FIM DO VERÃO, INSEGURANÇA TOTAL

segunda-feira, 7 de março de 2016

O veraneio acabou. A praia está deserta. Estive lá no final de semana para fechar a casa e arrumar o telhado que tempestade recente afetou, quebrando ou derrubando algumas telhas. No espaço de um quarteirão inteiro ao meu redor, de cerca de cem casas apenas duas estavam ocupadas. Uma barbada para os ladrões. Nada adiantam os alarmes.  Eles sabem desarmar e lidar com os sistemas.



 Insegurança total. Dá medo. Nunca deparei com cenário igual. Nenhum guarda nas ruas. Nenhum policial circulando. Estamos encurralados, presos dentro das casas, que eles invadem pedindo as chaves dos carros, celulares e cartões de crédito. E levam até os portões das garagens.
 


Nesse contexto os acontecimentos nos atropelam. Lula COM CONDUÇÃO COERCITIVA. Lula liberado. Lula se diz o melhor presidente que o Brasil já teve. Lula afirma que as classes ricas nunca toleraram que um metalúrgico de merda chegasse até onde ele chegou, um conferencista requisitado internacionalmente, com remunerações milionárias, para explicar o milagre que realizou. Lula se compara a uma jararaca. Lula diz que erraram a paulada, deram no rabo.. Acordaram a jararaca, que está bem viva e vai voltar em 2018.  Lula não falou nem do mensalão, nem do petrolão, nem da prisão dos tesoureiros Delubio e Vaccari, nem dos milhões entregues pelo PT ao marqueteiro Santana e sua mulher Monica, uma verdadeira fortuna. Lula não falou sobre seu fiel companheiro Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula.

E aí tem uma parte que nos toca. O Paulo Okamoto é conselheiro fiscal da BrasilPrev, vejam só. O presidente do Instituto Lula, suspeito de desvio de recursos e lavagem de dinheiro na Lava Jato ganha honorários para fiscalizar nossa BrasilPrev, empresa do conglomerado Banco do Brasil. Pode ? Quem o botou lá ?  Para que finalidade ?  Não sei.  Mas que é estranha essa indicação, isto é. O BB que esclareça o critério adotado para nos tranquilizar.

Eu votei no Lula em 2002.  Acreditei nele.  Não votei nele na re eleição. Me decepcionei com a história , sempre repetida, de que não sabia de nada que se passava ao seu redor. Um mantra.

Por sua vez a presidenta Dilma resolve ir a São Bernardo para se solidarizar com Lula. Foi de avião e helicóptero, Viagem oficial ou de caráter pessoal ?  Quem pagou as despesas ?  Quem arca com os custos ? Numa entrevista Olivio Dutra chorou lamentando o enredo em que o PT se meteu. Diz que não fala com Lula há muito tempo.

A bolsa sobe, o dólar baixa. O mercado dando seu recado de contrariedade com a atual política econômica. Estamos na pior recessão dos últimos 25 anos. Ao meu redor inúmeras lojas fecharam. Vitrines fechadas. Cartazes de vendas e de aluga-se. Desemprego. Clínicas de saúde reduzindo pessoal e vendendo equipamento. No Banrisul os aposentados estão sendo penalizados nos benefícios em plano de emergência de sua fundação. Onde vamos parar ?  Numa guerra civil ?

Durma-se com um barulho desses.  Tempestades econômicas, tempestades políticas. Tempestades de verdade, com ventos, chuvas e granizos. Tempestades perfeitas. E insegurança total.

17 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto está muito coerente. Parabens dr. Medeiros. Inclusive por ter confessado que votou em Lula em 2002 e depois não mais.

Anônimo disse...

Uma insegurança e um medo muito grande está nos rondando. Já quase não saio nas ruas. Fui assaltado tres vezes.

Vasco

Anônimo disse...

Lamento a morte de Antonio Americano de pancreatite. Um lutador.

Antonio S.

Ari Zanella disse...

Estou deveras preocupado com o próximo domingo, dia 13, pois os protestos de rua contra o PT podem inflamar seus seguidores que já prometem sair às ruas no mesmo dia para revidar. Guerra civil à vista?

Por outro lado (e fora do tema) soube hoje pelo colega Ivan Rezende de Goiânia que faleceu o colega ANTONIO AMERICANO BORGES, vítima de pancreatite, já tendo sido sepultado às 09h em Goiânia.

Anônimo disse...

Caro Doutor,

Depois da tempestade, que ainda se mostrará como um tornado ou um furacão nível 5, teremos a bonança, sempre foi assim e sempre pelos desígnios de Deus o será.

Claro, temo pelas consequências trágicas que colheremos, se os corruptos resolverem resistir à força, conforme comentário de dois dos discípulos do ex-presidente, os inconsequentes, atiçadores de massa paga, Srs. Carvalho e Rainha.
Mas se tivermos que passar por isso que assim seja.

Estarei presente, apesar dos mais de 70 anos, na manifestação do dia 13.03.2016, pacificamente porque é o meu modo de viver esta vida.

