RESCALDO DO VASSOURAÇO

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tem gente que quer esquecer o vassouraço do dia 29 e tocar pra frente, tanta coisa por aí correndo de nosso interesse imediato e futuro. A eleição da ANABB. por exemplo, e o ES.

Eu também não choro sobre leite derramado. Vou adiante.  Mas nunca deixo de fazer uma avaliação para que a experiencia tenha utilidade mais tarde.

O comparecimento no Mourisco de apenas quinze colegas significou o quê ? 

Falta de organização e de planejamento ?  Falta de tempo ?  Falta de disposição dos colegas do Rio ?  Falta de interesse pelo ES ?  Falta de desconfiança com a infiltração de pessoas intencionadas em prejudicar a mobilização e tumultuar ? Dos Saulos e das Telminhas da vida que infernizam nossos blogs ?

Cada um tem sua versão e explicação.  Alguns até justificativas e desculpas. Outros críticas e acusações levianas. Não fui porque você não foi.  Não fui porque tenho medo de expor a Previ na imprensa. Não fui porque pode ter represália e posso perder meu ES.  Não fui porque ia um grupo de uma associação que eu não aprecio. E assim por diante.

Para mim o mais importante dessa ausência de colegas se deveu a um fato principal, perfeitamente identificável nos dias de hoje. As pessoas não querem se envolver. Falta de envolvimento.um terrível mal do século que facilita o avanço da corrupção e propicia espaço valioso para o banditismo. Os sociólogos se debruçam sobre esse fato e ainda não encontraram explicações convincentes para essa alienação.

Até que alguns torcem e precisam da solução pelo qual o movimento pleiteia, mas querem que os outros se exponham e lutem pelos seus interesses. Eles querem ficar de fora. Não querem correr riscos.

Olhem o que está acontecendo com a greve dos bancários aqui no Rio Grande do Sul.  Fui convidado, como sempre, a prestigiar o movimento dos colegas da ativa na frente de uma agência bancária do meu bairro.  A maioria que estava lá de camiseta e brandindo bandeiras não era bancário, era terceirizado, alguns conhecidos desocupados e pedintes da redondeza, que depois receberiam dez reais pela participação.Uma vergonha.  E por que isso ?  Porque os verdadeiros colegas não querem mais se expor e se envolver ativamente no protesto.  A imprensa registrou o fato tristemente e o ex governador Olivio Dutra foi ao sindicato reclamar que tal atitude não está correta. Me sugeriram contratar uns velhinhos para brandir vassouras na frente da Previ. Ora, ora !

Quando uma questão está reprimida e é justa, a reação é espontânea, não necessita de planejamento demorado, nem sequer de promoção ou motivação.  A reação é natural, imediata e calorosa.

Assim, o que me parece no teste da vassourada no Mourisco é de que existem colegas interessados em expor os outros mas não de se envolver e de participar. Só querem aparecer nas boas, quando dá IBOPE garantido e não existe nenhum risco. E ainda por cima gostam de criticar e de colocar a culpa nos outros.

E, dessa forma, caros colegas, ainda por cima desunidos, não conseguiremos alcançar os nossos justos objetivos e aí sim ficaremos altamente decepcionados com os resultados que advirão dessa nossa postura.Quando acordarmos poderá já ser tarde demais. A nossa grana já se evaporou e virou poeira.  A hora é agora. Acordem. Este mundo está mesmo virado ao avesso. Mas vamos que vamos ?

Olhem o que está acontecendo na eleição da ANABB. Tem gente que não quer se envolver sob alegação de que não adianta. Tem gente que critica os candidatos que  possuem cargos. Tem gente que critica os candidatos que já tiveram cargos. Só prestam os que não tem cargos. Tem gente que acha que todos são interesseiros e mal intencionados. Assim não dá.  E´ muito radicalismo, é muito negativismo. Vamos pagar caro por isso, pois estamos fazendo o jogo que nossos adversários mais gostam. Despertem antes que seja tarde demais.

