MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO DOS FUNDOS DE PENSAO

terça-feira, 7 de junho de 2016

Aproveitando os momentos que estou vivendo, às voltas com problemas de saúde decorrentes do envelhecimento, tenho feito algumas insinuações com relação a crise política e institucional estabelecida atualmente no país, com o impeachment provisório da Dilma e o Governo transitório do Temer.


Para mim estamos, ambos, o país e eu, numa encruzilhada e numa fase de transição. Estamos numa travessia.  Temos que escolher rumos, prioridades, e adotar providências adequadas e compatíveis com os graves problemas da crise.

A definição a respeito do impeachment será no dia 16 de agosto. Faltam só dois meses. Pouco tempo. Aliás o mesmo período que eu tenho para decidir pela cirurgia ou não.

Assim sendo não consigo entender a lógica do Temer tentando tomar medidas de caráter definitivo antes de ser decidida a situação da Dilma.

Uma dessas questões absurdas no momento é a de exigir a aprovação no Congresso do projeto de lei aprovado no Senado que muda a legislação dos fundos de pensão e restringe a eleição de representantes dos associados para cargos de direção.

Por que isso ?  Qual a real finalidade ?  Querem maior ingerência política nos fundos de pensão ?  Querem mais cargos para distribuir aos afilhados ?  Querem meter a mão em novas propinas ?

A pressa na aprovação do indigitado projeto de lei já cheira mal e agora a pressão colocada por Temer de que só nomeia novos dirigentes de estatais após aprovação do mesmo o fedor ficou ainda mais forte.

Para mim a legislação do sistema de previdência complementar precisa ser aperfeiçoada, sim, mas não de afogadilho. Existem pontos importantíssimos a serem atacados, como a fiscalização, a responsabilidade, a transparência e a comunicação.

Duvidar de que os quadros do Banco do Brasil não possuem gestores capacitados para administrar devidamente seu fundo de pensão chega a ser um desaforo.

Uma senadora, porém, me alegou que o atual presidente da Previ teria declarado ao assumir o cargo que era neófito em fundos de pensão, que nunca tinha tido nenhuma experiência na área e que por isso não estaria contaminado por eventuais vícios do sistema. Não sei, não me lembro. Mas ela falou nisso como um tiro no pé, ainda mais que o resultado da Previ foi deficitário no exercício.

Entretanto, acho que o Temer pisou, mais uma vez,  na bola. Deste jeito, com tantos equívocos iniciais, não vai longe e a Dilma volta ao poderpara pagar cinco mil reais pelo seu corte de cabelo, lançando o país, em más condições, com imenso desemprego e contas para pagar,  no bloco cirúrgico.

MEU DEUS !

25 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Medeiros, estamos correndo um sério risco com essa lei complementar e seu texto é muito rudimentar e pouco esclarecedor !!! Afinal você apoiou o golpe, então, deve se posicionar de forma clara, pois esse governo ilegitimo foi fruto de suas mobilizações.

Diga a todos qual o real objetivo deste governo em acabar com o Ministério da Previdência Social, tentar acabar com a PREVIC e unificar os fundos de pensão na SUSEP?

Precisamos de respostas!!! Afinal você participou ativamente do golpe, então deve saber o motivo de colocar a previdênca, de cunho social, no Ministério da Fazenda.

Anônimo disse...

Mesmo doente,Medeiros, você escreve cada vez melhor. Burro quem não lê ou não segueo teublog.

Anônimo disse...

Lúcido e relevantepost. Devia ser distribuído na rede.

Adherbal

Medeiros disse...

Sr anônimo

Critica a mim contundente como a sua não devia vir acobertada sob o manto do anonimato. Faltou coragem ?

Você se engana. Eu,me mobilizei contra a corrupção e o Governo Dilma/Temer, pois acho que o vice foi partícipe e conivente. Nas atuais circunstâncias sou por nova eleição urgente. O que em linguagem figurada significa solucaocirurgica para o país.

Entendeu colega ? Estou altamente preocupado com os rumos iniciais do Temer e com seus colaboradores mais diretos, entre os quais o Padilha, meu conterrâneo e conhecido de longa data.

A Dilma está feliz. Não está mais disléxico. Motivo para desconfiar de tudo.

Anônimo disse...

Mas DR medeiros, estamos no mato sem cachorros.Se corre o bicho o bicho pega se ficar o bicho come. Se for haver uma eleição agora, corre o risco de Lula se candidato, e ganhar.

