E O PRESIDENTE DA PREVI ? NÃO VEIO.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cadê o Presidente da Previ ? Não compareceu.

O Presidente da Previ não veio a Porto Alegre para a apresentação das contas do exercício 2012, que aconteceu na sexta feira passada, dia 19 na Super-RS.

Não é a primeira vez.  O Presidente Sergio Rosa uma vez anunciou sua vinda  e também não compareceu. Foi quando eu questionava as contas administrativas secretas da Previ e debatia com ele a caixa preta. Evitou o confronto.


Vieram desta vez tres diretores, dois eleitos e um indicado pelo banco.  Sem desmerece-los, eu pretendia debater de presidente para presidente, como manda a hierarquia. Preparei um material para tal.  Presidente da Previ x presidente da AFABB-RS.  Muita pretensão ? Afinal a Previ é poderosa e a AFABB RS é  apenas uma associação estadual  Até pode ser, mas é como penso que deva ser, já que os diretores eleitos passam falando, como aconteceu mais uma vez aqui em Porto Alegre, que quem manda na PREVI é o BB. "Tres a tres na diretoria vai para o Conselho Deliberativo e lá o voto de minerva é do BB".

Faz tempo que persigo esse objetivo de falar com o atual presidente Dan Conrado sem sucesso.  No ano passado encaminhei um ofício para a presidência da Previ que ficou sem resposta. O diretor Marcel me falou que foi culpa dele.

Depois ocorreu a reunião do dia 24 de janeiro no Palácio Mourisco. No momento de minha fala cadê o presidente da Previ ?  Havia saido temporariamente do recinto. Fiquei frustrado. Na hora do almoço deixei um lugar para ele na mesa onde eu estava com a Isa Musa, presidente da FAABB, principal autoridade nossa no evento, e Dan Conrado preferiu se sentar na mesa do conselho fiscal, que tinha reunião na mesma data, deixando de cumprir sua obrigação de anfitrião do encontro com as associações.

Pergunto-me por que ele não quer conversar nem debater comigo numa boa, como se diz. Estou bem intencionado. Quero o melhor para a Previ. Já provei isso no Conselho Fiscal. Tenho idéias, sugestões, contribuições, críticas construtivas, reivindicações,  como todo mundo.  Acho que podemos avançar em vários pontos. Especialmente na questão da judicialização, que os diretores tanto enfatizaram. Defendo maior transparência de nosso fundo de pensão e os direitos dos participantes contra a ganância do patrocinador Banco do Brasil. Luto pela reconstrução do diálogo entre a Previ e as associações, cortado desde a gestão do Tarquínio. Um diálogo digno, sem arrogância.

Mais uma vez repilo o ânimo de diretores da Previ que, a partir da indisposição de Henrique Pizzolatto,  consideram inimigos aqueles que não concordam com suas opiniões ou com seus posicionamentos. Não, não somos inimigos da Previ, não nos tratem como tal, somos apenas os legítimos donos de nosso fundo de pensão e queremos contribuir e zelar pelo seu futuro, que é o nosso também.

Que pena que o Presidente não veio ao Rio Grande do Sul !



37 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Continue na persistência. A sua luta não será em vão!

Essa diretoria da PREVI tem que dizer para que veio. Principalmente o DAN do patrocinador.

Que à PREVI corrija-nos sobre o pagamento em maio/2013, ou seja, 3,82% MAIS variação da SELIC no período.

É o de menos que a PREVI pode-nos fazer. E é legal.

Uma pergunta que não quer calar: Dr. Marcel, qual diretoria você é diretor? Associados ou Patrocinador?

Dr. Marcel, venha ao blog do Medeiros, já que você lê e/ou tem conhecimento, e diga-nos o porquê da balança "só" pende para o lado de patrocinador.

Assim, Dr. Marcel, ficamos, todos nós, sabendo de nossa limitação ante à Diretoria.

Dr. Marcel, jogue Limpo! Cumpra o prometido! Seja transparente!

