AS CHAPAS PARA A PREVI: DEU CHUCHA NA ZEBRA

quinta-feira, 1 de março de 2012

Foram divulgadas no site da PREVI as chapas que vão concorrer às eleições.  Seis chapas, uma loucura.

Não é pelo fato de não ter constado em nenhuma delas que critico.  Como falei, já me sinto prejudicado para assumir cargos espinhosos e a  suplência do conselho deliberativo não me seria dada em hipótese nenhuma, mesmo que eu tivesse brincado com o assunto só para provocar.

O que me deixa estupefato é que se tenha feito o jogo que o adversário mais desejava, tal seja o de enfrentar a situação de maneira dividida. Em lugar de juntar forças, a união tão falada e pretendida, o que se vê é uma divisão dantesca, como nunca antes acontecera.

Para enfrentar uma chapa, a do sindicalista Marcel, temos cinco chapas para distribuir nossos votos.  Assim é fácil ganhar eleições e assim também é fácil perder.

Acho que faltou bom senso e vontade de vencer o pleito.  Vamos pagar caro por isso, muito caro. Para antever o futuro nem é necessário uma bola de cristal.  Basta uma olhada sobre o perfil e o comprometimento dos candidatos mais fortes, bem como das figuras carimbadas que participam do pleito,

Dessa forma e melancolicamente dou início concreto à minha disposição de só escrever sobre Direito e sobre assuntos financeiros (bolsa), culturais ou de lazer.  Estou fora ! Desta vez, definitivamente. Para alegria dos infiltrados. Não insistam. Segunda feira assumo a consultoria de uma corretora de valores em Porto Alegre.

Deu chucha na zebra !  Estamos ferrados.

15 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Tens todo razão e o meu permanente apoio. Realmente , com esse divisionismo e estrelismo, pessoas que não tem coragem de se opor a nada e não querem largar o osso, estamos fritos.

Nosso futuro é negro, digo é vermelho, vermelhou e perigou.

Waldir.............. - SP

Anônimo disse...

OK DR MEDEIROS

ESTOU CONTIGO E NÃO ABRO. A ELEIÇÃO JÁ ESTÁ GANHA PELO GRUPO SINDICAL E GOVERNAMENTAL

A DIVISÃO DE FORÇAS ACABOU COM NOSSAS CHANCES.

Anônimo disse...

Pena que você nos deixa, mas tem sobrados motivos.

Forte abraço.

Luiza

Anônimo disse...

Prezado dr. Medeiros,

Vou continuar no blog lendo suas postagens. mesmo que não aborde mais os nossos assuntos do BB. Previ e Cassi.

Carolina-MG

Medeiros disse...

Juridicamente abordarei.

Medeiros

WILSON LUIZ disse...

GUERRA SUJA BB X PREVI VI

Vejam que beleza... Estaria sendo negociado, nas catacumbas do BB, acordo em que pediriam demissão, ou seriam demitidos, os presidentes da PREVI e do Banco do Brasil. A seguir, eles pediriam aposentadoria, cuja base de cálculo seria o salário que eles recebem no atual cargo. Aí, eles receberiam por volta de R$ 50.000,00 da PREVI, sem qualquer contribuição, e iriam trabalhar no mercado financeiro, ganhando mais uns 100 ou 200 mil, por mes.
Caramba, parece punição de juiz corrupto. BRASIIIIIIILLLLLLLLL

Anônimo disse...

Como o quórum é muito alto penso que vamos ter segundo turno e aí pode ser que as coisas melhorem.

Medeiros disse...

Colegas, aposentados e pensionistas,

Tem aparecido vários comentários aqui no blog a respeito das eleições PREVI que eu tenho excluido, dentro das novas diretrizes do blog, fazendo a defesa de suas chapas, afirmando que cada uma delas são as melhores e de que era impossível se unir com as demais, para não se contaminar.

O que tem procurado dizer os comentaristas é de que melhor perder a eleição do que se juntar com quem não merece.

Respeito a opinião, só não posso publicar porque contém críticas a´pessoas e grupos, e não pretendo mais me envolver nesses assuntos, tal o tamanho de minha decepção com o andar da carruagem. E até porque a luta será inglória e desproporcional, sem chances. Entregaram fácil o pote de mel.

Continuo firme na minha opinião de que temos - os aposentados e pensionistas - que combater o crescente domínio do grupo sindical do PT na Previ,(desculpem falar em política, mas é verdade), pois tem demonstrado que não está alinhado com os nossos interesses e não tem respeitado os nossos direitos, como no caso do renda certa e da cesta alimentação.

Sindicatos são necessários para reivindicações, não para a administração de fundos de pensão nem do BB, haja vista a briga que se instalou em nosas entidades em busca de vantagens salariais, pessoais e de teto de aposentadoria. Para isso, só unindo forças, jamais dividindo.

E´ a minha modesta opinião, fruto da minha experiencia, e a explicação porque as postagens dos comentários estão sendo excluidas.

A partir da próxima semana, só assuntos amenos e jurídicos.

Não me levem a mal. Tudo é carnaval. Mais de mil palhaços no salão.

Tô fora e não é por covardia. Cansei. E não adianta me provocar nem me insultar. Já estou noutra praia.

João Rossi Neto disse...

Medeiros e colegas,

QUEDA DE BRAÇO ENTRE PRESIDENTES: DO BB E DA PREVI.