Anônimo disse...

Esperemos um pouco. Não "restringe a representatividade " só de participantes. Do patrocinador também. Então continua o equilíbrio.
Só que vai profissionalizar a direção administrativa, que passará a ser gerida por profissionais de mercado, empregados do fundo, sujeitos a cobrança de desempenho.
As maiores manifestações em contrário vieram dos costumeiros "candidatos" e dos dirigentes eleitos encabeçados pelo diretor de seguridade.
Não estávamos sob a influencia dos sindicatos ?
Em tempo: O PL 388 é de autoria do senador Paulo Bauer e teve um substitutivo pela relatoria do senador Aécio Neves, por ocasião de fatos apurados na CPI dos Fundos de Pensão. Há outro PL similar.
Não creio ser do "governo Temer" a intenção de prejudicar as administrações das estatais ao nomear somente dirigentes por caráter técnico. Pelo menos é o que tem dito.

Everton disse...

Existem um a lei de Murphy que diz que nada é tão bom que não possa melhorar e nada é tão ruim que não possa piorar e os brasileiros tem memória curta, principalmente os funcionários do BB que ficaram por mais de 8 anos sem aumento e ao final quando contentávamos o 1% do anuênio o FHC veio e tirou até isso. Eu estava a 3 meses para me aposentar em 97 e so consegui aposentar em 2006 e com o fator previdenciario - 54% do valor e agora vemos o FHC, via Temer voltar.
"....Possível fusão entre BB e Caixa deixa funcionários das duas instituições em pânico..."
Nada é tão ruim que não possa piorar.

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,

Li com muito cuidado seu artigo e concordo plenamente com o que você disse.
Enquanto não houver a definição do impeachment pelo Senado, viveremos nessa situação de indefinição em que medidas importantíssimas em que decisões são tomadas no calor do momento para serem desfeitas depois.
É o caso dessa decisão de barrar nomeações para estatais e fundos de pensão. Isso, obviamente, não pode ser feito a toque de caixa.
Nesse processo pelo qual estamos passando só tenho duas certezas. A primeira, é que quanto mais cedo for a decisão do impeachment melhor vai ser para o país. A segunda é que se a Dilma voltar depois de 180 dias, o país quebrará de vez.
É isso.

Abração

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Os prejuízos da Previ

A Previ vem sofrendo volumosas perdas por sua participação em empresas, algumas envolvidas em privatizações e outras, segundo o noticiário, com as quais teria sido obrigada a entrar em negócios - escusos.

Qual o prejuízo real da Previ em Sauípe e na Invest Santa Catarina?

Dizem que em Sauípe, o escândalo é monstruoso, e na Invest Santa Catarina também.

Fonte:http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2016/06/07/os-prejuizos-da-previ/

A PRESSA EM APROVAR MUDANÇA NA LEI DOS FUNDOS DE PENSÃO QUE PREJUDICA ABSURDAMENTE OS BENEFICIÁRIOS, FEZ A REPORTAGEM ABORDAR PREJUÍZO EQUIVALENTE A DINHEIRO DE PINGA COMPARADO AOS BILHÕES DE DÉFICIT

Valim disse...

Caro Medeiros.

O Brasil possui muitas riquezas, e nossa relação dívida/PIB comparada com os Estados Unidos é juizado de pequenas causas. Somos capazes de superar qualquer coisa, mas só falta uma coisa: PATRIOTISMO.

Nada me preocupa mais do que A BASE MILITAR AMERICANA NA ARGENTINA que será construída na Tríplice Fronteira, e outra na localidade de USUHAIA. Colado ao nosso país rico em água doce.

Quando aconteceu com a Rússia em Cuba foi quase uma guerra Mundial. Medeiros, o que fazemos vamos vender a litros a nossa água, ou vamos doar as nossas produções agropecuárias única que não podem atacá-las, pois a demanda é maior que a oferta e doarmos para a África, para vermos eles apertarem logo o botão ou aumentarem o petróleo e o minério e pedirem arrego?

Estados Unidos agora querendo nos atacar.

Eles fizeram o ataque especulativo em quase todas as commodities e ainda nos espionando o tempo todo. Mas o Brasil está mudando e das cinzas é que brotam as flores. Os Estados Unidos agora querendo nos atacar.

Agora já não é nem PT, PMDB, PSDB, e outros Ps. Agora só com uma reforma política séria e um país que a gente possa chamar de seu, meu, nosso e de nossos filhos e netos, mas para isso só com PATRIOTISMO e CORAGEM PRINCIPALMENTE.

