VELHINHOS SAFADOS E TRAMBIQUEIROS

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Enquanto a maldade continua com relação ao ES e o silencio sepulcral da Previ não é quebrado, aproveito para dar uma força merecida ao colega Holbein.

A minha mãe, Geni Lima de Medeiros, era bonita por dentro e por fora. Morreu com 93 anos. Era também uma santa.  Achava que tinha ido direto para o céu.  Só não sabia que minha mãe era uma velhinha trambiqueira.  Tinha tirado todo o ES e ajudado a dilapidadar o patrimônio da PREVI. E ainda por cima não sobrou nada para os filhos.  Velhinha safada...

 Todos os meses eu complementava sua pensão porque a mesma não cobria suas despesas mínimas. O ES, reajustado de seis em seis meses, ajudava na cobertura. Mesmo assim ela foi pretensamente rotulada agora de trambiqueira, de tirar o ES como seguro de vida.

O Holbein Menezes tem razão para estar indignado e quer uma reparação para essa situação através do Ministério Público.  Ficou aborrecido pela falta de apoio e de solidariedade. Com razão. Mas antes tarde do que nunca.

A Zero Hora publicou no dia 6 de outubro excelente matéria sobre os idosos, chamando atenção para a falta de respeito com os cabelos brancos. Merece ser lida.

Temos que fazer valer os nossos direitos e fazer com que sejamos recebidos com a prioridade que nossa idade requer.  Já fomos úteis e produtivos, não podemos ser tratados como um bando de velhos incomodativos e descartáveis. Ainda por cima considerados injustamente como safados e trambiqueiros.

Os jovens, por sua vez, querem ocupar todos os espaços. Um projeto de lei da deputada Manoela, candidata a Prefeita de Porto Alegre, passou na Câmara concedendo meia entrada para os jovens abaixo de 29 anos.  Repito, jovens abaixo de 29 anos pagariam meia entrada nos cinemas, teatros, etc.  Parece que no Senado vai cair. Um espanto o atrevimento e a falta de respeito com os valores éticos. Bem disse um estudioso que a crise mundial atual não é financeira, é moral.

Avante, pois, Holbein, com sua indignação.  Você não está sozinho nessa jornada.

DELENDA CARTHAGO - TRAMBIQUEIROS SÃO VOCES !

22 comentários:

Anônimo disse...

Mestre Medeiros, nosso amigo Holbeim ouviu Sasseron dizer isso? Se ouviu você, como advogado, pode pegar a causa e processar Sasseron. Sem testemunha acho que nenhum advogado assume essa luta. Estou errado?

Anônimo disse...

Obrigada, obrigada de todo meu coraçao Dr.Medeiros, por falar aquilo que gostaria de ter dito para estes que administram nosso fundo de pensao.
Nao sou trambiqueira, e, tenho certeza que a amada sua mäezinha tambem nao era e esta no Céu, assim como ela, preciso sempre renovar meu ES, seria de grande ajuda e um alivio se a Previ melhorasse o nosso ES de uma forma mais aliviadora.
Que bom termos o senhor para escrever estes maravilhosos textos, esperamos que a atual administraçao da Previ tenha um pouco mais de sensibilidade e piedade com seus assistidos.
Sempre que puder meu bom samaritano, nos informe dos fatos, agradecemos.

Zaira Gomes de Sá 78 anos - pensionista

Medeiros disse...

Comentarista anônimo,

Sobre seu questionamento, acho que o silencio do Sasseron sobre o assunto terminou comprometendo-o. Deveria ter desmentido tão logo surgiu a história. Mas não o fez. Quem cala, consente.

E´ sempre saudável ver um veterano colega como o Holbein buscando Justiça.


Temos um Estatuto do Idoso só para bonito ou para valer ?

Lutadores ativos e atuantes como o Holbein Menezes me fazem um bem danado.

Minha mãe deve estar muito feliz. Como a querida pensionista inconformada acima Zaira Gomes de Sá.

Anônimo disse...

Parabéns, dr. Medeiros.

O doutor respondeu muito bem para o infiltrado que quis livrar a cara do Sasseron.

Seu texto sobre os velhinhos trambiqueiros serve também para lavar a nossa alma, pois é isso que acontece com o ES, ele serve para aliviar as nossas finanças.

Eles não precisam. Ganham fortunas as nossas custas.

Obrigado doutor Medeiros. Acho que o Holbein deve estar satisfeito também, porque quase ninguém ligou para a indignação dele.

Izaura Menezes - Brasilia - pensionista

Anônimo disse...

Sem nenhuma cobertura da mídia, apenas com um simples abaixo-assinado, o Palácio do Planalto teria determinado a volta imediata lá de Guadalajara do ministro dos esportes, Orlando Silva, para que preste no fórum pertinente todos os esclarecimentos devidos acerca do escândalo no qual ele teria se envolvido?

Anônimo disse...

