ANIVERSÁRIO DA PREVI É DIA 16

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Retornei de Brasília em um ótimo vôo, graças a Deus, na sexta feira pela manhã, embora a costumeira confusão do embarque, que nos faz pensar em como se animaram a realizar a Copa do Mundo no país.

Meu irmão, consultor jurídico do Itamarati, não teve a mesma sorte. Estava no avião da TAP que, no sábado, se chocou com uma torre no aeroporto de Brasília. Estava vindo de Haya, onde é árbitro internacional. Mas escapou ileso.

Já me encontro na AFABB-RS com todo o gás para trabalhar e dar conta da programação da semana.

Amanhã, 16, se comemora o aniversário da Previ.  Na sexta feira, dia 19, pela manhã, na Super, será a apresentação das contas do exercício. Parece que virão os diretores de investimentos e previdenciário.

Estava na presidência do Conselho Fiscal da Previ quando se comemorou o centenário dela. Foi em 2004.  Incrível de lá para cá já se passaram quase dez anos. O tempo voa.

As festividades foram estóicas, como devem ser em um fundo de pensão, e tímidas, porque recém a Previ havia saido do vermelho e começava a criar a expectativa de superávits em seu plano de benefícios 1.

Na solenidade acontecida no teatro municipal do Rio senti-me boicotado e inclusive alijado da foto oficial. Estava sendo rigoroso na apuração de responsabilidades referente a diversas operações irregulares, como Sauípe, Magik Park, Terminais Ponta do Felix, Tupi, e outras.  Também tinha posição contrária a respeito da entrega do fundo de paridade para o BB.


Mas no evento de São Paulo não houve como me deixar de fora da cerimonia. Fiz um discurso firme e forte.  Um dos pontos essenciais que destaquei era a necessidade de absoluta transparência dos negócios da Previ para que não voltassem a se repetir os erros e as irregularidades que estávamos encontrando em nosso fundo de pensão e que já haviam motivado inclusive uma CPI. Havia necessidade de pôr fim à caixa preta.

Nove anos se passaram.  Como se encontra hoje a nossa PREVI em matéria de transparência ?  As contas são claras, tanto nos investimentos quanto nas despesas ?  Ou continuam acontecendo despesas secretas, ignoradas dos participantes ? Os relatórios avançaram nos detalhes ou ficaram ainda mais resumidos e complexos ?  O que vocês acham ?

E´ com esse espírito de curiosidade e de conferência que eu vou assistir a apresentação das contas da Previ na próxima sexta feira.  Espero não me decepcionar, como tem acontecido nos anos anteriores.




21 comentários:

carlosdomini disse...

cARO dR.MEDEIROS, pARABÉNS PARA eLA .pORÉM CHEGA A HORA DE OS BLOGS JÁ QUE AS ASSOCIAÇÕES NEM NOTA DÁ SOBRE O ASSUNTO olhassem para dar uma explicação pelo menos para nós que fomos lesados entre 1989 e 1995 com desconto do IR sobre Imposto de Renda.Peço que nos d~e uma explicação sobre a tal Ação Normativa 1.343 de 5.4.2013 da receita Federal principalmente solicitando das associações exame urgente do assunto pois como eu que entrou com a ação em 2000 faço qualquer negócio antes que se arrependam

Anônimo disse...

TRANSPARENCIA - a quem interessou o forum juridico (ANABB e FAABB patrocinando, infelizmente, na minha opinião, cheira a mais um rombo a ser coberta por nós participantes do plano 1.
Com os "recados" que a PREVI tem mandado de fim do BET, volta a contribuições, consolidação de conhecimento de provaveis "perdas e ganhos" de açõs judiciais.
Por outro lado considerando a provavel (na minha opinião - certa) mudança do poder politico - sai PT e entra PSDB - com o PT provavelmente preparando os FUNDOS DE PENSÃO como parte de seu espólio do poder (ou seja, eles não mais serão governo, porém continuarão manipulando os recursos dos fundos - como já fazem hoje, ontem e desde dos tempos do FHC, até onde eu saiba).
Prevejo alguma grande negociata com vistas a arrumar a casa de modo a que o espólio fique mais fácil de manejar.
Outra coisa que me faz suspeitar dessa manobra é porque não colocaram a CASSI também como polo de debate - a CASSI tá cheia de problemas e de ações judiciais com grande prejuízo para nós os participantes (de ambas as CAIXAS).
OU SEJA, COM BOM MINEIRO DIZ, AI TEM MAIS COISA DO QUE FOI DITO.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A Bolsa afundou de vez, menos de 53.000 pontos.

Será por causa das bombas?

Estou falando das bombas, literalmente, de Boston.

Herberto

Anônimo disse...

E a Bolsa brasileira cai para abaixo de 53 mil pontos. Ora, é o baixo crescimento da economia brasileira e MUNDIAL, os ventos fortes vieram da China.
As análises do Dr. Medeiros se baseiam no tiro curto individualista. Cai para tantos pontos eu compro e vendo no curto prazo. Ora, isso pode até valer como trabalho de adivinhação ou mesmo de lógica, mas o fato é que desde a grande crise de 2008 a tendência da bolsa é baixista.
A Previ tem um alto estoque de ações encarteiradas, portanto, são aplicações de longo prazo.
Arrisco-me a dizer que o mundo passará por um novo ciclo de baixa no longo prazo(evidentemente permeada por breves períodos altistas), mas, o fundo de pensão sentirá, e o BET, para mim, só vai, no máximo, até março de 2014.
Uma coisa é ser otimista, outra, bem diferente, é ser cego.
Aliá, o campo minado do governo é outro fator a abalar os investimentos em renda variável, no desgoverno petista. Mas, o professor Medeiros nunca dará o braço a torcer, tenho certeza.

