIÂNIA (GO)

Anônimo disse...

Pelo comentário acima do colega Antonio Americano a gente pode en-
tender como nossos interesses são
relegados a plano inferior.

Antonio Americano diz que há 12 meses
tenta resposta para questionamento/
denuncia de assunto tão importante.

Veja como se posicionou a PREVIC.

E a quem devemos recorrer (int)
Qualé a PREVIC da PREVIC (INT)

Já estou indo pro segundo Lexotan
de hoje.

Laerte da Silva disse...

Amigos,

Pode até ser que o Sasseron vá a Porto Alegre, mas acho difícil. O pai dele ficou doente e ele teve que viajar para acompanhá-lo. Quem nos garante que, diante dessa preocupação, bastante justa, ele poderá achar tempo para viajar à capital riograndense? Se tudo tivesse sido encaminhado na época em que começamos a discutir tudo isso, as coisas estariam prontas e, se tivesse sido aprovado, estaríamos mais felizes e com menos problemas. Na verdade, o pouco caso da diretoria inteira da Previ, aí incluindo o seu presidente, todo poderoso, fez com que esse assunto do Empréstimo Simples fosse cozinhado em banho-maria. E com todo o menosprezo do mundo aos seus "assistidos". Lamentável! Que o pai do Sasseron se recupere logo. E que ele, vivenciando um problema que todas as pessoas de idade passam, reflita um pouco sobre o drama de tantos outros velhinhos, muitos dos quais também adoentados, e que são os seus colegas de banco. Colegas que dependem de reajustes de benefícios, e, na sua ausência, que se libere o complicado empréstimo simples prá ontem...


Laerte da Silva

Medeiros disse...

A ida a POA é só nos dias 3 e 4 de novembro, final da próxima semana. Há tempo. Há interesses em jogo. Acompanhem minha postagem de segunda feira.

Sobre o Es, respondo que a diretoria da PREVI tem autonomia para decidir sobre o reajuste.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Peço sua licença, aqui, sobre eleições ANABB:

IMPORTANTE - para quem ainda não recebeu a Cédula de Votação!!

Colegas,

Muita atenção nesta reta final da votação. O prazo se encerra às 18 horas do dia 03.11.2011, próxima quinta-feira. E a maioria dos colegas só agora está recebendo o material/cédula. A decisão ainda está nas nossas mãos, não descuidemos dando atenção às brigas dos que estão por lá e não querem largar o osso. Direcionem suas energias para divulgar o pedido para que seus contatos votem nos candidatos que representam renovação. NÃO FAÇAM O JOGO DELES, POR FAVOR!!!
Quem não receber a cédula até nesta sexta-feira, dia 28.10, deve entrar imediatamente em contato com a Comissão Eleitoral (61 - 3442-9671 ou cge2011@anabb.org.br) e cobrar providência. Do contrário, não dará mais tempo.

MACILENE (n. 158) - p/ Conselho Deliberativo

João Rossi Neto disse...

Mensagem enviada hoje a PREVI.

Prezados Senhores,

À vista do contido na legislação vigente, abaixo declinada, solicito-lhes pela enésima vez que manifestem sobre as minhas inúmeras mensagens encaminhadas a essa Caixa, solicitando uma resposta clara e objetiva sobre o pedido de elevação do teto do empréstimo simples para R$150.000,00 e prazo de 150 meses para pagamento.
É verdade que as vezes se manifestam, mas o fazem de forma incompleta, inaceitável, inconclusa e no estilo padronizado: “sua manifestação foi registrada”. Isto não resolve nada. Precisamos é do sim ou do não, com vistas a procurar outros caminhos para resolver as nossas pendências financeiras.
Informo-lhes que devido à reincidência e recalcitrância dessa EFPC em descumprir os diplomas legais, este assunto foi levado, a título de denúncia, a PREVIC, a fim de que tome as providências cabíveis, sobretudo aplicando as multas previstas no Decreto 4.942/2003, artigo 84, além de outras penalidades aos Gestores dessa PREVI.