Quem disse que os assistidos da Previ são velhinhos trambiqueiros no mínimo estava se olhando no espelho e confundiu se os velhinhos honestos com a imagem vista no espelho.

Anônimo disse...

É bom nos chamarem de safados e trambiqueiros, para alguns acordarem para a triste e dura realidade destes que administam a Previ, da proxima vez que houver eleiçoes, abram bem os OLHOS e vejam em que chapa estao confiando a sua vida, sua aposentadoria, anos de trabalho, para depois nós passarmos por isto.
Sr.Medeiros, ao meu ver, nao precisariamos ter que implorar ES, devia ser apenar uma mera obrigaçao deles revisar anualmente isto.
Mas porque tanta demora, ja vamos a novembro.
Trambiqueiros sao eles da Previ que ficam a PORTAS FECHADAS em infinitas reunioes sem resolver nada.
Francamente VOCES ganham para que?
Para resolver o problema de voces e de terceiros, nós servimos para que?

Pensionista Eunice Martins - Florianopolis SC

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Acho que ninguém mais tem dúvidas de quais são os modos ineficazes de pressionar a diretoria da Previ, com vistas a que sejam ouvidos os insistentes apelos que lhe são dirigidos. Cartas, e-mails, manifestações presenciais no Mourisco com pequeno número de participantes, até mesmo posts agressivos, maleducados e sem o menor sentido, todos já se mostraram infrutíferos. Sou da opinião de que um abaixo-assinado caminharia também na direção das providências inócuas. Todas as entidades representativas cobram de seus associados um determinado valor a título de mensalidade. Umas mais outras menos. Chegou a hora dessas entidades, sob coordenação da federação às quais estão filiadas, se cotizarem objetivando o exame da possibilidade do pagamento de matéria a ser colocada na mídia, alertando o povo brasileiro para as aberrações que ocorrem nos bastidores do nosso fundo de pensão. Muitos irão alegar que os valores cobrados pelos veículos de comunicação são inacessíveis aos orçamentos das associações. Então, só restará que as melhores cabeças pensantes vislumbrem uma melhor opção, imaginando que tenha ficado evidente tudo aquilo que não se deve mais insistir em fazer.

Laerte da Silva disse...

Medeiros,

Não sabemos com exatidão de onde sairam esses comentários, segundo os quais, fomos taxados de "velhinhos trambiqueiros" pelo Sasseron. Particularmente, acho um tanto quanto difícil ele ter se pronunciado dessa forma pouco ou nada cavalheiresca. Dizer que ele é insensível aos nossos apelos, que ele é indiferente a nós, por não mover uma única palha para nos ajudar, tudo bem. Mas chamar-nos de "velhinhos trambiqueiros" achei um pouco demais. Mas o querido Holbein tem suas razões para ficar tão magoado assim. Se tivéssemos recebido uma única resposta que nos desse um alento, uma esperança, nada disso teria acontecido. Todas essas mensagens desaforadas, malcriadas, como foi aqui dito, poderiam ter sido evitadas. Mas não. A direção da Previ fez questão de se manter no alto de um altar esplendoroso, de onde nos enxerga à distância, fazendo caras de muxoxo, ou rindo de todos nós. Aquele e-mail do Sasseron, que serviu para realimentar as esperanças de todo mundo, e, agora, vai servir para gerar uma tristeza enorme em todo mundo. Vou encerrar por aqui, dizendo que não somos "velhos trambiqueiros", e ninguém tem nada a ver com o que iríamos fazer com esse maldito Empréstimo Simples. Quem sabe, pagar as dívidas que contraímos com os bancos e agiotas, já que até os reajustes dos benefícios, que poderiam melhorar nossas vidas, estão sendo concedidos em patamares cada vez menores, enquanto a inflação, lá fora, sobe em progressão mais do que geométrica. Oremos, "velhinhos trambiqueiros", oremos. Pois é só isso que nos resta...

E.T.: Por que não separamos os benefícios do INSS, pagos nos holleriths da Previ, e partimos para os créditos consignados na rede bancária? Assim, a humilhação acabaria...

Laerte da Silva

Anônimo disse...

Estou muito comovido com alguns relatos neste blog, vou dizer que tem "gente" da Previ que declarou sobre o assunto ES, que vao cozinhar em "banho maria" até meios de novembro somente por pura maldade, nao sou infiltrado, nao sou especulador, esta informaçao se o Medeiros quiser pode perfeitamente buscar sua veracidade.
Quanto ao abaixo assinado, que estao elaborando, ja estao sabendo na Previ, infelizmente, nao creio que mude concretamente algo, no maximo uma resposta robotizada como sempre.
Se a vossourada tivesse adesao pretendida, a situaçao seri bem diferente neste momento.

P.Cesar

Medeiros disse...