Medeiros disse...

Olhem, não sei onde entrei nessa crítica do anônimo acima sobre a bolsa se ainda não me manifestei a respeito. Falei que ia analisar a bolsa só após março e ainda não o fiz. Claro que se houver oportunidade de ganho temporário por que não aproveitar ? Calma. Qualquer dia desses eu dou a minha opinião. O que está pesando no momento, acho, é a questão da disputa entre o Bacen e o Ministério da Fazenda sobre inflação e taxa de juros. A Vale também não tem andado bem. E decisões políticas em empresas listadas na bolsa para eleição de conselheiros também não ajudam. Aguardem minha manifestação para depois me bater, por favor.

Medeiros disse...

A CASSI entrou sim no polo dos debates do forum.

Já estou estudando a resolução do Imposto de renda. Breve me manifestarei.

luiz carlos disse...

BOLSA - acho que a profecia do tal de Dom Bendine da bolsa chegar aos 30 mil pontos vai se concretizar.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
A respeito do Forum solicito informar se teremos acesso a íntegra dos debates e das decisões inclusive das medidas que serão tomadas.

Medeiros disse...

Com certeza.

Anônimo disse...

É tudo tão lindo! É tudo tão maravilhoso! Haja diazepan

isamusa disse...

Prezado Medeiros, como tem sido a prática da FAABB todo o Fórum foi gravado e o vídeo estará disponível tão logo seja renderizado/pulicado na internet, o que demanda algum trabalho e tempo.

carlosdomini disse...

Dr.Medeiros,
Espera-se como prometido uma aula sobre a tal da A~/ap Normativa da receita federal 1.343 de 5.4.2013

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Também estou no aguardo das explicações sobre a Instrução Normativa 1343 de 05042013 - 1/3 PREVI.

Anônimo disse...

VEJAM SÓ !:
Dois gerentes do Banco do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), expediram dia 10 de abril e-mails para 66 clientes, alertando para reservarem suas compras de ações do "maior IPO do ano - R$ 12 bilhões-" da BB Seguridade, com abertura do seu capital para 26 de abril próximo.
A CVM soube, suspendeu o IPO da BB Seguridade por 30 dias pela divulgação irregular "sem aprovação prévia".

Agora o BB corre para manter a data, senão fica prá junho e aguardariam seu próximo Balanço, a ser publicado em 9 de maio...

IPO exige s i l ê n c i o...

Alvorino Osvaldt disse...

Creio que existam muitas coisas "por baixo do pano". Infelizmente nós, que deveríamos ser os únicos beneficiados somos por vezes surrupiados, sem ao menos tomar conhecimento. Isso precisa mudar com um posicionamento firme dos Associados!
Abs

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Saude
Uma Consulta\Opiniatica (?) Uma lei nova pode beneficiar alguém que em determinado período de tempo passado não usufruiu daquele beneficio ? Me parece o caso do IR que no passado o regulamento não permitia deduzir do montante básico as prestações da PREVI. Hoje isto eh permitido, embora não
esta havendo descontos. Se há beneficio porem, no passado, temos direito sim de calcularmos, mês a mês, os IR cobrados a mais sobre aquelas prestações, inclusive correções. Acho inclusive que não eh necessário ter entrado com alguma acao. S.M.J Abrs.
Mario

Anônimo disse...

Caro Dr.Medeiros.

Sendo aposentado em junho de 1991, também necessito de esclarecimentos sobre a IN 1343.

Antecipadamente agradeço.

Unknown disse...

Dr. Medeiros,

Aproveitando o aniversário da PREVI penso ser oportuna sua apreciação sobre o acórdão do TCU, onde decide manter fiscalização sobre os fundos EFPC por considerar, em tese, que esses patrimônios teriam sido originados, em parte, por recursos públicos.
A notícia está no site da ANAPAR:
http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=24156
Esse patrimônio da PREVI esta bagunçando a cabeça de muita gente.
Se o valor fosse irrisório nem estariam aí...

Luiz Faraco - Florianópolis-SC

Anônimo disse...

CVM REVÊ E SUSPENDE PUNIÇÃO NO IPO DA BB SEGURIDADE:

Após 4 dias suspenso, hoje (17/4), segue normalmente o IPO da BB Seguridade, que deverá obter perto de R$ 12 bilhões em 26 de abril.

Para o BB, ter a própria seguradora já é um negocião, e ter ainda a própria corretora, dobram as oportunidades de faturamento, visto que já possuem funcionários, agências e clientes potenciais.
Tudo à postos ! É só seguir trabalhando.
Parabéns ao BB.

Medeiros disse...

O BB precisa aprimorar o atendimento aos segurados quando acontecem os sinistros. Comigo foi muito ruim o atendimento e cancelei os seguros depois de trinta anos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A Comunicação da PREVI é péssima, anódina e insípida.

Os balanços no quesito despesas são herméticos e pouco transparentes.

Somos tratados ora como chatos ora como debilóides.

Falta MUITO respeito a nós que construímos esse patrimônio.

Boa sorte e continue firme.