Faço votos de que a vida lhe trate bem e com alegria.
Anônimo

Ademar disse...

Dr. Medeiros,

Estou aguardando seus comentários sobra as chapas que estão concorrendo às eleições da Cassi e qual tem seu apoio, para divulgar entre meus colegas aposentados.


Ademar

Medeiros disse...

Prezado amigo e colega Ademar,

Estou respeitando a fase atual que não permite propaganda, sob pena de impugnação de chapa.

Forte abraço

Adaí Rosembak disse...

Amigão Medeiros,

Estou, como o Ari Zanella, preocupado com o próximo domingo.
Deve correr sangue se a polícia não intervir.
E tem de intervir pesado porque os petistas não tem limites. Como vão ser superados em número de manifestantes, eles devem ir armados.
Esta situação está causando um mal estar muito grande.
Eu tinha 19 anos quando a revolução estourou e sei como você também sabe, como a coisa foi feia.
E essa presidente Dilma é uma pessoa completamente perdida.
Essa ida dela a São Bernardo com o dinheiro de nossos impostos para ficar ao lado de Lula foi um gesto suicida. Ficou louca.
A melhor solução será um Impeachment porque aí quem assume é o Temer, que é um político de primeira linha.
Mas se a Dilma continuar não sei onde vamos parar.
Não vai ser preciso revolução para os militares voltarem.
Se a situação continuar assim o povo vai rezar pela volta dos militares.
Vai ser a única forma de colocar a casa em ordem.
Isso tudo é muito triste.

O amigão

Adaí Rosembak

Medeiros disse...

Realmente Adaí e Ari a situação é preocupante. O clima está muito pesado. Torço por uma solução democrática.

Medeiros disse...

Prezado Medeiros,

Basta ver o Paulo Okamoto ser conselheiro fiscal da BrasilPrev para compreender que algo não está bem. Porque o BB colocaria ele de conselheiro fiscal ? Qual o critério da seleção ? Quem foi o padrinho do presidente do Instituto Lula ?

Camilo = jundiai disse...

Muito bom o texto.

Anônimo disse...

Deu pena em assistir a TV Senado, ontem, quando os petistas Lindberg Farias (ex algoz do Collor) e Gleisi Hoffman (ex candidata ao Governo Paraná), esposa de Paulo Bernardo (ex- ministro) aposentado no Plano 1 da PREVI, tentando parecerem inconformados com a delação do Delcídio (Ex- lidet PT)e com a condução coercitiva do LULA ( fundador e afundador do PT - Partido que era contra a corrupção e a favor dos desassistidos -
CONTRA FATOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS.... Foi ridículo e bisonho e risonho.

2.) Pêsames aos familiares e amigos de ANTONIO AMERICANO BORGES.

Lamentável, desastrada a indicação de Paulo Okamoto para Conselheiro Fiscal da Brasilprev. Quem foi ????Alguém do BB se explica ??? Quem poderá expurgá-lo da nossa Brasilprev, a bem da honradez e licitudes ?

joao trindade disse...

Penso que a OAB já deveria ter feito contato com organismos internacionais sobre direitos humanos sobre como nosso país está dominado por forças estranhas com objetivos nebulosos. Passeatas e manifestações não assustam que se adonou do Brasil.

WILSON LUIZ disse...


SOBRE “ORÁCULOS” PILANTRAS, “DEUSAS” ARROGANTES E “MESSIAS” DE ARAQUE

O marqueteiro João Santana, ex-“oráculo” do PT, e sua mulher, Mônica Moura, entraram na carceragem da Polícia Federal em Curitiba com um sorriso debochado nos lábios, achando que iriam cumprir prisão provisória de 5 dias, e sairiam livres e leves para continuar sua boa vida regada a verbas de origem obscura. Gostaria de saber se agora, que estão em prisão preventiva, sem prazo, ainda mantêm o sorrisinho, o Feira e Dona Xêpa.Ela já deve ter engolido o chiclete que mascava, não deve se sentir mais a “deusa” Andanda e Ruminanda.

Já nossa querida presidentA, que acha que sua administração é impecável, não reconhece qualquer responsabilidade pelo que aí está, continua vagando, como alma penada, pelos palácios de Brasília, de cá pra lá, de lá pra lá, rampa acima, rampa abaixo,nariz sempre empinado, parece a mitológica “deusa” Andanda e Caganda.

Em desespero de causa, nosso “messias” de araque declarou guerra, sua última cruzada contra os infiéis que ousam duvidar que ele é a alma viva mais honesta que existe. O objetivo de Lula é criar o medo entre os adversários com a mobilização do “exército do Stédile” e outras seitas, para que afrouxem os inquéritos sobre sua “santa pessoa”. Vamos dar a resposta domingo, dia 13, entupindo as ruas para demonstrar que ele é uma cobra sem veneno.

Anônimo disse...