DELENDA CARTHAGO - SEM MOBILIZAÇÃO E SEM ENVOLVIMENTO NADA CONSEGUIREMOS.- NA ELEIÇÃO DA ANABB VOTE NO 146,

47 comentários:

Anônimo disse...

Caso seja confirmada a configuração ES-120/120, a prestação inicial para tomadores com menos de 69 anos será de ± R$1.619,22 (um mil, seiscentos e dezenove reais e vinte e dois centavos).

Anônimo disse...

Muito bem doutor Medeiros. Excelente postagem. E´ isso mesmo. Bem na mosca.

Anônimo disse...

Amanhã dia 06 tera na AABB-RIo a Conferencia de Saúde da Cassi, na qual estarei presente e encontrarei muitas pessoas, posso ajudar de alguma forma?

Anônimo disse...

De onde tiraram esta de confirmarem o ES 120x120 mestre Medeiros?

Guilherme

Anônimo disse...

O Prezado Doutor Medeiros, infante da ocupação do Palácio Piratini tem razão. Dizem que a ANABB tem mais de 100 mil sócios. No entanto, apenas 94 se candidataram ao Deliberativo, lembrando que é do deliberativo que saem os membros da Diretoria. Então, quem são os candidatos? São todos bandidos, porque são candidatos? Ora, onde estão os outros? Os que dizem “são sempre os mesmos...”? É público e notório que somente se candidata a isso ou a aquilo quem tem vocação política, quem tem disposição para gastar seu tempo envolvendo-se em associações. Não é como na Cassi ou na Previ, onde dirigentes são remunerados a peso de ouro. Sabe-se que a ANABB paga jeton por comparecimento às reuniões do Deliberativo. Ora muitos acham que é trabalhar muito por pouco dinheiro, jeton é jeton e pelo que se sabe, não chega a 2 mil reais pelo comparecimento... Se acham muito, então porque mais gente não se candidatou? Não dizem que todos nós estamos precisando do ES porque estamos duros? Então uma eleição como a da ANABB, para ganhar uns 2 paus, deveria pelo menos atrair o interesse de 80 mil dos mais de 100 mil sócios da ANABB. Sabe pq não atrai? Porque tem gente que não quer saber de trabalhar em associação, em pró dos colegas NEM PRA GANHAR DINHEIRO!!!!! MAS ADORA METER A LENHA EM QUEM SE CANDIDATA. ORA, POIS NÃO VOTEM EM NINGUÉM MAS RESPEITEM QUEM SE CANDIDATA, COMO O GRANDE MEDEIROS!!!!!!!
(AO Doutor Medeiros. Fizeste bem retirando o link pro outro blog, o do tal Marcos. Aquilo lá é um lixo!!!!)

Anônimo disse...

Dr. Medeiros ... A ordem eh entrar em fila Mario

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Lamento profundamente não poder lhe dar o meu voto, por que não sou sócia da anabb.
Sou pensionista como o senhor soube, ao ver a minha autorização para o nosso protesto contra a Previ.
Mas acredito que o senhor na anabb poderia fazer a diferença.
Por isso votaria no senhor.
E vamos esquecer o Mourisco e a nossa vassourada. Passou. Eu estive lá, como estive na Cinelandia e como vou estar no forte de Copacabana dia 12.
En quanto viver eu vou dizer presente sempre.
Um grande abraço
Claudia do Rio.

Anônimo disse...

Grande Medeiros, eu nao ia mais tocar neste assunto, contudo uma amiga pensionista, que nao tem internet e eu sempre repasso informaçoes exclusivamente aqui do teu blog a ela, pergunta dia sim dia nao sobre novidades do ES, eu ja disse que o colega esta em silencio sobre o assunto, mesmo assim, a pedido dela dona Alzira, 81 anos, pensionista, de Florianopolis SC, pergunta se ainda neste mes podera ser anunciado melhorias no ES?
Eu confesso, que para contenta-la, respondo que provavelmente sim, nao quis ser negativo com ele Medeiros, e o colega ainda esta otimista sobre isto em outubro?

