VOCÊ VAI OU NÃO VAI PERGUNTAR Á DIRETORIA DA PREVI

quarta-feira, 16 de março de 2016

Você, colega aposentado ou pensionista, não foi no protesto do domingo e está arrependido por ter perdido esse belo ato de cidadania.  O número de participantes foi grande, o maior até agora, cerca de seis milhões de pessoas no cálculo dos organizadores. Tres e meio pela polícia. Mas não foi suficiente para a mudança, para tirar a Dilma, para derrubar esse Governo. Precisava de dez milhões de pessoas. O número mágico era esse. Você fez falta, sim. Acredite.
 
Agora surge uma outra oportunidade de você participar ativamente dos fatos que lhe dizem respeito, que repercutem em sua aposentadoria, que afetam o seu futuro. Você pode levantar do sofá e virar protagonista. Sexta feira acontecerá a apresentação dos números da PREVI referente ao exercício de 2015. Vai ser das 16,00 às 18,00 horas do dia 18.  Existe espaço para perguntas através da internet ou pessoalmente no local do evento.  Você vai ou não vai perguntar para o presidente da Previ e para os demais diretores  aquelas dúvidas e aquelas coisas que estão perturbando o seu sono ? 

Então, você vai ou não vai perguntar a diretoria da Previ tudo aquilo que você com frequência quer que eu lhe responda, e, muitas vezes, por causa da confidencialidade, eu tenho que silenciar ?  Pois a hora é agora. O Presidente da Previ e os diretores estarão  lá à disposição dos participantes para esclarecer as dúvidas e mostrar que existe transparência em nosso fundo de pensão.

Você vai ou não perguntar quanto ganham os dirigentes ?  Quanto recebem de bônus ?  O que é essa tal de remuneração variável ?  Quantos conselhos cada diretor possui ?  Quanto ganham nos conselhos? Possuem ajuda de custo ?  Fazem viagem para o exterior ? Tem auxílio moradia e mordomias ?

Você vai ou não vai perguntar qual é o valor do maior benefício que a Previ paga ? Quais os cem maiores benefícios ?  Estão acima do teto de 2008 ?

Você vai ou não vai perguntar sobre o investimento na Belo Monte, que está no noticiário como envolvida no esquema de propina para as eleições de 2010 e 2014 ?  Você vai ou não vai perguntar sobre a INVEPAR onde a empreiteira suspeita OAS participa ?

Você vai ou não vai perguntar sobre as ações judiciais movidas pela PREVI ?  Sobre as rescisórias da cesta alimentação ? Sobre os encargos e os prazos do empréstimo simples e do empréstimo imobiliário ?  Sobre a Sete Brasil ?  Sobre o mega déficit ?  Tanta coisa.  Ou você vai ficar somente assistindo passivamente, como das outras vezes ?

Estou curioso para conferir.  Quero ver se todos aqueles que intervém, criticam e demonstram bravura na internet vão fazer as perguntas corretas e necessárias à diretoria da Previ, com o devido respeito, sem agressividade, com educação, mas de forma positiva.

Antes era a hora de protestar. Agora é a hora de perguntar. Depois será a hora de cobrar e de votar. Cada momento em seu lugar. Seja você o protagonista ativo, não o mero expectador sentado na poltrona. O cenário do país está conturbado. E´ hora de participar e de se mobilizar.  Convido você para participar antes que seja tarde demais.  Faça a sua parte e venceremos essa parada difícil. 

O blog está bombando de novo. O chamamento está feito. Vinte mil visualizações num dia. Estou viajando para o Rio. Reunião do Conselho Deliberativo da Previ. Faço o que posso, como suplente. E você ?

Vamos que vamos.

42 comentários:

GUIMARAES Jr. disse...

Dr. Medeiros,

Bom dia, o sr. Sabe me dizer, se a Previ tem participações no Aereoporto de Guarulhos (SP)?

Anônimo disse...

Prezado Senhor:

são todas realmente perguntas que gostaríamos de fazer ao presidente. Poderão até ser feitas, mas tem a tal da triagem antes (só passam as perguntas amenas e que servem para que a própria diretoria se elogie).

Medeiros disse...

Colega anônimo,

Insista na pergunta e reclame se for o caso de não ser atendido.

Anônimo disse...

Que bom que o doutor voltou com toda a força.

Ademir

Medeiros disse...

