IDOSO APOSENTADO É CARTA FORA DO BARALHO ?

terça-feira, 21 de março de 2017

Serei carta fora do baralho ?  Pela idade ?  Setenta e oito anos é ser Velho demais ? Estarei despreparado ou desatualizado ?  Sem a necessária agilidade mental ou intelectual para compartilhar a discussão de temas com os mais jovens ? Meu guru é Ratam Tata , que dirige o maior conglomerado da India, tem oitenta anos e é reverenciado mundialmente pelas gerações mais jovens.


Tempos atrás na Previ houve uma proposta para limitar a idade dos conselheiros em 65 anos.  Foi levada para análise no conselho fiscal, do qual eu era o presidente. O gerente da área de governança justificou a proposta falando de um conselheiro idoso que dormia nas reuniões. Perguntou minha idade na época. Sessenta e sete anos. Epa ! Pisei na bola, falou.Um conselheiro indicado pelo BB , o prezado colega Paulo Evangelista, afirmou que eu nunca dormia nas reuniões, mas que ele sim, apesar de ter quarenta e poucos anos, em virtude de estafa. Caiu a proposta.


                             Neste domingo no PARCÃO

Depois andaram me substituindo do conselho fiscal de uma empresa participada, me trocaram por um menos pontuado , porque correu a notícia de que estaria dependurando as chuteiras, partindo para a inatividade ou ociosidade,  e seria carta fora do baralho, conforme expressão utilizada por eles na época. Foi em 2007. 

Me senti na obrigação de reagir.  Criei o blog do Medeiros, que chegou até a ter trinta mil acessos diários, um sucesso. Escrevi artigos de repercussão, até internacional, como o que tratou das despesas secretas da Previ. Realizei o peladaco na frente da Previ, por ocasião do superávit. Uma atitude de coragem. Ninguém acreditava que eu pudesse levar adiante essa ideia. Levei. Assumi outra vez a presidência da AFABB RS.  Depois fui um dos líderes da novembrada advertindo contra o risco de CPI. E ganhei as eleições de 2014 pela chapa três. Entre outras coisas. Mostrei que estavam enganados e eu não era carta fora do baralho.

Agora dizem que tem gente achando que , em razão da minha  recente cirurgia , da interrupção temporária do blog, da diabete e dos meus 78 anos,  sou carta fora do baralho outra vez. Ledo engano.  Já superei o trauma da morte súbita de meu irmão mais novo em setembro do ano passado, que me chocou, e das complicações da cirurgia.Estou recuperado e em pleno batente, após minhas férias, retomadas todas as minhas diversas atividades, sociais e profissionais., quase sem tempo para atender os meus compromissos, que foram sendo adiados, tendo que optar entre um e outro. A foto acima mostra que estou inteiro. É verdade que estava um pouco retraído. Mas fui despertado. E estou disposto a comprovar que nem todo idoso aposentado é carta fora do baralho. Merece consideração e faz diferença pela sua experiência.

Diversos colegas tem me escrito falando da rejeição ao idoso e ao aposentado. Dizem que se sentem discriminados e entram em depressão. Confundem idoso com Velho gagá. Tem uma enorme diferença. Idoso não significa ser inativo e inútil. O Presidente Temer tem quase a minha idade.

Temos que reagir contra essa discriminação, que é uma ilegalidade, uma afronta à Constituição, que assegura igualdade para todos, e ao Estatuto do idoso.  Pode ser considerada até como assédio moral e sujeita aos que discriminam a fazer as necessárias reparações. A discriminação ao idoso é tão grave como a discriminação racial, a discriminação pela cor da pele, pelo sexo, e tantas outras.

Vamos reagir, colegas idosos aposentados. Vamos mostrar a nossa força. Somos numerosos e qualificados. Um verdadeiro exército.  Vamos nos unir e nos integrar. Vamos criar um movimento coeso. Vamos mostrar que, excetuando os velhos gagás,  não somos carta fora do baralho. Entrem nessa onda comigo a partir de abril. Vamos lutar e vencer. Idosos unidos jamais serão vencidos. Vamos que vamos !