Valmir Souza de Sa

Carlos Valentim Filho disse...

Prezado Medeiros,

Parabéns pela excelente análise sobre o comportamento dos colegas que preferem o comodismo, que se alheiam a respeito dos importantes fatos que nos interessam, que se alienam e, depois, desinformados, tecem críticas injustas e inoportunas sobre assuntos que desconhecem. Lamentável! Se houvesse união,interesse, participação e vontade de colaborar, nossa força (dos aposentados e pensionistas do PB1, administrado pela PREVI) seria inexpugnável.

Grande abraço
Valentim

João Rossi Neto disse...

NÃO AO ANONIMATO.

Preceitua a Constituição Federal no seu artigo 5º, inciso IV, que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Justifica-se o veto ao anonimato? É claro que sim. Não foi sem motivos que o Poder Legislativo assim votou e aprovou.
Sopesando que os pensamentos explicitados na forma escrita ou falada podem ferir direitos de terceiros, manchar o conceito e denegrir a honra foi que no mesmo artigo, inciso V, assegurou-se o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem.
De outra parte, no inciso LV, é garantido aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
Tudo isso reforça que a decisão de proibir o anonimato é coerente e acertada, tanto assim que é matéria pacificada na Carta Magna.
Por todo o exposto, se fosse moderador de algum blog ou coisa que o valha, nos casos de ofensas gratuitas e sem o menor indício de verossimilhança, vindas de anônimos, nada publicaria, visto que não iria compactuar com a covardia. A maioria das críticas descamba para o campo pessoal e são feitas sem o arrimo de provas e por anônimos que sequer conhecem o agredido.
É perfeitamente legal e possível partir para a discussão de ideias, para o contraditório, fazer denúncias, desde que o faça de peito aberto, dando ao adversário o direito à defesa, uma vez que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória (artigo 5º, inciso LVII, da CF).
Por fim, em outros assuntos fora do contexto acima, em que pese contrariar o dispositivo legal consagrado na CF, acho que seria possível contemporizar, aceitando as participações de anônimos, sobretudo porque muitas são inteligentes, valorosas e interessantes. Entendo que o moderador ao divulgar uma ofensa aleatória, sem nexo causal e oriunda do anonimato, automaticamente estaria vinculado ao texto difamatório, pois ficaria patente a existência do liame e de que houve a sua conivência com o ato ilegal.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, disse tudo. Concordo totalmente. Comodismo total imperando em todos as camadas. Uma pena.

Anônimo disse...

Alô Dr. Medeiros, quem confirma que o ES será 120/120. Informe-nos. Abraços Paraibano

Anônimo disse...

É muito fácil sentar em frente ao computador e posar como dono absoluto da verdade. Desferir críticas mal-educadas contra tudo e todos e demonstrar uma acidez sem limite que de há muito já beirou as raias do ridículo. Embolsar uma grana razoável todo mês que dá um reforço significativo no orçamento. Depois de tudo isso fugir do “bom combate” sob a alegação fajuta de aversão à política. Ora, me poupem por favor.

Anônimo disse...

06 de outubro de 2011

Para quem aguardava a divulgação do
realinhamento do E.S. para 29/09...

A PREVI deveria ter um pouco mais
de consideração conosco.

Como dizemos aqui em Minas ---------

Ou defeca ou desocupa a moita.

Anônimo disse...

Dr Medeiros estamos com o senhor.
Não vamos desanimar. nós pensionistas estamos precisando do Sr na ANABB. Deixem os outros falarem
ES, já.

Anônimo disse...

Bernardo,

Quero aproveitar para te cumprimentar pelo excelente texto de ontem e concitar todos os meus colegas e amigos para que votem em voce, 146, e no Claudio Lahorgue, 119, nas eleições da ANABB.

Voces merecem estar lá para lutar pelos nossos direitos e interesses.

Voces tem história que os recomendam.