Czaros colegas,

Acho que já todos estão sabendo, mas gostaria de chamar a atenção que a greve do BB terminou hoje às 13,00 horas, com o funcionalismo muito satisfeito com as conquistas. E nós, aposentados e pensionistas, como ficamos ?
Houve colega que achou que greve não funciona. Funciona sim. Protesto também, desde que chame a atenção da mídia. Agora mesmo aqui no RS uma mobilização dos mineiros de carvão surtiu efeito. Uma esposa de mineiro deu à luz na paralização. Foi o suficiente para chamar a atenção da mídia. Tem tanta coisa que podemos fazer ... Mas é preciso um número razoável de adesões.

Anônimo disse...

Com esta atual gestao da Previ, a unica coisa que podem fazer para provocar uma mudança de fato, é um GRANDE protesto em massa, pois nem este abaixo assinado que estao elaborando vai adiantar, desculpe, mas tenho que ser extremamente realista, se for para postar neste espaço coisas väs, entao melhor ficar calado.
Voces querem que os gestores da Previ mudem de postura e comecem a trabalhar de verdade em prol dos vossos interesses, querem um ES melhorado nos moldes que pediram, saiam de suas cadeiras, deste mundo virtual e venham para a linha de frente, o combate fisico ou ainda vao presenciar fatos mais desagradaveis qualquer dia destes.

P.Cesar

Anônimo disse...

Respeitosamente senhora Izaura: NÃO quero livrar a cara de ninguem não, mas quem acusa tem de provar e acho que Sasseron nem lê blogs, pois não se interessa por nós. Quem ganha mais de 100 mil por mês entre salários, gratificações, participações em Conselho não precisa nem saber o que pensam dele. Fui solidário ao Holbei, acho que a senhora não entendeu isso, apenas acho que sem provas a gente não pega o Sasseron. To errado Doutor Medeiros?

Anônimo disse...

Colega 17:22, o próximo há de ser o Guido Mantega pela safadeza de apoiar a casta dos 81 mil. Votei no PT, mas não sou burro. Tô de olho bem aberto.

Anônimo disse...

Não sei se por erro de sistema ou por retaliação, o BB reduziu o prazo do CDC salário para 24 meses e aumentou a taxa para 5,68 a.m.. Para comprovar, basta fazer uma simulação.

Francisco Rodrigues

Anônimo disse...

Tem certeza Dr. Medeiros, que aos olhos da lei, como velhos, não podemos reclamar na justiça da maneira que estamos sendo tratados?
Tem certeza que aos olhos da lei, como donos da Preci não podemos reclamar nossos direitos?
Então não há nada a fazer.
Cartinhas não adiantam nada.

Anônimo disse...

Mas isto é incrível Senhoras e Senhores.
A PREVI esta preocupada com a forma de envio de nossos comprovantes do IR, para o ano que vem, coisa que não tem a menor importância neste momento, e sobre o que realmente interessa, não tem publicada uma só linha.
Mas oigale sitezinho bem chubrega.
Rovere

Anônimo disse...

Doutor,

Nós não podemos fazer greve de serviço; mas podemos fazer greve de banco, mudar nossas contas para outros bancos, demonstrar nossa insatisfação fazendo manifestação na frente do BB. O pessoal aí de Brasilia pode montar umas faixas e ir para frente da direção geral. Vamos se mexer, gente. Eles tão pedindo. Só falta ganharem a eleição da ANABB. chega de inércia, chega de cartinhas. Vamos fazer como o pessoal da ativa fez.

Anônimo disse...

Colega Medeiros, acho que a revisao do ES neste ano nao vai sair, vamos ja a novembro e parece que este assunto esfriou por completo.

Alvacir

Anônimo disse...

Grande Medeiros, somente acho que se a Previ nao vai revisar como sempre faz anualmente o ES em 2011, deveria de imediato colocar uma nota sobre o assunto no site, porque é muito desrespeito nao passar nenhum esclarecimento por semanas nesta questao. Ou que ao menos diga que estao de fato estudando e que ate o fim do ano sai o ES, mas este silencio é uma tortura para quem contava com um ES aliviador ainda neste mes.
Alguem na Previ precisa ser mais humano neste questao Medeiros.

abraço Eduardo Medina

Anônimo disse...

Prezado Medeiros, nao é possivel que o Sasseron e conselheiros tenham perdido o senso de dignidade humana no trato com seus assistidos.
Acho que tinham a obrigaçao, como dirigentes deste fundo de pensao, ao qual tanto se vangloriam em encontros e reunioes pelo Brasil, de darem uma satisfaçao sobre o assunto ES.
Nem falo por mim, que nunca precisei usar o ES, mas pelo colegas que merecem ao menos respeito.
Nem ha mais o que comentar.

Um forte abraço, Gilberto Franco

Anônimo disse...

Ref.ao drama do ES também acho que o pior de tudo é a Previ não dar qualquer satisfação seja um sonoro NÃO ou informando se existe realmente algum estudo. Segundo consta os fundos de pensão são obrigados a prestar todas as informações solicitadas pelos participantes sobre qualquer assunto relativo ao plano. A Previ está causando um desgaste imenso nos aposentados, muitos com idade bem avançada, por falta de postura.