Novo flanco do PT

Eliane Cantanhêde
26 Fevereiro 2016 | 06h 00

Não bastassem a crise econômica, o aparelhamento político e a reta final da “sua” CPI, os fundos de pensão das estatais estão sendo chacoalhados por duas novas informações: o presidente do Postalis (Correios) caiu e o prejuízo da Vale do Rio Doce em 2015 foi de R$ 44,2 bilhões, o maior já registrado por uma empresa da Bolsa em 30 anos.
Antônio Conquista, do Postalis, já vinha na mira da Polícia Federal e da Superintendência de Previdência Complementar (Previc) por investimentos que levaram a um rombo estimado em bilhões de reais. Onde estava com a cabeça quando, por exemplo, autorizou, ou permitiu, que o fundo jogasse o dinheiro da aposentadoria de milhares de funcionários em títulos da... Venezuela?!
Aonde a Vale entra na história? Assim como milhares de brasileiros aplicaram seu rico FGTSzinho na Vale e na Petrobrás, os fundos de pensão também investiram nas duas grandes. Deu errado. A Vale foi atingida pela onda da China e a consequente queda do preço das commodities, logo, os fundos perdem muito. E todo mundo já conhece o tsunami na Petrobrás.
As novas informações coincidem com a reta final da CPI que apura má gestão e eventuais desvios nos fundos de pensão dos Correios (Postalis), do Banco do Brasil (Previ), da Caixa Econômica Federal (Funcef) e da Petrobrás (Petros). O relatório deve ser apresentado na semana que vem, com votação em meados de março.
Segundo o presidente da CPI, deputado Efraim Filho (DEM-PB), é muito mais fácil desviar recursos dos fundos do que roubar da Petrobrás: “No petrolão, precisava fazer licitação, ter projeto, iniciar a obra, criar o superfaturamento. Dava trabalho. Nos fundos, o dinheiro vai direto a título de investimento, é injeção na veia”.
Receberam dinheiro dos fundos a OAS, a Odebrecht, a Engevix e a Sete Brasil, estrelas dos escândalos da Petrobrás. E ilustra: a OAS assumiu o passivo da Bancoop (que deu no tríplex de Guarujá) em troca de milhões de reais dos fundos; a Sete Brasil (símbolo do petrolão) levou uns R$ 3,5 bilhões dos fundos com apenas um mês de vida.
“Se isso não é tráfico de influência, é o quê?”, indaga Efraim, lembrando que, dos quatro principais fundos, três são presididos por petistas. Esse detalhe deixa de ser detalhe, especialmente se alguns fundos podem aplicar um bom porcentual sem autorização de um colegiado ou de instâncias superiores.
Tudo somado – crise econômica, má gestão, politização –, o resultado é que os fundos têm rombos gigantescos e, para o “equacionamento do déficit”, começaram a garfar parte da aposentadoria dos participantes. O Postalis abriu a temporada com 4%, a Funcef vem atrás em abril com 2,78%, o Petros fica para o segundo semestre e a Previ é só questão de tempo.
Como contraponto, o presidente da Funcef (CEF), Carlos Alberto Caser, diz que o maior vilão da situação dos fundos é “a conjuntura econômica”, ressalva que cada caso é um caso – ou cada fundo é um fundo – e reclama que há uma gritaria porque a Funcef deve cortar 2,78% dos benefícios nas vacas magras, mas já concedeu 11,28% em janeiro deste ano e aumentou 30% nas vacas gordas (2006 a 2011).
Funcionário de carreira da CEF, Caser é filiado ao PT desde 1990, mas reage à tese do aparelhamento petista: “Vá lá ver quem preside as estatais em São Paulo, em 20 anos de PSDB”. Ele também não gosta de traduzir “déficit” por “rombo”, acha que é “injustiçado” e, diante da crise ética do País, prega: “Não se pode pôr todo mundo no altar dos sacrifícios”.
O fato, porém, é que os fundos de pensão são mais um flanco dos já combalidos governos do PT e o relatório final da CPI deve lançar um poderoso slogan para a oposição. Segundo o deputado Efraim, os fundos de pensão escancaram “a face mais cruel dos escândalos petistas, que é roubar do aposentado”.

Anônimo disse...



DR. MEDEIROS,

AO LER O TEXTO, COLADO NA POSTAGEM ANTERIOR, DA COLUNISTA ELIANE CANTANHEDE NO ESTADÃO, VEIO A IDÉIA DE SUGERIR DA POSSIBILIDADE DO O SR. A CONTATAR, POIS, ACHO QUE TERIAM MUITO O QUE CONVERSAREM SOBRE FUNDO DE PENSÃO, PREVIC, RESOLUÇÃO 26... . ACREDITO QUE ELA É UMA COLUNISTA MUITO RESPEITADA. FICA A SUGESTÃO

Anônimo disse...

8 de março de 2016 14:05

Desculpe, mas desde quando a Brasilprev é "nossa"?

É simplesmente uma subsidiária do BB e nada tem a ver conosco do PB1 da PREVI.