A Previ participa do Guarulhos através da INVEPAR.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


O meu equipamento e a distância não me permitem que eu faça perguntas ao Sr. GUEITIRO. No entanto, estou EXULTANTE e me REGOZIJANDO com os SOBRESSALTOS e SUFOCO que a PARTE PODRE dos brasileiros estão passando! Vão TER TEMPO SUFICIENTE, ATRÁS DAS GRADES ou em outro lugar qualquer, para MEDITAR e que "O CRIME NÃO COMPENSA". Vão ver que HONESTIDADE, BONDADE e SOCORRO aos DESVALIDOS, são VALORES IMORTAIS, e NÃO COISA DE PESSOAS ULTRAPASSADAS e OTÁRIAS (desculpe o termo).

Anônimo disse...

Infelizmente já não sei se vale protestar,perguntar ou seja lá o que for. Depois de uma gigantesca passeata de domingo onde o povo demonstrou claramente
que não mais queria Dilma e Lula, esse mesmo povo foi vitima de um golpe por parte desses dois miseráveis.; Lula ministro, é agora José? Acreditar, lutar pra quê, só vendo a cara do imbecil rindo de toda a Nação. E o povo vai engolir? Com certteza!! Estou descrente.

recca disse...

Ainda muito indignada com a dupla de palhaços Dilma e Lula. Vergonha de ver a presidanta usar de expediente tão vil para se manter e manter o outro safado no poder. Se ela renunciasse entraria de uma maneira menos vergonhosa para a história. Felizmente o povo reagiu. Vamos aguardar os acontecimentos e esperar que se confirme o que se diz popularmente: os maus por si se destroem.

Anônimo disse...

Caro Dr.Medeiros.

Gostaria de saber porque o EMPRÉSTIMO SIMPLES tornou-se um buraco sem fundos. Quanto mais você paga mais aumenta o saldo devedor. E ainda falam que é um empréstimo mais barato do mercado. NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Já paguei 15 prestações (suspendendo por alguns meses). E o bendito saldo devedor só aumentou.) Isso tudo com nosso próprio e suado dinheirinho. Não dá para entender o que estão fazendo com os coitados aposentados.

Anônimo disse...

....nao adianta perguntar, nao respondem!compareci a uma apresentaçao e desisti, sao "frios e tecnicos"!

caos e ordem disse...

Meu queridíssimo Medeirão. Quero colaborar informando (complementarmente)que haverão vários encontros da PREVI, em locais e datas diferentes. Eu por exemplo quero comparecer no encontro de São Paulo, em primeiro de abril. O calendário pode ser visto no site da PREVI em http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/previ-divulgara-o-resultado-de-2015-a-partir-do-dia-18-de-marco.htm.
Grande abraço e sucesso no seu trabalho. Sou José Citeli do blog Caos e Ordem.

caos e ordem disse...

Oi Medeirão, pra reforçar seu chamamento, vale a pena ler o que saiu no Estadão: O SILÊNCIO DOS BONS, é só ver no site http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,o-silencio-dos-bons,10000016765.
abração, sucesso nos seus trabalhos. Sou José Citeli do blog Caos e Ordem.

joao trindade disse...

Esqueçam o Gueitiro.
O Brasil acaba de falecer.
O dia 17.03.16 .
O horário 10:00
o local : Brasília
Não temos mais país, nem ordem, nem futuro.
Quem quiser um país sério terá que buscar em outras nações.

Anônimo disse...

Cadê outros comentários, ou entrou novamente o "código de ética" (que de ÉTICA não em nada) da Previ em ação?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros e colegas,


Quem colocou o PT no governo votando no Lula tem a responsabilidade moral de tirar o PT do governo.

Marco Antonio Orlando disse...

Brasileiros,
"Ou ficar à pátria livre ou morrer pelo Brasil!

Marco Antonio Orlando

Paulo Segundo disse...

Doutor Medeiros, com a bolsa a 51.000 pontos, praticamente todo o tombo que a PREVI levou está se recuperando, não?

Anônimo disse...

"Quem divulga não é culpado", disse Lula em 2010 sobre vazamentos de dados
Uma reportagem de 2010 em que Lula falava sobre os vazamentos do caso Wikileaks foi ressuscitada por críticos ao ex-presidente nas redes sociais

Fonte: http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2016/03/quem-divulga-nao-e-culpado-disse-lula-em-2010-sobre-vazamentos-de-dados.html

Anônimo disse...

