COMO GANHAR NA BOLSA QUE ACABA DE ATINGIR 60.000 PONTOS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Li com atenção o comentário de um colega no blog sobre os infortúnios da bolsa. Colocou um mil reais num fundo da Petrobrás em 2008 e hoje tem menos de quinhentos reais. Daí faz considerações desairosas sobre a PREVI que tem na bolsa mais de 60% dos investimentos.

Em questão de bolsa de valores é preciso cuidar dos detalhes. Quem aplicou em 2008 na alta certamente está perdendo ainda. Quem aplicou na baixa em dezembro de 2008, como eu, está ganhando bastante dinheiro. No meu caso eu vendi minha parte no final de 2009 com um belo lucro de quase 100%.

Sou velho e carimbado investidor. Já perdi na bolsa há  muitos anos (1988) e aprendi a lição. Deixei a emoção de lado e atualmente só aplico com a frieza de um jogador de poker.  Analiso os números e colho as informações necessárias no mercado por quem me merece credib ilidade. Simples assim.

No ano passado, 2010, um ano ruim, onde o IBOVESPA perdeu 18%, e a PREVI teve redução dos ativos de renda variáveis,  graças a DEUS, tive um resultado positivo de 39% em minhas operações, parte delas divulgada no blog.

Comprar no limite de resistência, como por exemplo, 40.000 pontos, e vender nos 50.000.  Comprar nos 48.000 e vender nos 57.000. Comprar nos 53.000 e vender nos 58.000.  Comprar nos 55.000 e vender nos 59.000.  As tres últimas operações foram exatamente essas.

Numa situação de instabilidade e volatilidade é isso que se faz. Compra-se e vende-se rapidamente. Tem gente que faz isso no mesmo dia.  Realiza-se lucro sempre. O que acontece é que às vezes eu deixo de lucrar mais, pois, cauteloso como a bolsa me deixou no passado,  decidi vender sempre antes do máximo previsível, mas há muitos anos não sei o que é ter prejuízo, há mais de dez anos me dou bem, porque inclusive fui diretor de corretora de valores e sei como as coisas funcionam.

Existem anos onde a variação é menor, valorização constante ou desvalorização constante, como ocorreu no segundo semestre de 2008 e em todo o ano de 2009. Aí é mais fácil ganhar, pode-se deixar mais tempo parado o investimento. E ganha-se tanto na alta como na baixa, depende apenas do lado onde se aposta. Minha teoria contraria a daqueles que acham que se trata de uma aplicação a médio e longo prazo.

Tem gente que me diz que  gosto de pagar corretagem e imposto de renda. Não importa, se eu ganhar sempre num terreno tão delicado e nebuloso não me importo em compartilhar os lucros.

Os meus estudos sobre a inclinação da bolsa acontecem nos dois primeiros meses do ano e  começo na verdade a atuar em março, com mais segurança, mesmo que perca boas oportunidades em janeiro e fevereiro. Mas sou supersticioso e é assim que tem dado certo para mim.

As previsões por enquanto são boas para 2012. Hoje a bolsa alcançou os 60.000 pontos previstos para o final do ano e que só não aconteceram porque a PREVI não atuou na ponta compradora.  Ano eleitoral em paises importantes do cenário mundial, os índices deverão refletir os resultados da economia e os candidatos vão se esforçar em mostrar serviço.

E`o que eu acho. A PREVI tem uma carteira complicada, muito concentrada em algumas empresas, como a VALE, e por ser um paquiderme se torna refém do mercado. No meu ponto de vista, opera mal atualmente, mas já operou muito bem alhures. E pode melhorar em muito seu desempenho e nos dar satisfações inesperadas. como um novo e exuberante superávit, garantindo o BET ad eternum.

Mais tarde voltarei ao assunto. Acho que todos os colegas deveriam fazer parte de um clube de investimentos só de funcionários e ex-funcionários de BB.  |Já tentei criar um aqui em Porto Alegre e a idéia não foi bem acolhida. Uma pena. Hoje teríamos um bom patrimônio e não ficaríamos tão dependentes do sucesso ou das apropriações indevidas na PREVI. Mas parece que, para nós do BB, a bolsa é tabu. E respeito a opinião dos que tem receio do risco que a bolsa apresenta.