28 comentários:

Anônimo disse...

Bravos Medeiros. Nada de se entregar. Vamos à luta de novo.

Adernal

Anônimo disse...

Contamos contigo Medeirao

Anônimo disse...

Este é o Medeiros que eu conheço e admiro. O guerreiro está de volta.

Oscar RS

Anônimo disse...

Querido tu és um guri ainda. É bonito. Não és de botar fora ainda. Carta fora de baralho ? Bobagem.

Carmen

Anônimo disse...

Desculpe o esquecimento. TE AMO


Carmem

Anônimo disse...

Só tu Medeiros para liderar um grande movimento dos participantes da Previ, especialmente das pensionistas e dos mais necessitados. Você nos representa. Conta conosco. Que bom que está de volta. Senti firmeza de novo. Andava desanimado.

Zequinha

Anônimo disse...

Vamos que vamos

Tere

Anônimo disse...

Querido Dr.Medeiros, ótimo! tê-lo de volta com força total. Seu carisma, sabedoria e otimismo nos faz muita falta.

Anônimo disse...

Só não repita o q fizeste.
Não se junte ao pessoal da chapa 3 novamente.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Dr Medeiros,

Como é bom compartilhar do seu bravo senso de justiça.

Nós que pertencemos a classe das pensionistas, somos muito grata ao colega, pelas coisas boas que fez e faz por nossa classe.

Jamais vou esquecer da luta que travou diretamente com o BB, para a continuação dos pagamentos via ORPAG/SCR.

Diretamente de Brasília, a Previ e o BB teve que envergar, mesmo a contra gosto, deu tempo para que muitos como eu tivesse a oportunidade de regularizar a situação das contas, para então receber via conta salário.

São gestos como esse que deve ser lembrado, para aqueles que só tece críticas, que só enxerga os erros e aponta os defeitos, mas sempre esquece de agradecer as qualidades e as oportunidades que por uma luta brava e intensa em nosso favor, posso produzir bons frutos.

Dignidade é ter de volta o seu benefício, como muitos colegas que hoje, pode contar com 70% dele, para o sustento do lar, para a compra dos remédios, para o pagamento do aluguel, para o pagamento de água/luz, enfim para se sentir gente novamente, com a alma pura e voltar a sorrir e ter alegria de viver.

Assim que muitos colegas se sente hoje, mesmo que tenha que daqui a pouco encarar uma ação judicial de cobrança, mas podemos dizer que temos nossos benefício de volta, é nosso, se cada um optou por enfrentar dissabores, mas o fruto é nós que colhemos, como também os dissabores da vida.

Quero aqui registrar meu agradecimento, pela volta ativa no blog, pela brava luta diária, mesmo que alguns colegas ainda tenha certa resistência pela chapa 3, que não cumpriu seu objetivo maior que era melhorar nossos problemas, mas sabemos que todos que se volta contra a Previ, é esmagado pela sua visão distorcida da nossa de qual é o seu papel e missão.

Mas quero aqui registrar e reiterar o meu completo agradecimento:

O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.

Dito por: Norman Vincent Peale

Saudações Cordiais,

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

Prezado DR. José Bernardo de Medeiros Neto,


Leio o texto, releio e penso que suas palavras não poderiam ser mais verdadeiras.
Mas, me ressinto de liberdade por ter que conviver com a discriminação, em todas as áreas, em todos os locais, por todas as entidades, inclusive a demora do Judiciário que por dever de ser justo deveria nos respeitar.
É só ver como somos tratados quando queremos um empréstimo.
As taxas e juros aumentam, os prazos diminuem, os seguros são abomináveis até mesmo negados.
ESTÃO NOS NEGANDO O QUE POR LEI TEMOS DIREITO.
NOS AMORDAÇAM QUANDO QUEREMOS NOS MANIFESTAR SOBRE NOSSAS ANGUSTIAS, LEVANDONOS A CONTRAIR DOENÇAS E DEPOIS ATÉ A ASSISTENCIA FICA MUITO DIFÍCIL, INCLUSIVE NEGADA EM DETERMINADOS CASOS.
Estou triste porque nada pode se dizer, falar, escrever e logo os poderosos nos processam, nos humilham quando mencionamos a verdade.
Estamos vivendo em uma "democracia" de mentira, pois estamos dominados por uma casta que se locupleta dos mais fracos.
Para isso é só se reportar aos casos estampados na mídia, sobre incontáveis casos de corrupção, malversação do dinheiro público e desvios de conduta no privado.