Abraços

Jorge Krieger de Mello

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Em primeiro lugar quero escrever que o admiro muito, pela sua coragem, em tempo que outros da sua idade já estão recolhendo os tapetes, o senhor continua com muito brio enfrentando críticas não só das entidades que também criticamos (justa calsa por sinal), mas também de pessoas que certamente o senhor não esperava que viessem a criticá-lo.
Escrevo também que já votei na eleição da Anabb, 146, 119 e mais alguns, mas uma coisa me deixou encasquetado (um termo usado na minha região, que significa pulga atrás da orelha), li em outro blog uma crítica meio salgada que preferi conferir com o senhor a veracidade da situação. Pois bem, a pessoa que não vou citar o nome e não conheço também, escreveu que o senhor estaria usando seu blog com fins eleitoreiros e que, depois de eleito estaria fechando o seu blog, não atendendo mais as reinvidicações e anseios dos aposentados e principalmente das pensionistas. Queria, se possível, o senhor opinasse sobre esse assunto. Volto a escrever, pessoalmente eu sou teu aliado e continuarei sendo.
Josué Jorge Junior
Paraná

Anônimo disse...

Caro Doutor Medeiros.

Qual o resultado da reunião com a Superintendencia do Banco do Brasil em relação a antecipação do 13 salário, e os cdc para quem esta com restrições cadastrais.

Houve algum alvaço neste sentido ou os mesmo ainda não se pronunciaram a respeito.

Abraços

Amadeu Tamandaré

Anônimo disse...

Medeiros,
A greve dos bancários, hoje, é bem diferente das de seu tempo. É greve de internet. O pessoal viaja, vai ao cinema, se diverte nestes dias. Ninguém tá nem ai até mesmo pro reajuste. Porque a maioria não dá importância a 2% a mais de reajuste, o que é um grande erro, porque é pra vida toda. Quem ganha R$ 6 mil, por exemplo, teria R$120,00 a mais pelo resto da vida, reajustável. Alias, os ganhos reais dos ultimos 8 anos foram a mais de 30% para os funcionarios antigos(comissionados e mais ainda escriturários, é coisa pra caramba). Ano passado, boa parte dos salarios aumentou pelo piso(13%). Mas, no dia seguinte ao da greve, os colegas vem me perguntar: de quanto foi o aumento mesmo? as pessoas estão emburrecendo nos shoppings e nas coisas ruins da Net. Para mim, é coisa da sociedade de consumo extremada, onde todos só querem ter prazer, e nao lutar, o que sempre requer algum sofrimento.

Everton disse...

Caro Medeiros,
A falta de envolvimento dos colegas aposentados é por conta da comunicação.
A maioria não tem acesso as informações do que está acontecendo e só tamam conhecimento quando chega alguma correspondência na residência.
Naquela votação para o banco ter respaldo para nos roubar os bilhões que roubou muitos dos colegas não votaram e não sabiam do que se tratava. Aqueles que consegui contatar por telefone e pessoalmente consegui convencê-los a não votar. Teriamos que informar a todos o que está acontecendo mas através de correspondência.

Everton disse...

A estratégia de guerra é que quando você não consegue vencer o inimigo maior, una-se com outros inimigos que tem interesse comum e vença a guerra para depois pensar na partilha.
Temos que nos unir, mesmo com desavenças e interesses diferentes e depois de vencida a batalha contra o BB e governo é que vamos decidir como fazer a partilha.

Anônimo disse...

Medeiros voce tem razão as pessoas se escondem, não lutam pelo que querem, não participam de manifestações públicas, esperam sentados algo acontecer. Será que todos somos egoistas??Individualistas???Achei que isso era coisa só dos jovens de hoje. Se eu to bem de saude e financeiramente para que me preocupar com o que se passa com os outros??Esta é nossa sociedade. Cada vez mais cada um por si e Deus por todos.
Abraços. Voto 146.

Anônimo disse...

Contavamos com a sua distinta pessoa humana e dedicada para continuar ao menos nos informando da situaçao do ES, de como vao as coisas, quando vao provavelmente decidir e etc...
Ha nao ser que o senhor ache que nada vai sair de fato em 2011.
Sempre venho aqui para ter uma palavra sua sr.Medeiros.