Prezado sr. Medeiros,

Penso que, em vez de ficarmos fazendo perguntas que serão fatalmente desconsideradas, mal respondidas ou apenas tangenciadas, devíamos mesmo era ficar em frente ao Palácio de Cristal com bandeiras do Brasil e cartazes para repudiar de uma vez por todas o resultado que nos será apresentado, fruto da má administração de autoritários arrogantes que agiram nas sombras e ainda nos chamarão para pagar o pato.

Medeiros disse...

Conforme avisei estava no Rio participando da reunião do Conselho Delibberativo, por isso não tive tempo de moderar os comentários e coloca-los no blog. Estou chegando agora de volta, em Porto Alegre, são 1,15 da madrugada, e estou atualizando o blog. Infelizmente tive que excluir inúmeros comentários porque ofensivos. Inúmeros. A maioria de anônimos. Assim não dá , gente. O blog está bombando e não posso transgredir as regras e os princípios éticos e normativos. Quero fazer pequenas correções no texto do post, pois alguns interpretaram de maneira equivocada. A apresentação dos números será feita por toda a diretoria, não apenas pelo presidente Gueitiro. Portanto, as perguntas devem ser dirigidas aos diretores e não apenas ao presidente. O título do post está, portanto, equivocado e vou muda-lo.ven Deve se procurar dissociar os resultados do exercício da Previ do atual momento político do país, de maneira a ser privilegiado o aspecto técnico e não o partidário. Por último, quero enfatiizar que existe o direito de perguntar e a obrigação de responder, devendo ser ressalvado apenas o sigilo de operações estratégicas e os assuntos estritamente confidenciais. Reitero, portanto, o meu convite aos assistidos e participantes para que não se omitam e assistam a apresentação do resultado do exercício de 2015, fazendo à diretoria da Previ as perguntas que acharem pertinentes, com serenidade e educação, a bem da transparência.

Anônimo disse...

Doutor,

A Afabb fará perguntas através de seus associados ou de seus diretores?

Ademar disse...

Sr. Medeiros,

Estou aguardando a sua manifestação sobre as chapas que concorrem para a eleição da Cassi, para eu decidir meu voto.

Ademar

Anônimo disse...

Esperamos que todas as associações se unam e peçam aos nobres da Previ que estas viagens de turismo para explicar o prejuízo não sejam feitas.

Unknown disse...

Medeiros,
Publicado no site da Previ, sobre o resultado negativo. Vamos ter reduçao de beneficios.



A legislação determina que o valor do déficit apurado deve ser equacionado por participantes, assistidos e patrocinadores, observada a proporção contributiva em relação às contribuições normais. No caso do Plano 1, o limite de tolerância para o déficit é de 8,1% da Reserva Matemática, o que corresponde a R$ 11 bilhões ao final de 2015. Assim, os associados do maior plano da PREVI e a patrocinadora, o Banco do Brasil, arcarão paritariamente com a recomposição da diferença entre o déficit ajustado e esse valor, de R$ 2,9 bilhões, apenas a partir de 2017, após o plano ser elaborado e aprovado ao longo de 2016. Contudo, já é possível afirmar que o impacto desse equacionamento será pequeno, uma vez que o pagamento pode ser realizado em até 18 anos e em função da quantidade expressiva de participantes do Plano 1, da ordem de 115 mil pessoas.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Gostaria de ler uma resposta ao anônimo de 16/03, 21:44. Contudo, vou levantar uma hipótese, mas por favor me corrijam se ela estiver errada. No passado, o saldo devedor do ES era corrigido anualmente, quando havia o reajuste da prestação.
A partir de certa data, não sei qual, o maldito SD passou a ser reajustado mensalmente, ou seja, índice mensal x o índice acumulado dos meses anteriores. Portanto, o SD não para, é como o tempo. Esse é o problema de não lermos as cláusulas do contrato, porque não me lembro de ter havido comunicação sobre uma mudança desse tipo, mas que mudou, mudou. E esse aumento do SD deve empurrar a tal da margem consignável para baixo, porque ela só cai. Desgraça total! Agiram na sombra? Espero que não. Não vou ler as cláusulas agora para não me irritar, já é muita irritação para um dia só (18/03). A vida é rara e temos de nos permitir o revezamento com a alegria. O ES 13o., por exemplo, veio com prazo para cancelamento diferente do ES. Temos de ler TUDO. Nos tempos atuais, então, nem se fala...

Anônimo disse...