Sou mais novo que o SR. Caro Doutor Medeiros em 6 anos, e estou fazendo uma força, uma reza diária para não me abater com tanta discriminação.

Saudações de um alcunhado de velhinho trambiqueiro.

Anônimo disse...

Que é isso Doutor??????

Foi declarado oficialmente num encontro de fundos de pensão que o aposentado é o melhor amigo do homemm

Anônimo disse...

O Dr Medeiros se declarou independente. Saiu da chapa três em seguida e fez muito bem. Ele mantém sua independência e tem penetracao em todos os grupos pelo respeito que tem por ele. Foi uma pena ser suplente. Fosse titular ...

Anônimo disse...

O João Rossi Neto tinha razão quando escreveu que o Medeiros tinha que ser titular e não suplente. Lembro disso.

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Estamos precisando de sua liderança para nos unir para as eleições do ano que vem. Pense nisso. Não podemos perder de novo nem permitir a divisão que houve. Nos ajude.

Anônimo disse...

A bolsa está desmoronando. Vale cai mais de cinco por cento. Carne fraca ?

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Não sei de onde o Senhor TIRA TANTA ENERGIA, no INTUITO DE SALVAR O MUNDO? Embora ENDOSSE COMPLETAMENTE VOSSAS AÇÕES,e não queira LHE DESANIMAR, , lhe asseguro que o MUNDO CONTEMPLATIVO (sem ser hippie), não é NADA DEPRESSIVO; com boa leitura e bons livros, dá para TIRAR DE LETRA. Eu não faria tamanho esforço por ESSA GENTE tão INGRATA e MAL-AGRADECIDA.

Anônimo disse...

Pela foto, de longe, pensei que fosse o presidente da Previ.

Cê tá Zero Bala !!!!

Anônimo disse...

Boa noite Doutor,

O blog do Zanella completou um milhão de visitas. Só o patrulheiro do fundo da pensão da Dona Zefa entrou lá trocentas vezes pra vigiar se tão falando mal dos cabra da peste

JORGE MARIN disse...

Se fôssemos velhos, diria: EVOÉ, MEDEIROS! Mas como somos, ambos, jovens e idealistas, direi: É NÓIS, MANO!

Anônimo disse...

Doutor quanta coisa o senhor fez. Parabéns.

Catarina ES

Anônimo disse...

Caro Medeiros

Você é diferente dos outros que só escrevem e falam. Você faz. Vai pra frente e dá a cara ao tapa. Tem coragem. Você faz diferença é nos representa. Os outros trabalham para eles mesmos.

Anônimo disse...

Medeiros,

Eu também andava parado. Se você vai entrar de novo na guerra conta comigo. Vou mobilizar meu grupo. Você pode vir a Minas ?

Seabra

Anônimo disse...

Contigo Mestre tamos nessa.


Grupo de aposentados do Paraná

Anônimo disse...

Deus escutou as minhas preces e você voltou. Dr Medeiros vá em frente que te seguiremos.

Alfredo

ADEMIR M MARTINS disse...


sentimos, sim, falta de seus comentários aqui neste blog com maior frequência, mas jamais pensaremos que penduraste as chuteiras, "Vamos que Vamos", jamais desistir, abrs.

Anônimo disse...

O diretor administrativo da Cassi foi destituído do cargo pelo presidente do BB Paulo Cafarelli que vainomearum de seus prepostos. Que erá quehouve ?

Aristophanes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.