O DURO DIAGNÓSTICO DA CRISE

sábado, 23 de janeiro de 2016

Todo mundo sabe que acertar o diagnóstico é fundamental para o tratamento e a cura do paciente.  Errar o diagnóstico significa dar uma medicação equivocada e alongar o sofrimento.

Estamos num impasse no país.  O FMI diagnosticou que 2016 vai ser um ano duro, de aprofundamento da recessão para o Brasil. A Presidenta Dilma reagiu. Ela afirma que, ao contrário, vai ser um ano de crescimento. Uma baita divergência. Quem terá razão ?

A crise está evidente. Está nas ruas. Está em nossas casas. Está no trabalho. Está em nossa CASSI e em nossa Previ. Só não vê quem não quer ou quem está acima do nível das dificuldades financeiras, ganhando salários elevados, bônus, vantagens, aposentadorias fora de padrão, acima da crise.

Meu irmão, por exemplo, eleito juiz internacional do Direito do Mar, vai ganhar seus proventos da ONU, em euros ou dólar, conquista merecida, está entre aqueles que não sentirão os efeitos da crise, graças a Deus a eleição veio em boa hora.  Outros existem na mesma situação dele. Conheço vários casos. Mas são exceção.

O desemprego está elevado. As multinacionais estão fechando postos de trabalho.  Despedindo os mais bem remunerados e até os mais competentes. Conheço quem  foi atingido.  Estão sendo enxugadas despesas administrativas.  Reina a insegurança no setor empresarial.

Se o Governo está cego ou equivocado na sua avaliação, mesmo vendo o dólar a R$ 4,50 nas casas de cambio e o IBOvespa descer a perigosos 37.000 pontos, tendo um Ministro da Fazenda e um Presidente do Bacen coniventes com a matriz econômica em uso, todos nós vamos pagar caro por esse diagnóstico errado.  Todos nós, os não privilegiados, os aposentados, as pensionistas, os assalariados, os endividados. Sim, todos nós.

Os resultados dos fundos de pensão em 2015 foram os piores possíveis, conforme eu havia previsto no meio do ano. Houve quem fez pouco de mim. Disseram que eu era um bruxo já ultrapassado. Que minhas previsões eram fajutas. Não eram. Mais uma vez acertei na mosca. Perderam-se bilhões de reservas acumuladas.  Patrimonios construidos em anos e anos de contribuição e sacrifício praticamente derreteram, como as geleiras dos polos com o superaquecimento mundial.  Aguardem para conferir os números.

Precisamos ter a coragem de enfrentar um diagnóstico duro, porém real.  Chega de mentiras, chega de mistificação, chega de enrolação.  Precisamos agir em defesa do que é nosso. Tem saída, sim. Mas, como na vida, se demorar muito o doente morre.

Eu continuo fazendo a minha parte. E você ?

Vamos que vamos.

18 comentários:

Anônimo disse...

Uma magistral aula de economia. doutor. Para nos salvar contamos com sua candidatura para diretor de seguridade. Vitória garantida.

Vasco

Anônimo disse...

E´ assim que se fala, Medeiros. Vamos que vamos.

Anônimo disse...

Bravos dr. Medeiros. O velho guerreiro está de volta. Eu sabia.

Arnaldo

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Se a vossa pessoa conversar 15 minutos com o Moro a república cai...

Anônimo disse...

Está no DNA.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Medeiros!

Uma parte da minha parte é votar no Sr. para Diretor de Seguridade!

Um abraço1

Lêda Reis

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


No meu modesto entender, DEPOIS de SOPESADAS QUESTÕES FAMILIARES e de SAÚDE, eis porque considero que o Mestre DEVERÁ CANDIDATAR-SE a DIRETORIA DE SEGURIDADE: 1) NINGUÉM poderá alegar que NÃO SUFRAGOU O SEU NOME PORQUE NÃO ERA ASSOCIADO, ETC., agora TODOS O SERÃO; 2) O SR. DEVE OUVIR O NOSSO APELO QUE É UNÂNIME, DESESPERADO e QUE É, COM A DEVIDA VENIA, UMA IMPOSIÇÃO e 3) Se NÃO VENCERMOS, SERÁ UMA DERROTA GERAL, JAMAIS PODENDO SER IMPUTADA UNICAMENTE a Vossa NOBRE PESSOA.

Anônimo disse...

Apesar dos males que o afligem acredito que o caro doutor ainda tem ombros bem largos para suportar os embates ao ser eleito Diretor de Seguridade da PREVI.

E, nas poucas horas de folga, sempre poderá dar um mergulho no Leblon, Itapema e Copacabana.

Apesar da criminalidade o Rio de Janeiro ainda é a cidade maravilhosa sem sombra de dúvida.

Talvez por isso os cariocas tenham eleito por duas vezes o Brizola para governador.

Padilha disse...