Um abraço, e o desabafar, de james.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, ele, o Conrado, está ausente de todos os acontecimentos.
Mas como foi o resultado da reunião em Porto Alegre?

Anônimo disse...

Não lembro o que o sr fez quando era conselheiro fiscal da Previ, desculpa, mas também é que, nessa época, eu estava na ativa e aposentei-me recentemente. Se o sr colocasse sua atuação no perfil seria bom para conhecimento dos "novatos" como eu. Outrossim, já que o Dan Conrado não pode ouvi-lo, por que não conta pra nós o que iria lhe questionar e sugerir? Em outros posts o sr prometeu se aprofundar em alguns assuntos porém ate agora não vi nada. Infelizmente ainda tenho boa memória e gosto de cobrar promessas.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Continue sempre combativo. Precisamos de gente de sua estirpe.

Anônimo disse...

Amigo Medeiros.

O não comparecimento do presidente da Previ, vem demonstrar que o mesmo está a serviço do Banco do Brasil. Os aposentados, pensionistas, e todo pessoal do plano 1, estão sempre em segundo plano.

José Carlos Ferrari disse...

Dr. Medeiros, por favor traduza para nós a notícia abaixo, publicada no site da Previ. Eu estou com ação pela Anabb sobre o 1/3 do IR. Será que vai ter din-din em nossas mãos?

"Receita Federal publica instrução sobre tributação
A Receita Federal publicou no dia 8/4, a instrução normativa IN nº 1.343/2013, retificada na última quarta-feira, 17/4, sobre o tratamento tributário relativo à apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física aplicável aos valores pagos a título de complementação de aposentadoria e resgate. A instrução se refere às contribuições efetuadas pelos participantes do Plano 1, no período de 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1995.

A PREVI já deu início aos seus estudos, mas aguarda outras definições da Receita Federal para tomar as providência necessárias ao cumprimento da nova instrução. Tão logo essas definições estejam esclarecidas, a PREVI adotará as providências cabíveis e dará ampla divulgação aos participantes."

Anônimo disse...

Lemos na matéria "Artigo", de J.R.Guzzo, na pág.115 da Revista VEJA edição nº 2.318 que:

" Nada incomoda tanto quanto o ato de pensar.
Não toleram a tarefa de raciocinar em cima dos fatos, reconhecer realidades e convencer-se pelo uso da inteligência."

(Sir Joshua Reynolds em 1.700)

Barreto disse...

Receita Federal publica instrução sobre tributação
A Receita Federal publicou no dia 8/4, a instrução normativa IN nº 1.343/2013, retificada na última quarta-feira, 17/4, sobre o tratamento tributário relativo à apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física aplicável aos valores pagos a título de complementação de aposentadoria e resgate. A instrução se refere às contribuições efetuadas pelos participantes do Plano 1, no período de 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1995.

A PREVI já deu início aos seus estudos, mas aguarda outras definições da Receita Federal para tomar as providência necessárias ao cumprimento da nova instrução. Tão logo essas definições estejam esclarecidas, a PREVI adotará as providências cabíveis e dará ampla divulgação aos participantes.

Medeiros disse...

Colega cobrador,

Já me aprofundei em algumas questões outras dependem ainda de estudo. Calma. Tudo tem seu tempo. Eclesiastes.

Na realidade esse não é um blog técnico mas informativo e provocativo. Dou mais atenção para esse lado. Paciência. Há quem faça esse trabalho técnico jurídico.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho em prol de nossa classe.

Agora:
O que o Sr. acha dos aposentados receberem o PLR ? Segundo informações está na pauta do Supremo este assunto.
Na minha opinião nada mais justo. Participamos da construção da empresa.
No nosso caso em particular, como a PREVI através dos 50% do superávit está "ajudando" a construir o lucro do BB. Então ........

Já que não vamos mesmo derrubar a Res.26, porque não exigimos participação inclusive com retroatividade !!!!!


Abraços

Anônimo disse...