Anônimo disse...

Sr. Medeiros, ao mesmo tempo que cumprimento-o pelo post manifesto o meu repudio e a minha indignação contra agentes petralhas que se sentem no direito de nos incomodar. Devemos deixar claro a esses paus-mandados que a farra esquerdopata esta no fim e um fim bastante triste para eles e alegre pra nós. Fora! , Dilma, fora! Lula e, por favor, não se esqueçam de levar a Marina Silva e o resto da esquerda com vocês.

Anônimo disse...

Caro Sr. Valim,

Eu não sei porque muitos criticam os americanos. O que há de errado com os americanos? Não seria melhor perguntar o que há de errado conosco? O senhor fala em patriotismo sem ver um patriota ao seu lado. Se quiser ver patriota vá aos Estados Unidos da América. Lá o norte-americano tem orgulho de ser norte-americano. Lá eles respeitam e reverenciam a sua Bandeira e o seu Hino Nacional. E nós? Lá eles respeitam as suas instituições. E aqui. Lá as leis são observadas. E aqui? Lá eles são contra os que cerceam os direitos e as liberdades individuais. E nós? Nós (governo afastado) admiramos Fidel Castro, Chaves, Maduro, Evo Morales, Kim Jong-un, ditadores e outros opressores afins.
Eles defendem os direitos inalienável do homem. E aqui? Defendemos aqueles que oprimem o povo.
Repensar é preciso.
Temos que repensar. Qual o país que respeita os direitos e a democracia se manisfestou de forma negativa ao impedimento da "presidenta" Dilma.

JURANDIR WALTRICH disse...

Dr. Medeiros, pelo que escutei do Temer, se passar o DL pela Câmara, já aprovado no Senado, serão colocados profissionais do próprio quadro do BB, mas que tenham experiência e estudo em investimento e direção de Planos de Previdência Privada, o que temos aí, dirigentes que o BB coloca sem conhecimento algum, eu próprio escutei do Presidente da Previ, que ele não conhecia nada de Fundo de Pensão, e outros Diretores que nos deixaram sem o Superavit conseguido a duras penas, temos que aguentar o Marcel e seus sindicalistas a nos prejudicarem quanto á renovação do ES, sem falar das taxas de juros exorbitantes cobrados dos assistidos.No mais, o que se fala é só negatividade, isso nós já temos com esta direção que ai está.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, boa noite!

O que o Senhor acha de todos que estão na ativa e os aposentados fazerem passeatas, greves, ir aos jornais para mostrar ao governo que a Previ tem dono e que não vamos deixar que estranhos acabam com o nosso patrimônio arduamente formado com o suor dos nossos rostos.

Anônimo disse...

Ouvi dizer que num país de primeiro mundo localizado no continente europeu, quando tentaram aprovar um projeto semelhante ao PLP 268, as associações de aposentados que recebiam regiamente as mensalidades dos seus afiliados, pressionaram os parlamentares com cartas informando a quantidade de votos incluindo os familiares, que os mesmos perderiam nas próximas eleições.

Será que funcionaria aqui no Brasil?

Marcelino Maus disse...

EIS PORQUE o PGR pediu a prisão do RENAN:

https://www.facebook.com/FernandoFrancischiniBR/videos/892321944205086/?pnref=story

. . . Aparelhamento do Senado?

SOCORRO F.F.A.A.

Goulart disse...


Caro Dr.Medeiros, acabei de ligar no 0800-619619, Central da Camara dos Deputados, e manifestei a opinião contraria a votação do PL 268/2016, sobre a Gestão dos Fundos de Pensão. A atendente após um cadastrinho, se prontificou a encaminhar a mensagem aos Deputados, pois a votação deste projeto é hoje, dia 08/062016, e peço, por favor que vários aposentados e pensionistas, façam o mesmo, obrigado pelo Dr deixar utilisar este espaço, tudo de bom, Goulart de Cambé-PR.

Anônimo disse...

8 de junho de 2016 17:45

Não reclame do Marcel porque ele foi reeleito.
Então burros somos nos, que permitimos tal situação e pior, a referendamos.

Anônimo disse...