Mas fica lançada aqui a sugestão do clube de investimentos dos aposentados e pensionistas do BB no Rio Grande do Sul. Quem se interessa ?

17 comentários:

Ari Zanella disse...

Dr. Medeiros,

A sucessora da Manchester Corretora de Joinville é a XP-Investimentos cuja sede parece ser em POA. Ali eu aprendi, através de curso para novatos, que não se ganha somente nas altas do mercado - também, e muito mais - nas baixas. Como é bem dito no texto é preciso buscar as oportunidades. Neste sentido é preciso comprar e vender quase que diariamente. Mas isto é coisa para quem sabe. Eu entro num Clube de Investimentos de aposentados DESDE que seja liderado pelo senhor. A propósito, não apenas no RS mas também SC. O Carlos Valentim Filho já é um grande investidor, um "Home Breaker", ou seria "Home Broke"?

Querendo apostar, disse...

No pregão de 20/5/2008 o índice IBovespa atingiu seu pico de 73.516 pontos, após dez recordes consecutivos.

Nosso mercado tem grandes chances de ultrapassar tal pontuação, logo, logo, assim: é só esperar para "começar a vender nossas ações com grandes realizações de lucros".

Quem comprar aos 60 MIL pontos, poderá realizar, também, seus lucros!
Façamos as apostas ?
(O cavalo tá passando, encilhado!)

Gerfson de Cabo Frio . disse...

Colega Medeiros:
Esse Clube de Investimentos, seria apenas para aposentados e pensionistas do Rio Grande do Sul ??
Eu, de Cabo Frio(RJ), gostaria de participar...

Saudações...

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Preferiria que o sr. voltasse à luta.
Infelizmente a mioria de nós não tem este algo mais, para jogar na bolsa. E por algo mais eu quero me referir a um extra mesmo.
Estamos no limiar de uma batalha e acho que o sr. seria muito importante nela.
Orientando àqueles que entram no seu blog, a como votar a como falar com os colegas e ajudsando-os a alcançarem suas metas.
nossas metas.
Eu gostaria de ver o seu nome numa chapa. Na nossa chapa. Mas respeito os seus motivos.
Agora, vamos focar.
É preciso que nos sintamos fortes para emprender esta jornada.
Voce é um dos nossos.
Venha conosco.

Rosa Calixto

Anônimo disse...

Sempre pensei nisto.Já que o Sr. entende bem dessa "encrenca"que é a bolsa, podia liderar um grupo de aposentados e ajudá-los a sair dessa pindaíba em que andam. Eu me incluo,é claro!

Anônimo disse...

CARO MEDEIROS,

SUA IDEIA É GENIAL. GOSTARIA, SIM, DE PARTICIPAR/INVESTIR EM UM CLUBE DE INVESTIMENTOS DE APOSENTADOS/ATIVOS E PENSIONISTAS DO BB.
QUAIS OS PASSOS/PROVIDÊNCIAS PARA CRIAÇÃO DO REFERIDO FUNDO?

/lui.

Laerte da Silva disse...

Medeiros,

A ideia é excelente. Continue nos orientando, por favor. Quem sabe se, juntos, poderemos vivenciar alguns momentos de aumento patrimonial. Porque, nos últimos tempos, além da perda nos benefícios, muita gente já perdeu parte ou todo o seu patrimônio, vendendo o que tinha, para se manter, comendo e bebendo, pois não sobrava mais nada...para nada mesmo!

Laerte

Carlos Valentim Filho disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Exagero do Ari Zanella atribuindo-me a condição de grande investidor na Bolsa. Administro sim uma pequena carteira de acordo com minhas posses, evitando prejuízos e buscando otimizar os ganhos.
A propósito, percebi que consta de sua Lista de Blogs, o do Ari Zanella, iniciativa louvável que, provavelmente, tornará o Blog mais conhecido, incentivando-o a prosseguir.