Vera Borges

Anônimo disse...

Muita maldade quem deu essa informação que nao é veridica que vai haver configuração de 120/120 se aproveitar dos desespero dos outros...

Anônimo disse...

Ola Dr.Medeiros, nao quero incomoda-lo com o assunto do ES, so gostaria de ter um conselho precioso da sua pessoa.
Estou para renovar meu ES, pergunto ao senhor, que esta sempre bem informado, se o faço ja ou aguardo mais uns dias, pois pode a Previ anunciar ainda em outubro melhorias no ES.
A gente fica confusa com estas noticias do ES, nao se sabe mais nada querido Sr.Medeiros.

Raquel Cunha Azevedo

Paulo Baumgarten disse...

ALGUÉM ME RESPONDA POR FAVOR.

É verdade que o cargo de Conselheiro da ANABB tem remuneração com equivalência ao nível da Diretoria do BB e da PREVI? E que seria da ordem de 42 mil mensais?
Confirmado esse detalhe está explicada a corrida do ouro.
Se assim não for, que o valor correto seja declarado pela ANABB a quem enviei a pergunta e não obtive resposta. Dizer que é à base de “jeton” não convence. Não está explícito no Estatuto

Medeiros disse...

Caros colegas,

Algumas respostas a perguntas bem educadas colocadas acima nos comentários.

1. A remuneração dos conselheiros da ANABB não é de 42 mil mensais. Essa é a remuneração da diretoria, segundo consta. A dos conselheiros é de cerca de R$ 1.500,00 por mes. Portanto, não tem nada de milionária.

2. Se eleito o blog continuará com toda a força.

3. Não sei o que se passa em outro blog. Já deletei e não o acesso há muitos dias, felizmente.

4. Como voces sabem eu luto até o final e continuo lutando sobre o ES melhorado alimentando esperanças dentro do meu espírito otimista. Só não divulgo mais o que está acontecendo por causa das maldades e das agressões que tenho recebido, bem como por causa dos infiltrados que só querem confundir. Mas não percam as esperanças. No caso do ES a demora pode resultar em coisa boa.

5. Até hoje eu nunca errei na bolsa. Hoje ela já está esboçando reação. Bom para a Previ, bom para nós. Mas recordem que vendi nos 55.000.

6. Obrigado ao dr. Krieger e a todos que tem me apoiado na eleição. Esse apoio e os comentários que tenho recebido a respeito do texto de hoje alegraram minha alma.

7. Obrigado aos que me incluiram numa chapa de renovação jhunto com outros bravos colegas. Valeu.

8. O Sindicato dos Bancários está pedindo a suspensão da eleição da ANABB. Por que será ?

Abraço a todos.

Anônimo disse...

Medeiros,
Votarei em você, se eu não esquecer de votar. Digo isso porque faz muito tempo que eu não voto para a ANABB. Desculpem a pergunta, mas até quando vai a votação? Tenho estado muito ocupada que não tive nem tempo de verificar essa informação no site da anabb.

Medeiros disse...

A eleição recém está iniciando. Vai até 3 de novembro.

Anônimo disse...

É claro que não vou esquecer de votar. Eu estava só brincando.

Pensionista disse...

Dr Medeiros, eu também gostaria de saber:
Qual o resultado da reunião com a Superintendencia do Banco do Brasil em relação a antecipação do 13 salário, e os cdc para quem esta com restrições cadastrais.

Houve algum alvaço neste sentido ou os mesmo ainda não se pronunciaram a respeito.

Anônimo disse...

Concordo com a sua mensagem, Rossi, e é por isso que limito minhas críticas às instituições.

Medeiros disse...

Não, colega, infelizmente não avançou. Nós não esquecemos, mas agora o BB alega a greve dos bancários como problema imediato para a concessão.

Anônimo disse...