Em matéria veiculada, ontem, 01/03/12, no Jornal Nacional da Rede Globo, foi salientado que duas entidades ligadas ao Governo estariam em conflito, referindo-se ao Banco do Brasil e a PREVI.
Sobre isso, a Presidente Dilma orientou o Ministro da Fazenda para que interferisse no caso e determinasse aos dois altos executivos o fim das discussões.
Essa é uma medida totalmente incorreta sob o aspecto legal, do direito, visto que o Presidente da PREVI não tem vinculação hierárquica alguma com o Governo. No máximo, o Ministro Mantega poderia puxar a orelha do seu subordinado, Sr. Bendine, Presidente do BB.
De modo que houve falha da equipe do Jornal Nacional em colocar no ar, em rede mundial, um texto mal elaborado, com falhas redacionais graves, eis que passa duas informações equivocadas à população. O primeiro erro: A PREVI não tem ligação regimental com o Governo; Segundo erro: Presidente da PREVI não deve obediência ao Ministro da Fazenda.
Desse imbróglio, ficou patente que funcionários de carreira que estão na Diretoria Executiva e no Conselho Deliberativo da PREVI, são indicados pelo BB e não, necessariamente, pelo Presidente do BB.
Isto explica a ingerência externa sobre esses gestores, por membros do PT e da base aliada, que são os verdadeiros autores das nomeações, conferindo-lhes autonomia para desobedecer às ordens do Presidente do BB e, inclusive, de não evitar os atritos.
Esse episódio reforça mais uma vez tudo que sabemos: A PREVI é torpedeada pelo Governo e pela classe política, que se consideram donos dos recursos e usam o BB como instrumento para materializar as suas ordens, especialmente em empreendimentos mirabolantes, de elevados riscos de retorno, baixa rentabilidade, desinteressantes para a iniciativa privada.
A ponte que ensejou a conexão indireta, da PREVI, com o Governo e responsável por tudo, chama-se Lei Complementar 108/2001, que além de instituir a paridade nas contribuições entre patrocinador e participantes, criou o Voto de Qualidade para os Presidentes dos Conselhos Deliberativos das EFPCs.
De sorte que a palavra final em qualquer assunto passou a ser do patrocinador, que conta com quatro votos --- três normais dos seus Conselheiros e mais o Voto de Minerva ---, contra três dos Conselheiros eleitos pelos associados, sendo derrota líquida e certa, nos casos de empates, nas votações no âmbito do Conselho Deliberativo.
Isto posto, o Governo através do BB faz o que quer com os recursos da PREVI, com o agravante de que no encerramento do plano, em fase de extinção, o saldo remanescente ficará de herança para o banco. A propalada gestão paritária no Conselho Deliberativo das EFPCs é pura falácia, o Corpo Social não tem voz ativa alguma.
Nessa briga entre o mar e o rochedo, não é difícil descobrir que nós, participantes e assistidos, somos os mariscos, os que vão perder sempre. Como não temos forças políticas para modificar esse panorama e da parte do Planalto isso nunca será feito, independente do Governo e partido que estiver de plantão, só nos resta lutar contra a Resolução 26/2008 para amenizar e mitigar as nossas perdas financeiras e os atrozes sofrimentos. O resto -- promessas de candidatos às eleições na PREVI -- é balela e conversa fiada para inglês ver.
Por fim, ressalte-se que essa briga de comadres entre os Presidentes das duas entidades é fogo de palha e que acaba de num piscar de olhos, porquanto sabem o tamanho do rombo que terão nos bolsos com as perdas dos cargos. O instinto de conservação vai falar mais alto e eles são sabujos obedientes.

Ari Zanella disse...

Caro Dr. Medeiros,

A resistência dos 66 mil pontos já foi rompida nestes dois primeiros dias de março em relação à Ibovespa.
Qual seria o novo ponto de resistência? Chegaríamos direto aos 73.000 que foi o pico atingida antes da crise de 2008?
Um afetuoso abraço ao amigo.

Anônimo disse...

Pena!
Também acho que o senhor tinha muito a oferecer, principalmente boa vontade.


Obrigada.

rubens disse...

Caro Dr. medeiros, imagino como se sente. Já senti e sinto na pele a indiferença de muitos colegas aposentados. O sr. esta coberto de razao, de nao contar muito com a pseudo uniao de muitos aposentados. Tudo de bom para ti e sua familia, tao carinhosamente comentada em intens anteriores, e continuarei a participar do seu util blog. aposentado rgp de Cambé-pr. atenciosamente...

Anônimo disse...

Democraticamente opino que discordo de V. Sa. Voto na chapa da situação, porque é a menos ruim. Muitos de nós, da ativa, estamos vendo os cálculos de aposentadoria crescerem até 13% a.a., em razão dos últimos acordos, sempre beneficiando os mais antigos. Um grande ganho real, nos últimos 8 a 9 anos. Aliás, ainda teve o PCR 1 e PCR 2, favorecendo muito os comissionados, que tiveram, alguns, reajuste de mais de 13%. Tem o outro lado, Dr. Medeiros, o lado da realidade do pessoal antigo da ativa, que melhorou muito.

Anônimo disse...

Estimado dr. Medeiros, antes que você se retire dos assuntos da PREVI, poderia nos indicar em qual chapa votar, qual seria a menos ruim?

Im coestadoano. disse...

Caro Medeiros,

Tens sobradas razões para te decepcionares e desencantares com os falaciosos e puritanos "arautos" da união e agregação de aposentados e pensionistas. Deixa prá lá, mas tenhas certeza de que, descaradamente, amanhã buscarão teu apoio e apelo para incentivares teu "eleitorado" a votar neles.
Uma coisa, porém, jamais poderão te negar: foste LÍDER e grande motivador da mobilização geral, como bem demonstrou a caminhada de protesto junto a direção da PREVI, no Mourisco, no ano passado.
Por tudo isso, aqui vai meu abraço e solidariedade, com a certeza de que sempre poderemos contar com tua orientação e esclarecimentos, relativamente a questões regulamentares CASSI/PREVI.

Um coestaduando.