Vou comentar, mas duvido que tenhas peito para publicar:
O Dan não veio pelo mesmo motivo que o Dr.Brizola não quis aceitar convite do Eneas para um debate: disse: Enéas que escolha outro pare lhe dar a vitrine que ele não tem.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Saude
Me parece que o comunicado da Previ esclareceu definitivamente a confusão. O imposto a devolver eh sobre somente as CONTRIBUICOES que naquele período não eram permitidas abater.Isto vai dar muita demora ainda para resolver, pois as contribuições são diferentes para
cada funci e tem que ser calculadas mês a mês. Lembrando a Zelia \ BASES CORRENTES\ Abrs. Mario
PS e a Cassi vai desligar aparelhos?

Anônimo disse...

Amigo Dr. Medeiros,
Tratando-se de blog que anuncia em
primeira mão as notícias que envolve a previ e plano 1, gostaria
que mencionasse os assuntos de bastidores que foram levados a reunião daí de Porto Alegre. Sei que tens muita coisa a dizer-nos não obstante saber que o seu tempo é muito tomado pelas lide junto a associação do qual é presidente.

Obrigado
4701900 Alves

Anônimo disse...

APENAS UM REPASSE:





Em 22 de abril de 2013 12:47, Faraco escreveu:



Prezada Isa e demais colegas,



Permitam-me alguns reparos.



1 – o índice INPC de 3,82% não é médio e sim acumulado no período de junho/12 a dez/12.

2 – não ficaremos 18 meses com reajuste de apenas 3,82%. De janeiro a maio/2013 receberemos benefícios elevados em 3,82%, o que será um ganho. De junho a dezembro/2013 receberemos um benefício menor, pela diferença entre o INPC acumulado no período de junho/12 a maio/13 e os 3,82%. A partir de jan/14 tudo se normaliza pois receberemos o reajuste pelo INPC acumulado no período de jan a dez/13.



Portanto, receberemos um benefício maior durante 6 meses e um benefício menor durante outros 6 meses. Se isso será vantajoso ou desvantajoso dependerá do INPC de janeiro a maio/13.



Exemplificando numericamente.

a) Se o INPC acumulado de junho/12 a maio/13 for de 7,64%, receberemos a mais 3,82% nos meses de janeiro a maio/13 e 3,82% (7,64% - 3,82%) a menos nos meses de junho a dezembro/13. Numericamente as diferenças se anulam, porém o rendimento das diferenças de janeiro a maio/13 tornam mais vantajosa alteração.

b) Se o INPC acumulado de junho/12 a maio/13 for de 8%, receberemos a mais 3,82% nos meses de janeiro a maio/13 e 4,18% (8,00% - 3,82%) a menos nos meses de junho a dezembro/13. Numericamente perderemos 0,36% (4,18% - 3,82%) nos meses de junho a dezembro/13, parte compensada com os rendimentos do que recebermos a mais de janeiro a maio/13.



Em resumo, se o INPC acumulado no período de junho/12 a maio/13 for igual ou inferior a 7,64%, teremos ganho efetivo com a mudança de data de reajuste e se for superior a 7,64% poderemos ter perda, considerando o rendimento referido. Em janeiro/14 tanto o ganho quanto as perdas deixarão de existir porquanto os benefícios estarão recompostos pela variação do INPC acumulado até dezembro/13.



De qualquer forma, não se pode acusar a PREVI de querer nos prejudicar intencionalmente porque a decisão de mudar a data de reajuste foi tomada muito antes de se poder prever qual será o índice INPC acumulado no período de junho/12 a maio/13.



Em minha opinião, estão havendo interpretações equivocadas, como se nosso benefício viesse a ser reduzido permanentemente, o que tem resultado em manifestações iradas e violentas que entendo não caber.



Antes que alguém me acuse injustamente de ser conivente com os gestores da PREVI, como já ocorreu neste grupo, esclareço que viso exclusivamente desfazer equívocos nocivos a nós mesmos.



Abs

Faraco

Anônimo disse...

