SUPERÁVIT NA PREVI

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pedem-me para comentar sobre o relatório do exercício de 2011 da Previ e, de maneira especial, sobre o superávit de apenas trezentos milhões obtidos no ano.

Alguns debatem se o superávit é real ou é fictício;  se é normal ou se foi fabricado;  se tem objetivo de favorecer ao BB ou não.

Eu tenho um entendimento simples e objetivo para a questão. Como 70% dos recursos da Previ estão aplicados em renda variável torna-se necessário obter um índice de equilíbrio para a cotação do Ibovespa, acima ou abaixo do qual existe ou não existe superávit. Simples assim.

O índice apurado para esse equilíbrio no ano passado foi de 57.000 pontos, o que significa que a PREVI teria superavit a partir daí.  No final do ano passado o índice fechou por aí, de maneira que ficou evidente que acontecera um empate técnico, com ligeira tendencia para maior, já que interesse havia de que o exercício fechasse superavitário, inclusive por causa do BET e de futura distribuição quando alcançasse os tres exercícios consecutivos.

No momento a Bolsa está em 61.000 pontos, mas já esteve este ano em 67.000 pontos, gerando otimismo e esperança de que haja superávit tranquilo, se se mantiver acima dos 57.000 ou 58.000 pontos.

Trata-se aqui de um cálculo matemático, baseado em premissas contábeis e atuarias, que pode sofrer modificação dependendo de variação nas aplicações de renda variável.

Em conclusão, sobre esse aspecto do superávit, parece-me razoável a cifra de trezentos milhões constante no balanço da PREVI.

Quanto às demais rubricas e fatos registrados no relatório, torna-se necessário uma análise mais ampla e profunda.  Como sempre as despesas administrativas e operacionais não são detalhadas e não permitem um exame sobre a probidade dos gestores.  Neste ano, inclusive, as despesas estão acima da média praticada nos outros fundos. 

Vou me debruçar sobre o relatório e assim que chegar a algumas conclusões farei uma postagem.

Votarei na chapa 5, Semente da União, pois é a chapa mais autêntica de oposição contra uma PREVI pouco transparente, com comunicação deficiente e bastante afastada dos interesses dos participantes, seus verdadeiros donos e a razão de ser do fundo de pensão.

13 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros

Saberia nos explicar como funciona o programa "BOMPRATODOS" do BB. Quem tem empréstimos no BB pode passar para o BOMPRATODOS que tem taxas menores ou é só para novos empréstimos, ninguém nas agências sabe explicar, o BB sempre foi assim, joga um novo produto na mídia e seus funcionários nem sabem como funciona. Acredito que o BOMPRATODOS vai barrar a possibilidade de aumento no teto do ES da Previ, que em maio completa os 6 meses de carência para renovação de quem pegou ES em novembro/11.

BB NÃO HONRA PAGAMENTOS DO BET, disse...

No Relatório 2011 (Pág.77) nas Notas Explicativas -item 5- "Gestão Previdencial" (in fine)é de estarrecer ler e saber que :

"Foram revertidos, em dezembro/11, os valores alocados desde março na conta "Valores a Recuperar-Acordo Superavit 2010", do Ativo, em face da correspondência Diref - 2011/14852, de 22/12/2011 do Banco do Brasil. O Banco DISCORDOU quanto à sua responsabilidade no pagamento do BET relativo ao Grupo Pré-67, em que pese a manifestação dos diretores eleitos, quando do conhecimento da Nota Técnica Presi/Gabin - 2011/000867, de 29/12/2011, que apreciou o posicionamento (CALOTEIRO)do patrocinador BB"

Então, o nosso Plano 1 continua pagando o BET aos 7.920 pré-1967 que estão "dentro do Plano1", mas seus benefícios estão a cargo do BB, por força do contrato mal firmado em 24/12/1997, aditado em 09/02/1998...

ALÔ PREVI !!! Cobrem do BB,O QUE FOI REPASSADO A ESTE GRUPO PRÉ-67, SUSPENDENDO JÁ SEUS PAGAMENTOS, como força nas negociações...

Anônimo disse...

Medeiros,

Será que se o Dinheiro fosse dos dirigentes da Previ, só deles, eles teriam coragem de manter em ações 50% do que aplicam hoje de Nosso Fundo?

Anônimo disse...

Responde Medeiros!! 14:59

Anônimo disse...

Pessoal, parem de cobrar o colega Dr.Medeiros acerca do BOMPRATODOS(menos pra mim). Se nem as Agencias ainda estão plenamente aptas a responder...Se estão esperando aumento nos limites de crédito, não se entusiasmem. Ah! e deixem de relacionar o programa ao ES. O Emprestimo Simples é feito com recursos da Previ. Vamos cobrar dela.

Medeiros disse...

A imprensa tem noticiado, inclusive hoje, que a baixa dos juros só vale para os novos contratos.

Anônimo disse...