18 de março de 2016 20:26

Sendo o caso de que tenhamos que meter a mão no bolso para cobrir o rombo apontado em balanço, acredito firmemente que ao invés da redução de benefícios, devemos exigir que o aporte de recursos para tal fim se faça através de contribuição extraordinária e temporária, pois assim o patrocinador ficará obrigado a idêntico ônus.

Certo de que uma modalidade ou outra afetará nossa receita, cumpre ressaltar que a segunda hipótese não reduz as contribuições para a CASSI, além de que, se houver redução de benefícios, futuramente o patrocinador e seus diretores/conselheiros indicados colocarão obviamente inúmeros obstáculos para que ditos rendimentos retornem aos níveis normais (vale dizer, os valores de hoje, devidamente corrigidos).

joao trindade disse...

A Previ foi saqueada, tal qual Postalis, Aerus, Funcef etc.
País maravilhoso, onde a mentira foi institucionalizada.

Anônimo disse...

Ao José Citeli do blog Caos e Ordem

Referente sua mensagem de 17 de março de 2016, as 04:36

Essa coluna da Eliane Cantanhêde que publicou O Silêncio dos Bons, foi por mim postada em 17 de fevereiro de 2016 as 14:50, sob colagem.

Infelizmente acredito que poucos leram ou ninguém leu, nem o Dr. Medeiros.

Acho que o que se publica neste blog a maioria não lê e nem toma conhecimento do que aqui é escrito.

Vide o que postei:


Dr. Medeiros,


Haveria algum inconveniente se comentasse a resposta da Previ à jornalista Catanhêde?

19 de fevereiro de 2016 18:04

Nenhum comentário foi feito nessas duas postagens. Nós continuamos os mesmos.


Anônimo disse...

Não é só os conselheiros, inclusive os suplentes, que devem respeitar a tal confidencialidade também conhecida por mordaça.
Os diretores também. O que vale pra um vale pro outro.
Nas perguntas parece ter havido triagem. Isso vem desde o tempo daquela dupla.
Perguntar para que ? Eu perguntei. Informaram que a resposta virá por e-mail. Mas, a pergunta teria que ter a resposta publica, para todos.

Anônimo disse...

Não tem sentido fazermos uma pergunta quando sabemos que não teremos a resposta ou esta será dada com meias palavras.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros e colegas.


Acredito que a melhor forma de mostrar nossa insatisfação com esses "administradores" da PREVI é o não comparecimento de ninguém nesses eventos pelo Brasil. O relatório anual nos dirá o que precisamos saber, basta ler.

Sem a nossa presença nessas apresentações eles sentirão o que pensamos deles. Ir nesses eventos para ouvir petistas e sindicalista é pura perda de tempo. São bagres ensaboados e treinados para isso.

O discurso já vem pronto.

Fora PT.

Medeiros disse...

Como o blog é democrático publico os comentários daqueles que acham que os participantes e os assistidos não devem participar das apresentações da Previ nem fazer perguntas à diretoria do fundo. Por causa desse entendimento, que respeito mas considero um erro, é que fiz a convocação no blog em prol da participação de todos. Mesmo que haja desconfiança de que as respostas não serão convincentes ou que as perguntas sequer serão respondidas, mesmo assim a participação é necessária. Por que ? Porque comprova o interesse dos associados, porque demonstra a preocupação, porque significa que estão atentos e mobilizzados. E´ o que eu penso. Não quero tumulto nem incendiar os animos. Simplesmente quero que haja mobilização e não acomodação. E´ vital para o nosso futuro.

Anônimo disse...

Quanto aos Benefícios Pagos Acima do Teto,no Plano 1, pelo slide 71, o Conselho Deliberativo da PREVI solicitou que a Diretoria obtenha PARECER JURIDICO sobre tais pagamentos, se o Direito Adquirido prevalecerá ou se poderá impor PERDAS PARCIAIS em tais beneficios...

Ainda pendente. Informam que passam de 100 os benefícios acima do teto.

Retiree disse...

Wanderley disse...
Sou de opinião que dúvidas, perguntas, questionamentos, sempre devemos fazer, mesmo que não ocorra a resposta, ou a mesma seja inconclusiva. Ficar calado, ao contrário do que alguns pensam, dará a ideia aos dirigentes da Previ, que todos estão ou indiferentes aos assuntos ou contentes com a situação.
Escrever seus questionamentos e demonstrações de descontentamento apenas em blog´s é que não irá trazer qualquer resultado.
Concordo totalmente com o que o Sr. Medeiros escreveu.

