CONGRESSO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DA ABRAPP

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Amanhã se realiza o 38° Congresso de Previdência Complementar promovido pela ABRAPP.  Vai ser em São Paulo. São aguardados 3.000 participantes.  Eu vou, salvo qualquer outro imprevisto, como foi o incêndio no meu prédio na quarta feira passada que me impediu de viajar ao Rio. Não gostaria de faltar, pois tenho comparecido a maioria dos congressos da Abrapp, desde os seus primórdios.

O deste ano é especial.  Vai debater a crise dos fundos de pensão da previdência fechada, cujo sistema está estagnado há quase dez anos.  Não cresce, ao contrário da previdência aberta que não pára de crescer, estimulada por incentivos fiscais, em especial o imposto de renda.

A palestra magna inicial é aguardada com grande expectativa. Vai ser proferida pelo famoso filósofo e professor Mário Cortella, autor de vários livros, alguns dos quais eu possuo.  Vai falar sobre mudanças, um de seus temas favoritos. "Novos tempos, novas atitudes. Disruptura de paradigmas"

O Congresso é quase todo voltado para mudanças, inovações, novos tempos, procurando demonstrar que o sistema de previdência complementar fechado quebra em 2034 se não ocorrer uma mexida forte .  Assim como está não dá para continuar.  As novas gerações não querem ingressar na previdência fechada no modelo atual, pois ela não atende aos seus anseios.

Serão debatidos temas relevantes como a gestão por profissionais do mercado, a governança dos fundos, a aplicação em investimentos de renda variável, a responsabilização dos gestores, o relacionamento com os participantes, enfim uma variedade bem interessante de matérias, que, pela sua abundância vão acontecer em horários similares, obrigando a que a gente escolha entre uma ou outra.

Sei que os colegas se preocupam com temas mais objetivos e que dizem de perto com a necessidade de cada um, como ocorre com a preocupação daqueles que se encontram com problemas de ordem financeira com o reajuste anual do ES.

Mas a sobrevivência do sistema e as leis e normas que vão ser aplicadas em função dos debates técnicos do Congresso, para mim, são de fundamental relevância pois terminará impactando a vida de cada um de nós.

Lá vou eu, se Deus quiser. Vamos que vamos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estimado DR Medeiros,

Peço, desde já, perdão, mas NÃO ACREDITO EM ABRAPP, pois são sindicalistas do foro de São Paulo.

Desejo-lhe sucesso, embora não acredito que lhe deixarão falar.

Sindicalista, ao que parece ser histórico, não permitem que bem intencionados lhes façam sombra.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,

As respostas para os déficits já estão todas prontas. Crise internacional, crise hídrica, crise existencial, crise por causa da crise, crise da crise, etc.
Má administração, caixa preta, ingerência política, fraudes, Greenfield não interferiram negativamente. Isso tudo é coisa de uma mídia sensacionalista.
Governança é o nome extraordinário que mascara todas as coisas.
Ah! Despesas administrativas? Não tem nada de mais

caos e ordem disse...

Boa viagem Medeirão e sucesso. Fico muito impressionado com sua disposição e dinamismo. abração. Sou José Citeli do CAOS E ORDEM.