Lei Complementar 109/2001

Art. 24. A divulgação aos participantes, inclusive aos assistidos, das informações pertinentes aos planos de benefícios dar-se-á ao menos uma vez ao ano, na forma, nos prazos e pelos meios estabelecidos pelo órgão regulador e fiscalizador;

Resolução CGPC 13/2004

Art. 17. Sem prejuízo do disposto em normas específicas, a comunicação com os participantes e assistidos deve ser em linguagem clara e acessível, utilizando-se de meios apropriados, com informações circunstanciadas sobre a saúde financeira e atuarial do plano, os custos incorridos e os objetivos traçados, bem como, sempre que solicitado pelos interessados, sobre a situação individual perante o plano de benefícios de que participam;

Resolução CGPC 23/2006

Art. 6o Sem prejuízo de outras informações cuja divulgação esteja prevista em lei, atos normativos, estatutos da EFPC e regulamentos de planos de benefícios, ou determinadas pela Secretaria de Previdência Complementar, deverão ser prestadas no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da formalização do pedido pelo participante ou assistido, outras informações de seu interesse;

Decreto nº 4942/2003

Art. 84. Deixar de atender a requerimento formal de informação, encaminhado pelo participante ou pelo assistido, para defesa de direitos e esclarecimento de situação de interesse pessoal específico, ou atendê-la fora do prazo fixado pelo Conselho de Gestão da Previdência Complementar e pela Secretaria de Previdência Complementar.

Como derradeira tentativa, aguardo a manifestação dessa Caixa. A situação está insustentável e os participantes e assistidos estão desesperados com o descaso, falta de profissionalismo e boa vontade na solução de questões prosaicas. Destinaremos cópia dessa mensagem a PREVIC para provar que os atos irresponsáveis e inadequados são dessa PREVI.

Rubem Tiné disse...

Não é só a Previ que desrespeita os associados no quesito comunicação. A ANABB chega a ser pior, pois tem a obrigação de defender seus associados e não o faz. Entretanto, todos seus mandatários se reelegem. Culpa nossa.

Anônimo disse...

Querido Dr.Medeiros, estamos na torcida que hoje acabem com este silencio e anunciem o ES, vamos a novembro, nao compreendo porque demoram tanto para decidirem, nossa espera ja vai para 60 dias.
Acho que nao tem mais o que aguardar.

Amelia

Anônimo disse...

Dr.Mederios e internautas,
Recentemente ganhei na justica(VT/TST) as horas extras e cesta-alimentaçao contra o BB. Fui demitido do PAA de 2007. No dia 06.10.11, encaminhei a PREVI, via correio/AR, o processo e planilha de calculo de liquidaçao, para que a mesma estendesse as vantagens obtida na justiça ao meu beneficio. No entanto, pela resposta recebida hoje, terei que ingressar com açao na justiça, tambem cotra a "mamae PREVI"(soh para a patrocinadora e a cúpula). Eta cambada "DANADA"!!! GOSTA DE pagar custas judiciais sem necessidade. Igual patrocinadora que soh de honorarios de sucumbencia tera de desembolsar mais do que eu pleitei por ocasiao da CCP. Por precauçao, continuarei anonimo.

lula disse...

Caro Dr Medeiros e demais colegas,

A consulta aos funcionarios do bb sobre a divisao do superavit, de fato ocorrida, tem validade legal, segundo o bb e a previ, correto? entao a promessa de realinhamento do plano ate 30.06.11 tambem tem valor legal.

Nao sera cabivel uma cobrança judicial?

E.T Conseguimos 2 votos para voce e o claudio. Meu pedido a vcs qdos. eleitos, dentre todas as lutas contra a ditadura do PT, eh a PREVI adotar para o PLANO1 o PERFIL PREVI de investimentos, ou seja, no maximo 40% em renda variavel.

Anônimo disse...

Ë, Medeiros, pelo jeito a falta de satisfaçao vai continuar no site da Previ, nada de noticias sobre o ES, nem para dizer que ainda estao decidindo, a coisa passou mesmo do limite toleravel, tamanha falta de sensibilidade, etica e respeito com os assistidos.
Acho que nunca tinha visto um quadro tao caotico e perturbador na historia da Previ, fato lamentavel.

Abraço Taldo Nunes

Anônimo disse...

Colega Medeiros, confesso que custo a crer que a Previ vai virar outubro sem novidades na questao da revisao do ES, é fato espantoso e sureal, tantas reunioes e nao chegaram a uma decisao?
Vem novembro, quem pode permanecer otimista diante disto?
Afinal que fazem estes dirigentes?
Tempo ja tiveram o suficiente, mas o pior é falta de informaçoes, que coisa grotesca deixar colegas angustiados por meses.
Fica aqui o meu repudio para esta situaçao.

Luis Carlos Moreira

Anônimo disse...

Eles sejam realistas com nosco digam logo que nao vai haver melhoramento no es fica nesse silencio é que nao dá
estamos sendo tratados como animais isso nao se faz
libera logo ou pelo menos dá uma posição concreta previ!!

Anônimo disse...

Doutor Bernardo, tem uma associação ai dizendo que vai fazer ação judicial pra conseguir 100% dos benefícios de pensão para pensionistas da Previ. O que o senhor acha disso? Sabe-se que o percentual das pensões é definido pelo estatuto da Previ, então como podem querer que a justiça altere?