Bravos, dr. Medeiros, é issim que gosto do doutor. Combativo e otimista. O blog melhorou muito nos comentários com a saida dos infiltrados. Ainda tem alguns dando indiretas no caso do ES e outras coisas. Mas não estão mais se atrevendo a postar besteiras, sabem que serão recusadas. Parabéns pela postagem e pelas explicações.

Vamos que vamos.

Alvaro

Medeiros disse...

Querido colega Valentim - Joinville

Obrigado pelo teu comentário elogioso a respeito da minha postagem de hoje. Voce sabe que é verdade, pois sempre foi um nobre militante da nossa classe e um exemplo a ser seguido.

Conto com o teu voto e teu apoio.

146

Anônimo disse...

E´ verdade o que falaste, Medeirão. Eles vem com uma linguagem melosa sobre o ES e depois querem te responsabilizar por qualquer atraso ou contratempo. Ingratos é que eles são. Desse jeito vão afastar todo mundo.

Voce deu a volta por cima e é superior a essas picuinhas ridículas.


O testemunho de um colega como o Valentim, o dr. Krieger e o João Rossi Neto, valem muito mais.

Votem no 146. Eu já votei.

Arildo Azevedo (GO)

Anônimo disse...

Dr.Medeiros
Também acho que não está certo o que estão dizendo que só presta quem não tem cargos pois esse critério não é verdadeiro.Tanto existem aqueles que têm ou já tiveram cargos que não prestam como podem não prestar aqueles que estão se candidatando pela primeira vez. Se fosse para fazer uma relação de maus candidatos teria que ser daqueles que já fizeram alguma coisa errada para serem excluídos.Ser estreante não é certeza de ser bem intencionado.

Anônimo disse...

Dr Medeiros Saude Obrigado pela censura anunciada. O travesseiro logo me repreendeu. Me desculpa por utilizar este blog para desabafo. Ele eh construtivo
Quanto a votacao estou peneirando para votar todos os 21 lugares. Serao teus colegas de trabalho.Se nao escolhermos tambem os demais podera te causar ( mais ) aborrecimentos. Obrigado Mario
146 146

antonio americano do brasil borges disse...

Caro Dr. Medeiros,
Se possivel, indique os nomes dos demais colegas candidatos à ANABB, pois no momento só tenho o seu nome.
A propósito da omissão dos colegas, desde final do ano passado estou com DENÚNCIA junto à PREVIC sobre o reajuste diferenciado nas contribuições para a CAPEC. Estranhamente, por mais que eu cobre, a PREVIC não responde à minha DENÚNCIA.
Atenciosamente
ANTONIO AMERICANO
GOIANIA (GO)

Anônimo disse...

Comentário bastante oportuno do Dr. Medeiros. Realmente os aposentados do BB, são desunidos e desinformados. A grande maioria só toma conhecimento de alguma coisa quando recebe correspondência. Não acessam a internet, aliás não sabem acessar internet e não se interessam em aprender. Na minha cidade quando comento alguma coisa sobre a PREVI, CASSI, ANABB, geralmente ninguém sabe nada. Muitos não sabem de seus direitos. A CASSI fornece medicamentos de uso contínuo para nós associados; envia os medicamentos para a casa do associado. Muita gente não sabe disso.
Precisamos nos informar mais e ficar mais ligado no que ocorre no mundo.
Sobre o empréstimo simples não adianta ficar pressionando o Medeiros. Não há nada a curto prazo.

Anônimo disse...

Já se passou 06 dias de outubro, nada do ES, nada de notícia concreta por parte da PREVI que se limita a dizer que não há estudos sobre realinhamento do ES, contradizendo inclusive o Sr. Sasseron em sua última mensagem. Depois de mais de 20 anos de PREVI e BB jamais pensei que veria dias tão trevosos e hipócritas nas direções dessas duas entidades que demos tanta credibilidade, mas tb não sou de chorar o leite derramado e nem vivo do passado, e no presente que nos encontramos não percebo nenhum motivo para crer que o ES será realinhado neste mês, quando vencer a 6ª prestação paga, quem tiver margem renovará pela atual configuração ou quem sabe em advindo uma surpresa por parte da PREVI, numa configuarção diferenciada mas longe do que foi pleiteada pelos associados. Quem viver verá, lamentavelmente.