Wanderley

Anônimo disse...

Prezado sr. Medeiros,

E por que esses senhores fazem tanta questão de viajar para 12 (doze) estados do Brasil, alguns em áreas turísticas, de praia, incluindo duas sextas-feiras?
Ora, meus senhores, disponibilizem os números e os gráficos, que iremos entendê-los, e quem não os compreender pergunta, tira as dúvidas.
Será que nos tempos atuais essas "palestras caras" são mesmo necessárias, com tantos recursos tecnológicos que substituem os encontros presenciais? Penso que não. É para NÃO IRMOS MESMO.
A propósito, não foi apresentado no site, como em anos anteriores, gráfico comparativo mostrando a rentabilidade por segmentos: renda fixa, renda variável, imóveis, operações com participantes (ES, E. Imobiliário), que tem ótima visualização no tipo circular. O que aconteceu? Esquecimento????

Anônimo disse...

Colegas,

Já participei desses encontros e as decepções aconteceram. Eles se julgam superiores em tudo. Nunca demonstraram humildade. Parece até que o fundo de pensão não são dos que estão ali escutando as ladainhas de sempre. Gráficos e mais gráficos e poucas explicações. O tempo parece ser cronometrado. O que sobra para as perguntas é inexpressivo. Não podem prolongar porque tem que pegar o avião. E nós ali ficamos com a cara de bobo.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O nosso futuro não esta nessas reuniões. O nosso futuro esta nas mudanças urgentes que devemos promover. Se há possibilidade, se é que existe, na unificação das associações que nos representam seria um trunfo. Dr. Medeiros nem uma unificação entre nós não é possível devido a contaminação existente em nosso meio. Não é pessimismo não é a pura realidade. Infelizmente.

joao trindade disse...

Dr.Medeiros,

Concordo com o anônimo das 17:02.
Já fomos chamados de velhinhos trambiqueiros e agora nos transformam em velhinhos peso-morto, pró-laborais e e outros quetais.
Saquearam nossa Previ, contam historinhas para boi dormir e nos empurram ladeira abaixo, mentindo, dissimulando, distorcendo realidades e falando o que é bom para os ouvidos esperançosos de quem não tem mais futuro, pois nosso destino está selado nas reuniões que não são dadas ao público, por serem sigilosas, como é tudo feito nesse país que um dia foi nosso.

Anônimo disse...


Concordo com os comentários das 16:53 e 17:02. Só isso. Quem tinha que pagar rombo é esses sem teto que tão encostados na Previ a nossas custas e os que autorizam botar nosso dinheiro em aplicações que sabe-se lá no que vai dar.

Anônimo disse...

Colegas aposentados:

que tal solicitar, logo no início destas palestras, que só queremos explicações e não gráficos bonitos. Queremos respostas e não enrolação. Os gráficos nós já vimos.
Fica a sugestão para todos os que se animarem a ir nestes felizes encontros.

joao trindade disse...

Penso que não adianta questionar o inquestionável.
O pessoal quer apenas passear e gastar nossos últimos centavos sob o pretexto de apresentar o que já sabemos. Não adiantar questionar nada pois já têm o texto pronto e decorado, pelo patrocinador que reza na cartilha do patrocinador dele. Somos meros expectadores, sem voz nem vez. Cadê os responsáveis pelos rombos frequentes e achaques regulares? Querem dar o ar de normalidade e legalidade no que é sobejamente conhecido. Até eu que sou burro sei que não precisa ser inteligente para gastar dinheiro alheio sem autorização do dono desse dinheiro e dizer que é o tal, com gráficos montados totalmente fora da realidade. A prova aí está. Vão mentir até nos convencer que estão certos. Não passa de lavagem cerebral.

Unknown disse...


A PREVI confirma o recebimento da mensagem abaixo.
Aguarde nosso retorno em breve.

Gerência de Atendimento
PREVI



Oi Medeiros,
Como nao pude assistir a apresentacao do resultado da Previ e fazer as perguntas que foram sugeridas no seu blog, resolvi
fazer a consulta abaixo pelo Fale Conosco no site da Previ
Vamos aguardar a resposta.
__________________________________________________________

Data: 20/3/2016
Tipo: Solicitação

Mensagem: Quanto ganham os dirigentes da Previ? Quanto recebem de bonus? O que é esta tal de remuneraçao variavel?
Qual valor o maio beneficio que a Previ paga? Quais os beneficios estao acima do teto?
Como vamos resolver este mega deficit?