Estimado Dr. Medeiros. Cfe a Anabb nos solicitou enviei emails a vários deputados pedindo para votarem NÃO a PLP 268. Acabei de enviar o último. Espero que surtam efeito e que tenham ido a tempo. Se cada aposentado e os da ativa fizessem o mesmo seria mais eficaz mas eles preferem só reclamar. Rogar a Deus também fará muito por nós, VAMOS REZAR, não precisa nem levantar do sofá, viu ACOMODADOS !!!!!!

Pr.guima disse...

-Diz um velho ditado: gato escaldado tem medo de água fria. Acredito que devemos ficar alertas com este projeto lei sobre fundos. A minha preocupação é de que poderá ser aplicada a teoria do "bode na sala". Faz-se um alarde de que a situação ficará pior (não tenho convicção formada), então deixasse como está (pra alguém sempre interessa) e ainda cria-se a sensação de que foi melhor assim.

Anônimo disse...

Alcunhar aposentados de ACOMODADOS já virou clichê.
Vamos mudar o disco ?
A quem o PL 388 agora PLP 268 realmente vai afetar ?
Aos costumeiros candidatos e "diretores/conselheiros os mesmos de sempre" ? Aos chamados "donos do fundo" que de donos nada tem ?
Vamos analisar melhor o PLP e depois decidir. Pelo que se vê, os primeiros a se manifestar contrários foram os "profissionais" e ai, veio o efeito manada.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, como hoje deve ser aniversá-
rio de algum vovô, gostaria de homenageá-lo
com uma recordação do Clássico Vovô aconte-
cido em 29 de abril de 1994, quando o Fluzão
venceu o Bostafogo por 7 X 1. Não são apenas
os brasileiros que passaram o vexame, os bos-
tafoguenses também. Aproveito o ensejo para
homenagear o pessoal das 7 Lagoas, pois já se
acostumaram com o número 7

Valim disse...

Caro Medeiros.

Como você sempre disse, vamos a resposta ao anônimo das 15:06 h que não possui coragem de demonstrar sua identidade. Ainda mais não possuir coragem para ir contra a um CAPITAL SELVAGEM. Prefiro Suíça.

O PATRIOTISMO no qual o Sr. Anônimo se refere quanto aos EUA é o mesmo que rouba do mundo todo suas riquezas, com discriminação racial e só pensando em petróleo. Pesquise se ao menos eles possuem um SUS?

Você parece que é contra toda pregação do PT, e não sou PT, mas tampouco PMDB, PSDB, PP, PSOL, PV, e quantos mais queira.

Quem é amigo de Chaves, Maduro, Ivo Morales é o PT, mas convenhamos parece-me que o Sr. é próximo ao Sarney, Jucá, e Renan, e a favor da BASE MILITAR.
Uma perguntinha que não se quer calar: O Sr. é a favor desta BASE?

Anônimo não gosto de conversar com sombras, sombras para mim é no cemitério, para quem já morreu.

Não entrarei no mérito deste assunto, não enxergo o Capitalismo assim, mas sou capitalista e PATRIOTA. Veja o telegrama vazado no wikileaks quanto a quem trabalha para a CIA. Se acreditar que é teoria da conspiração, peça uma investigação.

Eu posso não concordar com tudo que você diz mas vou defender até o fim o direito de dizer tudo que pensa, mesmo completamente errado. Parece que não me expliquei bem, mas acredito sinceramente que melhor dizer qualquer besteira que seja, todos nós, do que nos retirarem a palavra. E ainda bem que a temos calcado não em aparências mas em sua profundidade.

Quis dizer e repito, este Congresso não é que possa, deve ser modificado. Caso Michel Temer não coloque um Ministério à altura, está compactuando com Sarney e Renan e Jucá. Talvez você não tenha coragem e patriotismo para dizer a verdade, e me instigue para ouvir tudo que gostaria de dizer.Mas falo porque não possuo MEDO como muitos, ficando na argumentação pueril, superficial.

Realmente, deste jeito não há PATRIOTISMO.

Desculpe-me se lhe ofendi, mas nada do que disse entrou ao mérito: BASE MILITAR NO QUINTAL DO BRASIL.

Valim disse...

Caro Medeiros.
TEXTO 1
Desculpe-me em lhe enviar mais esta, mas como sempre disse, não gosto de anônimos. Fato é que de uma feita acabou concordando comigo. Muitos podem até ser sinceros, mas daí surge um indivíduo para falar asneiras tendo uma visão com antolhos (viseiras de cavalos).
--------------------------------------------------------------------------
Senado articula acordão para barrar em plenário as prisões de Jucá e de Renan
Posted on junho 9, 2016
Jucá e Renan querem ser blindados pelos senadores
Erich Decat
Estadão

Líderes da base aliada e da oposição no Senado articulam um grande acordo para barrar no plenário da Casa eventual ordem de prisão provisória do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Os pedidos de prisão foram feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e serão avaliados pelo Supremo Tribunal Federal. Se a Corte determinar, os senadores só podem ser mantidos presos após aprovação do Senado.