Caros colegas aposentados. Estou escrevendo como um desabafo e para saber se tem mais alguém na minha situação.
Fui forçada em janeiro deste ano a fazer um cdc reescalonamento para não ficar inadimplente. O sistema só permitiu a contratação em 36 vezes com uma prestação maior que o meu salário líquido. Consegui pagar as duas primeiras e agora não posso mais pagar.
Não fiquei inadimplente em janeiro porém estou ficando agora.
Já fui várias vezes na agencia, já postei uma reclamação no BB Responde e até agora nada.
Será que existe alguma saída através deste programa BB BOM PARA TODOS?

WILSON LUIZ disse...

Aposentados e pensionistas da PREVI têm os mesmos benefícios que funcionários BB
O BOMPRATODOS, conjunto de medidas lançado pelo Banco do Brasil neste mês, oferece aos aposentados e pensionistas da Previ as mesmas condições ofertadas aos funcionários BB.

Além dos benefícios concedidos para todos os clientes, esse público conta também com as seguintes vantagens: isenção da tarifa dos pacotes BOMPRATODOS e redução nas taxas de juros das linhas BB Crédito Veículo Funci, BB Crédito Salário Funci e BB Crédito Renovação Funci.

Entre os benefícios ofertados a todos os clientes, destaca-se a Assessoria Financeira, que faz parte dos pacotes BOMPRATODOS Econômico, Especial, Completo e Pleno. Assim, ao contratar esse serviço, é possível obter:

- Até 10 dias sem juros no cheque especial;
- Redução na taxa de juros no rotativo do cartão para 2,94% ao mês;
- Parcelamento do saldo devedor do cheque especial e da fatura do cartão em até 24 vezes com encargos de 2,94% ao mês;
- Ourocard BOMPRATODOS (cartão espelho).

Para conhecer mais detalhes sobre o BOMPRATODOS, acesse o site na internet.

Fonte: Intranet do BB

Anônimo disse...

Medeiros, a Caixa abriu a renegociação de dívidas com taxas antigas, utilizando taxas menores., para todos os clientes. Era o mínimo que o BB deveria fazer...

Anônimo disse...

Pessoal,

O BOM PARA TODOS abrange quem já tem cdc contratado com aqueles juros altos?

Quem está nessa situação, certamente deseja renegociar a dívida com juros mais baixos e prazos mais longos, não é mesmo?

Pois bem, para aposentados nessa situação, O BOMPARATODOS tem alguma solução?

Muito obrigado.

-x-x-
Vote SEMENTE DA UNIÃO.

Marco disse...

Medeiros,

Dá uma dica para nós aposentados sobre o I Renda Fonte sobre o BET.
A PREVI já deu o caso por encerrado.
A mal redigida Instrução Normativa SRF 1127 quebrou a isonomia entre as aposentadorias.
Rendimentos Recebidos Acumuladamente de benefícios de aposentadoria de Fundos de Previdência não estão acobertados pela norma administrativa da RFB,
Qual a sua opinião sobre o assunto?
Cabe uma ação judicial?

Obrigado.

Medeiros disse...

Hoje tem reunião do conselho deliberativo da PREVI e vai constar da pauta a questão sobre a possibilidade de ser dado um aumento real em junho em vez de uma simples atualização pelo IGPM, que poderá ser de apenas 6%.

Laerte da Silva disse...

Medeiros,

Coloquei meu comentário bem antes desse pessoal todo que aqui escreveu até agora. Por que será que o meu não saiu? Aproveitando o gancho, na minha opinião pode estar acontecendo é uma nítida má vontade por parte dos administradores das agências na divulgação das regras do BOM PARA TODOS. O próprio nome já diz que ele tem que ser bom para todos. E isso inclui aposentados, pensionistas, funcionários da ativa, e a clientela como um todo, incluindo-se aí aqueles que já possuem dívidas com juros mais altos. Temos colegas que foram bem atendidos em diversas agências, fazendo, PRIMEIRO, a opção pelo BOM PARA TODOS. Em seguida, de posse desse novo cadastramento, as agências foram oferecendo diversas opções de crédito novo, para quem não tinha, e de renovação, com novas taxas, para aqueles que já estavam devendo. Com isso, vários colegas quitaram seus débitos antigos e até pegaram mais dinheiro, com juros menores. Acho que o Banco deveria cobrar uma posição mais séria de seus administradores. E, o que é melhor, esses administradores deveriam nos oferecer isso, independentemente de termos que ir lá, nos humilhando para conseguir alguma coisa que, s.m.j., é nossa, por direito. Sofri muito naquela época que o BB ofereceu o adiantamento sobre o BET. As agências analisavam os pedidos, de posse do nosso cadastro, querendo nos enquadrar como se fosse uma operação corriqueira do dia a dia. Ou seja, não queriam conceder crédito aos aposentados que tivessem uma ou outra restrição. Fiz um e-mail para o BB e eles mandaram fazer o crédito no mesmo dia, porque não era para analisar nada. Por isso, não podemos ficar quietos. E é sabido que sempre que se renegocia uma dívida, feita com juros mais altos, passando para outra com juros menores, vai sobrar limite para novas operações. Vamos lá, pessoal! Todo mundo cobrando os gerentes para que o objetivo seja alcançado.

Laerte