Silvio - MG

Anônimo disse...

Medeiros,

Tomei conhecimento que o Fernando Amaral te incluiu na listagem dele dos conselheiros para a ANABB.

Voce vai votar nele também ?

Jefferson, Rio

Medeiros disse...

Vou sim,, o Amaral é um dos meus candidatos, com certeza. Sou amigo e admirador dele. Convivi com ele na Previ e sei que é bem intencionado e capaz.

Anônimo disse...

A Senhora Isa Musa é candidata na ANABB. O senhor vota nela? Indica o voto? Ela tem sido tão criticada...
Lívio Campos

Anônimo disse...

Colega Medeiros,

Quem recorre a Constituição Federal à luz do Art.V: "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" para defenestrar o anonimato na Web não é um legalista. Ouviu apenas o galo cantar mas não sabe onde.

O anonimato na Internet não existe. Quando você se conecta a uma rede interna ou de computadores, o seu PC recebe um endereço IP. Esse número é atribuído de maneira individual, para identificar cada um que está conectado. Dessa forma, não é possível anonimato, já que quando você utiliza a internet, deixa um “rastro”, que é o seu endereço IP.

A necessidade de se expressar sob o "anonimato" permite que muita gente encontre liberdade para falar sem temer represálias de quem quer que seja. Normalmente são situações que podem apresentar uma forte tendência de gerar conflitos. Nesse sentido, a privacidade é colocada como o mais importante direito na Web.

Não posso concordar com o uso do anonimato por parte de criminosos que se apropriam dessa rede de relacionamentos para a prática de atos ilícitos contra a sociedade. A sociedade enfrenta uma desenfreada escalada de crimes cibernéticos, cujas impunidades devem ser combatidas com a garantia do pleno Estado Democrático de Direito.

Agora a estrutura jurídico-política da sociedade somente pode operar quando ficar explícito o cumprimento dos princípios e garantias previstos na sua lei fundamental, a Constituição da República. Senão, estar-se-á diante da inaplicabilidade da vedação ao anonimato, do sigilo das comunicações de dados, da privacidade, dos princípios do devido processo legal, da legalidade, do controle judicial sobre os variados acontecimentos no mundo virtual.

Mais do que anonimato e privacidade, a discussão remonta a uma questão milenar da humanidade: a responsabilidade e a irresponsabilidade do indivíduo quando de posse de qualquer meio de difusão de idéias. Até que ponto haverá necessidade de exigir que todos estejam identificados? O ir e vir pela internet deverão ser monitorados a todo tempo?

Toda essa discussão exige a análise de vários direitos e seus respectivos sujeitos, pois, reconhecendo-se a vedação ao anonimato passou-se à identificação dos conflitos entre as garantias fundamentais aplicadas ao tema:liberdade de expressão, a privacidade, a inviolabilidade do sigilo da comunicação, etc, etc.

Enquanto isso, o ES, nadica de nada. Voto 146.

Anônimo disse...

Colegas.
Meus amigos me desculpem o incômodo.
Consegui votar no Medeirão, Lahorge e Areco. e-pronto.
Era Problema de Pop-ups solucionado.
Clécio- Auto P. Joinville .

HELIO CASTELO DE SOUZA disse...

Dr. Medeiros, peço desconsiderar meu
questionamento feito na mensagem ante
rior, pois lendo as orientações de vo
tação da ANABB, ficou claro para mim,
que foi regionalizada a Diretoria Es
tadul, portanto na minha região só ti
nha aquele candidato. Os demais que
me referi pertencem as outras regiões
do estado. Desculpe estar incomodando
ao sr. e seus seguidores. Fica a seu
critério, a publicação ou não, dos comentários(se possível)Forte abraço, e vai preparando as malas.