O mesmo procedimento ocorreu com o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS). No caso dele, o plenário decidiu, em novembro de 2015, mantê-lo preso após a determinação do STF. Abandonado pelo comando do PT, na época sua legenda, Delcídio não contou também com gesto de solidariedade de nenhum integrante da bancada durante a votação.

Desta vez, porém, com Renan e Jucá a tendência é de que o plenário se comporte de maneira diferente. O argumento, segundo líderes ouvidos pelo Estado, é que o conteúdo que veio a público das conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado não é suficiente para levar um parlamentar à prisão.

DELAÇÃO DE ODEBRECHT
Além disso, há receio No Senado com os desdobramentos da delação do empreiteiro Marcelo Odebrecht. As revelações do empresário podem levar a novos pedidos de prisões. Segundo fontes, há mais de 30 senadores envolvidos, quase metade da Casa, composta por 81 integrantes. Além disso, já são 12 os senadores investigados na Operação Lava Jato com inquéritos em tramitação no STF.

O discurso oficial, contudo, é o de que, com o que foi publicado até agora, a autorização de prisão não passa na Casa.

“Fizemos o pedido para ter acesso à delação e gravações do Sérgio Machado. O procurador-geral que prove que teve e qual foi o flagrante”, disse o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB). “Não é uma questão de dar uma resposta institucional, porque pode parecer corporativismo, mas é uma questão constitucional. Quem tem que mostrar o ônus da prova é ele.”

PROVAS INSUFICIENTES
O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), também faz ressalvas aos pedidos baseados apenas no conteúdo que já foi publicado sobre as conversas gravadas por Machado.

“Na minha opinião, não é suficiente com o que tem. Pode ser que tenha havido coisas que eu não conheça, mas para mim, até aqui, é uma mera especulação de conversas reservadas, sem nenhuma consequência prática”, disse o tucano.

Para o líder do PDT, Acyr Gurgacz (PDT-RO), o ministro do Supremo, Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato, não chegará nem a pedir as prisões. “Se for aquilo que vimos, é fraco. Temos de aguardar. Só com o que tem, o próprio Teori barra. Sem flagrante, o ministro não vai mandar para cá”, afirmou.

PT APOIA RENAN E JUCA
Integrantes da cúpula do PT no Senado também não pretendem causar constrangimentos a Renan e Jucá. Gestos de afagos foram feitos no mesmo dia em que veio a público o pedido de prisão de Janot. “Eu queria cumprimentar vossa excelência pela serenidade, firmeza e senso de responsabilidade com que vossa excelência, ainda há pouco, se dirigiu à Nação e a todos nós, seus colegas aqui no Senado”, afirmou em plenário o senador Jorge Viana, que assumiria a presidência do Senado caso Renan fique impedido.

Horas antes, Viana foi à residência de Renan prestar solidariedade. Além dele, a presidente afastada Dilma Rousseff também ligou para o peemedebista num gesto de apoio.

Valim disse...

TEXTO 2

TEXTO 2
ARBITRARIEDADE
O PT não firmou posição sobre os pedidos de prisão feitos por Janot. Seus principais dirigentes se calam sobre o tema, mas alguns falam em “arbitrariedade”. A página do partido na internet ignorou o assunto. O PT, porém, tem tratado de forma distinta Renan e Sarney, com os quais ainda mantém pontes, de Jucá e Cunha, considerados inimigos. Ainda assim, os petistas nem sequer reagiram ao arquivamento do pedido de cassação de Jucá no Conselho de Ética da Casa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Eles realmente pensam que corrupto unido jamais será vencido. Pode até ser que tenham razão. Tudo depende do Supremo, que realmente comanda institucionalmente o país. (C.N.)

OBS: Anônimo nada como um papo no cafezinho, acredito que tenha um programa com este nome sugestivo, devemos chamar a KGB para investigar, o que significa isso? Ainda mais para você anônimo das 15:06h do dia 08!!!.
Aliás Dilma é muito honesta queria realmente a LAVA-JATO, aliás todos.
Vamos ser cegos lá na cochinchina.