Eta Dr. Medeiros, SE O SENHOR RESOLVER SE CANDIDATAR PARA DIRETORIA DE SECURIDADE, OU INDICAR ALGUEM DO SEU NAIPE E COM SUA ACESSORIA, TEMOS QUE FAZER O POSSIVEL, TUDO O QUE ESTIVER EM NOSSO ALCANCE, PRETENDO PASSAR INFORMAÇÕES DE VOSSA PESSOA, E QUEM NÃO VOTAR NO DR. MEDEIROS, NUNCA MAIS PODERA RECLAMAR QUE VOTOU NAQUELE COLEGA QUE ENVIOU UMA MALA DIRETA, aquelas que geralmente vem de Brasília-DF, COMO AQUELAS QUE RECEBEMOS EM TODA ELEIÇÃO. DEVEREMOS NOS MOBILIZAR EM TODA REDE SOCIAL, POIS A HORA E O ANO (2016) É ESSA, VAMOS COLEGAS APOSENTADOS E PENSIONISTAS E COLEGAS DA ATIVA TAMBÉM, VAMOS LEVANTAR ESTA BANDEIRA... estamos com uma oportunidade de ouro, de colocarmos um colega com argumentos e amizades suficientes para dar muita transparência em nossa Previ, Dr. Medeiros, conte com o meu voto, e demais colegas da Região de Londrina-PR, vamos contatar com os aposentados e possivelmente conseguiremos resultado positivo. Tudo de bom, muita saúde, inteligência do colega aposentado, Goulart Padilha, figue com Deus...

Mariano Branquinho disse...

Dr. Medeiros, reveja sua decisão, seja nosso candidato a Diretor de Seguridade, aqui na Paraiba, pedirei votos para o Senhor, corpo a corpo, junto a aposentados, pensionistas e pessoal da ativa. Abs. Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Concordo com os colegas, Medeiros na Seguridade , conte comigo e com meu empenho na campanha.

Goulart disse...

Caro Dr. Medeiros, favor consultar no Site APDOBANESPA/NOTICIAS, a notícia do dia 24/01/2016 (neste domingo), a notícia de houve ROMBO DE 60 BILHÕES NOS FUNDOS DE PENSÃO, conforme informe da Previc, em seu relatório, e peço por favor repassar em seu conceituado Blog esta triste notícia, obrigado e tudo de bom, Goulart.

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES disse...

Caro Dr. Medeiros,
Infelizmente a maioria de nossos colegas aposentados acomodaram-se no sofá à espera de que alguém venha resolver seus problemas.
E infelizmente para o Senhor, já que está determinado a não se imiscuir nos assuntos PREVI/CASSI/ANABB, etc. infelizmente, volto a dizer para o Senhor, e FELIZMENTE para nós, não vamos ter outra saída que não sua participação nas próximas eleições da PREVI, como nosso representante na DIRETORIA DE SEGURIDADE.
Afinal qual colega aposentado tem hoje o seu gabarito de conhecimento para nos representar condignamente?
Aguardamos sua volta.
Abraços
Antonio Americano
Goiânia (GO)

Luis-BH disse...

Dr. Medeiros,
Suas previsões realmente se confirmam.
Acho incrível que nos últimos 10 anos sempre foi pedido e exigido que a Previ corrigisse os desenquadramentos em ações e quase nada foi feito.
Deu no que deu. Um déficit fabuloso!
E aquele argumento de que "a renda variável gerou superávits" é uma meia verdade. O correto era: ações geraram superávit? Vende a maior parte e reaplica em renda fixa.

Anônimo disse...

Quando for divulgado o balanço da PREVI em 2015, aqueles que achavam que estavam sentados em cima de uma montanha de dinheiro vão se dar conta da realidade.
Daí vão começar a se mexer e enxergar o perigo que insistiam em não ver.
E ai vão ter uma noção do desespero que muitos de nós já sentem na pele.

Tem gente que só se toca quando está com a cabeça na boca do leão....

Cláudio

Marcelino Maus disse...

"E aquele argumento de que "a renda variável gerou superávits" é uma meia verdade. O correto era: ações geraram superávit? Vende a maior parte e reaplica em renda fixa.
25 de janeiro de 2016 15:19"

Há mais de 10 anos (ou hpa 13...) a política da PREVI foi
INVESTIR MAIS e MAIS em Ações...

O caminho inverso dever-se-ia tomar quando a BOVESPA atingiu 70.000 pts.

MAS QUEM ACEITARIA PERDER A BOQUINHA de R$20, 30, 40, 60.000,00 nos CONSELHOS das PARTICIPADAS ? ? ? ? ? ? ? ? ?

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES disse...

Caro Dr. Medeiros,
Nossos colegas comentam que se o senhor for candidato, vou votar, etc.etc.
Acho que só isso não bastam, necessitamos, nós que acompanhamos seu blog, de começar a divulgar entre nossos contatos, nossos colegas aposentados e mesmo os conhecidos da ativa, o nome do Dr. Medeiros, inclusive pedindo que cada um acesse e conheça o Blog. Precisamos começar a propagar o nome do Dr. Medeiros.
Não adianta só falar que se o senhor for candidato vai ter o meu voto. Afinal somos milhares de associados e infelizmente a grande maioria sequer sabe que tem eleições na PREVI e que pode seu voto é importante. Assim se não houver uma divulgação em massa perante os colegas associados, devemos respeitar sua opinião de não ser candidato, embora saibamos que não existe no corpo social da PREVI alguém mais capacitado para o cargo do que o senhor.
Algum colega tem alguma sugestão de como devemos iniciar a divulgação do nome do Dr. Medeiros?
Abraços
Antonio Americano
Goiania (HO)

Anônimo disse...

PROF. MEDEIROS
Caro colegas, dias nebulosos estão a caminho, numa velocidade espantosa.

Bolsa na China caiu 6,42%, ações da VALE derretendo na bolsa USA.

Pensar que temos 30% de nossos recursos em VALE, realmente trás uma preocupação enorme. Sem contar Petrobrás e os Bancos.
E aí Dr. Medeiros como ficamos?