SOCORROOOOOOOOOOOOOO. O EMPRESTIMO SIMPLES NÃO ESTA DISPONIVEL NOVAMENTE PARA OS FUNCIONARIOS DA ATIVA. AINDA NÃO DERAM BAIXA NA PRESTAÇÃO DESSE MES.

Anônimo disse...

Ademir Martins
gostaria de dar parabéns ao Faraco por suas explicações, muito bem vindas;
2-ao comentarista "anonimo"que sita Brizola para tentar desmerecer este blog = meu silencio;
3-é muito bom ler os comentários aqui colocados, infelizmente são poucos que participam, inclusive poucos também são os que votam nas eleições da PREVI/CASSI, se escondem no anonimato, para depois criticar sem participar nunca, infelizmente !!

WILSON LUIZ disse...

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DO FLORES... E DO ROSA

Caro Medeiros, não adianta cobrarmos nada de Dan Conrado, assim como não adiantou cobrar de Ricardo Flores, ambos são os famosos 0 e 00 à esquerda, não têm coragem de ir ao banheiro sem pedir autorização ao Banco do Brasil, são meras figuras decorativas. Tenho lido variadas opiniões sobre quem seria o culpado por nossos benefícios estarem tão defasados, culpam a PREVI, o Banco do Brasil, a PREVIC, o governo federal, só escapa o Papa.
Na minha opinião, o grande culpado tem nome: SÉRGIO ROSA. Este senhor, que foi presidente da PREVI por longos oito anos, teve recursos financeiros à disposição, acredito que em sua gestão, poderiam ter sido utilizados para melhoria de benefícios mais de R$ 30 bilhões de superávits, e sem necessidade de dividir com o BB, pois ainda não havia sido editada a resolução 26. Talvez mais importante que dispor de recursos, ele tinha grande poder político, era um dos cardeais do sindicalismo paulista, que então dominava o PT; Delfim Neto chegou a defini-lo como um dos homens mais poderosos do país, chegava a confrontar o presidente do BB e até o ministro da fazenda. Poderia ele ter escrito seu nome na história de nosso fundo de pensão, corrigindo as injustiças e distorções, elevando os menores benefícios e as pensões, e ainda concedendo melhorias permanentes para todos os associados. Todavia, deu ele preferência a tornar milionários alguns “amigos do rei” com o famigerado renda certa, e elevar o teto de benefício, que concedeu aumento de R$ 6.000,00 mensais na aposentadoria de diretores da PREVI e do BB(legislou em proveito próprio, pois acredito que também foi beneficiado).
É o que penso, ninguém vai me convencer do contrário.

Unknown disse...

Colegas seguidores do blog: acredito que o Faraco responsável pelo comentário 23 de abril de 2013 12:36, seja o renomado Sérgio Faraco, de SP. Por esta razão desde o início tenho assinado meus comentários de forma mais completa. Não vou adentrar no mérito do comentário.

Cordialmente,
Luiz Faraco - Florianópolis-SC

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Por que só do pessoal da ativa que o pagamento da prestação do ES foi suspensa?

carlosdomini disse...

mEU CARO dR.MEDEIROS O ANÔNIMO QUE PEDIU EXPLICAÇÕES AO BLOG SOBRE A AÇÃO NORMATIVA DA RECEITA NUMERO 1343 TEM RAZÃO DE SOBRA EM PEDIR SOCORRO ASSIM CMO EU. dERAM AGORA todos previ, Anabb que nem nada postou e sendo a dona da ação, aaffbb que somente baile faz, aaffbb que a tdo dia tem confraternização, e tantas outras apenas tem o trabalho de repetir a notícia agora em moda , nada comentão nem dão sua opinião pessoal.hoje em dia bixou um caboclo, com todo respeito, que ninguém mais se atreve a dar sua opinião é triste vermos uma publicação e noticia de uma republicação da tal ação e ser dificil de se encontrar, é triste ver quais seriam as dúvidas da Previ, não custa nada repassar , a inércia da Anabb é de doer a alma, perguntei 2 vezes sem resposta e não perco ais tempo;Não jogo dominó no jardim o dia todo, não vou a alm~ço de confraternização, nem tampouco jogo baraho gasto meu tempo gratuitamente a ajudar meucolegas pesquisando, aos meus filhos, netos, parentes e amigos e isto todos os dias do anoleva um tempo danado.Tenho apenas um vício: Facebook para cnservar apenas, e uma cervejina dia de sábado e aí j´que especialistas já recomendam 1 copo por dias, bebo 10 no sábado para compensar. é trste Dr., sem notícias e o pior sem explicações para tanta dúvida.Imgine o bafafá dessa antecipação de reajuste pois cada dia tenho uma opinião.Agora j´acho melhor antecipar pois o roximo reajuste será se não me engano em janeiro de 2014 um ano após janeiro de 2013 que será antecipado