Grande abraço do
Valentim/Joinville

Anônimo disse...

O fato é que depois da votação para a eleição da ANABB o Dr Medeiros certamente não se candidará a mais nada. Viu que os colegas não lhe dão o apoio merecido, pois se dessem seria eleito. Eu compreendo que é desanimador ver que nomes bons não atraem nossos colegas. Não acreditem que uma chapa de oposição possa vencer na PREVI. A eleição é suspeita, pois é feita dentro do sistema 0800 do Banco (para aposentados) e dentro do SISBB para os ativos, ou seja: o Banco é o mesário, o conferente e o divulgador do resultado. Você confia?

Anônimo disse...

GENTE A BOLSA NÃO TEM MISTÉRIOS.

ALIÁS NUNCA EXISTIU ESSE MONSTRO DE 30 CABEÇAS.

LÁ FUNCIONA IGUAL A UM MERCADO DE PEIXE, BATATAS E BANANAS DE FEIRA.

VC COMPRA BARATO E VENDE MAIS CARO...ASSIM VC NUNCA TERÁ PREJUÍZO NA BOLSA.


O QUE NÃO PODE É VC COMPRAR UMA AÇÃO E DOMIR PARA O RESTO SA VIDA COM ELA DEBAIXO DO TRAVESSEIRO.....O QUE MUITA GENTE FAZ COM ESSE TIPO DE INVESTIMENTO.


NA BOLSA COCHILOU O CACHIMBO CAI.

COMPROU POR 1,00 REAL VENDE LOGO POR 1,10 E GANHA 10% DE UMA TACADA...ESPERAR ELA CHEGAR EM 2 OU 3 REAIS SÓ MESMO QUANDO PAPAI NOEL CHEGAR COM A MERENDA PRONTA NA SUA CASA..........

E OUTRA: MUITO CUIDADO POR QUE BOLSA É UM MERCADO TOTALMENTE PROSTITUÍDO E MENTIROSO.
ABRAÇOS

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Recebi uma cópia do Protesto Judicial.
Celso Bernardes
Formiga/MG

Bernardo - Lajeado-RS disse...

Dr.Medeiros
Cópias recebidas (Protesto Judicial)
Bernardo A.Mallmann
Dagmar C.Schonardie
Lajeado-RS

Lázara Rabelo disse...

Dr. Medeiros,

Gostei! Se o Sr. criar o fundo de Investimentos em Ações para Aposentados, gostaria de ser incluída.
Como já disseram, quem sabe assim, conseguiremos um auxilio para nossas combalidas finanças!

Abs,

Anônimo disse...

Bom de bolsa.
Para voces terem uma ideia da capacidade do Dr. Medeiros, segundo a revista Exame de todas as corretoras que divulgam suas carteiras a primeira colocada foi a Souza Barros com míseros 6,74% e a segunda foi a do HSBC com rendimento negativo de somente 3,41%. O homem é poderoso, gostaria de ver ele orientando os carinhas da PREVI.
Roberto Varella

Medeiros disse...

Caro Roberto,

Não dá para fazer a comparação com a carteira das corretoras que possuem um portfólio muito amplo e variado.

Eu opero só com o índice e no máximo com quatro ações. E´mais fácil de administrar o compra e vende ágil.

Mas já ocorreu que nos anos de boom da bolsa eu tenha tido um desempenho positivo menor do que várias corretoras que mantiveram seus papeis por prazo mais longo.

Por último, quando estive no conselho fiscal da \Previ o desempenho dela em ações era muito bom e tive oportunidade de dar vários conselhos.

Anônimo disse...

Quero ver cortarem o BET com a bolsa subindo aos 61.000 pontos!

antonio americano do brasil borges disse...

Caro Dr. Medeiros,
Resido em Goiânia, mas gostaria de participar do fundo a ser criado aí no RS. Anotem meu nome para futuros contatos.
Atenciosamente
Antonio Americano