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Informação ao anonimo das 15:46. O desconto do emprestimo simples PREVI continua sendo debitado normalmente para os da ativa.
O que aconteceu é que o novo sistema do Banco ainda não se comunica com o da PREVI por isso a interrupção do emprestimo até os sistemas PREVI/BB voltarem a trocar informações.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Duas questões que esperam merecer sua atenção:

a) Os atrasados de janeiro a abril serão corrigidos?

b) O senhor continua confiante nas previsões de 57 mil pontos para a Bolsa ao final deste ano?

Obrigado.

Herberto

Medeiros disse...

Herberto,

Acho que os cálculos apresentados pelo Faraco acima estão corretos e nos dão certa tranquilidade. Nada de fazer tempestade em copo dágua.

Quanto à bolsa ainda não me defini porque o mercado está instável, mas hoje deu uma boa subida e já está a 55.000. Acho que no fim do ano irá a mais do que esse patamar, mas ainda não me fixei no número.

José Roberto Eiras Henriques disse...

Medeiros,
Percebo muita confusão para explicar o reajuste a ser implementado pela Previ retroativamente a janeiro de 2013.

Em em meu entendimento a explicação é simples:

a)O índice de 3,82% a ser aplicado no reajuste retroativo a janeiro/2013, refere-se à variação do INPC no período de junho a dezembro de 2012;

b)O próximo reajuste será em Janeiro de 2014 pelo INPC acumulado no período de janeiro a dezembro/2013.

Convém lembrar que a antecipação de reajuste dos benefícios era uma das reivindicações de boa parte dos comentaristas desse blog.

São Jose do Rio Preto - SP

Anônimo disse...

Medeiros,

Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão). A Previc atua como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar, observando, inclusive, as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar.

Como a PREVIC é vinculada ao Ministério da Previdência Social e subordinada as diretrizes de órgãos superiores, dentre elas a própria Previdência Social, que antecipou o reajuste dos benefícios pagos pelo INSS aos aposentados do sistema do mês de maio para janeiro. Nada impede que o mesmo critério seja adotado para os fundos de pensões, com a antecipação de um mês por ano. No nosso caso teríamos este ano a antecipação para o mês de maio, em 2014 para o mês de abril e sucessivamente até o mês de janeiro de 2017. Essa transição seria realizada sem traumas e prejuízo para os beneficiários. Se de outra maneira vamos aguardar o critério a ser divulgado pela PREVIC (Previdência Social). Eu não vejo motivo para ser diferente.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Não sei onde o senhor viu tempestade em copo d'água, perguntei apenas sobre a correção dos atrasados e não fiz, aqui, qualquer referência aos cálculos do Faraco.

Me equivoquei foi na pergunta sobre a previsão da Bolsa no fim do ano. Mencionei 57 em vez de 67 mil pontos, uma diferença considerável.

Herberto

Anônimo disse...

Colegas,

Por que não saiu ainda no site da PREVI o tão propalado reajuste retroativo a Jan/13 ? Alguém sabe ?

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Medeiros,

Reflexões sobre a antecipação do reajuste para o mês de janeiro.

Acredito que o reajuste com apenas o índice acumulado do INPC dos últimos 07 meses, junho a dezembro/2012 é impraticável devido aos normativos tanto da PREVI como da Previdência Social, a qual a PREVIC esta vinculada, que determinam que o reajuste anual seja aplicado o índice acumulado do INPC dos últimos 12 meses. Deduzo que o reajuste não pode ser parcial.

Então, penso que esse critério deverá ser descartado pois fere a legislação e traz prejuízo ao beneficiário.

Utilizar o índice acumulado do INPC dos meses de janeiro a abril ou maio/2013 para corrigir a distorção é impraticável, pois, o reajuste se deu em janeiro.

Como antecipação também não é viável, pois, essa antecipação teria que ser descontada do índice acumulado de janeiro a dezembro/2013 para o reajuste de janeiro/2014, o que provocaria um reajuste anual com apenas o índice acumulado de 07 meses e não de 12 meses.

A única alternativo viável seria o escalonamento do reajuste em um mês por ano, como ocorreu com a antecipação do reajuste do INSS de maio para janeiro.

Devido a falta de informação não sabemos se a antecipação tem que ser de forma imediata. Não acredito nessa hipótese.

Aguardo manifestação dos colegas caso mereça essas reflexões.




Anônimo disse...

Uai!Se a previc demorou de novembro até agora para despachar os papéis,a previ também tem direito de demorar um pouco.

Anônimo disse...

Esse anonimo das 08:46 deve ser da diretoria da PREVI. Engana que nós gostamos

Jair Mário Bork disse...

Parece que novos ares estão adentrando neste blog, menos pessimistas, como observei pela mensagem do Sr. Faraco. A antecipação do nosso reajuste era uma antiga reinvidicação, e quando é aprovada, elevam-se vozes como se a PREVI tivesse nos puxado o tapete. As explicações do Sr. Faraco devem abrir os olhos (e a mente) daqueles pessimistas que, qualquer que sejam as atitudes da PREVI, sempre sentem-se prejudicados, antes de examinarem com serenidade as consequências.

Anônimo disse...

E esse anônimo das 09.12 deve enxergar chifre em cabeça de cavalo. Coitado, deve ser triste ser tão pessimista. Para ele, quem pensa diferente é infiltrado. Veja o comentário do Faraco das 12.36 hrs do dia 23 e esfrie a cabeça.

Anônimo disse...

Não estamos discutindo a antecipação do reajuste para janeiro mas sim o critério a ser adotado.

Como não temos informação de como a antecipação se dará, imediata ou escalonada, provoca exercícios de cálculos de varias tendências e cada um da asas a imaginação ao seu feitio.

Como disse um colega que por analogia basta verificar o critério adotado pelo INSS da antecipação de maio para janeiro, de forma escalonada para todos os beneficiários da Previdência Social.

Cada um escreve neste blog o seu parecer (cálculo) como se fosse a formula correta para a antecipação, gerando polêmica e stress nos aposentados.

A dúvida só será solucionada quando se divulgar a informação se essa ocorrer, ou pelo "contra-cheque" quando o reajuste já estará sacramentado. quer gostemos ou não.



Anônimo disse...

Sr. Medeiros,

Obtive a seguinte resposta da Previ sobre a antecipação.


"Enquanto não houver aprovação de novo regulamento pela PREVIC, a lei determina que se cumpra o regulamento em vigor. Ou seja, até o momento o reajuste dos complementos PREVI permanecem para o mês de junho.

A PREVI, como sempre, manterá seus participantes atualizados a respeito de qualquer novidade sobre o assunto.

Permanecemos ÿ disposição.

LUZIANE COSTA LONGA MACHADO AZEVEDO
Gerência de Atendimento
PREVI

Anônimo disse...

Anônimo das 09:12h de hoje.A previ está morrendo de medo de você.Observe que há resposta rápida para você.Tá vendo!

Anônimo disse...

Quem não deve não teme, por nos enganar se escondem. Venham pedir votos para vcs verem o que vão ganhar

Anônimo disse...

Pedir voto?Velho não vota no 0800,no desk,noot,no net,no smart,no cecular,no correio.Velho gosta é de sofá.Já o pessoal da ativa,vota e aí serei reeleito.